You are on page 1of 4

AGNCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HDRICOS CONCURSO PBLICO

No deixe de preencher as informaes a seguir. Prdio Sala

Nome

N de Identidade

rgo Expedidor

UF

N de Inscrio

ANALISTA AMBIENTAL / ENGENHARIA QUMICA / QUMICA INDUSTRIAL

ATENO
Abra este Caderno, quando o Fiscal de Sala autorizar o incio da Prova. Observe se o Caderno est completo. Ele dever conter 15 (quinze) questes de Conhecimentos Especficos. Se o Caderno estiver incompleto ou com algum defeito grfico que lhe cause dvidas, informe, imediatamente, ao Fiscal. Uma vez dada a ordem de incio da Prova, preencha, nos espaos apropriados, o seu Nome completo, o Nmero do seu Documento de Identidade, a Unidade da Federao e o Nmero de Inscrio. Para registrar as alternativas escolhidas nas questes objetivas de mltipla escolha, voc receber um Carto-Resposta de Leitura tica. Verifique se o Nmero de Inscrio impresso no Carto coincide com o seu Nmero de Inscrio. As bolhas constantes do Carto-Resposta devem ser preenchidas, totalmente, com caneta esferogrfica azul ou preta. Preenchido o Carto-Resposta, entregue-o ao Fiscal, juntamente com este Caderno e deixe a sala em silncio.

BOA SORTE !

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
01. Em relao aos resduos slidos industriais, analise as afirmativas abaixo. I. II. III. Em conformidade com a NBR 1004/04, os resduos slidos classificados como perigosos, por apresentarem caractersticas de toxicidade e patogenicidade entre outras, so classificados como pertencentes classe III. Em acordo com a NBR 1004/04, os resduos slidos no-inertes que no apresentam periculosidade so classificados como pertencentes classe I. A escolha de uma alternativa para a destinao de um resduo slido, depende, entre outros fatores, do teor de contaminantes e de sua composio qumica.

CORRETO afirmar que A) as afirmaes II e III so verdadeiras. B) apenas a afirmativa III a verdadeira. C) so verdadeiras as afirmaes I e III. D) apenas a afirmao I a verdadeira. E) so verdadeiras as afirmaes I, II e III.

02. As afirmativas abaixo so referentes aos resduos slidos industriais. Analise-as e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. A) de responsabilidade do poder pblico e no, das empresas que produzem os resduos a escolha de uma alternativa vivel e segura para a sua destinao, de modo a proteger o ambiente de possveis contaminaes. B) Um resduo caracterizado como corrosivo, conforme a legislao pertinente, quando uma amostra dele obtida, solubilizada em gua, produz uma soluo aquosa com o pH superior a 5 e inferior ou igual a 12. C) Os metais pesados, por serem bastante utilizados em diversos processos industriais, so componentes freqentes nos resduos slidos de muitas indstrias, causando conseqentemente danos ambientais e, em especial, sade humana. D) A eliminao de resduos slidos pelas indstrias qumicas ocorre sempre, atravs dos rios e canais que circundam a cidade, sendo esse um dos grandes problemas ambientais enfrentados pelo poder pblico. E) Os resduos slidos inertes so aqueles que, submetidos aos testes de solubilizao (NBR 10.007 ABNT), so perfeitamente solveis em concentraes superiores aos padres de potabilidade da gua. 03. So feitas as seguintes afirmaes relacionadas aos processos bsicos de operaes unitrias. I. II. III. IV. A flotao muito utilizada em estaes de gua e esgoto bem como no beneficiamento de minrio bruto, aps convenientemente modo a um p fino, misturado com gua, agentes espumantes e coletores. comum usar como agentes espumantes nas flotaes, com o objetivo de beneficiar minrios brutos, lcoois cclicos, leo de pinho, glicis de baixa massa molecular, entre outras substncias. No processo de filtrao, o filtrado constitudo de uma quantidade de slidos e pequena quantidade de gua, enquanto que a torta constituda de grande quantidade de gua e pequena quantidade de slidos dissolvidos. O filtro de correia horizontal muito utilizado nas indstrias devido a sua rapidez, flexibilidade de operao e adaptao para misturas corrosivas.

So VERDADEIRAS A) I e II, apenas. B) I, II e III, apenas. C) III e IV, apenas. D) I e IV, apenas. E) I, II e IV, apenas.

04. 100,0 mL de uma amostra de gua de um lago foi titulada por uma soluo padro de dicromato de potssio 0,010mol/L, em meio sulfrico, com um indicador apropriado, gastando-se exatamente, at o final da reao, 7,5 mL da soluo titulante. A DQO da amostra analisada igual a ma(O) =16u, ma( Cr ) =52u, ma(K)= 39u A) 22,0mg/L. B) 16,0mg/L. C) 32,0mg/L. D) 18,0mg/L. E) 36,0mg/L.

05. So dadas as afirmativas abaixo referentes ao tratamento de guas residuais. Dentre elas, assinale a CORRETA. A) Na fase de tratamento primrio das guas residuais, so removidas as bactrias patognicas. B) No tratamento tercirio das guas residuais, so removidos os resduos slidos atravs da sedimentao coloidal. C) O tratamento tercirio ou qumico das guas residuais inclui, dentre outros processos, a reduo da DBO e a remoo dos metais pesados. D) A decomposio de substncias orgnicas e biolgicas durante o tratamento biolgico das guas residuais resulta sempre como subprodutos os sais de amnia. E) Os metais pesados so removidos das guas residuais atravs da adio de metais alcalinos que formam com eles compostos insolveis.
2

06. As guas de superfcie so poludas por efluentes de origem as mais diversas. As afirmativas a seguir so referentes s contaminaes produzidas por esses efluentes. I. II. III. IV. Os efluentes domsticos e industriais so as mais importantes fontes de matria orgnica para as guas de superfcie. Uma das fontes relevantes de alumnio que contaminam as guas superficiais a descarga do material retirado aps a limpeza de filtros de estaes de tratamento de gua para o abastecimento pblico. Os fosfatos inorgnicos, quando acumulados nos mananciais, geram densas camadas de espuma, diminuindo a tenso superficial da gua e, em conseqncia, originam graves problemas ambientais. O on fosfato age quimicamente como reagente limitante do crescimento das algas, isto , quanto maior a concentrao de fosfato, maior a proliferao de algas nas guas superficiais.

So VERDADEIRAS A) I, II e III, apenas. B) II e III, apenas. C) I, III e IV, apenas. D) I e IV, apenas. E) I, II, III e IV.

07. Analise as afirmativas abaixo. I. II. III. IV. As substncias hmicas no interagem com os metais pesados que comumente se depositam na camada superior do solo. Os cidos hmicos geralmente formam complexos insolveis em gua, pela fixao dos ons metlicos atravs dos grupos carboxlicos. O tratamento do solo, utilizando-se cal, impede a absoro do Cd2+ pelas plantas, tendo em vista que em um pH alcalino, esse ction precipita pela formao de compostos insolveis. Os metais pesados que so conhecidos poluentes da gua e contaminantes de muitos alimentos so retidos no solo, apenas, pelas reaes de precipitao.

So VERDADEIRAS A) II e III. B) I e IV. C) I, III e IV. D) II, III e IV. E) I, II, III e IV.

08. Os poluentes atmosfricos produzem impactos ambientais nocivos sade humana bem como fauna e flora. As afirmativas abaixo referem-se aos problemas causados por esses poluentes. A) O monxido de carbono um poluente fitotxico que interfere na colheita de soja e de outros gros. B) O oznio no considerado um poluente atmosfrico, graas as suas propriedades bactericidas. C) As tonturas, os vmitos e as dermatites, entre outros sintomas, podem estar associados aos poluentes orgnicos. D) O bixido de carbono est associado reduo da absoro de oxignio pelo sangue. E) O monxido de carbono como poluente fitotxico age quimicamente, impedindo o crescimento de rvores, porque inibe a fotossntese. 09. As afirmativas abaixo referem-se aos Padres Nacionais da Qualidade do Ar, conforme legislao pertinente. Analise-as e assinale a CORRETA. A) Padres Primrios da Qualidade de Ar so concentraes de poluentes que, ultrapassadas, afetam, apenas, a fauna aqutica, destruindo-a. B) Padres Secundrios da Qualidade de Ar so concentraes de poluentes, acima dos quais se prev o mnimo efeito adverso sobre a sade da populao humana. C) Para um tempo de amostragem de 24h, a concentrao de um Padro Primrio, por exemplo o SO2, superior a 1.600 g/m3, est dentro das normas aceitveis. D) Os poluentes atmosfricos, categorizados na legislao, so aqueles que, dentre outros danos, tornam o ar imprprio sade humana e danoso fauna e flora. E) Os planos regionais de controle de poluio do ar devero estar de acordo, apenas, com os Padres Primrios que definem a qualidade do ar atmosfrico. 10. Em relao s tcnicas de remediao de reas contaminadas, so feitas as afirmaes abaixo. Dentre elas, assinale a alternativa CORRETA. A) Em reas onde a terra est contaminada com gasolina ou petrleo, no conveniente usar a Tcnica da biorremediao para descontaminar o solo. B) Na biorremediao, sob condies aerbicas para o tratamento de resduos, so utilizadas bactrias e fungos, apenas se o solo estiver contaminado com metais pesados. C) A lavagem do solo uma tcnica que se fundamenta na extrao de contaminantes do solo por dissoluo, utilizando-se como solventes cidos inorgnicos oxidantes. D) Um dos mecanismos usados por plantas para remediar poluentes do solo a liberao de oxignio e enzimas, que estimulam a biodegradao dos poluentes. E) A compostagem um processo de remediao no qual os contaminantes inorgnicos do solo so convertidos em subprodutos incuos sade humana e estveis.
3

11. Analise as afirmaes abaixo em relao ao balano de massa, que ocorre no estudo dos processos qumicos. Qual das afirmaes a VERDADEIRA? A) O estudo de um processo qumico fundamentado, apenas, no balano de massa, sendo desnecessrias quaisquer outras informaes. B) O balano de massa fundamenta-se na determinao de cada espcie molecular que entra e sai de cada bloco da unidade produtiva. C) fato experimental que, em cada bloco da unidade produtiva, h variaes substanciais no nmero de tomos de qualquer elemento existente no bloco. D) O que fundamenta o balano de massa em bloco de unidade produtiva em que h reaes qumicas , apenas, o conhecimento do grau de converso dos reagentes. E) Na avaliao do balano de massa de uma unidade produtiva, em que h reaes qumicas, no relevante o conhecimento da estequiometria das reaes. 12. So feitas as afirmaes abaixo relacionadas contaminao qumica em recursos hdricos. I. II. III. As chuvas cidas muito comuns em regies fortemente industrializadas no contribuem para a contaminao dos rios, contribuindo, apenas, para a contaminao dos solos. A contaminao dos recursos hdricos nem sempre devida a impactos causados pela atividade humana, pois h metais presentes na litosfera que, em funo de atividades geolgicas, podem se transformar em agentes contaminantes. As fontes de poluio classificadas como pontuais so resultantes, em geral, de descargas diretas para os corpos de gua.

Assinale a alternativa CORRETA. A) I e II so falsas. B) I verdadeira. C) III a nica verdadeira. D) I, II e III so verdadeiras. E) II e III so verdadeiras.

13. Dentre as afirmativas abaixo referentes qumica da atmosfera, assinale a verdadeira. A) O N20, xido de dinitrognio um gs incolor, emitido por fontes naturais que envolvem ao bacteriana e reao entre o N2 e O3 na atmosfera. B) O NO, xido ntrico, um poluente atmosfrico produzido exclusivamente pela ao de microorganismos. C) O xido ntrico, NO, um poluente atmosfrico produzido a temperaturas baixas, apenas pela reao entre os gases N2 e O2, que so os componentes principais da atmosfera. D) O oznio, o radical oxidrila e o perxido de hidrognio so considerados os principais agentes redutores encontrados na atmosfera. E) O radical oxidrila s pode ser formado na atmosfera, apenas, pela fotodecomposio de compostos carbonlicos. 14. As afirmativas abaixo se referem s condies gerais sobre a poluio atmosfrica. Qual das afirmativas a VERDADEIRA? A) Qualidade de ar o termo que se utiliza para traduzir o grau de poluio no ar atmosfrico, dado em funo da quantidade de vapor de gua por metro cbico de ar. B) As substncias poluentes podem causar diferentes impactos na qualidade do ar, dependendo de sua composio qumica, concentrao na massa de ar e condies metereolgicas. C) As fontes antropognicas que emitem poluentes atmosfricos so aquelas de origem vulcnica ou fogos florestais de origem natural. D) Os poluentes atmosfricos incluem qualquer substncia natural simples ou composta, capaz de permanecer em suspenso ou ser arrastada pelo vento. E) Os poluentes atmosfricos so invariavelmente slidos em suspenso, sendo inviveis poluentes atmosfricos no estado gasoso ou lquido. 15. As afirmativas abaixo esto relacionadas aos impactos ambientais. Analise-as. I. II. III. Os desmatamentos de florestas, causados comumente pelo homem, trazem como conseqncias, dentre outras, a destruio da biodiversidade, proliferao de pragas e diminuio do ndice pluviomtrico. A eroso do solo, causada pelas atividades agrcolas, ocasiona, especialmente, com o revolvimento do solo antes do cultivo, a fixao dos minerais nas encostas das montanhas, empobrecendo o solo para o cultivo. A inverso trmica um fenmeno que ocorre, especialmente, nas rurais das grandes cidades, quase sempre nos dias quentes de vero, no gerando nenhum problema sade humana.

Assinale a alternativa CORRETA. A) I a nica verdadeira. B) II a nica verdadeira. C) II e III so verdadeiras. D) III a nica verdadeira. E) II a nica falsa.
4

You might also like