You are on page 1of 14

BtctsZI Pinheiro Machado

Povmmento dos Campos Gerais

A primeira ocupao das terras dos Campos Gerais foi feita pelos homens ricos de So Paulo, Santos e Paranagu, nos princpios do sculo XVIIi. No no sentido de colonizao e povoamento, como-aconteceu nos campos de Lages e Laguna, em que o povoador transportava-se para o novo lugar com toda a sua famlia, escravos, bens, animais, parentes e clientes, visando's instalao de uma nova sociedade.

Oliveira Viana, analisando a expanso paulista para o sul, generalizou o tipo que le prprio denominou de "bandeira de povoamento",' que teria fundado as fazendas e as estncias do Brasil meridional. Afirma le: " o que se v, por exemplo, nas bandeiras do sul. Erri todas elas o fazendeiro se desloca com a sua famlia, seus escravos negros e vermelhos, os seus gados grossos e miudos, as suas ferraznentas e armas. Para povoar S Catarina, o vicentista Francisco Dias . Velho parte de Santos levando a mulher, dois filhos, duas filhas, quinhentos ndios domesticados, um homem branco com a mulher e trs filhos, e dois padres jesuitas. O mesmo acontece com o povoador de Laguna, Francisco Brito Peixoto. Brito Peixoto funda ali, com auxlio de seu pai, uma povoao, com grande dispndio de sua fazenda, levando tambm muitos escravos, mantimentos e materiais. Esse caracter de leva imigratria do latifndio encontra-se tambm na bandeira de Correia Pinto, o fundador de Lages. Taznbm ste muda-se "com toda a sua famlia para aquele serto inculto - diz o Morgado do Mateus - deixando seu domiclio nesta cidade, cometendo uma jornada de trezentas lguas com O precioso

mentas e outros muitos aprestos indispensveisv. O domnio rural se translada, deskwte, sob a forma de bandeira, inte grahente, para as novas terras descobertas" (1). &se rnodlo no vlido para'os Campos Gerais do Paranii. As posses iniciais, nessa rea, so feitas pelos ricos e poderosos habitantes de So Paulo, Santos, Paranagu, no como um meio para transladar-se uma sociedade inteira, mas simplesmente como um negcio a ser explorado comercialmente, tendo em vista o abastecimento de So Paulo e, principalmente, das regies mineradoras do sculo XVIIi. Esses proprietrios sempre foram absenteistas, e as primeiras fazendas so fundadas A margem do caminho que de Curitiba i para Sorocaba e So Paulo. O abastecimento de Curitiba a vinha de seus prprios arredores. Pela estrada de So Paulo, os fazendeiros mandavm conduzir suas boiadas para So Paulo, Minas e Rio.
Para fundar uma fazenda ao longo dessa estrada, o empreendedor mandava um seu preposto, com alguns escravos, tomar posse das terras, para onde conduziam algumas cabeas de gado. Depois, alegando essa posse, pedia a sesmaria.
Entre 1725 e 1744, mais de noventa sesmarias foram requeridas, alegando ocupao anterior, por pessoas de So Paulo, Santos e Paranagu. O nmero de requerentes dessas noventa e poucas sesmMas, que variavam de tamanho entre 4.000 a 8.000 alqueires paulistas, era muito menor do que o prprio nmero das sesrnarias, o que quer dizer que a mesma pessoa requeria mais de uma. Os nomes dos requerentes estavam ligados aos velhos troncos paulistas do bandeirismo do sculo anterior: Bartolomeu Pais de Abreu, Jos Gois de MOrais, Pinto Guedes, Toledo Lara, Morato, Taques, Teixeira de Azevedo, Castanho, Pedroso de Barros, Manuel .Gonalves de Aguiar e outros.
e

dispndio de muitos mil cruzados da sua prpria fazenda para o emprgo de armas, munies, cavalgaduras, escravos, ferra-

Itarar (2). Ressalta nsse documento que alguns possuidores o eram de muitas fazendas, ao mesmo tempo. Assirn, o Coronel Francisco Pinto do Rego, residente em So Paulo, possuis seis, So Bento, So Joo, Carambei, Socavo, Boa Vista e Pinheiros. Ana Siqueira, viva do Coronel Domingos Teixeira de Azevedo, residente em Santos, possuia duas, Cambij e Itaiacoca. O herdeiros da "defunta Dona Antniaw s eram detentores de seis fazendas, cujas terras iam desde Palmeira at Ponta Grossa, Papagaios, Cancela, Butuquara, Porcos de Cima, Lago e Santa C r u . O Sargento-Mor Cristovo Pinheiro de Frana, residente em Paranagu, tinha quatro, Santo Amaro, Tabor, em Castro, e Canguiri e Porcos de Baixo, perto de Palmeira. O Convento do Camo, de It, possuia cinco fazendas, cujas terras iam desde Campo Largo at Palmeira, os Carlos, So Luiz, Capo Redondo, Conceio do Tarnanau e SantPAna.Nestas sesmarias, os frades de It, possuiam 4.000 cabeas de gado vacum, 200 guas, 200 ovelhas, 40 escravos, e tudo tinha um valor superior a 80.000 cruzados (3). Em 1775, os jesuitas possuiam, tambm, uma grande rea de terras nos Campos Gerais, "quase dez lguas de terras prprias, cujo solo ainda que atualrnente inculto, na sua maior parte, frtil e apto para produzir todo o gnero de frutos. J tm diversos currais na fazenda de Curitiba e na fazenda de Pitangui e, em ambos, 1 ,020 cavalos e 2.030 cabeas de gado vacum, fonte principal de receita para o sustento do Colgio (de Parsuiagu) . Trabalham nelas 40 escravosw (4).
'

Eqses sesmeiros no se deslocavam com a farnilia, seus escravos e bens. A fazenda ficava sob a administrao de um capataz que tinha a denominao de "fazendeiro".
A populao e a produo dessas sesmarias ligavam-se apenas a So Paulo e, por intermdio dste, aos centros consumidores. Viviam completamente alheiados de Curitiba, embora alguns dos seus donos fossem residentes em Paranagu.
Arquivo Histrico Ultramarino Portugus - Copia fotosttica do Instituto Histrico Geogrfico e Etnogrfico Paranaense doc. nOs. 1056 e 1057. (3) Arquivo Histrico Ultramarino Portugus - Copia fotosttica do Instituto Histrico Geogrfico e Etnogrfico Paranaense
(2)

Num levantamento, procedido e 1772, das fazendas do m

Paran, foram recenseadas vinte nove grandes fazendas, desde o rio Pitangui, hoje municpio de Ponta Grossa, at o rio
( I ) F J. Oliveira Viana - mPopulaesMeridionais do Brasil" . 1.O vol. - 3 6 ed. - S Paulo, 1933 - p 101. . .

- doc. n.O

368.

(4)

Citado pelo P. Serafim Leite, "Hfstria da Companhia de Jesus no Brasil" - vol. VI - p 455. .

Contra essa situao de isolamento econmico, protestava continuamente a Cmara de Curitiba. Numa queixa ,dirigida Rainha,.. m 1777, dizia a Cmara: 'f. .. sendo tae das as fazendas principais, de homens que moram na cidade de So Paulo, vilas de Santos e Paranagu, os quais as desfrutam por fazendem que nelas tm, sem resultar utilidade terrap9 (5). que a riqueza dos 1atifundiWos contrastava com a pobreza geral. Manuel Cardoso de Abreu que, e 1777, percorreu a "estrada do Viamo", preparando recurm sos para a marcha dos seis xnil homens da Legio de So Paulo que ia para as guerras do sul, descreve a pobreza das populaes do Par=&, no seu "Divertimento Admiravel", copiando, alis, neste Ponto, o "trmo de vereana" da Cmara de C& tiba, de 14 de maio de 1777: "os moradores da freguesia desta Vila (Curitiba) .. . alm de no serem as terras muito frutiferas, e porque no tem para que nem para onde dm consumo ao fruto de suas lavouras, esto j no costume de plantarem to smente quanto baste para o sustento de suas famlias, porque sempre o que lhes sobra o perdem do bicho, e se o aproveitam s emprestando aos vizinhos que-o precisam, para o tornarem quando pedem, por este motivo j esto no hbito de no fazerem esforos em grandes plantaes, porque nunca disso resulta utilidade. Isto falando daqueles moradores que tm modo e comunidade de o fazerem, porque uma grande parte deles, e talvez a maior, porque moram i beira campo e terras menos aptas para lavouras, nem para o preciso se empenham nela, porque fazem vida a conduzir congonhas para Paranagu, onde as permutam pelo sal, algodo e farinha, e tem o sal, e vestem o algodo, e se largassem dela pelo empenho da lavoura, s h , teriam milho e feijo para comer, mas sem o sal, e ns at do pobre algodo, pois no haveria quem Ihes desse pelo milho e feijo, e chegariam a ser mais miserveis do que so" (6). A oposio entre a pobre populao curitibana e as ricas fazendas dos Campos Gerais fica mais patente nos episdios da abertura da "estrada do Viamo". O propriethrios das sess marias dos Campos Gerais opuseram-se abertura dsse caminho. Ao pedir a cooperao dos curitibanos para os trabalhos da estrada, o Capito General de So Paulo procurava
(5) "Boletim do Arquivo Municipal de Curitibaw - vol. 31. (6) Arquivo Histrico Colonial Portugus - Fotocpia do Instituto Histrico Geogrfico e Etnogrfico Paranaense - doc. n.0 254.
+

convenc-los de que para les s haveria vantagens em trazer gado das Vacarias da Serra para os campos paranaenses, onde os paulistas, donos das sesmarias, detinham o tnonoplio da criao do gado que abastecia as I\iiinas Gerais, onde um boi alcanava aitissimos preos, a troco de ouro em p. E que o Ouvidor de ~aranagutinha pedido ao Rei a paraiizao dos trabalhos da estrada, informando que ela passava pelas terras dos Tapes dos jesuitas, e que sses ndios poderiam invadir as prprias minas de ouro. Replicando petio do magistrado, o Capito General ps a n uma situao de intersses dos latifundirios dos Cmpos Gerais: "Esse ministro - diz o Capito General Caldeira Pimentel, referindose ao Ouvidor de Paranagu, casado com mulher natural da Vila (de Paranagu) , que nela tem irmos, cunhados e grande roda de parentes.. . pelo dote de sua mulher, assim como os mais de seus parentes e vrios outros moradores de Paranagu, tem currais de gado vacum e cavalar (nos Campos Gerais) dos quais tira provimento. . . para a cidade de So Paulo e vilas de sua comarca, por no haver em aquele governo outros alguns currais, e como com a introduo de gados e cavaIgaduras pelo novo caminho entraro dos campos do Rio Grande de So Pedro do Sul e Nova Colnia (do Sacramento), ho de diminuir nos preos os gados e os cavalos (dos Campos Gerais), e este prejuzo proprio vem rebuado com o zelo de se evitarem os choques com os tapes" (7) Toda essa histria referente h parte centro e norte dos Campos Gerais. Os campos que ficavam ao sul de Curitiba, e tiveram como centro a cidade da Lapa, s foram apropriados muito mais tarde e em consequncia, mesmo, do trnsito da estrada do Viamo. At pelo menos 1750, nenhuma sesrnaria tinha sido requerida nessa parte sul dos Campos Gerais (8). U m tropeiro que passara em 1797, porm, j encontrou aqules campos povoados: "(A Freguesia da Lapa) tem muita gente, porm pobre; devendo-se atribuir que pelo mau mtodo do seu governo e pela preguia a que se abandonam;
(7) Arquivo Histrico Ultramarino Portugus - Copia Fotosttica do Instituto Histrico Geogrfico e Etnogrfico Paranaense doc. nP 624.
(8)

"Sesmarias" - localizao no mapa do Paran das cartas de sesmarias, feita pelo Engenheiro O. M. Dergint para o Departamento de Terras e Colonizao do Estado do Paran (datilografado) Curitiba - 1941.

porquanto sendo uma passagem geral e frequente das tropas de animais que se exportam do Rio Grande para So Paulo, podiam fazer, por uma parte, um pingue negocio, e por outro, utilizando-se da fertilidade de seus carnpos que so homogeneos aos do Continente do Rio Grande, e proprios para criar toda especie de animais. .. teriam ou possuiriam muitas estncias" (9). No entanto, da "Relao das Fazendas de Curitiba", documento acima citado, foram recenseados nos campos da Lapa, e 1772,nove grandes fazendas e doze "stios". m P que as fazendas ai s se desenvolveram no sculo XIX, como informa Paula Gomes, em 1847, . .. o comrcio (de muares e cavalares) consideravel na vila do Pnncipe (Lapa) por ser a primeira feira aquem da mata do Registro" (10). Nem toda a extenso dos Campos Gerais estava coberta pelos latifndios. Na "Relao das Fazendas", de 1772,ao lado dos 29 latifiindios da parte norte dos Campos Gerais, existiam 10 stios, pequenas propriedades realmente exploradas, ao longo da estrada Curitiba-So Paulo. Na parte central, a mesma "Relao" assinala 12 grandes fazendas e 13 sitios. Em resumo, no ano de 1772, em toda a extenso dos Campos Gerais, desde Itarar aos campos da Lapa, tendo por eixo a estrada das tropas, existiam 50 grandes fazendas e 125 stios.
C4

de a fundao de Curitiba, "ha cem anos atrk", os povoadores dos campos iam estendendo-se at margens do Tibagi e em direo da Serra dos Agudos, sem serem acometidm por indios, at o ano de 1760, e que les fazem a sua primeira m apario perante os criadores de gado. Parecia ao capito que o que atraia a cobia dos ndios eram as ferramentas, do "que fazem maior apreo". Assaltaram em 1768 os carnpos da Fazenda Monte Negro, na altura de Castro, mataram dois homens e roubarm a ferramenta, roupa e outros trastes (11) . Ante a continuidade dsses assaltos s fazendas dos "povos moradores da fronteira que confina com os invios sertes", a Cmara de Castro pediu providncias ao govrno, a fixn de que com o auxilio das foras, o capito mor da Vila fizesse estrada por Imbituva, "at chegar aos seus alojamentos, fazendo-os retirar para mais longe", e, para isso, os moradores contribuiriam "com polvora, chumbo e mantimentos precisos"
-

(12)

Os ''sitios" eram pequenas propriedades perto dos povoados ou beira da estrada. No se consegue identificar com clareza a posio social e econmica dos seus ocupantes, embora alguns dles fossem agregados das grandes fazendas, e os stios estivessem, s vzes, localizados dentro das prprias

As providncias vieram. O Prncipe Regente, em 1808,por Carta Rgia, mandou reencetar as expedies a Guarapuava e Tibagi, "que esto infestados de ndiospp. Carta Rgia conA tinha uma geral declarao de guerra "aos indios dos Campos Gerais de Curitiba e de Guarapuava, assim como de todos os terrenos que desaguam no Parm e formam de outro lado as cabeceiras do Uruguai7' (13).

fazendas. Alguns possuiam escravos que nunca ultrapassavam de um casal, todos tinham, no mximo, uma dezena de vacas, poucos cavalos, mulas e porcos, e todos plantavam feijo e
milho.

D a linha da estrada das tropas, as fazendas foram adentrando para a linha dos confins ocidentais dos Campos Gerais. Nessa expanso reviveram os aspectos de pioneirismo, que retardou a estabilizato da sociedade. Em 1769, em carta ao governador, dizia o capito de cavalos dos Campos Gerais, Francisco Carneiro Lobo, que desRevista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro - vol. 21 - p. 309. (10) "Anurio Poltico, Histrico e Estatstico do Brasil", 1847 - Rio
(9)

Alm da expedio oficial para a conquista de Guarapuava, constitui-se, em 1812,outra, chefiada por u m dos maiores fazendeiros dos Campos Gerais, Jos Felix da Silva, que, na informao do governador, "no servio de Sua Alteza Real tinha dispendido grosso cabedalw. Jos Flix levantou % sua custa uma companhia de aventureiros e entrou nos campos do Tibagi (14). Nsses campos, Jos Felix fundou a Fazenda Fortaleza que, na poca da viagem de Saint-Hilaire, era a mais prxllna a terra onde dominavam os ndios. Jos Felix, diz SaintiHilaire, "veio estabelecer-se em Fortaleza no princpio do sculo;
wDocumentosInteressantes para a Histria e Costumes de So Paulo" - vol. 34 - p. 2-7. (12) Tvlanuscritu da Cmara Municipal de Castro. (13) Carta Rgia de 5 de novembro de 1808. (14) Relatrio do Governador de So Paulo, Souza Chichorro, ao Conde de Palma.
(11)

p. 524.

era ento esse. lugar frequentado apenas pelos selvagens e no se lhes pronunciava o nome sem temor. Mas desde esse tempo, varios agricultores fixaram-se nos arredores, encorajados pelo msrsculo exemplo do primeiro explorador, e seguros de serem protegidos contra os indios por um homem poderoso e rodeado de escravos (15).
Bigg-Wither, que conheceu a sede da fazenda, assim a descreve: "As construes estavam dispostas num "grande qua dradon,.do qual dois dos lados eram, e parte, ocupados por m uma fileira de casas baixas e caiadas, os alojamentos dos escravos, e, noutra parte, por muros solidos, cobertos de telhas e caiados. O terceiro lado, em toda a sua extenso de umas 80 ou 90 jardas, era ocupado por um muro de t,aipa, de uma altura mais ou menos de 8 ps. D lado oposto das casas baim o xas, havia uma srie de postes, com as arestas redondas e desgastadas. Eram os troncos de aoitaxnento, que nos antigos tempos tinham testemunhado cnas de gelar o sangue. A ''casa9'era um edifcio grande e macio, de madeira e taipa, com uma enorme guarita no telhado, um telhado de pouca inclinaiio e coberto de pesadas telhas goivas. A platibanda do pesado telhado, do lado que dava para o quadrado, prolongava-se por uns 11 ps para alm da parede, sendo sustentado por uma fileira de solidos pilares de madeira, em cujos intervalos constmiram um espesso muro de taipa, da altura de um homem, pelo peito" (16).
-

Mais avanado o sculo, em 1840, a situao de ameaa era. mesma. O.historiador Francisco Adolfo Varnhagen, que a viajava pelos Campos Gerais naquele ano, deu o seu testemunho: "Achando-me em So Paulo, em fins de 1840, empreendi uma viagem pelo sul da Provncia. . J pela altura de Paranapitanga, onde me demorei alguns dias, comecei a ouvir contar muitos casos de crueis assaltos e invases de indios que, quando Ihes aprazia, chegaxam at ali com as suas correrias e traziam a todos cheios de terror e espanto. Passando, porm, mais ao sul, a Fazenda Morungava. .. no s ouvi contar novas hist6rias de assaltos de bugres, como fui informado que andavam eles muito perto, e que eu e os meus companheiros poderiamos no dia seguinte ser atacados na estrada, ao atravessar um bosque, felizmente de curta extenso. Apesar dessa. noticia, era essencial partir nesse dia, porque tinhamos a vantagem de ir em maior niunero, associando-nos a outros tropeiros, j mais habituados a semelhantes cnas. Ao chegar beira do mato, vi que os meus companheiros, seus camaradas e vaqueanos, sem dizer palavra, tiraram as espingardas dos ares, e com elas engatilhadas, e como prestes a dispararem, prosseguiram, e me disseram de fazer outro tanto com as minhas duas pistolas. Note-se que se passava isso nada menos do que na estrada real, bastante frequentada por todas essas tropas e pontas de gado que concorriam a feira de Sorocaba9' (18).
-

Em

1820, quando Saint-Hilaire viajava entre Itarar e

Jaguariaiva, constatou que os ndios tinham, "por muitas vzes, destruido as fazendas situadas prximo das matas".
Desde alguns anos antes, os fazendeiros empreendiam caadas aos bugres. "Os habitantes de Itapeva, Castro e Apiai, informava o Presidente da Provncia de So Paulo, em 1814, ucostumam fazer todos os anos uma caada sobre les, e matando e ferindo e afugentando-os, apanham os que podem, os quais so logo reduzidos escravido mais abjeta; e, o que ainda 6 pior, vendidos, com ultraje da humanidade.e praa m pblica ou leilo, sempre, debaixo do pretexto de que o objeto da venda o servio e no a pessoa" (17)

Varnhagem observava, ainda, e 1851, que os criadores m de gado dos Campos Gerais, possuiam "o esprito de explorao dos antigos paulistas, e com a idia de descobrir um pedao de campo para a criao de gado, expem-se a tudoM
(19)

Socieade campeira

Entregues h vida campeira, continuidade dos grupos .paulistas de que descendiam histricmente, vivendo numa regio que se constituiu em "zona de pa~sagern'~, entre o Rio Grande do Sul e So Paulo, no perodo das tropas, de que
(18)

(15) "Viagem Provncia de So Paulo" - cap. XIII. (16) "Pioneering i South Brazil", Londres 1887. n (17) Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro - vol. 36 p. 197.

Manuscrito d a Biblioteca Nacional, citado por Clado Lesa in Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro - vol. 223. (19) Varnhagen - "0s Indios Bravos e o S . Lisboa" - cito por r Clado L e s a i Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasin leiro - vol. 223 - p. 121.

participaram intensamente, estabelecendo um continuo contato com os paulistas e riograndenses, os habitantes dos Campos Gerais tinhazn sobretudo costumes de gachos.

Um viajante de 1844 fez estas observaes sbre o homem dos Canipos Gerais: a ... viajam armados como os povos da Provncia de So Pedro, cujos costumes em muitssimos pontos so semelhantes, pois no falando no traje que o mesmo, no modo de exprimir o seu pensamento so como os daquela Provncia, adotando palavras espanholas e suas conversam es.. . O seu falar cheio de interjeies; usa de hiperboles atrevidas e arriscadas e de bravatas espanholas; no discurso pronuncia palavras em voz baixa e sem haver transio pronuncia outras alteando-as, como que por arranco; sempre exprime os diminutivos com a desinncia e ito.. . traz na cam bea um chapuzinho de copa rasa e abas um tanto largas, que prende-se ao rosto por uma barbela de tranceli, de seda ou algodo tintos; pe-no B banda e no usa de gravata; por cima da camisa traz o poncho listrado e firnbrado a que d o n0me de "pala", feito de l; cintura a "guaiaca", sorte de ornato que tem o duplo fim de servir-lhe de bolsa e de cinta; esta pea de couro garroteado ornada de bordados floreos de retroz de cores, na face ostensiva presa por dois broches, ordinriamente duas moedas de ouro, prata ou metal branco, confonne os teres do indivduo; calas muito largas com feio de ceroulas; botas de couro crii; de ordinrio umas perneiras; esporas de enormes rosetas com largas presilhas ou correntes, que quase impedem o andar do proprietrio, chamadas chilenas e so to grandes que no permitem na marcha conservar os ps na posio natural, fra pois moverse nas pontas deles tardamente como a preguia ou a tartaruga em terra. Na parte anterior do corpo sbre o abdomem permanece a faca de ponta, aparelhada de prata; o chicote pende por uma presilha do brao esquerdo do cavaleiro, que estriba na ponta dos ps, e segura a brida com a destra; traz a cinta uma ou duas garruchas e s vzes espada, e alguns de seus chicotes tem um punha1 oculto no cabo. Quase nunca vai assentado em perfeita posio vertical sobre a sua cavalgadura; a miude seu corpo tem uma declinao para um dos lados, sendo o centro de gravidade, no nas nadegas, mas numa das cochas alternadamente" (20).
(20) Salvador Jos Corra Coelho Paulo, 1860.

O Presidente da Provncia, Zacarias de Goes, j estranhara sses costumes, o que consignou no seu .Relatrio de 1854: "0vasto ~ m c h o que serve-se a maioria dos habitantes, e de as largas e estrepitosas chilenas no eram artigos mais essenciais ao trajar dum homem do povo, do que a inseparvel cartucheira, a faca e as pistolas, j no digo e viajem pem las estradas ou em seus trabalhos de campo, mas em passeio cidade e (parece incrvel) at nos templos do Senhor!" (21).
rn

Em 1791, o Comandante dos Campos Gerais observava que as geraes mais novas encontraram estmulos (hoje, dirse-ia a sua forma de expresso) "atraidos daquele modo de ganhar, conduzindo tropas, servios de cavalosn, isto , participando, como uma atividade nomal e digna da sua categoria, nos negcios de empreender longas viagens, para comprar tropas de mulas no Rio Grande, invern-las nos Campos Gerais e vend-las em Sorocaba. "Passados alguns anos, continua o Comandante, a mesma multido de tropas diminuiu as vitalidades delas; mas a mocidade j acostumada daquela espcie de vadiao, a continuaram com muito pouco lucro"
(22).

No correr das primeiras dcadas do sculo XIX, a sociedade fundada nos latifndios dos Canipos Gerais, apresentava-se estabilizada, com a grande famlia residindo nas fazendas, base do trabalho escravo, e com a mocidade encontrando, nas atividades do tropeirismo, a sua forma de participago na oi'dem social. Nsse perodo tpico do scuIo XJX, a populao dos Campos Gerais assim se distnbuia, em toda a sua extenso: Existiam as cidades (ou vilas), Castro, Ponta Grossa, Palmeira e Lapa. Dos dados documentais ressalta que essas cidades, ou vilas, existiam em funo das fazendas de criao de gado e do movimento das tropas de muares que vinham do sul para So Paulo. Estavam todas localizadas na estrada das tropas. Tinham, por todas essas razes, duas espcies de populao uma permanente e outra ocasional, dependendo a primeira da segunda. Descrevendo Castro, em 1820, Saint-Hilaire diz: "trs ou
(21 (22)

- "Passeio Minha Terra" - S .

Relatrio do Presidente da Provncia, 1854. Carta do Coronel Loureno Ribeiro de Andrade ao Comandant e da Praa de Santos - citada por Romario Martins, i "Curin tiba de Outrora e de Hoje".

quatro negociantes, mulheres de vida irregular e alguns artifices constituiam tada a populao de Castrow (23). A populao ocasional indicada pelo viajante de 1844 : "Castro uma pequena cidade. .. os cidados moram pelas estncias de criar, pelo que as suas ciisas da cidade s se abrem aos domingos, dias santos ou de festas, tempo e que concorrem e m fazem-na regorgitar" (24). Dos componentes da populao permanente dessas cidades, a que mais se desenvolve, dando-lhes mesmo a caracterizao, a classe dos comercimtes, fornecedores das mercadorias para a populao ocasional e permanente, comercializao dos produtos da pequena lavoura das redondezas e, mais tarde, credores dos fazendeiros em decadncia.
Viajando de Antonina para Mato Grosso, o Tenente de Engenheiros, Epifnio Cndido de Souza Pitanga, descreve as cidades dos Campos Gerais em 1857: "O comrcio de Ponta Grossa distribuido por trinta casas, doze das quais so de fazendas e dezoito armazens de secos e mo~ados"(25).

S ilustrativa a descrio feita pelo Tenente Pitanga, e 1857, m nos Campos Gerais, ao longo da estrada que vai de Curitiba a Castro: Entra pelo "pequeno arraial de So Luis", composto de nove casas de palha e telha, com uxn pequeno arinazem de secos e molhados; tendo quarenta pessoas de todos os sexos e idades; pequenos ncleos de criao de gado vacum e

No tempo de Saht-Hilaire, todas as casas de Castro eram de pau a pique. Na Lapa as primeiras casas de "pedra e cal" foram construdas por volta de 1824. Em 1844 as casas de Palmeira, Ponta Grossa e Castro j eram de "pedra e cal", emboram fossem "edificios vulgares?' (26).
I

As familias fazendeiras que constituiam a parte socialmente mais importante dessas cidades, embora as habitassem

smente durante u m a pequena parte do ano, residindo mais em suas fazendas, eram a classe dominante, que exercia o poder poltico.

cavalar que no excedem a setecentas cabeas; plantao de milho e feijo". Mais distantes dsses arraiais, pequenas propriedades com casas de palha ou telha, "de morada habitual". Entre So Luis e Palmeira, Palmeira e Ponta Grossa, e Castro, e vizinhana com os arraiais e com os moradores m isolados, o viajante vai descrevendo grandes fazendas com grandes recursos : . .. h urna fazenda de criao, com p mar e grandes roas, chamada Papagaios Velhos. ..'' mais adiante, . . . a irnportante Fazenda do Alegrete, que grandes recursos pode ministrar de bois, cavalos e munio de boca. ..'' Pouco mais adiante, a Fazenda Cancela, com mais numerrio de gado cavalar. . .'', e depois . a Fazenda de criao chamada Capo das Antas, que pode fazer grmdes fornecimentos de carne, farinha, feijo e transportes at trezentas arrobas em carretas" (27). E muitas outras. Nas suas "Ligeiras Noticias sobre a Provincia do Paran", redigidas em 1875, dizia o Doutor. Jos Cndido Muricy que as maiores fortunas da Provncia estavam nos Campos Gerais (28). E eram detentores dessas fortunas, as famlias fazendeiras dos Campos Gerais, que constituiarn a classe dominante da Provncia. Toda a sua estrutura social e econmica, naturalmente, se compunha tendo como centro essa classe 'senhorial.
C&

44

44

rn rn m

dg.

No espao geogrfico entre as cidades, assentava-se uma {outra parte da populao, reunida em pequenos arraiais, compostos de algumas casas de morada e poucas de comrcio. Esses arraiais se alongavsun e pequenas propriedades, em m que seus habitantes plantavam milho e feijo e criavam algumas cabeas de gado vacum e mantinham alguns cavalos.
1

Durante o sculo XVffI, ela sofrera violentas restries ao seu poder por parte do Estado Colonial portugus, representado pelo Capito General. Quando veio a revoluo da Independncia, adotaria os seus princpios liberais que a viriam libertar do poder da Capitania.
Os ideais da poca da Independncia representavam para

123)

''Viagem a Comrca de Curitiba" (trad. de Carlos Costa Pe-

reira). (24) Salvador Jos Correa Coelho - obra citada. (25) Relatrio in Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro - tomo 26 - 1864 - p. 537 - 588. (26) Salvador J . C. Coelho - obra citada.

as classes dominantes do Brasil, u m a expectativa de retomada do poder, e no apenas uma separao do govmo por(27)

Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro tumo 26 - p. 537 - 588. (23) J. C. Murics - "Ligeiras Noticias sbre a Provncia do Paran" - Curitiba, 1875.

tugus. Como notou Ssrint-Hilaire, os ideais de liberalismo no Brasil despertaram a vontade de derrubar todos os poderes que se sobrepunham ao pequeno poder local. As Comarcas queriam separar-se das Provncias a que pertenciam e tornarem-se Provncias. As Cmaras Municipais procuravam retomar um poder que tinham tido antes do sculo XVIII, livrando-se do poder das Comarcas e das Provncias (29). Mas, principalmente, a velha classe dos senhores da terra adotou os princpios da revoluo liberal para retomar o poder que lhe tinha sido arrebatado pela organizao do Estado Colonial portugus do sculo XVIII.
Assim, u m dos aspectos mais profundos do revolucionarisrno brasileiro do sculo liberal, o fato de que um dos sentidos da revoluo est intimamente ligado luta pelo poder local, luta entre o Capito General e as famlias das camadas superiores locais, donas das terras e dos escravos.

Alcanada a Independncia, o localisrno do poder continua a luta em todo o Brasil. No Parm, cristaliza-se no movimento pela emancipao da Provncia. "Embora seja no seu inicio uma reivindicao da Cmara de Paranagu em seu beneficio e o movimento tenha explicao original na revivncia das liberdades locais espesinhadas pelos prepostos do centralismo portugus, a expanso da idia se fortifica com outros acontecimentos, at que a revoluo liberal de 1842 d-lhe o grande momento de efetivaow (30).
Obtida a emancipao da Provincia do Paran, em 1853, o poder local inteiramente restituido s classes superiores locais e, especialmente, ii classe dos fazendeiros dos Campos Gerais, que passam a exercer o poder poltico da Provncia, principalmente atravs da liderana das famlias fazendeiras dos Marcondes e dos Araujos. De fato, a liderana poltica exercida pelos fazendeiros se processa sob a forma de oligar-

gcios de invernagem. No rlltimo quartel do sculo XIX,com a desintegrao do sistema, acentia-se a decadncia daquela clsisse. A constante queda da produo das fazendas-e a perda dos mercados de So Paulo e Rio, constituiam talvez o seu primeiro fator, vindo depois o fim dos negcios de tropeirismo e de invernagem pelo aparecimento das estradas de ferro na zona do caf paulista. Concomitantemente a sses fatores, concorriam outros: tinha-se efetivado a completa ocupao das reas de campo, hnpedindo a colocao, no sistema, das novas geraes, fato sse que se correlaciona com a emigrao dos grupos familiares fazendeiros para as cidades, h procura de novos meios de vida. Mesmo a capacidade de produo das terras comprometia-se, cada vez mais, pelas sucessvas partilhas heredithrias, e dificultava a explorao econmica pelos mtodos ento usados. Todo um complexo de acontecimentos tinha j abatido, pela entrada no sculo XX, a preeminncia da classe dos fazendeiros, e as terras vem didas ou arrendadas, comeam a procurar outras destinaes, dentro de novas conjunturas que os fazendeiros no podiam enfrentar porque, entre outras razes, no contavam com capitais rnobilizveis para trabalhar suas terras de acordo com as novas situaes de mercado.
'

Esses capitais vo aparecer em mos de outros segmentos da sociedade, com outras motivaes econmicas. Alm dos uervateiros" que, desde data mais antiga, pela exportao, criaram o principal negcio sobre que se apoiavam os alicerces da economia da Provhcia, mas cuja base geogrfica no se encontrava nas comunidades dos Campos Gerais, surgiu a indstria da madeira. Com a extenso das estradas de ferro, possibilitando o transporte pesado para os portos de Paranagu e Antonina e para So Paulo, as serrarias de pinhttiro alastraram-se por todos os pontos onde existiam florestas de araucrias.
Os "madeireiros" no eram necessariamente donos das terras onde estavam os pinhais. Arrendavam-nas ou compravam apenas as rvores. E no eram, tambm, membros da velha classe dominante dos possuidores de terra. A indstria da madeira se inicia na dcada de 1880. "A indstria da madeira - esclarece Mrio J. Affonso da Costa, exige grandes capitais e depende de muitas circunstncias especiais para que os resultados correspondam a tantos esforos e cuidados. Desde a derrubada dos pinheiros at a entrega da madeira ao

quias.
Porm, agora, nas itirnas dcadas do sculo X I X , a situao era diferente daquela que presidira ao desenvolvhent o da criao de gado nas fazendas do Paran e caracterizavase uma crise que se manifestava pela deteriorao dos ne( 2 9 ) Saint

- Hilaire - ob. cit. 1951.

(30) B. P. Machado - "Sinopse da Hist. Regional do Paran"

Curitiba

consumidor, o negcio perigoso demandando sempre muita cautela e segurana em todas as operaes, nem sempre os lucros so certos e, muitas vzes, h& prejuizos" (31). O donos das terras dos Campos Gerais, t e m que se s compunham de campos limpos juntamente com matas de arucrias, vendiam, arrendavam ou negociavam os pinheiros. Assim, as fazendas de criao tomavam outra destinao, ou a elas se acrescentavaxn outras atividades. A serraria, diz Arthur Barthelrness, "forna uma concentrao populacional prpria chegando muitas vzes a cercar-se de uma vila residencial com dezenas e mesmo centenas de casas de operrios, em geral todas de um s tipo, que do ao conjunto um aspecto de padronizao acentuadamente montona. Estes ncleos residenciais, com amazens, clubes, farmcia, etc., tudo pertencente emprsa, so abastecidos em geral diretamente pelos mercados atacadistas metropolitanos onde a emprsa tem a sua sede, inteira revelia do comrcio das pequenas cidades regionais. A serraria no se integra na vida da regio, permanece nela como um corpo estranho at o dia e que, pelo esgotamento dos recursos flom restais locais, transferida para novo sitio, levando consigo as realizaes complementares" (32).
Colonizao recente

Vieram os alemes do Volga que foram distribuidos em colnias, pelos campos de Ponta Grossa, Palmeira e Lapa, de 1877 em diante.
I

A instalao dsses colonos nos Cmpos Gerais representava, por um dos seus aspectos, um episdio da desagregao da velha estrutura, que se tomara tradicional: os donos das fazendas se esforavam, aproveitando a oportunidade, por vender seus campos ao Govrno, para a colonizao. "As terras compradas pelo Govmo a fim de tnstalar os novos colonos foram, via de regra, antigas fazendas, e no constituiram um bloco fmico. Assim, cada uma das colnias estabelecidas

nos trs municpios, era composta por vrios ncleos coloniais dispersas e, por vzes, bastante distantes urn do outro", esclarece Altiva Pilatti Balhana que estudou o fracasso dessa prbneira colonizao europia nos campos Gerais (34). Em 1913, ainda restavam nicleos das colnias dos "russos" : Alegrete, Lago, Pugas, Papagaios Novos, Santa Quitria, Taquary, Guaraiina, Marienthal, Quero-Quero e outras.
O ruidoso fracasso da colonizao Mrussa"trouxe consigo o descrdito dos prprios Campos Gerais. A beleza paisagistica dsses campos entremeados de matas de araucrias, havia arrancado de Saint-Hilaire a expresso de que se tivesse existido paraiso terrestre, deveria ter sido nos Campos Ge-

Foi num dsses ambientes de mudanas econmicas e s e ciais da rea, que se resolveu introduzir a colonizao estrangeira, embora como continuao do programa de colonizao

que se estava aplicando na regi50 ccuriibana. "As autoridades alimentavam esperana de que o sistema agrcola dissociado da criao, que caracterizava a estrutura agrria paranaense, fsse rnodif icada pelos imigrantes europeus portadores de outra tradio rural'?, diz Altiva Pilatti Balhana (33).
--

(31)

Mrio J. Affonso da Costa - ggParan contribuio para o estudo do comrcio e das indstrias do Estado" Rio de Janeiro - 1913. (32) Contribuio para o estudo de alguns problemas de geografia

rais. Essa frase, criada pelo botnico francs, era continuamente repetida pelo povo e pelos documentos oficiais. Agora, porm, pelos princpios do sculo XX, o fracasso dos "russos" fazia inverter o estereotipo, como o explica Altiva Pilatti Balhana: "O curioso 6 que a condenao (dos imigrantes por uma corrente de opinio) tornou-se extensiva aos Campos Gerais. O "paradis terrestre" de Saint-Hilaire, a partir dsse cometimento mal sucedido, foi considerado imprprio para qualquer atividade agrcola e, portanto, para a colonizao. Generalizada a opinio de que aqules campos no comportavam outra atividade alm da tradicional explorao pastoril, intensificou-se a procura de terras de matas para a agricultura".
Mas se fracassaram na agricultura, os urussos", que permaneceram, entrosaram-se na estrutura econmica, por outros meios. Criaram um sistema de transportes, que foi du(34)

econmica do Estado do Paran, como rea integrante da Bacia do Paran - Uruguai (mimeografado) Curitiba, 1954. (33) "Mudana na Estrutura Agrria dos Campos Gerais" - Boletim da Universidade do Paran - Departamento de Histria, n." 3 - junho de 1963-p. 36.

ob. cit. p. 41.

rante muito tempo u m elemento funcional na economia do mate. "Esse fato -de grande significao, pois, smente participando do comrcio do mate que les encontrariam uma atividade capaz de garantir a sua sobrevivncia e prosperidade. Para isto foi, portanto, necessria a sua integrao na conjuntura econmica do momento paranaense que estava fundamentada na explorao do mate" (35) . Esse sistema de transporte consistia e carroes puxam dos por muitos cavalos que, e -caravanas tpicas na paisam gem anterior i paisagem do caminho, percorriam todas as i estradas do Paran. "As estradas passaram ento a pertencer s carroas, diz Arthur Barthelmess, que e caravanas- de dez ou mais se m deslocavam ruidosamente durante o dia, ao tilintar de guizos e estalar de chicotes, para se aglomerarem, ao anoitecer, e m tomo de algum lugar de pouso, que os havia inirneros ao longo das estradas. No pouso existia sempre uma casa de negcio pronta a fornecer o milho, a palha picada e o feno e se encontrava invarivelmente um potreiro bem cercado para guardar as alimarias durante as horas de descanso. O primeiro carroceiro que chegava acendia a fgueira qual se associavam os demais trazendo cada qual a sua contribuio de lenha sca, juntada alhures pelo caminho. Cada um possuia o seu trem de cozinha e preparava a prpria comida numa beirada da fogueira comum, enquanto corriam na roda, sucessivas cuiadas de chimarro, moda da terra. Nunca se observou, porm, nos pousos ou nas sesteadas dos carroceiros, nem a msica, nem o canto. O binrnio mate-carroa dominou a economia dos planaltos paranaenses at a dcada de 1930, quando ambos os seus elementos se eclipsaram quase ao mesmo tempo, entrando a erva em colapso por causa da produo argentina e cedendo lugar a carroa aos veculos motorizados que passaram a dominar" (36). A eficincia dsse tipo de transporte est bem expressa na reclamao da Estrada de Ferro, manifestada, em -1913, por Mrio J. Affonso da Costa, pelo fato de "os russos terem feito e ainda hoje fazerem concurrncia As vias frreas" (37).
9 (35) ob. cit. p 40. . (36) Barthelmess, Arthur - Contribuio para o estudo de alguns problemas da Geografia Econmica do Paran, (mimeografado), Curitiba, 1954, p. 38. (37) Mario S. Affonso da Costa, ob. cit.

Mas no apenas nos transportes ficaram os ~russos'. e Dsenvolveram o comrcio das "vendasw de beira de estrada, que compravam a erva e os produtos agricolas dos pequenos produtores, em geral caboclos, e os revendiam para o com& cio das cidades. Por meio dessas atividades incorporaram-se s classes dominantes das cidades, mais tarde, como grandes

comerciantes. Enquanto todos sses elementos estavam sendo introduzidos na estrutura econmica e social dos Campos Gerais, a antiga classe dominante passava por profundas transformaes e tentativas de readaptao. Grandes fazendeiros, e latifunditirios do perodo provincial, membros da elite poltica do perodo monrquico e seus descendentes, abandonavam a terra e dirigiam-se para outras atividades. interessante, neste ponto, como um documento significativo, o inventrio do Conselheiro Jesuino Marcondes, processado em 1904. O Conselheiro era de uma famlia de fazendeiros e de tropeiros dos ureos tempos dessas atividades. Na descrio dos bens inventariados, o que chama desde logo a ateno a insignificncia dos imveis rurais. Rebento de uma notvel famlia dos Campos Gerais, lider poltico provincial, o Conselheiro, nos fins do sculo XIX, no possuia mais terras, abandonara a tradio da famlia, no era mais fazendeiro. Sua renda provinha de investimentos em ttulos
da divida pblica (38).

No correr das primeiras dcadas do sculo XX, a pr* duco das fazendas diminuia constantemente, empobrecendo os fazendeiros. O Govrno do Estado procurava deter a deca3

dbncia, promulgando leis que proibiam a matana indiscriminada de vacas, criando postos experimentais de forrageiras, tudo, porm, intilmente. As fazendas se despovoavam. Em 1908, numa tentativa de repovoamento dos campos, O Govrno cogitou da "abertura de uma estrada ordinria, que dirigindo-se ao sul do Mato Grosso, permitisse a saida do gado ali abundante, para os campos do Paran'' (39), de onde se
(38) Autos de inventrio dos bens deixados por falecimento do Exmo. S . Conselheiro Jesuino Marcondes dPOliveirae Sa r 1904

Palmeira. (39) Mensagens do Presidente do Estado ao Congresso Estadual 1908 e 1922.

esperava a importao de vinte ml vacas. Mas, em 1917, o Govrno ainda esperava resolver "o meio de comunicao no rio Parana para o trmporte do gado do vizinho Estado de Mato Grossop~ (40). Na Mensagem de 1918 dizia o Presidente do no se tem verificado o aumento da produo Estado: de gado vacum devido a grande procura dos mercados consumidores e preo elevado dos produtos, o que muito vai sacrificando essa indstria, pois os industriais atraidos pelos lucros, vo dispondo at de vacas, se esquecendo do dia de amam.hw . Pela estrada Guarapuava-Artmas-Sete Quedas . j tem sido importado de Mato Grosso algumas centenas de cabeas de gado vacum" (41). Em 1923 foram importadas 3.150 vacas, em 1924 a importao atingiu a 7.190, e esperava-se, para 1926, a importao de 9.660, provenientes de Mato Grosso (42).
* r i

Na Mensagem de 1906, o Presidente inforxnava que a Fstrada de Ferro So Paulo'- Rio Grande estava atingindo-.Jaguariaiva e que dai partiria .um ramal demandando regies do Cinzas e doParanapanema, e manifestava a esperana de que, em breve tempo, o caf paranaense pudesse ser exportado por Paranagu. "Pelas distncias e dificuldades de comunicao com o centro do Estado dizia a Mensagem esto a populao e o comrcio dessa riquissima zona subordinados quase que a So Paulo, pelas comodidades que ihes oferece a facilidade de transporte para ali. - H positiva necessidade de conjurar isso, construindo estradas, e assim ter-se- incorporado riqueza do Estado, toda a fertil produo da

D qualquer forma, no se reconstituiu uma situao coe mo aquela em que se havia apoiado a antiga sociedade rural. Os Campos Gerais tinham sido rea predominante na estrutura econmica e social do perodo provincial. Essa estrutura que se estava desagregando. Outras regies do Estado estavam iniciando a sua ascenso dentro de novas estruturas que comeavam a se formar. J, e 1894, o Presidente do Estado alertava o Congresso m Estadual, depois de informar que os paulistas e mineiros tinham iniciado plantaes de caf na rea que hoje se denomina "Norte pioneiro", sbre a necessidade de ocupar-se sse territrio : "0povoamento das f ertilssimas regies do imenso serto Oeste do Estado assunto que deve ocupar a vossa ateno, pois que 1 que h de desenvolver-se a agricultura, e especialmente a grande lavoura do caf, j iniciada com tlmos resultados nos vales dos rios Paranapanema, CJnzas
A medida que o Norte do Estado ia formando-se, os Campos Gerais iam passando para um segundo plano, na administrao estadual,
(40) (41) (42) (43)

Enquanto &se processo administrativo se desenvolvia, e desenvolvia-se tambm o processo de mudanas na estrutura social e econmica dos Campos Gerais, outro acontecimento de maior relevncia histrica se iniciava na dcada de 1920. Na Mensagem de 1922, o Presidente do Estado informava: "Mais de quinhentas familias oriundas do Rio Grande do Sul e Estados lirnitrofes, tm se estabelecido neste u l t h o s tempos e terras do nosso Estado, principalmente nos Munim cpios de Palmas, Fz do Iguass. .. (45).
?'

Comeara outro processo de deslocamento de populaes em direo iis terras do Paran. O riograndenses do sul, exs pelidos pelo rninifndio, de suas terras agrcolas, iniciavam a ocupao das terras do Sudoeste e do Oeste do Paran, com as suas riquissimas lavouras de cereais, e criava-se, para o Estado do Paran, mais um problema de integrao daquelas tireas a economia paranaense. Problema que se coloca nos dias de hoje.

Mensagens, idem, 1917. Mensagem, idem, - 1918. Mensagem, idem, 1925. Mensagem, idem, - 1894.

Como nos tempos do tropeirismo, os Campos Gerais transformaram-se novamente e "zona de passagem", agora pasm sagem em direes diferentes. O ltimo movimento de expanso das populaes dos Campos Gerais foi feito na direo do Tibagi. A nordeste dessa cidade passa-se da regio dos campos para a zona mista de matas e campos, e logo mais sobe-se a escarpa do segundo para o terceiro planalto das matas tropicais. Tibagi foi "a par(44) (45)

Mensagem, idem, - 1908. Mensagem, idem, - 1922.

tir da segunda dcada dste sculo, etapa principal de uma pequena regio pioneira. Em 1926, a frente pioneira estava em Ortigueira, Lageado Bonito, Caet e So Jernixno. Faxn , antigamente chamado Faxina1 de So Sebastio, era ia um posto avanado dessa frente, fundada e 1920. Em Monm te Alegre j existia, no ano de 1926, um latifUndio. Tibagi tinha, ento, a s maiores vendas dos Campos Gerais paranaenses, depois de Ponta Grossa. Ela exercia funo de centro de minerao e de lugar de baleao nos transportes. De Ponta Grossa a Tibagi, podia-se viajar de automovel; de 16 para Ortigueira, ia-se de carroa, e, dai em diante, para o serto, partiam de Tibagi tropas que chegavam at o Faxinal. .. S em 1929 comearam a transitar caminhes at Ortigueira, ento denominada Queimadas. A frente pioneira era formada pelos "safristasm (criadores de porcos), que nos legaram a atual ghost landscape. Por essa altura, a frente pioneira paralizou-se . Houve duas razes principais que concorreram para u m a drenagem humana que a deteve: o avano de u m a nova frente pioneira muito mais importante no Norte do Paran, a partir de Londrina, em 1932, e a constituio da indstria de papel e celulose Hlabin S. A., de Monte Alegre, em 1935. Tibagi permaneceu, assim, uma cidade estagnadaw (46).

grande problema do Paran o aproveitamento dos campos. A rea total do Estado regula e 200.000 krns. .quadrados, m Desta rea, 33.000 Inns. quadrados, ou sejam, 16% so ocupados por campos naturais" (47).

Nos dias atuais encerrou-se a possibilidade de expanses populacionais para ocupao de reas novas no Parana. Todo o territrio do Estado j est ocupado. As zonas agricoIas fornadas nos terrenos das antigas florestas, isto , o Norte, o Oeste e o Sudoeste do Paran, com suas popula6f% pioneiras, seguem o seu desenvolvimento como que natural, prprio da evoluo da agricultura brasileira.
Nas terras de campo, onde se desenvolveram estruturas histricas que se desagregaram ou esto desagregando-se, e onde se criaram motivaes que se esgotaram ou esto esgotando-se, que os problemas humanos, sociais e econmicos se apresentam com aspectos diferentes, que no podem mais se resumir na simples continuidade histrica.

Entre as solues que se encarninhararn, conta-se a da imigrao estrangeira, que, de um modo geral, pode ser dividida em duas fases: a das 'colnias~ poderia ser chamada que de tipo campons; e das "colnias" de tipo capitalista que se d e s e ~ v o l v e ~ fornaes cooperativistas . e que, ainda, esem to vivendo a sua experincia, como as dos holandeses, dos menonitas, dos japoneses. O sistema de colonizao estrangeira no Paran, desde o tempo da Provncia, pretendia estabelecer no Estado uma "civiliza~" camponesa, maneira da Europa. Formavam-se colnias com distribuio de terras para a agricultura, no regime das pequenas propriedades agrupadas ao redor de .uma aldeia, visando o abastecimento das cidades. Os colonos, que eram camponeses europeus, deveriam aqui desenvolver a mesma atividade que exerciam em seus pases de origem, com as mesmas tcnicas. Sabe-se, hoje, porm, que,inserindo-se num contexto diferente, &se tipo d e "civilizao" camponesa que se almejava, no vingou. Embora tenham sses colonos exercido uma influncia marcante no meio social paranaense, de modo, mesmo. a alterax profundamente a velha tradio brasileira, O fat que esss comunidades se adaptaram a um nivel social e econmico existente, e por meio de processos aculturativos se integraram nas estruturas tradicionais.
w

O gegrafo Orlando Valverde, percorrendo o Paran, em 1957,com a comisso de gegrafos do XVIII Congresso Internacional de Geografia, percebeu com lucidez a situao: "0
-

(46)

Orlando Valverde "Planalto Meridional do Brasil" 1957 p. 194-7.

- Rio -

Acresce que durante todo o perodo da implantao e desenvo1vimento daquelas comunidades, a seu respeito os estudiosos brasileiros criaram uma certa imagem, que pode ser representada pela expresso aplicada cultura luso-brasileira de "uma cultura ameaada"; que a ideologia que alimentava a "intelligentsia" nacional a respeito da imigrao era de que os imigrantes deveriam assimilar-se completamente, culturalmente falando, &s configuraes tradicionais do Brasil. Em consonncia com essas idias, a maior parte dos estudos sobre imigrao, no Brasil, so estudos de acuE turao,
(47)

Orlando Valverde, ob. cit.

+Aquelas imagens,.porm, desapareceram, .Com o crescimento do rtmo do desenvolvimento econmico planejado ds. _ . tes iutimos anos, no problema essencial para a ideologia nacional a conservao de uma cultura monoltica, e o mosaco cultural brasileiro no representa mais ameaa. A prpria poltica brasileira visa & transformao estrutural dos velhos ncleos da nacionalidade, no sentido da sua modernizao. Agora, em consonncia com as diretrizes dominantes da ideologia do desenvolvimento, que visa a integrao econmica da nao, os estudos sobre a populao brasileira tendem a assentar-se sbre sses problemas de integrao, no sentido de remover as instituies que se constituem obstculos ou resistncias ao desenvolvimento econmico, entendido como um fenmeno global.
..
,

Assim, a problemtica relevante no mais a questo da aculturao de imigrantes, mas o processo pelo qual les se inserem dentro do prprio processo da integrao nacional. Fazenda Cancela

que, nesta fase, se instalaram nos Campos Gerais, adquiriram a fazenda Cancela, a u m criador de gado. Esta Fazenda, na histria da sua forrnao, representa bem urna das etapas da evoluo social rural dos Campos Gerais. No foi uma propriedade que, desde suas origens no sculo XVIII, tivesse passado irateiria de gerao em gerao. Era uma propriedade reconstituida. O fazendeiro Roberto Glasser comprou-a aos pedaos e e tempos diferentes, no dem correr de 22 anos, isto , de 1921 a 1943. Sua extenso final e total era de 3.850 alqueires, compondo-se de reas desmembradas de grandes fazendas tradicionais, pelo sistema legal da sucesso hereditria acompanhada da disperso da famlia fazendeira tradicional. Os nomes das suas invernadas esto a indicar que eram partes desgarradas de outras fazendas de criao dos Campos Gerais, que eram formadas de unidades de campo, com denominao prpria: Cancela, Sumaca, Ruico do Salto, Curral Novo, Curral Novo de Baixo, Caxamb, Sono, Desbarrancado, Alegrete, Cupim. . .,algumas delas com centenas de alqueires de extenso. A sede encontrava-se na invernada da Cancela que dava
Os menonitas

'i*.

.C

o nome geral da Fazenda. Ali havia, quando adquirida por Hoberto Glasser, uma casa de residncia, feita de adobe, atestando que fara, desde h muito, sede de uma fazenda. O novo proprietrio construiu junto, e continuando, uma nova ala da residncia, feita de madeira de pinho, de dois pavimentos, a moda das casas de madeira construdas no Paran, depois da fundao de serrarias que exploravam as florestas de

araucria.

Segundo a maneira tradicional, as instalaes aglomeravam-se ao redor da casa senhorial: Uma construo de madeira como alojamento dos empregados, as mangueiras (currais), as estrebarias, o galinheiro, o chiqueiro, os potreiros e, mais recentemente, uma garagem.
Esse conjunto foi levantado nas proximidades de dois riachos, o Cancela e o Sono, que serviam de fonte para a gua que se usava na Fazenda, e onde foi instalado um carneiro
hidrulico.

O proprietrio, porm, residia em Curitiba, mantendo na Fazenda um capataz que, sob as suas ordens, administrava todo o servio. Nsses campos, os menonitas fundaram a colnia Nova Witmarsum.

You might also like