You are on page 1of 20

SUMRIO

1. O TEMPO GEOLGICO ................................................................................ 2 2. O QUATERNRIO ......................................................................................... 4 2.1 - APARIO DO HOMEM ........................................................................ 5 2.2 - AS GLACIAES DO QUATERNRIO ................................................. 6 3. CAUSAS DAS GLACIAES ........................................................................ 7 3.1 - FATORES QUE PODEM INICIAR OU TERMINAR UMA GLACIAO . 8 3.1.1 - MUDANAS DO RELEVO TOPOGRFICO: ................................... 8 3.1.2 - MUDANAS DE RADIAO POR EFEITO DE METEOROS: ........ 8 3.1.3 - MUDANAS DE RADIAO POR EFEITO DE VULCANISMO: ..... 8 3.1.4 - MUDANAS NA INCLINAO DO EIXO DE ROTAO: ............... 9 3.1.5 - O CICLO SOLAR .............................................................................. 9 3.1.6 - TEORIA DE MILANKOVITCH......................................................... 10 3.2 - FATORES DE MANUTENO DE UMA IDADE DO GELO ................ 11 3.2.1 - ALBEDO ......................................................................................... 11 3.2.2 - EVAPORAO............................................................................... 12 3.2.3 - CORRENTES MARINHAS E VENTOS .......................................... 12 4 - A EXTENO E DURAO DAS GLACIAES QUATERNRIAS ......... 12 5 - OS EFEITOS DAS GLACIAES QUATERNRIAS ................................. 13 5.1 - MUDANAS DO NVEL DO MAR ........................................................ 13 5.2 - EFEITO SOBRE OS CONTINENTES ................................................... 14 5.3 - EFEITO SOBRE A DISTRIBUIO DA BIOTA TERRESTRE ............. 14 5.5 - OUTROS EFEITOS .............................................................................. 15 6 - PLUVIAIS E INTERPLUVIAIS ..................................................................... 15 7. TEORIA DE REFGIO ................................................................................. 16 8. O LIMITE PLEISTOCENO-HOLOCENO ...................................................... 17 9. A BORDA DOS CONTINENTES .................................................................. 17
1

1. O TEMPO GEOLGICO Os gelogos do sculo XIX usaram seu entendimento sobre os estratos rochosos e os fsseis para determinar a idade relativa das camadas de rochas sedimentares - o quanto umas so antigas em relao s outras. Esses pesquisadores pioneiros podiam, ento, colocar os eventos geolgicos que originaram tais formaes rochosas em uma ordem cronolgica. Atualmente, os gelogos utilizam a fsica do decaimento radioativo para determinar a idade isotpica da rocha, frequentemente chamada de idade absoluta - o nmero real de anos que se passaram desde que ela se formou. Atravs destes mtodos os cientistas defendem a ideia de que o nosso planeta tenha cerca de 4,0 Bilhes a 4,6 Bilhes de anos

Por isso, os gelogos construram uma escala do tempo geolgico, dividida em ons, Eras, Perodos e pocas. Fizeram mais do que simplesmente datar as rochas. Eles promoveram uma evoluo no modo de pensar sobre o tempo, o nosso planeta e, inclusive, ns mesmos. Eles descobriram que a Terra muito mais antiga do que se poderia ter imaginado.

O on, para os gelogos, refere-se como a maior subdiviso de tempo na escala de tempo geolgico. Eles so: onHadeano: de 4,6Bilhes a 4,0 Bilhes de anos atrs. on Arqueano: de 4,0 Bilhes a 2,5 Bilhes de anos atrs. onProterozico: de 2,5 Bilhes de anos a 543 Milhes de anos atrs. onFanerozico: Deu seu inicio ao fim do Proterozico e se estende at hoje.

O mais recente e mais bem estudado on,abrange os ltimos 543 milhes de anos, o Fanerozico (do grego phaners, "visvel", e zoiks, "vida"). Muitas formaes rochosas desse on contm abundantes conchas e outros fsseis, como ossos de vertebrados. Com raras excees, as reservas de petrleo e

gs formaram-se durante esse tempo da histria da Terra. O Fanerozico subdividido em trs eras:

Era Paleozica ("vida antiga"): de 543 milhes a 251 milhes de anos atrs. Era Mesozica ("vida intermediria"): de 251 milhes a 65 milhes de anos atrs. Era Cenozica ("vida recente"): de 65 milhes de anos atrs at o presente.

Um Perodo uma subdiviso de uma Era, na escala de tempo geolgico. Os perodos das Eras Paleozica, Mesozica e Cenozica so:

Era Paleozica Perodo Cambriano: 543 Milhes a 510 Milhes de anos atrs. Perodo Ordoviciano: 510 Milhes a 439 Milhes de anos atrs. Perodo Siluriano: 439 Milhes a 409 Milhes de anos atrs. Perodo Devoniano: 409 Milhes a 354 Milhes de anos atrs. Perodo Carbonfero: 354 Milhes a 300 Milhes de anos atrs. Perodo Permiano: 300 Milhes a 250 Milhes de anos atrs.

Era Mesozica Perodo Trissico: 250 Milhes a 206 Milhes de anos atrs. Perodo Jurssico: 206 Milhes a 114 Milhes de anos atrs. Perodo Cretceo: 144 Milhes a 65 Milhes de anos atrs.

Era Cenozica Perodo Tercirio: 65 Milhes a 1,8 Milhes de anos atrs. Perodo Quaternrio: 1,8 Milhes atrs, at os dias atuais.

Uma poca geolgica a diviso de um perodo na escala de tempo geolgico, sendo que somente os perodos das eras do on Proterozico no se dividem em pocas. A humanidade vivencia a Era Cenozica, na qual h maior riqueza de detalhes sobre acontecimentos desse perodo da histria da Terra. O Cenozico se divide em dois principais perodos, o Tercirio e Quaternrio:

Perodo Tercirio: Paleoceno: 65 Milhes a 57,8 Milhes de anos atrs. Eoceno: 57,8 Milhes a 36,6 Milhes de anos atrs.
3

Oligoceno:36,6 Milhes a 23,7 Milhes de anos atrs. Mioceno: 23,7 Milhes a 5 Milhes de anos atrs. Plioceno: 5 Milhes a 1,8 Milhes de anos atrs.

Perodo Quaternrio Pleistoceno: 1,8 Milhes a 15 Mil de anos atrs. Holoceno: fim do Pleistoceno at os dias atuais.

2. O QUATERNRIO Ao iniciar o perodo quaternrio os continentes j ocupavam a posio moderna e j tem a forma atual. O quaternrio se divide em duaspocas de durao muito desiguais: o Pleistoceno, com cera de 1,6 milhes de anos e o Holoceno, que inclui somente os ltimos 15 mil anos. Todo o Holoceno eo final do Pleistoceno constituem o intervalo de tempo com o maior nmero de informaes paleoecolgicas e por isso o mais bem conhecido. um intervalo pequeno segundo o ponto de vista geolgico, porm extremamente importante por incluir a histria da nossa civilizao e as grandes intervenes do homem sobre os ecossistemas naturais e sobre o equilbrio dinmico destes sistemas.

Desde o incio do Quaternrio, h uns 1,6 milhes a 2,0 milhes de anos atrs, toda flora moderna j existia. Os megafsseis de plantas, os gros de plen, os esporos de pteridfitas, os foraminferos e as diatomceas achadas em sedimentos quaternrios so os mesmo dos atuais e podem ser relacionados com gneros modernos. Em casos especiais, identificam-se com as espcies modernas. Desta forma, possvel reconstruir os ecossistemas, estudar a sucesso da vegetao de uma regio e observar o seu comportamento frente s mudanas e oscilaes climticas.

O estudo dos gros de plen contidosem sedimentos quaternrios tem dado muitas informaes sobre a migrao de plantas, a composio da vegetao e as flutuaes climticas durante o Quaternrio.Como as plantas so muito sensveis aos fatores ambientais, tais como as condies de temperatura e

umidade do ambiente, a anlise de plen e esporos (anlise palinolgica) talvez a melhor maneira de se saber como foi o clima no passado. As anlises palinolgicas do Quaternrio cobrem uma grande variedade de ambientes. Alm dos sedimentos marinhos e estuarinos, como nos perodos anteriores, existem informaes sobre turfeiras, pntanos e lagos antigo no interior dos continentes e nas altas montanhas. A abundncia e a variedade de dados permitem uma reconstruo mais precisa dos ecossistemas e do clima durante este perodo, do que de qualquer outro perodo.

O quaternrio foi um perodo de grandes pulsaes climticas, com longos intervalos de tempo com temperaturas muito baixas (as glaciaes) intercalados com tempos mais quentes, como o atual. As glaciaes do Quaternrio representam a caracterstica mais importante do perodo e por isto tm chamado a ateno dos cientistas. Ainda que tenha havido grandes glaciaes no passado, o Quaternrio conhecido como "A Grande Idade do Gelo". Os estudos dos seis ciclos glaciais e das consequncias deles sobre o Sistema Terrestre so os modelos para entender as glaciaes do passado mais remoto.

Esto demonstrados por istopos de oxignio, plen, foraminferos e outros fsseis, que a temperatura do mar comeou a diminuir ao final do Plioceno. Parece que um grande esfriamento no final do Plioceno resultou no avano dos glaciares (geleiras) em direo s baixas latitudes, em ambos os hemisfrios do planeta. Como resultado, teve incio a primeira grande glaciao e teria comeado o Pleistoceno.

2.1 - APARIES DO HOMEM Um acontecimento de grande importncia registrado no perodo quaternrio foi o notvel desenvolvimento experimentado pelos homindeos, grupo de primatas muito evoludos, caracterizados pela posio ereta e bpede. Ao longo do paleoltico, etapa cultural caracterizada pelo uso de utenslios de pedra, as formas mais primitivas correspondem a homindeos do gnero Australopithecus, espcies de escassa capacidade craniana e reduzida aptido no uso de instrumentos. O mais desenvolvido foi o Homo erectus, encontrado
5

em diversas zonas da sia e tambm na frica, dotado de volume craniano superior ao dos Australopithecus. Os primeiros homens propriamente ditos foram os homens de Neandertal (Homo sapiens neandertalensis), que viveram cerca de dez mil anos e dos quais foram encontrados numerosos restos na Europa, sia e norte da frica. Utilizavam diversos materiais, como o osso e a pedra, para fabricar instrumentos cortantes, etc., que empregavam na caa.

Por sua constituio e capacidade craniana, o homem de Cro-Magnon (Homo sapiens fossilis) era muito semelhante ao atual Homo sapiens sapiens. A partir do neoltico, perodo cultural caracterizado pelo uso da pedra polida, pelo incio da agricultura e pela criao das primeiras cidades, o homem j apresentava os traos anatmicos e a capacidade intelectual dos indivduos dos tempos modernos.

2.2 - AS GLACIAES DO QUATERNRIO Durante o Quaternrio as glaciaes, com cerca de 100 mil anos de durao, se alternaram com fases de temperatura mais quente e de menor durao (cerca de 20 mil anos), os interglaciais. Os estudos de sedimentos do fundo dos oceanos e de istopos de oxignio, feitos nestas ltimas dcadas, mostraram a existncia de pelo menos 16 ciclos nos quais a temperatura da superfcie do mar baixou em relao a atual, o que sugere a existncia de, no mnimo, 16 glaciaes de tamanho varivel. Destas, somente 4 a 5 foram identificadas geologicamente nos continentes. possvel que as glaciaes mais fortes e/ou de maior durao tenham destrudo as evidncias das outras.

As cinco glaciaes marcadas por evidncia geomorfolgica j so conhecidas h muito tempo e tm nomes diferentes de acordo com a regio onde foram descritas. A sequncia mais conhecida a dos Alpes e Vale do rio Reno. A glaciao mais antiga, Danbio no foi encontrada em muitas regies, A mais recente, Wrm-Wisconsiana, comeou h cerca de 100.000 anos e terminou a uns 12.000 anos atrs. Seus efeitos sobre a superfcie dos continentes e sobre o nvel do mar esto claramente marcados e tm sido estudados em detalhe. A fase em que estamos agora, e que comeou com o retrocesso do gelo glacial
6

em todo planeta, constitui um interglacial que j dura uns 12 mil anos. Se o ciclo continua, deve tender no futuro a outra idade do gelo.

Tab. 1.1 - As principais glaciaes do Quaternrio. A nomenclatura diferente para cada regio e est aqui exemplificada por cinco das mais conhecidas, com os seus nomes originais. Em letras maisculas esto os intervalos glaciais e em minsculas, os interglaciais.

ALPES E RENO WRM Riss-Wrm RISS Mindel-Riss MINDEL Gnz-Mindel GNZ Donau-Gnz DONAU

ILHAS BRITNICAS NEWER DRIFT Ipswichian GRIPPING Hoxnian LOWESTOFT Cromerian

NORTE EUROPA

DA AMRICA NORTE WISCONSIN Sangamon ILLINOIAN Yarmouth KANSAN Aftnian

DO POSIES NO PLEISTOCENO Superior Superior Superior Mdio Mdio Mdio Inferior Inferior Inferior

WEICHSEL Eemian SAALE Holstein ELSTER Cromerian

NEBRASKAN

3. CAUSAS DAS GLACIAES Os mecanismos que causaram as grandes mudanas climticas do Quaternrio no so totalmente conhecidos. Porm, j se conhecem muitas das possveis causas e existem vrias teorias que procuram explicar como se inicia um perodo glacial e como termina. A questo complexa e provavelmente no tem uma soluo simples. Nenhuma teoria proposta at hoje explica plenamente as grandes mudanas climticas ou decide se todas as Idades do Gelo tem causas diferentes ou no.

3.1 - FATORES QUE PODEM INICIAR OU TERMINAR UMA GLACIAO 3.1.1 - MUDANAS DO RELEVO TOPOGRFICO: O levantamento de grandes cadeias de montanhas no final do Tercirio iniciaria uma glaciao por mudana do padro dos ventos e das regies anticiclnicas. Mais gelo se formaria nos polos e o nvel dos oceanos abaixaria. Haveria um aumento das reas continentais resultando em uma maior espessura geral dos continentes. Este mecanismo poderia explicar uma Idade do Gelo, mas no o clico glaciao/Interglaciao, j que no foram encontradas mudanas

topogrficas que indicam a intercalao de seca-umidade.

3.1.2 - MUDANAS DE RADIAO POR EFEITO DE METEOROS: Existe uma camada de p muito fino em volta da Terra. Se no passado houve uma fase de grande quantidade de meteoros ou cometas que caram na Terra e Lua esta camada teria sido espessa e causaria uma alta de temperatura por efeito estufa. Esta capa de p sendo to espessa que a energia solar no pudesse penetrar na atmosfera, a temperatura baixaria definitivamente e comearia uma glaciao.

Entretanto, se a energia solar no penetrasse, no haveria luz necessria e cessaria toda a fotossntese na Terra, resultando assim na morte das plantas fotossintticas. Em seguida iriam morrendo os seres vivos dentro da cadeia alimentar. Primeiro os herbvoros, depois os carnvoros e finalmente os organismos que se alimentam de carne e matria orgnica decomposta. No foram observadas extines em massa no incio de cada glaciao quaternria, o que mostra que esta situao possivelmente no se apresentou. Este efeito pode ter ocorrido no no incio de cada glaciao, mas nos intervalos geolgicos nos quais houve extino em massa, como ocorreu no final das Eras Paleozica e Mesozica.

3.1.3 - MUDANAS DE RADIAO POR EFEITO DE VULCANISMO: Com o mesmo argumento anterior procura-sea causa do incio de uma glaciao no vulcanismo intenso. Durante o Pleistoceno, segundo esta teoria, houve fases de grande atividade vulcnica e fases de relativa tranquilidade. As primeiras resultariam na formao de uma grande quantidade de cinza que seria lanada na estratosfera, formando uma camada espessa.

O p refletiria luz solar e menos calor fosse transferido para a atmosfera, e a superfcie receberia menos energia. A reduo de energia que penetra na Terra iria baixar a temperatura e iniciar uma glaciao. O esfriamento parece ser mais acentuado nas latitudes mdias e altas.

Da mesma forma que a poeira dos meteoros, uma atividade vulcnica grande no pode ser a nica explicao para o incio de uma glaciao a no ser que sua intensidade tivesse sido descomunal. No h registro de uma atividade vulcnica colossal no Quaternrio.

3.1.4 - MUDANAS NA INCLINAO DO EIXO DE ROTAO: A inclinao do eixo de rotao da Terra em relao ao plano orbital de 23,5 variando ao longo dos sculos entre 22,1 e 24,5. Acredita-se que foi assim durante todo o Quaternrio. Sem esta inclinao os dias e noites teriam a mesma durao e o clima seria uniforme. No final do tercirio o ngulo teria aumentado e resultado nas quatro estaes do ano.

A cada 41 mil anos a inclinao muda do mnimo para o mximo e estas variaes cclicas orbitais do planeta resultariam em mudanas na quantidade de energia solar recebida, razes estas pelas quais existiriam as glaciaes.

3.1.5 - O CICLO SOLAR O sol um reatortermonuclear cuja energia emitida no constante, mas obedece a um ciclo que hoje de 11,12 anos. Durante os perodos de maior atividade so observados numerosas manchas na superfcie e proeminncias e labaredas na coroa. Estes fenmenos causam na Terra lindas auroras boreais e austrais e fortes campos magnticos que interferem com as comunicaes de rdio.

De todos os efeitos devidos maior atividade solar, o que mais fcil de ser observado a quantidade de manchas solares. Elas so negras, de forma e tamanho irregular e, durante as fases de mxima atividade podem chegar a mais de cem na superfcie do sol. Surgem em horas ou dias.

Estamos em uma fase de interglaciao, portanto de mxima temperatura. Suponhamos que o sol entre em uma fase de inatividade de grande durao. O resultado, segundo esta teoria, seria a diminuio da temperatura global da Terra, que poderia desencadear uma glaciao ou uma pequena oscilao climtica, mais suave.

3.1.6 - TEORIA DE MILANKOVITCH Em 1941, M.M. Milankovitch apresentou sua teoria para explicar as mudanas climticas que resultam em uma glaciao. Baseou-se nos estudos anteriores dos astrnomos e principalmente na teoria de Langrange sobre as variaes cclicas dos movimentos orbitais da Terra. Pelo clculo destes ciclos do planeta ele mostrou que a energia global recebida e a sua distribuio na superfcie da Terra so funes dos parmetros de movimento orbital do planeta. As glaciaes seriam o resultado principalmente de trs parmetros orbitais que modificariam a quantidade de energia recebida e forariam uma mudana no sistema climtico: a) Obliquidade da eclptica - afeta o contraste sazonal e o gradiente latitudinal de insolao. Como foi visto anteriormente, a inclinao do eixo de rotao da Terra em relao eclptica varia entre 22,1 e 24,5, em dois ciclos, de 41.000 e de 54.000 anos. O resultado desta precesso que os polos terrestres recebiam insolao maior ou menor segundo o ngulo de inclinao, o qual tambm modifica o gradiente latitudinal de temperatura. b) Precesso dos equincios - altera a distncia entre a Terra e o Sol em um tempo fixo dado, por ano. H dois equincios por ano (quando a noite e o dia tem aproximadamente a mesma durao), o de primavera e o de outono. Se forem tomadas juntas, a precesso axial e a precesso orbital, a posio dos equincios vai mudando dentro do ano em um ciclo de aproximadamente 22.000 anos. Esta mudana afeta no somenteo equincio, como o solstcio em relao distncia do Sol a Terra recebe menos energia e os invernos so mais rigorosos. c) A excentricidade da rbita terrestre - atualmente arbita varia entre 0,00 (circular) e 0,06 (elptica), em um ciclo menor de cerca de 100.000 anos e
10

maior de 400.000 anos. A excentricidade o nico parmetro que pode mudar a quantidade total de energia solar recebida pela terra, em cada ano. Alm disso, ela determina a amplitude do ciclo de precesso. Como cada um dos trs parmetros orbitais tem ciclo diferente e a durao de seus ciclos no comensurvel, a interao entre eles pode reforar ou suavizar um efeito e o resultado que maior ou menor energia solar recebida pela Terra. Milankovitch calculou as relaes entre estes trs parmetros e as consequncias que acarretam, e fez a hiptese de que quando a reduo de energia chegasse ao mnimo a Terra entraria em uma Idade do Gelo. Em oposio, um interglacial teria lugar quando a soma das trs variveis resultasse em um mximo de energia recebida. A teoria de Milankovitch atualmente admitida pela maioria dos pesquisadores. Entretanto, a opinio geralmente aceita de que estes trs fatores no so os nicos e o desencadeamento de um perodo glacial teria como causa a soma algbrica destes e outros efeitos modificando o balano energtico global da Terra. Nenhuma das teorias expostasacima explica de maneira satisfatria todas as glaciaes e os perodos relativamente clidos do passado geolgico, nem prev as futuras glaciaes com preciso. Porm, j mostram algumas causas da variao do balano energtico que influem diretamente nas variaes da temperatura da Terra.

3.2 - FATORES DE MANUTENO DE UMA IDADE DO GELO So responsveis pela manuteno de uma determinada situao climtica, como temperatura baixa ou elevada, por um perodo longo de tempo.

3.2.1 - ALBEDO Os partidrios do incio de uma glaciao por diminuio de energia solar sobre a superfcie da Terra associam esta com o albedo das geleiras e lenis de gelo. Uma vez que menos energia chega Terra,a temperatura decresce, mais gelo se forma nos polos, nas altas montanhas e nos mares. Portanto, h um aumento substancial da superfcie coberta por gelo, cujo albedo muito alto.
11

Esta enorme superfcie reflete mais energia em direo ao espao, enquanto que menos energia solar seria absorvida pela superfcie do planeta. A temperatura global se manteria baixa mesmo depois que cessasse o efeito do desencadeamento da glaciao e os glaciares no se derreteriam por muito tempo.

3.2.2 - EVAPORAO Foi demonstrado por mtodos diretos e indiretos que o nvel do mar baixou mais de 100 metros na ltima glaciao.Seo nvel do mar cai, a relao de rea oceano/continente muda, os continentes aumentam em superfcie e os mares se reduzem. A superfcie de evaporao livre nos mares diminui. Como parte do mar se congela, alm disto, haver menos superfcie de evaporao total de gua no globo. A soma destes efeitos resulta em uma diminuio significativa do efeito estufa e o planeta perderia mais energia para o espao, o que faria baixar a temperatura global.

3.2.3 - CORRENTES MARINHAS E VENTOS Uma vez que a temperatura global comea a declinar no incio de uma glaciao, os polos recebem menos energia solar, pela teoria de Milankovitch,e diminui a temperatura nas regies polares. Aumenta o volume de gua gelada e ela comea fluir lentamente para o fundo dos mares e a subir superfcie nas zonas de afloramento. Este declnio de temperatura disperso para todos os oceanos pelas correntes marinhas. Da mesma forma que as correntes marinhas de profundidade e de superfcie, os ventos frios que se originam nas regies polares levam esta queda de temperatura s zonas temperadas e da s zonas tropicais. difcil estimar o efeito dos ventos frios porque possivelmente o padro de circulao atmosfrica era diferente do atual.

4 - A EXTENO E DURAO DAS GLACIAES QUATERNRIAS A evidncia de extensas glaciaes no passado foi observada primeira no Alpes por J.Venetz em 1821. Entretanto, no foi aceita no principio porque os blocos errticos e as acumulaes caticas de rochas frequentemente
12

encontradas na Europa Setentrional eram interpretados como depsitos resultantes de avano do mar e icebergs que flutuariam nele. Mais tarde, L.Agassiz, um discpulo de Venetz dedicou-se a este problema e mostrou que estas evidncias e muitas outras,ao contrrio do que se pensava,indicavam a existncia de antigas geleiras muito mais extensas que as atuais,e ele props a Teoria das Glaciaes. Hoje sabemos que uma parte dos glaciais da Europa, durante a ltima glaciao irradiou-se a partir das montanhas escandinavas, entrou pelo mar norte, cobriu quase todas as ilhas britnicas e o norte da Europa continental em uma extenso de uns 4,3 milhes de km. O hemisfrio sul tambm esteve sob a influncia das glaciaes quaternrias. Mas devido forma dos continentes, que tem a sua maior largura na zona tropical, os glaciais no cobriram rea to grandes quanto no hemisfrio norte com exceo da Antrtida que s teve uma diminuio da sua espessura.

5 - OS EFEITOS DAS GLACIAES QUATERNRIAS Hoje conhecemos muitos dos efeitos causados pelo aumento da rea coberta por gelo glacial durante a ltima idade do gelo e com isto possvel extrapolar estas explicaes para as glaciaes mais antigas. As principais so:

5.1 - MUDANAS DO NVEL DO MAR Os gelogos acreditam que isto devido a um derretimento progressivo dos glaciares. A base deste raciocnio e ideia de que a quantidade total de gua na terra constante atravs dos tempos geolgicos. As flutuaes do nvel do mar so difceis de serem estimadas porque no e possvel analisar o efeito dos glaciares separadamente dos movimentos verticais dos continentes. O peso de uma grande geleira sobre o continente faz com que ele abaixe nessa rea ao passo que, quando uma geleira eliminada o continente volta a subir, descontando os movimentos tectnicos. Varivel a acrescentar no estudo das flutuaes do nvel do mar no passado o reajuste em relao s bacias ocenicas e a deposio de sedimentos nestas bacias.

13

Foi demonstrado por mtodos diferentes e por observao direta dos cordes litorneos submersos, que o nvel do mar baixou entre 70 e 180m durante a ltima glaciao. A estimativa que cerca de 58 km de gua ocenica foi removida e congelada nesse tempo. Isto significa que a maior parte de cada plataforma continental estaria acima do nvel do mar e era terra firme.

5.2 - EFEITOS SOBRE OS CONTINENTES Quando os mares baixaram, a superfcie dos continentes aumentou pela incorporao da maior parte da plataforma continental e um territrio novo se abriu para expanso da flora e fauna terrestre. A biota se expandiu onde a plataforma continental era larga. Por outro lado se o nvel do mar desse o gradiente latitudinal de temperatura muda e a localizao dos ecossistemas montanos se modifica.

5.3 - EFEITOS SOBRE A DISTRIBUIO DA BIOTA TERRESTRE A migrao da biota seguindo o avana de um complexo glaciar, j esta bem estabelecida para muitas regies. Atualmente trabalham-se intensamente nos detalhes destas migraes. Um exemplo ilustrativo se encontra na Europa onde os depsitos glaciais contm fsseis de rinoceronte lanoso, mamutes, renas, raposas rticas e alces, que hoje vivem mais ao norte, junto s geleiras do circulo polar rtico. Em contraposio, os depsitos interglaciais destas mesmas regies contem fosseis de leo e rinoceronte, hipoptamos e hienas, hoje confinados na frica. O efeito mais drstico nos continentes durante uma glaciao a reduo de rea onde a maioria dos seres vivos pode habitar. Numerosos animais e plantas tinham que viver em latitudes mais baixas e muito eram forados a compartilhar o mesmo ambiente com os elementos locais das reas subtropicais.

5.4 - EFEITOS NO MAR O abaixamento do mar resulta na diminuio ocenica. A isto se acrescenta o fato que os mares rtico e antrtico ficam congelados numa extenso muito
14

maior que a atual, diminuindo mais a superfcie da gua livre. H, portanto, uma diminuio grande do ambiente aqutico e os confinamentos de fauna e flora marinhas. Os intervalos interglaciais, por outro lado, so fases de expanso da biota. Como os mares polares esto em comunicao com os outros oceanos, durante uma glaciao as correntes marinhas muito frias vindas dos polos penetram no fundo dos grandes oceanos causando um resfriamento.

5.5 - OUTROS EFEITOS As plantas se adaptam s mudanas climticas pela modificao de sua rea de distribuio. Elas invadem rapidamente os territrios que sofreram degelo, estabelecem-se ai, e deixam depositados o seu plen e seus esporos e seus esporos como um testemunho de sua presena. Quando os glaciares avanam a vegetao retrocede em direo ao equador.

6 - PLUVIAIS E INTERPLUVIAIS A descoberta no meio do sculo 19 de estriaes nos blocos errticos fez associ-los s glaciaes, pois as rochas deviam ter sido transportadas pelas geleiras. A teoria foi reajustada para: glaciaes nas montanhas, inundaes nas terras baixas e elevao do nvel do mar, tudo ao mesmo tempo. O achado de conchas marinhas em sedimentos atualmente acima do nvel do mar deu apoio a esta interpretao. Apesar da conexo entre estes efeitos representar um erro de lgica (onde conseguir tanta gua?) isto no afetou a ningum at muito recentemente. O Quaternrio era para os gelogos um perodo pluvial. Entretanto, as evidncias que contradizem esta correlao foram sendo acumuladas. Hoje, graas datao com istopos, e a informao obtidas por mtodos independentes, demonstrou-se o contrrio. Os intervalos glaciais correspondem nas terras baixas e nos trpicos a fases secas ou ridas; os interglaciais, a fases mais midas. Um das razes que, durante uma glaciao, maior quantidade de gua fica presa na forma de gelo e sai da circulao global de gua da Terra.

15

7. TEORIA DE REFGIO Desde a dcada de 70 tm-se discutido muito sobre a possibilidade de existncia de reas de refgio para animais e plantas durante fases climticas desfavorveis a sua vida. Certas espcies teriam sobrevivido Idade do Gelo em reas especiais nas quais, por razes topogrficas, o solo ficou livre de gelo. Nelas teria havido um microclima que permitiria a existncia destes indivduos. Nos refgios a pequena populao ficaria isolada reprodutivamente do resto da espcie e comearia a sediferenciar. Quando se iniciou o fim glaciao esta subpopulao teria se expandido pelos novos territrios, mas j seria diferente da populao original e das populaes de outros refgios. A ideia de refgio foi entendida aos trpicos onde se postulou que em um passado recente houve fases muito secas nas reas hoje ocupadas pela floresta pluvial. A floresta se reduziria e fragmentaria em reas pequenas (refgios) onde haveria condies de umidade alta para sua manuteno. A, rvores e animais viveriam at voltar a um perodo mido. Os mecanismos de isolamento reprodutivo e de mutao agiriam sobre estas pequenas populaes criando subespcies e variedades como se postulou para as glaciaes da Europa. Quando voltou a fase mida os refgios se expandiram coalescendo em uma extensa floresta pluvial onde coexistiriam populaes diferentes da original. Essas poderiam se hibridar ou no com indivduos de outros refgios, dependendo do grau de diferenciao e da distncia entre eles. Este processo daria como resultado a grande diversidade da flora e fauna tropical. A hiptese de refgio nos trpicos foi primeira aventada por R.E. Moreau para a frica oriental, usando pluviais e interpluviais, e depois, para a Amaznia por J. Haffer, usando distribuio de aves, e por P.E. Vanzolini, usando distribuio de rpteis (reviso em Vazolini, 1992). Mais tarde outros taxnomos postularam refgios para borboletas, macacos, rvores, etc. As propostas de possveis reas de refgio na Amaznia esto reunidas nas 714 pginas de um livro editado por Prance (1982) junto com alguns poucos artigos que as refutam.

16

8. O LIMITE PLEISTOCENO-HOLOCENO A determinao do limite entre dois perodos ou duas subdivises de um perodo geolgico em uma seo estratigrfica, feita na base de uma localidade-tipo por meio de fsseis e de litologia. Estes limites esto relativamente bem estabelecidos para os perodos mais antigos quando observados de uma maneira geral. Porm, sempre existem dificuldades quando estudados em detalhe, porque as mudanas climticas, os

deslocamentos dos continentes, os grandes movimentos tectnicos, a extino de animais e plantas, em geral no se fizeram de repente e sim gradualmente. No Quaternrio no ouve extines apreciveis de plantas, colepteros e microrganismos, o que torna difcil determinar o limite Pleistoceno-Holoceno. Para alguns gelogos, o Holoceno, como poca geolgica, no existe. Todo o Quaternrio seria uma s poca, o Pleistoceno, no qual, os ltimos 10 ou 12 mil anos representam um interglacial como os outros anteriores. Entretanto, o Holoceno representa o intervalo de tempo melhor conhecido e inclui a Histria escrita da Humanidade, o que permite um confronto entre os sinais de mudanas nos sedimentos e os relatos que chegam at ns por tradies escritas e orais dos povos. Alm disto, este o tempo em que o homem depois de uma evoluo lenta adquiriu os meios de interferir e perturbar os ecossistemas naturais em escala significativa. Isto faz com que seja necessrio, tirando qualquer acmulo de dados e os interesses das diferentes especialidades que estudam o final de Quaternrio, fazem com que a determinao do limite Pleistoceno-Holoceno seja controvertida.

9. A BORDA DOS CONTINENTES Desde o incio do Perodo Quaternrio os continentes tm as formas geria que apresentam hoje. Entretanto, as bordas continentais sofreram o impacto das glaciaes e mudaram de forma mais ou menos profunda, dependendo da regio e da extenso da glaciao. Todos os continentes e ilhas tm a sua volta uma faixa de gua rasas, com 60 a 180 metros de profundidade, a Plataforma Continental. Estes mares rasos, quando extensos, so denominados Mares Epicontinentais , e exemplos deles so o Mar da mancha, o Bltico, a Baa de Hudson, e muitos outros.

17

A partir da profundidade de 180-200 metros, em direo ao mar aberto, o fundo ocenico desce abruptamente, em um ngulo geralmente forte at

profundidades de 2000 metros ou mais. Esta rampa muito inclinada denominada Talude Continental. Finalmente, o ngulo de inclinao diminuiu drasticamente a 1 ou menos em muitos oceanos forma-se um pie monte, como nas montanhas continentais, denominado sop continental ou elevao continental (continental rise). Em seguida comea a Regio Abissal. At a dcada de 1960 pensava-se que o fundo ocenico era constitudo de suaves elevaes e plancies montonas. Devido a novos mtodos de sondagem submarina, principalmente ao SONAR, e pela verificao direta do fundo ocenico por submersveis que resistem a grandes presses e o inverno de iluminao submarina forte, esta ideia caiu inteiramente. Revelou-se um nmero inesperado e surpreendente de tipos de relevo que continuam a ser descobertos. As plataformas Continentais tm uma declividade suave desde a linha de praia at a borda do talude continental. Geralmente o ngulo de inclinao menor que um grau (cerca de 2 metros por quilmetro). Elas podem alcanar uns poucos metros at cerca de 320 km de largura e se estreitam ou se alargam ao longo dos continentes e ilhas. Os mapas geogrficos geralmente representam o nvel batimtrico de 200 metros de profundidade em torno dos continentes e ilhas. Desta forma pode-se avaliar por alto a extenso da plataforma de um determinado litoral. Para avaliao precisa necessrio recorrer aos mapas batimtricos da regio. As plataformas representam somente cerca de 7% da rea ocenica. Porm, so extremamente importantes ao ponto de vista econmico, poltico e ecolgico. Suas guas esto dentro da zona ftica, onde a luz solar penetra at o fundo e possibilita o crescimento de grande quantidade de fitoplncton, que flutua ou nada em suas guas. Estas algas microscpicas, junto com algas multicelulares que se fixam no substrato do fundo ou flutuam na superfcie (por exemplo, os sargaos) produzem o oxignio que permite a respirao dos animais aquticos e so o alimento dos herbvoros. Na interface

gua/sedimento vivem grandes quantidades de organismos bentnicos. So vermes, artrpodes, moluscos, corais, etc., que se arrastam no fundo, cavam buracos ou esto presos ao substrato. Junto com eles h cianobactrias e
18

vrios tipos de algas que, por fotossntese, enriquecem as guas com oxignio e fixam as partculas inorgnicas diminuindo a eroso e o efeito das mars no piso ocenico. Isto faz com que as plataformas sejam zonas piscosas e, portanto, importantes para a pesca comercial. As plataformas contm os recifes e atis de coral, so enormes depsitos de areia e cascalho, e so tambm ricas em depsitos minerais, destacando-se o petrleo e o gs natural. O Talude Continental um declive forte na borda externa da plataforma continental. O gradiente de declividade varia de um lugar para o outro, porm, desce em mdia cerca de 70-75 m/km. Este talude submarino geralmente tem uns 20 km de largura. Ele consiste em uma camada muito espessa de sedimento que se move para as regies abissais vindo da plataforma. Os sedimentos so carregados principalmente por corrente de turbidez que seguem pelos canhes (canyons, cnions) submarinos. Quando estas correntes emergem da boca de um cnion sobre uma rea plana, formam leques submarinos de forma muito semelhante aos leques aluviais na superfcie dos continentes. Longe de ser uma descida montona, como se pensava antes, os taludes apresentam vales profundos e estreitos que podem chegar a 3 km de profundidade, conhecidos como canhes (cnions) submarinos, que atingem muitas vezes profundidades no mar muito abaixo do limite batimtrico mnimo conhecido para o nvel do mar. Isto faz pensar que nem todos foram antigos leitos de rios, e que muitos devem ser originados de processos que ocorrem abaixo da superfcie ocenica. A Regio Abissal realmente o fundo das bacias ocenicas. Alm de fossas profundas, que so zonas de subduco de placas, apresentam grandes cadeias de montanhas (as Dorsais Ocenicas) como alguns dos seus picos chegando acima do nvel das guas. Estas dorsais s foram descobertas durante a segunda guerra mundial. Tambm existem plancies abissais, extremamente planas. Em frente costa da Argentina encontra-se uma destas plancies que chega a 1500 km de extenso (800 milhas nuticas) e cujo relevo suave chega a no mximo 3 m de altura. Perfis ssmicos mostram que nas plancies abissais existe uma camada espessa de sedimento depositado diretamente sobre a rocha vulcnica do piso ocenico. Os depsitos sedimentares nas plancies abissais e nas fossas so constitudos de partculas muito finas que ficaram suspensas por muito tempo
19

na gua e foram caindo continuamente no fundo. So argilas muito finas, restos orgnicos e minsculas carapaas (de slica ou carbonato de clcio) de organismos marinhos mortos. A velocidade de sedimentao nas regies abissais muito lenta. As escamas das Cocolitofceas (nanoplncton de calcrio), com 3 15 m de dimetro descem atravs da coluna da gua com uma velocidade de 15 cm por dia. Um centmetro de sedimento leva de 5.000 a 50.000 anos para acumular nas regies abissais. Isto no acontece nas plataformas onde a velocidade muito maior, principalmente nos deltas dos grandes rios, como o Amazonas, Mississipe, Nilo e Orinoco, onde os sedimentos podem se acumular muito mais rapidamente.

20

You might also like