You are on page 1of 13

A CULTURA POPULAR COMO COADJUVANTE NO PROCESSO DE LETRAMENTO: O CASO DA LITERATURA DE CORDEL Vilma Mota Quintela Prof Dr da Faculdade So Lus

de Frana (FSLF) Email: vilmaquinela@yahoo.com.br


At uns oito anos mais ou menos, eu nunca tinha ido cidade. Quando fui pela primeira vez, vi um rapaz vendendo uns folhetos na feira e pedi a meu pai para comprar um. Eu fiquei doido com aquele negcio daquelas letras, como era que se lia aquilo. (Depoimento de Manoel DAlmeida Filho, importante autor do cordel nordestino, sobre o seu ingresso na cultura letrada.)1 difcil achar qualquer avaliao explcita dos aspectos positivos das culturas orais, s vezes definidas de forma negativa como culturas sem tradio escrita. 2

RESUMO: Neste trabalho, busca-se problematizar a dicotomia oralidade - escrita, historicamente posta pela concepo grafocntrica ocidental, que parte do pressuposto da oralidade como uma etapa primitiva da civilizao. Para tanto, servem de referencial terico estudos relacionados histria ocidental das prticas de leitura e escrita, na qual se busca elementos para uma reflexo sobre a prtica da leitura oralizada que tornou possvel a formao de sistemas culturais como a literatura de cordel no Brasil. Com base nisso, cumpre ressaltar a relao efetiva existente entre prticas da oralidade e prticas letradas como um fato cultural recorrente na histria ocidental. Mais especificamente, destaca-se aqui a experincia dos poetas nordestinos Manoel D Almeida Filho e Joo Martins de Athayde, tendo-se em vista estabelecer um contraponto entre as prticas de leitura e escrita a flagradas e as prticas oralizadas institudas no Ancien Rgime, estudadas por Roger Chartier. Os estudos de Chartier sobre prticas de leitura e escrita nesse perodo histrico servem aqui de base reflexo e ao questionamento da noo restritiva e, conseqentemente, simplificadora do letramento como um fenmeno unvoco, necessariamente, associado prtica da instruo formal. Neste artigo, a literatura de cordel nordestina aparece como um exemplo contemporneo inequvoco do trnsito permanente entre essas duas modalidades complementares da linguagem verbal, na cultura brasileira.
1

Cf. QUINTELA, Vilma M.. O Cordel no fogo cruzado da cultura. Salvador: UFBA, 2006. Tese de doutoramento indita. 2 Cf, GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. 4 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

Palavras-chave: Oralidade. Letramento. Dicotomia oralidade-escrita. Trnsitos culturais. Literatura de cordel.

Em As Prticas da escrita, texto que integra o 3 volume da coleo Histria da vida privada (ARIRS e CHARTIER, 1993), Roger Chartier considera, entre outras coisas, o processo histrico referente ao ingresso das sociedades ocidentais na cultura letrada. Para o autor, os progressos da alfabetizao entre os sculos XVI e XVIII, na Europa, bem como a circulao mais densa da palavra escrita, manuscrita ou impressa constituram transformaes decisivas, que traaram, pela primeira vez, a fronteira entre os gestos culturais privados e os gestos da vida coletiva. Junto com isso, se observa a difuso da prtica da leitura silenciosa, que possibilitou uma relao solitria e ntima entre o leitor e o livro, muito distinta da tradicional leitura oralizada, isto , a leitura coletiva, compartilhada entre o recitador e uma audincia. Quanto a isso, Chartier destaca que, no incio da era moderna, a prtica da leitura silenciosa abriu para o homem horizontes inditos. Essa prtica realizada na intimidade, em um espao subtrado comunidade, tornou possvel a reflexo solitria do cidado comum, sendo essa "privatizao" da leitura, para o autor, incontestavelmente uma das principais evolues culturais da modernidade. No obstante, ao ressaltar o fato do domnio desigual da escrita no perodo do Antigo Regime francs, Chartier no deixa de observar que as evolues trazidas pela modernidade no significaram, em absoluto, a eliminao da leitura oralizada, at o sculo XVI, a principal modalidade de compartilhamento dos textos escritos. Ao contrrio, a leitura em voz alta permaneceu, pelo menos at o sculo XVIII, como uma prtica concorrente, que, diferentemente da leitura solitria, importava o benefcio de ser acessvel tambm a indivduos no alfabetizados. A propsito diz o autor:
A leitura em voz alta feita por quem sabe ler para os que sabem menos bem ou nada constitui uma prtica habitual, na cidade e no campo, por trabalho ou por lazer, ao acaso da rua ou entre companheiros de labuta. Os objetos de tais leituras so variados, indo dos "livres de pourtraicture" coletneas de modelos e padres manejados nas oficinas do sculo XVI aos cartazes afixados nos muros da cidade, dos textos religiosos (na Subia, em fins do sculo XVIII, os camponeses se renem para ler juntos a Sagrada Escritura) aos livros de ampla circulao, como na Frana os ttulos da "Bibliothque bleue" [Biblioteca azul](...). (Cf. ARIS e CHARTIER, p. 154.)

Como se pode deduzir da, o ingresso das sociedades modernas na cultura letrada, possibilitado pelo advento da imprensa, e, sem dvida, pela difuso da alfabetizao, no se confunde, necessariamente, com o ingresso dessas mesmas sociedades no sistema de escolarizao. H que se estabelecer, quanto a isso, uma distino entre escolarizao e letramento, bem como entre letramento e alfabetizao. Para compreendermos essa diferena necessrio observar as questes scio-histricas da aprendizagem da leitura e da escrita, as quais nos permitem conceber as prticas sociais de uso da escrita no mbito dos contextos sociais, polticos e culturais em que so produzidas. Quanto a isso, preciso considerar que o processo de alfabetizao e letramento no se deu sempre seguindo um padro nico, comum a todos. Por exemplo, em pases como a Frana e a Inglaterra, antes do estabelecimento da escolarizao universal, instituda no sculo XIX, a alfabetizao e o ingresso no mundo da leitura se dava, preferencialmente, no na escola, mas pela interveno de um preceptor abalizado que atuava no domnio familiar. Alm disso, a alfabetizao no chegava a todos, sendo regulada, sobretudo, quando destinada aos pobres:
A instruo do povo era, quase sempre, vista como uma obra beneficente, caridosa e, fatalmente, voltada para a disciplina do "trabalho produtivo". As vsperas da Revoluo Francesa, mesmo com todos os avanos do pensamento esclarecido, o temor quanto escolarizao dos pobres era ainda muito forte. Basedow (1723/90), que tem o seu nome inscrito na galeria dos pedagogos ilustrados, afirmava que "...as crianas plebias necessitam de menos instruo do que as outras, e devem dedicar metade do seu tempo aos trabalhos manuais" (...). Filangieri (1752/88), por sua vez defendia que "O agricultor, o ferreiro, etc, no necessitam mais do que uma instruo fcil e breve para adquirir noes necessrias para a sua conduta civil e para os progressos da sua arte (...). O colono deve ser instrudo para ser colono e no para ser magistrado (...). O arteso deve receber na infncia uma instruo que possa afast-lo do vcio e conduzi-lo virtude, ao amor ptria, ao respeito s leis, uma instruo que possa facilitar-lhe o progresso na sua arte, mas nunca uma instruo que possibilite a direo dos negcios da Ptria e a administrao do governo...". (Cf. BARROSO, 1999, p. 77-88)

No que tange a relao alfabetizao-leitura e leitura-escrita, Chartier levanta alguns dados que revelam no haver, no perodo estudado pelo autor, uma equao inequvoca entre nmero de leitores e nmero de indivduos destros na prtica da escrita; nem entre o nmero de leitores e o nmero de indivduos alfabetizados, isto , capazes de ler e escrever, e no apenas ler. Como observa o autor, nem todos os indivduos que sabiam ler sabiam escrever, embora todos os que sabiam escrever soubessem ler, deduzindo-se da que havia,

no referido perodo, um nmero de leitores bem superior ao nmero de sujeitos alfabetizados. A propsito, diz Chartier:
De fato, nas sociedades do Antigo Regime em que a aprendizagem da escrita sucede a da leitura e envolve apenas uma parte das crianas, claro que, se todos os que assinam o nome sabem ler, nem todos os que lem sabem assinar o nome. claro tambm que entre os que sabem assinar nem todos escrevem, ou porque a assinatura constitui o ltimo estgio de sua aprendizagem cultural, ou porque a falta de prtica os fez perder o domnio da escrita que aprenderam outrora e cujo resqucio a assinatura. Paradoxalmente, podemos considerar que nas sociedades antigas a assinatura identifica uma populao que com certeza sabe ler, mas da qual s uma parte (impossvel de numerar) sabe escrever, e que no a totalidade dos que sabem ler, pois uma parte destes (tambm impossvel de calcular) nunca soube assinar. (Cf. ARIS e CHARTIER, p. 114)

Como informa Chartier, na Europa, j a partir do sculo XVI, uma espcie de letramento autodidata favoreceu-se, provavelmente, com o advento da frmula editorial popular, a frmula do livro de edio barata, popularizado no mercado ambulante. Dentre outros, um dos objetivos dessas edies era tornar acessvel parte do repertrio livresco antes ao alcance de poucos, bem como fazer circular textos popularescos que se encontravam fora do grupo seleto das obras que compunham o cnon literrio oficial 3. O advento da edio popular tornou possvel a formao de um pblico leitor-ouvinte leigo composto de pessoas de diversos grupos sociais, incluindo-se agricultores, artesos e demais indivduos pertinentes a estratos subalternos da sociedade, com pouca ou nenhuma instruo formal. Tal o caso da literatura de cordel ibrica, do chapbook ingls e da littrature de colportage francesa, que teve seu mais importante representante no corpus da chamada Bibliothque bleue, entre outras frmulas editoriais similares (MANDROU, 1985, CHARTIER, 1987, BOLLME e ANDRIERS, 2003, e ABREU, 1999). Trata-se de um corpus literrio constitudo, basicamente, de almanaques, guias para as estaes do ano, livretos de oraes, hagiografias, exemplos, romances, farsas, canes profanas, relatos de amor e de morte, representaes da sociedade, jogos, educao e mitologia histrica. Em geral, esse corpus se apresentava em forma de livros ou folhetos brochados, em formato reduzido, que eram produzidos a partir de materiais reciclados, sendo, alguns desses, edies baratas e facilitadas de obras consagradas pela tradio livresca, que se destinavam a um pblico pouco ou no alfabetizado.
3

Sobre a influncia desses textos sobre a produo cannica, ver BAKHTIN, 1987.

Sem dvida, conquanto versem sobre questes localizadas na Frana do Ancien Rgime, os estudos de Chartier sobre prticas de leitura no deixam de servir de fundamentao a uma reflexo sobre o processo de letramento em dados contextos culturais, na contemporaneidade. Compreendendo as prticas de uso da leitura e da escrita como produtos de contextos sociais e culturais especficos, esses estudos pressupem a existncia concomitante, em um dado contexto, de diversos modos de ser letrado relativos a condies especficas de produo de prticas sociais de leitura e de escrita. Acolher esse ponto de vista implica tomar a linguagem como fruto da atividade cultural, rejeitando, pois, a idia da restrio do letramento ao mbito escolar. De fato, a constatao da concorrncia, em um mesmo contexto social, de variados modos de ser letrado, que se coadunam com as condies prprias que os tornam possvel, abre novas perspectivas aos estudos sobre o processo de letramento nos pases hoje chamados ps-coloniais (FIDDIAN, 2000). Esse o caso do Brasil e de diversos pases dos continentes africano e americano, em que, contemporaneamente, convivem as mais diversas prticas culturais de leitura e escrita. A propsito, alguns dados sobre a histria da edio popular no Brasil so bastante ilustrativos do modo peculiar como se deu, entre os fins do sculo XIX e a primeira metade do sculo XX, o processo de letramento do cidado comum em nosso contexto cultural. No entanto, esta uma histria que est ainda por ser escrita. At o momento, em nosso meio, relativamente, quase nada se publicou sobre a edio popular e os editores que aqui se especializaram na produo de livros ou brochuras de preo relativamente acessvel, direcionado a um pblico de leitores pouco escolarizados e de baixo poder aquisitivo. No entanto, embora, de modo geral, ainda pouco investigadas, essa prtica, no to antiga no Brasil quanto em alguns pases da Europa, constitui uma parte relevante da nossa histria cultural. De fato, se observamos nossa vida literria em perspectiva histrica, levando em considerao a diversidade dos leitores que a integra, isto , mirando alm ou aqum do leitor padro ou ideal, vemos ressaltar a importncia dessas iniciativas editoriais para a formao do pblico leitor de um modo geral. certo que uma cultura letrada, em qualquer parte do mundo, no se constitui graas unicamente s obras selecionadas pela instituio escolar, pela historiografia e pela crtica literria ou, de modo geral, pelas

instituies culturais dominantes. Considerando, pois, esse aspecto, ressalta-se a importncia de uma histria ltero-cultural crtica e abrangente, que leve em conta, alm das obras decorrentes do sistema do letramento oficial, a produo cultural derivada das diversas prticas editoriais que concorrem ao processo de letramento do cidado comum. Nessa histria, haveria que se considerar, por exemplo, iniciativas como a do editor Pedro Quaresma, do Rio de Janeiro, pioneiro na publicao de modinhas populares e de histrias dedicadas ao pblico infantil. No final da dcada de 1870, no cenrio da Belle poque carioca, dominado por editoras estrangeiras, que atendiam, sobretudo, a uma elite cultural e econmica, o brasileiro Pedro Quaresma se estabeleceu, difundindo, em vrias partes do Brasil, uma literatura, em boa parte, feita de encomenda para um pblico popular (BRITO BROCA, 1975). O advento dessa editora no deixa de ser um produto da popularizao do impresso no Brasil, entre as ltimas dcadas do sculo XIX e as primeiras dcadas do sculo seguinte:
A Livraria Quaresma merece uma referncia mais detalhada pelas inovaes que introduziu. Tendo em vista a pouca cultura do nosso povo, Pedro da Silva Quaresma que se instalara, desde 1879, na rua So Jos, compreendeu que o meio de lev-lo ao livro era dar-lhe leitura fcil, amena ou de interesse prtico, mas de cunho essencialmente popular, ao alcance de qualquer um e em brochuras de preo mdico. Da o verdadeiro gnero por ele criado entre ns, e o rtulo de edio Quaresma, que passou a designar, de maneira geral, as edies populares para o grande pblico. Alguns escritores de terceira categoria forneciam-lhe essa subliteratura que ele espalhava, com grande xito, por todos os cantos do Brasil. Em qualquer velha residncia l pelos sertes da Bahia ou pelo norte de Minas ainda fcil descobrir-se at hoje, num canto de gaveta, alguma dessas edies Quaresma. O leitor iletrado nelas encontrava um precioso elemento, que poderia, certamente, atra-lo para um nvel menos primrio. 4

Como afirma Brito Broca, as Edies Quaresma tornaram-se referncia para as edies do gnero. Pedro Quaresma, cuja livraria editora tornou-se ponto de freqentao, no apenas do vulgo, como tambm de intelectuais como Machado de Assis e Olavo Bilac, divulgou, no Brasil, a frmula do livro popular. Esta, posteriormente, seria aproveitada por editoras populares como a paraibana Popular Editora, do poeta Francisco das Chagas Batista, e da paraense Guajarina, de Francisco Lopes, que tiveram papel preponderante no estabelecimento do mercado literrio do cordel no Brasil. Conquanto tenham se especializado na publicao da literatura de cordel, essas editoras tambm fizeram circular
4

Cf. Brito Broca, 1975, p. 143.

uma produo diversa destinada ao vulgo. Chagas Batista (1882-1930) manteve na linha de produo, alm da coleo dedicada ao cordel, a que ele intitulou Literatura Popular, material para fins comerciais e didticos, como tambm os chamados livros de prateleira, que eram edies populares de romances e novelas em circulao no mercado livresco geral. J o pernambucano Francisco Lopes (1883-1947), da Guajarina, manteve duas linhas editoriais principais: o cancioneiro popular urbano, representado pelas modinhas e canes seresteiras moda carioca, e a literatura de cordel. Essas editoras, no grupo das quais podemos inserir as demais folhetarias nordestinas especializadas na edio de literatura de cordel em atuao no sculo passado, tm em comum o domnio da linguagem editorial popular. Esta inclui, alm do apelo visual das edies, a seleo de obras contendo temas ou assuntos de domnio popular, caracterizadas pela ocorrncia, no texto, de frmulas estilsticas e composicionais tomadas da potica e da narrativa tradicionalizada, nas quais se destacam dispositivos mnemnicos como marcas caractersticas da oralidade do texto. Como se pode deduzir da, no Brasil, em que s tardiamente foi autorizada a impresso de livros, liberada apenas depois de 1808, a partir da instalao da famlia real no Rio de Janeiro, a popularizao da imprensa, no final do sculo XIX, tambm favoreceu o fenmeno do letramento informal5. Tal foi o caso dos poetas-editores populares Leandro Gomes de Barros, Francisco das Chagas Batista e Joo Martins de Athayde, que definiram o mercado de folhetos de cordel nordestinos na primeira metade do sculo XX. Atuando como autores proprietrios da prpria obra e tambm como autores editores de obras alheias, esses poetas, que tm em comum a origem cultural e uma formao basicamente autodidata, tornaram possvel
a iniciao de indivduos no alfabetizados no campo da cultura letrada.

Dentre os mestres da edio popular responsveis pela consolidao da literatura de cordel no Brasil e, conseqentemente, pela formao do pblico leitor-ouvinte diversificado dessa produo, h que se sublinhar a empresa de Joo Martins Athayde (1878/80-1959). Poeta e editor autodidata, Athayde aprendeu a ler apenas no intuito de registrar as glosas que fazia oralmente, com base na potica da cantoria nordestina.6 Mais tarde, tendo se tornado importante editor da literatura de cordel, ele expandiu o seu mercado para quase
5

Sobre a instalao da imprensa oficial no Brasil, ver Sodr, 1999. Sobre a popularizao da imprensa entre os sculos XIX e incio do XX, ver Nascimento, 1954 e 1972.

todo o Brasil, fazendo do folheto nordestino um fenmeno popular nacional entre os anos de 1930 e 1940. A histria de Athayde digna de nota, entre outras coisas, por ilustrar como, num interior agrrio brasileiro de baixssima escolarizao, do final do sculo XIX, onde dominava uma tradio popular, caracteristicamente oralizada, a escrita perpassa o horizonte de expectativas e determina o destino de um indivduo, aparentemente, sem grandes perspectivas intelectuais. importante sublinhar que a insero de Athayde na cultura escrita, curiosamente se deu a partir do seu interesse pela cantoria sertaneja, despertado pelos cantadores em atuao em sua regio natal. A propsito depe Athayde:
Aos oito anos vi o primeiro cantador: Pedra Azul, famoso na redondeza. Nunca mais pude esquecer dele. Durante os trs ou quatro dias que passou no povoado, no arredei o p de junto do Pedra Azul. Acabava de comer e me botava para o lugar das cantorias - bodega, calada ou esquina, onde se reunia o povo para ouvir os repentes. () Vrios cantadores vi cantando. Mas nenhum me impressionou tanto como Pedra Azul. Ainda me lembro, como se fosse hoje, do desafio de Francelino com Pedra Azul. Cantaram vrias noites. Foi como eu pude ver como se rimava a sextilha. () (TERRA, 1983, p. 46)

Na sequncia Athayde conta como o interesse pela poesia dos cantadores despertou a sua veia potica, dando-se a partir da a sua insero no universo da escrita:
Sentindo o desejo de escrever as minhas glosas, comprei uma carta de ABC de Landelino Rocha e andava com ela dentro do chapu
6

Cmara Cascudo define a cantoria sertaneja como um conjunto de regras, de estilos e de tradies que compem a cincia do cantador. No se sabe, exatamente, a partir de quando a cantoria existe, sistematicamente, no Nordeste, mas, com certeza, ela surge como uma prtica associada ao processo de colonizao do extremo interior nordestino, possibilitada pela cultura do gado. A cantoria clssica se d a partir da reunio de dois ou mais cantadores, acompanhados da viola sertaneja ou, mais remotamente, da rabeca. Em sua verso litornea, acrescentou-se o pandeiro, que deu cantoria o ritmo da embolada. Ocupando lugar secundrio na apresentao, na cantoria sertaneja, o acompanhamento musical serve, basicamente, como suporte aos enunciados poticos, que se destacam na performance do cantador. A cantoria compreende tanto a apresentao solada de um cantador que recita poemas narrativos de domnio pblico, quanto o desafio, em parte, improvisado, entre dois cantadores que disputam entre si a hegemonia verbal, com base na cincia da cantoria. Na regio serrana do Teixeira, no serto paraibano, localiza-se uma gerao de cantadores e glosadores que marcaram a cantoria sertaneja na segunda metade do sculo XIX. A essa gerao esto ligados culturalmente os poetas que estiveram na base da formao do cordel brasileiro. A propsito, para um estudo sobre a cantoria e suas formas poticas, ver, entre outras referncias, BATISTA, Sebastio Nunes. Potica popular do Nordeste. Rio de Janeiro: Fundao Casa de Rui Barbosa,1982; CASCUDO, Lus da Cmara. Vaqueiros e cantadores. So Paulo: Itatiaia/ EDUSP, 1984; e RAMALHO, Elba B.. Cantoria nordestina: msica e palavra. So Paulo: Terceira Margem, 2000.

para toda parte. Eu ia tratar do gado e me sentava, s vezes abaixo dos ps de pau s para escutar as lies. (Idem)

Enquanto um gnero especfico do discurso impresso em que predominam frmulas mnemnicas e clichs herdados da tradio potica oral, a literatura de cordel nordestina tornou-se um instrumento privilegiado para a insero de indivduos pouco ou nada alfabetizados no mbito da cultura escrita. Sendo um produto da popularizao da imprensa no ambiente cultural nordestino, o cordel se caracteriza, quanto ao seu suporte material, por uma frmula tipogrfica simples e acessvel do ponto de vista econmico. Isso tornou possvel a poetas, como Leandro Gomes de Barros, viverem exclusivamente do que produziam, fomentando o advento de um pblico de leitores-ouvintes constitudo, em parte, por indivduos de pouca ou nenhuma escolaridade. Dessa forma, o cordel se tornou uma das principais fontes de erudio de uma srie de indivduos que o tomaram, no s como veculo de entretenimento, mas tambm como fonte de informao e formao. importante ressaltar que o cordel tornou possvel a iniciao na prtica da leitura e da escrita muitos de seus poetas e editores, que o tiveram como uma primeira referncia do impresso. Tal foi o caso do poeta Manoel DAlmeida Filho, morto em 1995, um dos ltimos descendentes diretos da linhagem potica de Joo Martins de Athayde, e talvez o mais importante. Diferentemente de Athayde, que teve, declaradamente, a cantoria como principal referncia potica, Manoel D Almeida representa bem uma gerao de autores formados quando o folheto j se havia consolidado no Nordeste, configurando-se, entre outras coisas, como um veculo da educao informal. Conforme declara, o autor, nascido em 1914, em Alagoa Grande, no Agreste paraibano, teve o seu primeiro encontro com as letras por meio da literatura de cordel:
At uns oito anos mais ou menos, eu nunca tinha ido cidade. Quando fui pela primeira vez, vi um rapaz vendendo uns folhetos na feira e pedi a meu pai para comprar um. Eu fiquei doido com aquele negcio daquelas letras, como era que se lia aquilo. Eu tinha uma prima que sabia ler alguma coisa, trocando as palavras, mas sabia. Eu comprei uma carta de ABC e ela comeou a me ensinar, e assim eu fui lutando at que aprendi a carta de ABC, metade errada, metade certa; depois comprei um segundo livro. (QUINTELA, 2006, p. 135)

Embora o poeta tenha vivido a infncia em uma rea de cantadores, em seu relato, , significativamente, o cordel que ele reconhece como elemento deflagrador da sua vocao

potica. Poeta e editor autnomo at por volta da dcada de 1950, o autor que teve, alm da oralidade, uma literatura diversificada como fonte de inspirao, tornou-se, a partir dessa dcada, um importante colaborador da editora Luzeiro, de So Paulo, especializada em literatura de cordel. Durante boa parte de sua vida, o poeta atuou como mediador entre o pblico tradicional do cordel e a editora paulistana, que contava com o autor para a correo ou reescrita dos originais enviados por poetas nordestinos. Autodidata sem jamais ter freqentado regularmente a escola, DAlmeida Filho efetuou, de forma recorrente, o trnsito no mbito da cultura letrada, tendo sido, na dcada de 1960, aceito como membro da Associao Sergipana de Imprensa. Foi o autor, dentre outras obras, do romance em versos Gabriela, feito a pedido do escritor baiano Jorge Amado, com base no romance e na telenovela homnima. Casos como o do poeta Manoel D Almeida Filho e Joo Martins de Athayde, dentre tantos outros poetas do cordel nordestino, nos obrigam a refletir e a problematizar a noo restritiva e, conseqentemente, simplificadora do letramento como um conceito unvoco, necessariamente, associado prtica da instruo formal. A importncia do fenmeno cultural por eles protagonizados avulta quando compreendemos as prticas da leitura e da escrita levando em conta a sua diversidade, isto , a sua relao com os contextos sociais, polticos e culturais em que elas se inserem. Da, a validade de uma histria ltero-cultural que reveja questes referentes ao modo como essas prticas se constituram no contexto brasileiro, como tambm as suas implicaes scio-culturais.7 Para tanto seria importante, se possvel, como prope Chartier para o caso francs, reconstituir as diferenciaes mascaradas pela noo simplificadora, ainda hoje em voga, que ope, sem nuances, os leitores alfabetizados aos analfabetos iletrados:
Uma primeira diferena, a mais exteriormente visvel, reside na modalidade fsica do prprio ato lxico, que distingue uma leitura silenciosa, que apenas o percurso dos olhos sobre a pgina, e uma outra, que necessita da oralizao, em voz alta ou baixa. (CHARTIER, 1996, p. 82)

A esse respeito digno de nota o trabalho de Ana Maria Galvo, que procura (re)construir o pblico leitor/ouvinte e os modos de ler/ouvir literatura de cordel entre 1930 e 1950, em Pernambuco. Ver GALVO, 2001.

Da mesma forma, preciso questionar e refletir sobre os efeitos nocivos de uma oposio radical entre oralidade e letramento, historicamente posta pela concepo grafocntrica ocidental, que parte do pressuposto da oralidade como etapa primitiva da civilizao. Lamentavelmente, a ascenso da escrita como um bem social indispensvel, isto , como signo de educao, civilizao e poder, trouxe, como consequncia, a subestimao e a conseqente inferiorizao da oralidade, funcionando a hegemonia da escrita, quase sempre, como forma de dominao e discriminao social. Ao invs disso, a
compreenso da lngua como um produto cultural, como um fenmeno decorrente da cultura e por ela regulado, nos afasta de todo julgamento de superioridade ou inferioridade desta ou daquela modalidade do uso da lngua, abrindo caminho valorizao cultural das diferenas. Tal conduta implica, necessariamente, a compreenso do trnsito permanente e cada vez mais necessrio

entre letramento e oralidade, compreendidos aqui, no como fenmenos dicotmicos, mas como modalidades circulares e complementares da linguagem verbal.

Referncias: ABREU, Mrcia. Histrias de cordis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras/ ALB, 1999. ARIS, Phillippe e CHARTIER, Roger (org.). Histria da vida privada. Da Renascena ao Sculo das Luzes. Vol. 3. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. ATHAYDE. Joo Martins. Joo Martins de Athayde Antologia. So Paulo: Hedra, 2000, BAKHTIN, M. A Cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento. So Paulo: HUCITEC, 1987. BAKHTIN, M. Os Gneros do discurso. In: BAKHTIN, M.. Esttica da criao verbal. 4 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003. BARROSO, Geraldo. Universalizao da escola pblica: do para qu ao quanto. Revista de Administrao Educacional. Recife: v. 1, n. 4, p. 77-88, jul./dez., 1999. Disponvel em: http://www.ufpe.br/daepe/n4_6.htm. Acessado em 20/04/2010. BATISTA, Sebastio Nunes. Potica popular do Nordeste. Rio de Janeiro: Fundao Casa de Rui Barbosa,1982. BOLLME, Genevive e ANDRIES, Lise. La bibliothque bleue: Littrature de colportage. Paris: Robert Laffont, 2003.

BRITO BROCA, Jos. A Vida Literria no Brasil - 1900. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1975. CASCUDO, Lus da Cmara. Vaqueiros e cantadores. So Paulo: Itatiaia/ EDUSP, 1984. CHARTIER, Roger. Lectures et lecteurs dans l Ancien Regime. Paris: Seuil, 1987. CHARTIER, Roger. Prticas da leitura. So Paulo: Estao Liberdade, 1996. FIDDIAN, Robin (org.). Postcolonial Perspectives on the Cultures of Latin America and Lusophone Africa. Liverpool: Liverpool UP, 2000. GALVO, Ana Maria de Oliveira. Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autntica, 2001. GINZBURG, Carlo: O queijo e os vermes - o cotidiano e as idias de um moleiro perseguido pela Inquisio. So Paulo: Cia. das Letras, 1987. MANDROU, Robert. De la Culture populaire aux 17e et 18e sicles. 3 ed., Paris: Imago, 1985. MARCUSCHI, L. A.. Oralidade e escrita. In: Signptica. 9: 119-145, jan./dez. de 1997. NASCIMENTO, Luiz do. Histria da Imprensa de Pernambuco. Doze volumes. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, Editora Universitria, 1972. NASCIMENTO, Luiz do. Imprensa Peridica Pitoresca de Pernambuco. (Sinopse). Recife: Guararapes, 1954. RAMALHO, Elba B.. Cantoria nordestina: msica e palavra. So Paulo: Terceira Margem, 2000. SOARES, Magda. Novas prticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educao e Sociedade. [online]. 2002, vol.23, n.81, p. 143-160. ISSN 0101-7330. Consultado em maro de 2010. SODR, Nelson Werneck. Histria da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. TERRA, Ruth Brito Lemos. Memria de luta: primrdios da literatura de folhetos do Nordeste (1893-1930). So Paulo: Global, 1983. QUINTELA, Vilma M.. O Cordel no fogo cruzado da cultura. Salvador, UFBA, 2006. Tese de doutoramento indita.

You might also like