You are on page 1of 30

Introduo a cincia dos materiais

Aula 8 Tratamento trmico Prof. Thiago Santos

Tratamentos Trmicos
Tratamento Trmico um ciclo de aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o objetivo de alterar as suas propriedades fsicas e mecnicas, sem mudar a forma do produto. O tratamento trmico normalmente associado com o aumento da resistncia do material, mas tambm pode ser usado para melhorar a usinabilidade, a conformabilidade e restaurar a ductilidade depois de uma operao a frio. Logo, o tratamento trmico uma operao que pode auxiliar outros processos de manufatura e/ou melhorar o desempenho de produtos, aumentando sua resistncia ou alterando outras caractersticas desejveis. Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Tratamentos Trmicos
Tratamentos trmicos o processo que eleva-se a temperatura at a sua transformao e controla-se a velocidade de seu resfriamento para obter caractersticas desejadas. Altera propriedades mecnicas dos metais. A velocidade de aquecimento e principalmente resfriamento provoca alteraes nas transformaes alotrpicas (ferro gama ferro alfa) O diagrama chamada Curva TTT (tempo-temperaturatransformao) possibilita o controle das transformaes.

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Diagramas TTT

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Curvas TTT
Utilizadas para o estudo dos tratamento trmicos

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Ex 1: Curva TTT para ao eutetide


Temperatura de austenitizao

Como a martensita no envolve difuso, a sua formao ocorre instantaneamente (independente do tempo, por isso na curva TTT a mesma corresponde a uma reta).

+Fe3C Perlita
Martensita

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Microestrutura

Bainita

Perlita grossa

Perlita fina Martensita


Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Ex 2: curvas TTT para ao eutetide com as durezas especificadas das microestruturas


Perlita grossa ~5-20HRB Perlita fina ~30-40HRC Bainita superior ~40-45 HRC Bainita inferior~50-60 HRC Martensita 63-67 HRC

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Ex 3: Curvas de resfriamento a temperatura constante

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Ex 4: Algumas curvas de resfriamento contnuo


A (FORNO)= Perlita grossa B (AR)= Perlita + fina (+ dura que a anterior) C(AR SOPRADO)= Perlita + fina que a anterior D (LEO)= Perlita +martensita E (GUA)= Martensita
Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Microestruturas resultantes do resfriamento rpido


MARTENSITA A martensita se forma quando o resfriamento for rpido o suficiente de forma a evitar a difuso do carbono, ficando o mesmo retido em soluo. Como a martensita no envolve difuso, a sua formao ocorre instantaneamente (independente do tempo). Conseqncias: Gerao de tenses residuais. Risco de empenamentos. Risco de trincas de tmpera (sempre intergranulares).
Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

AUSTENITA
TRANSFORMAO ALOTRPICA COM AUMENTO DE VOLUME, que leva concentrao de tenses

MARTENSITA

Microestruturas resultantes do resfriamento rpido


MARTENSITA uma soluo slida supersaturada de carbono (no se forma por difuso) Microestrutura em forma de agulhas dura e frgil (dureza: 63-67 Rc) Tem estrutura tetragonal cbica ( uma fase metaestvel, por isso no aparece no diagrama) MARTENSITA REVENIDA obtida pelo reaquecimento da martensita (fase alfa + cementita) Os carbonetos precipitam Forma de agulhas escuras A dureza cai Maior ductibilidade
Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Tratamentos Trmicos
Os aos so tratados para uma das finalidades abaixo: Amolecimento - (softening) O amolecimento feito para reduo da dureza, remoo de tenses residuais, melhoria da tenacidade, restaurao da ductilidade, reduo do tamanho do gro ou alterao das propriedades eletromagnticas do ao. As principais formas de amolecimento do ao so: recozimento de recristalizao, recozimento pleno, recozimento de esferoidizao e normalizao.

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Tratamentos Trmicos
Endurecimento (hardening) O endurecimento dos aos feito para aumentar a resistncia mecnica, a resistncia ao desgaste e a resistncia fadiga. O endurecimento fortemente dependente do teor de carbono do ao. A presena de elementos de liga possibilita o endurecimento de peas de grandes dimenses, o que no seria possvel quando do uso de aos comuns ao carbono. Os tratamentos de endurecimento so: tmpera, austmpera, e martmpera. Para aumentar a resistncia ao desgaste suficiente a realizao de um endurecimento superficial (que tambm leva ao aumento da resistncia a fadiga). Pode-se assim proceder a uma tmpera superficial ou a um tratamento termoqumico, que consiste na alterao da composio qumica da superfcie pela difuso de elementos como carbono, nitrognio e boro.
Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Tmpera
Resfriamento rpido objetivando o aumento da dureza (martensita), da resistncia ao desgaste, da resistncia a trao e diminuio da ductilidade

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Tmpera
Como mencionado antes, a martensita muito frgil. Se um material tivesse estrutura 100% martenstica, seria frgil como o vidro. Ento os passos a serem seguidos no tratamento trmico, para obteno de propriedades mecnicas adequadas num ao so: 1. obter um material inteiramente martenstico por resfriamento rpido 2. reduzir a fragilidade por aquecimento at uma temperatura onde a transformao de equilbrio para as fases a e Fe3C seja possvel 3. reaquecer por um curto espao de tempo a temperatura moderada, para obteno de um produto de alta resistncia e baixa ductilidade 4. ou reaquecer por um longo espao de tempo a temperatura moderada para obteno de um produto de maior ductilidade
Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Revenimento
Revenimento um processo feito aps o endurecimento por tmpera. Peas que sofreram tmpera tendem a ser muito quebradias. A fragilidade causada pela presena da martensita. A fragilidade pode ser removida pelo revenimento.
Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Revenimento
O resultado do revenimento uma combinao desejvel de dureza, ductilidade, tenacidade, resistncia e estabilidade estrutural. As propriedades resultantes do revenimento dependem do ao e da temperatura do revenimento. A martensita uma estrutura metaestvel. Quando aquecida, tende a estabilidade, ou seja, a transformar-se nas fases ferrita e cementita. A martensita uma estrutura tetragonal de corpo centrado (a ferrita cbica de corpo centrado) supersaturada de carbono (a ferrita contm carbono em at seu limite de solubilidade no ferro). Apresenta a morfologia de finas agulhas. O aquecimento leva a difuso do carbono (em excesso na estrutura) e sua consequente precipitao em forma de carboneto de ferro. A sada do excesso de carbono possibilita que a estrutura tetragonal torne-se cbica, ou seja, torne-se ferrtica.
Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Revenimento
O aumento da temperatura leva assim ao crescimento das agulhas de ferrita e a coalescncia dos precipitados. Logo tem-se que o aumento da temperatura de revenimento leva reduo da dureza e ao aumento da ductilidade. A temperatura de revenimento deve ser aquela na qual so obtidas as propriedades desejadas. O aquecimento para revenimento mais eficiente quando as partes so imersas em leo, para revenimentos at 3500 C. A partir desta temperatura o leo contendo as partes aquecido at a temperatura apropriada. O aquecimento em banho permite que a temperatura seja constante em toda a pea, proporcionando um revenimento uniforme.

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Revenimento
Para temperaturas acima de 3500 C mais indicado usar um banho de sais de nitratos. Os banhos salinos podem ser aquecidos at 6250 C. Independentemente do tipo de banho, o aquecimento gradual fundamental para evitar fissuras no ao. Depois de alcanada a temperatura desejada, as partes so mantidas nesta temperatura por aproximadamente duas horas. So ento removidas do banho e resfriadas em ar sem conveco.

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Recozimento
Objetiva remover tenses (devidas aos processos de fundio e conformao mecnica a quente ou a frio), diminuir a dureza, melhorar a ductilidade e ajustar o tamanho de gros. As peas so aquecidas, e mantidas nesta temperatura por uma hora ou mais. A seguir so resfriadas por ar.
Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Recozimento
Para entender os passos do processo quatro conceitos devem ser conhecidos:
trabalho a frio, recuperao, recristalizao e crescimento de gro

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Recozimento
Primeiro estgio: Trabalho a frio Significa deformar um metal a temperaturas relativamente baixas. Exemplos so a laminao a frio de barras e chapas e a trefilao. A microestrutura trabalhada a frio mostra gros altamente distorcidos, que so instveis. Atravs do aquecimento pode-se promover a mobilidade dos tomos e tornar o material mais 'mole' com a formao da nova microestrutura.

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Recozimento
Segundo estgio: Recuperao o estgio mais sutil do recozimento. No ocorre alterao significativa da microestrutura. Entretanto a mobilidade atmica permite a reduo de defeitos pontuais e a movimentao das discordncias para posies de menor energia. O resultado uma discreta reduo da dureza e um aumento considervel da condutividade eltrica.

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Recozimento
Terceiro estgio: Recristalizao A temperatura onde a mobilidade permite alterao significativa das propriedades mecnicas situa-se entre 1/3 e 1/2 da temperatura de fuso Tf. O metal exposto a estas temperaturas sofre uma transformao microestrutural denominada recristalizao. A reduo de dureza no processo de recristalizao substancial.

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Recozimento
Terceiro estgio: Crescimento de Gro A microestrutura desenvolvida na recristalizao formase espontaneamente. Ela estvel, se comparada com a estrutura original trabalhada a frio. Entretanto a microestrutura recristalizada contm uma grande quantidade de contornos de gro. A reduo destas interfaces de alta energia pode ampliar ainda mais a estabilidade.

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Recozimento
Etapas: Recuperao Recristalizao (alvio de tenses) Aumento do tamanho do gro

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Normalizao
o processo de elevao de temperatura dentro do campo austentico, O material deixado nesta temperatura at que toda a microestrutura esteja homogeneizada. Aps removido do forno e resfriado em temperatura ambiente sob conveco natural.
Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Normalizao
A microestrutura resultante formada por finos gros de perlita com ferrita e cementita dispostas em finas lamelas. Esta microestrutura de baixa dureza. O grau de ductilidade depende das condies do ambiente de resfriamento.

Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

Normalizao
Este processo substancialmente mais barato do que o recozimento pleno, pois no existe o custo adicional de resfriamento no forno. A diferena principal entre peas recozidas e normalizadas que as peas recozidas tem propriedades (ductilidade e usinabilidade) uniformes atravs de todo o seu volume enquanto que as peas normalizadas podero ter propriedades no uniformes. Isto se d porque no recozimento pleno, toda a pea fica exposta ao ambiente controlado do forno durante o resfriamento. No caso de peas normalizadas, dependendo da geometria da pea, o resfriamento no ser uniforme, resultando em propriedades no uniformes do material
Prof.Thiago Santos-CAUT/Ipojuca

You might also like