You are on page 1of 3

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Exame final 24.09.

2012 Tpicos de resoluo

I a) V. nos Sumrios a bibliografia indicada para os pontos 2.2. da Parte Geral e 7.b) da Introduo, nomeadamente FERRER CORREIA, Lies..., pp. 201 ss., 39. Possveis contactos a explorar: a autonomia na interpretao do conceito-quadro como um dos meios de colocar em p de igualdade i.e. em paridade as normas materiais dos diversos ordenamentos jurdicos envolvidos, no privilegiando a priori as concepes do foro; a violao da paridade de tratamento das ordens jurdicas como um dos argumentos contra a tese da dupla qualificao, nomeadamente no que se refere chamada qualificao primria.

b) V. nos Sumrios a bibliografia indicada para o ponto 5.2. da Parte Geral (5. A aplicao do direito material estrangeiro) ) Possveis contactos a explorar: Enunciao do princpio da harmonia jurdica internacional e justificao da sua relevncia no mbito do DIP; apenas o tratamento do direito estrangeiro como verdadeiro direito (e no apenas como mero facto) garante a igualdade de tratamento das ordens jurdicas, favorecendo (embora no garantindo), desse modo, a harmonia jurdica internacional. As consequncias processuais do tratamento da lei estrangeira como verdadeiro direito: a oficiosidade da sua aplicao (cf. art. 348., CC) e admissibilidade de recurso de revista fundado no desconhecimento ou m mobilizao da lei estrangeira. (art. 721, CPC). c) V. nos Sumrios a bibliografia indicada para os pontos 1.1.d) da Parte Geral e 7.b) da Introduo, nomeadamente FERRER CORREIA, Lies..., pp. 184 ss., 33 ss. Possveis contactos a explorar: o estabelecimento de conexes mltiplas cumulativas pelo legislador, visando evitar o surgimento das chamadas situaes coxas ou claudicantes (i.e., no reconhecidas como validamente produtoras de efeitos

1/3

jurdicos num ou mais Estados estreitamente ligados s mesmas) tem exactamente por escopo a harmonia jurdica internacional, ou seja, a estabilidade internacional das situaes plurilocalizadas

II a) Identificao de uma situao plurilocalizada a ser regulada por normas materiais de um ordenamento jurdico conectado com o caso (enunciao do princpio da no transactividade das leis). Concretizao no caso do elemento de conexo previsto pela regra de conflitos indicada no enunciado: deste modo, o reconhecimento de competncia lei italiana lei da nacionalidade comum dos nubentes data da celebrao do casamento no que diz respeito substncia e efeitos das convenes antenupciais e do regime de bens (art. 53., n. 1, do CC), considerando esta a clusula invlida. Identificao da lei marroquina como a lei da residncia habitual, bem como a sua soluo no sentido da validade da mesma clusula. A aceitao da competncia pela lei italiana, razo pela qual, da perspectiva do direito internacional privado portugus, no se coloca um problema de conflito negativo de sistemas, para o qual fosse necessrio ou til recorrer ao mecanismo do reenvio. Em consequncia, a irrelevncia das posies das ordens jurdicas italiana e tambm marroquina em face do reenvio, porquanto cada uma destas aceita imediatamente a competncia da sua prpria lei. A mobilizao do art. 31., n. 2. do CC, com vista proteco das legtimas expectativas a reconhecer s partes na conveno. O seu fundamento (favor negotii) e o seu enquadramento dogmtico e metodolgico (o reconhecimento de situaes constitudas no estrangeiro como uma das orientaes traadas para a resoluo do problema dos conflitos de sistemas em direito internacional privado, em tutela da confiana das partes e em contraponto com a justia conflitual, estando suposta, na sua aceitao, a superao de uma concepo absolutizadora do papel da regra de conflitos no seio do direito internacional privado). Preenchimento, no caso, da hiptese do art. 31., n. 2 bastando, para o efeito, uma interpretao meramente declarativa, no obstante as demais propostas hermenuticas apresentadas por Ferrer Correia. Tomada em considerao dos pressupostos de aplicao da norma que decorrem da sua prpria ratio, igualmente preenchidos no caso. Em consequncia, o reconhecimento da competncia da lei marroquina; a validade da clusula constante da conveno antenupcial.

2/3

b) Conflitos de sistemas de DIP: enunciao do problema e orientaes traadas para a sua resoluo. O reenvio como uma dessas orientaes; explicitao da posio consagrada no CC portugus em confronto com a devoluo simples, modalidade da teoria da referncia global e portanto posio dogmtica em face do reenvio, o que repudiado pela lei portuguesa. Apreciao crtica. O no preenchimento dos pressupostos para a aceitao de um retorno para a lei portuguesa, em face da letra e da ratio do art. 18., n. 1, do CC (harmonia jurdica internacional; explicitao deste princpio). Em concreto, a aceitao pela lei italiana da sua prpria competncia, dada a circunstncia de a remisso por ela efectuada para a lei portuguesa implicar a tomada em considerao das regras de conflitos (no caso, o art. 27., n. 1, conjugado com o art. 31., n. 1) desta lei. Consequentemente, a desnecessidade (e inadequao) do reenvio para a prossecuo do seu objectivo de por essa via se obter harmonia jurdica internacional alis plenamente assegurada pelo reconhecimento, em Portugal, de competncia lei italiana. A irrelevncia do art. 18., n. 2, perante o no preenchimento dos pressupostos de aplicao do art. 18., n. 1.

3/3

You might also like