You are on page 1of 37

Manual do Usurio

www.thyssenkruppelevadores.com.br

EMPHASIS

BEM-VINDO!
Parabns!! Se voc est lendo este Manual do Usurio, porque tornou-se um cliente da ThyssenKrupp Elevadores e, portanto, deve ser uma pessoa exigente, que aprecia segurana, qualidade, conforto e economia em tudo aquilo que faz parte de sua vida. Simples ou sofisticado, residencial ou comercial, o elevador hoje o principal meio de transporte vertical de passageiros e merece ser valorizado como tal. O objetivo deste Manual apresentar informaes gerais sobre os produtos e servios oferecidos pela empresa, promovendo o correto uso dos elevadores por parte de proprietrios, sndicos, zeladores e usurios. Desta forma obteremos uma melhor manuteno e conservao do patrimnio com menor tempo de paralisao, reduo de chamadas da Assistncia Tcnica e consequente reduo de custos. A ThyssenKrupp trabalha com seriedade para oferecer o que h de melhor, mais moderno e seguro no universo de elevadores. Mas para garantir a qualidade, o timo desempenho, o mximo em segurana e a vida til dos elevadores, indispensvel a colaborao e os cuidados tambm por parte de todos os usurios. preciso que cada um faa a sua parte! Alm das informaes contidas neste Manual, voc poder contar com os seguintes servios e solues prestados pela ThyssenKrupp Elevadores, oferecendo uma soluo global: Tecnologia prpria Equipes treinadas Qualidade total Assistncia Tcnica Assessoramento tcnico de fbrica Peas originais

Manual do Usurio

A MELHOR SOLUO GLOBAL PARA VOC


Tecnologia prpria
A ThyssenKrupp desenvolve tecnologia prpria especfica para elevadores. Esta autonomia permite atender s mais recentes e variadas tendncias mundiais no que se refere a microprocessadores e informtica aplicados na segurana, conforto e economia no transporte vertical de passageiros.

Equipes treinadas
A ThyssenKrupp desenvolveu em seu parque fabril um Centro de Treinamento permanente que treina e especializa todos os tcnicos que representam a empresa. Existem tambm Centros de Treinamento regionais, que permitem s Unidades de Negcios gerenciarem o seu treinamento com o apoio tcnico de fbrica e prepararem os colaboradores para novas tecnologias e lanamentos de produtos e servios.

Qualidade total
4

Com o compromisso de oferecer maior segurana e qualidade, a ThyssenKrupp, atravs de processos especficos de Controle de Qualidade, testa e verifica cada componente desenvolvido e todos seus elevadores passam por testes integrados, simulando a situao real de cada projeto.

Assistncia Tcnica
A ThyssenKrupp Elevadores mantm plantes permanentes de atendimento 24 horas.

Assessoramento tcnico de fbrica


Sempre atualizada com o que h de mais moderno em termos de tecnologia, a ThyssenKrupp Elevadores controla a qualidade de seus produtos e servios atravs de auditorias tcnicas realizadas permanentemente, alm de possuir um Departamento de Engenharia de Campo que acompanha o desenvolvimento de novos produtos.

Peas originais
A ThyssenKrupp Elevadores oferece a reposio de peas e componentes durante toda a vida til dos equipamentos e so cobertos por uma garantia de um ano contra defeitos de fabricao e/ou instalao.
ThyssenKrupp Elevadores

NDICE
Captulo 1: Informaes gerais ................................................................ 06 Captulo 2: Equipamentos e opcionais ...................................................... 07 Captulo 3: Assistncia Tcnica................................................................. 16 Captulo 4: Uso correto do elevador .......................................................... 20 Captulo 5: Limpeza da cabina .................................................................. 28 Captulo 6: Em caso de emergncia .......................................................... 32 Captulo 7: Modernizao ......................................................................... 36 Telefones de Assistncia Tcnica ............................................. 37

Manual do Usurio

Captulo 1: Informaes Gerais


O que a ThyssenKrupp Elevadores faz
A ThyssenKrupp Elevadores fabricante de elevadores e prestadora de servios em sistemas de transporte vertical, com linhas de elevadores convencionais, panormicos, hidrulicos, planos inclinados, escadas e esteiras rolantes de alta qualidade. Acima de tudo, a ThyssenKrupp Elevadores pe ousadia em tudo aquilo que cria e realiza, fazendo de sua existncia um veculo para tornar o transporte vertical de passageiros cada dia mais inteligente.

O que a ThyssenKrupp Elevadores oferece


Garantir os Melhores Servios e Solues em Movimento com tecnologia mundial, alicerada em relacionamento de confiana, atendendo interesses de clientes, acionistas, colaboradores e comunidade, essa a nossa Misso. Investindo fortemente em tecnologia de ponta, do projeto assistncia tcnica, pesquisa e recursos humanos qualificados, a ThyssenKrupp Elevadores firmou-se como uma empresa que prima pela qualidade e segurana de todos seus produtos e servios. Desde sua fundao, em 1945, a empresa orienta-se pelos mesmos valores que servem de alicerce para suas realizaes: a busca permanente pela melhoria da qualidade percebida de todas suas aes.

Garantia
A ThyssenKrupp Elevadores oferece a garantia de um ano para elevadores sob Assistncia Tcnica da empresa, em peas e servios, conforme clusulas contratuais. A ThyssenKrupp Elevadores disponibiliza ao mercado uma ampla variedade de elevadores e opcionais. Conhea a seguir, os elementos que fazem de seu elevador um meio de transporte inteligente, seguro e confortvel.
Captulo 1: Informaes Gerais

Captulo 2: Equipamentos e Opcionais


Quadro de comando Armazena informaes. o crebro do elevador. Motor acionado pelo quadro de comando e provoca a movimentao da cabina e do contrapeso.

Cabos de trao So utilizados para deslocar o sistema cabina/contrapeso a partir do comando dado pelo motor. Cabina Se desloca guiada por trilhos e sustentada por cabos presos outra extremidade por contrapesos.

Contrapeso Faz com que o sistema funcione em balano - sempre que a cabina sobe o contrapeso desce e vice-versa.

Captulo 2: Equipamentos e Opcionais

ITENS DE SEGURANA
Limitador de Velocidade Progressivo
8

Fica localizado na casa de mquinas e tem por finalidade monitorar a velocidade de deslocamento da cabina.

Porta de Emergncia
Localizada na parte superior da cabina utilizada para retirada de passageiros, caso ocorra alguma anomalia no elevador e seja impossvel a retirada pela porta da cabina.

Freio de Segurana
utilizado em caso de excesso de velocidade do elevador na descida. O freio de segurana acionado pelo limitador de velocidade, fazendo com que a cabina fique travada nas guias.

Contatos nas Portas de Pavimento


As portas de pavimento possuem contatos eltricos, ligados em srie. Se uma das portas de pavimento for aberta com o elevador em movimento, ocorre interrupo de alimentao ocasionando parada imediata da cabina.

Contatos nas Portas de Cabina


As portas de cabina possuem contatos eltricos que ficam localizados no operador de porta. Quando a porta de cabina estiver fechada e travada, o contato confirma o acionamento, estando apto a partir.

Segurana Eletrnica de Portas


Moderno sistema de segurana eletrnica para portas de cabina. constitudo por sensores eletrnicos que formam uma cortina de proteo e so responsveis pela interrupo do fechamento das portas de cabina, enquanto algum passageiro estiver entrando ou saindo do elevador.

Dispositivo de Excesso de Carga


um sensor que monitora a quantidade de carga da cabina: s possibilita a partida do elevador com a capacidade de carga permitida.

Captulo 2: Equipamentos e Opcionais

Limitadores
So dispositivos de segurana localizados nos extremos da caixa de corrida. Entram em funcionamento caso haja uma falha no sistema de nivelamento.

Circuito de Segurana Sub e Sobre Velocidade


Tem a finalidade de monitorar a velocidade do elevador.
9

Dispositivo de Bombeiro Fase I


O conjunto painel de bombeiro fica localizado no pavimento principal de acesso, prximo porta do elevador. O funcionamento ocorre em situao de emergncia do edifcio. O vidro do painel deve ser quebrado, colocando em execuo o programa auxiliar que cancela todas as chamadas de cabina e pavimento, ordenando que os elevadores se desloquem para o pavimento principal de sada, denominado Pavimento de Emergncia, permanecendo de portas abertas at que seja desativado o painel de emergncia.

Opo Salvamento Fase II


Item de segurana opcional, baseado na norma norte-americana de elevadores, que possibilita o uso controlado do elevador em caso de incndio ou emergncia. Utiliza uma chave de trs posies na cabina: Off - salvamento desligado. On - salvamento ativo: abertura e fechamento da porta deve ser feito premendo constantemente os botes de abre porta ou fecha porta at a concluso do movimento; somente uma chamada de cabina acionada de cada vez de forma que uma nova chamada cancela a anterior. Hold mantm a cabina de porta aberta e o elevador imobilizado em qualquer piso, possibilitando a sada do bombeiro do elevador para resgate, mantendo o carro sua espera. O elevador se movimenta sem setas.

Fonte de Emergncia
A fonte de emergncia automtica e recarregvel. responsvel por garantir a alimentao de duas lmpadas de emergncia localizadas na cabina, ativadas imediatamente falha do fornecimento normal de energia. Tambm alimenta os dispositivos de alarme de emergncia e o intercomunicador de cabina.

Intercomunicador e Central Telefnica


Faz a comunicao entre a portaria, casa de mquinas e cabina. O sistema composto por aparelhos telefnicos na portaria e casa de mquinas e equipamentos viva-voz nas cabinas. Permanece em funcionamento mesmo com a falta de energia eltrica.
Manual do Usurio

OPCIONAIS
TK-52 Controlador para Gerenciamento em Grupo
O TK-52 um controlador que gerencia e controla um grupo de at 8 elevadores. Ele distribui o atendimento de chamadas de pavimento, buscando o resultado ideal entre o menor tempo de atendimento e consumo de energia. O TK-52 possibilita: Estacionamento zoneado: os elevadores so estacionados em pavimentos estratgicos. Estacionamento livre: o elevador permanece no ltimo andar atendido. Menor consumo: o TK-52 otimiza o trfego dos elevadores, designando chamadas de pavimento prximas e de mesmo sentido. Menor tempo de atendimento: a distribuio proporcional das chamadas de pavimento entre os elevadores diminui consideravelmente o tempo de atendimento. Transferncia de chamadas: o TK-52 transfere a chamada de um elevador ocupado para outro que estiver disponvel. Versatilidade para alterar parmetros. Facilidade de manuteno. Central de alarmes.

10

TK-31GE Controlador para Acoplamento com Gerador de Emergncia


Esse sistema dedicado ao controle e gerenciamento de um grupo de elevadores ligando-os ao gerador do edifcio na falta de energia eltrica. No momento em que for detectada a falta de energia eltrica, o TK-31GE far com que os elevadores comecem a se dirigir um de cada vez, at um andar previamente definido (geralmente o de acesso principal). O TK-31GE define, conforme potncia disponvel, a quantidade de elevadores que permanecer em funcionamento at que a rede eltrica seja restabelecida.

Captulo 2: Equipamentos e Opcionais

TK-32 Autodiagnstico
O TK-32, equipamento standard instalado junto ao TK-5100, tem como funo principal fazer um auto-checking constante no elevador, proporcionando uma soluo rpida e eficaz para possveis problemas, reduzindo o tempo de reparo, diminuindo custos e aumentando a qualidade dos servios ThyssenKrupp Elevadores. Este equipamento fornecido em sistema de comodato.

11

TK-32P Telediagnstico
O TK-32P, equipamento de Telediagnstico em Tempo Real para Elevadores, um sistema que viabiliza a comunicao atravs de linha telefnica e modem, do TK-32 com o computador da Assistncia Tcnica ThyssenKrupp, permitindo que se tome conhecimento de uma anormalidade no equipamento antes mesmo que o usurio perceba.

Circuito Fechado de TV (CFTV)


Esse sistema destinado monitorao audiovisual da cabina por controle remoto, atravs de um centro de superviso e controle de edifcio. O Circuito Fechado de TV possibilita registrar e conservar todas as imagens em at quatro cmaras para cada monitor.

Central Telefnica
Faz a comunicao entre a portaria, casa de mquinas e cabina. O sistema composto por aparelhos telefnicos na portaria e casa de mquinas e equipamentos viva-voz nas cabinas. Mesmo quando faltar energia eltrica, a Central Telefnica permanecer em funcionamento alimentada por uma bateria de emergncia.

Indicadores de Posio
Os indicadores facilitam a visualizao da posio e sentido do elevador. Por utilizarem displays alfanumricos e setas eletrnicas, no necessitam de lmpadas, sendo de fcil instalao na cabina e nos pavimentos.
Manual do Usurio

TK-99 Indicador de Posio Eletrnico Composto por dois dgitos e setas eletrnicas, possibilita a gerao de caracteres alfanumricos. Possui acabamento em ao inoxidvel escovado e mede 230 x 75 mm.
12

TK-99 PLUS Indicador de Posio Matricial Alfanumrico Eletrnico Possui setas que indicam o sentido de deslocamento, com movimento proporcional velocidade da cabina. Acabamento em ao inoxidvel escovado e mede 280 x 100 mm. TK 300 Indicador Tridimensional Possui setas eletrnicas de sinalizao que indicam o sentido de deslocamento da cabina e viva-voz informando onde o elevador se encontra. Tem como funo facilitar a visualizao da posio do elevador pelos usurios, mesmo que estes no estejam em um ngulo adequado de viso. Possui acabamento em acrlico preto e cinza e mede 240 x 160 x 75 mm.

Eliminador de Chamadas Falsas


O Eliminador de Chamadas Falsas um aplicativo do software usado para evitar que o elevador se desloque sem necessidade, eliminando aquelas chamadas feitas indevidamente. Seu funcionamento se baseia no seguinte princpio: se o elevador atender trs chamadas e no detectar a sada de nenhum passageiro, apagar todas as demais chamadas, evitando assim, viagens desnecessrias e, portanto, economizando energia eltrica.

TKVision Controlador de Trfego


um computador de controle de trfego que fica localizado na portaria ou sala de superviso do edifcio. Atravs de um software exclusivo, o TKVision permite ao operador controlar e monitorar o conjunto de elevadores do prdio.

Captulo 2: Equipamentos e Opcionais

Funes Disponveis: visualizao de chamadas, posio, situao e principais sinais dos elevadores; habilitao e desabilitao das chamadas de pavimento; colocao do elevador no modo bombeiro; zoneamento de atendimento de chamadas de pavimento; comando liga-desliga elevador; configurao do estacionamento; eliminao de chamadas falsas; programao horria de atendimento; anlise estatstica das chamadas dos elevadores.
13

Dispositivo de Bombeiro (funo do TKVision)


O Dispositivo de Bombeiro um aplicativo de software usado para casos de emergncia como incndios, quando o elevador no deve ser utilizado. Quando este dispositivo acionado, o elevador anula todas as chamadas de cabina e pavimento, retornando ao andar principal, permanecendo com sua porta de cabina aberta, possibilitando assim a sada dos passageiros.

Dispositivo de Cabineiro
O Dispositivo de Cabineiro um aplicativo de software usado para habilitar o painel de cabineiro, permitindo que o elevador seja comandado por um ascensorista.

TK-86 No Break
O TK-86 um sistema eletrnico microprocessado de alta confiabilidade. Quando h falta de energia eltrica, o elevador utiliza um banco de baterias para se deslocar at o andar mais prximo, evitando assim que os passageiros fiquem presos na cabina at a chegada do tcnico ou a volta da energia.

TK-31V Digivox
O TK-31V um sistema eletrnico de voz digital que fornece, aos passageiros, informaes gerais sobre o prdio e dados adicionais de cada andar. Informa, via voz, a posio em que se encontra a cabina, o sentido do elevador
Manual do Usurio

(subida e descida), ou a obstruo das portas de cabina ou pavimentos. As mensagens podem ser personalizadas de acordo com as necessidades do edifcio. Esse sistema especialmente indicado para prdios comerciais, hotis, shoppings centers e empresas.

Sistema de Ventilao da Cabina


14

Esse sistema garante alto rendimento na renovao de ar no interior da cabina, proporcionando aos usurios confortveis viagens em um ambiente com temperatura agradvel.

Observao
Todos os opcionais aqui descritos esto disponveis para serem utilizados como up-grade em modernizaes.

FUNCIONAMENTO DOS ELEVADORES


Quadro de Comando TK-5100 Controlador Lgico Programvel Quadro de Comando
O quadro de comando, atravs do Controlador Lgico Programvel TK-5100, o crebro do elevador. Ele responsvel por toda a lgica de controle, gerenciando o sistema, processando as informaes e respostas de todos os comandos do elevador. Apresenta benefcios como maior suavidade nas paradas, menor tempo de espera do passageiro e reduo do consumo de energia.

Acionamento AC-2
O sistema de acionamento AC-2 utilizado em elevadores com velocidade de at 1 m/s. Se caracteriza por um motor com dois enrolamentos, um de alta velocidade e outro de baixa (25% da velocidade do rolamento de alta), possibilitando duas velocidades ao elevador. Quando o elevador est a aproximadamente 1,5 m do pavimento de destino, feita a troca de velocidade do motor, de alta para baixa. Quando chega no pavimento de destino, acionado o freio mecnico parando o elevador.

Captulo 2: Equipamentos e Opcionais

Acionamento Hidrulico
A operao do Hidro HS feita atravs de bomba de parafuso com vazo constante, conjunto de vlvulas de comando do fluxo de leo e do pisto de acionamento. A presso do leo movimentado pela bomba, passando atravs do circuito das vlvulas de controle (que dirigem e controlam o fluxo), aciona o pisto e este efetua o movimento vertical da cabina. A acelerao e desacelerao so controladas atravs das vlvulas da Unidade de Acionamento, no exigindo regulagens ou ajustes aps a montagem, mantendo sempre o conforto ao longo do movimento, independente de temperatura de leo, ou de carga na cabina.

15

Acionamento VVVF
Variao de Voltagem e Variao de Frequncia - Vetorial: considerado o padro mundial, possui a mais alta tecnologia para controle de elevadores. a superao de todos os modelos da gerao anterior, pois rene conforto, segurana, eficincia e economia. um sistema de acionamento de mquinas eltricas, que utiliza o moderno e eficaz controle de velocidade pela variao de voltagem e frequncia. O sistema realimentado e controla simultaneamente a voltagem, a frequncia e o fluxo do motor, garantindo viagens bastante confortveis com acelerao, velocidade nominal, desacelerao e paradas precisas, independentes do sentido e da carga da cabina, alm de reduo no consumo de energia eltrica em at 50%.

Lgica de Atendimento de Chamadas


Comando Automtico Coletivo Seletivo (ACS) Comando em que o atendimento das chamadas feito de acordo com o sentido de viagem do elevador. Nesse caso, os andares intermedirios possuem botoeira com dois botes, seta para cima e para baixo, indicando um dos sentidos de deslocamento da cabina. Desta maneira, o elevador tem condies de atender a uma chamada de pavimento somente quando estiver se deslocando no mesmo sentido pretendido pelo usurio. Esse comando, utilizado principalmente em prdios comerciais de grande trfego. Comando Automtico Coletivo Seletivo na Descida (ACSD) Comando automtico coletivo em que as chamadas dos pavimentos so atendidas somente no sentido de descida. Esse tipo de comando privilegia o atendimento em um s sentido de deslocamento da cabina, prevendo o fluxo dos pavimentos intermedirios para um pavimento principal, com pouco deslocamento entre os andares. Esse comando utilizado em prdios residenciais.
Manual do Usurio

Captulo 3: Assistncia Tcnica


16

Captulo 3: Assistncia Tcnica

Alm de desenvolver elevadores de ltima gerao, modernos, seguros e confortveis, a ThyssenKrupp Elevadores tambm se preocupa em poder garantir sempre o normal funcionamento de todos os seus produtos. Isso significa que o comprometimento com a qualidade no termina com a instalao do elevador; ao contrrio, ela permanece sempre como nossa prioridade nmero um. Para viabilizar isso, a ThyssenKrupp Elevadores privilegia os investimentos constantes em logstica, oferecendo ao seu corpo tcnico todas as condies de suporte para um atendimento rpido e eficaz. E atravs de um sistema prprio de pesquisa que a ThyssenKrupp Elevadores identifica os principais requisitos de seus clientes buscando atender e superar as suas expectativas. Como resultado desse trabalho voltado para a satisfao total dos clientes, a ThyssenKrupp Elevadores montou uma rede de Assistncia Tcnica diferenciada, que oferece um atendimento rpido e eficaz 24 horas por dia. Atravs de um sistema de atendimento, sua solicitao imediatamente transmitida ao tcnico de campo, garantindo assim, agilidade, segurana e confiabilidade a todos os clientes e usurios.

17

IMPORTNCIA DA MANUTENO
O elevador um equipamento totalmente automtico, responsvel pelo deslocamento de pessoas e cargas, caracterizando-se acima de tudo, como um importante meio de transporte. Graas pesquisa e tecnologia de ponta utilizadas na sua fabricao, o elevador desempenha sua funo automaticamente, executando a partida, acelerao e parada de acordo com os chamados registrados, sem necessidade de uma pessoa para manej-lo.

Manual do Usurio

Assim como qualquer mquina, necessita de controle e manuteno preventiva peridicos para garantir sempre a qualidade do seu desempenho. Deste modo, esta manuteno torna-se imprescindvel para a garantia de viagens com segurana e conforto para todos os usurios.

MANUTENO PREVENTIVA PROGRAMADA


Este programa de manuteno baseado em um software de controle operacional, especialmente desenvolvido pela empresa, para garantir o funcionamento seguro e ininterrupto dos elevadores ThyssenKrupp. A performance constantemente monitorada, permitindo aos tcnicos prevenir possveis problemas e paralisaes no programadas. A Manuteno Preventiva Programada mantm o elevador funcionando de acordo com as normas tcnicas e condies originais do projeto, prevendo tambm aes dirigidas para satisfazer as necessidades especficas de cada usurio.

18

MANUTENO CORRETIVA
Este tipo de manuteno serve para solucionar falhas ocasionais que possam aparecer ao longo do tempo. Para realizar um trabalho de manuteno ainda mais eficaz, a Assistncia Tcnica da ThyssenKrupp Elevadores utiliza-se de ferramentas de ltima gerao como o Autodiagnstico e Telediagnstico.

Captulo 3: Assistncia Tcnica

CONSERVAO DO PATRIMNIO
O elevador parte integrante do patrimnio do edifcio, uma vez que est incorporado fisicamente na edificao. Desta forma, sua conservao tornase uma prioridade. Atitudes bsicas, como cuidados com a limpeza, lubrificao, conservao da cabina e pavimentos, bem como o correto uso do elevador por parte dos usurios, contribuem positivamente para o prolongamento da vida til e manuteno do equipamento. Outra possibilidade para maior valorizao de seu patrimnio a Modernizao ThyssenKrupp Elevadores, que mantm o elevador sempre na vanguarda da evoluo tecnolgica, possibilitando viagens cada vez mais confiveis, confortveis e seguras.

19

ARQUIVO DE DOCUMENTOS TCNICOS


A ThyssenKrupp Elevadores dispe de arquivo tcnico com todas as informaes do projeto de seu elevador.

Manual do Usurio

Captulo 4: Uso Correto do Elevador


A segurana e o bom funcionamento de um elevador oferecidos em suas viagens dependem diretamente, no s da tecnologia utilizada no seu projeto e fabricao, mas tambm do correto uso deste equipamento por parte de todos os passageiros. importante que os usurios familiarizem-se com as caractersticas de seu elevador, evitando m utilizao, negligncia e atitudes que possam comprometer a sua garantia de segurana.
20

Desta maneira, alguns problemas podem ser evitados, garantindo assim, qualidade em toda vida til do elevador.

CUIDADOS DO SNDICO AO CONTRATAR ASSISTNCIA TCNICA PARA O SEU ELEVADOR


Avalie bem as instalaes e os equipamentos da empresa, bem como a qualificao da equipe tcnica. Exija sempre nota fiscal como garantia de utilizao de peas originais de fbrica. Certifique-se de que todos os servios sero acompanhados por um engenheiro registrado no CREA. Confirme se voc ter disposio: atendimento 24 horas, unidades mveis, teleatendimento, bips e peas originais de fbrica.
Captulo 4: Uso Correto do Elevador

Veja se h um Posto de Assistncia Tcnica em sua cidade. Pea para ver o alvar de localizao e funcionamento, alm da cpia do seguro de responsabilidade civil. Informe-se sobre o programa de manuteno preventiva. Exija garantia de todos os servios executados. Leve este assunto a sua prxima reunio de condomnio. Ele deve ser tratado com a mesma seriedade que voc trata da segurana de qualquer outro meio de transporte.

CUIDADOS DOS USURIOS

Para chamar o elevador, acione o boto uma nica vez. A insistncia e a fora no fazem com que o elevador chegue mais rpido e podem danificar o boto.

21

No fume na cabina do elevador. Isso proibido por lei.

No se apoie nas portas durante a viagem.

Manual do Usurio

Esteja atento ao embarcar e desembarcar do elevador. Entre e saia da cabina sempre olhando para as soleiras das portas.

Havendo dois ou mais elevadores no mesmo hall, chame apenas um. Chamar todos os elevadores ocasiona viagens desnecessrias, com prejuzo ao trfego, desgaste do equipamento e excessivo consumo de energia.

22

No retarde a partida do elevador, mantendo sua porta aberta, pois isso interfere no trfego, causando transtornos aos demais passageiros e prejudicando aqueles que aguardam atendimento.

No force portas de cabina ou pavimentos.

Observe o nmero mximo de passageiros indicado na cabina. A lotao no deve ser excedida, pois alm de ser ilegal, representa perigo para segurana dos usurios.
Captulo 4: Uso Correto do Elevador

No permita que crianas viajem sozinhas ou brinquem no elevador. Oriente-as para que no risquem nas paredes nem apertem todos os botes.

Observe e cumpra os avisos colocados na cabina.

Se o elevador subiu e no atendeu a sua chamada, aguarde. sinal que existe outra chamada em um andar superior. Os elevadores residenciais so programados para atender as chamadas dos andares apenas quando estiverem descendo.

23

Para subir, acione apenas o boto superior e para descer, apenas o inferior. Apertar os dois botes indiferentemente ocasionar viagens e paradas desnecessrias, com prejuzo para todos.

Para facilitar o trfego no interior da cabina, procure ficar no fundo quando se dirigir a um andar superior, aproximando-se da porta quando o elevador estiver parado no andar desejado.
Manual do Usurio

Fique atento sinalizao que informa a chegada e a direo do elevador, aproximandose da porta na hora de embarcar. Este procedimento reduz o tempo de parada, aumentando a eficincia do sistema.

Havendo grande fluxo de usurios, a sada deve sempre preceder a entrada de passageiros.
24

Se faltar energia eltrica no se afobe. No tente sair do elevador sozinho e tenha muito cuidado com ajuda de outras pessoas. Aguarde a rpida interveno da Assistncia Tcnica da ThyssenKrupp Elevadores, que d prioridade para esses casos. S assim a operao ser inteiramente segura.

Para resolver qualquer dvida ou problema, consulte apenas a Assistncia Tcnica da ThyssenKrupp Elevadores. Servios e adaptaes no autorizadas podem comprometer seriamente a segurana, a qualidade e o funcionamento de nossos produtos.

Captulo 4: Uso Correto do Elevador

CUIDADOS DOS ASCENSORISTAS

No abandone o elevador possibilitando que ele seja operado por pessoas no capacitadas.

Controle a lotao da cabina.

25

Acione portas com ateno e cuide o nivelamento da cabina, possibilitando assim, o embarque e desembarque seguro de passageiros. Anote possveis deficincias no funcionamento do elevador, encaminhando-as ao profissional responsvel pela manuteno e controle dos elevadores. Em caso de paralisao, com passageiros presos, mantenha a calma, tranquilize os usurios e tome as medidas necessrias para um rpido socorro. Aperte o boto de alarme. Avise a portaria atravs do intercomunicador.
Manual do Usurio

CUIDADOS DOS PORTEIROS E ZELADORES

Mantenha a casa de mquinas permanentemente com lmpadas e trancada, guardando sua chave em local de fcil alcance.

Providencie para que sempre haja um extintor de incndio na casa de mquinas e verifique a peridiocidade de recarga.

26

Deslige o elevador quando este apresentar alguma irregularidade.

Informe com rapidez Assistncia Tcnica ThyssenKrupp Elevadores irregularidades ou paralisaes do elevador. Saiba fornecer dados quanto ao nome e endereo completo do prdio e os problemas que esto ocorrendo.

Captulo 4: Uso Correto do Elevador

Exija identificao do funcionrio da Assistncia Tcnica.

Controle a frequncia e horrios das inspees e assine os comprovantes das visitas.

27

Falhas menores, que no representam riscos ao sistema, como lmpadas de sinalizao queimadas, botes quebrados, entre outros, devem tambm ser encaminhadas Assistncia Tcnica da ThyssenKrupp Elevadores, porm no devem ser consideradas como emergncia.

Manual do Usurio

Captulo 5: Limpeza da Cabina

28

Captulo 5: Limpeza da Cabina

Cuidados regulares contribuem para manter a aparncia e valorizar o elevador. As recomendaes a seguir servem para auxili-lo a manter o elevador sempre limpo e agradvel.

CABINAS EM AO INOX
Limpeza de rotina
Os melhores produtos para conservar o ao inox so a gua, o sabo, os detergentes suaves e neutros diludos em gua morna, aplicados com pano macio ou uma esponja de nylon. Aps a limpeza, retire o excesso do produto com pano mido e seque com um pano macio. Esta secagem extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas. Nunca utilize esponja de ao comum na limpeza do ao inox, pois alm de arranhar as partes polidas, ele deixa partculas que podem provocar manchas. No utilize mangueira com gua corrente, para evitar acmulo no fundo do poo.

Sujeiras e manchas
Quando a limpeza de rotina no for suficiente, aplique uma mistura feita de gesso ou bicarbonato de sdio, dissolvidos em lcool de uso domstico at formar uma pasta. Use um pano macio, bucha de nylon ou uma escova de cerdas macias. Faa-o sempre da maneira mais suave possvel, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento, sem esfregar, com movimentos circulares. Depois, retire o excesso do produto com pano mido e seque com um pano macio.

29

Solues para alguns problemas mais comuns


Gorduras e leos Limpe as partes mais grossas com um pano macio ou toalha de papel. Em seguida passe gua morna, detergente ou amnia e depois siga os procedimentos da limpeza de rotina.
Manual do Usurio

Marcas de dedos Remova com um pano macio ou toalha de papel umedecidos em lcool isoproplico (encontrado em farmcias de manipulao), ou solvente orgnico (ter, benzina e acetona). Para diminuir a chance de uma nova ocorrncia, aplique um polidor domstico base de cera ou vaselina lquida sobre a superfcie limpa e seca. Rtulos ou etiquetas Descole o mximo que puder. Passe um pano macio com gua morna. Se o adesivo persistir, seque e esfregue suavemente com lcool ou solvente orgnico. Nunca raspe a superfcie do ao inox com lminas, esptulas ou abrasivos grossos. Manchas persistentes Estas manchas exigem que se esfregue vigorosamente a superfcie no sentido do acabamento com uma pasta feita com abrasivo domstico fino (saplios), gua e cido ntrico a 10%, utilizando uma bucha de polimento. O tratamento com cido dever ser sempre de um enxague em soluo de amnia ou bicarbonato de sdio e limpeza de rotina. Esta operao pode comprometer o aspecto visual do produto, devendo ser empregada apenas em ltimo caso.

Cuidados para preservar as caractersticas do ao inox


cidos e produtos qumicos cidos e produtos qumicos para piscinas, Q-boa, gua sanitria, cido de bateria, cido muritico, removedores de tintas e similares no devem ser utilizados. Produtos de limpeza Polidores e saponceos abrasivos s devem ser utilizados em casos extremos. Enxaguar bastante Remover as partculas residuais dos processos de limpeza muito importante, pois evita o surgimento de manchas. Secar Evite expor o produto umidade. Se no tivermos os cuidados rotineiros e preventivos, o ao inox poder, em situaes crticas, apresentar oxidao.

30

Captulo 5: Limpeza da Cabina

CABINAS COM PINTURA AUTOMOTIVA


Dever ser limpa somente com sabo ou detergentes (suaves e neutros) e gua, utilizando esponja ou pano macio. Seque bem aps a limpeza. Eventuais manchas devem ser removidas o mais rpido possvel, antes de se tornarem permanentes. Para aumentar o brilho, pode ser utilizada cera de polir, da mesma forma que em carros. Importante: muitos agentes de limpeza podem ser venenosos ou inflamveis, e seu uso imprprio pode causar danos cabina. Portanto, no use solventes volteis, como acetona, branqueadores, gua-delavanderia ou agentes redutores.

CABINAS COM PINTURA ELETROSTTICA TEXTURIZADA


Podem ser limpas com gua (mesmo fervente), detergente domstico sem abrasivos ou lcool etlico. Evite contato com thinner, acetona e outros solventes oxigenados.
31

Manual do Usurio

Captulo 6: Em Caso de Emergncia


Uma manuteno de qualidade, Assistncia Tcnica confivel, o uso correto do elevador, bem como cuidados com a limpeza, conservao da cabina e pavimentos, so fatores fundamentais para se garantir a segurana do transporte em elevadores e o prolongamento da vida til do equipamento. Mesmo assim, situaes de emergncia podem ocorrer. Saiba o que fazer:

FALTA DE ENERGIA ELTRICA OU PARADA OCASIONAL DO ELEVADOR COM PASSAGEIRO RETIDO NA CABINA
Localize rapidamente o andar em que se encontra parada a cabina do elevador.

32

Contate com o passageiro e procure tranquilizlo, informando que a cabina do elevador um lugar seguro e com ventilao natural.
Captulo 6: Em Caso de Emergncia

Caso a parada do elevador tenha sido ocasionada pela falta de energia eltrica, solicite ao passageiro que aguarde alguns minutos, pois, com o restabelecimento da energia, o elevador voltar a funcionar.

Diga ao passageiro para no tentar sair da cabina e que as providncias necessrias para sua liberao esto sendo tomadas.

Enquanto voc toma providncias, outra pessoa, se possvel, deve continuar conversando e tranquilizando o passageiro.

Independente do horrio, ligue para a Assistncia Tcnica da ThyssenKrupp Elevadores, informe que se trata de emergncia com passageiro retido na cabina e procure saber em quanto tempo o atendimento ser realizado.
Manual do Usurio

33

Volte a conversar com o passageiro, informando que a Assistncia Tcnica j est a caminho.

Em caso de situao grave ou fora de controle, acione tambm o corpo de bombeiros.

CHAVE DE EMERGNCIA
Consulte nossa Assistncia Tcnica sobre o fornecimento da chave de emergncia, pois esta somente poder ser utilizada de acordo com procedimentos de segurana.

COLABORAO
34

Sua colaborao em seguir estas instrues fator importante para a segurana dos usurios. Em caso de dvidas, consulte a Assistncia Tcnica ThyssenKrupp Elevadores.

Captulo 6: Em Caso de Emergncia

EM CASO DE INCNDIO
Os elevadores no devem ser utilizados em caso de incndio!
Traga imediatamente todos os elevadores para o primeiro piso e desligue-os. Se o incndio ocorrer neste piso, paralise os elevadores no piso superior mais conveniente. Se o seu elevador possui dispositivo de bombeiro, acione-o de imediato.

Se o incndio estiver ocorrendo na casa de mquinas, as chaves gerais devem ser desligadas.

No use os elevadores para ter acesso casa de mquinas.

35

Utilize o extintor de incndio que deve estar instalado na casa de mquinas.

Manual do Usurio

Captulo 7: Modernizao
Nenhum elevador precisa ficar parado no passado. Mesmo os mais antigos podero passar por uma modernizao completa para transformarem-se em elevadores modernos, tanto na parte tcnica quanto na esttica. Conhea a seguir os trs tipos de modernizao que o elevador poder utilizar.

Modernizao Parcial
Para transformaes envolvendo peas simples como espelhos, rguas de segurana, painis e botoeiras, ou ainda troca de componentes de maior importncia como quadro de comando, cabina, mquinas de trao e motor.

Modernizao Integral
uma substituiao total do elevador. Podem ser reaproveitados, ou no, componentes do elevador antigo.

Benefcios da Modernizao ThyssenKrupp Elevadores


Segurana A mais alta tecnologia, que permite agregar modernos sistemas de segurana ao conjunto elevador, proporcionando total tranquilidade ao passageiro. Custos Menor consumo de energia, menor custo com reposio de componentes. Conforto Viagens mais agradveis.

36
Captulo 7: Modernizao

Performance Melhoria do desempenho pela otimizao do trfego, reduzindo o tempo de espera nos pavimentos. Confiabilidade Atualizao dos componentes, reduzindo a possibilidade de paralisaes. Esttica Designs modernos para a cabina e pavimento. Valorizao do Patrimnio O elevador em bom estado de conservao e periodicamente atualizado tecnologicamente ter o seu funcionamento igual a um equipamento novo e, por consequncia, haver a valorizao do patrimnio.

37
Manual do Usurio

38

You might also like