You are on page 1of 6

Resumo: Iluminismo, Ilustrao ou Sculo da Luzes (Sculo XVII e XVIII).

O Iluminismo foi uma filosofia que combatia o Antigo Regime ( Absolutismo e Mercantilismo), e pregava a liberdade econmica, a liberdade poltica e a igualdade jurdica. Seus ideais conquistaram principalmente a burguesia e influenciaram importantes acontecimentos como a independncia dos Estados Unidos, a Revoluo Francesa, e no Brasil, a inconfidncia Mineira e a Conjurao dos Alfaiates. Os filsofos iluministas foram influenciados pelo renascimento, pois os pensadores renascentistas valorizavam a razo, a experimentao, observao e a investigao na produo do conhecimento. Assim baseado nas concepes de Ren Descartes, ou nas descobertas do fsico Isaac Newton, os iluministas negavam que a natureza era regida por Deus. Para eles, as foras da natureza eram regidas por leis fsicas. Os iluministas valorizavam as cincias e combatiam o fanatismo e as crenas religiosas.

1.Principais Caractersticas do Iluminismo: Racionalismo Liberdade Anticlericalismo. importante lembrar que a oposio ao clero se dava, pois a igreja sustentava o poder absoluto dos reis, e que era negado pelos iluministas.

2. Principais representantes do Liberalismo Poltico.

Voltaire: Combatia a ignorncia, a supertio e, o fanatismo religioso. Teceu duras crticas ao clero religioso. Montesquieu: Escreveu o O Esprito das Leis. Nesse livro, o pensador criticou a monarquia absolutista e defendeu a tripartio dos poderes: Executivo, Legislativo e judicirio. Rousseau: Pregava que a propriedade privada era a razo das desigualdades sociais. Escreveu a obra O Contrato Social, no qual defendeu uma sociedade democrtica, baseada na igualdade entre os indivduos e no respeito ao que chamava de vontade geral. Diderot e DAlembert: Foram os responsveis pela Enciclopdia, obra na qual reuniram o conhecimento produzido no perodo. 3. Liberalismo Econmico:

Os iluministas condenavam a interveno do Estado na economia. Pregavam a liberdade econmica e a formao de um mercado livre. Para os iluministas a interveno do Estado na economia limitava o desenvolvimento das atividades econmicas. Os primeiros economistas a adotar essas idias foram os fisiocratas (governo da natureza). Dentre os principais fisiocratas podemos destacar Quesnay e Gournay ( laissez faire, laissez passer: deixai fazer, deixai passar.) Outro economista que foi fortemente influenciado pelas idias iluministas foi Adam Smith, que escreveu A Riqueza das Naes. Nessa obra, Smith defendeu que o trabalho era a base de toda a riqueza. O economista ainda era favorvel ao trabalho livre, assalariado e contrario ao protecionismo, ao sistema colonial e a excessiva interveno do Estado na economia.

4.Despotismo Esclarecido. Com o crescimento das idias absolutistas, muitos reis passaram a governar adotando os princpios dos iluministas. Contudo, esses reis continuaram a ser centralizadores, e no abandonaram totalmente as prticas mercantilistas. O despotismo foi adotado nos pases da Europa Oriental, Portugal e na Espanha. Por exemplo, em Portugal, o representante do despotismo foi o Marques de Pombal.

Resumo: A Revoluo Francesa (1789) 1.A Frana antes da Revoluo: No final do sculo XVIII, a economia francesa ainda era essencialmente agrcola, e 80% da sua populao residia no campo. Em 1778, uma profunda crise econmica se abateu sobre os franceses. A crise econmica estava relacionada aos gastos do governo francs com guerras (Guerra dos Sete Anos, Guerra da Independncia dos Estados Unidos), com a extensa burocracia, e aos gastos da corte do rei Luis XVI. Alm disso, neste ano, os franceses enfrentaram um violento inverno, que destruiu as plantaes, acarretando o aumento dos preos dos alimentos, e, portanto, agravando mais ainda a fome e, a misria do povo francs. Nesse perodo, a sociedade francesa era estamental, isto , dividida em estados ou ordem. Vejamos a seguir como a sociedade estava organizada: 1 Estado ou Ordem: composta pelo clero. 2 Estado ou Ordem: composta pela nobreza.

3 Estado ou Ordem: composta pela burguesia, pelos sans cullotes (trabalhadores urbanos, desempregados, os miserveis de Paris.), e pelos camponeses. A burguesia no era um grupo social homogneo, mas estava organizada em alta (banqueiros, donos de manufaturas), media (profissionais liberais) e baixa burguesia (artesos, pequenos comerciantes). O clero e a nobreza possuam muitos privilgios e, no pagavam impostos ao governo francs. Eram proprietrios de terras no campo, exploravam os camponeses, cobrando impostos feudais, como a talha e a corvia. Na verdade, o pagamento dos impostos na Frana recaia somente ao Terceiro Estado, era a burguesia e o povo que sustentava as guerras e o luxo de Luis XVI. Essa situao provocou muitos descontentamentos entre os elementos do Terceiro Estado, principalmente a burguesia, que inspirada nos princpios do iluminismo, desejava romper com o absolutismo de Luis XVI. Muitas tentativas foram realizadas para contornar a crise financeira, contudo os ministros do rei no conseguiram alterar a situao econmica. Os ministros Turgot, Necker, Callone, Brienne defendiam que a soluo para a crise econmica era a cobrana dos impostos do clero e da nobreza. Diante dessa situao, Luis XVI resolveu convocar a Assemblia dos Estados Gerais com o objetivo de resolver a crise francesa. Os Estados Gerais era uma espcie de parlamento formado por representantes do Primeiro, Segundo e Terceiro Estado, que no se reunia desde 1614. 2. O Inicio da Revoluo. Na reunio dos Estados Gerais realizada no Palcio de Versalhes, surgiu entre os representantes do Primeiro, Segundo e Terceiro Estado, um impasse; a votao. O clero e a nobreza queriam que os votos fossem contados por ordem; j o Terceiro Estado defendia que os votos deveriam ser contados por cabea.Se a opo fosse o voto por ordem, o clero e a nobreza votariam juntos e nada mudaria, mas se fosse por cabea, como o Terceiro Estado tinha mais representantes, sairia vitorioso da Assemblia dos Estados Gerais. As discusses se prolongaram por um ms, e nada foi resolvido. O Terceiro Estado composto principalmente por elementos da burguesia resolveu separar-se dos Estados Gerais, e formar uma Assemblia Constituinte para dar a Frana uma constituio, e ao mesmo tempo extinguir os privilgios do clero e da nobreza. Enquanto a Assemblia se mantinha reunida em Versalhes, o povo se agitava pelas ruas de Paris. A populao queria defender a Assemblia Constituinte de uma possvel agresso feita pelos soldados do rei.

Desta maneira, em 14 de julho de 1789, o povo tomou a priso da Bastilha em busca de armas e munies. A Bastilha representava o absolutismo, a opresso de Luis XVI. Iniciava-se assim a Revoluo Francesa. A notcia das revoltas populares que aconteciam pelas ruas de Paris chegou ao campo, e com isso, os camponeses aderiram revolta atacando as propriedades da nobreza. A Frana, em conseqncia das revoltas populares, vivia um perodo chamado de Grande Medo. Em virtude destes acontecimentos, muitos nobres e padres atemorizados resolveram a abandonar a Frana, refugiando-se em pases vizinhos. O Terceiro Estado reunido na Assemblia Constituinte resolveu abolir os resqucios feudais (talha e corvia) e aprovar a Declarao dos homens e dos Cidados. Esse documento se baseava nos ideais iluministas, e estabeleceu a liberdade de expresso, a igualdade entre os cidados perante a lei e defendeu a propriedade privada. A seguir, a Assemblia aprovou a Constituio Civil do Clero, na qual os bens do clero foram confiscados e os padres passaram a ser funcionrios do governo. Luis XVI resolveu fugir da Frana, contudo, nas proximidades da cidade de Varennes foi reconhecido e preso, sendo conduzido para a cidade de Paris. Em 1791, a Assemblia Constituinte aprovou uma nova Constituio que instituiu na Frana uma Monarquia Constitucional. Assim cabia a Luis XVI somente o poder executivo, enquanto o poder legislativo seria exercido pela Assemblia e o Judicirio por juzes eleitos. Desta forma chegava ao fim a monarquia absolutista de Lus XVI. Luis XVI e Maria Antonieta passaram a conspirar contra a revoluo. A Inglaterra, Portugal, Espanha, a Astria, Prssia e Rssia formaram a Primeira Coaliso, declarando guerra a Frana. A Assemblia mandou prender Luis XVI e a rainha,pois desconfiava que eles conspiravam contra a revoluo. Com a priso do rei, a Assemblia realiza uma eleio para escolher os deputados que formariam a Conveno. 3. A Conveno. A Conveno decidiu proclamar uma repblica na Frana, modificou o Calendrio, e se organizou em partidos; os girondinos, jacobinos e o Pntano ou Plancie. Os girondinos eram os representantes da rica burguesia, os jacobinos da pequena burguesia e sans cullotes, enquanto o Pntano, por elementos da burguesia que mantinham uma neutralidade e se jogava entre os girondinos e os jacobinos. Entretanto, a disputa pelo poder se dava entre os girondinos e os jacobinos.

Em 1793, os jacobinos liderados por Robespierre deram um golpe, assumiram o poder e passaram a governar a Frana. 4. O Perodo do Terror Com a subida de Robespierre ao poder, ocorreu a radicalizao da Revoluo. Muitas pessoas foram guilhotinadas, pois foram acusadas de trair a revoluo. Muitos nobres e padres morreram na guilhotina, e at mesmo jacobinos que no concordavam com o encaminhamento da revoluo, como o jacobino Danton. Para administrar a Frana, e cuidar da poltica externa foi criado o Comit de Salvao Pblica, e para julgar os suspeitos de traio, o Tribunal Revolucionrio. Em 1794, os girondinos derrubaram os jacobinos do poder. Era a Reao Termidoriana. Os jacobinos foram perseguidos, e a morte de Robespierre na guilhotina, encerrou o Perodo do Terror. Com a mudana poltica, uma nova Constituio foi aprovada na Frana. 4.O Diretrio Com a nova constituio iniciou-se a fase do Diretrio. A Frana passou a ser governada por cinco diretores, que representavam os interesses da rica burguesia. Era o momento de finalizar a revoluo. No entanto, a crise econmica continuava, a inflao era alta e a corrupo tomava vrios setores do governo. No Campo, eclodiu varias revoltas, como por exemplo, a Conspirao dos Iguais, liderada por Graco Babeuf. Os rebeldes reivindicavam terra e a desejavam derrubar a burguesia do poder. A revolta camponesa foi reprimida pelo Diretrio e Graco Babeuf foi levado a guilhotina. Em meio a crise, os lideres burgueses recorreram a Napoleo Bonaparte, que atravs de um golpe (19 do Brumrio), em 1799 derrubou o Diretrio, e subiu ao poder. Napoleo tornou-se Cnsul, posteriormente imperador dos franceses, governava a servio da burguesia francesa. A Revoluo Francesa assinalou o fim da Idade Moderna e o incio da Idade Contempornea, eliminou os vestgios feudais e o Antigo Regime acelerando o capitalismo na Frana.

You might also like