You are on page 1of 88

O OLHAR DO SENTIDO (Dario Ergas, Setembro de 2004)

INDICE Introduo I) A poca - O transcorrer - Desiluso do Ocidente - Direo ou sentido da Histria II) A externalidade - A identificao - A materialidade - O corpo - O eu - Sonho e realidade III) A interioridade - Mundo interno - Guias - Modelos - Fora interior - Os outros IV) O sentido - Contato - Busca - Dilogos com a morte - Um caminho sem fim - Impulso - Iluso - Histria V) Extraviados - Pnico e depresso - O desmoronamento da verdade - Em busca do centro - Projeo do mundo interno VI) O olhar interno - Despertar - Conscincia de si - Esquecimento de si - Transcendncia - Meu guia interno - A fora.
2

VII)

IX)

A Queda Morte e Solido Degradao xito A Culpa O fundamento da ao A interrupo do sentido. Violncia e No-Violncia Moral e Liberdade A f interna Salto evolutivo Ser e Sentido Quem sou Conscincia do ser Para onde vou Humanizar o mundo.

VIII) A ao vlida.

Eplogo

INTRODUO O sem-sentido tem me acompanhado e me incitado ao longo de toda minha vida. Ser que a vida, minha vida, tem verdadeiramente um sentido? No escrito intitulado Sentido do Sem-sentido, tentei percorrer os estados que causam maior sofrimento da conscincia e tratei de que nos levantssemos sobre eles. Nosso interesse estava em despojar-nos dos sofrimentos mais grosseiros para, em outro momento, podermos fazer a pergunta fundamental sobre a vida e seu sentido, com autenticidade. Neste novo trabalho, o interesse est posto, no na reconciliao com temas pontuais, seno no acesso experincia de Sentido. Faremos a tentativa de dar uma guinada em nosso modo de encarar nossa vida. At agora, todo o caminho para vencer o sofrimento tem sido um penoso caminhar desde o semsentido, tratando de afastarmo-nos dele. Enquanto nos afastvamos, sempre havia uma armadilha, que nos devolvia aos abismos e, uma vez no fundo, tnhamos de empreender novamente a difcil tarefa de levantar-nos para sair da escurido da conscincia em direo luz. Colocaremo-nos de um modo diferente frente a esta pergunta. Suporemos que a vida tem, sim, sentido e trataremos de chegar s intuies que nos falicitem essa experincia. Quer dizer, se a vida tem sentido e afirmando que realmente tem, deveramos encontrar modo de nos aproximarmos a ele e compreendermos seu significado. Se no caminho que percorrermos nos depararmos com experincias que afirmem esta hiptese, ento afirmaremos a hiptese e, a partir da, buscaremos nos aproximar do estado de sentido. Necessitamos de experincias e no s de compreenses intelectuais, j que estas sempre cairo no campo do duvidoso e do discutvel. Se confirmarmos essa hiptese de trabalho, as conseqncias sero enormes. No importa como estejamos nos sentindo nesse momento, no importa se o mundo est vindo abaixo, ou se a rotina asfixiante no nos dpa tempo para nos determos um momento para refletir. Seja qual for a situao em que te surpreenda essa leitura, aceite a hiptese de que a vida realmente tem sentido, que no se esgota com a morte, que tudo tem significado. Se existe algo verdadeiramente importante na vida e no humano, esse algo tem de manifestar-se de algum modo e tem de haver um caminho para aceder a essa coisa grandiosa. Como nossa hiptese a de que realmente existe isso, ento, vale a pena que busquemos como chegar l. Tambm lcito que nos perguntemos por qu, se existe algo to enorme e verdadeiro que d sentido existncia, nos to difcil de conhecer e explicar? J sabemos aonde queremos cegar, no sabemos como, nem sabemos exatamente a qu chegaremos, mas a partir desta atitude o ato de busca que vai sendo gerado em ns tomar cada vez mais fora. Existir algo no ser humano, algo que no dependa do corpo? Ou somos s corpo?
4

Se existe, se existe algo que no dependa do corpo, algo que existe antes do corpo e depois do corpo, algo que verdadeiramente existe, como o conhecemos? Como acedemos a ele? Se existe, tem de estar dando algum tipo de sinal e necessitamos conhecer o modo de captar esse sinal. Se estiver dando sinal, a conscincia deve estar traduzindo isso de algum modo e isso deve estar se refletindo em alguma manifestao humana. Conhece-te a ti mesmo, essa antiga frase do orculo de Delfos, que o que verdadeiramente me convida a conhecer? O que que temos de conhecer para saber o futuro. Como vou conhecer a mim mesmo, se supomos que convivo comigo. Talvez, seja o mais importante de tudo o que foi dito pelo orculo. Ser que convivo com algum que no conheo? Ser que, junto a mim, h algum muito importante chamado ti mesmo, eu mesmo, ou si mesmo e que eu no conhea? Se existe algo em mim que no morre, essencial, que est antes e depois do corpo, seria muito interessante conhece-lo. Querido si mesmo, a vamos. Quando falamos de Sentido estamos utilizando o termo em pelo menos duas acepes. Como significado, a vida mais alm de sua mecnica evolutiva ou mais alm do ser um parntese do nada, tem um significado. Tambm estamos utilizando o termo em sua acepo de direo, vai a algum lugar preciso e vem de algum lugar preciso. Perguntar pelo sentido perguntar pelo significado e pela direo. Se a vida tem sentido, o humano no um acidente da vida. Costumamos ver ao humano como produto da evoluo. A vida evolui, se complexifica, gera a conscincia e supomos que o humano e a conscincia so quase o mesmo. Ser que assim? Quando o humano se fez presente? Quando o homindeo se levantou em dois ps? Ou j estava presente muito antes? Ser que o humano est na origem, acompanhando a vida? Que o humano seja o que foi abrindo caminho at chegar conscincia? O humano, uma chispa de liberdade que acompaa a vida desde sua origem e que se incendiou em algum tipo de macaco h milhes de anos atrs e despertou-lhe de seu sono animal. O humano que abre caminho atravs da conscincia e continuar despertando, at realizar-se totalmente no mundo. Costumamos ter objetivos e nos movemos em direo a eles para cumpri-los. Confundimos esse modo de ao atravs de metas e objetivos com o sentido. Parece que nossa vida tem sentido por causa da tarefa que propusemos a ns mesmos. Essa tarefa pode tomar-nos um certo tempo ou muitos anos. Quando a cumprimos ou esgotamos, realizamos o sentido da vida? Porque a vida depois da meta, continua. No morremos quando cumprimos nossos objetivos. A coisa segue e buscarei algo que me d sentido, mas, quando o sentido, ento, o que quer que eu invente? Alm disso, se tudo o que posso imaginar tem um tempo para ser realizado e esse tempo se acaba com a morte, sem importar a que distncia de meu objetivo eu me encontre, no poderei realiza-lo depois de morto. E, se a coisa segue depois que morro, terei algum objetivo, alguma meta?
5

Estamos acostumados a nos mover em pequenos tempos e crer que o sentido so esses objetivos que colocamos a ns mesmos ao longo do caminho. Supomos que o objetivo ser cumprido, mais ou menos simultaneamente, ao final do caminho. Porm, se o caminho no tem fim, como percorrer um caminho sem fim? Como se percorre um caminho que no chega, cuja essncia est em ser caminho. Um longo caminho para casa, ao lar. No importam as dificuldades, nem as zonas de melancolia, nem os desvios, um longo caminho para casa. Chego em casa e o lugar se desvanece como espelhismo e vejo, novamente, um longo caminho. Foi a partir da mensagem de Silo, que ele fez circular no fim de 2001, os trbalos com a Fora que so explicado ali e a meditao sobre O Caminho, que fui mudando o modo de enfocar a realidade. Intui que podia olhar a vida a partir do Sentido e sanar as dificuldades que entorpeciam o encontro com essa experincia.

Vou escrever-te desde muito dentro de mim. No fujas de minhas palavras to rpido. No fujas se te assustam, no fujas se te queimam. No consideres que o que te digo j o sabes. Abrirei meu corao e no h duas formas que se assemelhem Segue minhas palavras, escutas minhas palavras em ti mesmo, sente-as. Viajarei o mais longe que puder para aproximar-me de ti. Irei at onde poucos se atrevem a chegar, para chegar a ti.

A POCA1 O transcorrer. Desiluso do Ocidente. Direo ou sentido da Histria.


I)

Por que to difcil experimentar sentido na vida? Porque voc a poca e a poca esta marcada pela desiluso. Voc sente o que a poca sente, sonha com o que a poca sonha e cr no que a poca cr. Sua gerao viaja contigo pelo que vir a ser. Voc um momento do tempo entre seus pais e seus filhos, entre seus pais e os que sero seus filhos. Uma onda da existncia que se desloca at estrelar-se em um espasmo de realidade. Quando amanhece a histria, o sol ilumina com seus primeiros raios da manh e ao ver sua silhueta no amanhecer, o Ser experimentado, sentido e predizemos a alegria de sua expresso no transcorrer. Quando a histria chega a seu meio-dia, o sol est sobre nossas cabeas e j no podemos v-lo. Sabemos que est ali, o Ser ocupa todo o espao, porm, os olhos esto impedidos de v-lo, ficam cegos se o olhamos de frente e necessitamos apressa-lo, explica-lo, chegar a ele atravs das sombras que sua luz gera ao chocar-se conosco, com o humano. No poente, voltamos a ver a silhueta do sol como se apaga no mar e nasce a noite. Vemos o entardecer com o olhar da nostalgia, com o olhar do que pode ser e no foi e no ser. Os ltimos raios de sol esfriam a alma. J faz algum tempo que os ltimos raios do sol se ocultaram para o Ocidente. A noite faz-se presente escondendo o significado, fazendo esquecer a pergunta sobre o ser. O transcorrer. A histria um contnuo produzido pelas geraes que vo lutando pelo poder e vo substituindo umas s outras. Quando a gerao no pode envelhece e vai morrendo, outros mais jovens os substituem e outros, ainda mais jovens, lutam com aqueles que esto no poder. Falamos de Momento Histrico para apressar esse contnuo e tentar compreender de onde viemos donde e a onde vamos. O momento histrico uma abstrao em que se fotografa um instante do tempo: nele convivem e atuam distintas geraes: a que nasce (1), a que se prepara (2), a que luta pelo poder (3), a que est no poder (4), a que deslocada do poder (5), a que morre (6).

Momento Histrico
1 Baseado no trabalho realizado com Francisco Ruiz Tagle, para a comisso de Futurveis da Assemblia do Movimento Humanista no final do ano de 2001.

Vrias geraes formam o Momento Histrico. Vrios Momentos Histricos formam uma poca. Vrias pocas, uma Idade. Ortega nos ensina que podemos distinguir trs idades em uma civilizao: a idade Tradicionalista, a idade Racionalista e a idade Desilusionada. A primeira idade, da Tradio, est caracterizada por seu apego a una verdade revelada. A vida gravita ao redor da religio, de deus, seus mandamentos e sua igreja. O futuro ansiado um passado perdido. No nascimento das civilizaes, podemos notar a conexo com uma fonte doadora de sentido. Uma nova civilizao uma nova espiritualidade que comea a plasmar sua criatividade no mundo dos homens. A segunda idade a da Razo, em que, atravs desta, se espera chegar ao mundo das utopias, criam-se as grandes idias e pretende-se que a realidade se ajuste a ela atravs da revoluo. O olhar est colocado no futuro. A cincia e a tcnica, ambas produtos da razo, so as ferramentas para transformar o mundo. A ltima idade a da Desiluso, em que, nem a tradio, nem a razo puderam nos aproximar do mundo querido, da felicidade e da liberdade. A alma se desilusiona e perde a esperana no futuro. A conscincia comea a olhar aos cus em busca de algo mgico que a comova de sua solido. Eis aqui a descrio que faz Ortega no eplogo de Ocaso das Revolues para descrever esta idade Desilusionada: Ao fracassar em seu intento idealista, o ser humano fica completamente desmoralizado. Perde toda f e j no cr nem na tradio, nem na razo, nem na coletividade, nem no indivduo. Seus recursos vitais se afrouxam porque, definitivamente, so as crenas que abrigamos que nos mantm tensos. No conserva esforo suficiente para sustentar uma atitude digna diante do mistrio da vida e do universo. Comea o reinado da covardia um fenmeno estranho que produz o mesmo na Grcia e em Roma e ainda no foi adequadamente destacado. O valor se converte em uma qualidade inslita que s alguns possuem. A valentia se torna profisso (militares)e seus profissionais compem a soldadesca que se levanta contra todo poder pblico e oprime estupidamente o resto do corpo social. Esta covardia geral germina nos mais delicados e ntimos interstcios da alma. Somos covardes para tudo. O raio e o trovo voltam a espantar como nos tempos mais primitivos. Ningum confia em triunfar sobre as dificuldades por meio do prprio
9

vigor. Sente-se a vida como um terrvel acaso em que homem depende de vontades misteriosas, latentes, que operam segundo os mais pueris caprichos. A alma envilecida no capaz de oferecer resistncia ao destino e busca nas prticas supersticiosas os meios para subornar essas vontades ocultas. Os ritos mais absurdos atraem a adeso das massas. Em Roma se instalam pujantes todas as monstruosas divindades da sia que dois sculos antes haviam sido dignamente desdenhadas. Em suma: o esprito incapaz de se manter em p por si mesmo busca uma tbua em que se salvar do naufrgio e perscruta a seu redor, com o olhar humilde de um co, algum que o ampare. A alma supersticiosa , efetivamente, um co que busca um amo. J ningum se recorda sequer dos gestos nobres do orgulho e o imperativo de liberdade, que ressoou durantes sculos, j no encontra ali a menor compreenso.. Ao contrrio, o ser humano sente um incrvel af de servido. Quer servir diante de tudo: a outro homem, a um imperador, a um bruxo, a um dolo. Qualquer coisa melhor do que sentir o terror de afrontar solitrio, com o prprio peito, os embates da existncia. Talvez, o prprio nome que melhor enquadre o esprito que se inicia por trs do poente das revolues seja o de esprito servil. A durao destes perodos no tem uma cronologia exata, devido s variaes na acelerao do tempo histrico. Que essa acelerao siga aumentando significa que os valores e crenas de uma poca necessitam de cada vez menos geraes para consolidar-se e desgastar-se. A Idade Mdia, por exemplo, Idade Tradicionalista do Ocidente, teve uma durao de algo em torno de 1.000 anos. A Idade Racionalista, ao contrrio, de somente 300. A Idade atual, a desilusionada, seguramente levar bem menos de 300 anos para completar-se, dada a velocidade com que se criam e se desgastam, hoje, usos, costumes, valores e crenas.

Idade Tradicionalista, Racionalista e Desilusionada no Ocidente. Idade Mdia Idade Moderna Sculo XX en ad.

500 Tradicionalista

1600 Racionalista

1900

Desilusionada

H uma gerao crtica que marca a mudana de poca. aquela que nasce em um
10

momento em que os usos e costumes da sociedade esto perdendo vigncia e caram em desuso; ou seja, os valores ou crenas da poca se encontram em crise. uma gerao em busca de novas respostas; formula as perguntas, porm suas respostas no so encontradas ou instaladas ainda na paisagem social. A gerao crtica se expressa 30-40 anos depois de seu nascimento, quando chega ao poder (poder em sentido amplo e no s poltico). Sua paisagem de formao a busca de algo que ainda no se sabe bem o que . Uma gerao herdeira nasce quando se instalaram na paisagem os novos usos e costumes da poca. aquela que encontra ou herda as respostas que a gerao crtica buscava, a que formula esse algo novo que aquela no conseguiu vislumbrar. A amplitude de uma gerao, quer dizer, o ciclo durante o qual atua at instalar-se no poder, pode ser estabelecido como algo em torno de 15 anos.

Desiluso no Ocidente Idade Desilusionada do Ocidente. 1887 1902 1917 1932 1947 1962 1977 1992 2007 2022 2037

Nasce crtica

Chega ao poder Nasce herdeira

Nasce a crtica

Chega ao poder Ao poder 92 Nasce herdeira

A gerao no poder est formada em uma paisagem social e histrica de algo em torno de 30 ou 40 anos antes do momento em que chega ao poder. Este ponto de capital importncia j que a dinmica histrica vai sendo produzida pela disputa entre as diferentes paisagens de formao. A gerao no poder sempre conservadora e trata de impor uma paisagem de um mundo que j no existe. A gerao que luta pelo poder muda o cenrio social nesse intento e quando chega ao poder, volta a tentar impor sua paisagem, que tambm deixou de existir. Estamos falando do tempo social em movimento. A distancia
11

entre os valores e crenas da paisagem de formao de uma gerao, com os valores do mundo que lhe corresponde no momento em que ocupar o centro social to grande hoje que a acelerao do tempo histrico pode tomar um ritmo imprevisvel. Hoje nos aproximamos do fim da idade desilusionada. A tendncia concentrao de poder e riqueza e desestruturao das velas instituies que pe freio ao capital global, finalmente, desembocar na ltima poca da idade Desilusionada da civilizao ocidental: o imprio mundial. Tudo indica que a cultura ocidental aquela que ser chamada a constituir-se em primeiro Imprio Mundial. Ainda que distintas culturas convivam com a ocidental (China, ndia, Japo, Isl, Indo-americanas), o Ocidente aquele que hoje tem o poder poltico, econmico e militar para avanar sobre todas as demais. Durante a Idade Tradicionalista e a Idade Racionalista, o centro da civilizao ocidental foi a Europa. Hoje, na Idade da Desiluso, o centro de poder transladou-se aos Estados Unidos, um povo novo, quase sem histria, que se apoderou em plenitude da tcnica (invento europeu) e nela baseia sua ao e poder. (Revisando hoje este ensaio, trs anos depois de t-lo escrito, observando as reaes aos ataques terroristas em Nova Iorque e com a ocorrncia das invases americanas ao Iraque, afastou-se para este pas a possibilidade de converter-se no epicentro do imprio mundial. Poderia estar acontecendo que esse fenmeno de concentrao esteja sendo produzido multipolarmente, em diferentes regies do planeta, tendo como centro, alm dele, a Europa, a Rssia, a China, o Japo e a ndia). O comeo da Idade Desilusionada no Ocidente pode ser reconhecido no surgimento do nazismo, do stalinismo e a destruio de Hiroshima e Nagazaki. Estamos falando da gerao de Hitler, Stalin e Truman, mas tambm a de Ortega, Heidegger, Sartre, Picasso. Como data de referencia, podemos fixar o comeo da Desiluso em 1887 (Ortega tinha 4 anos e Hitler, 3), ou seja, ao final do sculo XIX. O fracasso da Razo (Idade Racionalista) visvel com as ideologias irracionalistas que ocupam o cenrio social a princpios do sculo XX, que terminam desencadeando a guerra mais monstruosa de todo perodo histrico. Por outro lado, a razo fsico-matemtica produz o perigo de extino da raa humana e a filosofia se detm na fenomenologia, no existencialismo e na razo histrica. A partir desse momento, a filosofia comeou a decair e foi perdendo a viso de processo (ou razo histrica) at praticamente desaparecer. Quando na Europa j havia passado a Idade das revolues, na Amrica Latina acabavam de comear. O mundo ainda no estava sintonizado, nem globalizado. A revoluo cubana, a revoluo em liberdade, a teologia da liberao so ecos no novo mundo, Amrica, de uma poca que j havia morrido. observvel no guerrilheirismo dos anos 60, um romanticismo irracional prprio da Desiluso. Esta poca muda com a expresso do fenmeno juvenil da dcada de 60 e com a chegada do primeiro homem Lua em que comea a poca que se conhece como Globalizao.

12

Podemos distinguir como essa nova poca se expressa com clareza na dcada de 80. a poca da expanso da Desiluso. A conscincia se torna pragmtica, voltado ao curto-prazo, anti-histrica, A tecnologia de comunicaes une todos os pontos do planeta. O dinheiro se converte em valor e verdade. A tecnologia se desprende de todo o seu esplendor. Ao final da dcada de 80, cai a Unio Sovitica, termina a bipolaridade que dominava o cenrio mundial no ps-guerra e comea, j sem contrapeso, o caminho em direo ao primeiro imprio mundial. A dcada de 90 um momento maduro da Globalizao. A conscincia desiludida (pragmtica) est em sua plenitude : O fim da Histria. A gerao nascida entre 1950 e 1965 a chamada nova direita ou nova esquerda. a gerao da plula anticoncepcional, da luta contra a moral estabelecida, da imaginao ao poder, que desloca a gerao formada no seio da segunda guerra. Se o pragmatismo ocupa a cena social no momento de Ronald Reagan e Margaret Thatcher, com a seguinte gerao (nascida entre 1950-1965) temos uma espcie de livre pensadores pragmticos desestruturados, sem um sistema de pensamento que os sustente, nem pela direita, nem pela esquerda. Tomaro decises de curtssimo prazo. Seu horizonte nem sequer seu tempo vital, seu perodo parlamentar ou seu perodo gerencial. O mundo experimentar o perigo.

Geraes do Momento Histrico no ano de 2001 1935-1950 1951-1965 1966-1980 1981-1995 TOTALITARISMOS PS-GUERRA GLOBALIZAO INTERNET Deslocada no poder luta pelo poder se prepara 1996-2010 nasce

A esta generao no poder se ope nacida nos anos 70 e, com maior clareza, a nacida nos anos 80, as que recebem como paisagem de formao a plenitude da globalizao que para elas como um dado da natureza. Esta gerao pressionar pelos governos regionais, por acordos interregionais, por instituies globais, por tecnologias de controle social. A consolidao do Imperio estar a nossas portas se no se produz j com a presso da gerao que quer o poder e que chegar a ele ao redor do ano de 2007. Como sabemos, tratar de impor sua paisagem de formao. Porm, nesse momento, no corpo social os valores, usos e costumes estaro se deslocando. Em que direo? Provavelmente, em direo a uma militarizao crescente e a aceitao do poder imperial. Poderia acontecer que vejamos a manifestao clara do Imprio at 2007 quando a gerao nascida em 1970 ou 1980 ocupe o centro social. muito difcil saber quando esse imperio alcanar seu momento de glria e quando comear seu posterior declnio, porm, de qualquer maneira, a velocidade dos tempos vrias vezes superior da poca do Imprio Romano ou da Idade Mdia.

13

Direo ou Sentido da Histria. As civilizaes so intentos de um conjunto de povos em traduzir o Ser no mundo. Desde o princpio o esforo humano tem estado em transformar-se para ganhar conscincia e ganhar liberdade. A histria a histria de como o humano foi ganhando espao vencendo a natureza e a animalidade que o condiciona e aprisiona. As civilizaes se iniciam quando o ser humano toma contato com uma verdade profunda, uma revelao do ser. Iniciam seu processo para traduzir essa verdade revelada na construo social. Todas as civilizaes, a principio separadas umas das outras, foram fracassando em seu projeto, porm em seu processo foram confluindo, se aproximando e constituindo uma sociedade global em que todos os rinces do planeta se encontram unidos e comunicados. Hoje, estamos prximos ao fracasso do Ocidente, a ltima das civilizaes primitivas. Estamos s portas de que alcance seu estado de Imprio e comece seu declnio. O fracasso do Ocidente , ao mesmo tempo, o preldio da erupo de uma nova revelao do ser para a conscincia desilusionada. A primeira civilizao planetria far seu intento na histria para realizar a sociedade verdadeiramente humana, a nao universal. o movimento das geraes que constitui a histria. A gerao que acede ao poder tenta plasmar na sociedade os valores e crenas que arraigaram nela em sua infncia e juventude. muito provvel que estejamos prximos da apario de uma nova gerao crtica que marcar a mudana de poca e que buscar sair do desespero e do sem-sentido. No sabemos com preciso se essa gerao est por aparecer ou j apareceu. De qualquer forma, este acontecimento pe uma urgncia para instalar na paisagem social a possibilidade da civilizao planetria e o ideal de uma nao humana e universal, ideais que podem servir como faris orientadores na erupo dessa gerao crtica a qual caber expressar-se durante o declnio efetivo do Ocidente. A possibilidade da civilizao planetria a paisagem que temos de presentear gerao crtica que est amanhecendo ou pronta para amanhecer.

II) A EXTERNALIDADE A identificao. A materialidade. O corpo. O eu. Sonho e Realidade

14

Jazem aqui os que acreditaram certo Com Epicuro e todos os seus sequazes Que a alma morre com o corpo morto (6 crculo do inferno de Dante) A identificao Por que to difcil experimentar sentido na vida? Porque voc est aderido a externalidade. O seu ser adere aos estmulos e s circunstncias e se funde com eles. Ento, voc j no , voc a coisa, o estmulo, a circunstncia. Por acaso, tem estado perdido. Tem estado completamente perdido? Por acaso, se escondeu no cotidiano para no ser descoberto? Por acaso nunca se sentiu um estranho que perambula pelo mundo sem saber o que faz aqui e para onde vai. Olha a seu redor e todos parecem saber algo que voc desconhece. Os outros no se sentem estranhos, nem se escondem, nem temem. No tm esse medo de viver que s vezes te possui. Caminho pela neblina de minha vida, me dirijo aos nicos lugares que consigo divisar. Lugares que me indicam os outros que parecem saber mover-se na bruma. Aferro-me a eles acreditando que isso minha vida. Em uma neblina to densa apenas reparo em quem est ao redor. Caminho pela nvoa e tudo me parece desencontrado e em um momento s vapor espesso me envolve. Um suor de medo me percorre, caminho s apalpadelas e no vejo nada que sustente meu olhar, nada que firme meu andar, o medo se converte em asfixia, o pnico torna-me seu prisioneiro, corro, tentando fugir. Finalmente, algo vem de encontro a mim. Aferro-me, me sujeito, creio que essa minha vida, no soltarei, no soltarei. Assim estava eu na espessa bruma, agarrando-me a qualquer coisa que atenuasse meu terror. Minhas mos como garras se prendiam quelas coisas em que tropeava em meio nuvem. Minha famlia, meu trabalho, minha profisso, minha causa, minha amada, fundia-me a tal ponto com eles que no sabia quem eu era e quem eram eles. As situaes me arrastavam como o vento arrasta a erva seca. Assim como freia uma folha de outono na parede de rocha, assim me aderia aos estmulos e s situaes, como se fossemos um s, eu e o estmulo, eu e a situao, eu e a circunstncia. Quando o tempo se acelerava, estmulos, situaes e circunstncias comeavam a girar muito velozmente e a fora centrfuga me expulsava, deixando-me cair sem rumo, buscando com desespero uma nova rocha a que me sujeitar. Cerai era jovem e vivia ao p da montanha. Quando Cerai nasceu os deuses da montanha baixaram do cume nevado e entregaram-lhe os tesouros mais preciosos. Entregaram-lhe o amor, a bondade e a sabedoria. Uma dia, Cerai caminhava rio acima, escutando as pedras que se golpeavam umas as outras entre as guas das cascatas, quando viu uma mulher jovem cujos olhos e encanto o cativaram. Naquele instante, despertou nele o amor que levava dentro de si. A timidez e o rubor os aproximaram e, logo, o amor de Cerai teve um rosto e um nome. Nocoy a dona de meu amor, disse Cerai. Continuou seu caminho e encontrou um ancio lendo um livro. Um livro velho, de porte
15

nobre e pginas desgastadas de tanto uso. Cerai tomou-lhe o livro e comeou a ler e tudo o que se dizia ali despertava as verdades com que os deuses o haviam presenteado e Cerai disse: Eis aqui a sabedoria. Seguiu seu caminho pelo rio e saltando de rocha em rocha, quando pisou em falso e caiu no rio, arrastado pela correnteza. Um homem o resgata, o obriga a respirar, acende uma fogueira para aquece-lo e antes de partir, presenteia-o com seu casaco. Eis aqui a bondade, pensou Cerai. Quando Cerai cumpriu 25 anos, os deuses baixaram do cume para ver o que havia acontecido com os presentes. O amor?, exclamou Cerai, No, vocs no me deram o amor, foi Nocoy quem o fez. A sabedoria? No, vocs no me presentearam com a sabedoria. este livro que contem a sabedoria. A bondade?No, o homem que me salvou no rio. L estava a bondade. E os deuses se compadeceram de Cerai porque tinha os presentes, mas no tinha os olhos para v-los e teria um longo caminho para aprender a ver. A materialidade Por que to difcil experimentar sentido na vida? Porque voc externalidade e espera que a externalidade te transforme. Espera que a resposta a sua pergunta chegue de fora de si mesmo. Real o que meus olhos vem, real o que meus ouvidos escutam, o que cheira meu olfato. Levanto-me com o cenho franzido diante de ti e golpeio a mesa que nos separa, repetindo ao ritmo dos golpes: is-to--a re-a-li-dade-meu-amigo-d-pra-en-ten-der? Toca com seus dedos essa mesa, sente o roar da madeira o odor do tronco de pinho de onde foi cortada, escuta a percusso do som que entra por seu ouvido e te estremece. Esta a realidade, todo o resto so enfeites, adereos, coisas suprfluas das quais a realidade pode prescindir. O real material, o material real. Todo resto so devaneios da cabea. Est bem, admitimos com o pedantismo do caso, que so importantes para a vida interior, mas no vamos confundir a interioridade com a realidade. Assim sendo, essa mesa real. Porm, essa mesa poderia existir, ser real, se algum ser humano no a tivesse imaginado previamente? No, no poderia, nunca teria sido construda, ningum teria cortado o pinheiro para conseguir madeira e ningum a teria talhado ou encerado essa madeira para converte-la em mesa. No entanto, essa imagem nunca ocupou um espao no mundo externo, ningum pode toc-la com suas mos, experimentar seu roar e seu tato. Ainda assim, se essa imagem no existisse na conscincia de algum, essa mesa jamais teria sido produzida. Isto tem enormes conseqncias. Essa imagem que no ocupou espao fsico, essa imagem produzida em alguma conscincia humana em um tempo pretrito, em um passado, talvez prximo, talvez remoto, essa imagem conseguiu plasmar-se fora da conscincia e materializar-se. Agora posso dizer as medidas da mesa, seu peso e seu grau de Antigidade. impossvel que chegues mesa sem a imagem dela na conscincia. E mais: ao afirmar a realidade, s como materialidade ou externalidade, estou despojando tal realidade de uma
16

parte fundamental de seu ser. Estou despojando-a dessa conscincia que a concebeu e a representou em uma imagem, estou despojando-a da maravilha humana de ser capaz de transladar essa imagem que no existe no tempo e no espao, mas que existe em um tempo e espao da conscincia, existncia, ao mundo externo, ao tempo e espao finitos. Essa realidade que capto com os sentidos somente uma parte da realidade. a parte mais grosseira, a mais grossa, aquela que os sentidos so capazes de perceber. Os sentidos captam a externalidade do real. Ao confundir a realidade com o que captam meus sentidos, vivo como em um sonho acreditando que a externalidade o todo. Ao no poder captar nos objetos, sua historicidade e sua subjetividade, me perco neles e no experimento sentido. Sobre a mesa que estivemos discutindo, h uma xcara. Uma xcara: pego, agito, posso lana-la, quebr-la, qualquer coisa. Agora, observo a xcara e penso em algum, uma pessoa, em algum lugar do mundo, que imaginou essa xcara, que buscou a argila, que a modelou vrias vezes at chegar ao objeto que buscava. Depois, foi a um forno, submeteu-a a altas temperaturas, desenhou sobre ela algo que queria expressar, buscou terras coloridas, pintou, passou o tempo at que chegasse aqui, sobre esta mesa. O cheiro de caf cobre o ambiente e me transporta a velhos sonhadores que cruzaram o oceano buscando o paraso na terra e chegaram Amrica trazendo esta planta que hoje saboreio. Toda essa historicidade, essa subjetividade no captada pelos sentidos... e eu estava prestes a quebrar uma xcara que agora est cheia de significados e contedos. Os sentidos vem somente o aspecto mais externo do real. O que voc v quando olha um ser humano? Corpos, muitos corpos, vestidos, nus, coloridos, corpos que hoje esto, amanh so alimento para vermes, ou cinzas ou p. Voc por acaso v o vnculo entre um ser humano e outro? Com que sentido percebe o vnculo de um casal, de dois amigos, de um pai com seu filho, de um escravo com seu amo? Qual o sentido para perceber o humano? Os sentidos vem s o aspecto mais externo do humano, vem seu corpo, escutam os sons que esse corpo emite, o odor que expele, a suavidade de sua pele, mas no percebem o humano. O Eu Por que to difcil experimentar sentido na vida? Porque voc acredita ser isso que chama de eu. A afirmao do eu um caminho que tem sabor de sentido, mas conduz ao sofrimento. Eu necessito que me reconheam como eu. Eu experimenta problemas, se no houver olhares que o reconheam como eu. Eu tem nome, identidade, mas acima de tudo, outros que o reconhecem como eu. Eu experimenta um temor extino e faz muitas coisas para no se extinguir. Eu recorda aos outros de que existe. Eu tem propriedade, tem espao, tem idade, tem tempo (pouquinho, mas tem). Eu tem muitas pessoas que gostam dele, que o odeiam,
17

tem mulher, tem filhos. Eu tem medo de que o esqueam, tem medo que tomem seu espao, tem medo de que tomem seu tempo. Tem medo de que tomem seu corpo. Eu tem medo de que lhe tomem o corpo. Eu sem o corpo, morre. Eu tem muito medo. Eu cr que no morrer, que o corpo sobreviver e estar com ele sempre. Porque Eu muito importante. Eu tem espao. Eu tem existncia na memria dos outros que o reconhecem e dizem-lhe: Ol, Voc!. Como voc vai? Como voc est? Vai pra l, Voc. Voc me irrita. Gosto de voc e te amo, Voc. Cala a boca, Voc! Mas como Voc escreve bem. Eu tem um espao na memria dos outros que o reconhecem como Voc. Eu tem medo do esquecimento. Esse esquecimento o que chama de solido. Eu tem muito medo da solido, porque os outros no esto l para conceder-lhe esse espao na conscincia, esse espao na memria, esse espao na existncia! Eu produz. Eu til. Eu ocupa um espao na engrenagem social. Eu til para os outros porque produz, cria, faz sites, busca estrelas nos gigantescos telescpios, transporta passageiros, cria obras artsticas. Eu til na sociedade e a sociedade da um dinheiro a ele para que Eu cuide de seu corpo, para que Eu acaricie seu corpo, d prazer a seu corpo. O nico sentido que Eu pode experimentar o alvio de seu terror, o aumento da segurana, o prazer do corpo. Eu pode construir para estar seguro. Eu pode destruir para estar seguro. Eu quer assegurar sua existncia. Eu vai adquirindo e conquistando espaos, vai conquistando a conscincia dos outros. Eu vai se ensenhoreando dos outros Eus, de outros corpos. Eu vai crescendo, engordando, engordando. Eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu eu No importa a ao que eu faa. Qualquer coisa que o Sr. Eu faa leva o selo do Eu, leva o selo de sua busca por segurana, de seu temor morte. Este caminhar do Eu sofredor, muito sofredor, essencialmente sofredor, j que est ameaado permanentemente com o desaparecer. O caminhar do Eu um caminho de espinhos. Eu tem um problema. Concentra tudo e no permite que nenhuma sensao, estmulo ou lembrana escape dele. Esse Eu uma espcie de concentrador, que mantm uma unidade psicolgica, uma identidade. Eu vejo, eu escuto, eu penso, eu sinto. Eu concentra o que percebo, o que sinto, o que recordo, o que fao, eu concentra tudo. Quando o corpo morre, j no percebo e morre uma parte do Eu; quando o corpo morre, j no recordo e morre outra parte do Eu; quando o corpo morre, j no sinto, e morre outra parte do Eu. Quando o corpo morre, j no fao. Quando o corpo morre, morre Eu. Ser que sou s Eu? Se no interior de mim mesmo houvesse uma regio, um algo, a que esse eu no tivesse acesso e por tanto desconhece sua presena. Se esse algo existisse mais alm do corpreo,
18

teria de estar dando sinais que no so possveis de estruturar a partir da conscincia e no poderiam ser aprisionados pelo eu. Esses sinais que emitiria esse algo no poderiam ser concebidos dentro do conceito de pertencente a mim. Ainda quando o eu estivesse impedido de cegar l, a conscincia poderia captar essas emisses e traduzi-las de algum modo. Se existisse tal regio psicolgica, necessitaramos de um modo de aceder a ela, um modo de experiment-la. Como posso comunicar-me contigo, com seu Eu, aprisionado no mundo da contradio, dolorido sem poder conectar-me com o sentido que pudesse transformar e tingir sua vida? Trato de me comunicar e me encontro com voc, com Eu, com Voc, com aquilo que aprisiona tudo, com o maior egosmo, ego-eu, euzismo, o grande concentrador de energia, o buraco negro por excelncia. O buraco negro que no deixa escapar nem a luz fora de sua gravidade. Isso, eu, se dissolver quando o corpo se exaurir. Mas voc s Eu? s concentrao, possesso, buraco negro do qual nada escapa? s sem-sentido, eu-ego-concentrador-para-si? O corpo Por qu to difcil experimentar sentido na vida? Porque voc seu corpo e o corpo nasce, se fortalece, se gasta, morre e se desintegra. Como poderia se mover, se comunicar, trabalhar, amar, existir se no fosse por seu corpo? Este corpo que te leva, te transporta, te comunica, este corpo maravilhoso. Gordo ou magro, feio ou belo, so ou enfermo, neste corpo est a existncia. Existo, existo, existo. Estou vivo e meu corpo me leva daqui para l e de l pra c. Eu te escrevo, atravs de minhas mos saem meus pensamentos, meus sentimentos, minha vida. Te toco, te comovo, voc est vivo, existe, outro corpo, se estremece, sigo me aproximando. O que quer o seu corpo, seno o prazer? As necessidades so experimentadas no corpo, os desejos so experimentados no corpo. O corpo se aperta, reclama, di, anseia e se desespera por relaxar-se, distender-se, satisfazerse. O corpo se desespera pelo prazer. O exerccio do prazer est sempre associado a modos de subir a tenso corporal, concentrar a energia e descarregar a tenso. Essa descarga experimentada como prazer. O corpo busca o prazer; a necessidade busca sua satisfao; a tenso, sua distenso; o desejo, seu devaneio e o devaneio, sua realizao e a roda do prazer e da dor gira e gira para nunca acabar.A roda volta a girar e em cada volta o corpo est mais velho, em cada volta mais frgil, at que, em alguma volta, no estar mais. A vida se move afastando-se da dor e aproximando-se do prazer. Essa busca orienta a vida. Esse movimento em direo ao prazer deixa um sabor de sentido, uma iluso de sentido, at que o corpo morre e j no se pode experimentar esse deleite.

19

Sonho e Realidade Estou to identificado com tudo que vivo que isso que acontece comigo o que chamo de realidade. Enquanto estou submerso em um sonho, aquilo que acontece comigo ento, tambm chamo de realidade. H dimenses da existncia que meus sentidos no captam. Meus sentidos esto abertos ao mundo e parece que o mundo que entra atravs deles. Se meu corpo est desperto, parece que a realidade entra pelos sentidos e se est adormecido, parece que eu j no participo dessa realidade. Se meu corpo est desperto, capto o mundo pelos sentidos, mas esse mundo que entra afetado pela minha existncia. Tal afetar se deve ao do corpo movido por coisas que acontecem em algum lugar dentro dele: uma substncia psquica, que no entrou pelos sentidos, est influenciando essa exterioridade. um fluxo que sai do corpo e transforma mundo, sem ser percebido por meus sentidos, e sempre acredito que s a externalidade que entra por eles. Enquanto dormimos no somos capazes de reconhecer as imagens onricas como provenientes da interioridade e acreditamos que so percepes; nada durante o sonho nos far supor que estamos sonhando. Nos identificamos a tal ponto com o que sonhamos que o tomamos por realidade. Escutamos, olhamos, cheiramos, caminhamos, voamos e cavalgamos em dinossauros, experimentamos todo tipo de sensaes e, no entanto, nenhuma entrou pelos sentidos. Tanto no sono como na viglia, a carga de verdade com que se experimenta o que acontece comigo total. Em viglia, creio que minhas percepes so produto somente do mundo externo sem que tenham a ver com elas as sensaes e a memria. Estamos seguros de que captamos a realidade porque no podemos reconhecer de que modo os devaneios esto tingindo nossa viso do mundo constantemente. Desconhecendo e completamente identificados com as imagens produzidas pela conscincia, nosso modo de estar acaba sendo basta alucinatrio. Quando despertamos do sonho, podemos saber que estvamos dormindo, mas no possvel saber disso enquanto dormimos. O estado viglico, mesmo quando muito diferente, tem aspectos que se assemelham ao estado de conscincia adormecida: estamos completamente sugestionados pelas percepes e passamos por cima do fato de que essas percepes esto tingidas pelo devaneio e pela memria; por outro lado, tudo que percebemos est submerso em um sistema de crenas to profundamente arraigadas que no temos nenhuma noo delas, operando sobre a percepo. Por ltimo, a pesar de que a erupo de mundos no perceptveis seja bastante habitual, a conscincia tende a negar a realidade desses mundos, embasando com isso a crena na morte, constituindo-se com ela a viso do real. Imagina que em um dia qualquer, enquanto voc vai para o trabalho, experimenta uma fora
20

que te envolve, parece que poderia senti-la com os dedos se acariciasse o ar a seu redor. Imagina que todos os seus movimentos parecessem responder a uma lei da vida que tem uma energia to impressionante que alquebra-la seria algo nem sequer absurdo, mas simplesmente ridculo. Imagina que enquanto segue se dirigindo a seu trabalho, uma alegria enorme se agita dentro de voc e essa fora parece carregar a atmosfera por onde voc passa. Por um instante, tudo est bem, como se tivesse cruzado o no-tempo. Algo te golpeia, te despertando e voc v, v que tudo tem a ver contigo. Segue caminhando a seu escritrio e parece agora que no s tem a ver contigo, mas, desde onde voc est olhando ou desde aquilo que est olhando, voc v o mesmo em cada um, o mesmo em tudo, tudo um, sente sua respirao e no pode dizer nenhuma palavra e um banho de agradecimento te abraa. Imagina que depois disso, tua conscincia lcida sente que algo nela ficou conectado a essa fora, ao que est vivo, ao que se expressa. Sua conscincia lcida observa como esse algo nela sai de seu mundo e constri esse mundo. Pensar na morte algo fora de questo, como tentar imaginar a terra sem sol e sem lua. Ento, voc sabe que a realidade tem muito de sonho e, por um momento, toma contato com o fazedor de sonhos e de destinos.

III) A INTERIORIDADE Mundo Interno. Guias. Modelos. Fora Interior. Os Outros. Mundo Interno O corpo parece ser a separao entre o externo e o interno. Do corpo para fora e do corpo para dentro. O corpo mesmo est fora ou dentro? O corpo, percebido pelos sentidos, est fora. O corpo confundido e fundido com a pessoa que o usa. Esse ser humano que est na
21

minha frente, onde est? Fora de mim, j que vejo seu corpo fora de mim. Quando vejo um corpo, vejo a partir de meus sentidos, do mesmo modo que vejo a mesa ou a xcara. Percebo s um aspecto de sua realidade: sua externalidade. Quem a pessoa que habita esse corpo e onde est? Por acaso est dentro desse corpo? Dentro de onde? O que esse dentro? Se a pessoa est dentro do corpo, o que significa esse dentro. Vejo voc e digo a mim mesmo que voc est dentro do corpo que estou observando, dentro do seu corpo. Mas esse dentro continua parecendo algo fora de mim. Se eu estou no meu dentro e voc est no seu dentro... o que est do lado de fora? Onde est a amizade, a solidariedade ou o amor? Onde est o dio, a vingana? Onde est a esperana? Aqui est voc, meu amigo, com quem compartilhei pores de minha histria. Onde est esse atributo que eu te dou, chamando voc de meu amigo?. Na sua roupa, em seu corpo, onde? Vivemos de tal modo que nos parece que tudo vem de fora, que tudo captado por ns atravs dos sentidos e isso considerando como real. Todas as verdades fundamentais para a existncia esto no mundo interno. nesse mundo que temos de encontrar a resposta a nossos anseios. Mas acontece que esse mundo est totalmente degradado. No mundo interior se encontra o humano e o sentido. O divino tem l sua morada e tambm as neblinas do esquecimento. L est o passado, todo o passado, desde os primeiros tempos e as tbuas do destino. Todas as aspiraes se encontram nesse mundo, esperando que algum olhar as ilumine e transporte ao mundo exterior. O mundo interior tem sido constantemente degradado e desvalorizado. Essa degradao comea catalogando tal mundo como irreal ou imaginrio. Logo, como mundo inconsciente onde habitam foras instintivas que dominam a liberdade humana. Sua erupo est associada a uma distoro do real. Foi colocado em um plano secundrio em relao ao mundo objetivo, quase como algo com que, infelizmente, temos que contar para nos desenvolver entre os objetos que so o que realmente importa. Tudo que vem do mundo interior anestesiado ou interpretado como algo secundrio. Quando esse mundo entrega sinais mais fortes, justamente por encontrar-se bloqueado, esses sinais passam, ento, a ser considerados sintomas de enfermidade. Inclusive as experincias msticas, experincias de comunicao com o transcendente, costumam ser consideradas como alucinatrias, como fuga do mundo real. De vez em quando se aceita que alguns possam aceder a essas experincias, mas so aceitas como uma experincia de loucura momentnea da qual o santo ou o mstico, pode extrair algum ensinamento til, sem permanecer na loucura. Este mundo interno est em erupo, como um vulco que expulsa fogo e matria de suas
22

entranhas, sem respeitar nada que encontre em seu caminho. Nada consegue contact-lo, nem psicotrpicos, nem drogas, nem a tcnica de comunicao de massa. Essa degradao do mundo interno nos afastou da possibilidade de experimentar o fundamental de nossa vida humana, bloqueou para ns a experincia de significado e nos tem perambulando pela vida sem sentido. Fora Interior H foras muito importantes no interior de cada um. Foras que no necessariamente so da Pessoa, mas se encontram ali, na interioridade. Parece que tudo o que est nessa interioridade pertence a mim, porque no vm de fora. Porm, pode ser que na interioridade existam mundos, foras, energias, imagens que, ainda que habitem meu interior, no so exatamente meus ou no pertencem a mim, pessoalmente. Aceitar isso pode mudar tudo, mudar toda minha vida. O que est fora no me pertence. Fao uso das coisas por um tempo, enquanto passo por essa vida. s vezes, adquiro algo, compro em troca de outra coisa. Mas esse pertencer passageiro. O que est fora no me pertence, eu uso por um tempo. O que est dentro tampouco me pertence. Fao uso disso ou isso se expressa atravs de mim durante um tempo. H foras impressionantes no interior, h uma fora que se chama amor e h outra fora que se chama esperana. Como podem existir energias to enormes aqui dentro, to prximas de ns e ns no saibamos como us-las? Esperana a energia dos sonhos, dos ideais, a energia do futuro. Esperana um banho de vida que nos faz correr pelo tempo. A Esperana est vestida de manh, de aurora, de sol nascente, de raios que aquecem pouco a pouco as horas, a medida que avana o dia. H muito tempo, nas primeiras origens do Ocidente, os deuses habitavam uma montanha chamada Olimpo. Um tit chamado Prometeu, comovido com a misria de que padeciam os homens, foi at o Olimpo, onde viviam os deuses e roubou deles o fogo, o fogo sagrado, o fogo da vida, para entrega-lo ao ser humano. Guardou o fogo no interior de um vaso para que no o descobrissem e, assim, ao descer do Olimpo ningum se deu conta de que trazia essa enorme energia vital. Os Deuses, ao se sentirem enganados, se irritaram e quiseram vingar-se. Quando criaram a mulher, a bela Pandora, entregaram-lhe uma caixa cheia de virtudes. Pandora abriu a caixa e os Deuses comearam a roubar suas virtudes. Cada vez que roubavam uma virtude, uma calamidade ocorria humanidade. Quando Pandora se deu conta, em seu cofre, nas profundezas de seu cofre, restava somente a ltima virtude: a esperana. Pandora fechou o cofre e escondeu a esperana para que os deuses no a roubassem do ser humano e assim os imortais no puderam concretizar sua vingana. Desde ento, a esperana est guardada no profundo do corao.

23

H foras muito importantes no interior do ser humano. H princpios fundamentais guardados em nossa interioridade. H seres que habitam o silncio por trs do rudo, no fundo da conscincia. s vezes, essas foras, esses seres, se expressam atravs dos sonhos, s vezes atravs da obra humana, s vezes, atravs de nossas aes mais simples. Essas foras, esses princpios, essa energia, no me pertence, como no me pertence a gua, o fogo ou a terra deste mundo, mas ali esto para que eu os use por um tempo, para escutar sua mensagem e realiza-lo no mundo humano. Ali est o maior do maior, esperando que possamos detecta-lo, senti-lo e que o expressemos na materialidade. Si preferir, tudo isso te pertence, como te pertencem os rios, os oceanos e as montanhas.

Um sonho chamado Sonho falou um dia com um homem chamado Homem e perguntou-lhe: Homem, podes tomar-me, fazer-me teu e converter-me em realidade, nessa realidade que entra por teus olhos, por teus ouvidos e que gostas com teu corpo? Homem acariciou a Sonho em seu corao e o envolveu de esperana. Ento, Homem disse a Sonho: aqui tens a esperana para que possa viver para sempre, at que cumpras teu destino, chegues a Realidade e eu no possa sentir-te com meu corpo. Assim, Sonho comeou a viver no interior de Homem e Homem foi levando Sonho pelo tempo. Um dia, Sonho disse a Homem: Homem, j estou cansado, no consigo chegar Realidade e no quero continuar nesse intento. Despeo-me e me desvaneo. Homem, sofreu e chorou. No podes ir embora, levas a esperana que te dei ao abraar-te em meu corao! Homem olhou para Sonho enquanto este se desvanecia e sentia que a esperana se desvanecia com ele e que o pranto saia como se sua alma se se tornasse lquida. Aproximou-se ento outro Sonho chamado Sonho do homem chamado Homem. Sonho pediu a Homem que o levasse ao lugar chamado Realidade. No posso, disse o homem, outro sonho j me roubou a esperana e se desvaneceu. Sim, podes!, disse-lhe Sonho, Sempre podes! Ento, Homem voltou a acariciar Sonho em seu corao e o envolveu de esperana e levou Sonho at o lugar chamado Realidade. Ao chegar Realidade, Sonho se despediu, agradeceu e se desvaneceu. Homem viu Sonho desvanecer-se em Realidade e sentiu que a esperana se desvanecia com ele. Aproximou-se ento outro Sonho chamado Sonho ao homem chamado Homem... Mais alm do mais negro sem-sentido, alm do enganoso vazio, h uma chispa que no se apaga. Essa chispa acende o fogo que abraa os sonhos e os sonhos nos empurram para que os levemos ao mundo externo. Guias Internos Quero te contar sobre os guias. No fcil, preciso entrar muito dentro e chamar meu guia
24

interno, pedir a ele que se faa presente, sentir sua presena enquanto te escrevo e quero que, enquanto escrevo, teu guia mais interno se aproxime de ti e te acompanhe nesta leitura. Meu guia me ensinou a cham-lo, a invoc-lo. Quando o busquei foi porque dele necessitava. Ah, como precisava dele! No gosto de precisar de ningum, no gosto de incomodar ningum, gosto de crer que me viro sozinho, no quero ter dvidas, mas naqueles dias tudo se tingiu de desespero. Meu mundo interno um caos. Fecho os olhos ou simplesmente escuto meu discorrer, as imagens que me vm cabea, um furao de contedos que se chocam uns sobre os outros, arrastados pela fora de uma onda de energia. Vou em busca da bondade e encontro a inveja e o cimes, vou em busca da pureza e me encontro com desejos e se aprofundo-me neles, todos os desejos da imaginao esto em minha imaginao. O que esse caos que existe em meu mundo interno? Trato de concentrar-me e sou interrompido por minhas divagaes que, s vezes, se repetem de novo e de novo, sem ao menos aportar com originalidade. No entanto, estou te escrevendo e voc vai me entendendo, algo tem direo dentro desse caos interior. bem surpreendente que em meio a esse mundo interno catico, algo tenha direo. bem surpreendente que a expresso externa desse mundo no seja s caos e que sociedades e civilizaes estejam sendo construdas. Ser a razo aquela que vai ordenando esse caos e dando direo expresso dessa interioridade. A razo faz sua parte, sem dvida, porm, no s a razo. A razo seca no pode compreender o essencial e o degrada e ao degrada-lo se perde no sem-sentido. A razo no compreendeu esse mundo interno e a partir da razo o vemos catico. Ento, agora que tomo contato com meu guia interno, o que diz sua razo? Agora que a travs de mim falar contigo um ser que me acompanha ao escrever-te e mostrar-te o modo de encontrar o sentido? Sua razo por todas as resistncias e comear a acelerar sua leitura, observe a si mesmo e passar por essas pginas mais lentamente. A razo, para ordenar o caos, o aprisiona, submete e, ao submeter-lo, vai secando, perdendo inspirao, brilho e, sobretudo, perdendo sentido. A fora do caos rompe a priso da razo e ento brota dele o impensvel. Pouco a pouco, a razo cresce at voltar a represar o caos, at poder pensar o impensvel. Caos e Razo so filos de um mesmo deus, como o ying e o yang, como gmeos opostos que se buscam para se amarem.

Entro no caos de meu mundo interno e pergunto se a bondade se encontra ali. Busco em minha memria se alguma vez vi a bondade expressar-se no mundo de fora. Percorro minha memria buscando uma expresso de bondade. Assim como o sol, que a todos d sua luz e calor, sem perguntar quem o merece e quem no, sem perguntar quem o admira e quem no, sem perguntar nada, sem pedir nada, tornando manh aps manh, busco em minha memria a expresso da bondade.
25

Vou a meu mundo interno e pergunto se ali se encontra a fora. Busco em minha memria se reconheo a expresso da fora. Algo to forte que nada possa submete-lo. Algo to forte que possa sustentar-se na noite mais escura, na tormenta mais tormentosa, em uma firmeza to grande que no perde a calma diante de nenhum fantasma, uma convico to profunda que nem o grunhido dos espantos a espanta. Assim busco a expresso da fora. Vou a meu mundo interno e pergunto se a sabedoria se encontra ali. Assim como o pastor conhece a montanha, assim como o amante conhece o amor, assim como sabe aquele que sabe por experincia, assim como sabe aquela que me fala depois de morta entre as vozes do caos de meu mundo interno, busco minha memria da expresso da sabedoria. Aqui est, posso sentir, a presena, ali, em meio ao turbilho ruidoso de minhas emoes, pensamentos e sensaes. Sinto-te, presena amiga e te pergunto: Quem s? s produto de minha imaginao, por acaso? Sim e no, me respondes. s produto de minha imaginao, insisto. O que sua imaginao, escuto, por acaso podes imaginar aquilo que no tem imagem, podes escutar aquilo que no tem som, podes por acaso sentir o que no tem tempo? Pois, sou tua imaginao e no sou tua imaginao. Ento, penso que posso degradar essa sensao, essa presena como um produto mais de minha imaginao ou aceita-la como um ser especial com quem posso entrar em contato em meu mundo interno. Sim, s meu guia interno! E algo que agradecimento nasce dentro de mim, algo que me comove, me deixa um pouco tonto, me faz afundar levemente em meu assento e algo que no exclama, mas percorre, que banha meu ser expressando um obrigado. Com o tempo, guia e eu, fomos nos conhecendo e ganhando confiana, assim como os amigos que no temem incomodar-se e esto se ligando e consultando constantemente para coisas importantes e tambm para pequenas coisas. Assim, vou construindo a relao com meu guia e, algumas vezes, toma minha mo e te escreve, palavra que despertam em voc guias profundos, vozes antigas, memrias futuras. Modelos. Um amigo meu, muito querido, com quem me encontrei depois de um tempo, me disse: chegar o momento em que se reinvidiquem as utopias, no s as msticas, tambm as sociais e se valorizar esse tempo em que os sonhos estavam ao alcance da mo, assim como colher mas da macieira. Agora, o mundo muito real, continuava ele, no d espao para sonhar. Ai! No sei em que momento este livro chega a suas mos, se este mundo real j sofreu as calamidades irreais que o aguardam ou se estaro prestes a acontecer. Como posso dizerlhe, querido amigo, que esse sonho e essa utopia continuar no tempo, sobreviver a nossa gerao, ser interpretada por outros seres humanos at, finalmente, fazer-se existir no
26

espao humano? Como dizer a voc que esse sonho que acariciou nossos nobres coraes viver mais tempo que essa chatice que lhe parece to real? Esse sonho que maltrata sua esperana, nascer cada vez em uma nova gerao at plasmar-se na realidade perceptvel. Esse mundo real logo desaparecer e ser por outro mundo real e outro mundo real e outro mundo real...Que mvel e pouco concreto o real. As utopias esto em um lugar que no existe e em um tempo que tampouco existe. Mas, em alguma parte esto, porque, do contrrio, como poderamos falar delas? So uma construo da razo e com essa resposta ficamos tranqilos. No entanto, a fora que despertaram as utopias, a irracionalidade com que homens e mulheres se fizeram dispostos a alcan-las, a violncia que moveram e ainda movem, no se explicam ao considerarmos as utopias simples construes intelectuais. Se pudssemos submergir no mundo interno como se fosse um oceano, encontraramos nele perigosas correntes submarinas, vorazes tubares perseguindo ternos cardumes, zonas de gelado silncio, serpentes revirando-se na areia, caranguejos fugidios escapando do perigo, hidras expulsando dardos venenosos a tudo que se aproxime, ostras que se fecham com o menor gro de areia que quiser chegar a elas, abismos obscuros e negros que parecem no ter fundo. Se pudssemos submergir no mundo interno como se fosse um oceano, encontraramos cidades perdidas onde se guardam segredos de velhos mundos, formosos peixes multicoloridos, corais preciosos que contemplamos sem tempo, grutas com areias cor de esmeralda, rochas de azul intenso, melodias de cristais que transportam mundos maravilhosos. O mundo interno, esse magma de substncia vital, pequeno recipiente que contm todos os universos e que contm o que contm. Quando olho para dentro dele, no gosto do que vejo, como no gosto dos vermes, nem dos escorpies, nem do violento minotauro que defende o ansiado tesouro de rubis e esmeraldas. No gosto do que vejo e salto do oceano com a respirao agitada ao mundo real. E nesse mundo real em que encontro realidades, em que afasto de mim todo sugestivo oceano, encontro pessoas fechando-se como uma ostra diante de qualquer pequeno gro de areia, gente em abismos obscuros desejando a morte, gente de braos formosos expelindo mortferos venenos, ventos de medo aoitando as populaes, pnico, angstia, gente comportando-se bem, muito bem, porque os tubares no existem em terra firme e ningum pode come-las. Mais alm, esse oceano do mundo interno no existe, no existe, no existe e tudo o que venha dali irreal e no tem nenhuma incidncia na realidade. Ontem em Madri, algum fez explodir uma bomba no metro da cidade. No era nuclear, menos mal. Quando entro no mundo interno, no gosto muito do que vejo. Tenho isso dentro de mim?
27

Isso, por acaso, o mundo interno? Sim, isso tambm mundo interno, porm no s isso. Ali tambm est a bondade, a justia, a compaixo, a paz, o amor e... sim... tambm. Escutei uma histria que Silo contou a uns amigos h muitos anos e que foi muito importante para aceitar meu mundo interno. Em tempos bblicos, o rei Salomo mandou chamar aos artistas de seu reino para que fizessem um retrato seu, Chegaram ao palcio artistas provenientes de todos os lugares para pintar o retrato do rei. A pintura que Salomo elegesse seria posta no lugar mais destacado do palcio e seu autor seria premiado com ouro. Chegou o dia e todos os artistas trouxeram seus quadros para que Salomo escolhesse. Salomo os examina um a um: Salomo, o Sbio, Salomo, o Justo, Salomo, o Grande ... e assim observava dezenas de quadros que os artistas haviam trazido. Logo, se deteve em um intitulado simplesmente Salomo. Neste, o rosto estava com rugas, clera, burla, inveja e no era nem de longe o retrato mais belo. Ento, o rei elegeu essa pintura intitulada Salomo, a colocou no lugar central do palcio e encheu seu autor de ouro. A moral que acompanha essa estria que Salomo no era grande porque dentro dele habitavam a bondade e a grandeza, mas porque, apesar de ter todo tipo de impulsos violentos, foi capaz de transforma-los em obras justas e boas. O mundo interno incrvel, ali esto todos os universos possveis, todas as possibilidades possveis, algumas chegaram ao mundo externo e outras nunca chegaram. Contava Victor Frankl que na segunda guerra, no campo de concentrao onde estava, todos padeciam de fome. Havia alguns dentre eles, muito poucos, famintos como todos capazes de entregar seu alimento aos que estavam muito mal e no podiam abrir mo dele. A cena me comove, mesmo agora quando a conto. De onde sai essa ao e aonde chega essa imagem para comover-me? Se voc se lembrar de alguma cena que te comova, ver que ali foi disparada uma sonda que entrou muito fundo em seu mundo interno, golpeou sua alma, remexeu nela e algo muito verdadeiro, muito ansiado, emergiu por um instante. Quando vir um pobre homem mendigando pelas ruas de sua cidade, nunca ofenda ele, porque dentro dele h algo muito grande que clama aos cus. Escutei tambm a Silo e ainda hoje me comove. Neste mundo interno, atravessando as camadas mais superficiais das tenses do dia-a-dia, atravessando as camadas formadas em nossa remota biografia, se encontram modelos que esto esperando seu momento para inspirar a ao humana e ser realizados na paisagem externa. Esses modelos so difceis de conhecer, mas do sinal de sua existncia nesses momentos de comoo e naquelas ocasies em que nos sentimos plenos de sentido. Bondade, Justia, Paz, no so inventos de algum filsofo, nem tampouco fices para
28

adormecer ingnuos. So modelos gravados no profundo do ser que esperam seu momento para realizar-se no mundo humano. Em todas as pocas e em todas as idades estiveram presentes, inventando-se uma e outra vez, motivando e orientando.

Os outros Podes acaso tocar ao ser humano. Teu corpo, meu corpo s um momento, passa por ele uma brisa de montanha passa e o acende, se acende e cria, cria e passa. Fao silncio para escutar voc, que sentir voc. Que ruidoso o silncio, s vezes, tudo est cheio de vozes, de reclamaes, discusses e opinies, tudo cheio de recordaes e de pendncias e de outros que no so voc, mas que irrompem enquanto te escuto.Como te encontro, onde te busco? Para voc o silncio tambm ruidoso? No existimos sem os outros e isso que digo no uma metfora. Estou eu e esto os outros. No entanto, esse eu foi se formando com as ondas que os outros deixaram em cada um. Quando digo eu pode parecer que falo de algo muito diferente de voc, muito diferente dos outros. Eu experimento assim. No entanto, so esses outros que esto na base do eu; so a substncia que constituiu isso que chamo de eu. Basta imaginar o que aconteceria com voc se eu tomasse as lembranas e sensaes de apenas um de seus amigos. Sem falar que seja um amigo muito querido ou seu pai ou sua me. Esse que acreditas ser, esse eu, seria muito diferente. Os outros esto em voc. Voc foi formado e constitudo por suas aes, seus exemplos, seus afetos, suas opinies. Todos eles depositaram algo em voc e voc teve de aprender ou rechaar suas atitudes, seus pensamentos e suas emoes. Todos eles esto em voc. Quem sou eu, seno o que deixaram em mim todos os outros? Por outro lado, a cada um desses outros chegou a minha ao, meu pensamento, minha emoo e tiveram de aceita-los, rechaa-los, aprender com eles ou esquece-los. Eu tambm estou em cada um desses outros e sou parte constitutiva e muito importante do que eles so. Os outros so constituintes fundamentais do que eu sou. Eu, por minha vez, sou constituinte fundamental de cada um deles. Voc me l, eu sou seu outro, cada frase est entrando em voc e voc aceita ou rechaa, no importa qual das duas opes tome, seja de aceitao ou de rechao, estou formando parte de voc, constituindo seu existir. Voc que me l e que imagino, aceitando-me ou
29

rechaando-me, est entrando em minha vida e constituindo meu existir. Todas as pessoas que rodeiam voc esto em seu mundo interno, so parte de voc, cada uma de que chegou notcia, so parte de voc. Voc muita gente, o que voc tem a ver com todos eles. E voc, por sua vez, parte de muita gente, algo de voc se estabeleceu no mundo interno de muita gente. No creia que, porque rechaa algum deixa essa pessoa fora de seu mundo, est l, formando parte de voc, mostrando parte do que voc e no quer ser. Esta imbricao do eu com os outros no experimentada por ns assim, habitualmente. Habitualmente, experimentamos a separao, a afirmao do eu e a negao do outro. Porm, s vezes, isso se rompe e intumos a possibilidade de outro modo de existir e de experimentar. O amor, a amizade, a comunho so s um instante, mas nesse instante o tempo se suspende e saboreamos a eternidade. Se os outros so parte de seu mundo interno, se so a substncia com a qual construmos o eu, o que fao em direo aos outros ou o que deixe de fazer de uma dimenso existencial enorme. Essa dimenso existencial a que pode sustentar uma moral. Mas no nos adiantemos. A meus amigos, a meus companheiros, queles que encontrei ao longo de minha vida, queles que amei, a meus guias, a meus pais, a meus irmos, a meus familiares, todos so partes de mim e so parte do que agora escrevo e quando conecto com essa verdade, um manancial de agradecimento me envolve e meu eu se funde com o de todos.

30

IV) O SENTIDO Contato. Busca. Dilogos com a Morte. Um caminho sem fim. Impulso. Iluso. Histria. Contato Tomo um caminho que me levar ao lugar que sempre busquei. Esse lugar que em que, ao entrar, uma intensa alegria me acolhe, a emoo to profunda que se converte em uma lgrima e sentes que tudo est bem, muito bem. No caminho encontro obstculos e pessoas que me detm. Resolvo os obstculos com graa e humor e me afasto das pessoas deixando-lhes sorrisos e esperanas. O caminho se curva para trs e serpenteia em direo ao longnquo. Vou percorrendo sem caminhar e me encontro cada vez mais longe. Algum me acompanha, ainda que no o veja e me envolve com confiana. Cruzo o umbral que o caminho me pe e chego zona calma. Tudo muito lento, nada se move, sinto discorrer o discorrer, mnimo movimento da calma. Quem s?, pergunto. s, s, s, como eco responde a calma. Quem sou?, pergunto, Sou, sou, sou, como eco responde a calma. Aonde vou?, pergunto. Vou, vou, vou, como eco responde a calma. Ento, um limite desaparece e nada interrompe, nada separa s, sou e vou. Todos, voc tambm, temos contato com experincias que no so habituais e que nos pem em ressonncia com algo muito importante. Esse algo difcil de expressar com palavras porque a experincia totalizadora, como tomar contato com um todo que contm, inclusive, as palavras. As palavras querem repres-lo e se afogam. As emoes que acompanham esses momentos so de comoo ou de comunho ou de compreenso total. Nas primeiras vezes que soube dessas coisas me pareceram interessantes, mais alheias, assim que preferia passar rpido a outro tipo de tema em que me sentisse mais cmodo. Claro, pensava, que se algum sentiu essas maravilhas no as esqueceria jamais. Como no acudiam com prontamente a minha memria, conclui que essas experincias aconteciam a outro tipo de pessoa. Alm disso, inimaginvel que na vida de qualquer um de ns, nos levantssemos uma manh qualquer e vssemos tudo diferente, uma alegria sasse de nosso interior e tingisse o quarto e a paisagem por trs da janela. Sadariamos a nossa gente e nos sentiramos maravilhados pelo simples fato de contempl-los vivos, existindo; asiramos rua e surgiria desde dentro a esperana esperanadora, colorindo tudo o que toca. Impossvel. Se algum de minha famlia tivesse me dado uma boa noticia, isso me daria alegria. Se me comunicam uma boa nova para o ms que vem, isso me d esperana. Porm, esse outro, que desde dentro e sem nenhum motivo externo sinto como algo grandioso que tinge minha vida, isso muito raro. to raro que, cada vez que acontece, eu esqueo ou trato de dar uma explicao que o converta em algo comum e corrente. Todos gostaramos que algo de extraordinrio acontecesse conosco, mas o extraordinrio to fora do aceitvel e do lgico que quando acontece no podemos assimila-lo. Logo que o
31

extraordinrio irrompe, questiono se o ocorrido aconteceu efetivamente como me lembro ou se foi um sonho ou uma alucinao e questionamos essa experincia, at que consigo encaixar na lgica cotidiana e ordinria aquilo que me pareceu extraordinrio. Para poder aceitar o extraordinrio, esperamos que se apresente de um modo ordinrio, quer dizer, perceptual, atravs de meus olhos, de meu ouvido, de meu tato. Ontem, veio a minha casa uma dama formosa como nenhuma, bastante jovem, ps suas mos em meu peito e beijou minha testa. Olhou-me docemente e sussurrou que tudo vai ficar muito bem. Ao partir, pareceu-me escutar um agitar de asas e um vento clido que refrescava meu rosto. Desde ontem, me acompanha uma alegria muito grande que quero comunicar a todo mundo. Este conto absolutamente falso, mas muito fcil de aceitar porque tudo o que acontece vem do perceptual. Essa alegria e essa f me chegam desde fora, algum misterioso as entrega a mim, pode ser um anjo, uma deusa, uma musa que passava por ali casualmente. Isto que, efetivamente, falso, ns podemos aceitar. Aquilo que irrompe desde meu interior e transforma minha percepo no podemos aceitar e, no entanto, o que, efetivamente, acontece. O extraordinrio est no mundo interno e h cenas da paisagem externa que, s vezes, remetem a esse mundo e fazem com que aflore. O extraordinrio emerge e modifica meu modo de perceber, de sentir e de fazer. O extraordinrio no extraordinrio porque algo acontece fora de mim em que no posso acreditar, mas porque brota algo desde o interior humano que modifica o modo ordinrio de ser. Busca Quando perco algo, eu busco e quando o encontro, reconheo porque era exatamente o que perdi. Quando busco o sentido, busco como se alguma vez eu o tivesse tido, perdi e agora no consigo encontrar. Busco o sentido, do mesmo modo que as chaves de casa que perdi em um ba. Porm, h uma dramtica diferena e que efetivamente tive as chaves, j o sentido no. O ato de busca de sentido se parece mais ao de um explorador que navega o universo, encontrando mundos desconhecido, do que ao viajante extraviado que faz esforos para reconhecer a rota. O grande problema quando estamos no sem-sentido crer que antes estvamos no sentido, o perdemos e agora temos de recupera-lo. O que acontece que no estvamos em contato com o sentido quando acreditvamos estar. Enquanto no aceitarmos isso, que no havia sentido no momento da partida nem no momento da cegada, a busca faz-se penosa porque buscamos algo onde acreditamos que est e no est l, nunca esteve, nem vai estar. Se o que busco no est nesse momento em que acreditei que tinha sentido, onde est e o que era aquilo que eu experimentava? Isso me d tonturas, perco as referencias e no sei em que firmar minha busca.
32

Isto como correr um vu e abrir a possibilidade de encontrar uma verdade interior, que no dependa da mar das circunstncias, algo profundo que no dependa do corpo, nem da poca... Encontrar Sentido. Se em algo podemos nos comunicar atravs deste texto, se em algo coincidem suas experincias com as minhas, ter de aceitar que nos parecemos, no somos to diferentes. No que voc tenha se equivocado no modo de buscar. Creio que estamos descrevendo um estado da conscincia. A conscincia, povoada de devaneios, que trata de sair de seu torpor habitual para encontrar algo mais profundo e verdadeiro. Esse verdadeiro no podemos encontra-lo fora do ser humano. Essa verdade est guardada na profundidade do ser e ali tem de ser encontrada, comunicada e plasmada como direo dos atos humanos. Houve uma vez um viajante, cujo destino era chegar Terra do Sol. Empreendeu a viagem, mas o caminho era longo. To longo era que, s vezes, se aborrecia. Pensou que, para tornar sua viagem mais divertida, podia deter-se de tempos em tempos nos quiosques e nos povos que cruzava. Cada vez ficava mais tempo nos povoados e cada vez usava menos tempo para percorrer sua rota, em direo a seu destino. Um belo dia, tanto se entreteve em um desses povoados que simplesmente se esqueceu que estava em uma viagem em direo Terra do Sol e se esqueceu de seu destino. Passou o tempo e uma seca assolou o povoado e todas as diverses do viajante desapareceram. Recordou, ento, qual era seu destino. Enfureceu-se com o povo que o havia desviado de sua viagem e permaneceu ali, chorando e reclamando de como o haviam enganado. Outro viajante que passava por ali, ao v-lo se compadeceu e disse-lhe: antes sorrias pelas diverses do povo, agora choras pelo engano do povo. Tanto um quanto o outro te detm. Perdoa a ti mesmo, ri e comea a caminhar novamente em direo a terra do sol. Como queres que te encontre a amiga Morte: resmungando tua m sorte ou caminhando em direo a teu destino?. Muitas situaes nos afastam da busca profunda, mas todos esse infortnios vo nos fortalecendo para tomar em nossas prprias mos o fio da vida. O reconhecimento de que necessitamos encontrar essa verdade uma condio importante para a busca. Se voc sente que j encontrou essa verdade, ou que est a ponto de encontrala, ou que, a essa altura da vida, se voc no conseguiu porque no existe, o ato de busca , ainda, muito frgil. Ao contrrio, se voc sente o fracasso por haver buscado sem encontrar, se seus sonhos e esperanas no te conduziram felicidade, sua busca ser cada vez mais forte, como se fosse um instinto que necessita saciar-se. A falta de sentido que experimentamos no s um problema pessoal, tem a ver com a poca em que nos cabe viver e com o momento de evoluo da conscincia. Aqui vamos, at aqui chega a evoluo e seguramente possvel produzir saltos qualitativos na conscincia e na sociedade. Dilogos com a Morte Estava eu, um dia, em meu quarto, ruminando sobre essas coisas, olhando minha prpria
33

dor e contradio, quando algum golpeou minha porta. Era um som seco e repetitivo e no pude deixar de pensar nos contos de Allan Poe. Abro minha porta noite e no vejo ningum. Fecho-a e, imediatamente, o som da madeira volta a golpear meus ouvidos. Quem est a?, pergunto e s o silncio da noite me responde. Fecho a porta e descubro no interior do quarto uma mulher. Sua beleza me faz esquecer de que no a vi entrar; olho para ela alucinado por sua estranha formosura. Sinto-me atrado, gostaria de abra-la e beij-la, mas, ao mesmo tempo, me assusta e me espanta. Seu beijo o mais doce dos beijos, porm, ao aproximar-me dela aterrorizo-me e minha pele se crispa at o ltimo de meus poros. Logo, reconheo-a e fico paralisado...Morte! Tu! No pode ser, te equivocaste! A outro, outro, falta-me tempo e tenho coisas a fazer. Tudo est pendente. No, no, no. Olho para ela e seu atrativo tem um poder enorme sobre mim. Um sim e um no lutam em meu interior. Comeo a recordar minha vida com uma fora inusitada, como se toda ela chegasse a minha mente simultaneamente, de um s golpe. O dia de hoje, o que aconteceu hoje? Vago pela vida sem saber aonde vou, o que a vida, sem sentido, sem destino. como se estivesse aprisionado em histrias, em contos que no vo a lugar algum. Toda minha vida passa por minha cabea toda velocidade, escuto um zumbido de turbinas e acelerao. como se a vivesse de novo, inteira, mas em um instante. Logo, o trem de imagens que tomam minha cabea se detem. Vejo a mim mesmo, naquele dia em que decidi encontrar a Terra do Sol. Foi nesse dia que minha vida tomou rumo verdadeiro. Foi nesse dia que decidi fazer algo bom. esse o momento mais verdadeiro de minha vida. Minha vida comea a avanar em minha mente, agora lentamente, desse momento verdadeiro, e o seguinte, o seguinte, reconheo meu destino. Encontrei minha vida e seu sentido. A comoo nubla meus olhos e vejo bela morte com tranqilidade. Muito bem, ela me diz, Encontraste tua vida. Como fars para no te perder depois?. Quando a vida perde seu sentido, se perde no suprfluo, nos adornos, no sem importancia, a vida humana cai em um sonho, sonha e se perde, sonha a eternidade, enquanto o corpo se esgota, sonha a felicidade enquanto cresce o vazio. Quando a vida encontra o sentido, o humano plasmado no mundo, o humano expresso e a construo social humaniza a vida, afasta-a da dor e do sofrimento. Se perderes o sentido, se perdes a direo da vida, s a contradio e a violncia ocuparo tua alma. Se a contradio e a violncia ocupam a alma, ser contradio e violncia o que levars a tua gente, a tua sociedade. - Morte, no me leves, d-me a oportunidade de converter minha vida e seguir seu sentido. E a Morte me diz: - De quanto tempo necessitas para converter tua vida e orient-la ao sentido, em direo Terra do Sol, em direo aos momentos verdadeiros de tua vida?
34

- Te basta um da - me diz, sem esperar minha resposta. - Un da! pensei eu, desolado. - Te basta uma hora repetiu como se soubesse o que eu pensava. - Uma hora, uma hora golpeava sua voz em minha cabea como se fosse um eco interior. - Podes faz-lo agora mesmo seguiu inquirindo-me a Morte. - Agora mesmo?- Ento, senti uma fora, uma Fora impressionante que nascia no centro de meu corao e abarcava todas as clulas do corpo, uma fora que no sei de onde saa, mas era mais forte que a minha fora fsica, mais forte que minha fora psquica. Em pouco tempo, me dei conta de que a Morte havia partido, estava s em meu quarto, tudo seguia igual, mas eu j no era o mesmo. Um caminho sem fim. Confundimos o sentido com as metas. Colocamos objetivos para ns mesmos e confundimos a motivao que experimentamos para realiza-los com o sentido da vida. A morte impede de colocar novos fins e no podemos projetar a vida mais alm. Nosso caminho est cortado pelo muro da morte que nos esmagar no momento em que cheguemos a ele. Se tiramos esse muro e imaginamos o caminho sem fim, esse objetivos que nos pareciam to interessantes comeam a perder seu brilho e sero mais como entretenimentos necessrios para no contemplar a travessia infinita e solitria. H algo pior do que o muro da morte e a eternidade vazia e desolada. muito difcil para mim contemplar esses cenrios, de modo que os cubro com metas que devo alcanar. Essas metas me parecem muito importantes, me absorvem, porm, sua importncia tem raiz no fato de que me ocultam esse muro e essa solido. Confundo o sentido da vida com a motivao que experimento por chegar a uma meta. Nessa confuso, a meta me absorve de tal modo que sou capaz de qualquer coisa a fim de chegar a ela. Se for capaz de qualquer coisa, porque a conscincia j se perdeu e para ela tudo d no mesmo, bem ou mal so relativos dependendo da ajuda que me do para alcanar meu objetivo. Esse modo de viver um modo de viver no sem-sentido. A morte nos espera ao final como a r que traga mosca desprevenida com sua longa lngua. Creio seguir em linha reta e, na verdade, avano em curva como uma esfera, como se desse volta em um planeta, a uma galxia, a um universo. Caminhar por um caminho sem fim caminhar pelo crculo. O crculo tem um ponto interessante que seu centro. Enquanto o percorro, creio que avano linearmente, em direo ao horizonte, no entanto o caminho se curva sem que minha percepo o perceba. A todo instante, estou atrado pelo centro. O centro me sustenta a cada momento, me d energia a cada momento, me d vida a cada momento. Girarei, girarei, girarei, mas do centro depende cada movimento, em qualquer tempo, no centro est o centro, a vida, o sentido, origem e fim do caminho. Caminho por um caminho sem fim. Atordoado por metas e objetivos, creio estar
35

percorrendo uma linha infinita, sem saber que vou impulsionado pelo centro de um crculo. Como atrado pela fora da gravidade, posso sentir a energia que me empurra e me comunica com ele. Assim como a gua sustenta os pesados barcos que, quanto mais largos so, maior a fora em direo superfcie, quanto mais conscincia tenhamos desse centro, com mais fora nos impulsionar em direo ao mundo. Impulso Poderia parecer a voc que o mundo interno pequeno em comparao com os bilhes de estrelas que povoam nosso cosmos ou com a multiplicidade ilimitada em que se manifesta a vida. O mundo interno, que s abrange desde os olhos at a nuca, no ocupa espao e comparao com a enormidade do mundo externo e, no en tanto, cada vez que voc abre os olhos, se expande a tudo o que voc percebe. Quando percebe, est observando tambm ao mundo interno. O mundo interno afeta completamente essa realidade externa. No se trata simplesmente de uma influncia de acordo com o estado de nimo em que me encontro. No humano existe intencionalidade. Essa intencionalidade translada o mundo interno para fora do humano, para fora de si mesma, construindo a realidade e no simplesmente tingindo-a com o filtro do mundo interno. Se internamente estamos cheios de contradies e sofrimento, assim ser a concretizao da realidade na paisagem externa. Se, ao contrrio, estamos em contato com uma verdade ou com o sentido, ah! Contemplaremos maravilhados a construo que realizamos. O que existe nesse mundo interno que a conscincia tenta transladar ao mundo externo? O que que buscamos fora de ns mesmos? Esse impulso de uma fora tal que a conscincia est disposta a transformar o mundo inteiro para complet-lo. Est disposta a transformar-se, inclusive, a si mesma para transladar existncia isso que est guardado muito dentro dela. H um mundo interno, h um mundo externo e h um impulso que translada esse mundo interno para fora de si mesmo. A conscincia se encontra entre esses dois mundos. Se negarmos o mundo interno, o mundo externo se torna mecnico e vazio. Se negarmos o mundo interno, esvaziamos a vida e o mundo de contedo e significado. Esse processo conhecido como desumanizao. A desumanizao a negao do impulso que comunica a interioridade e a exterioridade. A desumanizao um olhar que nega a possibilidade de realizar o mundo querido e profundo no exterior. O humano no uma forma de vida a mais, alcanada por uma evoluo mecnica. O humano no um modo sofisticado da vida para alimentar-se e reproduzir-se; o humano um impulso que vem de muito longe e buscar transladar algo muito importante que vem deste lugar longnquo a um lugar que possamos ver e contemplar.
36

Algumas vezes voc tem diante de seus olhos a imagem ou som daquilo que traz de to longe e ento entra em um momento extraordinrio; uma emoo como se todo o bem fosse entregue a voc junto, te transborda. De fora, quem te observe no v nada especial, no en tanto voc est em presena dos deuses.

Iluso Nossa vida est orientada por devaneios que queremos realizar. Esses devaneios esto relacionados com o poder, o dinheiro, a fama, o sexo, a estabilidade. Perseguindo esses devaneios, acreditamos estar nos aproximando da felicidade. No entanto, o que vou encontrando a dor e o sofrimento. Durante a maior parte de nossa vida, a pergunta pelo sentido uma pergunta falsa. Formulamos tal pergunta a partir da cabea, como divertimento intelectual, mas nosso corao e nossa ao esto bordados de algum ou de numerosos devaneios e desejos que vivem em ns. Apesar do jogo intelectual que possamos exibir, o que sentimos que alcanando esse posto, esse salrio, esse homem ou essa mulher, preencheremos nossa existncia. Essa perseguio dos devaneios, dos desejos e do prazer o funcionamento normal da conscincia em estado de viglia. Assim como caracterstico do sonho que os sentidos externos diminuam ao mximo sua atividade e as imagens onricas no movam o corpo, caracterstico da viglia cotidiana que a conscincia esteja orientada pelos devaneios e desejos. Estes me tomam e me fazem crer que tenho sentido. Efetivamente, o sentido est em alcanar esse devaneio. Se quisermos ser francos conosco mesmos nesses momentos, devemos responder pergunta pelo sentido, que o Sentido da Vida conquistar essa pessoa que me excita (ou me inspira), ou coisas dessa ordem. Isso no tem nada de mau, assim que funcionamos, no h liberdade nisso, nem sequer quando perseguimos a causa mais nobre. Seja porque no alcano o que persigo ou porque finalmente completei meu af, sempre h um momento em que se experimenta o fracasso do devaneio. Esse momento de fracasso quando posso produzir mudanas importantes na direo de minha vida. Ali tenho em minhas mos e por um breve tempo, a linha da liberdade. Logo, voltarei caa de um novo devaneio e este me far crer que ele a razo mxima pela qual eu e toda espcie humana existimos. Por isso to importante o fracasso, porque um instante em que o ato de conscincia fica suspenso sem poder completar-se em um objeto. um breve momento e tomara que possamos no desperdi-lo no ressentimento com aparentes culpados. ali que podemos dar uma olhada no real, no que est mais alm da mecnica ilusria. H algo mais alm? H algo mais alm de meus anseios que me parecem to importantes e vo se esfumaando a medida que transcorre a vida?

37

Claro que sim, h algo mais e isso incrvel. Presos em nossos devaneios muito difcil de pesquisar esse algo mais. Por isso vamos dando voltando, rodeando o tema; acudimos a experincias extraordinrias, resgatamos os momentos de ruptura da iluso que chamamos de fracasso, estudamos o processo da vida e tratamos de intuir uma direo na histria. Esse algo mais o real, o que existe, o que verdadeiramente existe e abre caminho a travs dos sonhos e dos devaneios dando um sentido vida e histria. Algo mais se expressou na origem do universo, depois na origem da vida, mais adiante na conscincia dos vegetais, no profundo semi-sono dos animais e continua sua expresso no devaneio da viglia humana. Os devaneios e desejos no s traduzem nossas carncias, no s compensam nossas necessidades, eles transportam, traduzida, deformada e convertida a caricatura algo mais; o sentido do ser. Histria O surpreendente no o caos, mas que neste emaranhado de desejos, violncia e fria a vida, a conscincia e o humano continuem sua evoluo. bem impressionante que no magma do caos tenham se formado os sis, os planetas e tudo isso que vemos placidamente girar em harmonia. Quando o caos original alcanou sua estabilidade e se criaram os universos, qual era a necessidade da apario da vida? Essa vida nascente foi, por sua vez, um magma criativo que se manifestou na multiplicidade. Porm, uma vez que a vida alcanou sua estabilidade, regenerando-se para sempre, que necessidade havia de que aparecesse a conscincia? E apareceu a conscincia cheia de foras em luta, de imagens, de fices, buscando sua estabilidade. A histria tambm um caminho sem fim, tambm circular. No entanto, costumamos represent-la linearmente e parece-nos que um constante progresso. Nos sentimos muito superiores a nossas antepassados pr-histricos, como se descobrir o fogo e a linguagem fosse mais simples do que o chip do computador. A crena no progresso nos tm iludidos e em alguma curva da histria nos daremos conta de que isso no assim. Queiram nossos guias recordar-nos nesse momento da oportunidade que nos d o fracasso para tomar contato com o real. H um centro em torno do qual gira a histria. Em cada espiral, vamos nos distanciando desse centro e em cada fracasso nos aproximamos dele. Damos voltas enquanto o centro tenta sua realizao, expandindo-se em crculos concntricos. Imagino que a essa altura voc esteja me perguntando o que esse centro. Gostaria de te devolver a pergunta: O que voc cr que esse centro seja e qual sua natureza? O crculo poder expandir-se ou contrair-se, recorrer seu permetro, poder levar mais ou menos tempo, mas o centro permanece imutvel no mesmo instante, irradiando a mesma energia e atraindo a cada ponto da circunferncia com a mesma fora. Nesse centro est a razo de porque a linha se curva, porque um caminho termina em seu comeo, porque h expanso, porque h concentrao, porque eu, porque voc, porque ontem, porque amanh.
38

Antes da conscincia, aparece a vida e, antes dela, havia a matria e, anterior matria, havia um centro e desde l se realiza a materia, a vida, a conscincia e segue despregandose em direo a supraconscincia. Nesse processo de criao, apareceu o humano. No sei se h alguns milhes de anos ou acompanha a evoluo desde as primeiras origens e, ao despertar a matria para a vida e a vida para a conscincia e a conscincia de seu sono, consegue reconhecer sua presena. Em algum momento, a conscincia vislumbra a liberdade e com ela a possibilidade de negar o sentido e eleger a destruio. Em um momento da mecnica evoluo apareceu a liberdade? O estranho dela que se manifesta por meio de mecnicas e o incrvel da mecnica que busca a liberdade. O humano, maravilha inexprimvel como o prprio centro de onde provem tudo. O humano pode fortalecer o sentido, inventa-lo ou rechaar todo sentido e preferir o nada. Essa chispa criadora e autnoma em meio s circunferncias em expanso. porque existe sentido que possvel eleger o nada ou experimentar o vazio. Porque h sentido que minhas aes tm sentido ou no o tem. o Sentido o que impulsiona a sair do sem-sentido e a desacreditar da morte. Somos empurrados por um sentido e somos atrados por um sentido. O sentido est atrs de ns e adiante. No o vemos porque olhamos para o horizonte que supomos ser infinito, sem poder perceber que este se curva. O humano o impulso que busca transladar o sentido ao tempo e ao espao. Isso o que chamamos de humanizao. O humano pode tambm negar o sentido e negar-se a si mesmo e o que chamamos de desumanizao. Humanizar descobrir o sentido em nosso interior e plasma-lo nessa nossa terra. Esse sentido ser traduzido de muitas maneiras em sucessivas pocas, at realizar a sociedade verdadeiramente humana. Essa sociedade imaginada pelos homens e mulheres de todos os tempos, imagem que nos acompanha desde o muito antigo, desde tempos imemoriais e aparece em cada rinco da histria e nos inspira para que encontremos o modo de faze-la existir. A desumanizao o eclipse do humano, a expresso do nada. esvaziar de significado o mundo externo e o mundo interno. Nada importa, tudo d no mesmo, a vida corpo e o corpo se esgota. Nada significa nada. o sem-sentido que esvazia o corao humano. No h nada pra construir, nada para fazer, nada em que crer. A luta sempre foi entre humanizao e desumanizao, entre sentido e sem-sentido, entre esperana e frustrao, entre violncia e no-violncia. Toda ao que contribui para humanizar a sociedade, para vencer o sofrimento tem sentido e toda ao que no contribui para isso, no tem sentido. Cada ao que ajuda a outros a vencerem a dor e o vazio se comunica com a profundidade do ser e o humano toma
39

existncia. O humano se faz ser. possvel despertar a Fora e encher a vida de esperana. possvel que nos unamos a outros, possvel resistir violncia e possvel realizar aes que fazem crescer a vida e o humano.

40

V) EXTRAVIADOS Pnico e depresso. O desmoronamento da verdade. Em busca do centro. Projeo do mundo interno. Pnico e depresso Um dia te internas s em um bosque bem cheio de grandes rvores, te internas por uma hora. Ao regressar, percebes que todas as rvores parecem iguais.Os ramos que foste quebrando como sinais se confundem com outras rotas, por causa dos animais que passaram ali anteriormente. Em pouco tempo, no sabes se vais ou se voltas, se te distancias ou se te aproximas, enquanto as horas passam e a noite se aproxima. Logo, s tomado pelo desespero e corres, tratando de reconhecer por onde chegaste. O corao palpita cada vez mais forte, quer escapar do corpo e cais por terra em amargo pranto. No suportvel estar perdido. H algum tempo, visitei uma caverna com um amigo. Nos esprememos por lugares estreitos e cada vez que o tnel se bifurcava eu fazia uma marca para diferenciar a trilha de onde procedamos. Ao regressar, os tneis tinham muitos sinais desenhados que visitantes anteriores haviam deixado ali e no s as linhas que eu fizera. Continuei um tempo, ainda que soubesse que as pilhas da lanterna se esgotavam. Em pouco tempo entrei em pnico. No podes permanecer nesse estado por muito tempo, insuportvel. Em um certo momento, pareceu-me que encontrara o caminho e convenci a mim mesmo de t-lo achado. Tranqilizei-me um pouco e segui com convico. No era. Quando cai por terra tudo aquilo em que voc cr sem duvidar, quando algo que tinha como verdade indubitvel evidencia sua falsidade, voc luta contra as evidncias tratando desesperadamente de nega-las. Pretende desse modo afirmar que essa crena, que sua pele j sabe que falsa, continua vigente. Nessa luta, a conscincia se perde e entra em pnico. O pnico uma resposta que damos ao no aceitar que estamos desorientados e perdidos. A desorientao se produz ao revelar-se como falsa uma verdade em que nos afirmamos. Quando a certeza deixa de ser certeza e se converte em possibilidade e, por ltimo, em falsidade, a conscincia se perde. Nesse vrtigo, voc trata de avanar como se nada tivesse acontecido, mas cambaleante, sente-se morrer e entra em pnico. O amigo que me acompanhava na cova quando nos extraviamos, ao invs de avanar, comeou a retroceder. Retrocedemos, retrocedemos, at que chegamos a um lugar que ambos reconhecemos e nossas marcas estavam ainda presentes. Sem dvida, era o lugar onde havamos descansado. Desde ali, reiniciamos o retorno: com cuidado, regressamos seguindo nosso prprio rastro, reconhecemos onde nos desviamos e encontramos o caminho correto. Guardei esse ensinamento em minha memria. Quando voc est perdido e acelera para escapar da situao, se no se detiver, entrar em pnico. Detenha-se ou tranqilize-se, se j est em pnico. Ento, retrocede at reconhecer
41

algo verdadeiro em algum momento de sua vida. Retrocede, mas no force a mentira a parecer verdade. Quando reconhecer com sinceridade alguma verdade em si mesmo, simples, suave, sem decorao, ento, a partir da, reinicia novamente a rota, devagar e logo encontrar o ponto em que se perdeu e poder continuar; desta vez, sem se equivocar. Algo que voc acreditava ser muito slido, desmoronou. No tem onde se afirmar e j no esto ali aqueles que te do sinais para que se localize. Voc quer continuar como se nada tivesse acontecido, mas no pode, o cenrio mudou e voc no reconhece nada que possa te orientar. Primeiro, voc se faz de omisso diante dos sintomas de angustia. Insiste, no pode ser que as coisas no sejam como acredito que so. Quando decide reagir j tarde, o desespero e o pnico te coagiram. Nessa situao, voc tem de encontrar um refgio. Retrocede at encontr-lo, retrocede e encontrar a pessoa ou o lugar onde se sentir a salvo. Ali, reflete sobre esse mundo que se desmoronou e j no existe. Esse mundo, isso em que voc colocou toda sua f, j no existe. Aceita o fracasso, repousada verdade daquele que sofre e uma tranqila esperana iluminar suavemente seu caminhar. A outra cara do pnico a depresso. So respostas epocais a uma mesma situao. A raiz de ambos est em que o mundo veio abaixo. No o mundo, aquilo que acreditei que eram as mximas que sujeitavam o mundo. O que sujeita o mundo o dinheiro. Tempo dinheiro, repetimos adormecidos. Peo desculpas por essa queda do nvel de discurso. Cada um gostaria que seu pnico e sua depresso tivessem motivos mais nobres. Porm, preciso dize-lo se queremos saltar sobre eles. Voc no precisa de nenhum tipo de droga ou de psicotrpicos, mas de tocar a verdade de seu corao e ali h um smbolo em reais. No somos ns a poca que est olhando a partir do dinheiro, mas temos que supera-la se queremos nos encontrar. Voc chega depresso seguindo expectativas que vo orientando seus passos. Segues tais expectativas por boa parte da vida. Essas expectativas no te levaram a parte alguma e, ao invs de refletir sobre a falsidade delas, voc prefere encontrar os culpados de por qu as coisas no saram como voc esperava. O ressentimento te carcomer at te deprimir. Logo, voc estar em um espao plano, desrtico, em que no corre a mnima brisa, d no mesmo aonde voc v porque a paisagem no varia em nenhuma direo. o sem-sentido. Chamlo de depresso, se preferir. Nesse desolado lugar, voc esqueceu suas expectativas, ocultou seus desejos e at os culpados perderam a carga que te incomodava. Lembre-se deles, lembre-se, no chegou a por acaso, seguiu dolos enganosos, lembra e reconhece que no te levam a lugar algum exceto o deserto em que voc se encontra. Aceita o fracasso, repouso do caminhante, afetuoso encontro consigo mesmo, interseco de todas as suas buscas. O desmoronamento da verdade. Empreendo a viagem em direo ao destino. Vou de carro e me acompanham alguns amigos. Como no conheo o caminho, eles vo me indicando a rota, fazendo-me dobrar esquerda, direita, seguir em frente, subir e descer. Passa o tempo e tenho dvidas de que estamos seguindo bem. Ao meu lado, meus companheiros de viagem insistem que acelere, me asseguram de que
42

vou bem. Segue passando o tempo e, um a um, meus amigos comeam a ficar em silncio e seus rostos refletem ignorncia e preocupao. Irrito-me porque creio que me enganaram. Logo, me acalmo, nem eles, nem eu, sabamos aonde ir. Olhamos a partir de um ponto de vista. Porm, esse ponto de vista est afirmado em certas coordenadas que no costumo ter presentes. Trata-se de crenas bsicas a partir de onde olho. Crenas so tudo o que consideramos como verdade indubitvel. Essas verdades esto to acima de qualquer dvida que at difcil saber quais so. H momento em que essas crenas so derrubadas e simplesmente no podemos crer nos dados que nossos sentidos entregam. Incrvel!, dizemos. No dia em que caiam as Torres Gmeas em 2001 nos Estados Unidos, vamos a imagem pela televiso de novo e de novo, no por morbidez, mas porque o dado no conseguia ser assimilado. No se derrubou apenas um edifcio, mas tambm uma verdade indubitvel. Essas crenas bsicas so onde se firma o olhar para dirigir-se em direo ao mundo. So o que h de firme. Se forem derrubadas, nosso olhar dana, estamos perdidos, desorientados. Estamos em uma poca cuja tecnologia nos ps s portas de conquistar as estrelas, de prolongar a vida, de vencer a dor. Uma poca com todas as possibilidades materiais e, no entanto, 80% de ns estamos abaixo do nvel de pobreza; a vida converteu-se em insegura, a delinqncia j um fenmeno de massas, o terrorismo est pronto a ter capacidade nuclear e qumica. O projeto de futuro defender-se dos perigos que a sociedade mesma vai gerando. Uma poca, em que os companheiros de viagem, aqueles que diziam que estamos indo bem, calaram-se e seus rostos desencaixados refletem medo e confuso. Esses companheiros de viagem so as ideologias que j no orientam a ao humana e as religies que adoeceram de fanatismo. A ideologia do dinheiro pode ainda estar de p. Voc pode comprovar isso sozinho. Parece chocante que falemos de dinheiro como uma ideologia ou como uma f? Vivemos nessa poca, nesse mundo, nesse tempo, compartilhamos esse momento histrico e corresponde a ns enfrentar a situao. A situao de crise geral e nos afeta direta e pessoalmente. Nada importante funciona, nada oferece fundamento e o que parece funcionar deixar de faze-lo. Nos aferramos a uma ideologia e esta nos leva violncia, nos aferramos a um credo e temos que justificar por qu uma parte quer destruir a outra, nos aferramos famlia, mas a famlia tambm est em crise; as tradies servem de refgio nostlgico, porm no nos ajudam na hora da ao. Quais so os sinais para no nos perdermos, qual esse terreno firme por onde podemos caminhar, qual o cajado em que posso apoiar-me para subir a montanha? So meus ps os que tremem ou a terra que estremece? Firmo-me nessa rocha rgida que est ali h sculos, mas ao pousar minha mo nele, ele vem abaixo estrondosamente. Estamos em perigo e cuidado com a rvore em que voc se apie porque pode converter-se no monstro que te devore. Tampouco podemos ansiar por um passado perdido, porque no vivamos de forma alguma
43

no melhor dos mundos e a injustia, a violncia e a discriminao eram, como agora, nossos amos. Qual ser o futuro? Estamos as portas do estampido da espcie, desbocada e sem controle, destruindo tudo que encontra em seu caminho ou diante de uma oportunidade maravilhosa para encontrar-nos com o verdadeiramente humano? Essa desestabilizao continuar como essas cartas de baralho que, quando cai uma, empurra a seguinte e esta, por sua vez, seguinte. Depois da tormenta, vem a calma. Isso assim, ainda que parea que o mundo vem abaixo. Porm, em algo teremos de sujeitar-nos durante a tormenta e algo teremos de fazer durante a calma. No possvel frear uma crise, como no possvel deter a fora da gua quando se rompe uma represa. A represa se rompeu porque era pequena para conter o rio. Necessitamos de novos materiais para construir e conter muito mais gua, por muito tempo mais. Esta a oportunidade da crise, no a escolhemos, coube a ns estar aqui nesse tempo, no a produzimos, caiu-nos em cima, no nos resta outra alternativa alm de encontrar essas novas verdades que nos dem referncia e nos orientem em direo ao sentido.

Em busca do centro. Estava em meio uma multido. O burburinho era grande e era preciso falar muito alto para que o vizinho escutasse. Era impossvel avanar e, no meio das pessoas, algum tocava uma msica celestial. A multido excitada empurrava com cada vez mais fora para chegar onde estava o msico. Me dei conta de que jamais chegaria e aquele que emitia esse som maravilhoso logo se desvaneceria em fumaa. Um choro de desespero nublou meus olhos. Ento, me detive, fechei os olhos e agucei o ouvido. princpio, escutava somente a minha decepo. Quando a decepo se aquietou, escutei o rudo das pessoas que aos empurres tentava chegar ao centro. Entre esse rudo de multides, estava o que eu buscava. Agucei ainda mais o ouvido e aquietei a expectativa sem prestar ateno ao barulho. Logo, escutei um acorde. Quando o eco dessa msica de estrelas rouou em meu ouvido, meu corao se sobressaltou e seu palpitar apagou o som que apenas me alcanava. Ao me verem to concentrado, meus vizinhos fecharam seus olhos, imitando minha atitude, e um silncio se extendeu a meu redor. As notas chegavam com mais freqncia e mais claramente. O crculo de vizinhos silenciosos tambm crescia e, em um momento, por um instante, uma melodia que eu no sabia exatamente de onde vinha nos preencheu. Se quero encontrar o Sentido, a nica hiptese possvel que ele efetivamente existe. Existe um sentido, uma fonte emanadora, um centro irradiador que est permanentemente emitindo seu sinal e afetando o humano. Encontr-lo significa reconhecer que somos afetados por esse centro. Que ainda quando nossas motivaes so impulsionadas por
44

nossos devaneios e desejos, no transfunfo est operando outra coisa. No sei quantas resistncias e contores voc experimentou no pargrafo anterior. Relaxe para que desenvolvamos um pouco mais. Lembro-me de Sartre, quando em seu O Existencialismo um Humanismo, disse, e ponho aspas ainda que a frase no seja literal: quero tirar honestamente todas as conseqncias possveis de que Deus no exista. Desse modo, afirmava a liberdade e enaltecia a condio humana sobre todas as coisas. Magnfico. No entendia como Heidegger podia refut-lo, alm do qu no entendia a Heidegger. (Tudo isso explicado por Salvatore Puledda em seu Interpretaes do Humanismo). Em nosso caso, estamos falando exatamente de Deus, mas estamos falando de um sentido prvio e de uma fonte emanadora, algo meio parente. Assim que assumo que o que estou escrevendo me afasta do que foi dito por Sartre e ponho em questo o fato de que se existir um sentido prvio existncia, anula a liberdade humana. A vida prvia existncia e, ao dizer sim, quero viver ou deixar de faz-lo, estou afirmando a liberdade humana. Um sentido pode ser prvio existncia e, ao aceit-lo ou recha-lo, estou afirmando tambm a liberdade humana. Poderia ser que a Vida e o Sentido, no sendo o mesmo, estejam aparentados. A razo tem sempre tentando aprisionar o sentido da vida. Tratou de explic-lo, formul-lo generaliz-lo e, freqentemente, caiu em um terrvel sem-sentido, s vezes, um sem-sentido assassino. Talvez isso acontea porque confundimos razo com intelecto e chamamos de irracional coisas que o conceito de razo deveria contemplar. De qualquer forma, uma certa humildade da razo, um reconhecimento tambm de seu fracasso, nos ajudaria na atitude de nossa busca. Em geral, chamamos de sentido motivao de nossas aes. Porm, em algum momento, seja porque cumprimos nossas aspiraes, seja porque nos foi impossvel cumpri-las, esse sentido que nos impulsionava se esgota. A hiptese que h um sentido que no se conclui com a realizao de nossas aes, nem com a concretizao dos projetos que empreendemos. Esse sentido se transluziria ao longo de nossa vida, apesar de que no estejamos conscientes dele. Um sentido que no se debilitaria com o transcorrer, nem mesmo quando termina a vida. Se tal coisa existisse, deveramos not-la de alguma maneira ao ver lanada nossa biografia, ao ver lanada a histria. Porm, essa intuio no nos bastaria, teramos de ter algum contato direto com isso para aceitar sua realidade. O sinal dessa fonte emanadora teria de ser captado pela conscincia. Se no fosse, tampouco poderia operar atravs dela. Se h um sentido operando, de algum modo, a conscincia tem de capt-lo. Esse sinal tem de estar mesclado a todo rudo da conscincia mesma, sendo muito difcil para ella poder reconhecer a informao que provem da vida mesma daquela que provem de algo imortal. Apesar desse rebulio, o sinal teria que afetar
45

aos sonhos, devaneios e atravs deles, ao. Tambm deveria afetar aos argumentos racionais que justificam nossos atos. Em toda essa ruideira tambm estaria o sinal que provem do sentido e que no sabemos reconhecer. Em Psicologia, muito se estudou sobre traumas, instintos que nos manipulam, sem repararse suficientemente que pode estar operando ali uma fora transcendente que podera varrer de uma vez com todos esses problemas que nos do agonia. certo que quando estamos confusos o rudo interno to enorme que o sutil sinal do sentido fica afogado nesse turbilho. Porm, como seria importante equilibrar a conscincia para escutar essa msica e no para cantarolar obedientemente o estribilho dos comerciais. A sociedade hoje inumana e nos enlouquece, uma terapia que no contenha essa premissa s uma tcnica de aprisionamento.. Como aguamos o ouvido, como afinamos o olhar, como acalmamos a tormenta da conscincia para experimentar a presena sutil da enormidade? Projeo do mundo interno Como posso buscar o sentido da vida? Com os olhos, os ouvidos, o olfato? Ter odor o sentido da vida? Quando buscamos um objeto ou realizamos uma ao, fazemos isso com os sentidos e com nosso corpo. Porm, qual o sentido para descobrir o sentido? O mundo interior um mundo cheio de imagens, de labirintos, de sonhos, de sensaes. Os caminhos para entrar nele so caminhos escritos na lngua dos poetas e suas portas se abrem com a chave dos que buscam a verdade no fundo do corao. O mundo exterior, esse que parece que entra pelos sentidos, se mescla e se confunde com as aspiraes, as esperanas e as paixes do mundo interno. Essa separao entre mundos externo e interno tem sua finalidade pedaggica, mas tambm uma concesso com a interpretao que fazemos de nossa experincia direta. O mundo interno tinge totalmente o externo e alm disso, o transforma, buscando plasmar-se nele. O mundo externo impe suas leis e suas percepes e incita esse mundo interno a crescer e desenvolver-se. Esses dois mundo so um s e no possvel observ-los em si. So muito poucas as ocasies em que temos a experincia de que no h separao entre o externo e o interno e nesse momento que conseguimos aproximar-nos da experincia do real. So os momentos extraordinrios. Porm, no so o habitual. O habitual que perambulemos perdidos no mundo externo, alucinados, acreditando que isso que percebemos a realidade. Nosso modo comum de estar no mundo que chamamos de viglia no consciente da projeo que estamos realizando sobre o mundo externo. Sabemos disso como elaborao intelectual, mas no trivial a compreenso de como essa subjetividade fundamental. Imagina una mquina capaz de reagir a estmulos externos de luz e calor. Imagina que essa mquina como esses projetores de filmes que esto nos cinemas. Ao lanar as imagens do
46

filme sobre a tela, a mquina comea a reagir, pelas diferenas de luz e cor que a prpria pelcula emite. A mquina reage a algo que ela mesma provoca e, no entanto, nunca saber disso. Assim acontece com o estado de viglia da conscincia. Projetamos os contedos do mundo interno e depois reagimos como se fossemos alheios a esse drama. Por isso, costuma-se falar da viglia como um estado parecido ao do sono.Em ambos projetamos os contedos do mundo interno. Em um caso, em uma tela interna e em outro sobre uma tela mais externa e em ambos no temos conscincia dessa projeo. Tanto no sono como na viglia, experimentamos essa projeo como realidade. O amor que se desperta en mim, sai de mim e veste a pessoa amada. Imediatamente ao ser projetado, eu o percebo como se viesse dessa pessoa. O tempo passa, a pessoa parte e nos ressentimos, porque o leva com ela, nos rouba o amor. No se estremece nosso romantismo com o amante que morre ao morrer o amado? O amor algo muito grande, pode crescer, multiplicar-se e est guardado no mundo interno e humano. Como tudo nesse mundo, buscar sair para fora dele. Depois, contemploo embelezado, mas me esqueo de qual foi a origem dessa beleza. Assim acontece com todo o mundo interno, o belo e o horrvel, projetamos isso e observamos maravilhados ou aterrorizados, sem reconhecer sua procedncia. Assim acontece tambm com o Sentido. Apresenta-se a ns como proveniente de fora, se h um centro est fora, se h deuses esto fora. No entanto, esses deuses tm sua morada no mais interno do ser humano e ali onde podemos encontr-los. Esse sentido vai se plasmando no tempo e no espao, atravs do humano. Ao reconhec-lo, nos comovemos, porm, o habitual que estejamos esquecidos dessa projeo.

47

VI) O OLHAR INTERIOR Despertar. Conscincia de si. Esquecimento de si. Transcendncia. Meu guia interno. A Fora. Despertar Se for certo que mundo interno e mundo externo no esto separados e pudssemos por um momento tirar o biombo da conscincia e olhar para isso, o que veramos seria o Todo. Porm, o Todo no possvel de olhar, porque o olhar sempre observa uma partcula desse todo. O olhar um ato de conscincia que parte desde algum lugar nesta. Olhamos desde uma perspectiva. No s olhamos desde um ponto de vista, olhamos em direo a algum lugar, o olhar tem uma direo e tambm tem uma inteno em relao ao que se olha. Os olhares da conscincia permitem captar algo, um aspecto da realidade. Apesar disso, acreditamos que nossa viso completa e total. A mesma coisa acontece quando sonhamos. Vivemos os sonhos como se estivssemos despertos e do mesmo modo agora voc cr que est desperto lendo um livro; no entanto tudo est tingido por seus sonhos e por seus contedos e voc no tem nenhuma conscincia disso. Quando o olhar interior est adormecido, estamos completamente identificados com os estmulos e acreditamos que recebemos estmulos puros, sem notar o filtro da conscincia, sem notar que o que estamos recebendo reflexo de nossa prpria conscincia. O olhar interior est adormecido durante o sono e est adormecido tambm durante a viglia ordinria. No caso do sono, mesclados com estmulos provenientes principalmente do intracorpo e no caso da viglia con estmulos provenientes tambim de fora do corpo. Em todos os estados comuns da conscincia experimentamos sentido. Em geral, tudo o que fazemos, fazemos acreditando que tem sentido. Envolvo-me nos dramas que me so apresentados e como em um sonho, desconheo os contedos internos que esto se projetando nessa situao. No haveria necessidade de despertar desse modo alucinado de vida se no fosse por algumas experincias que se apresentam de improviso e mexem conosco. como se nos jogassem um balde de pagua fria. So os momentos em que aquilo com que devaneamos e em que acreditamos se choca com acontecimentos externos e se produz uma separao entre o mundo subjetivo projetado e o acontecimento externo. So os momentos que chamamos de fracasso o fracasso de um modo de ver ou de interpretar que subitamente deixa de servir e os acontecimentos no conseguem ser integrados no fluxo da conscincia. Ainda que isso nos faa sofrer, tambm graas a isso que podemos evoluir. Essas experincias nos tiram do cotidiano, irrompem na viglia adormecida em que costumamos estar, nos desestabilizam, despertando en ns um novo olhar. O olhar interior. Esse olhar interior aquele com que na realidade voc est me lendo, j que se no estivesse presente certamente voc j teria se entediado h muito tempo. com esse olhar
48

que voc est olhando a si mesmo e vai considerando o que vamos dialogando. um olhar muito tranquilo, muito verdadeiro que nos aproxima da interioridade e, pouco a pouco, nos levar ao centro, ao sentido, a ns mesmos. No o olhar que critica, nem o que admira, nem o que impe. o que observa, que observa sem julgamento e que, com cada julgamento, adormece. No o olhar que fora, o que reconhece que fora. No o olhar que dissipa a divagao, o que v que no pode evit-la. No o olhar que me libera do devaneio, o que observa como me movo nele. No o olhar que preenche, o que observa o vazio. No o olhar que solta, o que observa o aprisonamento e o egosmo. No o olhar da culpa, o do arrependimento. o olhar com que fala meu guia, o que viaja pelo mundo interno. Estamos voltados ao exterior. Nossa identificao com os sentidos e o corpo tamanha que estamos confundidos com as coisas e o mundo. Quando no obtenho a coisa que quero, sigo aferrado a ella, tramando sobre a forma de obt-la. Estou aderido ao mundo das coisas, colado a ele, obtendo ou no aquilo que me apetece. O fracasso uma experincia profunda que desperta o olhar interior e este toma conscincia da existncia e do eu no mundo. Conciencia de si. Nesse despertar do olhar noto um funcionamento diferente em que comeo a reconhecer muitas coisas que tomava como real, entendendo real como externalidade, como projees do mundo interno. At aqu falamos de devaneios ou tendncias, inclusive compulses que vindo de dentro eram recebidas por mim como chegadas de fora. Porm, o que acontece com a f, o amor, com os deuses, com o sublime, com a bondade e com todas as virtudes humanas? Tambm a elas percebo fora e parte de meu modo ilusrio de olhar. Assim como a paisagem pode estar carregada com nossa compulso, assim tambm poderia estar com nossa virtude. Essa virtude que observo tambm algo interno que se projetou e parece-me que vem de fora. Se te vais amor, nunca te vais porque sempre ests, nunca ficas porque sempre vais, amor que repousa no amado, bondade que desvanece o abismo, alegria de todos que inunda, tua fora que tambm a minha. O olhar interior o olhar humano, desde dentro. Observa a dana do mundo e o humano, visto desde o humano.
49

Quando o olhar interno desperta, o humano toma conscincia de si, do que no mundo e do que o mundo nele. Posso espantar-me com os fantasmas que observo, mas esses fantasmas so s guardios que tem de ser tranquilizados para poder chegar realidade. So os cucos das crianas, quando nos acostumamos com eles perdem seu poder e a noite muda de signo: est ali para nos permitir reconhecer o amanhecer. Aqu nos encontramos com o olhar para ver o sentido, a histria, o humano. Algumas vezes, cegar pela presena mesma do ser, de sou, do si mesmo, do que . A crueldade pode existir, mas a compaixo no morrer jamais. A maldade enfeiar a paisagem, mas a bondade voltar a pint-la at a eternidade. O corpo morrer, mas o ser iluminar seus olhos para sempre. O sentido no encontrado nas coisas e no algo que as coisas possam transmitir-me. Pelo contrrio, vem de dentro, tinge o mundo e logo percebo as coisas tingidas que me preenchem. No posso saber disso enquanto durmo e tampouco quando estou em viglia. Porm, quando desperta o olhar interior, ele pode observar e conhecer. Este ato de conscincia, este olhar, se desperta no fracasso, mas tambm pode acontecer que uma experincia extraordinria o desperte. Tais experincias aparecem subitamente, sem que as peamos, sem querer, sem que eu esteja fazendo algo especial. So totalizadoras, brota uma alegria que vem de dentro ou uma comunho com tudo e com todos. Se tomamos contatos com algo verdadeiramente importante, isso pode mudar a vida, porque logo me dedicarei a encontrar-me de novo com isso. to grande a distncia dessas experincias em relao ao habitual que muito difcil assimilar. Com o tempo, essas experincias vo ficando guardadas no mesmo plano em que guardamos os sonhos. O esquecimento de si Como poderamos despertar o olhar sem esperar que os acontecimentos nos coloquem em situao de fracasso ou sem esperar que nos ocorra uma experincia extraordinria? Um simples truque para despertar o olhar interior a lembrana de que existo. Enquanto leio, me leio, me dou conta de que estou lendo, tomo conscincia de mim, enquanto leio. Em poucos segundos, se ampliar a conscincia, voc se dar conta das imagens que passam pela cabea. Voc existe, mantm a lembrana de si mesmo, depois se perde, mas rapidamente reconhece que se esqueceu de que existe. Este recordar que existo tem o problema de que me coloca em presena de meus temores. Para esquecer meus temores, esquecerei tambm que existo e me embotarei de algum modo, impedindo a lembrana de mim mesmo. Fugirei de mim mesmo, escaparei saindo de mim, afastando-me ou tornando-me alheio, identificando-me com o alheio. O olhar estarpa cada vez mais fora, coincidir com os sentidos e me identificarei com as coisas, terei partido com ellas. Porm, o olhar se externalizar ainda mais at que eu experimente que
50

sou olhado de fora, julgado pelo outro, por um conjunto ou por algo mais abstrato com um deus ou uma moral. Ao observar o eu no mundo, encontro-me com um eu a que no estamos habituados. Gostaramos de ver-nos como Superman, mas nos deparamos com Clark Kent. Acreditamos ser Doutor Jekyll e vemos Mister Hyde. Vou em busca de minha ovelha e encontro-me com meu lobo. Ao no aparecer o que voc quer ver, voc o fora e nesse foramento o olhar interior se oculta. Ao despertar o olhar interior e observar a partir dela, nos deparamos com os limites do eu. Esse eu fantstico acaba no sendo a representao exata do que quero ser e no tem um tempo infinito para consegui-lo. Ento, o olhar que observa no resiste a isso e foge, fundese novamente com o eu e se externaliza. J no observo o eu, mas observo ao mundo a partir do eu. Isso muito lgico : se vou pela rua e logo vejo algo que me desagrada, minha primeira reao olhar para o outro lado. o jogo do avestruz que, ao ocultar a cabea abaixo da terra, pretende que o perigo desparea. Assim, nosso jovem olhar interior tender a ocultarse cada vez que a despertemos. Se consegui que voc me seguisse, perceber que por um instante, ao menos durante um momento, o eu no ocupou toda a conscincia, j que havia algo que o observava. Isso muito interessante. Quem o observava? Se existe algo que olha o eu significa que nem tudo na conscincia eu. Essa intuio que tem o eu de no ser tudo e de que morre, pode ser certa; mas, o que esse olhar que tem mais profundidade e que olha o eu? Parece que no sou s eu. Aqu, convivemos eu e algo mais. Para poder fortalecer esse olhar interior terei de aceitar que o eu tem muitos limites e que eu depende do corpo e morre junto com ele. Porm, com todos os seus defeitos, eu me acompanhou nesse mundo, com ele e graas a ele que realizei a vida humana, que graas ao eu que posso realizar o sentido no mundo. um bom companheiro e no tem nenhuma culpa por no ser a compensao de meus desejos. Tambm deverei conformarme com sua extino, j que se desvanecer com a morte. Porm, o que no est claro que eu, seja somente eu. Efetivamente, esse olhar interior que v o eu pode estar mostrando-me outra parte do ser que mais essencial que o eu e emerge desde outra profundidade e que anuncia outra realidade transcendente. Transcendncia No somos a dor do corpo, o corpo passa no somos o prazer do corpo, o corpo passa Algo grande e sutil, vive une
51

contm. A pedra existe e no sabe que existe. A vida existe e no sabe que existe. A conscincia existe e se esquece de que existe. No silncio da mente no fundo do corao, mais alm do fundo algo grande e sutil, sempre Que eu esteja esquecido de mim no significa que eu no exista. Existo, mas sem conscincia de que existo. Quando a morte se apresenta a mim com toda sua crueza, se desperta o olhar interior e tomo conscincia da existncia. Resistirei evidncia e tratarei de fugir, porm a inevitabilidade da morte me desperta e lembro-me de que existo. Existo, mas, quem existe? Eu existo. Eu aderido ao mundo, s coisas, aos dias, s noites, s horas. Porm, eu deixarei de existir. Se o que existe s o eu, a existncia se esgota com minha morte. Mas isso no pode ser assim. Quando o olhar interior desperta e observa o eu, quem que me observa? Esse observador no o eu, j que o observa. Ser que o eu existe ou ser outro ser o que existe e se manifesta atravs do eu? Quando a morte alcance o eu, alcanar tambm a esse outro ser? Tenho conscincia do eu, essa a conscincia cotidiana que tenho, mas no tenho conscincia desse outro ser. O que sou o eu? Ou esse outro ser que se manifesta atravs do eu? Se h outro ser que verdadeiramente existe, esse ser deveria transcender ao eu e portanto morte. Se h outro ser que o que verdadeiramente existe, a lembrana de que existo me aproximar da tomada de conscincia acerca desse ser. Se h outro ser que o que verdadeiramente existe, o eu o veculo ou o assento desse ser para manifestar-se no mundo. O sentido do eu, ento, servir de suporte ao ser no mundo. Se h outro ser que verdadeiramente existe, qual seu sentido? Ser possvel tomar conscincia desse ser? Meu Guia Interno Quando a tormenta sacode meu navio e as ondas me levam deriva na noite escura, chamo meu guia. Com a suavidade do sol se aproxima e uma fora enorme sujeita o timo em direo costa e no h vento, nem ondas que desviem sua tenacidade. Meu guia, bondoso como o sol, entrega luz, calor e vida a todos, por igual. Quando te v alegre, brilha de alegria; quando te v triste, brilha para te dar sua luz.

52

Antes e depois era o sol, meu sbio guia viveu tudo, seu conselho o conselho da experincia. Guia que a luz da minha vida, quero sentir sua presena quanto escrevo e que a sinta tambm que me acompanhar nessas linhas. - O que v o olhar interior? - Seu olhar interior v ao que se v; v seu ocaso e seu amanhecer, v o sentido, mas tambm o vazio, v sua esperana, mas tambm seu naufrgio. Olhar verdadeiro, que olhar como olha seu guia, como olha o sol, sem castigo e sem prmio. Luz que anuncia a presena do sol, origem do olhar. - Como desperto o olhar interior? - Segue o Caminho. Pergunte a si mesmo Quem sou?, pergunte a si mesmo Aonde vou? Cada vez que quiser conectar com o olhar interior, recorda de quem voc . Voc seu corpo. Voc seu corpo? Voc o que sente ou o que pensa? Voc aquilo em que cr. Voc aquilo em que cr ou que imagina? Voc a energia. Voc a energia de seu corpo, de seu pensamento, de sua ao? Quem voc? Cada vez que quiser conectar com o olhar interior, recorda de aonde vai. A seu trabalho. Esse seu sentido ltimo, ser seu trabalho, ser sua famlia? Ao prazer. Ser esse seu sentido, o prazer do corpo? morte. Tudo termina com a morte ou algo segue mais alm? Ao outro. Estar no outro o sentido que voc busca? Aonde vai? Olhar interior para ver de um modo novo, olhar verdadeiro para caminhar pelo sentido, olhar humano para nos comunicarmos. Assim fala meu guia para mim e para voc. - e diga-me guia : Voc, quem ? - Uma representao, traduzo algo muito importante para que chegue sua conscincia, sou uma representao de sou. - e diga-me guia : Quem so os outros? - Os raios do sol. s vezes, seus corpos deixam passar sua luz e a vida se ilumina, s vezes seus corpos no a deixam passar e a vida se enche de sombras. s vezes seu eu deixa transluzir o sol e s vezes a nuvem do eu o cobre completamente. - E possvel se comunicar? - As nuvens deixam passar o sol, por momentos o cu se desprende.

53

-Guia, sua compania foi muito boa, te agradeo por fazer com que a brisa de outro mundo chegasse at mim. A Fora Percorro mentalmente meu corpo. Uma energia circula ao redor. Sinto uma suave vibrao em alguma parte. So minhas pernas e minhas mos. Agora, noto minha respirao, se agita; o corao, tambm se agita. Sei que que voc est comigo, me segue com seus olhos e uma incerteza te percorre, no sabe bem onde estou te levando. Agora, sinto a presena de uma energia que est ao redor. Interrompo minha escrita e levo minha mo ao centro de meu peito. Sinto meu corao, minha presena e essa energia cada vez mais fortemente. Voc, agora, ponha uma mo ao centro de seu peito e sente a fora em ti. Essa fora a que d energia a seu corpo e mente. Essa a Fora que anima o corpo, essa fora verdadeiramente a vida. a energia com que sente o corao e com que pensa a mente. essa fora a doadora de vida ao inerte. Quando o corpo morre o que acontece com essa fora toda uma discusso. Porm, no porque existe o corpo que aparece a fora vital, porque existe a fora vital que a matria se anima. A presena dessa Fora comprovada em ns mesmos e talvez possamos reconhec-la durante a leitura de alguns captulos desse escrito. A natureza dessa energia no to fcil de determinar. No energia mecnica, qumica ou eltrica. Nem sequer atmica, nem trmica. Falamos de energia vital, mas no estou seguro de que isso seja to exato. Fecho os olhos e imagino uma suculenta ma verde: que tipo de energia a que utilizo na imagem representada ou, antes disso, com que energia se gera o ato da conscincia? Para despertar o olhar interior, necessitamos obter energia. Necessitamos dessa Fora que circula em ns. Porm, no sabemos como usar esse energia. Podemos pensar, sentir e atuar, mas no controlamos a fora que move isso. A nergia tende a tomar a forma que j tem, se desloca por seus canais habituais. Depois de me repor-me do sono, em viglia, o olhar se identifica com o eu e a partir dali, desde o eu vejo o mundo. Isso o natural. Mas agora a partir da viglia quero despertar novamente e internalizar o olhar para ver o eu e o mundo. Necessitarei de um plus de energia que permita-me fazer isso. O olhar interior no um olhar natural, se desperta em momentos muito particulares que chamamos de fracasso. Porm, podemos, se quisermos, despert-la ao fazer o esforo de olhar o mundo e o eu a partir da interioridade. Para qu iramos querer fazer esse esforo? Para conhecer a si mesmo. Para conhecer o mais importante que se pode conhecer, o fundamento do humano, o essencial, o si mesmo, aquilo que o que . Conhecer a si mesmo no conhecer minha externalidade, conhecer o constitutivo, o vira-ser, como diria Plato; o que no morre, como dira Buda. A importncia de superar o sofrimento e a contradio para que no interrompam o
54

verdadeiro conhecimento, o conhecimento de si mesmo. Para poder chegar a esse si mesmo, ao fundamento do humano, experimentar aquilo que d sentido e orienta s aes a transformar a realidade, necessitamos despertar o olhar interior. ele que nos permite chegar ao centro de ns mesmos. Esse olhar encontra-se confundida com as coisas do mundo externo. O olhar se perde nos sentidos e nos parece que a realidade a que chega atravs deles. Para poder despert-lo e chegar ao centro de ns mesmos, necessitamos aumentar a energia com que habitualmete operamos no mundo. A Fora a energia que anima, que d vida ao corpo. A fora realmente a vida, o que est vivo. O conhecimento dessa energia no pura sensualidade. No se trata de registros ricos, a fora no uma experincia sensual, seus indicadores se registram como amplitude e luminosidade. Tambm como a voz interna do guia que aconselha, consola e orienta. A Fora pode ficar aprisionada, diluir-se ou dirigir-se. A energia da fora pode ajudar-nos a alcanar um novo estgio de conscincia, a despertar o olhar interior. A energia se dissipa pelo sofrimento e pela contradio. No o excesso de atividade que nos esgota a ao contraditria que nos debilita. Existem aes que aumentam minha energia, so aes muito especiais que, quando as realizo, fico com carga, quero repeti-las e me produzem um sentimento de alegria e paz. Outras, preferia no t-las feito, me produzem sofrimento e me desgastam. Existem procedimentos para fazer contato com a Fora. Muitas culturas em diferentes pocas propuseram procedimentos atravs da dana, atravs de sons, de cantos, atravs de drogas, atravs de oraes, para entrar em contato com ella. Silo mostrou um procedimento em sua mensagem que no requer fumos, nem substncias e permite uma aproximao paulatina com a Fora e a experincia de Sentido.

55

VII) A QUEDA Morte e Solido. Degradao. xito. A Culpa. Morte e Solido H algo mais penoso do que perder o sentido quando roamos nele? Por qu quando a luz atravessa nossos olhos queremos aprision-la e no deix-la escapar? O sentido vive dentro de ns. Ilumina a vida do mesmo modo que o sol ilumina o dia. No a noite que oculta o sol, este se esconde para que possamos conhecer a noite. A frgil chama de uma vela pode extinguir-se, se consome lentamente, o sopro do murmrio pode apag-la. Durar, por acaso, at o amanhecer? Haver amanhecer? Os raios do sol acendem a terra e eu, ainda atemorizado pelas sombras, sigo vendo a luz do dia com a luz do candeeiro. Ai de mim, protegido pela luz de um farol quando o fogo do sol mesmo o que me envolve. Viajo pelas horas acompanhado de duas senhoras espantosas. A tenebrosa noite vai se aproximando quando apenas comea o dia. Com ella, se aproximam as mulheres que trato de afastar com a titubeante chama da vela. Levo a morte e a solido minhas costas e adiante de mim; a vela sempre acesa para ocultar o medo, simula uma longa jornada sem noites, mas tambm sem dias. Quando o sentido se apresenta, o sol vem a ti pleno; o dia dia, a noite noite e as mulheres se desvaneceram como hologramas transpassados por uma forte luz. Quando o sentido se esconde, a morte e a solido, uma de cada lado, vm comigo aonde quer que eu v. Ns trs cavalgamos pelo tempo. Quando vou para a esquerda, elas viram comigo; quando giro, giram; freio e acelero; freiam e aceleram com os meus mesmos gestos. No gostam de mim, mas me acompanham, quero evit-lo e me seguem como sombras. Logo, amanhece. Olho para minhas companheiras e j no esto l, desvanecidas pela intensa luz do dia. Olho para minha sombra e tampouco est l: serei eu tambm um holograma? Eu, Morte, Solido viajamos juntos, quando o amanhece o sentido os desvanece. No poente, a contraluz os enegrece, a noite se aproxima ocultando o sentido e vemos aos trs cavalheiros galopando. Na escurido total, tampouco posso ver o Eu, mas o som oco dos cascos da Morte e da Solido golpeando o vazio retumba em meus ouvidos. Muerte que me abraa e me beija que me arrepia e enregela, escapo de ti sem escapar. Morte e eu, im de polo oposto. Eu sem voc sou s eu eu e voc
56

j no sou eu. S eu, solido e morte s voc, morte e solido eu e voc fio invisvel de vida lao imaterial de mais alm da vida voc e eu j no somos eu. Degradao Quanto mais o eu se afirme como eu, mas forte pisaro tambm suas companheiras. O ser e o sentido se trasluzem atravs do eu e o eu cr ser o ser e o sentido. Mas como se consegue que um holograma crie luz? Essa necesidade do eu de apoderar-se do todo no um erro, nem problema pessoal, o modo de funcionamento de um estado da conscincia. Essa super imagem que chamamos de eu se diluir com a morte, quer dizer, efetivamente desaparecer. Assim, o temor a morrer tem base. O eu mortal e se fossemos s eu, paramos por aqui. Esse eu traduz instintos bsicos de sobrevivnica e no est disposto a se liquefazer em nada. Essa justamente sua graa e para isso existe, para sujeitar, para permanecer, para dar a iluso de que o tempo no se acaba. O eu, se aferrar vida temendo a morte, sua morte. Porm, esse eu no est vivo, uma imagem da conscincia, portanto sua desapario tampouco morte. O eu cr que est vivo e cr que vai morrer, no entanto, no est vivo e portanto no pode morrer. O material do eu o mesmo dos sonhos e como as fantasias no so algo vivo no dizemos morreu o sonho de hoje a noite, mas despertei do sonho de hoje a noite. Se no o eu que est vivo,quem est? Quem aquele que observa o eu? Agora, me encontro com voc. Por um momento, nossos eus se cruzam e se fundem. No instante da fuso, meu eu um euvoc. um momento de comunicao. Porm, subitamente, o eu se recupera desse atordoamento, busca referncias e as encontra na diferenciao contigo; meu eu comea a separar-se de voc e para faz-lo, te degrada e, a medida que a degradao cresce, a solido ir me envolvendo. Cada intento para aproximar-me de voc, cada intento de comunicao, un intento que dilui o eu e este resistir e far manifesto seu existir, sua importncia, sua afirmao nesse mundo. Para afirmar-se frente ao outro, ressaltando-me aos olhos de meu prprio eu. O egosmo e o euzismo o desespero do eu diante da sua morte. Em cada encontro com o sentido e a experincia de comunicao , desaparece o registro do eu. muito bonito, mas tambm desconhecido, no-habitual, assusta, creio morrer ( efetivamente o morrer do eu) e o eu estapear para garantir-se a existncia e degradar a
57

vivncia do no-eu. O sentido abre caminho entre as redes do eu que tratam de aprision-lo. Ao peso de todo o ser se transluz e se cola no mundo. Esse esforo do ser por plasmar-se, esse intento humano de moldar o ser no mundo, o que o eu desconhece como prprio e o degrada para possuilo. A degradao acontece ao reduzir a enormidade para abarc-la com a pequenhez do olhar. estirar o ego para que caia nele o esplendoroso. Comparo, compito e diminuo o outro para que sua grandeza seja contida em meu recipiente. A degradao rapidamente consegue sua tarefa, logo tudo ser insignificante e nada ter sentido. Se inicia com uma inocente brincadeira e termina distorcendo toda situao ressaltando o suprfluo e minimizando o prioritrio. como abrir um pequeno sulco ao lado de um arroio que a prpria gua vai inchando, tornando-o cada vez maior, at desviar todo o curso. Detenho-me diante do abismo da degradao e olho para cima da montanha. Comigo vem o incansvel impeto humano que atravs de mim e atravs de voc voa alm de ns mesmos. No importa que resistncia encontre, no importa quantas muralhas atravesse, no haver rocha, nem mar que interrompa seu passo. Isso que vem do antigo, se agita dentro de ns, se liberar de toda priso, parece que vai muito longe. Se cair, se levantar. Vez aps vez, tentativa aps tentativa, saltar sobre as sombras. Um esforo, outro esforo e outro mais. Frgil fora de tempo imemorial s o que est vivo. Trazes contigo o sentido e os significados e juntos desenhamo-los em todos os momentos. O monstruoso no faz mais que te ressaltar ser humano e canto a ti e te enalteo. Afasto de mim a neblina da degradao para admirar teu impulso constante, tuas cores intensas e o brilho brilhante que trazes de outros mundos. O intento da conscincia para reconhecer o sentido um caminho valente em que se despossuem algumas apropriaes do eu. Entrega-se a glria a um conjunto, descobre-se a magnitude da ignorncia e aceita-se que o que nos sustenta a f. Nesse intento em que o eu se desestabiliza, comea uma cantilena interna que reconsidera a situao. Os acertos so pessoais, os erros so de outros, os acertos dos outros devem ser fatores de sorte ou qualquer outro que nos ajude a minimizar a qualidade do xito alheio. O meu, o que eu fiz, se magnifica e o dos outros se degrada. A degradao uma reao do eu frente a seu temor de desaparecer. A degradao fecha o caminho ao sentido que busca expressar-se no mundo. A expresso do essencial transcende o eu j que a obra humana se realiza junto a outros e graas a outros. Ainda que trate de apropriar-me da obra ( degradando-a, portanto), a tarefa tem origem no sentido e transladada ao mundo pelo humano. O reconhecimento disso posso conseguir atravs do contato com outros. So os outros que me permitiro permanecer no intento de transladar o sentido ao mundo. nesse reconhecimento do outro, do aporte do outro, do significado que o sentido est expressando atravs do outro que continuarei no intento.

58

Creio que esse um ponto da queda muito habitual para a conscincia. Poucas vezes conseguimos transcender a individualidade e reconhecermos a ns mesmos como parte de algo em que todos somos parte, que isso nos faz exatamente iguais e que graas ao esforo das partes, a obra tem consistncia no hoje Saltar sobre a degradao reconhecer o outro. Rceonhec-lo mais alm de seu eu, reconhecer o que o empurra, seu ser parte da existncia. Intuir o sentido abrindo caminho por meio de seus devaneios, pressentir a maravilha que vive dentro do outro. Como se faz isso ? Eu no sei bem, no algo intelectual. Aprendo a olhar o inesgotvel esforo do humano para preencher de significado o mundo, aprendo a admirar o intento permanente de traduzir o sentido de humanizar a terra. xito Depois de numerosas frustraes, volto a propor a mim mesmo as tarefas e objetivos que me parecem importantes. Desta vez, busco a melhor atitude, o mais nobre sentimento para lev-las adiante e a paz interna para realizar as aes sem importar-me com seu resultado e sem ficar prisioneiro da meta que persigo. O olhar se posiciona em um centro interno e desde ali, observa. Inicio a tarefa proposta. Em pouco tempo, descubro que todo acontece segundo o planejado. No entanto, uma pequena ansiedade que confundo com alegria aparece quase sem que eu me d conta. Logo, minha ao reconhecida por outros e a ansiedade cresce um pouco mais. O tempo passa e agora meus objetivos mudaram totalmente. Agora, o importante a meta e no cada passo; o olhar dos demais sobre o que fao toma um valor desproporcionado; o sentido do projeto se desvia e agora consiste em atrair ateno dos demais sobre ele. Passa mais tempo e as pessoas que me acompanham realizando a obra transformam-se em instrumentos para realizar meus fins, a ansiedade aumenta, uma violncia emerge cada vez com mais freqncia. Agora, esqueci-me completamente qual era meu projeto, o que buscava encontrar atravs da obra que realizava, s persigo o xito e esse me domina. O xito como essas guloseimas embaladas que voc prova uma vez e depois no consegue parar de comer. Nos faz ansiosos e comeamos a fazer coisas s para conseguir mais e mais. Os motivos originais que impulsionavam a ao so esquecidos por ns e s o que produz xito nos orienta. Uma acelerao anfetamnica circula por nosso sangue e quando vamos a toda velocidade, nos estatelamos. H muitos anos atrs, visitei Silo com minha mulher que havia sido recm eleita deputada . A conversa derivou para um vrus que contagiava em situaes de xito e poder que era chamado de vrus de altura. O vrus, ao atacar, produz um transtorno de memria em que o enfermo esquece toda ajuda que recebeu para alcanar a posio em que se encontra. S recorda de suas qualidades pessoais que seriam as que o teriam levado para cima. Para piorar, quando a enfermidade avana, o exitoso no s esquece as pessoas que o ajudaram, mas comea a maltrat-las. Suportar as crticas por mais duras que sejam, dizia Silo, isso qualquer um faz; mas aquele que capaz de suportar os aplausos, encontra a grandeza. Depois nos contava do escravo que colocavam correndo ao lado de Julio Cesar quando ele voltava vitorioso de suas batalhas, sussurando em seu ouvido recorda que s mortal.
59

Os testes mais fortes de nossos projetos comeam quando adquirem prestgio. habitual que quando se triunfa, os motivos originais que motivaram o projeto, o que dava sentido a ele, sejam esquecidos e substitudos por outros; o primrio j no a realizao no mundo, mas saciar-se com o reconhecimento dos demais. Quando o sentido se faz imagem e esta se traduz em projeto, toda nossa ao est carregada de significado. o ser que se projeta no que realizamos. Nesse momento o centro est no interno e se translada para fora projetando significado. Quando chega o xito e nos perdemos nele, o centro est no externo, na aprovao ou rechao dos outros. O significado j no transladado desde dentro mas recebido desde fora atravs de um olhar externo. No poderei recuper-lo at que uma crise me faa refletir sobre o que foi feito e eu possa retomar os motivos originais da ao. Como podemos manter o centro quando o xito nubla nosso quefazer? Juan Chambeaux, em seu Virus de Altura, prope uma espcie de antdoto para esse mal como o senso de humor e de trabalho em equipe. Porm, devemos reconhecer que isso no nada simples, no temos uma vacina para isso. Penso que o melhor modo de gerar os anticorpos no temer o contgio. Seguramente, quando sairmos da embriaguez do xito sentiremos a ressaca, mas nada pior que isso e teremos aprendido o suficiente para cuidarnos da prxima vez. O ponto poder permanecer na direo qure levamos quer nos aplaudam quer nos vaiem. permitir ao sentido expressar-se sem desviar-se pelo reconhecimento ou a crtica. Pode ser que sejam temas pendentes do eu, antigos ressentimentos e revanche, aquilo que o deslumbre e aprisione no momento do xito. Mas no ser que habita atrs do eu nada tem a ver com isso e seu sentido to forte que pode sobrepassar as pequenices. Meu guia queira que quando chegue esse momento e esteja desprendendo em plenitude o sentido no mundo, me acompanhe para aceitar com despossesso a paisagem. A Culpa A culpa um n de sofrimento que aprisionou o ser humano desde tempos imemoriais. Parece que fizemos algo mau no primrdio dos tempos e esperamos que nosso sentimento de culpa nos redima, gerao aps gerao. A culpa est associada ao castigo e supomos que o castigo pode ser liberador. Culpa e castigo se retroalimentam no podendo saciarem-se um com o outro. Em Crime e Castigo de Fedor Dovstoyesky, o protagonista, Rodia Raskolnikoff, assassina a uma anci para demonstrar que um ser superior pode realizar qualquer ato sem remorsos. Tudo sai bem at que seu brilhante intelecto d lugar a seus sentimentos e toma contato com o sofrimento. Ento, Rodia aceita seu castigo e atravs do amor e da compaixo, tratar de redimir sua culpa. Lembro-me de estar brincando com umas babs no campo quando tinha uns 10 anos. Os
60

judeus mataram Cristo me diziam. Eu sabia quem era Cristo porque no colgio as aulas eram iniciadas muitas vezes com um pai nosso que ests no cu, enquanto eu rezava o shema israel que na minha casa me ensinaram. Que Cristo tinha sido crucificado eu tambm sabia, mas que os judeus tinham sido responsveis por essa execuo? Isso era mais difcil de tragar. Se isso estava certo e eu era judeu, que responsabilidade me caberia? J saindo da infncia uma ditadura militar tomou o poder fora em meu pas. Enquanto essa ditadura cometia atos atrozes contra as pessoas, havia um dilema que eu no conseguia resolver: que responsabilidade tm os partidrios desse regime que fecham os olhos aos clamores dos que sofrem e sentem dor? Mais adiante, quando a meu lado morre minha mulher, que reponsabilidade me cabe? Talvez o lugar onde o sentimento de culpa esteja mais bem exemplificado seja no mito bblico de Abrao. No basta a Abrao dizer: Matarei a meu amado filho porque Deus assim me pede e portanto o ato ser justificado. Abrao sabe que o ato no ser justificado e que Deus est condenando-o culpa eterna. Soren Kirkegard relata en Temor e Tremor que o nico que verdadeiramente interessavalhe na vida, era compreender o que passava na cabea de Abrao nos trs dias em que viajou ao monte Moriah, onde Deus pediu a ele que sacrificasse seu amado filho Isaac. Kirkegard vai desenvolvendo os argumentos para elucidar se Abrao foi efetivamente o modelo da f ou se tratava-se de um assassino em potencial. Deus deteve o brao que sustentava a adaga do sacrifcio antes que atravessasse o corao de Isaac, mas depois dessa experincia Abrao no voltou a sorrir e a culpa ocupou seu corao. Copio desde Mitos e Razes Universais1 de Silo, o relato que ele faz desse mito que nos acompanhar para elucidar esse n de sofrimento. Muitas geraes passaram desde os primeiros pais at o Dilvio. Depois dele, quando Jehov estendeu no cu o arco-ris para selar seu pacto com os homens, seguiu reproduzindo-se toda semente. E assim, em Ur de Caldia, Tar tomou a seu filho Abrao e a Sarah sua nora e levou-os s terras de Cana. Depois, Abrao e Sarah foram ao Egito. Tempos depois regressaram Hebrn. O gado e os bens de Abrao haviam crescido, mas seu corao foi tomado pela tristeza porque a sua idade no havia conseguido descendncia. Abrao era velho quando fez conceber sua servidora Agar. Porm, Agar e Sarah tornaramse inimigas. Por isso, Agar saliu ao deserto e levou com ela sua aflio. Ento, um anjo se apresentou e disse-lhe: Concebeste e ao dar a luz chamars teu filho de Ismael porque Jehov ouviu tuas preces. Ismael, portanto, quer dizer Deus ouve e sua descendncia ser numerosa e os povos deles habitaram os desertos no adorando a Deus pelo que o olho v, mas pelo que escuta o ouvido. Assim, rogaro a Deus e Deus os ouvir. Muito depois Sarah con concebeu sendo anci, mas seus descendentes e os de Agar mantiveram a disputa que comeou entre suas mes ainda que Abrao fosse pai de todos e a todos quisesse como seus filhos.
1 Obras Completas Volumen I, Plaza y Valdes

61

Em seu momento, Deus disse: Mais adiante, no te chamars Abrao mas Abraho, porque sers pai de uma multido e Sarah ser nomeada como Sara, como princesa de naes. Quanto ao teu filho e de Sara, o chamars de Isaac. Aconteceu depois dessas coisas que Deus testou Abrahao e disse a ele: Abrahao. E ele respondeu: Eis-me aqu. E disse: Toma agora a teu filho Isaac a quem amas e v terra de Moriah e oferec-lo l em holocausto sobre um dos montes que eu te direi. E Abrahao se levantou muito cedo de manh e celou seu asno e tomou consigo dois servos seus e a Isaac, seu filho; e cortou a lenha para o holocausto e se levantou e foi ao lugar que Deus lhe disse. Ao terceiro dia, Abrahao levantou seus olhos e viu o lugar ao longe. Ento disse Abrahao a seus servos: Esperai aqu com o asno e eu e o garoto iremos at l e adoraremos e voltaremos a vs. E Abrahao tomou a lenha do holocausto e a ps sobre Isaac e tomou em sua mo o fogo e a adaga e foram ambos juntos. Ento, falou Isaac a Abrahao, seu pai, e disse: Meu pai. E ele respondeu: Eis-me aqu, meu filho. E ele disse: Eis aqu o fogo e a lenha, mas onde est o cordeiro para o holocausto? E respondeu Abrahao : Deus prover o cordeiro para o holocausto, filho meu. E iam juntos. E quando chegaram ao lugar que Deus havia lhe dito, Abrahao edificou ali um altar e comps a lenha e atou a seu filho Isaac e p-lo no altar sobre a lenha. E extendeu Abrahao sua mo e tomou a adaga para degolar a seu filho. Ento, o anjo de Jehov deulhe vozes vindas do cu e disse: Abrahao, Abrahao. E ele respondeu: Eis-me aqui. E disse: No extendas tua mo sobre o garoto, nem faas nada; porque eu conheo que temes a Deus, porquanto no me recusaste a teu filho... Ento, ergueu Abrahao seus olhos e olhou e eis aqu a suas costas um carneiro amarrado com uma corda por seus cornos e Abrahao foi e tomou o carneiro e ofereceu-lhe em holocausto no lugar de seu filho. E chamou Abrahao o nome daquele lugar Jehov prover. Talvez at sua morte, ficou presente no corao de Abrahao a angstia da terrvel prova. E assim disse a si mesmo mais de uma vez: Jehov repudia o sacrifcio humano e mais ainda do prprio filho. Se ordena o holocausto no devo acat-lo porque seria desobedecer sua proibio. Porm, repudiar o que ele manda pecar contra ele. Devo obedecer a algo que meu deus repudia? Si, se ele assim o exigir. Mas minha torpe razo atormentada luta, alm disso, com o corao de um pobre ancio que ama aquele impossvel que Jehov deu-lhe tardamente. No essa a prova da devoluo do riso que contive quando me foi anunciado que nasceria meu filho? No o riso que Sara ocultou quando escutou tal vaticnio? Por algo, Jehov indicou o nome de Isaac que significa riso. Eu e minha mulher ramos j velhos quando nos foi dito que teramos esse filho e no pudemos acreditar que tal coisa fosse possvel. Ser que Jehov brinca com suas criaturas como uma criana com areia? Ou ser que conhecendo sua irritao e seu castigo, descuidamos de que tambm nos testa e ensina com a burla divina?

Chamo novamente a meu guia, entro dentro de mim mesmo e me conecto com essa quietude que parece viver em mim e que quer falar atravs de minha boca e escrever atravs de meus dedos. O que a culpa, como impede minha comunicao com o sentido, como salto sobre ella para que o sentido continue a desprender-se no humano.
62

Um universo de bondade est guardado dentro de ns. A bondade se translada desde esse mundo espiritual ao mundo do tempo. As resistncias que a bondade encontra para plasmarse no mundo so experimentadas por ns como culpa. A culpa so dificuldades que a bondade encontra para tingir o mundo do humano. A maldade no tem existncia no ser. Quando a bondade se oculta aparece a maldade, assim como a noite aparece quando se oculta o sol. Essas resistncias que encontra a bondade para realizar-se so ns que no sabemos desatar. Esse ns aprisionam a luz do sentido e atuamos impulsivamente sem esse guia. No podemos esconder a culpa porque a irradiao da bondade sempre a ilumina. Basta que a culpa se ponha de lado e passar sobre ela e se realizar no mundo. Como deixar de lado a rocha que pus no caminho da luz? A inesgotvel fonte de bondade no deixar jamais de emanar sua gua. No existe culpa que possa fechar o registro dessa fonte. A culpa enegrece o olhar, mas a fonte sempre est l. H aqueles que crem ser os guardies dessa fonte e levantam seu dedo acusador para avivar suas culpas. quienes se creen los guardianas de esa fuente y levantan su dedo acusador para avivar tus culpas. S voc o guardio da fonte. Esses que sobem nos pedestais e se proclamam ter a custdia da moral, esses de olho inquisitor, no-nobres que querem apagar a nobreza de seu corao, deixa eles falando sozinhos, no se irrite, ria e continue seu caminho. Ria e que seu riso envolva como um escudo protetor a todos que tratam de envenenar. A fonte maravilhosa, emanadora da bondade, segue ali com as guas melodiosas e multicoloridas. No importa a quem voc quis causar dano, no importa o que voc acredita ser capaz de fazer, nem mesmo importa o que voc efetivamente fez, essa gua do mundo imortal e no cessar at ser bebida por cada mortal. Qual a culpa ento? Olho em seus olhos e pergunto: se por algum procedimento voc pudesse extrair a culpa de seu corao, seguiria atuando do mesmo modo? Voc acredita que a culpa o que motiva a ao que redime? a bondade a que motiva a ao bondosa e no a culpa. A culpa s o impedimento para sentir a gua fresca da fonte. Um acidente afetou sua vida e voc negou a vida. No h bondade alm, no profundo, porque se houvesse eu no teria sofrido a perda de meus seres queridos. Diz isso com o corao enraivecido, mas a mesmo a culpa te aprisionou. No importa quanto voc renegue o sentido, porque seguir brilhando, quer voc o aceite ou no. A culpa no te libera da irritao com seus deuses, a culpa s os oculta para que no escute suas vozes.
63

O importante est muito prximo, porque sempre vive em voc. No possvel perd-lo, porque no nos pertence. O importante no desaparece porque no pode morrer. A culpa no me deixa ver o essencial e mantm meu olhar atado ao perifrico. Porm, o essencial est vivo e h uma linguagem que permite comunicar-se com ele. A culpa um impedimento para a expresso do sentido e no uma via para chegar a ele. Como se lava uma culpa? A culpa uma pedra no caminho do sentido. O castigo no resolve isso, no move essa pedra do caminho. O castigo, pelo contrrio, contribui para que a culpa permanea e impea a passagem da luz. O castigo busca que voc jamais possa sair da culpa. Como se lava uma culpa? A culpa um tecido de esquecimento que cobre o sentido. A f no basta para remover esse tecido e se voc insiste nisso, a f adoece com fanatismo. O fantico no pode entrar em contato com Deus e confunde sua enfermidade e sua culpa com mensagens divinas. Nem o castigo, nem a f fantica te liberam da culpa. A culpa dura como gelo, nada pode romp-la, mas o sol pode derret-la. A culpa impenetrvel como o metal, mas se aplicarmos calor a ella, se flexibiliza e pode ser moldada. Algo parece esconder a culpa. Escondo para os demais, mas no posso esconder-lhe porque estou sempre em sua presena. Tento esconder-lhe para mim mesmo. Se ningum descobre, ficar oculto tambm para mim. O que se quer ocultar? A confisso da culpa tem um valor catrtico que alivia a alma. A confisso descobre diante de meus olhos o que estava oculto. A chave da confisso no revelar a outro o que se oculta, mas revel-lo a mim mesmo. Ese es el momento en que tomo contacto con algo verdadero, se ilumina la oscuridad y se produce el hondo llanto de la catarsis. Lo que se oculta es la responsabilidad ntima por la transgresin al flujo de la bondad. El hecho mismo por el que me recrimino, sea este monstruoso o accidental, ese hecho por el que aparece el nudo de la culpa, enquista y esconde la responsabilidad ntima que me avergenza. En la tragedia de Edipo, ste asesina a un viejo que no conoce pero que resulta ser su padre. Luego al adivinar el acertijo de la Esfinge se casa con una mujer que, sin l saberlo, resulta ser su madre y tiene hijos con ella. Cuando se descubre el drama, su madre-esposa se suicida y l ahogado por la culpa, se quita los ojos y vaga ciego el resto de su vida. Por qu se quita los ojos, qu es lo que Edipo no quiere ver? Por qu se suicida ella? No es por el accidente del incesto que describe la tragedia por cierto, ya que su voluntad no estuvo comprometida; se trata de su ntima responsabilidad que para dilucidarla se requiere de una interpretacin del drama: El padre de Edipo quiso torcer la voluntad del orculo de Delfos asesinando a su propio hijo.... y lo hizo con la complicidad de su madre. La culpa es el modo de esconder la ntima responsabilidad en la interrupcin del traslado
64

del sentido al mundo. Ese ocultamiento es tambin recurrente en los mitos. En el mito de Abraham hay por lo menos dos situaciones que se ocultan. Una es la expulsin de Agar, madre de su hijo Ismael al desierto. La segunda es la risa de Sara cuando Jehov les comunica que tendrn un hijo; a esta edad volver a tener goce, se burla Sarai. Ocultar no significa que no estn en el relato. Lo que se oculta en la culpa por lo general est a la vista, pero no se lo pondera adecuadamente y se pasa por alto que all reside la ntima responsabilidad en la interrupcin del sentido. En este caso, se pasa por alto la complicidad con Sarai al burlarse de Dios cuando ya ancianos les anuncia el nacimiento de su nico hijo; tambin se pasa por alto la expulsin de Agar e Ismael al desierto a raz de los celos de Sarai. Para la liberacin de la culpa entonces, no basta la catarsis en que se devela la ntima responsabilidad (confesin en algunas religiones), sino que es necesaria una reinterpretacin del drama vivido. Silo propone en Mitos Races Universales una salida al mito de Abraham. Apoyndose en la burla divina, reinterpreta el mito como una llamada de atencin, por rerse y dudar de El, al anunciarles que tendran un hijo cuando fueran muy viejitos. Siguiendo esa lnea, este mito raz del sentimiento de culpa podra interpretarse as: Abraham tom el pual del sacrificio dispuesto a degollar a su amado hijo Isaac, en la cima del monte Moriah y Jehov detuvo su mano diciendo: Detnte Abraham, no le hagas dao a tu hijo y aqu est el carnero que te proveo para el sacrificio. Abraham sinti una profunda distensin y los ojos se le humedecieron. Jehov, Dios, continu: Cmo se te pudo ocurrir Abraham que Yo, Jehov, te mandara hacer algo que va contra mi propia ley. Cmo pudiste creer que te hablaba en serio, que Yo, Jehov, hara algo contra m mismo. Guarda esta leccin para que tu fe nunca se vuelva contra la vida humana. Esa es la ley de Dios, mi ley. Ahora re porque por eso pusimos a Isaac este nombre que significa risa. Por qu tu y Sarai se burlaron de mi y ahora Yo, Jehov, me burl de ti y t me creste. Re y abraza a Isaac y abraza a Sarai y mame a Mi, tu Dios, Jehov, con una nueva fe. La catrsis y la reinterpretacin concluirn en una accin hacia el mundo que terminar por disolver el quiste de la culpa. No creo posible que una accin nos redima del sentimiento de culpa. Las acciones que realicemos desde el motor de la culpa van a mantener ese nudo de sufrimiento. La culpa est ocultando la ntima responsabilidad y la accin ejercida desde all, perseguir mi propia redencin, constituyendo un para mi que continuar ese ocultamiento. Hay dos elementos que tendra en cuenta para liberarnos de esto. La amabilidad y la risa. Tanto la nueva interpretacin que intente de la situacin culposa, como la accin que decida realizar, cuidara que tuviera la caracterstica de extrema amabilidad. La amabilidad nos aleja del castigo y del auto castigo, que no harn ms que ahondar el conflicto. El otro elemento es el sentido del humor, la desdramatizacin de la situacin y ganar en la capacidad de rernos un poco de nosotros mismos.

65

En el mito de la creacin, Adn y Eva son expulsados del paraso por haber comido del rbol del conocimiento y probado el fruto del bien y del mal. Aqu la culpa y el castigo aparece en el origen mismo. Sin embargo, Adn y Eva mientras no adquirieran Conocimiento, no pueden discernir entre bien y mal. No tienen otra posibilidad que comer del rbol del conocimiento y slo as pueden tomar conciencia de la Eternidad, su hogar. Dios, al expulsarlos del Paraso, los saca de la Eternidad y les concede la Vida Humana. La vida para cada uno es muy corta, pero en ese lapso, antes de que el alma retorne al mundo celeste, irn ganado conocimiento que se acumular de generacin en generacin hasta volver finalmente a la Eternidad, con la conciencia de lo que ello significa, realizando as el plan de dios. He aqu una reinterpretacin del mito que nuevamente nos libera del nudo de la culpa y el castigo. Edipo no quiere ver la complicidad de su amada (que descubra que es su madre biolgica es en este caso un secundario), en el intento de su asesinato para torcer el orculo de Delfos y prefiere sacarse los ojos. Esa misma es la razn del suicidio de la madre y no el incesto, que s fue accidental. Tratando de sintetizar, la culpa es un bloqueo en el flujo de la bondad hacia el mundo, que se produce para ocultar la ntima responsabilidad en la interrupcin de ese flujo. El castigo profundiza el sentimiento de culpa y su funcin es que sta se eternice y no pueda disolverse. Esta confusin interna que produce la culpa es aprovechada por los moralizadores para alimentarla y dominar a las personas que acusan. Cuando se logra reconocer esa ntima responsabilidad de lo que se quiere ocultar, se logra la catarsis y el alivio. El trabajo con el sentimiento de culpa requiere de una extrema amabilidad con uno mismo y con otros, que nos aleje de todo posible castigo o inquisicin. Luego de la catarsis se hace necesaria la reintrepretacin de los hechos, peraltando la ntima responsabilidad con cierto sentido del humor y dejando en segundo plano el nudo que apareca como situacin culposa. Finalmente la bondad encarnar en la accin la que restablecer el traslado del sentido al mundo.

VIII) LA ACCIN VLIDA. El fundamento de la accin. La interrupcin del sentido. Violencia y No Violencia. Moral y Libertad. La Fe Interna. Salto Evolutivo.

66

El fundamento de la accin La accin es donde concluye toda la creacin. Es el sentido final del sentido, su consecucin, su destino. Es finalmente donde se refleja el ser. Llam a mi gua para saber su nombre. Me llamo Aser, responde Aser?, pregunto a-ser , Haser, Hacer La accin es la artesana que esculpe el modelo que es. La accin es la escultora que copiar el modelo una y otra vez hasta que el ser se vea a s mismo. Ese modelo no se encuentra en este espacio y en este tiempo, no tiene representacin para la conciencia y sin embargo est operando a travs de la conciencia. La accin individual no podr jams completarlo y por ello las conciencias se buscan, las culturas se buscan y las acciones se encadenan. Las acciones se encadenan unas con otras como hebras del telar. Se trata de la misma madeja desde el principio primordial. Cada hebra se va hilando en la malla de la memoria. No est aqu acaso el momento en que abriste la mano y cerraste el puo por primera vez, y cuando levantaste el torso y caminaste en dos pies por primera vez, o cuando quisiste abrazar el fuego por primera vez. Cada accin es un hilo que se enhebra en el telar y una vez tejido no la puedes reconocer aisladamente, pero ves la maravillosa trama dibujada en el pao de la historia. Toda accin tiene su origen en la representacin, en las imgenes de la conciencia. Las representaciones van hacia el mundo sensible y se manifiestan, se plasman, se encarnan y se realizan. Esas representaciones son las ilusiones y los ensueos que intentarn una y otra vez concretarse en el mundo de los objetos. Pero el recipiente de los objetos es demasiado pequeo para nuestros ideales y nunca alcanzan para contenerlos. Si algn sueo alguna vez se completa en el mundo, inmediatamente otro ms importante ocupa su lugar. La accin intentar realizarlo y fracasar, una y otra vez. Si nuestros sueos slo fueran compensacin del vaco, lo que la conciencia traducira en el mundo sera ese vaco. Si nuestros sueos fueran tan solo distintos modos de huir de la finitud, del sinsentido, de la nada, no encontraramos fundamento para la accin. Cualquier accin por grotesca que fuera, quedara justificada por su intento de escapar de la muerte. Pero no todo es ilusin en la conciencia. Lo irrepresentable emite su seal que tambin es captada y traducida por ella. La no-ilusin, lo que es, el sentido, emite su seal y rara vez tenemos conciencia de ello. Cuando la conciencia detecta y traduce la seal proveniente del mundo que est fuera del tiempo, la experiencia es abarcante, totalizadora, extraordinaria. Eso sucede de cuando en vez, pero la seal est siendo captada permanentemente aunque no est siendo reconocida. Ese impulso proveniente de otro espacio se expresa en la representacin y esa representacin se plasma en el mundo. En este mundo de la
67

conciencia, mezclado con los sueos e ilusiones, el Sentido se introduce en la representacin y a travs de ella, se transforma en accin y se expresa en el mundo. Reconocer la accin del sentido mientras somos arrastrados por la ilusin es un nuevo estado de la conciencia. El yo, el ensueo y las ilusiones son el modo de la conciencia para trasladar el ser al mundo. Es el modo de la creacin. Soy se expresa a travs de sueos y ensueos. Pero soy no es el sueo y no es ensueo. Yo se identifica, con el sueo y va de un sueo a otro sueo; yo es el soador que cree su sueo. Yo trata de atrapar a soy. Cuando yo atrapa a soy, soy se ha ocultado. El sentido es el fundamento. El traslado del modelo irrepresentable al mundo representable, es el sentido de la accin. Los otros, cada ser humano es imprescindible para realizar el sentido. Cada uno logra una partcula representable, de lo irrepresentable. La realizacin que hace otro del sentido, es tan fundamental como la ma y afectarla es afectar el sentido mismo. Porque el sentido es trasladar el ser al mundo, no hay oposicin entre lo terreno y lo eterno, el uno y el todo, la diversidad y la igualdad, la luz pura y el arco iris. No pudiendo lo irrepresentable, ser representado por una conciencia individual, la conciencia buscar complementarse para esa realizacin. Hombre y Mujer se enlazarn, los pueblos se unirn y las culturas se encontrarn en una nueva configuracin social que corresponder tambin a un nuevo momento de la conciencia. La interrupcin del Sentido Cuando fundamentamos la accin intuimos un sentido trascendente a la conciencia. La razn se resiste a aceptar que algo que est ms all de lo que ella puede aprehender sea lo que la orienta y le da sentido. La confusa razn nos acecha, y su orgullo herido nos hace reparos a esta visin a la que estamos accediendo. Entonces nos entrega un listado de calamidades, con el despliegue innumerable de las monstruosidades y atrocidades realizadas por esa misma conciencia en la que hemos comprendido su funcin de traducir el sentido, de realizar el modelo, de transportar el ser al mundo. La conciencia perdida de su sentido, comienza un proceso de desintegracin y traslada esa desintegracin al mundo. Se distancia de las otras conciencias, se deshumaniza, se desintegra de s misma, se violenta tratando que por forzamiento y presin se mantengan unidos los contenidos que se estn desmoronando. Toda esa violencia y esa desestructuracin es trasladada al mundo de los objetos produciendo un mundo horripilante que al contemplarlo la espantar. Qu es lo que traiciona a la mente, qu es lo que se interpone entre el sentido y la accin? El temor es lo que bloquea el traslucir del sentido en el mundo. El temor a la soledad, a la pobreza, a la enfermedad y a la muerte. El temor aparece junto con la configuracin del
68

yo. El yo es muy importante para la conciencia. El yo es lo que le da unidad y coordinacin a sus funciones y transforma la representacin en accin. Sin el yo, no hay traslado del sentido al mundo. El temor es la traduccin que hace la conciencia de los instintos de conservacin. La vida evolucion gracias a los instintos de conservacin y esos instintos son traducidos en la conciencia como dos temores bsicos: el temor a la muerte y el temor a la soledad. Esta es la luna que eclipsa al sentido, ellas son la raz del sufrimiento. Cuando es el sentido el que impulsa la accin, es el impulso de la creacin el que llega al mundo temporal. Cuando es el temor el que impulsa la accin, es la destruccin lo que se abre paso. El sentido quiere existir, el temor desaparecer. El sentido quiere expandir, el temor contraer El sentido quiere crear, el temor extraer. La traduccin de lo no-representable al mundo de lo representable, o la traduccin de lo que est fuera del tiempo y del espacio, al tiempo y al espacio, la realizacin del sentido, requiere de la conjuncin de la conciencia individual con las otras conciencias. No es posible para una conciencia aislada realizar su tarea. Solamente junto a otras se va traduciendo el ser. Las conciencias se complementan construyendo vnculos por medio de la comunicacin, la solidaridad, la comunin, el amor y la compasin. Cuando la conciencia se asla y el temor oculta al sentido, sigue igualmente el movimiento que la lleva a unirse a otras, pero en este caso el ligamento que utiliza es la violencia. Cuando la soledad me posee, envidias, celos y venganzas rompen el hilvn que une las conciencias y las vuelvo atar pero esta vez con la soga de la violencia. Posedo por la muerte huyo de m mismo y al huir no alcanzo a sentir el silencio eternal. Cuando es el sentido el que empuja la accin, experimento sentido; expansin, plenitud, alegra y unidad. Cuando el temor empuja la accin, experimento temor; contraccin, sufrimiento, dolor y desintegracin. Pero lo interesante, no es el temor que hace su aparicin en el momento que la conciencia se formaliza en un yo. Lo interesante es que lo que est detrs del yo y de su temor es el sentido y el impulso que lo quiere concretar. Lo interesante es el brillo de Atn de enceguecedora luz, de inagotable bondad que ninguna fuerza puede apagar.

Violencia y No Violencia. Hay algo muy importante al interior de todos nosotros. En el corazn de cada uno habita una aspiracin, que a veces es un sueo, a veces es un ideal y a veces un impulso que orienta nuestra vida. Si despiertas a tu mirada interna y la llevas ms atrs de la ansiedad, ms atrs de la rabia, ms atrs de la pena, vamos a descubrir all una calma y una
69

tranquilidad. En esa zona que habita en la profundidad del ser humano, est el amor que queremos expresar, la justicia que queremos construir, la paz que queremos respirar. La alegra que queremos transmitir, los abrazos que nos queremos dar, la confianza que queremos demostrar. Toda esta maravilla busca la manera de manifestarse fuera de nosotros y en ese empuje va llenando la vida de sentido. As el sentido es algo que sale desde adentro de cada uno y tie la vida. Si algo impide plasmar afuera, en el mundo externo eso que est dentro, siento presin interna, escozor, ahogo y una inquietud que aumenta hasta que explosiona . Ese impedimento a la expresin es lo que experimentamos como violencia. Antiguamente lo que impeda el despliegue de lo humano eran las inclemencias de la naturaleza. Hoy, ya domesticada la naturaleza, ese bloqueo de la expresin humana es ejercido por el medio social en que vivimos. Pero una cosa es someter a la naturaleza y otra cosa es someter al ser humano. Una cosa es que utilice las piedras, plantas y animales para mis intenciones y otra muy distinta es utilizar seres humanos para que hagan lo que yo quiero. Violentar a otro es impedir que pueda trasladar lo que tiene dentro de s, hacia el mundo; es evitar que realice el sentido de su vida. Puedo hacer esto por medio de la violencia fsica sobre el cuerpo o aplicando violencia econmica restringiendo el acceso a la salud y la educacin. Hay otras formas todava ms sofisticadas y es convencer a la gente que est vaca por dentro, y que lo mejor que puede hacer es llenarse de cosas. Lo que se opone a la violencia es la Humanizacin. Humanizar consiste en crear las condiciones para que aquello verdadero, que impulsa a lo humano, pueda expresarse; es luchar para que cada ser humano tenga la posibilidad de realizar lo que quiere para su vida. Hoy estamos un poco complicados, porque la violencia es ya la duea y seora del paisaje y ha vaciado el alma de las multitudes. Casi nadie recuerda cual es la direccin de su vida. Olvidados de nuestro sentido, los acontecimientos nos bambolean como si furamos hojas al viento. La violencia es la respuesta que damos cuando el miedo invade el alma. Mientras ms grande es mi miedo, ms violento es mi comportamiento. Mientras ms insegura se sienta una sociedad, ms violenta ser su organizacin. No es posible extirparla como si se tratara de un cncer. Tampoco es posible eliminarla con una violencia mayor. La violencia es un bicho especial, toda accin que se realice con su misma sustancia, la har crecer y cuando alcance su mximo desarrollo, lo habr destruido todo La violencia, despertada por el temor, es una fuerza desbocada, incontrolable que arremete y encarcela a lo humano para que ni siquiera se asome en su camino. Somos posedos por ella nos revuelca con el vigor de una enorme ola que se rompe en el ventisquero y nos animaliza.
70

Al resistir la violencia con violencia, sta ir aumentando hasta la derrota del vencido. A medida que la violencia aumenta lo humano se ir apagando cualquiera sea el bando que la est aplicando. An el grupo ms dbil cuando aplica el mximo de su violencia, alcanzar tambin el mximo de su deshumanizacin. En un encierro de toros se los va azuzando hasta que el soberbio animal se transforme en una bestia desesperada con una fuerza bruta que ataca a cualquiera que se cruce en su camino. Al ponerse delante de eso, un escalofro recorre el cuerpo y el miedo en su estado ms puro entra dentro de uno, ahoga la garganta, un grito mudo explota en los pulmones y de pronto eres capaz de cualquier cosa para salir de ah. El torero y el toro se miran a los ojos, resiste el miedo, sabe que se le abalanzarn quinientos kilos de rabia sobre l, el torero resiste, espera, el toro echa a correr, la energa es enorme, toro y torero son uno, corre uno, resiste el otro escondido detrs de un pao rojo, ya a poca distancia la bestia est ensoberbecida con esa tela y ese rojo, lo cornear hasta hacerlo polvo, entonces el torero corre el pao unos centmetros y el toro sigue el brillo de la capa y pasa de largo. Ole. Este baile continuar hasta que el toro quede extenuado y podra continuar hasta domesticarlo si el torero no lo mata. Abstraigmonos de esa ltima escena para intuir en la danza con los toros como se puede resistir la violencia, cmo se la puede encauzar y finalmente domesticar por medio de la no violencia. No hay nada que la violencia desprecie tanto como a la no-violencia. Los bandos que se oponen siempre coinciden en ella y la justifican como defensa de su oponente. Al aparecer la no-violencia en el paisaje, todos los bandos violentos se coluden contra ella. Los bandos que parecan irreconciliables, reconocen un elemento completamente ajeno que podra llegar a disolverlos a todos. Al emplazar una postura no-violenta en un escenario, inmediatamente todos los fragmentos de la sociedad violenta, comenzarn a fundirse como las gotas de mercurio dispersas que se van juntando al reconocerse. Tendrs que sostener la postura mientras el toro acumula rabia, mientras te observa hacindose el que no te ve. Su primer intento es exhibir su fastuosidad para mostrar la puerilidad de tus principios. Frente a su displicencia pudieras creer que no te observa, y sin embargo ha anotado cada uno de tus movimientos. Luego ensear su furia disfrazada de moral o de ideologa. Ah, torero resistirs? All estas con el traje de oro puro y radiante. Podrs mantener la pureza y el brillo? El toro est buscando enfurecerte. Si lo logra te habr vencido. Sabe muy bien que le tienes miedo y que si a ese miedo respondes con violencia, l es el torero. Ver el miedo como nace de tus entraas, ver tu propia desesperacin y violencia pasar delante de ti y elegir una respuesta no-violenta es para sacarte el sombrero. All est la grandeza realizndose en lo humano.
71

La no-violencia para expresarse debe entrar en comunicacin con la violencia. La noviolencia, no es hacerse a un lado y no enfrentar a la violencia. La no-violencia slo puede ser, al estar en contacto con la violencia. Es distinto al pacifismo que se aleja y le hace el vaco. La razn de ser de la no-violencia es su lucha contra la violencia. Slo cuando comprendemos la imposibilidad de responder con violencia a la violencia, comprendemos la importancia de jugar, de bailar, de avanzar y de retroceder, de domesticar hasta persuadir a la violencia, hasta humanizarla. Tienes que ponerte al alcance del toro, menear la manta roja y hacerte ver. Lo importante es que la multitud se identifique contigo y no con el toro. En un momento ste emprender la carrera y sentirs su bufido soplando tu oreja. Entonces retiras la manta y que embista el aire quedando slo con su propia rabia. Avanzar y retroceder es el arte de la no-violencia. No slo avanzar, no slo retroceder. Apenas terminado el primer baile se comienza el segundo. La multitud cada vez ms gustosa vibrar al ritmo de la no violencia. La ltima escena de nuestro ejemplo, la muerte del toro, que me perdone Espaa, est dems. Tal vez se trate de una transferencia ritual de los atributos del toro al torero. Pero si esto fuera as, el torero y la multitud identificada con l, se ha quedado no slo con la fuerza, sino tambin con la violencia. En este mundo de horror es cada da ms difcil sostener una postura tica. Somos obligados a elegir entre bandos violentos y cualquiera sea la opcin que tomamos, traicionamos aquello en que creemos. Nos presionan para que tomemos algn bando, ellos o t, nos dicen. Muchos en esta situacin se restan y se fugan a su propio mundo, pero eso no impide que la violencia contine creciendo y alimentndose del miedo que ella misma va generando. No importa cual es el bando en que nos han puesto los acontecimientos. Lo que importa es que comprendamos que t, yo y el otro somos mucho ms importantes que cualquier bando. Estoy obligado a desenvolverme en una sociedad que no me gusta por imperio del chantaje de la necesidad, pero sta no cuenta con mi consentimiento, ni mi fe. Por el contrario, orientar mi accin hacia su transformacin. Descreer del xito, del triunfalismo, del dinero de esta sociedad que considero injusta y apoyar toda iniciativa por pequea que sea que vaya en direccin de superar el dolor y el sufrimiento. Buscar la reconciliacin, la comunicacin y el sentido. Afirmar los valores humanistas y tratar de ser coherente con la regla de tratar a los dems como quiero que me traten. Cuando estamos deprimidos, es porque la violencia ha destruido ya nuestros sueos y no lo queremos aceptar. Pero esos sueos destruidos no eran propiamente nuestros, los tomamos prestados de una sociedad moribunda. Al esfumarse han dejado un espacio vaco que ser llenado por aspiraciones que nos acompaan desde antiguo y nos impulsan hacia mundos nuevos. Un sueo muere cuando otro ms potente est a punto de nacer. Los sueos no son slo imaginacin, tambin son el idioma por el que hablan los dioses. Mientras la poca va
72

desestructurando esta civilizacin que no logr producir una sociedad justa y libertaria, algo nuevo que se agita adentro nuestro nos empuja a crear los signos, los modos de relacin y el lenguaje de la futura nacin humana universal.

Moral y Libertad El problema con la moral es que est muy desprestigiada. Hemos justificado tanta barbarie a nombre de la moral, que esta palabra se vaci de su gran potencia para dar significado a la accin. Eso de a Dios rogando y con el mazo dando, o proclamar la vida por sobre cualquier cosa mientras se bendicen los caones que asesinarn enemigos, termin por desautorizar lo que ella pretenda justificar. Los moralizadores llegaron a ser el smbolo de la incoherencia y mientras espumaban saliva proclamando que haba una crisis moral, no se daban cuenta que lo que estaba en crisis era su moral. La moral es una accin que realizamos por algn tipo de mandato que proviene de otro mundo. Proviene del espacio del bien. La accin impulsada desde la moral se experimenta como un mandato. Se hace, porque es lo que hay que hacer. La accin no requiere de una justificacin pensada, porque est justificada por cada clula de mi cuerpo; todo en m sabe que esa accin es la correcta. Un vez realizado aquello, experimentamos el placer del deber cumplido, de la tarea hecha. Por el contrario, mientras no se realiza, tenemos una deuda, un deber pendiente. Cuando hablamos de un mandato que proviene de otro mundo ya empiezan los problemas porque se trata del mundo no representable. Eso da lugar a los intrpretes de ese mundo a travs de los cuales se nos hace saber en un lenguaje inteligible lo que proviene desde los espacios del bien. Pero para aprender esa moral, lo que hago no es leer algo escrito por ese intrprete, ni siquiera escuchar las palabras que pronuncia, lo que hago es imitar lo que l o ella hace. Lo interesante de la moral es su capacidad de ser transmitida por imitacin. Aqu radica su importancia ya que puedo acceder al sentido, realizando un tipo de accin y esa puerta a lo trascendente se abre tambin para cualquier otro que imita ese tipo de accin. Pero si el intrprete, predica pero no prctica como dice el refrn, ordena un tipo de accin y realiza otra, produce en m una fatiga moral y la imposibilidad para m de imitarlo. Entonces esa moral ya no es una moral sino que letra escrita y por ltimo letra muerta. El intrprete deviene en un cnico, luego en moralista y por ltimo perseguido por su propia incoherencia, en un inquisidor. La accin moral que quiero seguir es para m sobre todo una aspiracin, un modo de comportamiento a travs del cual me comunico con el significado de la vida. La imitacin tal vez sea el modo ms importante del aprendizaje y si no lo es, es el ms rpido y el de mayor velocidad de propagacin. La imitacin no es un acto creativo, pero una vez imitado, el registro es muy cercano a la experiencia de lo creado.
73

Las grandes almas, las vidas ejemplares, que encarnaron el Sentido e hicieron con sus vidas un ejemplo, nos han dado un gran regalo; a travs de la imitacin de sus conductas podemos comunicarnos con eso que a ellos les fue revelado o de algn modo accedieron. Pero si divinizamos a estas personas las sacamos de este tiempo y de este espacio. Eso las deja fuera del alcance de nuestra imitacin y el efecto demostracin de que es posible ese tipo de comportamiento se nos aleja.

Una regla o una conducta que proponga una referencia moral la reconoceremos como verdadera, si al implementarla tomamos contacto con el sentido de la vida. No con el sentimiento de culpa, no con las amenazas ni con el castigo. Una referencia moral se reconoce, porque en su imitacin me conecta con mi propio sentido, me comunica conmigo mismo. La accin que realizo por la obligacin social, por el que dirn, por la presin de grupo, no es una accin moral. Ese tipo de acciones que efecto obligado por una entidad abstracta y externa, las realizo solamente con la intencin de recuperar mi libertad perdida que fue arrebatada por esa entidad abstracta. All soy vctima de la violencia y de lo inmoral. Esas acciones quisiera hacerlas rpido, salir de esa situacin para recuperarme a m mismo. Hacer lo que hay que hacer, es experimentado de un modo muy distinto, desde adentro, es un mandato, casi un llamado, que viene de la interioridad. La accin moral tiene un sabor que llena, no tiene apuro, se est realizando el sentido y se experimenta sentido. Es Dios que se est mirando a s mismo. La moral es una maestra de acciones y conductas sugeridas desde el mundo que est ms all del tiempo y del espacio. Es porque hay sentido en la vida que se puede hablar de moral. La moral es una propuesta de conducta que traduce el sentido en el mundo. Es una propuesta y no una obligacin. La imitacin de una conducta o la puesta en prctica de una propuesta, tiene que ser un acto libre, por propia decisin, sin obligatoriedad ni presin de ningn tipo. Slo all podemos hablar de un acto moral. Es la libertad de opcin, la propia decisin de actuar de un modo y no de otro, lo que dignifica y viste a la accin de sentido. Es en esa libertad en que el imperativo toma altura moral: hay que hacer lo que hay que hacer. En cualquier otro caso el imperativo provocar contradiccin y violencia interna. El acto moral es slo posible en la libertad. Por qu entre todas las posibilidades habra de elegir el acto moral? Porque esa accin me pone en contacto con lo trascendente. Lo trascendente es la libertad mxima, rompe con las limitaciones impuestas por el tiempo y el espacio. El acto moral, el verdadero, si bien lo experimento como obligacin y compromiso, al efectuarlo experimento crecimiento y libertad. Ese principio de la Mirada Interna de Silo, cuando tratas a los dems como quieres que te traten, te liberas, encierra el ncleo de la cuestin moral. Puedes hacer lo que quieras, pero hay un modo de hacer que te conecta con el sentido y la libertad y otro modo de hacer,
74

que te har prisionero del sufrimiento; tus cadenas te alejarn cada vez ms del sentido y en cada paso que des, agregars un nuevo eslabn. Este es el ms importante de los principios, el centro de todo lo moral. Bastara seguir esta regla para alcanzar el gran cambio humano y social. Pero la nuestra es la nica especie que tiene que elegir esta conducta, no la tiene por naturaleza, como puede darse en las hormigas u otras sociedades de animales. Tomar esta mxima y actuarla en la vida personal, en las relaciones laborales, en las relaciones internacionales, traducirla en los distintos campos, conducira a una sociedad plenamente humana. Porque eso es lo que hay que hacer, porque eso es lo que dicta el sentido, lo intentaremos civilizacin tras civilizacin hasta que la Tierra sea finalmente el hogar del ser humano.

La Fe Interna. Cuando Silo inici su mensaje en la cordillera de los Andes dijo sin fe interna hay temor, el temor produce violencia y la violencia destruccin. Por tanto, la fe interna evita la destruccin Llamo a mi gua para que me muestre donde est la fe, para que me lleve al centro de ella y para que mientras recorro ese camino puedas acompaarme. La fe es lo que tengo para dar. Es lo nico que tengo. El tesoro ms importante. All en la fe se concentra toda la fuerza interior para animar la accin. Motor y corazn del hacer. Dnde he puesto mi fe. La fe es una fuerza poderosa e inagotable. Concentra la energa de la vida y le da vida a la accin. Es concentracin energtica que se transformar en movimiento. Dnde la has puesto. Antiguamente se entregaba la fe a un Dios y los sacerdotes de ese dios orientaron el movimiento de los pueblos. En otra poca se entreg la fe al Estado y los representantes de ese estado controlaron lo que se haca y se dejaba de hacer. Finalmente se entreg la fe al Dinero y los dueos del dinero fueron tambin los dueos de la accin. Solo t puedes entregar tu fe, nadie puede apoderarse de ella sin tu consentimiento, nadie te la puede quitar. Pero si no la das, se invertir y te entristecer. Energa inagotable del acto humano, precipitacin de lo trascendente que te es dada para que efectes tu destino. Donde est tu fe, donde no est y debiera estar, donde s est y no debiera estar. Nadie la tiene sin tu permiso, nadie. En un instante de libertad, sale de ti para otro y a ese otro una nueva fuerza se le suma. Apenas la entregas se regenera y te vitaliza. En un acto libre pongo mi fe en lo mejor de ti, en eso que traes de otro mundo y se abrir paso y sentirs, la vida y el sentido. Esa fe que pongo en ti es la misma que se regenera en
75

m. Porque mi fe es un acto de libertad, porque no hay otro modo de entregarla, si algo la defrauda, asumo mi responsabilidad de la entrega y al asumirla me conecto nuevamente con la fuente productora. Esta energa sale de m y la dirijo a lo que quiero. Si no veo esto externalizar la fe, la colocar en alguien o algo fuera de mi y me parecer que es ese algo externo a m lo que me carga y le da la vitalidad a la accin. Pronto ser esa entidad externa de la que depender mi hacer. La fe es lo que mueve la accin del mundo y si algo la controla tiene el poder del mundo. Pero ese poder ha sido concedido por millones de hombres y mujeres que tienen la capacidad de producir fe. Ese poder que hemos creado al cederle nuestra fe, se sostiene por medio de la violencia y es causante de gran parte del sufrimiento social. Ese sufrimiento tiene su origen en la concesin de la energa humana a una entidad extrahumana. Siempre llega la poca en que esas entidades en las que depositamos la fe nos defraudan. Son los momentos de fracaso social. Entonces nos acecha la depresin y el sinsentido buscando ahogar nuestra accin. Si me niego a asumir que mi fe ha sido estafada entrar en pnico y una violencia desesperada se pondr en marcha. La fe es energa del alma que se concentra y se inyecta all donde queremos. Aquello donde la dirigimos contar con una fuerza adicional que puede llegar a ser muy grande. As como olvidamos el trabajo del dnamo cuando vemos la ampolleta encendida, del mismo modo olvidamos que es nuestra fe la que permite la accin de aquel en quien la hemos confiado. Cuando me defraudan, se corta el misterioso canal a travs del cual estoy trasladando mi fe a otro. Al interrumpirse ese flujo quedo en disponibilidad de ella para reorientarla. An en la peor traicin, nadie puede quedarse con mi fe. Esta recuperacin de la disponibilidad de la fe es posible slo si asumo que fue mi libre decisin la que la concedi; de lo contrario quedar atrapado en el resentimiento, la fe se invertir y no querr volver a confiar en nadie y esa energa atascada se ir diluyendo en la amargura. Cuando el ensueo fracasa, pareciera que con l se esfuma la fe. Mi resentimiento me llevar por la desconfianza y el escepticismo. No quiero aceptar que estaba siguiendo un espejismo y que el fracaso me despert de su encantamiento. Si lo acepto me dar cuenta que dentro mo contina viviendo la fe. La recuper de esa ilusin que consuma su energa. Pero hacia donde la dirijo. La dirigir hacia un nuevo ensueo; pero entonces cul es la gracia? La gracia es que dispongo de la fe aunque slo pueda dirigirla hacia un nuevo sueo. Los sueos traducen las tensiones y las heridas de la conciencia, pero tambin traducen el sentido. Hay sueos a travs de los que hablan los dioses. Despus de cada fracaso, un nuevo impulso me orienta cada vez ms cerca de mi destino. Ms fracaso y ms aprendo, ms me acerco al ensueo que traduce el modelo de lo que es y que ser construido por la humanidad. En cada fracaso, mi destino se ir alineando al destino humano. En el fracaso encuentro la fe inagotable que me permitir un nuevo intento. La fe es la energa misma del sentido. Porque hay sentido que es posible la
76

conviccin de que hay sentido. Esta es la razn de que no importa el nmero de fracasos, siempre se levantar el intento hasta completar el ser en el mundo, hasta cumplir el destino de la humanidad. No es posible esta realizacin sin el aprendizaje y no es posible el aprendizaje sin el error y no es posible reconocer el error sin el fracaso. En cada rota nos encontramos ms cerca del centro, acercndonos a un punto que es el origen y es el fin, o no es ni el origen, ni el fin. Galileo, cuando viste que la tierra giraba en torno al sol, tambin supiste que t girabas en torno a l. No slo la tierra. Pero yo estoy sujeto a esa tierra. Yo estoy inmvil sobre ella. As me parece. Pero hay una fuerza que la hace girar, aunque te parezca otra cosa. Percibimos que todo gira en torno al yo. El yo est montado en el cuerpo, esa es su tierra. Una fuerza que no advierto lo hace girar en torno a un centro. Residuos de esa fuerza son captadas por la conciencia y traducidas como fe. Cmo puedo hacer para mirar ese centro al cual me dirijo. Somos tan pero tan distintos, yo, t. S, todo lo que vengo escribiendo apunta a que algo en lo profundo nos une y nos hace inseparables, como si furamos una misma sustancia. Pero ahora salgo a la calle y hay tantos que desconozco, que temo, cmo hago para romper esos lmites, esas fronteras que me separan. Necesitamos algo comn que nos impulse al futuro. Un proyecto que nos una. Todos los proyectos que nos unieron en la antigedad ya fracasaron, completaron su ciclo. Hoy estamos separados y no logramos reconocernos. Hay una paradoja humana con la comunicacin. Lo que ms queremos es comunicarnos. La comunicacin nos acerca a esa unin trascendente, a la comunin con el todo. La comunicacin es una experiencia sin igual que nos da alegra y esperanza. Es tan importante que cualquier actividad es un pretexto. La paradoja es que sin el pretexto, tampoco podemos lograr comunicarnos. Lo que suele suceder es que el pretexto, esa actividad que realizamos se nos aparece como el primario y oscurece la conciencia. Si despertamos de eso veremos que la vida entera es un pretexto para encontrarnos con los otros seres humanos. Por supuesto que est todo trastocado y hoy cualquier cosa es ms importante que el otro. Sin embargo ese otro es mi nica posibilidad de captar el sentido. Los grandes cambios van precedidos por grandes crisis. Una crisis sucede cuando todos los componentes de un orden se desorganizan y el caos pareciera la nica verdad. Un cambio es precisamente un nuevo modo de organizacin de los elementos de un sistema y esto slo es posible si el orden anterior se desestructura. El trnsito entre un viejo orden y uno nuevo es muy penoso porque en todo momento caminamos al borde de la desintegracin completa. Mientras construimos un nuevo modo de organizacin o de relacin, lo viejo nos confronta y se nos opone dialcticamente. Esa dualidad puede tensarse al mximo o ser tan floja que no se nota. Pero siempre tenemos por referencia aquello que se nos opone. Cuando el cambio se avecina el desorden es total y nada hay firme que sirva de punto de apoyo para dirigirme al nuevo estado. Uno es parte del sistema que quiere cambiar y cuando entra en convulsin, uno se convulsiona con l. La nica referencia que podremos encontrar tiene que ser algo que no sea parte de esa crisis. Dnde puedo hallar algo firme cuando toda la tierra tiembla?. En algo que no est sobre la tierra. Si todo tiembla debo soltarlo todo ya que
77

nada servir para sujetarme. En ese gran fracaso, el centro del que todo gira, seguir inmvil. Ese centro contina emanando fe. En la ms grande inestabilidad, me aferrar a la fe, no tratar de detener el desorden que se acelera, pero sabr que pronto todo habr cambiado y querr estar all para admirarlo. Dnde debes dirigir tu fe, slo t puedes saberlo y dnde lo decidas, all ir la fuerza creadora. Yo creo que en cada uno, hay algo muy grande y que esa grandeza nos impulsa y se manifiesta. Que esa maravilla que guardamos dentro, ir abrindose paso de todo resabio de animalidad que nos va quedando. Veo en el futuro una sociedad de paz, de justicia, de hombres y mujeres libres para realizar el sentido de sus vidas. Creo que en las personas hay algo bueno que cuando se manifiesta, ellas resplandecen con el brillo del sentido. Cuando la negrura oscurece lo humano, y todo pareciera moverse segn la crueldad azarosa del caos, veo titilar los destellos de la compasin y entonces la fe en m y en mis semejantes vuelve a encontrar su cauce para construir lo que creo es el destino. En mis momentos ms sombros algo en mi interior se agita y hace cambiar mi mirada para ver el gran esfuerzo de lo sutil por traspasar lo grosero, de luz primera por alumbrar en cada uno, tranquilamente, permanentemente, esperando la oportunidad de cruzar el cerco. Un salto evolutivo Cuando contemplaba el bosque nativo que bordea la laguna Icalma muy al sur, en plena cordillera de los Andes, una belleza inaudita me dejaba inmvil y sin habla. Mirando el reflejo de los nevados sobre el espejo del agua me pregunt cul es el sentido de la vida? Una araucaria al frente mo de unos 2000 aos de edad me respondi: - Para mi, es contemplar esta belleza. Entonces puedo quedarme aqu para contemplarla tambin yo? Volv a preguntar. - Lo que pasa, me responde, es que no eres una araucaria. No soy una araucaria, la respuesta me sacudi y algo voltil entr en mi cuerpo hacindome volver en m. El sentido se est expresando en todo momento desde antes del inicio. En el universo que es el hogar de la vida, en la vida, en las araucarias aosas, en la conciencia, en lo humano. En algn momento la conciencia percibe en su interior una chispa desconocida para ella hasta ese momento y despierta a lo humano. Lo humano, esa interseccin entre lo eterno y lo temporal; ese principio creador que tie de esencia lo terreno; ese dios al que se le encomend trasladar el ser al mundo. Lo humano ha ido despejando a la conciencia de su telaraa por qu no habra ahora de intentar que sea consciente de lo humano, que sea consciente de s misma? Por qu lo humano no intentara una conciencia consciente del sentido? Apareci la conciencia y en un momento de su desarrollo reconoci en ella un fulgor, percibi el soplo de lo humano. Desde entonces lo humano a travs de la conciencia traslada el sentido al mundo, lo humaniza. Transforma al mundo y a la conciencia. Lo humano realiza su labor a travs de la conciencia. A travs de sueos y ensueos traduce
78

el sentido y crea en el mundo. La conciencia movida por ensueos no sabe esto y se mueve tratando de completar una ilusin en el mundo. En ese transcurrir fracasa y un ensueo es reemplazado por otro. Lo humano va introduciendo la esencia en esas imgenes y de fracaso en fracaso, el sentido se va realizando en la historia de la humanidad. Mezclado con todas las imgenes de la conciencia est lo importante que busca concretarse. Pero si existe el sentido, si lo trascendente est escondido entre todo el fluir de la conciencia, tiene que haber un modo de que se pueda reconocer. Es porque ese sentido existe que resulta interesante despertar la conciencia de la ensoacin. Es porque existe la posibilidad de reconocerlo que buscamos un nuevo modo de funcionamiento. Porque quiero verte y traspasar lo que nos separa, es que quiero un salto evolutivo. Si la nada estuviera detrs de lo que soy, no habra justificacin para intentar el salto. Algo muy fuerte est llamando, quiere ser visto, sentido, presentido, consciente. Puede la conciencia despertar del ensueo? Pero qu es lo que despierta cuando hablamos de la conciencia despierta. Por cierto no es el Yo. El yo est presente en todos los niveles de conciencia. En el sueo veo a mi yo actuando, y en vigilia yo acto en el mundo. Pero quin observa al yo en el sueo?. Ese observante al despertar del sueo, se identifica con el yo y cree que es el yo. Ese observante estaba perdido en el sueo y ahora est perdido en el ensueo. Lo que va despertando al ampliar los niveles de la conciencia es ese observante. Lo que despierta de la vigilia, es la mirada interna que no se identifica con el yo y toma conciencia de s mientras el yo acta en el mundo. La mirada interna nace en la profundidad y comunica una zona de silencio interno con el ruidoso mundo. Si el chirrido del mundo interno es muy fuerte, la mirada interna no lo soporta y se duerme. El ruido interno aumenta por la desintegracin que nos provocan las contradicciones. La conciencia evita la desintegracin aumentando la presin interna; el yo se vuelve muy activo ocupando toda la energa para no desestructurarse y esto produce un rechinar que no deja percibir la luminosidad de la mirada interna. La integracin de los contenidos de conciencia relaja el trabajo del yo, disminuye el ruido facilita a la mirada interna emerger. Es porque hay sentido y es posible tomar contacto con l, que vale la pena superar las contradicciones y avanzar en una vida coherente. Este despertar se lo conoce como el nivel de conciencia de s. Acceder a l requiere de algn esfuerzo ya que no est todava instalado en la conciencia como el sueo, el semisueo o la vigilia. Este nivel no sirve para cumplir mis ensueos. No me har ni ms inteligente, ni ms simptico, ni ms poderoso. Simplemente estar ms atento y me dar cuenta de que mis ensueos son ensueos. Sobre todo recordar que existo, ms bien mi existencia estar presente. Ir notando ciertos cambios en el comportamiento, cambios en el tono afectivo. Ver como surgen las compulsiones y ensueos que solan tomarme, pero ahora no me harn actuar, sino que las ver pasar y podr diferir la respuesta hacia el mundo. La dificultad de este comportamiento mental es que la mirada se separa del ensueo y me veo un poco ms desnudo, sin esas creencias sobre m mismo que me gustara exhibir. Si me acepto amablemente vencer la inercia del ensueo y la conciencia se pondr a funcionar en otro nivel.

79

Para qu la conciencia pudiera requerir un nuevo nivel de trabajo? Un nuevo nivel de conciencia no significa que los otros no sirven. Desde el sueo hasta la vigilia, cada nivel es necesario para determinado quehacer. Cada nivel cumple una funcin para la vida y las actividades propias de un nivel, no pueden ser reemplazadas por el otro. Es por la necesidad de salir del sufrimiento, de eliminar la violencia y conectar con un sentido trascendente que la conciencia busca un nuevo modo de estar en el mundo. Es una necesidad que est en otro espacio, lo llevamos dentro, es el impulso evolutivo y es ms fuerte que la razn. Se fluye por los niveles de conciencia y un nuevo nivel se va incorporando poco a poco. En vigilia despierto del sueo en el que crea durante la noche. Al tomar conciencia de s, despierto del ensueo que cubre mis das, dejo de creer en la ilusin sobre la que est montada mi vida, ese vaco de la ilusin da lugar al reconocimiento de un centro, de un lugar desde donde viene la mirada, un lugar que de vez en vez es colmado por el sentido. Existo y cuando existo abro el camino para que lo que verdaderamente existe irrumpa en la conciencia.

80

SER Y SENTIDO Quin Soy. Conciencia del Ser. Adonde Voy. Humanizar el Mundo.
X)

Quien soy. La Eternidad Necesit Conocerse a S Misma, para eso cre La Vida, la vida super Resistencias y gan la Conciencia, la conciencia reconoci la Inmortalidad, y retorn a su destino Hemos llegado a una realidad que trasciende a la conciencia. De algo que est ms all de lo que sta es capaz de percibir y que sin embargo es lo que le da sentido y consistencia. Hemos dicho adems que esa realidad trascendente est permanentemente emitiendo seales y que de algn modo la conciencia las capta y las traduce en su sistema de imgenes. Que esa realidad se filtra en los sueos y los ensueos y da una direccin a la conciencia. Que si afirmamos la libertad, es la libertad para negarnos a lo trascendente o para encontrarnos con ello. Que si nos encaminamos al encuentro del sentido, despertaremos una mirada interna y la conciencia ir siendo consciente de s misma. Que en este camino de vez en vez, el sentido irrumpir en la conciencia mostrndonos algo que para ella no le es posible integrar, ya que se le hace presente un mundo para el cual no tiene recursos para comprenderlo. Que es el mismo sentido el que nos est empujando a un nuevo modo de la conciencia y que por esa va adems la humanidad pondr fin al sufrimiento y a la violencia y alcanzar un nuevo estado de organizacin. El sentido no es algo que exista en el mundo tangible y por tanto no puede ser percibido por el tacto, la vista o el olfato. Es posible experimentar el sentido de la vida llevando la mirada a la profundidad de la conciencia, a una regin precisa del espacio de representacin. Cuando la mirada se internaliza hasta ese punto, la traduccin de esa experiencia en el lenguaje, o en las imgenes cotidianas, no se hace fcil, ms bien se hace difcil y la garganta y el lpiz se atragantan, se conmocionan, dificultando la expresin y la comunicacin de aquello que es lo ms importante de ser expresado y comunicado. Quien soy y hacia dnde voy, son las preguntas que guiarn nuestra mente hacia la regin donde estn las respuestas verdaderas, o que silenciarn la mente permitiendo escuchar a soy, el ser y su sentido. Uno no sabe quien es y no sabe a donde va. Se identifica con las cosas y el cuerpo y cree que su destino es el de las cosas y el cuerpo. Pero no somos las cosas ni el cuerpo. Estamos identificados con ellos pero no somos ellos. Creemos algo que no es. Esta pregunta nos lleva a comprender la ilusin del yo, su sinsentido. Pero quin soy realmente. Con las manos vacas, sin mis cosas, detrs de mi angustia, detrs de mis ansias, detrs de mi pena, cuando conecto con lo ms adentro, soy quien soy, una respuesta de comunin. Soy se expresa y construye el mundo. No eres, slo yo, tambin eres una parte del todo y vas hacia la luz, hacia el todo, hacia donde va todo. Soy quiere ser en el mundo. El sentido de la vida es crecer, es llenar de vida. La vida, no
81

tiene nada que ver con el sufrimiento, ni crece para evitarlo. La vida es crecimiento, llenado y sentido. El sentido de la vida es experimentado como un llenado, salir del vaco y sentir lo lleno. Soy, es todo y es uno, es la unidad. Necesita plasmarse, encarnarse, realizarse en la diversidad. Soy es lo humano que necesita trasladarse al mundo. La sociedad humana es la expresin de soy. La realizacin de la sociedad es parte de La Creacin. La Creacin es la Necesidad de Soy. Yo, es una imagen totalizadora de la conciencia que le sirve a sta para operar en el mundo; esta imagen sirve a la conciencia para cumplir su misin: realizar la sociedad humana. El conocimiento es lo que el ser est ganando en su paso por la existencia. No era posible el conocimiento y la eternidad simultneamente. Lo Humano es una Necesidad de la Eternidad para tomar conciencia de s misma y conocerse. Cuenta la leyenda que al principio era la Eternidad. Pero la Eternidad no saba que era eternidad, dichosa, gozosa, pura, simple eternidad. Entonces necesit saber que era eternidad. Necesit el Conocimiento para descubrirse a s misma. Entonces la Necesidad cre la Vida. La Vida es el Camino de la Eternidad para darse cuenta de que es Eternidad. La Vida encontr resistencias. Esas resistencias son el dolor y el sufrimiento. Al vencer las resistencias, al vencer el dolor y el sufrimiento, encontr el saber y el conocimiento. El conocimiento busca la Eternidad. Eternidad y Conocimiento se buscan, sin encontrarse. Podemos saber quines somos y cul es nuestro destino. Para ello tenemos que tocar la regin donde estn esas respuestas. Llegar a ella no es posible de un modo directo. La regin aquella est cubierta por algunas capas de temores, por algunas costras producidas por el desangre del vaco. Es posible generar el ambiente mental para que esa regin se exprese y lleguen las respuestas que necesitamos. Entro, entro y encuentro a soy. Soy, es la traduccin del ser en m. El ser es el ser, es lo que es y ser, lo que existe antes y despus de mi cuerpo. Soy es una traduccin que hace mi conciencia y me pone en contacto con el todo. Llegas all sacndote la ropa. Desnudndote. Descubriendo que aquello que crees que eres no eres. Eres la poca, pero la poca cambia, eres el cuerpo, pero el cuerpo perece, eres el ensueo y el deseo, pero te llevan al sufrimiento. Eres yo, pero yo muere con el cuerpo. Entonces quien eres. Eres el vaco y la nada. Pero si es as, por qu ese vaco no te asusta, por qu ese silencio es tan denso. Quin es el que observa ese vaco.... quin observa, quin observa. De pronto rozas otro mundo, como cometa que atraviesa el cielo y mira sin detenerse, lo ve todo, pero no todo lo retiene. Lo que escuch Moiss, soy el que soy, lo que encontr Buda, lo que no muere, lo que persigui Pablo, Por qu me persigues Saulo?, lo vers tu con tu propio ojo interno. All est para todos y para realizarlo.

82

La conciencia del ser El ser humano est perdido en las cosas. Cree que es cosa y slo las cosas tienen existencia. Estar en el Sinsentido es estar identificado con las cosas, dormido, sin conciencia de la existencia, como si las cosas fueran las que impresionarn a soy y lo dotarn de sentido. La vigilia comn es un estado de identificacin con las cosas. Creemos en la muerte tal como creemos en un sueo mientras lo soamos. Creemos en la muerte del mismo modo en que creemos aquello con lo que estamos identificados en vigilia. Cuando se despierta del sueo, ya no se cree en ese sueo. Cuando se despierta de la vigilia ya no se cree en la muerte. Es para vencer a la ilusin de la muerte que necesitamos escalar un nuevo peldao y despertar la mirada interna. Esta mirada se dirige al mundo desde un centro que est ms atrs de la percepcin y lo experimento cuando tomo conciencia de mi existencia. La existencia es el punto de apoyo para elevar el nivel de conciencia. Existo pero vivo olvidado de mi existir. Existo y no soy la cosa, las percibo desde mi existir. Al tomar conciencia de que existo se hacen presente tensiones y problemas. Ese fondo de ruido me dificulta el contacto con ese centro; si es muy agudo mi ser estar distrado en la maraa de las contradicciones. Cualquier accin que supere mis contradicciones ayudar a disminuir el rumiar de la cabeza mientras trata de resolver lo insoluble. Mi ser est identificado con esas tensiones pero no soy ellas, tampoco soy mis problemas y tampoco soy mi cuerpo. La mirada interna toma contacto con la existencia, con lo que existe verdaderamente y diferencia al ser de las cosas. Las cosas impresionan mi existencia. La impresionan del mismo modo que la luz activa los qumicos de un papel fotogrfico para que aparezca la imagen. Las cosas impresionan la realidad interior y develan lo que all ya existe. Eso que existe, a su vez, est impulsando a la conciencia para que lo haga realidad en el mundo social. Existo y esa toma de conciencia me comunica con una correntada vital que percibo como una fuerza que circula alrededor de mi cuerpo. No s exactamente de que se trata esa fuerza, no parece muscular, la puedo llamar squica, pero ms sincero me resulta decir que no s que es. Percibo una fuerza y la percepcin es ma, pero ignoro exactamente lo que estoy percibiendo. Esa fuerza all est, no se como dirigirla, a veces me confunde. Pero otras veces me emociona, me extasa hasta las lgrimas, me hace reconocer el ser en todo lo existente. Soy, al ver su ser en las cosas, al mirarse a s mismo en el mundo, las dota de sentido y el mundo deviene en el espejo del ser. Adnde voy Heme aqu tratando de comunicarme contigo, tratando de compartir una experiencia que todava est envuelta en intuicin. Por qu, qu me impulsa a este acercamiento? Ser tan slo un capricho, o responde a una necesidad, algo a lo que estoy impelido y no puedo dejar de hacer. Escribo para ti, busco tocar algo en ti o tranquilizarme para sentirte. Cmo romper
83

lo que nos separa y encontrarnos. Aunque me pareciera que la experiencia del ser se bastara a s misma y aunque no logro observar el acto que va dirigido al otro, estoy impulsado hacia los otros. Dnde estn los otros, dnde ests t que te escribo sin siquiera conocerte, sin saber si estar vivo cuando leas mi escrito. Puedo observar las cosas afuera desde adentro. Pero t donde ests. Los otros son un enigma, todo el enigma de la creacin sintetizado en ese que tengo en frente. El otro, existe, existe por s mismo, no es para m, no es para amarme, o cuidarme, o cumplirme. Todo tipo de roles, magias y rituales para atraerlo, para encantarlo, para sentir que es parte de la atmsfera que respiro. Olvidado de mi existencia busco que el otro se de cuenta de que existo. Tu cuerpo est all y t ests dentro de tu cuerpo, tu cuerpo es la materia con la que actas sobre la materia, pero t all adentro, ests en otro espacio al que no puedo llegar escarbando la materia. Ese adentro del cuerpo es el lugar donde te encuentras. Pero adentro, no es un espacio fsico o temporal al que puedo llegar con los rganos del cuerpo. Todo el afuera est repleto de ese adentro que se ha externalizado. Paseo mis ojos por esta habitacin, por la ventana, cada centmetro del jardn, la calle, el cemento, el bocinazo... yo que no te vea por ninguna parte, ahora no puedo dejar de encontrarte, a donde mueva mi cuerpo te encuentro. Cada milmetro de mi vida, cada instante de mi tiempo te tengo delante de mi vista, las cosas no son cosas, son materializaciones del adentro. Por un momento te encuentro y ese encuentro no es un momento cualquiera. El cuerpo separa el afuera y adentro. La conciencia primitiva trata de traspasar ese lmite engullendo todo lo de afuera. Pero afuera no es un mundo natural. Afuera es la externalizacin de un adentro y afuera son tambin los cuerpos en donde est el adentro de los otros. Ese reflejo posesivo es un impedimento para nuestro encuentro. Es propio de un estado de la conciencia. As como la inmovilidad del cuerpo es propio del nivel de sueo, el reflejo posesivo es propio del nivel de vigilia y ha cumplido seguramente su funcin en la evolucin de la vida. Algo en m va ms all de esa tendencia, no quiere tragarse el afuera, sino que extraer de s mismo una profundidad que quiere materializarse. Al tomar conciencia de que existo, el otro existe como otro. El otro es encarnacin de libertad, su existencia me desestabiliza. Nunca hemos estado ms cerca de la unidad y al mismo tiempo ms conscientes de la diferencia. En este descubrimiento de la existencia propia y la del otro, la existencia entra en presencia. Hay algo nuevo que existe y comienzo a reconocer. Algo existe y est aqu, rozndonos. Al principio por desconocimiento prefiero negarlo, pero poco a poco la conciencia del existir se constituye y una alegra sin aparente motivo acompaa esa visin. Cuando la existencia entra en presencia, estoy respondiendo al mundo y simultneamente estoy consciente de mi existencia. La conciencia de la existencia despierta la mirada
84

interna, y sta no est identificada con las percepciones sino que con un centro interior, o con la existencia misma. En ese lugar la no existencia parece un imposible, o algo que est fuera de tema; algo parece nacer en el interior que no sigue la misma suerte del cuerpo. Sin embargo el cuerpo mismo parece ser la temporalidad; el tiempo destinado para realizar el sentido. La muerte comienza a ceder su poder sobre mi vida y a pesar de ello el tiempo con el que cuento se tie de sentido. Algo muy importante ha de ser vivido, ha de drsele existencia, ha de venir desde la existencia verdadera a la existencia temporal. Humanizar el mundo El ser se traslada al espacio tiempo y ese proceso es el de humanizacin. El traslado del ser, la exteriorizacin del adentro, es la tarea humana. Cuando se produce un bloqueo en esa direccin se invierte el proceso. La deshumanizacin comienza cuando se desconecta la corriente evolutiva del sentido. Al perder el impulso evolutivo su direccin, el proceso degenera. Al interrumpirse el flujo del mundo eterno al mundo temporal, al bloquearse el traslado del mundo inmaterial al material, se degrada la creacin y todo lo creado se va corrompiendo produciendo la monstruosidad. La monstruosidad es el indicador de la interrupcin de la evolucin. Cualquier cosa que hagamos para que esa corriente creativa retome su curso, nos producir tremenda alegra. Una pequea accin de nuestra parte que ayuda a la vida a continuar su proceso de crecimiento y de llenado, se nos retribuye con una felicidad conmovedora, a veces desproporcionada para el gesto que realizamos. Tal vez esas sean el tipo de emociones que acompaarn a la humanidad en el futuro, cuando est restablecido el contacto con el sentido. Detenido el movimiento del ser hacia el mundo, la traduccin que hace la conciencia es la de vaco. En realidad el vaco no es experimentable y lo que aparece ms bien es un horror al vaco: el temor a la soledad y a la muerte. Ese horror tampoco es soportable y la conciencia, que es un transformador de energa y un transportador de lo sutil al espaciotiempo, huye de su espanto. La conciencia se extrava en un chisporroteo de sinsentido. Detrs de ese agitado correr a ninguna parte, est el temor a la nada. La nada no es representable, pero podemos hacer un esfuerzo para hacerla aparecer. Probemos darle al acto temeroso una representacin que lo complete. El color, es negro o grisceo nada?; el olor, nauseabundo o inodoro?; alguien observa o est diluido en el gris asptico? Segn Henri Bergson en la pregunta de por qu el ser y no ms bien la nada, est suponindose que al principio haba nada y que la aparicin del ser es lo que requiere justificacin; es, deca, como preguntarse por un cuadrado redondo; las cosas son a la inversa, y es el supuesto de la nada lo que no encuentra justificacin. Para Parmnides, lo que es, es, y lo que no es, no es, por tanto no hay pregunta posible que pueda hacerse sobre lo que no es. Que hay detrs de lo que me atemoriza; ms atrs de la furia. Tratemos de nadar por un momento en el mar de la nada. Ese mar sin olas y sin sal. Me relajo y al distenderme, me hundo, la nada entra por mis narices, atraviesa mi garganta y me disuelve. La elongacin de
85

la onda es horizontal, para siempre. Escucho un pulso en la negrura, el eco de un pulso. Una imperceptible corriente en las aguas quietas, movimiento vibrtil y esttico. No s si voy o algo se acerca, una corriente inmvil me lleva. Lentamente. Estoy bandome en una fuerza, ahora es una fuerza de luz clara, la nada se desvaneci como si nunca hubiera estado all. Un chorro de vida y de sentido llena el espacio. Trato de recordar el vaco y no puedo, el vaco es un imposible, es lo que no existe. Entonces est el ser (el sentido), lo humano y el mundo. El plan de la vida es lograr la conciencia de la vida. Esa conciencia en evolucin fue capaz de distinguir en el interior de ella, el albor de lo humano y ahora comienza a reconocer su existencia. Lo humano es el mpetu que traslada el ser al mundo a travs de la creacin. Lo humano busca reflejar el ser y por eso se busca a s mismo. La creacin necesita realizar una sociedad verdaderamente humana, alejada de la violencia y el sufrimiento, en que lo humano pueda reconocer en ella una imagen del ser. La concrecin de esa sociedad es imprescindible para que la fuerza creadora, lo humano, ahora no slo como conciencia de la existencia, tambin como conciencia del ser, contine el camino hacia su destino. Cuando todos y cada uno de los seres humanos puedan realizar su sentido, estar completada la tarea humana. Domesticar la naturaleza fue el primer paso y requerimos para ello la utilizacin de la violencia; este residuo prehistrico deber ser superado para continuar el despliegue del ser. El prximo paso es alcanzar el estado de sociedad humana, pero esto es un proyecto de todos los pueblos y culturas del mundo. En la tarea humana el otro es imprescindible y destruir al otro o disminuirlo es destruirme o disminuirme a mi mismo, es degradar el modelo que debe ser hecho. Al vivir en una sociedad sin rumbo, yo mismo estoy a la deriva, golpendome contra los arrecifes sin poder llegar a puerto. Soy parte de la sociedad y responsable de lo que ella hace en mi nombre. Por tanto la denuncia de su violencia tiene sentido, la no cooperacin con su injusticia tiene sentido, la unin con otros distintos a m, de otras costumbres y tradiciones tiene sentido para construir la nacin humana universal. Lo no representable, slo puede ser representado por la conjuncin de todas las conciencias a travs de la historia. Mientras exista un slo ser humano impedido por otro ser humano para realizar esa funcin, lo humano no podr ser realizado. La conciencia individual no puede concretar por s sola el sentido, ni siquiera un subconjunto de conciencias puede hacerlo. Se requiere de todas y cada una de ellas para concretar el sentido. Esta necesidad de todos los humanos para manifestar la esencia, o al ser, nos fundamenta una moral universal. Porque hay un sentido y porque las acciones me pueden conectar o alejar de l, es que puedo distinguir lo bueno de lo malo. La buena accin produce en m la experiencia de sentido, y la necesidad que tengo de realizarlo, junto con la imposibilidad de hacerlo sin el resto de la humanidad, nos devela una moral profunda. El sentido no podr ser expresado hasta que cada ser humano pueda realizar su sentido y por tanto el nico proyecto moral posible, es la superacin del sufrimiento y de la violencia. Transformarse a s mismo y transformar el mundo hasta que tratar a los dems
86

como queremos ser tratados, ms all de un principio orientador se transforme en estilo de vida personal y en sistema de organizacin social. El proyecto de una sociedad humana va aparejado de progresos en la conciencia. La conciencia de la vida continuar su desarrollo, constituyndose en conciencia de s misma, conciencia del sentido, hasta devenir en conciencia social y conciencia del ser en el mundo. La historia lleg al momento en que las conciencias logran sincronizarse y comunicarse instantneamente en todo el globo terrqueo y ms all de la propia individualidad, nacionalidad, religin o tradicin, somos parte de la humanidad y es del futuro de la humanidad de quien depende el futuro individual. La humanidad tiene que decidir si va a continuar la evolucin y realizar una sociedad humana, traduccin de lo maravilloso y digna de su origen, o se detendr aqu, degenerando en la monstruosidad incomprensible. La humanidad no es un abstracto y cada uno, en el testimonio de la propia vida, decidimos el futuro de la humanidad, decidimos en cada accin el destino. La gran crisis de hoy se debe a que la evolucin social se ha detenido. El desarrollo material del mundo no ha trado aparejado su desarrollo espiritual. El nivel de injusticia y sufrimiento va en aumento. Algo no funciona y eso provocar un desorden global que no podr ser controlado por la violencia. La sociedad apoyada en la discriminacin, la explotacin y el matonaje, se ir desintegrando para dar paso a una construccin humanizadora. Mientras esto ocurra los desrdenes aparecern cada vez ms exagerados hasta convencer a cada hombre y mujer de la importancia de tomar contacto con el sentido de la vida y recordarnos que estamos aqu para construir el modelo de un mundo trascendente. As como no podemos apagar el sol, no podemos apagar lo humano que es inextinguible. Podemos retrasar su despliegue en la existencia, pero su permanencia sobrevivir a cualquier fuerza grotesca que se le oponga. Lo humano alumbra la vida y estamos impulsados, en realidad impelidos, obligados, a realizar el sentido. Hemos llegado a este mundo para realizar en el mundo perecedero una imagen del mundo inmortal. Realizar en el aqu y el ahora lo sagrado y sagradas son la justicia, la bondad y el amor. Lo humano continuar la creacin hasta contemplarlo en la existencia.

EPLOGO. En la medida que escriba estas pginas y se aparecan ante m mundos incomprensibles y
87

jugaba con el lenguaje para traducirlos en este texto, fui reconociendo en muchos de mis amigos experiencias muy similares. A pesar de que las palabras de sus descripciones no eran las mismas que yo usaba, algo en su mirada, en la agitacin de su emocin o en la tranquilidad de su respiracin, me deca que estaban experimentando y hablando de algo parecido de lo que yo escriba. Tambin en los libros que le durante ese perodo me pareci reconocer algo parecido a lo que yo estaba intentando relatar. Me vi utilizando expresiones sobre el ser que no imagin que pudiera alguna vez usar ya que eran para mi intelecto conceptos muy difciles. Cmo es posible que algo tan ntimo, experiencias tan conmovedoras e inexpresables puedan resultar al final lugares comunes para tanta gente. Cmo puede ser que me aventure a una tierra inexplorada y la encuentre llena de turistas, colonizadores, incluso baquianos que conocen muchos de los senderos de sus impenetrables bosques. Todo parti al poner en duda una creencia. Todo parti al dudar de la creencia en la muerte tan arraigada en la atmsfera de la poca y tiendo el discurso de la ciencia, el arte e incluso la religin. Hay sentido en la vida y por lo tanto nada termina con la muerte. Cules son las consecuencias de esta hiptesis y cuales son las pruebas de que sea justamente esa la hiptesis verdadera? Tratando de centrarme en lo que experimentaba, discutiendo con mi propio intelecto que me presentaba aceleradamente teoras sobre los misterios, busqu el encuentro con algo ms all de m, y por momentos, en alguna coma, sin yo preverlo, me pareci que era encontrado por aquello que buscaba. No slo yo busco el sentido en la vida, sino que el Sentido tambin me busca para que lo exprese. Caminando el camino, el silencio me lleva y entonces algo muy importante se hace presente. Tan importante que quisiera entrar en esa comunin sin ya tener que volver de ese lugar. En cada paso, ms me asombr la precisin de las descripciones que haca Silo en La Mirada Interna. De pronto me pareci que lo que alguna vez tom por poesa o metfora, era simplemente literalidad interior, exactitud literaria para un viajero perdido. Y conclu entonces que mis descubrimientos no eran tales, sino zonas del ser, traducciones del sentido a las que todos llegamos cuando sin apuro recorremos los caminos internos con la confianza que nos llevarn a puerto.

88

You might also like