You are on page 1of 22

6. ESCREVENDO BLOCOS. HACHURAS 6.1. OBJETIVOS 1. Criar a pasta Biblioteca. 2. Executar o comando Wblock (escrever blocos). 3.

Conhecer e utilizar os comandos Ellipse, Polyline e Spline. 4. Desenhar objetos a serem transformados em Wblocks (setas indicadoras do sentido de corte, lavatrio, bancada e torneira). 5. Conhecer e utilizar os comandos Ray e Construction Line. 6. Obter hachuras pr-definidas ou definidas pelo usurio. 7. Criar e editar hachuras. 8. Obter as hachuras dos pisos na planta baixa. 9. Hachurar com preciso. 6.2. ESCREVENDO BLOCOS A partir de um desenho, de um bloco e at mesmo de um desenho inteiro, podese, utilizando o comando Wblock (Write block = escrever bloco), gerar um arquivo de desenho, cujo contedo poder, como um bloco, ser inserido em qualquer outro arquivo de desenho. Antes de iniciar a criao de blocos por Wblock conveniente criar uma pasta denominada BIBLIOTECA para hospedar os arquivos. Tal pasta dever ser criada dentro da pasta NOME DO ALUNO, que est localizada dentro da pasta DESENHO II. O comando Wblock executado entrando-se com a letra W na linha de comando, seguido de Enter (W ), quando ento ser aberta a caixa de dilogo Write Block (escrever bloco) Figura 110.

(a)

(b)

FIGURA 110. Caixa de dilogo Write Block: (a) O desenho fonte um bloco do arquivo de desenho; (b) o desenho fonte formado de objetos.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

112

Na rea Source (fonte) tm-se trs alternativas: Block (bloco), Entire drawing (desenho inteiro) e Objects (objetos): 1. Block (bloco) Figura 110-a o desenho fonte est presente no arquivo atual como um bloco. Ao se optar por Block ser aberta uma caixa de seleo e, ao clicar na seta sua direita, abrir uma lista suspensa, que permitir a seleo do nome do bloco desejado, dentre os blocos existentes no arquivo atual. Nesta opo, as reas Base Point (ponto base) e Select Objects (selecionar objetos) se encontraro desativadas, j que sero os do bloco selecionado. Na rea Destination (destinao), em File name (nome do arquivo), escreve-se o novo nome do arquivo, em substituio a new block (novo bloco) antes da extenso .dwg. Em Location (locao), a lista suspensa da caixa de seleo permite obter o caminho do endereo do arquivo que se deseja armazenar e posteriormente acessar o bloco (C:\Meus documentos\DESENHO II\NOME DO ALUNO\BIBLIOTECA); se o endereo ainda no constar da lista, o boto direita da caixa de seleo (... = Browse) permitir obt-lo, navegando-se adequadamente. Em Insert units (unidades de insero), selecionar a unidade utilizada na elaborao do desenho do bloco (Meters), que ser a utilizada quando da insero do bloco se nenhuma unidade for selecionada ser exibida a palavra Unitless (sem unidade). Para finalizar, clica-se em OK. OBSERVAES: a. O desenho de um arquivo Wblock, originado a partir de um bloco, ser constitudo por objetos, com o ponto de insero do bloco original coincidente com a origem do sistema de coordenadas cartesianas absolutas (UCS). b. Se, ao se tentar abrir um arquivo Wblock, nenhum objeto for mostrado, especialmente se foi originado de um bloco, deve-se executar Zoom Extents (Z E ) para exibi-lo na rea de desenho. Exemplo 1: Transformar em Wblock os blocos obtidos por Mblock do arquivo ... PLANTA_BAIXA_PAREDES+PORTAS+JANELAS. 2. Objects (objetos) Figura 110-b o desenho fonte, presente no arquivo atual, constitudo de objetos. Nesta opo, sero ativadas as reas Base Point (ponto base) e Select Objects (selecionar objetos). Clicar no boto Base Point permitir obter o ponto base de insero do bloco (Pick Insertion Base Point) aps clicar no ponto desejado para o ponto de insero, a caixa de seleo retornar. Na rea Objects (objetos), clica-se em Select Objects para selecionar os objetos que constituem o desenho do qual se deseja obter blocos (conclui-se a seleo com Enter). Nessa rea, tambm se pode, alternativamente, optar por Retain, para reter os objetos no arquivo de desenho atual, Convert to block, para convert-los para bloco, ou Delete from drawing, para deletar do arquivo de desenho. Na rea Destination (destinao) comporta-se como descrito anteriormente para a opo Block. 3. Entire drawing (desenho inteiro) todo o arquivo atual de desenho ser transformado em um arquivo Wblock, com todos os elementos e propriedades advindas do original. Neste caso, o ponto de insero do bloco ser a origem do sistema de coordenadas cartesianas absolutas (UCS).
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

113

A insero de um Wblock feita de maneira anloga de um Bmake, acessando a caixa de dilogo Insert (Menu Insert Block Insert ou I ) Figura 111. A nica diferena a utilizao do boto de busca (Browse ...) que abrir o gerenciador de arquivos e possibilitar determinar o arquivo Wblock desejado: Browse ... Select Drawing File (selecionar arquivo de desenho) Look in: (Meus documentos DESENHO II Nome do aluno ) BIBLIOTECA Selecionar o arquivo de desenho desejado (o nome do arquivo aparecer em File name) Open (abrir) A caixa de dilogo Insert ser retornada e exibir, em Path, o caminho do arquivo: C:\Meus documentos\DESENHO II\Nome do aluno\BIBLIOTECA\Nome do arquivo.dwg. OBSERVAES: 1. Aps a insero de um Wblock em um arquivo, ele permanecer como Bmake desse arquivo, podendo ser novamente inserido por seleo na lista suspensa da caixa de seleo Name. 2. O Wblock o desenho de um arquivo ou um arquivo de desenho, e, como tal deve ser purgado (PU ), objetivando a reduo da memria ocupada por esse arquivo.

FIGURA 111. Caixa de dilogo Insert, configurada para a insero do bloco JANELA_BAIXA, localizado em C\Meus documentos\DESENHO II\NOME DO ALUNO\BIBLIOTECA. 6.3. COMANDOS ELLIPSE, POLYLINE E SPLINE 6.3.1. COMANDO ELLIPSE Menu Draw Ellipse (ou EL ) Opes: Center (centro), Axis (eixo) e End (final do eixo), e Arc (arco). A opo Center permite desenhar uma elipse a partir das distncias dos pontos finais dos eixos ao centro da elipse; o primeiro ponto define o maior eixo e o segundo o menor. A opo Axis permite desenhar uma elipse por determinao dos pontos finais dos eixos. A opo Arc permite desenhar um arco elptico. PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 114
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

Escolhendo-se a opo Center (centro) Figura 112-a Specify center of ellipse (especificar o centro da elipse) clica-se na tela no ponto desejado (P1) Specify endpoint of axis (especificar o ponto final do eixo) fornece-se a distncia do ponto final do eixo ao centro da elipse ou clica-se no ponto (P2) Specify distance to other axis or [Rotation]: (especificar a distncia para o outro eixo ou [Rotao]:) especificar a distncia do outro eixo, perpendicular ao primeiro, ao centro da elipse, ou clicar no ponto desejado (P3). Se se optar por Rotation (R ) Specify rotation around major axis (especificar rotao em torno do eixo principal) a elipse, cuja posio definir o eixo menor, ser obtida por sua rotao em torno do eixo maior at que seja obtida a posio desejada. OBSERVAO: Analogamente ao retngulo, obtido pelo comando REC, o desenho de uma elipse formado por uma polilinha (polyline), constituindo-se num nico objeto.

FIGURA 112. Construo de elipse: (a) Opo Center; (b) opo Axis e End; (c) opo Arc. Optando-se por Axis (eixo), End (final do eixo) Figura 112-b Specify axis endpoint of ellipse or [Arc/Center]: (especificar o ponto final do eixo da elipse ou [arco/centro]) clicar no ponto inicial do primeiro eixo da elipse (P1) Specify other endpoint of axis: (especificar o outro ponto final do eixo:) clicar no ponto final do primeiro eixo ou fornecer sua distncia ao ponto inicial (P 2) Specify distance to other axis or [Rotation]: (especificar distncia para o outro eixo ou [rotao]:) entrar com a distncia do ponto final do segundo eixo, perpendicular e relativamente ao primeiro eixo (P3). Para a opo Arc (arco) Figura 112-c Specify axis endpoint of elliptical arc or [Center]: (especificar o ponto final do arco elptico ou [centro]:) clicar no ponto inicial do eixo do arco elptico (P1) Specify other endpoint of axis: (especificar o outro ponto final do eixo:) clicar no ponto ou entrar com sua distncia ao primeiro (P2) Specify distance to other axis or [Rotation]: (especificar distncia para o outro eixo ou [rotao]: - clicar no ponto ou fornecer a distncia do ponto final do segundo eixo, perpendicular e relativamente ao primeiro eixo (P3) Specify start angle or [Parameter]: (especificar o ngulo inicial ou [parmetro]:) fornecer o ngulo inicial relativo ao eixo principal, considerando o seu ponto inicial, ou clicar num ponto que resulte no ngulo desejado (P4) Specify end angle or [Parameter/Included angle]: (especificar o ngulo final ou [parmetro/ngulo incluso (interno)]:) fornecer o
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

115

ngulo final relativo ao eixo principal, considerando o seu ponto inicial, ou clicar num ponto que resulte no ngulo desejado (P5). 6.3.2. COMANDO POLYLINE O comando Polyline permite desenhar linhas bidimensionais, com larguras definidas, retas e/ou curvas, que resultam num nico objeto (Figura 113). Menu Draw Polyline (ou PL ) Specify start point (especificar o ponto inicial) clicar na tela Current line-width is 0.0000 (a largura atual da linha 0,0000) Specify next point or [Arc/Halfwidth/Length/Undo/Width]; (especificar o prximo ponto ou [arco/metade da largura/comprimento/desfazer/largura) se nenhuma opo tiver sido escolhida, ser traada uma linha reta, para qual pode-se fornecer o comprimento do segmento de reta ou clicar em um ponto (anlogo ao comando Line). O desenho obtido por Polyline constitui-se num nico objeto, que poder ser alterado pela seleo de qualquer um de seus Grips, quando executar o comando STRETCH, ou movido ao se clicar e arrastar em um Grip, quando nenhum comando estiver sendo executado. Se se quiser traar arcos de circunferncia, deve-se optar por Arc (arco) Specify endpoint of arc or [Angle/Center/Direction/Halfwidth/Line/Radius/Second pt/Undo/Width]: (especificar o ponto final do arco ou [ngulo/centro/direo/metade da largura/linha/raio/segundo ponto/desfazer/largura]:) clicar no ponto Specify endpoint of arc or ... o arco posterior a ser traado ser tal que a sua parte inicial ter a mesma direo do final do arco anterior (... a direo tangente do final do arco anterior) traam-se quantos arcos forem necessrios pode-se concluir com C para fechar a figura. Selecionando-se o objeto, os Grips ou controles permitiro mudar os raios dos arcos e, por conseguinte, alterar a forma do objeto. PL Current line-width is 0.0000 W (Width) Specify starting width <0.0000> - fornece-se a largura inicial desejada, em unidades de desenho (u.d.) ou, por Enter, aceita-se a default, que a ltima largura utilizada Specify ending width < >: (especificar a largura de finalizao) fornece-se a largura final desejada, em unidades de desenho (u.d.) ou, por Enter, aceita-se a default para cada segmento de reta ou arco a ser traado sero solicitadas as larguras inicial e final. Se nenhum valor diferente for fornecido para a largura, ser assumido o anteriormente usado.

FIGURA 113. Utilizao do comando Polyline.


PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

116

Exemplo 2: No arquivo ... PLANTA_BAIXAPAREDES+PORTAS+ JANELAS, representar, na planta baixa, uma linha de corte transversal e as setas indicadoras de seu sentido. SUGESTO: Criar o layer LINHA_DE_CORTE (linha azul, trao e ponto (linha ACAD_ISO04W100, descrita como ISO long-dash dot = trao-longo ponto), 0,13 mm, Linetype scale sugerido 0.03) e torn-lo atual ou corrente. Construir uma seta ou flecha vertical utilizando Polyline Figura 114-a (ponta da seta: Largura inicial 0.0000, largura final 0.15 (m), que corresponder a 3 mm, quando impressa na escala 1:50, com um comprimento 0.3 (m) (6 mm). Restante da seta: Retornar s larguras inicial e final zero e traar um segmento de 0.7 m, totalizando um comprimento de 1,0 m (2 cm)). Definir, na lista suspensa da caixa de seleo Linetype Control, para toda a seta, o tipo de linha Continuous em vez de By Layer. Transformar a seta em bloco (Wblock), considerando a sua extremidade superior como ponto de insero (Figura 114-b). DESENVOLVIMENTO (Figura 114-a): PL Specify start point: (Especificar o ponto inicial:) - clicar num ponto da tela Current line-width is 0.0000 (A largura da linha atual ou corrente 0.0000 igual ltima largura utilizada pelo comando) Specify next point or [Arc/Halfwidth/Length/Undo/ Width]: (Especificar o prximo ponto ou ...:) W , para redefinir as larguras inicial e final do primeiro segmento da polilinha Specify starting width <0.0000>: (Especificar a largura inicial <0.0000>) Fornecer o valor desejado ou apenas Enter ( ) para aceitar o valor default, que o caso Specify ending width <0.0000>: (Especificar a largura final <0.0000 = ao valor da largura inicial>) Fornecer .15 , o valor desejado, ou apenas Enter ( ), para aceitar o valor default, que no o caso Specify next point or [Arc/Halfwidth/Length/ Undo/Width]: (Especificar o prximo ponto ou ...:) Deslocar o cursor verticalmente para baixo e fornecer 0.3 , o comprimento da primeira parte da seta Specify next point or [Arc/Halfwidth/ Length/Undo/Width]: (Especificar o prximo ponto ou ...:) W , para redefinir as larguras inicial e final do segundo segmento da polilinha Specify starting width <0.1500>: (Especificar a largura inicial <0.1500>) Fornecer o valor desejado 0.0000 Specify ending width <0.0000>: (Especificar a largura final <0.0000 = ao valor da largura inicial>) Enter ( ), para aceitar o valor default 0.0000 Specify next point or [Arc/Halfwidth/Length/Undo/Width]: (Especificar o prximo ponto ou ...:) Deslocar o cursor verticalmente para baixo e fornecer 0.7 , o comprimento da segunda parte da seta Enter ( ), para encerrar o comando Polyline Selecionar toda a flecha ou seta, clicando sobre ela Lista suspensa da caixa de seleo Linetype Control Continuous Escape (Esc). OBSERVAO: A seta, de 1,0 m de comprimento, quando inserida em um desenho que ser impresso na escala 1:50, apresentar um comprimento de 2,0 cm (f = 2 cm/m). Para que se tenha a seta impressa sempre com 2,0 cm de comprimento, deve-se considerar, na configurao da insero, na caixa de dilogo Insert, os fatores de escala: X = Y = 0.2, para 1:10; X = Y = 0.4, para 1:20; X = Y = 0.5, para 1:25; X PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 117
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

= Y = 1.5, para 1:75; X = Y = 2, para 1:100; X = Y = 4, para 1:200; X = Y = 5, para 1:250; X = Y = 8, para 1:400; X = Y = 10, para 1:500, .... Para fins de complementao, as opes do comando Polyline so: 1. Arc (A ): Quando o prximo elemento desenhado for um arco de circunferncia. 2. Close (C ): Fecha a polilinha, com um segmento de reta ou com um arco, dependendo da opo que estiver em execuo.

FIGURA 114. Aplicao do comando Polyline na construo da seta indicadora do sentido de corte. 3. Halfwidth (H ): Permite determinar a metade da largura da polilinha, exigindo o fornecimento da metade da largura inicial do segmento (Starting halfwidth) e da metade da largura final do segmento (Ending half-width), tornando-se esta ltima a metade da largura para os prximos segmentos, enquanto no for alterada. 4. Lenght (L ): Permite especificar o comprimento do segmento de reta: ... L Specify lenght of line: Entrar, na linha de comando, com o valor do comprimento em u.d.. 5. Undo (U ): Desfaz o ltimo elemento desenhado. 6. Width (W ): Permite a especificao das larguras inicial (Specify starting width) e final (Specify ending width) do segmento a ser desenhado, tornando-se esta ltima a largura para os prximos segmentos, enquanto no for alterada. As sub-opes para a opo Arc so: 1. Angle (A ): Permite especificar o ngulo interno determinado pelo arco de circunferncia (Specify included angle) e o ponto final do arco (Specify endpoint of arc or [Center/Radius], podendo-se tambm optar pela especificao do centro do arco (Center) ou pelo seu raio (Radius). 2. Center (CE ): Permite determinar o centro do arco a ser desenhado, solicitando esse centro (Specify center point of arc) e o ponto final do arco (Specify
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

118

endpoint of arc or [Angle/Length]), podendo-se ainda optar por fornecer o ngulo determinado pelo arco ou o comprimento da corda do arco. 3. Close (CL ): Fecha a polilinha com um arco de circunferncia. 4. Direction (D ): Permite determinar a direo de um novo arco de circunferncia. 5. Halfwidth (H ): Permite determinar a metade da largura da polilinha. 6. Line (L ): Permite voltar a desenhar segmentos de reta em vez de arcos de circunferncia. 7. Radius (R ): Solicita o raio do arco a ser desenhado (Specify radius of arc) e o ponto final do arco (Specify endpoint of arc or [Angle]), podendo-se optar em fornecer o ngulo interno determinado pelo arco. 8. Second pt (S ): Solicita a especificao do segundo e do terceiro pontos de um arco de circunferncia determinado por trs pontos. 9. Undo (U ): Desfaz o ltimo arco desenhado. 10. Width (W ): Permite especificar as larguras inicial (Specify starting width) e final (Specify ending width) de um arco de circunferncia. 6.3.3. COMANDO SPLINE O comando Spline permite desenhar curvas suaves (de 3 grau) que passam por um conjunto de pontos especificados, resultando num nico objeto (Figura 115-a). Seus pontos podem ser editados, facilitando o desenho das diferentes curvas (Figura 115-b). Uma Spline pode ter seu grau elevado at 26, por execuo de SPLINEDIT. Menu Draw Spline (ou SPL ) Specify first point or [Object]: (especificar o primeiro ponto ou [Objeto]:) clica-se no ponto desejado Specify next point aps especificar o ponto, pode-se movimentar o cursor de modo a estabelecer uma curva Specify next point or [Close/Fit tolerance] <start tangent>: a opo default faz com que a curva que est sendo iniciada tangencie o final da anterior. As opes do comando Spline so: 1. Close (C ): Permite fechar o objeto com um arco. 2. Fit Tolerance (F ): Permite determinar a tolerncia de afastamento entre os pontos da curva traada e os pontos especificados. Um valor zero (0.0000) determina que os pontos da Spline passaro exatamente sobre os pontos especificados. Um valor maior que zero permitir suavizar a Spline desenhada. 3. Object (O ): Permite transformar polilinhas e objetos em Splines. OBSERVAES: 1. Tanto na Polyline quanto na Spline pode-se entrar diretamente com o valor do comprimento de um segmento de reta, analogamente ao comando Line. 2. Um desenho contendo vrias Splines ocupa menos memria em disco que um arquivo com Polylines. 3. Em uma Spline selecionada aparecero Grips ou controles que permitiro alterar a sua forma, selecionando-os (clicando sobre eles Figura 115-b) e arrastando. PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 119
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

Exemplo 3 (Figura 116): Utilizando o comando Spline e outros, desenhar a cama de casal, mostrando a colcha e os travesseiros (Figura 116-b). Transform-los, por Wblock, em blocos, armazenando-os na pasta BIBLIOTECA. Layer CAMA: Yellow, Continuous, 0.05 mm.

FIGURA 115. Objeto formado por linhas curvas obtidas pelo comando Spline. Em (b) a Spline, selecionada, mostra os Grips correspondentes aos seus pontos.

FIGURA 116. Cama de casal as linhas curvas so obtidas pelo comando Spline. 6.4. EXERCCIOS 1. Desenhar um lavatrio, com torneira e bancada (Figura 117). Transform-los, por Wblock, em blocos, armazenando-os na pasta BIBLIOTECA. Layer LAVATRIO: Yellow, Continuous, 0.09 mm.

FIGURA 117. Lavatrio, torneira e bancada.


PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

120

6.4.1. DESENHANDO O LAVATRIO EL (ou Draw Ellipse Center) Specify axis endpoint of ellipse or [Arc/Center]: C , para opo Center Specify center of ellipse: ponto da tela para especificar o centro da elipse Specify endpoint of axis: - Ativar Ortho, deslocar o cursor para a direita e digitar 0.25 , para um eixo de 0,50 m Specify distance to other axis or [Rotation]: Digitar 0.22, para um eixo de 0,44 m (est concluda a elipse externa Figura 118-a) O (Offset) Specify offset distance or [Through] : .05 , para obter uma elipse interna a 5 cm (0,05 m) da externa Select object to offset or exit : selecionar a elipse externa Specify point on side to offset deslocar o cursor para o interior da elipse e clicar (est concluda a elipse interna) Esc (Figura 118-b) Ativar OSNAP quadrante XL = ex-line) (ou Draw Construction Line _xline Specify a point or [Hor/Ver/ Ang/Bisect/Offset]: - Na linha de comando fornecer H , para obter uma linha auxiliar infinita na horizontal Specify through point: Clicar no quadrante superior da elipse externa, seguido de Enter ou clique direito para encerrar) Figura 118-c Enter, ou clique direito, para reiniciar o comando Construction Line XLINE Specify a point or [Hor/Ver/Ang/Bisect/Offset]: O , para copiar (deslocar) a linha auxiliar infinita para baixo Specify offset distance or [Through] <0.0500>: .11 (0,11 m) Select a line object: - Clicar na primeira linha auxiliar infinita Specify side to offset: - Clicar abaixo da primeira linha auxiliar infinita Figura 118d. Apagar a primeira linha auxiliar infinita. Utilizando Trim (TR , cortar as partes da linha auxiliar e da elipse interna, de modo que reste apenas um segmento de reta horizontal que una as extremidades do arco elptico interno. Se necessrio, deletar as partes restantes da linha auxiliar Figura 118-e.

FIGURA 118. Construo do lavatrio. Para determinar a posio do orifcio de sada de gua, manter ORTHO ativado e, utilizando o comando RAY (ou Draw Ray), traar uma linha auxiliar vertical semi-infinita, que se inicia no ponto mdio do segmento horizontal e termina em menos infinito (RAY _Ray Specify start point: (especificar o ponto inicial) clicar no ponto mdio do segmento de reta horizontal Specify through point: (especificar um ponto atravs do qual a reta passa) - clicar num ponto abaixo, de
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

121

modo a obter a linha semi-infinita na vertical Enter ou clique direito, para encerrar (Figura 119-a). Utilizando XL (ex-line), na opo Horizontal (Hor H ), no ponto de interseo entre a elipse interna e a linha semi-infinita auxiliar vertical, traar uma reta auxiliar horizontal infinita tangente a essa elipse (Figura 119-b) Enter, ou clique direito, para reiniciar o comando Construction Line XLINE Specify a point or [Hor/Ver/Ang/Bisect/Offset]: O , para copiar (deslocar) a linha auxiliar infinita para cima Specify offset distance or [Through] <0.1100>: .21 (0,21 m) Select a line object: - Clicar na primeira linha auxiliar infinita Specify side to offset: - Clicar acima da primeira linha auxiliar infinita Figura 119-c. Deletar a linha auxiliar infinita inicial (Figura 119-d). Traar duas circunferncias, com centro no ponto determinado pela interseo das duas retas auxiliares, horizontal e vertical, de dimetros .025 (2,5 cm = 0,025 m) e .055 m (5,5 cm = 0,055 m). Para tal, ativar OSNAP Intersection. C Specify Center point for circle or [3P/2P/Ttr] (tan tan radius): clicar em Intersetion, para definir o centro Specify radius of circle or [Diameter] D Specify diameter of circle : .025 Repetir os passos para um dimetro .055 Figura 119-e). Apagar as linhas auxiliares restantes (Figura 119-f).

FIGURA 119. Representao do orifcio do lavatrio. 6.4.2. DESENHANDO A BANCADA DO LAVATRIO Utilizando o comando Construction Line (XL ), traar linhas horizontais auxiliares tangentes s marcas dos quadrantes superior e inferior da elipse externa (Figura 120-a). Executar Offset para obter linhas horizontais distanciadas das marcas de quadrante, acima e abaixo da elipse externa, de 0,06 m (Figura 120-b). Apagar as linhas auxiliares (Figura 120-c). Utilizando Xline, na opo Vertical (Ver V ), traar uma reta auxiliar vertical que passe pelas marcas de quadrante superior e inferior da elipse externa (Figura 120-d). Realizar Offset da linha auxiliar vertical deslocando-a, para a esquerda e para a direita, de 0,415 m (Figura 120-e). Apagar a reta auxiliar vertical (Figura 120-f). Utilizando Trim, definir o retngulo que
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

122

representar a bancada de 0,83 m de comprimento e 0,56 m de largura (ou profundidade) Figura 120-g.

FIGURA 120. Desenhando a bancada do lavatrio. 6.4.3. LOCALIZANDO E DESENHANDO A TORNEIRA 6.4.3.1. Localizando a torneira: Para determinar o ponto de localizao da torneira, executar Offset deslocando o segmento de reta horizontal do lavatrio 0,04 m para cima (Figura 121-b). Em seguida, traar uma reta vertical auxiliar passando pelas marcas de quadrante inferior e superior da elipse externa. O ponto central ser a interseo das duas retas auxiliares (Figura 121-c).

FIGURA 121. Localizando o ponto central da torneira. 6.4.3.2. Desenhando a torneira: Usando OSNAP Intersection, para determinar o ponto de localizao da torneira (Figura 121-c), traar uma circunferncia de dimetro 0,04 m (Figura 122-a). Deslocar (Offset) a circunferncia 0,005 m (0,5 cm ou 5 mm) para dentro, de modo a obter uma circunferncia interna (Figura 122-b). Traar uma reta horizontal auxiliar tangente circunferncia externa, na marca de quadrante superior (Figura 122-c). Deslocar (Offset) essa reta horizontal auxiliar 0,14 m para baixo (Figura 122-d). Nessa, obter um segmento de reta horizontal de 0,02 m de comprimento, deslocando a reta vertical auxiliar (Offset (.01)) para determinar os
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

123

pontos limites, um a 0,01 m do lado direito e outro a 0,01 m do esquerdo (Figura 122e). Deletar a reta horizontal auxiliar (Figura 122-e). Utilizar o comando Trim para eliminar as partes excedentes (Figura 122-f). Apagar as retas verticais auxiliares (Figura 122-g). Traar quatro segmentos de reta que unam cada quadrante lateral, esquerdo e direito, das circunferncias externa (0,04 m de dimetro) e interna (0,03 m de dimetro), respectivamente, aos pontos finais, esquerdo e direito, do segmento horizontal de 0,02 m (2 cm) Figura 122-h. Apagar a reta auxiliar e executar Trim para cortar as partes das linhas em excesso (Figura 122-i).

FIGURA 122. Desenhando a torneira. Utilizando as Figuras 121-c e 122-i pode-se obter o lavatrio completo, com torneira e bancada (Figura 123-c).

FIGURA 123. Lavatrio completo, com torneira e bancada. 2. Utilizando o desenho da planta baixa de forma completa (Figuras 89 e 90), entregue aos estudantes sob a forma de Wblocks a ser guardados na pasta BIBLIOTECA, transformar em blocos, por Wblock, os objetos nela apresentados. 3. Inserir os blocos desejados na planta baixa em elaborao. Antes da insero dos blocos, estabelecer layers adequados. Adequar as larguras de layers definidas como Default, que normalmente 0,25 mm. Procurar agrupar os blocos em um nico layer. Aps a insero, utilizando o comando Purge (PU ), eliminar os itens (layers, blocos, ...) no utilizados. 6.5. HACHURAS Hachuras so desenhos ou representaes grficas de superfcies, de acordo com os materiais utilizados em construes, que consistem em um recurso de preenchimento de uma rea fechada e se comportam, cada uma, como um nico PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 124
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

objeto. Por meio de uma hachura procura-se representar o material de uma construo, atravs de convenes ou tentando mostrar a aparncia final da superfcie. Desta maneira, pode-se utilizar hachuras para representar pisos e paredes impermeabilizados, paredes cortadas de alvenaria de tijolo, fundao de concreto ciclpico (onde se procura representar as pedras), parede vista de tijolos aparentes, de pedras, dentre muitas outras situaes. 6.5.1. CAIXA DE DILOGO BOUNDARY HATCH Draw Hatch (hachura) ou H ou (BH ) caixa de dilogo Boundary Hatch (limite da hachura ou caixa de dilogo hachura) Figura 124 lista suspensa da caixa de seleo Type (tipo da hachura), que permite trs opes: Predefined tipo predefinido ou configurado pelo programa (Figura 124-a); User defined (definido pelo usurio Figura 124-b) e Custom (personalizado o usurio estabelece os tipos de sua preferncia pessoal, personalizando-os).

FIGURA 124. Caixa de dilogo Boundary Hatch, com a aba Quick ativada, para os tipos (Type) Predefined (a) e User defined (b). OBSERVAO: A caixa de dilogo da verso mais recente do programa denominada Hatch and Gradient, apresentando as abas Hatch (em vez de Quick), e Gradient (que permite a obteno de graduaes com uma ou duas cores), possibilitando a expanso para as opes existentes atualmente em Advanced. Hatch (hachura) e Gradient (graduao) so objetos independentes que podem ser trabalhados (criados e editados) numa mesma rea. Se a opo for pelo tipo predefinido (Predefined), pode-se abrir a lista suspensa da caixa de seleo Pattern (padro) e selecionar quaisquer um dos tipos listados, desde Solid (slido) at Zig zag. Para cada um dos tipos selecionados a caixa Swatch permitir a sua visualizao. Ao se clicar no boto direita da seta da caixa de seleo Pattern ser aberta a lista suspensa Hatch Pattern Palette (palheta de padres de hachura), com as abas ANSI (American National Standard Institute), ISO (International Standard Organization), Other Predefined (outros predefinidos Figura 125) e Custom (personalizado). De acordo com a aba ativada, pode-se selecionar o tipo padro PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 125
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

desejado clicando sobre ele, seguido de OK (o clique e o OK podem ser substitudos por um clique duplo). Quando se opta por um tipo de hachura predefinido, abrem-se as caixas de texto Angle (ngulo) e Scale (escala) que, respectivamente, permitem obter o ngulo e o fator de escala adequados, que podero ser escolhidos dos valores apresentados nas listas suspensas ou podero ser digitados (Figura 124-a).

FIGURA 125. Caixa de dilogo Boundary Hatch e a palheta de padres de hachura Hatch Pattern Palette, com a aba Other Predefined ativada. Na opo User defined (tipo de hachura definido pelo usurio Figura 124-b) abriro as caixas: Swatch, que permitir a visualizao do tipo de hachura, Angle, a definio do ngulo desejado, e Spacing, o fornecimento do valor, em unidades de desenho (u.d.), desejado para o espaamento entre as linhas. Quando a caixa de marcao da opo Double (duplo) estiver desmarcada, Swatch apresentar linhas paralelas horizontais (Figura 124-b); quando estiver marcada, apresentar linhas paralelas horizontais e verticais, formando quadrculas (Figura 126). A opo Double ideal para a obteno de hachuras que representaro objetos nas formas retangular, quadrada e losangular (Figura 127).

FIGURA 126. Configurao de hachura definida pelo usurio (User defined), na opo Double. PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 126
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

127

FIGURA 127. Hachuras definidas pelo usurio.

Na aba Advanced (avanado Figura 128), na rea Island detection style (estilo de deteco de ilha) a opo Normal permitir o hachuramento de reas alternadas, sequencialmente de fora para dentro (Figura 129-a). A opo Outer (exterior) permitir hachurar apenas a regio mais externa delimitada por uma rea fechada, excluindo a (s) ilha (s) interna (s) Figura 129-b. A opo Ignore permitir hachurar toda uma superfcie fechada, no importando os objetos em seu interior (ilhas) Figura 129-c.

FIGURA 128. Aba Advanced, na caixa de dilogo Boundary Hatch, ativada, com a opo Normal selecionada.

FIGURA 129. Hachuras obtidas nos estilos de deteco de ilhas: Normal (a), Outer (b) e Ignore (c). OBSERVAO: Ilha qualquer objeto que se encontra dentro de uma superfcie ou regio que se deseja preencher com uma hachura. Na rea Composition (composio), se o boto de rdio referente opo Associative (associativa) estiver marcado, a hachura de uma superfcie (rea ou PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 128
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

regio) acompanhar as variaes promovidas em sua forma. Caso Nonassociative esteja marcada, a hachura no seguir a variao da forma da superfcie.

FIGURA 130. Preenchimento de uma superfcie com hachura definida pelo usurio nas opes Associative e Nonassociative. Na rea Object type (tipo do objeto), Figura 128, poder ser marcada a caixa de seleo Retain Boundaries (reter fronteiras), que ativar a lista suspensa sua esquerda. Quando, na lista suspensa, for selecionada Polyline (polilinha), a linha que limita a superfcie ser retida na forma de uma polilinha. Se na lista suspensa optar-se por Region (regio), ser estabelecida uma regio nica, delimitada pelas linhas da superfcie externa. A hachura, tambm nica, ser apresentada de acordo com a opo do estilo de deteco de ilha. No estabelecimento de uma hachura na opo Retain Boundaries, a associatividade dos limites da hachura removida (Hatch boundary associativity removed) e ela no acompanhar qualquer alterao da forma da superfcie. Clicar no boto Pick Points (clicar nos pontos) permite selecionar a superfcie (rea) a ser hachurada. Para isto necessrio clicar em um ponto de uma superfcie fechada. Com o mesmo comando Pick Points pode-se selecionar diferentes superfcies fechadas a serem hachuradas, clicando-se em um ponto de cada uma dessas superfcies. Pick Points a caixa de dilogo ser fechada para que se possa clicar em um ponto da superfcie fechada Enter a caixa de dilogo retornar Preview permitir a visualizao prvia da hachura no desenho Enter ou clique direito para retornar caixa de dilogo se no for necessria nenhuma alterao, clicar em OK para concluir. OBSERVAES: 1. A rea a ser hachurada dever estar totalmente exibida na rea de desenho. 2. Manter a tecla Shift pressionada enquanto se realiza a seleo das diferentes reas. 3. A seleo finalizada sempre com Enter. Tambm se pode obter hachuras optando-se por selecionar os objetos ou elementos que determinam a regio que ser hachurada, clicando em Select Objects (selecionar objetos), em vez de Pick Points, para clicar em pontos no interior da rea
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

129

a ser hachurada clicar nos objetos desejados Enter ... . As observaes anteriores tambm se aplicam para o caso. Pode-se hachurar uma regio entre dois objetos que no constituem uma superfcie fechada, pela opo Select Objects (Figura 131). A essa situao no se adequam todos os tipos de hachuras, apenas aquelas que apresentam linhas que possam originar-se em um objeto e terminar no outro. A opo Pick Points somente se aplica para pontos situados no interior de superfcies fechadas.

FIGURA 131. Hachuramento de superfcies abertas (hachura tipo Predefined, ANSI31, Scale 0.0800, Normal). OBSERVAO: A partir da verso 2005 do programa possvel o preenchimento de reas no completamente fechadas, atravs do estabelecimento do valor da tolerncia desejada, em unidades de desenho (u.d.), em Gap tolerance da aba Advanced. Na rea Island detection method (mtodo de deteco de ilha), da aba Advanced, Flood inclui as ilhas existentes dentro da rea fechada como fronteiras para a hachura que se est utilizando para o preenchimento; Ray casting faz uma linha de um ponto especificado at o objeto mais prximo e traa a fronteira no sentido anti-horrio, excluindo as ilhas como fronteiras (ignorando-as) Figura 132.

FIGURA 132. Mtodo de deteco de ilha: Flood (a) e Ray casting (b) hachura tipo Predefined, ANSI31, 45, Scale 0.0500, Normal.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

130

O boto Inherit Properties (herdar propriedades) permite copiar as propriedades de uma hachura utilizada em uma regio, rea ou superfcie para outra. O boto Remove Islands (remover ilhas) permite remover a seleo de objetos (ilhas), no interior de uma superfcie, que no devero ser hachurados. Este comando s ser habilitado aps a seleo da rea a ser hachurada. 6.5.2. EDIO DE HACHURA Se o tipo de hachura no ficar como o desejado, pode-se alterar ou simplesmente delet-lo. Para alterar uma hachura, clicar duplo sobre qualquer um de seus pontos, j que ela se comporta como um nico objeto, que ser aberta a caixa de dilogo Hatch Edit (editar hachura), que permitir alteraes no tipo, padro, ngulo e fator de escala (ou ngulo, espaamento e Double, para a opo User defined). Para concluir, clicar em OK. Para deletar (apagar) seleciona-se a hachura, clicando sobre um de seus pontos e em seguida no boto Delete. 6.5.3. HACHURANDO COM PRECISO Uma hachura tem sua origem coincidente com a do sistema de coordenadas do usurio (UCS), que originalmente coincide com o WCS (sistema de coordenadas global), com coordenadas 0,0,0, como na Figura 132-a. Assim, se se quiser determinar o ponto de incio da hachura deve-se mudar a origem do UCS para o ponto desejado (Figura 132-b).

FIGURA 133. Hachura (User defined, Double, Angle 0 e Spacing 0.3000): (a) com origem em WCS original (0,0,0) e (b) com a origem em UCS, localizado no vrtice inferior esquerdo do quadrado (0,0,0). Para determinar uma nova origem para o UCS: UCS Current ucs name: *WORLD* Enter an option [New/Move/orthoGraphic/Prev/Restore/Save/Del/ Apply/?/World] <World>: M Specify new origin point or [Zdepth] <0,0,0>: clicar no ponto desejado para a nova origem do UCS, que passar a apresentar coordenadas 0,0,0 (o canto inferior esquerdo do quadrado da Figura 133-b).
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

131

A ttulo de complementao, as opes do comando UCS so: 1. New: Permite definir um novo UCS por uma das sub-opes: 1.1. Origin: Muda a origem do UCS, transladando-o, para o novo ponto especificado (Specify origin of new UCS or ...), sendo 0,0,0 o default. 1.2. ZAxis: Solicita um ponto de origem e uma ordenada positiva para o eixo dos Z, sendo 0,0,1 o default. 1.3. 3point: Cria um novo UCS pela definio de trs pontos: P1 = origem do UCS (... 3 Specify new origin point <0,0,0>:); P2 que, juntamente com P1, determina o semi-eixo positivo dos X (Specify point on positive portion of X-axis < , , 0>:), e P3 que, juntamente com P1, determina o semi-eixo positivo dos Y (Specify point on positive-Y portion of the UCS XY plane < , ,0>). 1.4. OBject: Faz com que o UCS fique no mesmo plano do objeto selecionado (Select object to align UCS:). 1.5. Face: O UCS pertencer ao plano da face selecionada de um objeto tridimensional slido (Select face of solid object:). 1.6. View: O UCS ser paralelo tela. 1.7. X,Y,Z: O UCS ser criado a partir da rotao do atual ou corrente em torno do eixo indicado: X, Y ou Z (... Z Specify rotation angle about Z axis <90>:). 2. Move: Permite redefinir a posio do UCS pela alterao da origem (Specify new origin point ...) ou pela sua profundidade (... Zdepth). 3. orthoGraphic: Especifica um dos seis UCS ortogrficos: Top (Superior), Bottom (Inferior), Front (Frontal ou de frente), Back (Posterior), Left (Esquerda) e Right (Direita). 4. Prev: Restabelece o UCS anterior ou prvio. 5. Restore: Restabelece um dos UCS salvos ou nomeados. 6. Save: Salva o UCS atual ou corrente, exigindo o seu nome (... S Enter name to save current UCS or [?]:). 7. Del: Permite deletar um UCS nomeado (... D Enter UCS name(s) to delete < >:). 8. Apply: Permite aplicar o UCS corrente ou atual a cada um dos Viewports ou a todos eles (... A Pick viewport to apply current UCS or [All] <current>:). 9. ?: Lista as caractersticas dos UCS (origem e as definies dos eixos X, Y e Z) salvos ou nomeados (... ? Enter UCS name(s) to list <*>:). A opo default lista as caractersticas de todos os UCS nomeados. 10. World: Torna ativo o WCS, que a opo default. OBSERVAES: 1. Aps estabelecer a hachura relativa ao UCS desejado, pode-se retornar para o WCS, que o UCS original em um arquivo, que a hachura no ser alterada. Para retornar o UCS para WCS: UCS Current ucs name: *NO NAME* Enter an option [New/Move/orthoGraphic/Prev/Restore/Save/Del/Apply/?/World] <World>: , para aceitar a opo default, World. 2. As verses mais recentes do programa j permitem determinar, na caixa de dilogo Hatch and Gradient, a origem do UCS para a hachura a ser estabelecida. PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 132
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

6.5.4. EXERCCIO Na planta baixa, representar, por meio de hachuras, que representem cermicas, os pisos da varanda, banheiro, cozinha e rea de servio. Estabelecer um layer HACHURA, considerando a cor vermelha, linha contnua, com 0.05 mm de largura. Considerar diferentes espaamentos entre as linhas, de acordo com as dimenses usuais das cermicas (0,05 m x 0,05 m; 0,10 m x 0,10 m: 0,20 m x 0,20 m; 0,20 m x 0,30 m; 0,30 m x 0,30 m; 0,45 m x 0,45 m ...). Na Figura 134, foram utilizadas as hachuras: 1. Na varanda e no banheiro: User defined, Double, Angle: 45 e Spacing: 0.2000; 2. na rea de servio: User defined, Double, Angle: 0 e Spacing: 0.2000, e, 3. na cozinha: User defined, Double, Angle: 0 e Spacing: 0.3000. OBSERVAES: 1. Os objetos que forem utilizados para o fechamento de reas abertas, que sero preenchidas com hachuras, devero pertencer ao layer HACHURA. 2. Dimenses dos azulejos: 0,15 m x 0,15 m. 6.6. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA BALDAM, R. L. AutoCAD 2002: Utilizando totalmente. So Paulo: rica, 2002. 484 p. BALDAM, R. L.; COSTA, L. AutoCAD 2004: utilizando totalmente. 2. ed. So Paulo: rica, 2004. 486 p. FREY, D. AutoCAD 2002: a Bblia do iniciante. Rio de Janeiro: Cincia Moderna Ltda, 2003. 560 p. JUSTI, A. R.; JUSTI, A. B. AutoCAD 2005 2D. Rio de Janeiro: Brasport, 2005. 253 p. LIMA, C. C. N. A. Estudo dirigido de AutoCAD 2007. So Paulo: rica, 2006. 300 p. SAMPAIO, L. A. A. AutoCAD 2002: dominando 110%. Rio de Janeiro: Brasport, 2002. 300 p. SATHLER, N. S. Notas de aula de desenho: desenho arquitetnico. Mossor: ENA/ESAM, 1999. 132 p. (Boletim Tcnico-Cientfico 27).

PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 06 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

133

You might also like