You are on page 1of 3

ARTIGO DE OPINIO

Este artigo de opinio da exclusiva responsabilidade do autor e no reflecte a posio oficial do PAN sobre este tema
O Euro Irreversvel.i A determinao presente e futura das entidades supranacionais europeias e internacionais, nomeadamente o Fundo Monetrio Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e a Comisso Europeia (CE), resume-se a esta convico. No h outra soluo, a moeda nica um projecto irreversvel.ii Porm o bom senso aconselha-nos que em qualquer constructo social institudo tudo se resume a um plano, uma matriz. Assim toda e qualquer entidade gere o seu presente tendo em conta benefcios momentneos e futuros, de modo a alicerar no s o j estabelecido como norma, mas sobretudo para alargar as suas ramificaes e influncias. Nesta medida para alm de lgico, surte-nos como racional conceber estratgias nacionais e europeias alternativas para atingir os objectivos de liberdade, segurana e justia dentro das barreiras internas ()iii do continente Europeu, visto que tais entidades com poder legislativo e executivo no tm, nem assumem, a possibilidade de um plano B em relao moeda nica (Repare-se na simbologia semntica de unicidade da moeda europeia que no s torna o sistema monetrio comum como incute um caminho singular no projecto europeu de vrias naes multiculturais). Deparamo-nos portanto com um e um s real objectivo das elites europeias: A criao de um mercado internoiv atravs de uma unio econmica e monetria em que a moeda o Eurov, que contrasta com objectivo holstico de equidade europeia previamente descrito. Deste modo, constatamos que a frugalidade de englobar sistemas psico-sociais de naes cultural e socialmente dspares no projecto poltico europeu est a levar derrocada scio econmica de estados soberanos. Impem-se ento algumas questes base: Sero os lderes nacionais e europeus ignorantes, no sentido de desconhecerem novos paradigmas econmicos e psico-sociais substitutos ao

modelo de moeda nica? Ou existir uma lgica consciente para se seguir tal rigidez ideolgica? Reconhece-se como ideologia pois factualmente sentem-se os efeitos calamitosos do fracasso da construo monetria e poltica europeia vi. Se por ideal, ou ilusria utopia, o objectivo do FMI, BCE e CE atingir prosperidade entre naes porque no discutir-se alternativas matriz vigente, tal como a possvel sada planeada e alicerada de alguns pases do Euro? Instaurando bancos centrais 100% estatais que imprimam e desenvolvam uma economia real sem juros adjacentes. Apostando claramente no inverso do modelo actual com a nacionalizao de infra-estruturas vitais como a produo e distribuio energtica, as vias de comunicao, a produo alimentar, e a rea da sade e educao. certo que tal caminho augura grande dificuldade e complexidade, como a depreciao da moeda, encarecimento das importaes e reorganizao de grande parte do tecido empresarial e social interno, mas no ser cauteloso e sapiente planear autonomamente em vez de seguir colectivamente ideologias falhadas e elitistas? Na essncia a criao, distribuio e controlo de moeda o real motivo para a crise da dvida a nvel mundial e ignorar novos caminhos sociais, tais como econmicos, mantm-nos no pesadelo burocrata europeu que para alm de ser cego e obtuso revela-se num genocdio social e poltico para culturas seculares. A insanidade chega pela posio do presidente do BCE, Mario Draghi, ao admitir a possibilidade de compra de dvida soberana de modo ilimitadovii e pela postura autista do presidente da CE, Duro Barroso, ao apelar criao de uma Federao de Estados-Naoviii onde o j limitado poder decisrio nacional ser de uma vez por todas obliterado. E como se no bastasse, em Portugal, reporta-se ainda a possibilidade da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) derreter escudos para utilizao dbia Estatal. Mas, como frisa uma entidade da INCM, um stock de escudos de tal envergadura dava muito jeito.ix Exige-se portanto uma revoluo psico-social e cultural hoje, agora! Uma Revoluo individual e colectiva onde solues e projectos se construam para atingir objectivos enraizados a mdio e longo prazo, de modo a realisticamente construir um melhor tecido social, cultural e econmico que vislumbre novos paradigmas de equidade participativa a todos os cidados, e modelos de sustentabilidade ecolgica e animal. Que caminho trilharemos? O da submisso colectiva ou do altrusmo racional?

(Continua) Nota: Ver artigo de opinio por Jos Sousa, publicado a 10/08/2012, sobre a Dvida Soberana.

Artigo: Duro Barroso diz que o Euro irreversvel publicado na Viso, verso online, a 13 de Dezembro de 2011. ii Artigo: O BCE vai salvar o Euro? publicado no Sol, verso Online, a 28 de Julho de 2012. iii Ponto 2, do Artigo 3, institudo no Tratado de Lisboa de 1 de Dezembro de 2009. iv Ponto 3, do Artigo 3, institudo no Tratado de Lisboa de 1 de Dezembro de 2009. v Ponto 4, do Artigo 3, institudo no Tratado de Lisboa de 1 de Dezembro de 2009. vi Artigo: Until the political elite let go of the idea of the single currency the Eurozone will continue its collapse publicado no Daily Mail, verso online, a 24 de Julho de 2012. vii Artigo: BCE desvenda programa para compra "ilimitada" de dvida soberana publicado na RTP, Seco Economia, verso online, a 06 de Setembro de 2012. viii Artigo: Duro Barroso pede Europa para se tornar numa federao de Estados-Nao publicado na RTP, Seco Mundo, verso online, a 12 de Setembro de2012. ix Artigo: Moedas de escudo vo ser derretidas publicado no Sol, verso Online, a 14 de Novembro de 2011. Francisco Guerreiro, 26 de Setembro de 2012 Vice-presidente do Conselho Local de Coimbra.

You might also like