You are on page 1of 7

Como morrer

Uma vez mais, o Lua em Escorpio traz um texto publicado no blog de Odin Townley, "Theosophy Watch" sobre experincias de quase-morte intitulado "What its like to Die". Comea assim: De acordo com a tradio as palavras do Buda ao morrer foram: todos os compostos so perecveis. Mas no o esprito imortal do homem. O Buda referia-se nossa parte fsica, passional e psquica. O esprito usa estas partes como seu veculo em cada nova vida.

Essas partes interligadas so separadas na morte e reduzidas aos seus elementos primrios, sendo recicladas e devolvidas s suas origens na Natureza. Este processo da reciclagem de substncias renovveis da evoluo, das foras temporais e dos materiais necessrios para um corpo inteiramente natural. Porquanto s p, diz o Gnesis (3:19) e ao p tornars referindo-se s partes perecveis do complexo edifcio humano. Pelo contrrio, como nos sonhos, o esprito do homem livre, conforme declara o ensinamento oculto do Brihad Aranyaka Upanixade (13) e o nada obedece ao Esprito. Madame Blavatsky concorda com os Upanixades e explica n A Chave para a Teosofia que a morte sobrevm aos nossos eus

espirituais sempre como libertadora e amiga. Para o mortal comum ser como um sonho to vvido quanto a vida, e cheio de xtase e vises realistas.

Mesmo para o materialista, que no obstante o seu materialismo, no foi um homem mau, o intervalo entre duas vidas ser como o sono ininterrupto e plcido de uma criana. Assim como o homem, no momento da morte, tem um insight retrospetivo sobre a vida que levou, ento, no momento em que renasce na Terra, o Ego, despertando do estado [de felicidade ps-morte chamado] Devachan, tem uma viso prospetiva da vida que o aguarda, e percebe todas as causas que o levaram a ela.

Ele percebe-as e v o futuro, porque entre o Devachan e o renascimento que o Ego readquire sua conscincia mansica [NT:que o autor traduz por mente espiritual] e volta a ser por um curto perodo o deus que era, antes de, em conformidade com a lei krmica, ter descido pela primeira vez matria e encarnado no primeiro homem fsico. O fio de ouro v todas as suas prolas, e no perde qualquer uma que seja. [A chave para a Teosofia, p.146] Vendo as prolas [Neste vdeo] Uma mulher conta as suas duas histrias de experincias de quase-morte (EQM). A primeira ocorreu depois de um acidente de carro. Ela teve uma experincia fora-do-corpo (EFC) e de cima viu o que se passava volta do seu corpo fsico. Depois a mulher teve uma reviso de vida e encontrou parentes falecidos. A investigao do Dr. Pim van Lommel sobre EQM tambm brevemente mencionada.

O fogo da fnix O soldado George Ritchie de 20 anos, parecia ter morrido num hospital militar e foi pronunciado morto duas vezes pelo mdico ao servio. Nove minutos depois voltou vida. A histria de George Ritchie detalhada de forma completa no livro Reincarnation: The Phoenix Fire MysteryAn East-West Dialogue on Death

and Rebirth from the Worlds of Religion, Science, Psychology, Philosophy, Art and Literature editado por dois teosofistas de Nova Iorque, Joseph Head e Sylvia Cranston e fruto da sua pesquisa.

Esta antologia clssica oferece perspetivas antigas e modernas sobre a pergunta de J: 'Morrendo o homem, porventura tornar a viver?. Abrangendo 5 000 anos de pensamento mundial, escreve a editora, a seleo feita convida considerao de uma ideia que tem encontrado hospitalidade nas grandes mentes da histria. Regresso do amanh O Dr. George Ritchie escreveu sobre a sua EQM no livro Voltar do Amanh [editado no Brasil, pela Ed. Nrdica, podendo ser consultado um resumo da histria aqui], [no original] Return from Tomorrow, co-escrito com Elizabeth Sherill (1978) e que j foi traduzido para nove lnguas. Em Voltar do Amanh, o Dr. Ritchie fala da sua experincia fora-do-corpo, no seu encontro com Jesus Cristo, e na sua viagem acompanhada por Cristo atravs de diferentes dimenses do tempo e do espao. A morte no nada mais do que uma passagem, disse Ritchie, algo que voc atravessa. [ver video]

O relato de Ritchie foi o primeiro contacto que o Dr. Raymond Moody Jr. teve com EQM durante a sua licenciatura em filosofia pela Universidade da Virgnia. Isto foi o que levou Moody a investigar mais de 150 casos de EQM no seu livro Vida depois da Vida e noutros dois livros que se seguiram.

O Dr. Raymond A. Moody, Jr., psiquiatra, reconhecido pai das Experincias de Quase Morte, autor do clssico Vida depois da Vida que vendeu mais de dez milhes de cpias. O livro do Dr. Moody deu incio investigao no campo dos estudos de quase-morte. Professor de psicologia no Wes Georgia College, ele tambm o autor de Laugh after Laugh [O ltimo a rir, Ed. Pergaminho] e The Light Beyond [A luz do alm", Ed. Pergaminho]. Ignoramos o alm, porque esta ignorncia uma condio da nossa prpria vida. Da mesma forma o gelo no pode saber do fogo exceto quando se derrete e desaparece. [escreve Moody, Jr] Existe um tipo de conhecimento notico que acompanha todos os EQM e EFC verdadeiros. A derradeira EFC obviamente experienciada como um estado aps a morte do corpo fsico e at a subsequente reencarnao da alma individual.

Quais as caratersticas e que qualidades tm as experincias de quase morte? Representam estas experincias um encontro autntico com o alm, ou so apenas uma fabricao da atividade do nosso crebro? As qualidades comuns s experincias de quase-morte incluem sentimentos de profunda paz, sensao extra-corporal, encontros com seres de luz e com parentes falecidos, reviso de vida e relutncia em voltar. O Dr. Moody explora o significado destas experincias para o nosso prprio entendimento do inconsciente coletivo, enfatizando o valor da sabedoria e do amor como valores primrios na vida humana. [ver video]

Partilhando a eternidade

O livro do Dr. Moody Instantes de Eternidade [NT: j aqui abordado no Lua em Escorpio pela Lusa Garcs de Lima], sobre experincias de morte partilhadas foi publicado recentemente. Escrito em conjunto com Paul Perry, este livro fornece numerosos exemplos sobre experincias de morte partilhadas.

As pessoas presentes durante a morte de algum prximo experienciam uma sada do seu prprio corpo, veem a reviso de vida da pessoa querida e viajam at meio-caminho em direo Luz. Moody descreve sete elementos chave da experincia de morte partilhada [para mais sobre este pormenor, ver aqui] que so muito semelhantes aos das experincias de quase morte. No momento solene da morte, cada homem, mesmo quando a morte sbita, diz Blavatsky nA Chave para a Teosofia, v toda a sua vida passar diante dos olhos, nos mais diminutos detalhes. Por um breve instante o Ego pessoal se torna uno com o Ego individual e omnisciente. Ela refere-se iluso do tempo nas experincias de quase morte no seu artigo Memory in the Dying, desta forma: Uma vida longa, talvez, vivida outra vez, durante um curto segundo!

publicado em http://lua-em-escorpiao.blogspot.pt em duas partes a 5 e 12 de janeiro de 2013

You might also like