You are on page 1of 11

O Tribunal do Jri

I PRINCPIOS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS DO JRI Assim dispe o inciso XXXVIII do art. 5 da Constituio Federal: reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados:

a plenitude da defesa; o sigilo das votaes; a soberania dos veredictos; a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

Esses itens Constitucionais, tidos em carter de segurana, foram propostos pelo legislador constituinte sob a forma de princpios, estes norteadores da legitimidade a instituio do jri. Desta forma, a plenitude de Defesa concede ao acusado o direito assegurado do exerccio irrestrito de sua defesa (autodefesa e defesa tcnica). O sigilo das votaes implica no dever dos jurados de votar em segredo, sendo exceo regra do princpio da publicidade dos atos jurisdicionais (art. 93, IX da CF). A soberania dos veredictos consiste na soberaneidade dos jurados em dizerem se procedente ou no a pretenso punitiva, sendo, em regra, insuscetvel de modificao pelos tribunais. A competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida, tem-se por mnima ou limitada pois a Constituio assegurou a competncia para apenas o julgamento de tais delitos, assim, desta forma, so de atribuio do jri o homicdio doloso, o infanticdio, o auxlio, induzimento ou instigao ao suicdio e o aborto, todos em forma tentada ou consumada. Vale lembrar que consoante esta ltima regra, cabe tambm ao Tribunal do Jri o julgamento dos crimes que esto conexos aos crimes dolosos contra vida no causustico, salientando que a competncia do Jri prevalece

quanto a quaisquer outra em conflito (art. 74 e inciso I do art. 78, ambos do CPP).

III CARACTERSTICAS

rgo colegiado um nmero de pessoas em plural so a quem entrega a deciso da causa; Heterogeneidade trata-se de tribunal misto, em que h um Juiz togado (Juiz-presidente) e 21 juzes leigos (jurados Conselho de Sentena);

Horizontalidade o Juiz-presidente e os jurados encontram-se no mesmo grau de jurisdio; Deciso oriunda da maioria dos votos dos jurados; Temporariedade constitudo o Tribunal do Jri em certas poca do ano para julgamento das causa que j se encontram preparadas.

Observa-se

que

deciso

emanada

do

Tribunal

do

Jri

subjetivamente complexa, pois o rgo prolator colegiado e heterogneo, diferente de deciso emanada de juzo monocrtico, tendo em vista que esta subjetivamente simples, assim como a deciso dos tribunais superiores, que so rgo colegiados homogneos, subjetivamente plrima.

IV DOS JURADOS Mediante o que preceitua o art. 439 do CPP, anualmente o Juizpresidente organizar a lista geral dos jurados, sob sua responsabilidade e mediante escolha por conhecimento pessoal ou informao fidedigna: 300 a 500 jurados no Distrito Federal e nas comarcas de mais de 100.000 habitantes, e 80 a 300 nas comarcas de menor populao.

Composta a lista definitiva, aps duas publicaes da lista geral, os nomes dos jurados sero inscritos em cartes, que sero depositados na urna geral para fins de sorteio antes de cada reunio peridica (sesso). A cada reunio peridica sero sorteados 21 jurados, sorteio este realizado por um menor de 18 anos, em sesso pblica e sob a fiscalizao do Ministrio Pblico. Findo o sorteio, ser lavrado termo pelo escrivo, em livro prprio, e os cartes ostentando o nome dos 21 jurados sorteados sero guardados em outra urna, cuja chave ficar em poder do Juiz (art. 440 do CPP). Para ser jurado a exige-se certas condies como: nacionalidade brasileira, maioridade (divergncia em face da revogao expressa no Novo Cdigo Civil, cuja maioridade reduziu-se para os 18 anos), gozo dos direitos polticos, notria idoneidade, alfabetizao, residncia na comarca, e gozo perfeito das faculdades mentais e dos sentidos. Segundo ao pargrafo nico do art. 436 do CPP, so isentos do servio do jri os maiores de 60 anos; o Presidente da Repblica e seus Ministros de Estado; Governadores e seus Secretrios; membros do Poder Legislativo; Prefeitos; Magistrados; membros do Ministrio Pblico; serventurios da justia; delegados de polcia; policiais civis e militares; militares da ativa; mulheres que no exeram funo pblica e provem que, em virtude de ocupaes domsticas, o jri lhes particularmente difcil, sendo este item constitucionalmente superado; e mdicos, ministros de f religiosa, farmacuticos e parteiras, bem como aqueles que tiverem efetivamente exercido a funo de jurado (podendo ausentar-se por um ano), desde que reconhecida a necessidade da dispensa pela Juiz-presidente. Ainda, ao jurado que tenha servido efetivamente em julgamento, so conferidos os seguintes direitos e vantagens: a priso especial, em caso de crime comum, at o julgamento definitivo; preferncia nas concorrncias, em caso de empate (exceto concurso para ingresso no

servio pblico); presuno de idoneidade; garantia da inocorrncia de descontos nos vencimentos quando de seu comparecimento para sesso de julgamento (art. 430 do CPP); contagem como tempo de servio efetivo o afastamento do funcionrio pblico para servir no jri. Inobstante, os jurados so considerados funcionrios pblicos para fins penais, sendo responsveis nos mesmos moldes em que so os juzes por concusso, corrupo passiva e prevaricao (art. 438 do CPP), bem assim pelas demais infraes praticadas por funcionrios pblicos.

V ATRIBUIES DO JUIZ-PRESIDENTE NO JRI Destacam-se as atribuies do Juiz-presidente no exerccio de suas funes no Tribunal do Jri, entre outras, mediante o art. 497 do CPP, as seguintes diretrizes: regular a polcia das sesses e mandar prender os desobedientes; regular os debates; zelar pelo efetivo exerccio do direito de defesa, declarando o ru indefeso e dissolvendo o Conselho de Sentena; interromper a sesso para refeio ou repouso dos jurados e suspend-la para realizao de diligncias; decidir a preliminar de extino de punibilidade ou outras questes de direito; ordenar a realizao de diligncias que se mostrarem necessrias (poder instrutrio).

VI PROCEDIMENTO DO JRI O procedimento das aes de competncia do jri apresenta duas fases distintas, sendo preceituado como escalonado ou bifsico. A primeira fase, denominada Sumrio de Culpa (ou judicium accusationis), tem incio com o recebimento da denncia e encerra-se com a precluso da deciso de pronncia. Tal fase traduz atividade processual voltada para a formao de juzo de admissibilidade da acusao (juzo de prelibaao).

Na Segunda fase, denominada juzo da causa (ou juidicium causae), que se inicia com a apresentao do libelo e tem fim com o trnsito em julgado da deciso do Tribunal do Jri, haver o julgamento do mrito do pedido (juzo de delibao). 1) Sumrio de Culpa procedimento idntico ao previsto para os crimes penados com recluso, ou seja de rito ordinrio, de competncia singular. Assim, realiza-se da seguinte forma: oferecimento da denncia ou queixa; recebimento (ou rejeio art. 43 do CPP) da denncia ou queixa; citao do acusado; interrogatrio do acusado; prazo para oferecimento de defesa prvia; audincia para inquirio das testemunhas de acusao (mximo 8 testemunhas); audincia para oitiva das testemunhas de defesa (mximo 8 testemunhas). Encerrada a instruo oral, as partes (primeiro a acusao e depois a defesa) devem apresentar suas alegaes finais, por escrito, no prazo de 5 dias (art. 406 do CPP). Logo aps, os autos iro conclusos ao Juiz que poder determinar a realizao de novas diligncias que reputar imprescindveis para sanar vcios ou supri falhas que prejudiquem o esclarecimento da verdade real, podendo ser ouvido testemunhas (art. 407 do CPP). Realizadas as possveis diligncias ordenadas pelo Juiz, passa-se etapa decisria, cujo prazo do magistrado para proferir a deciso de 10 dias, podendo, o mesmo, encerrar o judicium accusationis de quatro formas decisrias: Pronncia, Desclassificao, Impronncia e Absolvio Sumria. Pronncia deciso interlocutria mista no terminativa, face no haver julgamento do mrito e no se pr fim ao processo, por meio do qual o Juiz, convencido da existncia da materialidade e autoria do fato tipificado, havendo indcios suficientes de que o acusado foi o seu autor, encaminha o processo para julgamento perante o Tribunal do Jri.

Em

face

da

deciso

de

pronncia

encerrar

mero

juzo

de

admissibilidade da acusao, desnecessria a certeza jurdica que se exige para uma condenao. Em caso de dvida, deve o Juiz pronunciar o ru, para no subtrair a apreciao da causa do Tribunal do Jri, Juiz natural dos crimes dolosos contra a vida. Diz-se que nessa etapa vigora o princpio in dubio pro societate. Contudo, imprescindvel que a pronncia conste o dispositivo legal em cuja sano julgar-se incurso o acusado (art. 408, 1, primeira parte, do CPP), bem como se indiquem quais as qualificadoras existentes, alm de mencionar se o crime aperfeioou-se na forma tentada ou consumada, no enveredando-se para as questes atenuantes ou agravantes. Aplica-se a pronncia o dispositivo nos arts. 383 e 384 do CPP que dispe sobre a sentena. Tem-se por efeito da pronncia: a submisso do acusado a julgamento pelo Tribunal do Jri; a interrupo da prescrio (art. 117, II, do CP combinado com a Smula 191 do STJ); decretao ou manuteno da priso provisria do acusado. A intimao da pronncia, em se tratando de crime inafianvel, obrigatria a intimao pessoal do acusado (art. 414 do CPP), sob pena de invalidade do ato e daqueles ulteriormente praticados. Foragido o acusado, o processo aguardar sua localizao para a intimao pessoal. Essa paralisao denominada crise de instncia e pode durar at a ocorrncia da prescrio. Em se tratando de crime afianvel, no conseguindo a intimao pessoal, proceder-se- a intimao editalcia, pelo prazo de 30 dias, prosseguindo-se na ao penal aps tal prazo. A intimao do defensor, constitudo ou dativo, sempre necessria, em razo do princpio constitucional da ampla defesa (inciso LV do art. 5 da CF), sendo realizada atravs da imprensa. Contra a deciso de pronncia interponvel Recurso em sentido estrito (inciso IV do art. 581 do CPP). Contudo, h despronncia quando: o Juiz retrata-se em razo da interposio de Recurso em

sentido estrito contra deciso de pronncia; o tribunal d provimento ao Recurso em sentido estrito interposto contra a deciso que pronunciou o acusado, excluindo o julgamento pelo Tribunal do Jri. Desclassificao deciso de natureza interlocutria mista no terminativa, onde o julgador reconhecendo a inexistncia de prova da ocorrncia de crime doloso conta a vida, conclui do delito praticado no ser tratvel na esfera de competncia do julgamento do jri. Assim, o Juiz remeter o processo ao juzo competente (mesmo o sendo para tal, no poder prorrogar sua competncia pois foi juzo de admissibilidade, sendo obrigado a enviar a outro), a fim que se conceda o prazo ao acusado para indicar testemunhas, diversas das j ouvidas (art. 410), e, logo aps, observar-se- do disposto no art. 499 e seguintes do CPP quanto ao prosseguimento do feito. Impronncia deciso de natureza intelocutria mista terminativa, no fazendo coisa julgada material, apenas formal. D-se quando o Juiz no se convence da existncia do crime ou de indcio suficiente de autoria, assim, reconhecendo inexistir justa causa para submeter o acusado a julgamento no jri. Nada obsta em qualquer tempo, havendo novas provas, ser proposta nova ao, observando das causas extintivas de punibilidade. Contudo, a deciso de impronncia faz coisa julgada material, produzindo seus efeitos peremptrios sob o direito de ao, quando: estiver provada a inexistncia do fato (art. 386,I do CPP); no constituir o fato infrao penal (art. 386, III do CPP). Havendo crimes conexos na impronncia, o Juiz dever remeter o feito ao juzo competente, mesmo o sendo para tal. Absolvio Sumria trata-se de sentena definitiva de carter excepcional, produzindo efeito de coisa julgada material, onde o Juiz convencido da existncia de circunstncias que excluam o crime ou isente o ru de pena, julga improcedente o pedido formulado na

denncia ou queixa. Tendo em vista que este deciso impede a apreciao da causa pelo Tribunal do Jri, somente ser decretada quando houver prova incontroversa justificante de tal parecer. Em existindo dvidas, deve o Juiz pronunciar o acusado. Se a absolvio sumria teve por circunstncia dirimente a

inimputabilidade por doena ou perturbao da sade mental ou desenvolvimento incompleto ou retardado, entende-se por imprpria, devendo o Juiz aplicar medida de segurana. Contra deciso de absolvio sumria, esta sujeita a duplo grau de jurisdio, dever ser enviada, de ofcio, a superior instncia de Tribunal de Apelao, sob efeito suspensivo (art. 411 do CPP), cabendo, excepcionalmente tambm, Recurso em sentido estrito (art. 581, VI do CPP). 2) Juzo da Causa uma vez irrecorrvel a deciso de Pronncia, finda-se o Sumrio de culpa, devendo o escrivo dar imediata vista aos autos ao Ministrio Pblico, a fim de que este oferea no prazo de 5 dias o Libelo Acusatrio (art. 416 do CPP). O Libelo Acusatrio a pea inaugural do juzo da causa, onde expese basicamente o fato pelo qual foi pronunciado o ru. Dever constar, assim como alude o art. 417 do CPP, do nome do ru; exposio, deduzida por arts., do fato criminoso; indicao das circunstncias agravante, expressamente definidas na lei penal, e de todos os fatos e circunstncias que devam influir na fixao da pena; assinatura do promotor de justia. Ainda, o libelo o momento oportuno para juntar documento novos, requer diligncias e a apresentao do rol de testemunha a serem ouvidas em plenrio mximo 5 (art. 417, 2 do CPP). A correlao entre a pronncia e o teor do libelo imprescindvel, sob pena de precluso consumativa. Ser recebido pelo Juiz o libelo apresentado desde que preencha os requisitos legais. Recebido o libelo, o escrivo, no prazo de 3 dias,

entregar ao ru, mediante recibo de seu prprio punho ou de algum a se pedido, cpia da pea, bem como o rol de testemunhas, sob pena de anulabilidade. Caso haja alguma irregularidade na pea, o juiz devolv-lo- para apresentao de outro no prazo de 48 horas (art. 418 do CPP). Aps recebido o libelo, o defensor ser intimado para oferecer a Contrariedade no prazo de 5 dias. Neste nterim, sob pena de precluso, o momento oportuno para a defesa apresentar novos documentos, requisitar diligncias e indicar as testemunhas que iro depor em plenrio, at no mximo 5 (art. 421, pargrafo nico do CPP). Assim, com a juntada da Contrariedade, o juiz determinar a realizao das diligncias necessrias. Feito, julgar o processo apto, incluindo-o na pauta para julgamento, superando-se a fase preparatria do juidicium causae. - Desaforamento mediante o art. 424 do CPP, possvel submeter o caso a julgamento em foro diverso do local em que se deu a denncia, quando houver: interesse de orem pblica; dvida sobre a imparcialidade do Juiz; dvida sobre a segurana pessoal do ru; no realizao do julgamento, no perodo de um ano, a contar do recebimento do libelo, desde que o ru ou a defesa no tenham concorrido para a demora. - Do Plenrio Destarte fundamento do art. 442 do CPP, o julgamento pelo jri se dar da seguinte forma:

na data, horrio e local designados, o juiz, depois de verificar se a urna contm as cdulas como os nomes dos 21 jurados sorteados, mandar o escrivo proceda-lhes a chamada;

havendo no mnimo de 15 jurados, o Juiz-presidente declarar instalada a sesso; ser anunciado o processo;

o porteiro apregoar o representante do Ministrio Pblico (e o querelante), o acusado e seu defensor, bem assim o assistente que tenha sido admitido no processo, e as testemunhas;

neste instante, em havendo, devem ser argidas as nulidades relativas que tenham ocorrido aps a pronncia, para imediata apreciao do Juiz;

as testemunhas, separadas as de acusao das de defesa, sero recolhidas a lugar de onde no possam ouvir os debates, nem as resposta umas das outras;

precedendo ao sorteio do Conselho de Sentena composto por 7 jurados, o Juiz os advertir dos impedimentos constantes no art. 462 do CPP, bem como as incompatibilidades legais por suspeio, em razo do parentesco com o Juiz, com o promotor, com o advogado, com o ru ou com a vtima;

no sorteio do Conselho de Sentena, as partes, primeiro a defesa e depois a acusao, podero recusar sem justificativa at 3 jurados (recusa peremptria), podendo, ainda, recusar outros justificadamente (suspeio ou impedimento);

Composto o Conselho, os jurados prestaro o compromisso de julgar a causa com imparcialidade (art. 464 do CPP); "Instruo probatria": o ru ser interrogado pelo juiz (art. 465 do CPP), podendo os jurados e as partes fazerem reperguntas ao final. O Juiz far o relatrio objetivo do processo e determinar a leitura e/ou fornecer cpias de peas que as partes ou jurados indicarem. As testemunhas de acusao sero inquiridas de forma direta sucessivamente pelo Juiz, acusao, assistente, defensor e pelos jurado, estes se desejarem, logo aps a vez das testemunhas de defesa na mesma ordem;

"Debates": finda a inquirio das testemunhas o Ministrio Pblico dispor de 2 horas para produzir a acusao (em conjunto com o assistente, se houver), igual tempo ser concedido defesa para oferecer sua resistncia a pretenso punitiva. Aps o termino da exposio da defesa, a acusao

ter direito a rplica pelo prazo de 30 minutos, estes logo aps concedidos a defesa para sua trplica;

aps a trplica, no havendo outras diligncias ou reinquirio de testemunhas, o Juiz perguntar ao Conselho de Sentena se seus componentes encontram-se suficientemente informados para o julgamento da causa;

o Juiz formular os quesitos, que sero lidos em pblico explicando a significao de cada um, perguntando, ainda, as partes se h alguma objeo em face das premissas, oportunidade em que mandar retirar o acusado do plenrio e convidar os jurados e as partes a passar para a sala secreta;

"Sentena": a sentena deve basear-se fundamentalmente no veredicto do Jri, podendo at mesmo haver a desclassificao da infrao, sendo prpria quando os jurados reconhecem inexistir crimes doloso contra a vida, sem, contudo, classificar a infrao na qual est o acusado incurso, ou imprpria quando os jurados negando a ocorrncia de crime doloso contra a vida, apontam qual o delito que foi praticado. No haver exposio dos motivos do veredicto do Jri, mas a aplicao da pena ou media de segurana, no entanto, na h necessidade do ru e de dos fundamentao. Proferida a sentena, ser esta publicada em plenrio, mediante leitura presena circunstantes, sendo declarada encerrada a sesso.

Bibliografia: BONFIM, Edilson Mougenot. Jri: do Inqurito ao Plenrio. So Paulo, Saraiva, 2. ed., 1996. BULOS, Uadi Lammgo. Constituio Federal Anotada. So Paulo, Saraiva, 4. ed., 2010. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. So Paulo, Saraiva, 12. ed., vol. 4, 1990.

You might also like