You are on page 1of 21

Organizao e Regulao do Patrimnio Gentico

Organizao do Material Gentico nos Procariontes e Eucariontes:


DNA em clulas procariticas e eucariticas: Procariontes Localizao Disperso no citoplasma Eucariontes Ncleo das clulas, mitocndrias e cloroplastos Possuem vrios cromossomas

Organizao

S possuem 1 molcula de DNA circular ausentes 70 - s Simples direta

Forma Histonas Ribossomas Transcrio

linear presentes 80 - s Complexa h migrao maturao do RNA

Gene

Unidade fundamental fsica e funcional da hereditariedade. Segmento da molcula de DNA.

Cromossoma: molcula de DNA, extremamente longa e associada a protenas.

Organizao da cromatina nos cromossomas: - O DNA uma molcula de grandes dimenses, que necessita de ser estabilizada por complexos protecos para evitar que se fragmente. - Como o DNA possui carga negativa ( devido aos grupos fosfato), ligar-se- s histonas (protenas) que possuem muitos aminocidos com carga positiva. - Forma-se uma estrutura que se designa nucleossoma e cuja unidade fundamental composta por 146 pares de bases, duplamente enroladas em redor de um complexo de histonas.

A molcula de DNA (cromossoma) assim enrolada e empacotada ocupa um reduzido espao e pode ser armazenada no ncleo.

A disposio da cromatina dentro do ncleo e o seu grau de condensao variam de um tipo celular para outro e so caractersticas de cada clula. O mesmo tipo de clula pode apresentar a cromatina com vrios graus de condensao, de acordo com o estgio funcional da mesma: o Interfase: a cromatina encontra-se uniformemente dispersa (pouco condensada) e filamentosa. o Profase: cada cromossoma enrola-se sobre si mesmo condensando-se, ficando cada vez mais curto e estreito, em forma de basto. o Fase S: cada cromossoma sofre duplicao. Estrutura de um cromossoma metafsico: o Cromatdeos: duas molculas iguais de DNA produzidas por replicao durante a fase S do ciclo celular. o Centrmero: principal constrio do cromossoma e local onde este se liga s fibras do fuso acromtico. Pensa-se que o centrmero seja constitudo por sequncias repetidas de DNA especfico ligado a protenas. Associado a cada centrmero est um cinetocoro, estrutura formada por protenas, qual se

ligam os microtbulos. Os cromossomas so classificddados e acordo com a posio do centrmero em metacntricos, submetacntricos, acrocntricos e telocntricos. Telmero: extremidades dos cromossomas. Previnem a degradao dos cromossomas por exonucleases (enzimas que degradam o DNA a partir dos extremos da molcula), mantendo a sua estabilidade e impedindo a formao de anomalias aquando da diviso celular. So formados por sequncias de DNA repetitivas e inertes, o que permite que as extremidades de diferentes cromossomas no estabeleam interaes entre si. Cromatina: complexo formado por DNA e protenas que constitui os cromossomas das clulas eucariticas.

Existem vrias tcnicas que permitem a colorao dos cromossomas. o Pensa-se que as diferenas de cr se devem existncia de diferentes propores entre as bases azotadas. o Os padres de bandas que se formam so tpicos da espcie e permitem dividir facilmente as diferentes regies dos cromossomas, pois cada banda pode ser numerada. o Vantagens: o identificao de modificaes no cromossoma; o auxlio na deteo de doenas o determinados corantes permitem determinar quais as zonas do cromossoma em que se encontram os genes ativos, isto , quais as zonas onde ocorre a transcrio e estudar a regulao da expresso gnica ao longo do desenvolvimento e diferenciao.

Material Gentico Extranuclear: Embora a maioria do material gentico se encontre no ncleo, as mitocndrias e os cloroplastos tambm possuem material gentico.

Este material encontra-se organizado em cromossomas circulares, pelo menos 1 por organelo, podendo existir mais cpias. Estes cromossomas apresentam caractersticas semelhantes aos cromossomas bacterianos (argumento favorvel teoria endossimbitica). DNA Mitocondrial: o Codifica para protenas associadas obteno de energia pela respirao, bem como para o RNA associado ao processo de transcrio e traduo. No entanto, a maioria das protenas provm da expresso de genes nucleares. o O RNAm traduzido no citoplasma e as protenas encaminhadas para a mitocndria, onde se juntam s que so sintetizadas no prprio organelo. o O cdigo gentico mitocondrial apresenta algumas diferenas do resto do genoma. DNA Cloroplastidial: o Os genes esto relacionados com processos de obteno de energia (ATP) pela fotossntese, codificando para protenas associadas ao metabolismo fotossinttico. o Tal como nas mitocndrias, parte das protenas, ou subunidades protecas, derivam de genes nucleares, ocorrendo o transporte de protenas para o interior do cloroplasto. Tambm se encontram genes que codificam para o RNA e protenas associadas maquinaria da expresso gnica.

Genoma Conjunto de todos os genes de um determinado organismo. O tamanho do genoma eucarionte , em geral, muito superior ao dos procariontes devido, em parte, sua maior complexidade. A comparao da dimenso do genoma entre eucariontes no permite obter informao acerca da complexidade do organismo. Importncia para a sociedade da sequnciao do genoma: prever as consequncias de muitas disfunes, incluindo doenas; diagnstico precoce; melhorias nos tratamentos;

informao sobre os diferentes grupos de populao que habitam o mundo; informao sobre a evoluo.

Caritipo Caritipo humano: 23 pares de cromossomas (22 autossomas, 1 heterossomas). O nmero de cromossomas no reflete linearmente a complexidade dos organismos, pois para alm do nmero temos que ter em conta as dimenses... Os cromossomas num mesmo genoma variam muito de tamanho. Os cromossomas num caritipo encontram-se organizados por ordem decrescente de tamanho. Tipos de DNA presentes num cromossoma eucarionte:

DNA que codifica para genes funcionais: pode ocorrer uma ou mais cpias. A maioria dos genes ocorre apenas uma vez, mas os que sintetizam para o RNA, nomeadamente o ribossomal, encontram-se em elevado nmero, com mais do que uma cpia por genoma. DNA repetitivo:pode compor sequncias com ou sem sentido, originando, neste ltimo exemplo, os centrmeros e os telmeros. A sua funo no foi ainda claramente demonstrada. DNA espaador: designa-se frequentemente por DNA lixo e corresponde a todas as unidades que ainda no foram identificadas e sem funo aparente.

Regulao do Material Gentico


Sntese proteca conceitos bsicos
Etapas do processo de sntese proteca em eucariontes: Transcrio Maturao Migrao Traduo o Iniciao o Alongamento o Finalizao

1. 2. 3. 4.

Regulao do material gentico - conceitos introdutrios


Se no regulasse a expresso dos genes, a clula produziria constantemente protenas em elevadas quantidades. Mas nem todas as protenas so necessrias em determinadas circunstncias e nas mesmas quantidades.

Regulao ao nvel da Transcrio: Um gene no possui apenas na sua sequncia bases que sero transcritas para RNA; possui sequncias associadas sua regulao e ligao com a RNA polimerase. o Promotor: regio do DNA qual se liga uma RNA polimerase para dar incio transcrio. - Procariontes: o promotor tem a designao de Pribow-box. - Eucariontes: os promotores existem em maior nmero e a maiores distncias. Estas sequncias permitem a ligao de determinadas protenas que auxiliam a ligao da RNA polimerase. o Indutor: protena que induz a transcrio, mediando a ligao da RNA polimerase ao DNA.

Repressor: protena que se pode ligar ao DNA, impedindo que a RNA polimerase avance, atuando como mecanismo de controlo da transcrio, ao regular a produo de RNAm de acordo com as necessidades. Ao impedir a sntese de novo RNAm pelo mecanismo da transcrio, a clula consegue regular a produo de protenas, pois os RNAm que tinha produzido anteriormente apresentam um perodo de vida curto, degradandose em cerca de dois minutos. Um ciclo de degradao e nova sntese de RNAm nas clulas ocorre rpida e continuamente, o que constitui um requisito fundamental para o controlo da transcrio e um procedimento fulcral na regulao da expresso gnica em procariontes. o

Regulao ao nvel da estrutura da cromatina: Heterocromatina: zonas onde a cromatina se encontra altamente condensada e onde os genes no so transcritos (encontram-se silenciados). Eucromatina: regies com menor grau de condensao que, como se encontram menos enroladas, permitem a ligao da RNA polimerase ao DNA, possibilitando a ocorrncia da transcrio. O grau de condensao da cromatina permite, assim, controlar a expresso de um grande conjunto de genes, facilitando ou impedindo o contacto entre a enzima e o DNA. Regulao ao nvel do processamento, traduo do RNAm e ps-traduo: O processamento de RNA inclui, nos eucariontes, o processo de exciso, em que determinados fragmentos de RNA so removidos, no sendo assim traduzidos em protenas. Ao nvel deste processo pode ocorrer regulao na seleo dos fragmentos a remover: um mesmo gene, ao ser transcrito em dois rgos distintos origina RNAm iguais; todavia, este pode sofrer mecanismos de exciso diferentes, originando RNAm maduros igualmente diferentes. Consequentemente, nos dois rgos podem formar-se duas protenas com funes diferentes, codificadas por um mesmo gene. A clula consegue controlar o tempo de durao de uma molcula de RNAm, manuseando a produo de protenas. Se uma molcula de RNAm tiver um tempo de vida longo, poder ser repetidamente lida pelos ribossomas, sendo assim traduzida em muitas molculas de protenas iguais entre si. Se tiver, pelo contrrio, um tempo curto de vida, poucas protenas se formaro a partir desse RNA. O tempo de vida pode ser modificado por complexos protecos que se ligam e protegem o RNAm da degradao por enzimas presentes no citoplasma. Traduo: a manipulao das protenas especficas que permitem a ligao dos ribossomas ao RNAm permite clula adequar a traduo, controlando a quantidade de protenas que se formam por leitura do RNAm.

Regulao nos Procariontes


Expresso constitutiva: quando as protenas so permanentemente necessrias e os respetivos genes so permanentemente transcritos. Expresso induzida: as protenas so apenas necessrias quando a bactria se encontra a crescer em condies especiais. Pelo facto de se tratar de clulas mais simples, a regulao ocorrer essencialmente ao nvel da transcrio, em detrimento da traduo. O processamento de RNAm no ocorre nas clulas procariticas, pois o RNAm, logo aps a transcrio, imediatamente traduzido pelos ribossomas. Os genes bacterianos possuem tambm sequncias reguladoras, localizadas na sua proximidade. Estas sequncias so em menor nmero e menos complexas que as dos eucariontes.

Modelo do Opero: Em 1961, Franois Jacob e Jacques Monod propuseram o Modelo do Opero como
principal mecanismo de controlo da expresso dos genes em bactrias.

Opero: unidade funcional constituda pelos seguintes elementos: o Genes estruturais: conjunto de genes que codificam protenas com funes relacionadas, como, por exemplo, as vrias enzimas de uma determinada via metablica.

Promotor: sequncia especfica de nucletidos do DNA qual se liga a RNA polimerase e onde tem incio a transcrio. o Operador: sequncia de DNA que controla o acesso da RNA polimerase ao promotor e que permite ativar ou desativar a transcrio de todos os genes estruturais. Gene Regulador: encontra-se a uma determinada distncia do opero, tem o seu prprio promotor e codifica o repressor. Repressor: protena alostrica com duas formas, uma ativa e uma inativa. especfico, reconhece e liga-se apenas ao operador de um determinado opero. A transcrio dos genes estruturais do opero origina uma longa molcula de RNAm. Este RNAm tem sinais de iniciao e de paragem que permitem individualizar as diferentes protenas. o

Tipos de regulao dos genes em procariontes:


o Regulao negativa: o opero bloqueado pela forma ativa do repressor. A ligao do repressor ativo ao operador impede a ligao da RNA polimerase ao promotor e inibe a transcrio. Opero repressvel: O repressor sintetizado na forma inativa, com pouca afinidade para o operador, o que permite a transcrio dos genes estruturais. O produto final da via metablica funciona como correpressor e, quando a sua quantidade aumenta, liga-se ao repressor e ativa-o. O repressor ativo liga-se ao operador e bloqueia a transcrio. Quando a quantidade do produto final diminui, a transcrio retomada. Processo de regulao caracterstico de vias anablicas que sintetizam produtos essenciais a partir de percursores. A suspenso da transcrio de genes que codificam um produto presente no meio em quantidade suficiente permite poupar recursos e energia, sendo essencial para a resposta variao das condies ambientais e adaptao evolutiva.

Ex: Opero trp em E.coli.

Opero indutvel: O repressor sintetizado na forma ativa e liga-se ao operador, bloqueando a transcrio dos genes. Um indutor inativa o repressor e induz a transcrio dos genes. Processo de regulao caracterstico de vias catablicas. Genes que codificam enzimas so apenas transcritos se o substrato estiver presente. Opero lac em E.coli.

Regulao positiva: uma protena reguladora, o regulo, estimula diretamente a expresso dos genes O regulo ativado pela ligao de uma molcula especfica. Na sua forma ativa, liga-se a um local a montante do promotor, facilitando o acesso da RNA polimerase ao promotor e induzindo a transcrio. Um mesmo regulo atua em diferentes operes.

Regulao em Eucariontes

Apenas uma pequena parte do genoma dos eucariontes ocupada por genes que codificam protenas. No entanto, o nmero de protenas produzidas pelos eucariontes excede largamente o nmero de genes. Este facto pode ser explicado tendo em considerao o seguinte: os exes codificam sequncias de aminocidos, designadas domnios, que podem fazer parte de mais do que uma protena. Diferentes combinaes de exes formam diferentes protenas; sequncias de DNA, que funcionam como intres num determinado contexto, podem funcionar como exes e codificar protenas num contexto diferente.

A regulao da expresso gnica como resposta a fatores internos e externos:

A maioria do material gentico de uma clula no se expressa, encontrando-se reprimido. Este controlo da expresso gentica est na origem da diferenciao celular, permitindo que s os genes especficos de um tecido sejam expressos nas clulas que o compem. Assim, a expresso gnica o principal fator que determina as caractersticas estruturais, funcionais e comportamentais de uma clula, sendo a responsvel pela ontogenia celular (histria do desenvolvimento de um organismo ao longo da sua vida). Numa dada clula, um gene pode exprimir-se s em determinados estdios de desenvolvimento ou em resposta a fatores externos, como a modificao das condies ambientais. Ao das hormonas esteroides (regulao em resposta a fator interno): so produzidas nas glndulas reprodutoras e libertadas na corrente sangunea, onde podem alcanar todas as clulas; possuem a capacidade de atravessar a membrana plasmtica e de se ligarem a recetores no interior da clula. O complexo que se forma pode entrar no ncleo pelos poros e ligar-se ao DNA, estimulando a expresso de genes especficos, cujas protenas sero responsveis pelo desenvolvimento de algumas caractersticas sexuais. Ao do Opero da lactose em procariontes (regulao em resposta a fator externo): Num meio pobre em lactose, as molculas de galactosidase (enzima que degrada a lactose) que

existem no interior de uma clula de E. coli so em nmero reduzido. Depois de se adicionar lactose ao meio, a clula rapidamente produz esta enzima, em grandes quantidades, para a sua degradao. Quando a produo de -galactosidase induzida, so produzidas mais duas enzimas: uma permease e uma trancetilase. Estas enzimas so codificadas por genes estruturais. Para alm de os trs genes serem adjacentes no mesmo cromossoma, eles so tambm transcritos num nico RNA policistrnico. Mas, enquanto no houver lactose no meio, esses genes no so expressos. No processo de regulao negativa, em operes como o da lactose, e na ausncia de substrato, uma protena repressora liga-se ao operador, impedindo que a RNA polimerase se ligue ao promotor, de tal forma que a transcrio no ocorre. Esta protena repressora resulta do chamado gene regulador (ou gene l ou lac l), situado prximo dos genes estruturais. O repressor liga-se a uma regio do DNA prxima do gene que codifica para a -galactosidase e perto do ponto em que se inicia a transcrio do RNA policistrnico. a especificidade do repressor (o repressor tem a capacidade de reconhecer uma sequncia especfica de DNA, ou seja, um operador especfico) que determina que este se ligue ao ponto no DNA prximo do gene que ele controla, e no noutro local ao longo do cromossoma. Estando o repressor ligado ao operador impedida a transcrio do DNA pela RNA polimerase. Derivados da lactose, ou a prpria lactose, podem ligar-se ao repressor, alterando a sua configurao. Assim, este deixa de ter afinidade com o operador, e permite a ligao da RNA polimerase ao promotor, possibilitando a transcrio do opero.

Ao do Calor em eucariontes (regulao em resposta a fator externo): Quando as clulas se encontram sujeitas a temperaturas superiores a 42C, mesmo que por curtos perodos de tempo, sofrem alteraes nas suas protenas. Estas adquirem outras conformaes e podem deixar de ser funcionais, o que pode levar a morte celular. Nestas situaes, ativada a expresso de genes que originaro protenas com capacidade de reverter as conformaes incorretas de outras protenas e assim impedir a sua acumulao e consequentemente mau funcionamento celular.

Mutaes
Mutao qualquer modificao ou alterao brusca de genes ou de cromossomas, podendo provocar uma variao hereditria ou uma mudana no fentipo. A mutao pode produzir uma caracterstica favorvel num dado ambiente e desfavorvel noutro.

Classificao das mutaes: o Gnicas alteram a sequncia de nucletidos do DNA, por substituio, adio ou remoo de bases. Podem conduzir modificao da molcula de RNAm que transcrita a partir do DNA e, consequentemente, alterao da protena produzida, o que tem, geralmente, efeitos no fentipo. o Cromossmicas traduzem-se numa alterao da estrutura (mutao cromossmica estrutural) ou do nmero (mutao cromossmica numrica) de cromossomas. Podem afetar uma determinada regio de um cromossoma, um cromossoma inteiro ou todo o complemento cromossmico de um indivduo. As mutaes podem ocorrer em clulas somticas ou germinativas: o Mutao somtica ocorre durante a replicao do DNA que precede uma diviso mittica. Todas as clulas descendentes so afetadas, mas podem localizar-se apenas numa pequena parte do corpo. As mutaes somticas esto na origem de certos cancros. No so transmitidas descendncia. o Mutao nas clulas germinativas ocorre durante a replicao do DNA que precede a meiose. A mutao afeta os gmetas e todas as clulas que deles descendem aps a fecundao transmitida descendncia. As mutaes so importantes do ponto de vista evolutivo. So as mutaes que do origem variabilidade de indivduos de uma populao sobre a qual atua a seleo natural. As mutaes podem ocorrer espontaneamente ou podem ser induzidas por exposio a um agente mutagnico. Mutaes espontneas: o Podem ocorrer devido: ao facto de que as quatro bases nucleotdicas podem existir sob duas formas diferentes, uma usual e outra muito rara. Quando uma base adquire, temporariamente, a sua forma rara, pode emparelhar-se com uma base diferente. a erros na replicao do DNA motivados pela DNA polimerase. Quase sempre estes erros so reparados durante o processo de replicao do DNA, contudo, alguns persistem. a erros na meiose ou mitose (no disjuno de homlogos ou cromatdeos, tendo como consequncia a formao de clulas com excesso ou falta de cromossomas). o Onde ocorrem? Podem ocorrer em qualquer gene e em qualquer local do gene, no entanto: so mais frequentes em regies com sequncias de DNA repetitivas ou simtricas, os chamados pontos quentes. Nestes locais, aumenta o risco de uma cadeia de DNA emparelhar consigo prpria durante a replicao; so mais frequentes em genes de maior tamanho, que, assim, tm uma maior probabilidade de sofrer alteraes na sua sequncia de bases; so mais frequentes em genes do genoma mitocondrial que no tem mecanismos de reparao do DNA. Mutaes induzidas: o Agentes mutagnicos substncias qumicas ou radiaes que aumentam a probabilidade de ocorrncia de mutaes. o Principais agentes mutagnicos:

fontes naturais de radiao como raios csmicos, luz solar e minerais radioativos da crosta terrestre. Certos minerais da crosta (urnio, rdio, carbono 14...) emitem radiaes ionizantes, os raios , e . Estas radiaes, especialmente os raios , tm energia suficiente para remover eletres dos tomos e quebrar o esqueleto de aucares e fosfato do DNA; substncias qumicas, como agentes aquilantes, acridinas, drogas usadas em quimioterapia, nitrosaminas e nitrito de s dio. Formas de atuao dos agentes mutagnicos: alterao das bases nucleotdicas por agentes qumicos. No caso do cido ntrico e dos seus derivados, podem transformar a citosina presente no DNA, na sua forma rara; para tal, ocorre a converso de -NH2 em =NH. Tem por consequncia a alterao do emparelhamento das bases; adio de grupos qumicos s bases por agentes qumicos, como, por exemplo, o benzopireno, um dos componentes do fumo do tabaco, que adiciona um grupo qumico guanina, tornando-a indisponvel para o emparelhamento das bases; danificao do material gentico por radiaes. As radiaes ionizantes (raios X) produzem radicais livres, altamente reativos, e que podem alterar as bases do DNA para formas no reconhecveis, ou causar anormalidades cromossmicas. As radiaes ultravioletas do Sol so absorvidas pela timina do DNA, promovendo o estabelecimento de ligaes covalentes entre bases adjacentes, o que causa grandes problemas durante a replicao do DNA.

Tipos de Mutaes:
Mutaes Gnicas: Mutaes Gnicas Mutao silenciosa Substitui o (substitui o de uma s Mutao com perda de base do sentido DNA) Substituio de uma base do DNA por outra (no 3 nucletido de cada codo), mas que resulta num codo que codifica o mesmo aminocido, devido redundncia do cdigo gentico. So muito comuns e responsveis pela diversidade gentica que no expressa fenotipicamente. Substituio de uma base do DNA por outra, que tem como consequncia a substituio de um aminocido por outro na protena codificada. A conformao da protena pode ser alterada. (ex: anemia falciforme) Substituio de uma base do DNA de tal modo que, no RNAm, um codo que especifica um aminocido alterado para um codo de STOP, ou o contrrio. Origina uma protena mais curta ou mais longa do que a protena normal.

Mutao sem sentido (nonsense)

Deleco (remoo de uma ou Pode ser removida uma nica base do DNA ou milhares delas. A

Mutaes Gnicas mais bases do DNA) Insero (Adio de uma ou mais bases ao DNA) O nmero de bases adicionadas ao DNA pode variar. A adio de um nmero que no seja mltiplo de trs altera completamente a mensagem do gene. Quando inserida uma sequncia igual a outra ocorre uma duplicao. remoo de um nmero de bases que no seja mltiplo de trs altera completamente a mensagem do gene.

Muta es

Cromossmicas: Mutaes Cromossmicas Numricas: o Euploidia: A euploidia envolve a alterao completa do genoma. A euploidia pode ser: Haploidia perda de metade do material gentico, em que o indivduo passa a possuir n cromossomas. Os indivduos resultantes so, no geral, estreis, devido a irregularidades na meiose, decorrentes da dificuldade de emparelhamento cromossmico. Poliploidia ganho de material gentico, em que o indivduo passa a possuir x.2n cromossomas. fecundao de um ocito por dois espermatozoides; fecundao de um gmeta diploide; citocinese anormal na meiose ou mitose. Nas plantas, a poliploidia comum. As plantas poliploides podem autopopolinizar-se ou cruzar-se com outras semelhantes. Nos humanos, os embries popiplides no se desenvolvem e so abortados espontaneamente.

Causas:

Consequncias/exemplos:

Algumas clulas somticas humanas podem ser poliploides (mosaicismo).

o o Aneuploidia: Existem cromossomas a mais ou a menos em relao ao nmero normal. Geralmente envolve apenas um nico par de cromossomas e pode ser autossmica ou heterossmica. Pode ser: Nulissomia faltam os dois cromossomas de um par de homlogos (2n-2). Se afetando o par sexual no homem, a nulissomia letal. Monossomia ausncia de um dos homlogos num dado par (2n-1). Polissomia um ou mais cromossomas extra.

Causas: no-disjuno dos homlogos ou dos cromatdeos na anafase da meiose I ou II. Um gmeta recebe dois cromossomas do mesmo par e outro no recebe nenhum. Consequncias/Exemplos: As aneuploidias mais comuns em seres humanos so as trissomias 21, 13 e 18, a monossomia do X e outras alteraes numrica dos heterossomas. Aneuploidias de outros cromossomas no permitem o

desenvolvimento at ao nascimento, resultando em abortos espontneos. As aneuploidias dos cromossomas sexuais so melhor toleradas do que as dos autossomas.

Mutaes Cromossmicas Estruturais:

Deleco: Falta uma poro de um cromossoma. Pode ocorrer nas zonas terminais ou intersticiais da molcula de DNA. Causa: cruzamento de cromossomas e quebra nos pontos de cruzamento, a que se segue uma reconstituio em que um segmento eliminado. Consequncias/exemplos: As deleces variam muito em tamanho, mas as maiores tm efeitos mais nefastos pois removem mais genes. Duplicao: Existncia de duas cpias de uma dada regio cromossmica, frequentemente associada deleco no correspondente cromossoma homlogo. Os efeitos variam em funo da extenso e do tipo de informao repetida.

Translocao: Transferncia de segmentos entre cromossomas no homlogos. Pode ser: Translocao simples transferncia de um segmento de um cromossoma para outro no homlogo.

Translocao recproca troca de partes entre dois cromossomas. Translocao robertsoniana os braos longos de dois cromossomas acrocntricos ligam-se formando um nico cromossoma e os braos curtos so perdidos. Causada pelo cruzamento e quebra de cromossomas no homlogos ou pela perda dos telmeros. Na translocao simples e na translocao recproca, se no houver quebra de genes, o fentipo no afetado. A translocao robertsoniana d origem formao de cromossomas anormais que so transmitidos gerao seguinte nos gmetas. Cerca de 4% dos sndromes de Down esto associados a uma translocao robertsoniana entre o cromossoma 14 e o 21.

Inverso: Remoo de um segmento de DNA e insero numa posio invertida num outro local do cromossoma. A inverso pode ser: paracntrica no inclui o centrmero; pericntrica inclui o centrmero. Causa: quebra de um cromossoma, seguida da sua reconstituio na orientao incorreta. As consequncias de uma inverso dependem dos genes envolvidos No caso de a inverso incluir parte de um segmento de DNA que codifica para uma protena, esta ser muito diferente e no funcional, na maioria das situaes; Certas inverses no tm efeitos sobre o fentipo, mas causam problemas reprodutivos. O emparelhamento, na meiose, de um cromossoma com uma inverso com um cromossoma normal implica que um dos cromossomas tenha de se dobrar. O crossingover nessa regio pode originar duplicaes ou deleces nos cromossomas recombinantes.

Sndromes Mais Comuns:


Sndrome de Down Trissomia 21 (47, XX + 21 ou 47,XY + 21) a aneuploidia mais vivel no Homem. Indivduos de baixa estatura com uma morfologia das plpebras caracterstica, boca pequena e atraso mental em grau varivel. Sndrome de Edwards Trissomia 18 Atraso mental grave, malformaes cardacas e morfolgicas. Raramente sobrevivem mais do que alguns meses. Sndrome de Patau Trissomia 13 Malformaes morfolgicas e do sistema nervoso central graves. Atraso mental profundo. Raramente sobrevivem mais do que alguns meses. Sndrome de Turner Monossomia X (45,X0), outros. Infantilismo sexual (formao de ovrios vestigiais),baixa estatura, pregas perigonucais, inteligncia, geralmente, normal. A maioria dos sintomas so mais notrios na puberdade, pelo que nesta idade, se as doentes no forem submetidas a um tratamento hormonal, no desenvolvero os carateres sexuais secundrios. Trissomia do X 47,XXX Mulheres com estatura normalmente acima da mdia, frequentemente estreis e com inteligncia acima do normal. Sndrome de Klinefelter 47,XXY Estatura grande, testculos e pnis pequenos, reduzida pilosidade pbica e seios salientes. Sndrome de Jacobs 47,XYY Homens de elevada estatura, com desenvolvimento sexual normal e inteligncia normal. Sndrome do Cri-du-Chat Deleco do brao superior do cromossoma 5. Deve o seu nome ao facto de os doentes afetados terem o choro idntico ao miar de um gato.

Apresentam ainda atrasos mentais e neuromotores graves. Leucemia mieloide crnica Translocao recproca entre o cromossoma 9 e 22. Consequncias fenotpicas: fadiga acentuada, mal-estar abdominal, surdez, cegueira, outros.

Mutaes e Oncognese
O cancro uma doena gentica que resulta da perda de controlo do ciclo celular. A diviso de uma clula com mais frequncia do que o normal d origem a uma populao de clulas em proliferao descontrolada e forma uma massa de clulas ou tumor. Caractersticas das clulas cancerosas: so pouco especializadas (desdiferenciadas) e com forma arredondada; dividem-se continuamente; invadem os tecidos adjacentes; podem instalar-se noutros locais do organismo, onde chegam atravs da corresnte sangunea ou linftica, originando novos tumores que se chamam metstases. Na maior parte das situaes, as mutaes ocorrem em clulas somticas ao longo da vida, embora tambm possam ocorrer em clulas germinativas. Geralmente, um acumular de mutaes que desencadeia o desenvolvimento de um cancro. Genes relacionados com o aparecimento de cancro e suas mutaes: Oncogenes: Resultam da mutao de proto-oncogenes. Os proto-oncogenes codificam protenas que estimulam o crescimento e a diviso celular e tm uma funo essencial nas clulas normais, por exemplo, durante o desenvolvimento embrionrio e na reparao de tecidos lesados. Quando indevidamente ativados, promovem uma proliferao celular excessiva que conduz ao desenvolvimento de um cancro. A ativao de um oncogene pode resultar de diferentes tipos de mutaes: Substituio de bases no DNA, e consequente alterao na sequncia de aminocidos da protena formada, que resulta numa protena com maior atividade ou resistente degradao; Amplificao do proto-oncogene - Traduz-se numa maior quantidade do produto codificado pelo gene; inverses ou translocaes que levam alterao do local que o proto-oncogene ocupa no genoma. Se o proto-oncogene for deslocado para junto de um gene ativamente transcrito ou para junto de um DNA viral, a sua taxa de transcrio tambm aumenta. Genes supressores de tumores: Os produtos destes genes contrariam o estmulo proliferativo dos proto-oncogenes atravs de uma ao inibidora;

Os genes supressores de tumores podem estar na origem do cancro quando sofrem mutaes como as seguintes: deleces, que causam a sua perda; substituio de bases do DNA que resulta numa protena onde se verifica perda de funo relativamente protena normal. Genes que codificam protenas reparadoras do DNA: As mutaes nestes genes permitem a acumulao de outras mutaes, algumas das quais em protooncogenes ou genes supressores de tumores.

Os agentes mutagnicos podem ativar oncogenes ou desativar genes supressores de tumores e causar cancro. As infees por vrus contribuem para o aparecimento de cancro pela integrao do material gentico do vrus no DNA das clulas afetadas. O DNA viral pode ser inserido num local onde destrua a atividade de um gene supressor de tumores ou converta um proto-oncogene num oncogene.

You might also like