You are on page 1of 12

MANUAL DE ORIENTAO PARA ELABORAO DE PROJETOS TURSTICOS

Curitiba 2004

GOVERNO DO ESTADO DO PARAN

Governador Roberto Requio

Vice-governador Orlando Pessuti

SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO

Secretrio Cludio Rorato

Diretor Geral Airton Jos de Jesus

Presidente da Paran Turismo Jorge Rosas Demiate

Superintendente da Ecoparan Ogier Buchi

Diretor-Presidente do Centro de Convenes de Curitiba Ogier Buchi

Curitiba 2004

APRESENTAO

O presente Manual de Orientao para Elaborao de Projetos um mecanismo institucional que visa agilizar os procedimentos para estruturao e apresentao de projetos tcnicos que solicitam apoio da Secretaria de Estado do Turismo SETU e suas vinculadas e/ou do Ministrio do Turismo e homologao do Conselho Consultivo de Turismo do Paran. As orientaes aqui contidas contemplam procedimentos e contedos tcnicos para a elaborao de projetos em consonncia com as reas Estratgicas da Poltica Estadual de Turismo, com o propsito de estabelecer parmetros que permitam uma melhor anlise tcnica das propostas a serem apresentadas pelas empresas do trade turstico, entidades de classe e Prefeituras Municipais, proporcionando nivelamento das informaes, com foco nas especificidades dos projetos alinhados s propostas institucionais do Estado, resguardando o desenvolvimento social e econmico do Turismo nos ncleos receptores.

Cludio Rorato Secretrio de Estado do Turismo

INTRODUO

Planejar estabelecer um cenrio futuro e executar as aes necessrias a sua concretizao. Um correto planejamento permite que os riscos sejam minimizados, os investimentos distribudos de maneira correta e as metas e diretrizes sejam alcanadas. Um bom planejamento deve propiciar uma viso clara dos objetivos propostos e da viabilidade da proposta. Dentro desse propsito, a SETU, preocupando-se com o desenvolvimento turstico do municpio e da regio no qual se insere, e, tendo em vista a sustentabilidade dos empreendimentos tursticos, prope o presente Manual de Orientao para Elaborao de Projetos Tursticos, composto de um Formulrio Modelo, no qual seguem os itens considerados necessrios ao planejamento de um projeto do setor turstico. Os itens propostos remetem s informaes fundamentais para anlise do Projeto e devem estar fundamentalmente pautados de forma racional e organizada. As informaes solicitadas no Formulrio Modelo encontram-se agrupadas da seguinte forma: Introduo (contendo o ttulo; a identificao do proponente; a descrio; a rea estratgica do projeto dentro da Poltica Estadual de Turismo; a justificativa e os objetivos). Desenvolvimento (contendo a definio das metas; os recursos necessrios; as etapas de execuo; as entidades envolvidas e o pblico-alvo). Concluso (contendo os instrumentos de acompanhamento e monitoramento e os resultados esperados). Na Introduo, o ttulo do projeto deve estar em sintonia com as proposies feitas, os objetivos propostos, os resultados pretendidos e a rea estratgica da Poltica Estadual de Turismo qual se vincula. O desenvolvimento deve demonstrar como as aes do projeto em questo sero executadas, quais as entidades envolvidas, o pblicoalvo, deixando claro as etapas cronolgicas e os custos. Na Concluso deve-se esclarecer os resultados pretendidos e o processo de monitoria proposto. Destaca-se que as aes propostas devero estar em consonncia com o processo de desenvolvimento municipal e/ou regional, ou seja, no devero apresentar-se de forma isolada, mas sim de acordo com o contexto no qual o projeto estar inserido,

garantindo sinergia entre o que j executado, o que se prope e a disperso de esforos e recursos. FORMULRIO MODELO PARA ELABORAO DO PROJETO 1. TTULO DO PROJETO Definir de forma objetiva e clara o ttulo que receber o projeto. 2. IDENTIFICAO DO PROPONENTE E RESPONSVEIS PELO PROJETO (at 8 linhas) Identificar a entidade proponente e os respectivos responsveis no mnimo dois, um titular e seu suplente pela conduo do projeto. Solicita-se que, preferencialmente, o titular responsvel seja profissional da rea do turismo. Os responsveis devem ter todas as informaes referentes ao projeto, pois sero as pessoas que intermediaro a comunicao entre SETU e a entidade proponente. Dados propostos: ENTIDADE PROPONENTE Nome da Entidade: Razo Social: CNPJ: Endereo da entidade: Nome do responsvel pela entidade: E-mail: Telefone: ( ) Celular: ( ) RESPONSVEIS PELO PROJETO NA ENTIDADE Nome: E-mail: Endereo Comercial: Telefone: ( ) Celular: ( ) Nome do suplente: E-mail: Endereo Comercial: Telefone: ( ) Celular: ( ) 3. INTRODUO (at 15 linhas) A introduo deve ser descrita de forma objetiva com base no contedo do que apresentado. Tem como funo dar uma viso clara e simples do projeto.

4. JUSTIFICATIVA (at 30 linhas)

Descrever a contribuio que o projeto proposto representa para a soluo de problemas existentes. De forma objetiva, deve ser descrito um diagnstico ordenando os dados e elementos que possibilitam traar o panorama da situao atual e tambm projetar a imagem futura desejada. Preferencialmente, a justificativa deve ser referendada por nmeros, indicadores e fatos, os quais evidenciam o problema a ser resolvido. Dever tambm exemplificar o motivo da soluo proposta no projeto ser considerada a mais vivel, convencer da importncia de sua implantao e do alcance dos resultados propostos. fundamental destacar o fato do projeto integrar as aes do municpio, ou seja, dever envolver-se no processo de desenvolvimento municipal e no ser uma ao isolada. 5. REA ESTRATGICA Com base no documento Poltica Estadual de Turismo 2003-2007, (disponvel no site www.pr.gov.br/setu, ou em contato direto com a SETU), descrever e justificar em qual das reas Estratgicas da Poltica Estadual de Turismo, enquadra-se o projeto proposto. As reas Estratgicas so: Gesto Pblica e Articulao Institucional para o Turismo; Envolvimento da Sociedade com o Turismo; Municipalizao e Regionalizao do Turismo; Qualidade do Produto Turstico; Estatsticas do Turismo; Proteo ao Patrimnio Natural/Histrico/Cultural; Financiamentos e Investimentos; Promoo e Divulgao do Produto Turstico Paranaense.

6. DEFINIO DOS OBJETIVOS (at 15 linhas) Esses so divididos em dois tpicos: 6.1. Objetivo Geral: Os projetos so propostos para promover a mudana. Deve-se indicar de forma sinttica o objetivo geral do projeto, ou seja, a situao final pretendida. 6.2. Objetivo Especfico: Devem ser descritos quais fatores decorrem da implantao do projeto e sofrem alguma interferncia positiva. Esses fatores podem ser socioculturais, econmicos, ecolgicos, entre outros.

7. DEFINIO E QUANTIFICAO DAS METAS A SEREM ATINGIDAS (at 12 linhas)

Consiste em relacionar as metas previstas tendo em vista os objetivos. Cada uma das metas dever estar descrita de forma temporal, quantitativa e qualitativa. 8. RECURSOS NECESSRIOS NAS ETAPAS DE EXECUO (at 20 linhas) Deve-se relacionar e descrever objetivamente as etapas das aes que sero implementadas com vistas a atingir os objetivos relacionados, de forma cronolgica. Apresentar de forma clara os quadros demonstrativos do cronograma fsico e financeiro da gesto das aes a serem implementadas, de acordo com o perodo de vigncia do projeto em cada etapa do processo. De forma sinttica o quadro deve conter: Descrio Cronograma Recursos Etapa das Aes de Execuo Fsicos Custo Humanos Custo

Total

9. ENTIDADES ENVOLVIDAS (at 15 linhas) Relacionar os parceiros e colaboradores, pblicos e privados, necessrios e atuantes na implantao e realizao do projeto. Deve-se distribuir as funes a cada um dos mesmos, de acordo com as etapas de execuo do projeto, esclarecendo os papis de cada parceiro (fisicamente e financeiramente) no processo, evitando-se a superposio de aes entre eles. Os parceiros devem ter participao efetiva no processo. 10. IDENTIFICAO DO PBLICO-ALVO A SER ATENDIDO (at 10 linhas)

Relacionar e descrever o perfil do(s) pblico(s)-alvo ao(s) qual(is) as aes propostas so dirigidas, exemplificando os benefcios a ele(s) proporcionado(s). 11. RESULTADOS PRETENDIDOS (at 10 linhas) Relacionar e descrever os resultados que sero alcanados com o desenvolvimento do Projeto, em funo dos objetivos propostos. 12. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO (at 15 linhas) Descrever qual(is) ser(o) o(s) instrumento(s) para acompanhamento e monitoramento das aes propostas e avaliao dos resultados obtidos, tendo em vista o atingimento das metas descritas no projeto. 13. PARECER TCNICO (at 30 linhas) A ser preenchido pela SETU. 14. HOMOLOGAO DO CONSELHO CONSULTIVO DE TURISMO DO PARAN

Homologado em reunio do dia ______________________________________________ Assinatura da Presidncia: _________________________________________________

CONCLUSO

O Manual de Orientao para Elaborao dos Projetos ora proposto deve ser visto como um instrumento que padroniza o envio de informaes para a SETU e suas vinculadas e define as aes que pretendem ser desencadeadas a partir da execuo do Projeto. A efetiva aplicao deste Manual deve tambm despertar e comprometer os atores do processo, tendo como produto o planejamento focado em bases sustentveis e passveis de serem executadas, que resultem em melhorias sociais, econmicas e na incluso social. Sua importncia reside no fato de que necessria a estruturao de Projetos que atendam s exigncias tcnicas de qualidade, pois s assim seus objetivos e resultados podero ser visualizados no escopo das propostas uma vez que as informaes repassadas serviro de referncia para deliberaes do Conselho Consultivo de Turismo do Paran, nos pleitos estadual e federal.

GLOSSRIO Atores: todos os envolvidos/interessados no processo de desenvolvimento, podendo ser entidades de classe, instituies pblicas e privadas, sociedade civil organizada, pessoas responsveis, entre outros. Cronograma: representao da previso da execuo de um trabalho, na qual se indicam os prazos em que se devero executar as suas diversas etapas. Meta: objetivo quantificado, visa o ideal, resultado da execuo do projeto. Metodologia: conjunto de tcnicas e processos utilizados para ultrapassar a subjetividade do autor. Planejamento: trabalho de preparao para qualquer empreendimento, segundo roteiro e mtodos determinados. Elaborao, por etapas, com bases tcnicas, de planos, programas e projetos com objetivos definidos. Processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de aes. Plano: documento abrangente e com menor grau detalhamento, que possibilita a viso geral. Resume o conjunto de aes e propostas a serem levadas a cabo durante o processo de planejamento. Programa: conjunto de projetos semelhantes ou complementares. Tem um viso de articulao entre vrias alternativas/estratgias. Projeto: aborda um elemento especfico do turismo e o estuda de forma detalhada. qualquer propsito de ao definido e organizado, de forma racional que permite determinar os custos e benefcios de um investimento. Qualitativo: que exprime qualidade. Quantitativo: relativo aos nmeros, valores e dados. Sustentvel: ao ser concebido respeita os limites e atende s necessidades das questes poltica, ambiental, scio-cultural e econmica, de forma a garantir a integridade de cada um desses aspectos e sem comprometer a possibilidade do usufruto dos recursos no futuro.

FICHA TCNICA

Coordenao: Deise Maria Fernandes Bezerra Elaborao: Deise Maria Fernandes Bezerra Patrcia Albanez Colaborao e Reviso: Michelle Poitevin Milton Karam

(CONTRA-CAPA) SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO Rua Deputado Mrio de Barros, 1290 - Curitiba - Paran - Brasil Fone: 41 254-7273 Fax: 41 254-6109 e-mail: setu@pr.gov.br / site: www.pr.gov.br/setu PARAN TURISMO Rua Deputado Mrio de Barros, 1290 - Curitiba - Paran - Brasil Fone: 41 254-7273 Fax: 41 254-6109 e-mail: prtur@pr.gov.br / site: www.pr.gov.br/turismo ECOPARAN Rua Deputado Mrio de Barros, 1290 - Curitiba - Paran - Brasil Fone/Fax: 41 252-0533 e-mail: ecoparana@ecoparana.pr.gov.br / www.pr.gov.br/ecoparana CENTRO DE CONVENES DE CURITIBA Rua Baro do Rio Branco, 370 - Curitiba - Paran - Brasil Fone/Fax: 41 322-8955 e-mail: ccc@pr.gov.br / site: www.pr.gov.br/ccc

You might also like