You are on page 1of 22

8. ESCREVENDO TEXTOS 8.1. OBJETIVOS 1. Configurar estilos de texto. 2.

Escrever, editar e gerenciar textos, com uma linha ou com diversas linhas. 3. Definir a altura de texto, de acordo com a altura do texto impresso e a escala de impresso. 4. Identificar e utilizar a justificao do texto. 5. Escrever os ttulos dos desenhos. 6. Etiquetar os cmodos na planta baixa. 7. Calcular as reas dos cmodos na planta baixa. 8.2. ESTILOS DE TEXTO Os textos so muito utilizados nos desenhos, para as etiquetas de identificao dos cmodos, ttulos, legendas, notas, cotas (dimenses) ... . Cada caso poder requerer uma altura, direo e tipo de letra diferente. O programa apresenta dois tipos de objetos de texto: 1. Texto com uma linha (Single Line Text) e 2. Texto com diversas linhas (Multiline Text). No texto com uma linha tem-se um objeto para cada linha de texto, seja a linha formada por uma letra ou por muitas palavras. Este tipo de texto til para: as etiquetas de identificao dos cmodos, os ttulos dos desenhos e as pequenas notas. As cotas (dimenses), as notas maiores, ou qualquer outro texto desejado, so feitos com textos com diversas linhas. O programa trata o corpo inteiro de um texto com diversas linhas como um nico objeto, consistindo o texto em apenas uma letra ou muitos pargrafos. 8.2.1. CONFIGURANDO ESTILO DE TEXTO Um estilo de texto consiste na combinao do seu nome e das propriedades dos caracteres (letra, nmero, smbolo...) que o compe, como: Tipo de fonte, altura, fator de largura, ngulo oblquo, e algumas outras definies, em grande parte estticas. As propriedades do estilo de texto so configuradas ou formatadas na caixa de dilogo Text Style (estilo de texto) Figura 174, que pode ser acessada por: Menu Format Text Style... (estilo de texto), ou digitando ST (ST deve-se ao nome do comando: Style). OBSERVAES: 1. Ao se escrever textos, recomendado criar um layer TEXTO e torn-lo atual para os diferentes estilos de textos (ETIQUETA, TTULO, LEGENDA, ...), sendo melhor, pela maior flexibilidade, criar um layer para cada tipo de texto: TEXTO_ETIQUETA, TEXTO_TTULO, TEXTO_LEGENDA, ... . 2. conveniente que, ao se escrever textos onde existam hachuras, os layers das hachuras estejam desligados. 3. A caixa de dilogo Text Style tambm pode ser acessada pelo boto Text Style, na barra de ferramentas Text.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

163

4. A partir da verso de 2004, uma lista suspensa para estilo de texto foi incorporada tela grfica, juntamente com a de estilo de cota, resultando na barra de ferramenta Styles.

FIGURA 174. Caixa de dilogo Text Style, mostrando o estilo de texto Standard e suas caractersticas. 8.2.1.1. A ESCALA DO DESENHO E A ALTURA DO TEXTO Na elaborao de um desenho so utilizadas as medidas ou dimenses reais. Entretanto, a escala numrica ser relevante quando da impresso do desenho, em que cada medida linear real ser reduzida (ou ampliada) de um valor correspondente ao mdulo da escala utilizada. Na escala 1:50, cada medida linear do desenho impresso ser 50 vezes menor que a respectiva medida linear real; na escala 5:1, cada medida linear do desenho impresso ser 5 vezes maior que a respectiva medida linear real. O mesmo fator de reduo (ou de ampliao), aplicado s medidas reais do desenho, ser tambm aplicado aos seus textos, que se comportam como qualquer outro objeto, de modo que, na configurao do estilo de texto, a altura do texto (Height), expressa em unidade do desenho (u.d.), dever corresponder: 1. Escala de reduo: ao produto da altura que se deseja para o texto impresso (mm) e o mdulo da escala do desenho impresso. 2. Escala de ampliao: razo da altura que se deseja para o texto impresso (mm) e o mdulo da escala do desenho impresso. Assim, na escala 1:50, a altura do texto a ser configurada dever ser 50 vezes maior que a altura desejada para a impresso: 0.15 (m) para obteno de texto impresso cujos caracteres apresentem 3 mm de altura (3 mm x 50 = 150 mm = 0,15 m); 0.25 (m) para caracteres de 5 mm de altura (5 mm x 50 = 250 mm = 0,25 m) ... . O Quadro 1 permite obter a altura do texto (m) em funo das suas altura e escala de impresso.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

164

OBSERVAES: 1. A altura do texto impresso normalmente expressa em mm. Na obteno da altura de configurao do texto (Height), deve-se converter mm para a unidade de desenho (u.d.): Se u.d. = m, o fator de converso ser 10-3; se u.d. = cm, ser 10-1. 2. Quando a altura do texto corresponder altura da letra utilizada no texto, ela corresponder altura da letra maiscula e dos algarismos. 8.2.1.2. DEFININDO UM ESTILO DE TEXTO PARA AS ETIQUETAS As etiquetas so utilizadas para identificar os cmodos. Na obteno do estilo de texto para as etiquetas: 1. Digitar ST iniciar o comando Style (estilo) e ativar a caixa de dilogo Text Style (estilo de texto) na rea Style Name (nome do estilo), ser mostrado o nome Standard (padro) que o default para cada novo arquivo de desenho (.dwg) 2. Clicar em New (novo), a caixa de dilogo New Text Style (novo estilo de texto) aparecer, sendo a caixa de texto Style Name nela destacada (Figura 175-a) 3. No lugar de style 1, digitar o novo nome do estilo ETIQUETA_2_75 (2_75 a altura da letra, maiscula e dos algarismos, ser 2 mm quando for impressa na escala 1:75 Quadro 1) Figura 175b 4. OK 5. A caixa de texto New Text Style ser fechada, e, na caixa de dilogo Text Style, ETIQUETA_2_75 aparecer na lista Style Names (Figura 176-a) 6. Foi criado um novo estilo de texto, com as mesmas caractersticas do Standard Para mudar algumas definies do novo estilo ETIQUETA_2_75: 7. Descer para a rea Font (Fonte) e clicar na lista suspensa Font Names (Nomes das fontes) para abri-la uma lista de nomes de fontes aparecer (o nmero de opes depender de qual software estiver instalado no computador) Digitar a letra R, para encontrar o primeiro nome iniciado com essa letra, paginar a lista at encontrar romans.shx, clicar nela, selecionando-a (Figura 176-b) a lista ser fechada e, na caixa de texto Font Name, a fonte romans.shx substituir a fonte txt.shx (Figura 176-c) na rea Preview (visualizao prvia), no canto inferior direito, uma amostra da fonte romans.shx substituir a da fonte txt.shx (Figura 176-d) 8. Pressionar a tecla Tab para pular para a prxima caixa de texto a definio Height (altura) ser destacada, com o seu valor default 0.0000 9. Digitar 0.15 (0,15 m 2 mm na Esc. 1:75) e pressionar Tab novamente. A altura 0.15 substituir a altura default (Figura 177) Nenhum outro parmetro necessita ser alterado, devendo ficar com suas definies defaults 10. Clicar no boto Apply (aplicar), no canto superior direito da caixa de dilogo, que estar ativado quando da criao do estilo, para gravar o estilo de texto ETIQUETA_2_75 no arquivo de desenho atual (em que se trabalha) 11. ETIQUETA_2_75 ser o estilo de texto atual, quando a caixa de dilogo Text Style for fechada (boto Close). OBSERVAES: 1. Ao nomear um novo estilo de texto, no utilizar ponto e nem deixar espaos entre as palavras; usar underline preferencialmente.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

165

2. O estilo de texto atual ou corrente parecido com o layer atual ou corrente. Se se quiser escrever um texto em um estilo, primeiramente esse estilo dever ser tornado corrente ou atual. Para isto, abre-se a caixa Text Style, seleciona-se o estilo desejado e fecha-se a caixa.

(a)

(b)

FIGURA 175. Caixa de texto New Text Style, com o Style Name: (a) style 1, e (b) ETIQUETA_2_75.

(a)

(b)

(c)

(d)

FIGURA 176. (a) Style Name: ETIQUETA_2_75. (b) Lista suspensa Font Name. (c) Font Name: romans.shx. (d) Preview das letras da fonte romans.shx.

FIGURA 177. Definies do estilo de texto ETIQUETA_2_75. 8.2.1.3. DEFININDO UM ESTILO DE TEXTO PARA OS TTULOS Os ttulos so utilizados para identificar os desenhos (vistas e/ou detalhes). PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 166
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

Na obteno do estilo de texto para os ttulos (Figura 178): 1. Digitar ST 2. Na caixa de dilogo Text Style (estilo de texto) clicar em New (novo) 3. Digitar TTULO_5_75 na caixa de dilogo New Text Style (novo estilo de texto) 4. OK ou Enter o novo estilo de texto denominado TTULO_5_75 foi criado, com sua fonte, altura e outras definies sendo uma cpia das do estilo de texto ETIQUETA_2_75 Promover as alteraes nas definies que caracterizaro o estilo de texto TTULO_5_75 5. Clicar na fonte atual, romans.shx a lista suspensa das fontes ser aberta subir uma fonte e clicar em romand.shx a lista ser fechada e romand.shx ser exibida como a fonte escolhida 6. Pressionar Tab para ir para caixa de texto Height (altura) e digitar 0.375 (0.375 m 5 mm, na Esc. 1:75 Quadro 1) 7. Tab 8. Clicar em Apply (aplicar) o estilo de texto TTULO_5_75 estar definido 9. Clicar em Close (fechar) o estilo de texto TTULO_5_75 ser o atual.

FIGURA 178. Definies do estilo de texto TTULO_5_75. OBSERVAES: 1. Nas mudanas entre caixas e/ou botes da caixa de dilogo Text Style dever ser utilizada a tecla Tab. Se for utilizada a tecla Enter ( ), o novo estilo ser aplicado automaticamente, significando que ser gravado e tornado o estilo de texto atual, o que no desejado, quando se pretende ainda estabelecer outras definies para o estilo. 2. Quando o estilo de texto for configurado para a altura 0.0000, o valor da altura ser sempre solicitado, aps ser iniciada a utilizao do comando de texto com uma linha. O valor default, para texto com uma ou com diversas linhas, 2.5 (2,5 mm a altura mnima, recomendada pela NBR 8402, quando so utilizadas distintamente letras maisculas e minsculas; quando estas so utilizadas simultaneamente, recomenda-se a altura mnima das letras maisculas igual a 3,5 mm (ABNT, 1994)). A vantagem de se configurar um estilo de texto com a altura 0.0000 poder definir a
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

167

altura do texto imediatamente antes de iniciar a escrever. O estilo de texto COTAS, a ser utilizado para dimensionamento ou cotagem, dever apresentar altura 0.0000. 3. Anteriormente ao desenho com o auxlio do computador, as rguas normogrficas, utilizadas para o desenho manual, apresentavam a caracterizao da altura real das letras em mm e o correspondente centsimo de polegada, por exemplo; Rgua 3 120 CL significava que a altura real da letra era 3 mm ou 120 centsimos de polegada (1 pol 2,5 mm); CL significava que a rgua apresentava letras maisculas (C = Capital) e minsculas (L = Lower). Atualmente, ainda podem ser encontrados nomes de estilos de texto referidos rgua normogrfica e escala numrica que ser utilizada: (R6050 = R1,550, R60100 = R1,5100, significando que a altura de impresso da letra ser 60 centsimos de polegada, ou 1,5 mm, para as escalas 1:50 e 1:100). No Quadro 1 podem ser obtidas as alturas dos textos, em m, para configurao de estilos de texto (5 colunas e 22 linhas 110 estilos), em funo da altura e da escala de impresso utilizada. QUADRO 1. Altura do texto (m) para configurao de estilo de textos, em funo da altura e da escala de impresso utilizada.
Altura de impresso do texto 10-2 inch* mm 1 40 1,25 50 1,50 60 2 80 2,50 100 3 120 3,50 140 4 175 5 200 6 240 7 290 8 350 10 425 12 500 15 600 20 800 25 1000 30 1200 35 1400 40 1600 45 1800 50 2000 Altura de configurao de estilos de textos (m), para as escalas: 1:25 1:50 1:75 1:100 1:200 0,025 0,05 0,075 0,1 0,2 0,03125 0,0625 0,09375 0,125 0,25 0,0375 0,075 0,1125 0,15 0,3 0,005 0,1 0,15 0,2 0,4 0,0625 0,125 0,1875 0,25 0,5 0,075 0,15 0,225 0,3 0,6 0,0875 0,175 0,2625 0,35 0,7 0,1 0,2 0,3 0,4 0,8 0,125 0,25 0,375 0,5 1 0,15 0,30 0,45 0,6 1,2 0,175 0,35 0,525 0,7 1,4 0,2 0,4 0,6 0,8 1,6 0,25 0,5 0,75 1,0 2,0 0,3 0,6 0,9 1,2 2,4 0,375 0,75 1,125 1,5 3 0,5 1 1,5 2 4 0,625 1,25 1,875 2,5 5 0,75 1,5 2,25 3 6 0,875 1,75 2,625 3,5 7 1 2 3 4 8 1,125 2025 3,375 4,5 9 1,25 2,50 3,75 5 10

* 10-2 inch = centsimo de polegada. 4. Na caixa de texto Preview, localizada na rea e no lado esquerdo do boto de mesmo nome, pode-se escrever um texto que, aps pressionar o boto Preview, ser exibido.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

168

5. As demais caractersticas do texto, apresentadas na caixa de dilogo Text Style (Figura 178), na rea Effects (efeitos), por meio de duas caixas de marcao e duas de texto, que podem ser imediatamente observadas na rea Preview, so e permitem: 5.1. Upside down: obter textos com os caracteres de cabea para baixo. 5.2. Backwards: criar textos espelhados, escrevendo-os da direita para a esquerda, sentido contrrio ao normal, que da esquerda para a direita. 5.3. Vertical: os caracteres so dispostos verticalmente, permitindo escrever textos na direo vertical. 5.4. Width Factor: alterar o espaamento entre os caracteres que formam um texto. O comprimento do texto ser multiplicado pelo fator utilizado, mantendo-se a altura e resultando em caracteres mais largos e mais espaados. 5.5. Oblique Angle: definir o ngulo que os caracteres formam com a direo vertical. 6. Um texto se comporta como qualquer outro objeto ou entidade, se submetendo a qualquer comando de edio ou modificao (do menu Modify). 7. A caixa de seleo Font Style (estilo da fonte) apresenta uma lista suspensa que, dependendo das possibilidades da fonte selecionada, permite optar por: Itlico, Negrito, Negrito Itlico e Regular. 8. A opo Delete somente se aplica a estilos de textos no utilizados. 8.3. TEXTO COM UMA LINHA (Single Line Text) 8.3.1. TTULOS Os ttulos devero ser centralizados abaixo de cada desenho ou exibio (vistas, detalhes ...). Para isto, deve-se estabelecer uma guia vertical no meio do desenho e utiliz-la para posicionar o texto, como a seguir: 1. Criar o layer TEXTO_TTULO (White, Continuous, 0.15 mm) e torn-lo atual. 2. Mover o desenho da planta baixa para cima, para criar mais espao para o seu ttulo, se necessrio (Figura 179). 3. Configurar as ferramentas Osnaps (Objetos instantneos) e a barra de status, de modo que ORTHO e OSNAP fiquem ativados e o Osnap Intersection (interseo) esteja marcado para execuo. 4. Utilizando o comando RAY, traar uma linha auxiliar a partir do ponto inicial da cumeeira, para baixo. 5. Traar uma linha auxiliar infinita horizontal na linha do beiral frontal (XL , na opo horizontal), copiar e desloc-la para baixo de 1,20 m (Offset 1.2). 6. Apagar a primeira linha auxiliar infinita horizontal. 7. Draw (desenhar) Text (texto) Single Line Text (texto com uma linha). Isto iniciar o comando Dtext comando usado para o texto com uma linha. A inicializao tambm pode ser feita pela digitao de DT . 8. Na janela de comando tem-se: 1 linha: DTEXT; 2 linha: Current text style (estilo de texto atual): TTULO_5_75 Text height (altura do texto): 0.3750; 3 linha: Specify start point of text or [Justify/Style] (Especificar o ponto inicial do texto ou [Justificar/Estilo]): 9. J , optando por Justificar 10. Enter an option [Align/Fit/Center/Middle/Rigth/TL/TC/TR/ML/MC/MR/BL/BC/BR] PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 169
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

(entre uma opo ...): C , para optar que o centro do texto seja o seu ponto de justificao, que o seu ponto de insero, anlogo ao de um bloco (Figura 179) 11. Specify center point of text (especificar o ponto central do texto): Clicar no ponto de interseo entre as linhas auxiliares horizontal e vertical 12. Specify rotation angle of text <0> (Especificar o ngulo de rotao do texto, cuja opo default zero): Enter ( ) ou clique direito, aceitando a opo default (0), para posicionar o texto na horizontal 13. Na tela, aparecer o cursor de texto, na forma de um I (i maisculo) 14. Enter text (entrar com o texto): digitar PLANTA BAIXA Enter text: Esc.: 1:75 Enter text: Enter ( ) ou clique direito, para encerrar. OBSERVAES: 1. Cada linha do texto com uma linha um objeto e tem um ponto de justificao, parecido com o ponto de insero de um bloco. Para o texto com uma linha, o ponto de justificao default o ponto inferior esquerdo do texto (Left).

FIGURA 179. Escrevendo o ttulo PLANTA BAIXA com texto com uma nica linha (Single Line Text), destacando-se o ponto de insero Center. 2. As demais opes para a justificao de um texto com uma linha so: 2.1. Align (alinhar): permite escrever o texto na direo de um segmento de reta, para o qual so exigidos os dois pontos de definio, ajustando as dimenses do texto de modo que ele caiba no espao determinado entre os dois pontos. 2.2. Fit (encontrar, ajustar): permite escrever o texto na direo de um segmento de reta, para o qual so exigidos os dois pontos de definio, ajustando a largura da letra e o espaamento entre elas, porm mantendo a altura, de modo que o texto caiba no espao determinado entre os dois pontos. 2.3. Center (centro): o ponto de justificao localiza-se no ponto mdio inferior do texto (Figura 180). 2.4. Middle (meio equivalente ao ponto central mdio, MC): o ponto de justificao localiza-se no ponto de interseo entre os segmentos de reta, transversal (Center) e longitudinal (Middle), que dividem o texto ao meio (Figura 180). 2.5. Rigth (direito): o ponto de justificao localiza-se no ponto inferior direito do texto (Figura 180).
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

170

2.6. TL (Top Left = superior esquerdo): o ponto de justificao localiza-se no ponto superior esquerdo do texto (Figura 180). 2.7. TC (Top Center = central superior): o ponto de justificao localiza-se no ponto central superior do texto (Figura 180). 2.8. TR (Top Rigth = superior direito): o ponto de justificao localiza-se no ponto superior direito do texto (Figura 180). 2.9. ML (Middle Left = mdio esquerdo): o ponto de justificao localiza-se no ponto mdio esquerdo do texto (Figura 180). 2.10. MC (Middle Center = central mdio): o ponto de justificao localiza-se no ponto central mdio do texto (Figura 180). 2.11. MR (Middle Rigth = mdio direito): o ponto de justificao localiza-se no ponto mdio direito do texto (Figura 180). 2.12. BL (Bottom Left = inferior esquerdo): o ponto de justificao localiza-se no ponto inferior esquerdo do texto (Figura 180). 2.13. BC (Bottom Center = mdio inferior): o ponto de justificao localiza-se no ponto mdio inferior do texto (Figura 180). 2.14. BR (Bottom Rigth = inferior direito): o ponto de justificao localiza-se no ponto inferior direito do texto (Figura 180). OBSERVAO: Um texto com uma linha sempre apresentar o grip relativo justificao default e um outro relativo sua justificao atual, podendo qualquer um dos dois ser utilizado como ponto de controle para movimentar o texto.

FIGURA 180. Pontos de justificao de textos. 8.3.2. EXERCCIO Utilizando o texto com uma linha, escrever os demais ttulos, no layer TEXTO_TTULO e com o estilo de texto TTULO_5_75, procurando posicion-los no meio e abaixo de cada desenho (vista e/ou detalhe). 8.3.3. ETIQUETAS As etiquetas dos cmodos consistem nos nomes dos cmodos (e de suas reas) Figura 181. O texto de uma etiqueta de um cmodo no tem de estar centralizado com exatido ou alinhado com preciso com nada; dever simplesmente ser posicionado no cmodo de tal maneira que seja lido facilmente. Para a obteno das etiquetas: 1. Criar o layer TEXTO_ETIQUETA (Cor 84 na paleta Select Color, digitar o nmero na caixa de texto Color, Continuous, 0.13 PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 171
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

mm) e torn-lo atual. 2. Mover o desenho da planta baixa para baixo e ampli-la por Zoom window. Desativar Polar e Osnap na barra de status. 3. Tornar atual o estilo de

FIGURA 181. Algumas etiquetas dos cmodos da planta baixa. texto ETIQUETA_2_75: Digitar ST Text Style Na lista suspensa Style Name, selecionar ETIQUETA_2_75 Clicar em Close (fechar) a caixa de dilogo Text Style ser fechada e o estilo de texto ETIQUETA_2_75 tornar-se- o atual ou corrente. 4. Por Zoom window, selecionar uma rea livre de um cmodo ou uma rea prxima ao desenho. 5. Draw (desenhar) Text (texto) Single Line Text (texto com uma linha). Isto iniciar o comando Dtext comando usado para o texto com uma linha. A inicializao tambm pode ser feita pela digitao de DT . 6. Na janela de comando tem-se: 1 linha: DTEXT; 2 linha: Current text style (estilo de texto atual): ETIQUETA_2_75 Text height (altura do texto): 0.1500; 3 linha: Specify start point of text or [Justify/Style] (Especificar o ponto inicial do texto ou [Justificar/Estilo]): 7. Clicar em um ponto da rea escolhida, que ser o ponto inicial do texto neste caso, o ponto de justificao do texto ser o ponto inferior esquerdo, a opo default 8. Specify rotation angle of text <0> (Especificar o ngulo de rotao do texto, cuja opo default zero): Enter ( ) ou clique direito, aceitando a opo default (0), para posicionar o texto na horizontal 9. Na tela, aparecer o cursor de texto, na forma de um I (i maisculo) 10. Enter text (entrar com o texto): Digitar, com letras maisculas, os nomes dos cmodos, intercalando-os com Enter: VARANDA , SALA , COZINHA , QUARTO 1 , BANHEIRO , QUARTO 2 , e REA DE SERVIO . O comando Dtext terminar. OBSERVAES: 1. No caso, foi utilizada a justificao Left (esquerda), default, e cada linha de texto foi posicionada diretamente abaixo da linha anterior, em um espaamento definido pelo programa. 2. Nos casos das etiquetas mais eficiente digitar uma lista de palavras ou frases e posteriormente mov-las para os seus locais apropriados, uma vez que cada linha um objeto, portanto independente dos demais.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

172

8.3.3.1. MOVENDO O TEXTO Como as etiquetas no precisam ser posicionadas exatamente em um ponto, como exemplo, pode-se utilizar: 1. Clicar em qualquer lugar no texto que informa BANHEIRO. Um controle ou Grip (azul) aparecer no ponto de justificao do texto. 2. Clicar no controle para ativ-lo (vermelho). O texto BANHEIRO ser anexado ao cursor e se mover com ele. O comando Stretch ser executado. 3. Certificar-se de que ORTHO, POLAR, OSNAP e OTRACK estejam desativados. Mover o cursor para o BANHEIRO e clicar em um ponto para colocar a palavra, de tal modo que as letras, embora passam estar na parte superior do movimento da porta e na linha do telhado, no toquem nenhum acessrio ou parede. O comando Stretch termina automaticamente quando o movimento completado. 4. Pressionar Esc para remover o controle. 5. Selecionar o texto QUARTO 1. Clicar no controle para o texto recm selecionado. 6. Selecionar um ponto no QUARTO 1 para que o texto seja posicionado aproximadamente no centro do mesmo. Pressionar Esc para remover o controle. 7. Repetir o processo para mover os demais textos para os seus locais apropriados. OBSERVAO: Um objeto de texto tambm pode ser movido sendo recortado (Cut to Clipboard, smbolo da tesoura) ou copiado (Copy to Clipboard, smbolo das duas folhas de papel) e colado (Paste from Clipboard, smbolo da pasta). Nesses casos o texto pode, inclusive, ser copiado ou recortado de um arquivo de desenho e colado em outro, j que o texto colocado na rea de transferncia. Um objeto de texto, dentro de seu arquivo de desenho, tambm pode ser copiado pelo comando Copy e movido pelo comando Move. 8.3.3.2. DIVIDINDO AS LINHAS INTERCEPTADAS DOS CMODOS fcil movimentar um texto. Porm, em geral, difcil posicion-lo sem que ele fique sobre uma linha ou outro objeto, podendo ser necessrio eliminar as partes das linhas interceptadas pelos textos. Para isto, utiliza-se o comando Break (quebrar, dividir), que divide uma linha em duas, podendo-se criar uma lacuna entre elas. Para interromper uma linha em dois de seus pontos e criar uma lacuna: 1. Certificar-se de que nenhum Osnap esteja em execuo (desativar OSNAP na barra de status). Clicar o boto Break na barra de ferramentas Modify (modificar) ou Modify Break ou digitar BR 2. Select object: Clicar sobre a linha que ser interrompida 3. Specify second break point or [First point]: 4. F 5. Specify first break point: Colocar a caixa de seleo na linha, do lado de fora e prxima ao texto, e clicar. A linha tornar-se- fantasma e o cursor mudar para cruz. 6. Specify second break point: Colocar o cursor em cruz na linha, em outro ponto do lado de fora e prximo ao texto, e clicar. A linha ser dividida em torno do texto e o comando Break terminar. 7. Pressionar , ou clicar direito, para reiniciar o comando Break e fazer a mesma operao em cada outra linha que cruzar texto. 8. No caso do texto interceptar a linha de um bloco (como a linha de movimento da porta), este dever ser
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

173

explodido, para que a linha possa ser modificada, analogamente aos casos anteriores. Para explodir, clicar no boto Explode (explodir) na barra de ferramentas Modify (ou digitar X ), selecionar o bloco e pressionar . OBSERVAES: 1. O desenhista dever utilizar o seu prprio julgamento para determinar a distncia em que uma linha deve ser dividida a partir do texto. necessrio pesar entre tornar o texto fcil de ler e manter claro o que a linha dividida representa. 2. Nos cmodos, como os banheiros, onde so utilizados acessrios, recomendado manter o texto longe deles, para evitar que o corte de qualquer de suas linhas, para aceitar o texto, torne difcil reconhecer o objeto que as linhas representam (chuveiro, vaso sanitrio, etc). 3. Quando for necessrio dividir uma linha que intercepta outra, em que o ponto de interseo ser um dos pontos da linha a dividir, selecion-la, digitar F (First point), clicar no ponto de interseo como sendo o primeiro ponto; em seguida, clicar no segundo ponto da linha a dividir. 4. Para dividir uma linha em dois segmentos a partir de um ponto, sem deixar uma lacuna, depois de especificar o primeiro ponto da diviso, digitar @ . Isto far com que o segundo ponto da diviso coincida com o primeiro. Tambm se pode utilizar uma das ferramentas OSNAP e clicar duas vezes no mesmo ponto, para obter o mesmo resultado. Outra opo, talvez a mais simples, a utilizao do boto Break at Point (dividir em um ponto), na barra de ferramentas Modify. A utilizao do comando Break foi iniciada na unidade 7, em 7.3.2.1, na observao 3. 5. Quando uma lacuna criada em uma linha, devido interseo com um texto, ela existir mesmo que o layer do texto esteja desativado, o que poder ser um problema. Portanto, uma linha que intercepta um texto somente dever ser interrompida quando realmente dificultar a leitura do texto. 8.3.4. EDITANDO TEXTO COM UMA LINHA Um texto pode ser copiado e colado, tantas vezes quantas forem necessrias. As cpias apresentaro as mesmas propriedades do texto copiado. Para serem conhecidas e alteradas as propriedades de uma cpia de um texto, selecion-la e, em seguida, clicar no boto Properties (propriedades) a palheta de ferramentas Properties aparecer (Figura 182), a palavra Text ser exibida na sua caixa de seleo, no canto superior esquerdo, informando que foi selecionado um objeto de texto. Certificar-se de que a aba Categorized (categorizado) esteja ativada. Utilizando a aba Categorized o texto copiado pode ser mudado, alterando, por exemplo, o novo nome do layer em que o texto se encontrar; o contedo do texto; a definio Justify (Justificar), de Left (esquerda) para Middle (meio). Para promover as alteraes utilizando a palheta de ferramentas Properties: 1. Primeiro, clicar na propriedade que precisa ser alterada, na coluna esquerda. Se a definio estiver em uma lista suspensa, uma seta ser destacada na coluna direita. 2. Clicar na seta para baixo para abrir a lista. No caso do contedo do texto,
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

174

simplesmente destaque-o e digite o novo texto, pois no h nenhuma lista suspensa. 3. Ao terminar (com Enter), fechar a caixa de dilogo e pressionar Esc para remover o controle, encerrando a seleo.

(a)

(b)

FIGURA 182. Utilizao da palheta de ferramentas Properties na alterao das propriedades de um texto. Quando se desejar apenas a edio ou alterao do contedo do texto pode-se utilizar a caixa de dilogo Edit Text (editar texto) Figura 183. Para isto, selecionar o texto (objeto de texto) Modify (modificar) Object (objeto) Text (texto) Edit (editar), ou ED , ou clicar duplo sobre o objeto de texto, sem selecion-lo a caixa de dilogo Edit Text abrir exibindo o texto na caixa de digitao alterar para o contedo de texto desejado OK.

FIGURA 183. Caixa de dilogo Edit Text, para a edio de texto com uma linha. OBSERVAES: 1. Geralmente mais fcil copiar o texto existente e modific-lo, do que criar um novo texto. O comando Edit Text (iniciado por DDEDIT ou pelo duplo clique sobre o texto) permite o acesso caixa de dilogo necessria para a edio do contedo do texto (Figura 183). A palheta de ferramentas Properties (Modify Properties ou MO ) mais abrangente e til para alterar todos os aspectos do texto de uma linha.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

175

2. Pode-se alterar as propriedades de um texto e posteriormente copi-las para os demais textos, de mesma direo, utilizando a ferramenta Match Properties (Pincel), o que traz facilidade e agilidade ao processo. 3. Tambm se pode alterar as propriedades de um texto por: Modify Object Text Edit (para alterar o contedo do texto), ou Scale (para alterar as dimenses do texto), ou Justify (para alterar o ponto de justificao do texto). 8.3.5. POSICIONANDO O TEXTO PELO SEU PONTO DE JUSTIFICAO O texto com uma linha um objeto e tem um ponto de justificao, parecido com o ponto de insero de um bloco. Ao escrever um texto, pode-se usar Snap to Insert (instantneo para inserir), da barra de ferramentas OSNAP, ou marcar Insertion (insero) na caixa de dilogo Drafting Settings (acessada clicando-se direito em OSNAP, na barra de status), para localizar com preciso o ponto de justificao do texto (ou o ponto de insero dos blocos) e assim controlar a posio do texto no desenho (Figura 179). 8.4. CLCULO DE REA Abaixo do nome do cmodo necessrio fornecer a sua rea em m2, por meio de um nmero, com sua parte inteira e duas decimais. Para o clculo da rea, pode-se utilizar o comando Area, que permite calcular a rea de uma figura plana, pertencente ao plano XY, constituda de um nico objeto (polilinhas e splines) ou de vrios objetos, como as figuras poligonais cujos lados so segmentos de reta, como as que determinam os cmodos. 8.4.1. FIGURAS FORMADAS POR UM NICO OBJETO Para o clculo de reas de figuras formadas por um nico objeto, como crculo, retngulo, polgonos (tringulo, quadrado, ...), formados por polilinha ou splines: 1. Tools Inquiry Area, ou AREA ou AA 2. Specify first corner point or [Object/Add/Subtract]: 3. O , para optar por Object 4. Select objects: 5. Clicar em um dos pontos do objeto 6. O comando ser executado e encerrado, sendo fornecidos os valores da rea, em u.d.2, e o permetro, em u.d.. OBSERVAO: Por meio da palheta de ferramentas Properties (Modify Properties, ou MO ), pode-se determinar a rea de um objeto como uma de suas propriedades geomtricas (Geometry), no caso de polilinhas, e como miscelneas (Misc), para as splines. Com essa metodologia pode-se obter inclusive a rea de arcos de circunferncia ou de splines, o que no possvel na opo Object do comando Area. 8.4.2. FIGURAS POLIGONAIS FORMADAS POR VRIOS OBJETOS No clculo da rea de um polgono, formado por vrios objetos: 1. Tools Inquiry Area, ou AREA ou AA 2. Specify first corner point or [Object/Add/Subtract]: 3. Clicar no primeiro ponto 4. Specify next corner point
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

176

or press ENTER for total: 5. Clicar no segundo ponto (vrtice) 6. Specify next corner point or press ENTER for total: 7. Clicar no terceiro ponto (vrtice) 8. Clicar sequencialmente at o penltimo ponto 9. Pressionar Enter ( ) 10. O comando ser executado e encerrado, sendo fornecidos os valores da rea, em u.d. 2, e o permetro, em u.d.. OBSERVAO: necessrio especificar desde o primeiro ao penltimo ponto, no sendo necessrio retornar ao primeiro, pois o programa interpreta como se o primeiro ponto e o ltimo fossem ligados por um segmento de reta. 8.4.3. CLCULO DAS REAS DOS CMODOS Considerando que a forma normal de um cmodo um polgono, formado de vrios segmentos de reta, no clculo de sua rea, como em 8.4.2., clicar nos seus vrtices, numa ordem sequencial ao longo de seus lados, no sendo necessrio retornar ao primeiro ponto. 8.5. TEXTO COM DIVERSAS LINHAS (Multiline Text) O texto com diversas linhas, Mtext (Multiline Text), uma forma mais completa que o texto com uma linha (Dtext). Pode ser usado para fazer o que feito com o texto com uma linha, e muito mais. Se forem necessrias vrias linhas de texto, ou que certas palavras, letras ou dgitos sejam diferenciados, o texto com diversas linhas dever ser o usado. Um texto com diversas linhas uma nica entidade ou objeto, apresentando um nico ponto de justificao. Quando da digitao, o texto continuar automaticamente na prxima linha e o comprimento da linha poder ser modificado facilmente depois do texto ter sido colocado no desenho. No objeto de texto com diversas linhas, todo o texto totalmente editvel e se comporta como se estivesse em um processador de texto. Uma palavra ou letra especial do texto poder receber seu prprio estilo de texto ou cor. Os estilos de texto, definidos para o texto com uma linha, tambm podem ser aplicados ao texto com diversas linhas. Exatamente como as polilinhas se transformam em linhas quando explodidas e os blocos se transformam em objetos, o texto com diversas linhas (Mtext), quando explodido, transformado em textos com uma linha (Dtext). As cotas (dimenses) usam o texto com diversas linhas e qualquer texto que for importado para um desenho, a partir de um documento, do processador de texto ou editor de texto, se tornar um texto com diversas linhas no desenho. 8.5.1. ESCREVENDO TEXTO COM DIVERSAS LINHAS (Mtext) Para escrever um texto com diversas linhas: 1. Tornar atual o layer de texto desejado. Ampliar a rea do desenho onde ser inserido o texto. 2. Desativar OSNAP PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 177
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

na barra de status. 3. Iniciar o comando Multiline Text, clicando no boto Multiline text ( ) na barra de ferramentas Draw (ou Draw Text Multiline Text, ou, na linha de comando, digitar MT ou T ). Na janela de comando aparecer o nome do estilo de texto atual e a altura da letra e ser solicitado especificar o primeiro canto (Specify first corner:). 4. Selecionar um ponto para o primeiro canto. O prompt informar Specify opposite corner or [Height/Justify/Line spacing/Rotation/Style/ Width], que so as opes para o comando Multiline Text. 5. Arrastar o cursor, que passa a localizar-se no canto diagonalmente oposto, para abrir uma janela que preencha o espao a ser inserido o texto. A largura da janela definir o comprimento da linha. Clicar para terminar a janela (Figura 184). 6. A caixa de dilogo Multiline Text Editor (Editor de texto com diversas linhas) ser aberta (Figura 185), exibindo uma grande rea em preto, a caixa de digitao, com um cursor branco piscando nela ser digitado o texto. Nas caixas de seleo, quando a aba Character estiver ativada, na parte superior esquerda, sero exibidas a fonte e a altura do estilo de texto atual. 7. Digitar o texto, usando um espaamento simples e pressionando Enter ( ) apenas no final de cada frase, para, obrigatoriamente, iniciar uma nova linha, e no final do texto. 8. Quando, ao terminar, clicar OK, o Multiline Text Editor ser fechado e o texto ser colocado no desenho.

FIGURA 184. Janela ou caixa de texto com diversas linhas (Multiline Text).

FIGURA 185. Multiline Text Editor, utilizado para escrever textos com vrias linhas (a rea interna, onde se encontra o cursor, a janela ou caixa de digitao). 8.5.2. EDITANDO O TEXTO COM DIVERSAS LINHAS Para editar um texto com diversas linhas, basta clicar duas vezes em qualquer lugar do texto, que a caixa de dilogo Multiline Text Editor voltar (ou: Modify Object Text Edit ... Select an annotation object or [Undo]: Clicar sobre o texto Multiline Text Editor) Figura 186.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

178

FIGURA 186. Multiline Text Editor, utilizado para editar textos com vrias linhas. Quando se desejar alterar a altura e/ou a fonte da letra, selecionar o texto e, com a aba Character (caractere) ativada, promover as alteraes, concluindo-as com Enter ( ) e, para fechar o Multiline Text Editor, com OK. Para a seleo do texto, mover o cursor para o canto superior esquerdo da janela que contm o texto e posicion-lo na frente da primeira letra da primeira palavra. Pressionar o boto esquerdo do mouse e arrast-lo para a direita e para baixo, at que todo o texto seja destacado. OBSERVAO: Menor altura das letras resulta em menor espao ocupado pelo texto. Se, em vez de trabalhar diretamente com os caracteres, determinando o seu tipo de fonte e sua altura, preferir-se trabalhar com um estilo de texto, deve-se ativar a aba Properties (Figura 187), onde, na caixa de seleo Style, poder ser selecionado o estilo de texto desejado. Na aba Properties tambm so encontradas as caixas de seleo Justification, Width e Rotation, que permitem, respectivamente, determinar a justificao, largura e ngulo de rotao que se deseja atribuir ao texto.

FIGURA 187. Multiline Text Editor com a aba Properties ativada. OBSERVAES: Na caixa de seleo Width, da aba Properties: 1. Um valor numrico para a largura do texto estar expresso em unidades de desenho (u.d.). 2. A opo no wrap (Figura 187) significa que, ao ser digitado, o texto somente mudar de uma linha para a outra aps um Enter. Um texto somente poder ser sublinhado (Underline = U), em itlico (Italic = I) ou em negrito (Bold = B), quando a fonte assim o permitir. Nas Figuras 185 e 186, PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 179
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

pode-se observar que as fontes Times New Roman e Arial permitem, uma vez que B, I e U encontram-se ativados. A largura do texto pode ser alterada facilmente para fazer com que ele caiba mais convenientemente no desenho: 1. No prompt Command: selecionar o texto. Quatro controles aparecero nos cantos do corpo do texto (Figura 188). 2. Na barra de status, certificar-se de que POLAR esteja ativado e OTRACK desativado. Clicar no controle superior direito para ativ-lo. 3. Mover lentamente o cursor, para a esquerda ou para a direita, parando periodicamente at que o retngulo de definio aparea. 4. Quando a forma do texto for adequada, clicar o boto do mouse e pressionar Esc.

FIGURA 188. Texto selecionado, mostrando os seus grips ou pontos de controle. O texto com diversas linhas tem pontos de justificao parecidos com os do texto com uma linha e se comportam igualmente. O ponto de justificao default para o texto com diversas linhas, porm, est no canto superior esquerdo do texto (TL) Figura 189.

FIGURA 189. O ponto de justificao default do texto com diversas linhas, no canto superior esquerdo (TL = Top Left). 8.5.3. RESUMO DOS RECURSOS DO MULTILINE TEXT EDITOR 1. Boto Import Text ... (Importar texto ...): Usado para importar um arquivo do processador de texto ou para importar um arquivo de texto para um arquivo de desenho. O tamanho mximo permitido 16 k, portanto, o menor documento Word possvel grande demais; porm pode-se utilizar arquivos no formato Text Only (texto apenas) ou RTF. O boto Import Text usa uma caixa de dilogo Select File (Selecionar arquivo) que exibe apenas os arquivos com as extenses .txt ou .rtf. Podem ser importados arquivos com outras extenses, se for fornecido o nome completo de cada arquivo, com sua extenso, e se no forem maiores que 16 k. O texto vem como Mtext e usa o estilo de texto, definio da altura e layer atuais. Se houver campos de cdigo complexos para coisas como tabulaes, diversos recuos da margem, etc., o arquivo importado poder no mant-los. PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 180
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

2. Na aba Character: a. Lista suspensa Font permite selecionar um tipo de fonte para o texto selecionado ou para o que vai ser digitado. b. Caixa de texto suspensa Font height permite digitar ou selecionar a altura do texto selecionado ou para o que vai ser digitado. c. Botes Bold (B), Italic (I) e Underline (U) permite, de acordo com as possibilidades da fonte utilizada, alterar o texto selecionado para negrito (B), itlico (I) e sublinhado (U). d. Boto Undo (desfazer) desfaz a ultima ao da edio. e. Boto Fraction (frao) converte o texto selecionado em qualquer um dos trs estilos de frao empilhada. Usar um dos trs smbolos para especificar a barra da frao: / para horizontal, # para inclinado e ^ para nenhum. f. Lista suspensa Text Color (Cor do texto) altera a cor do texto selecionado ou para o que vai ser digitado. g. Boto Symbol (smbolo) importa os smbolos (como dimetro, grau, etc.) que no estejam disponveis na fonte que estiver sendo usada (Symbol Other Mapa de caracteres Selecionar a fonte Clicar sobre o caractere desejado Posicionar o cursor sobre o caractere desejado e arrast-lo para a janela de texto ou caixa de digitao). 3. Na aba Properties so apresentadas quatro caixas de seleo, com suas listas suspensas: a. Style altera o estilo de texto atual, para um texto selecionado ou para o que vai ser digitado. b. Justification altera a justificao atual, para um texto selecionado ou para o que vai ser digitado. c. Width altera a largura do texto exibido na janela do editor. Escolher uma largura ou fornecer uma. Ao se selecionar a opo no wrap, s ocorrer mudana de linha aps fornecimento de um Enter ( ). d. Rotation gira o texto que est sendo editado. Escolher um ngulo ou fornecer um. 4. Na aba Line Spacing (espaamento da linha), Figura 190, so apresentadas duas caixas de seleo, com suas listas suspensas: a. Type (tipo) controla o estilo de espaamento entre as linhas. A opo At Least (pelo menos) ajusta o espaamento entre as linhas para aceitar letras maiores. A opo Exactly (exatamente) mantm um espaamento constante entre as linhas, independentemente do tamanho do caractere.

FIGURA 190. Multiline Text Editor com a aba Line Spacing ativada.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

181

b. Spacing (espaamento) especifica a distncia entre as linhas como uma distncia absoluta ou como uma frao do espaamento Single (simples), default. Pode-se escolher um espaamento da lista suspensa ou fornecer uma distncia, digitando-a na caixa de texto, aps seleo de um dos parmetros. OBSERVAO: O texto apresentado na Figura 189 tem as seguintes caractersticas: 1. Fonte: Microsoft Sans Serif; 2. altura: 0.2250 u.d.; 3. justificao: TL (Top Left); 4. largura: 5.0000 u.d.; 5. rotation: 0 (zero); 6. Line Spacing: At Least, e, 7. distncia entre linhas: Single (1.0x). 5. A aba Find/Replace (localizar/substituir), Figura 191, contm duas caixas de texto, com suas respectivas listas suspensas, dois botes e dois quadros de marcao: a. Text to Find (texto a localizar) digitar o texto a encontrar, ou selecion-lo, se j existir, constitudo de letra, palavra ou conjunto delas. b. Boto Binocularis (binculos) clicar para iniciar uma pesquisa para o texto especificado na caixa de texto Text to Find. c. Text to Replace (texto a substituir) fornecer ou escolher a palavra ou conjunto de palavras que substituir o texto encontrado. d. Boto Replace clicar para executar a operao de substituio. e. Match Case (coincidir maiscula e minscula) quando marcada, faz com que sejam coincididas letras maisculas com maisculas e minsculas com minsculas, bem como a ortografia. f. Whole Word (palavra inteira) quando marcada, faz com que sejam localizadas apenas as palavras que coincidam inteiramente.

FIGURA 191. Multiline Text Editor com a aba Find/Replace ativada. OBSERVAES: 1. A partir da verso 2004 do programa, so permitidos ajustes de edio de texto como pargrafo e tabulao, sendo, tambm, possvel importar textos do Word sem alterao na formatao. 2. Em vez do Multiline Text Editor, tem-se um editor com uma barra de ferramentas denominada Text Formatting, que oferece os recursos bsicos necessrios para a redao de textos com diversas linhas. possvel importar textos de outros arquivos, ou selecionar o texto em outro programa, copiar e colar dentro da caixa de texto, sem maiores problemas. 3. Algumas caractersticas do texto deixaram de ser obtidas diretamente por caixas de seleo e/ou de textos e passaram a ser obtidas por meio do menu contextual obtido ao se clicar direito dentro da janela de digitao. PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 182
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

4. As caixas de seleo Width, Rotation e Line Spacing no esto mais disponveis nas verses 2004 e 2005. 8.6. ALTERAO DA ESCALA DE IMPRESSO E A ALTURA DO TEXTO Ao se escrever os textos nos desenhos, no modo Model (modelo), j se tem definido a escala de impresso. Contudo, se houver necessidade de alterar a escala, o estilo de texto, com destaque para a sua altura, dever ser alterado. Uma das maneiras de promover a alterao utilizando o comando Scale, para um fator de escala (fator multiplicativo) igual razo entre os mdulos da nova e a atual escalas. Por exemplo, se o texto apresenta uma altura de impresso 2 mm para a escala 1:75 (altura real igual a 0,15 m), a mesma altura de impresso (2 mm) ser obtida na escala 1:50, se ao texto for aplicado Scale com um fator de escala 50/75 = 0,6667, j que a altura real do texto passar de 0,15 m para 0,15 m x 0,6667 = 0,10 m = 2 mm x 50. Para o texto com diversas linhas (Mtext), pode-se, tambm, editar o texto, selecionando-o no Multiline Text Editor e digitar o valor da nova altura (ou apenas selecion-la, se j existir) na caixa de texto Font height, na aba Character, e concluir com Enter. Pressionar o boto OK, para fechar o Multiline Text Editor e concluir a edio. OBSERVAO: Basta promover a alterao em um dos textos e copi-la para os demais, que apresentarem a mesma direo do editado, por meio de Match Properties (pincel). 8.7. ESPELHAMENTO DE DESENHOS QUE APRESENTEM TEXTOS Quando se desejar espelhar desenhos que apresentem textos, deve-se, anteriormente aplicao do comando Mirror, adequar, pela linha de comando, a varivel Mirrtext: MIRRTEXT Enter new value for MIRRTEXT <1>: 0 (zero) , para que os textos no sejam espelhados, ou , para aceitar o valor 1, default, e os textos tambm serem espelhados. 8.8. EXERCCIOS Utilizando o texto com diversas linhas (Mtext), na planta baixa: 1. Escrever as letras AA e BB, no layer LINHA_DE_CORTE, com o estilo de texto TTULO_5_75, caracterizando os cortes transversal AA e longitudinal BB. Adequar o tipo de linha das letras (Linetype) para Continuous. 2. Etiquetar cada cmodo com o seu nome e sua rea em m2, no layer TEXTO_ETIQUETA, com o estilo de texto ETIQUETA_2_75 e justificao Middle Center (MC), utilizando letras maisculas e minsculas conjuntamente. Utilizar o comando Area para o clculo das reas dos cmodos (Figura 192). 3. Copiar a planta baixa etiquetada do exerccio 2 e editar as etiquetas dos cmodos, passando a escrever seus textos apenas com letras maisculas (exceto para as unidades) Figura 193.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

183

4. Copiar a planta baixa etiquetada do exerccio 3 e ajustar a altura do texto para 2,5 mm (altura real = 2,5 mm x 75 = 0.1875 m), para as etiquetas dos cmodos (Figura 194). 5. Copiar a planta baixa etiquetada do exerccio 2 e ajustar a altura do texto para 3,5 mm (altura real = 3,5 mm x 75 = 0.2625 m), para as etiquetas dos cmodos (Figura 195). OBSERVAES: 1. Nem todas as fontes apresentam caracteres sobrescritos. Para a obteno do 2 m , pode-se utilizar Arial, Century, Verdana, dentre outras. 2. possvel importar smbolos e copi-los para a fonte que est sendo utilizada, utilizando, na aba Character, a lista suspensa Symbol Other ... Mapa de caracteres Selecionar a fonte Selecionar o smbolo Copiar Fechar o mapa de caracteres. 3. Para escrever o sobrescrito de m, digitar a letra m, selecionar a fonte do smbolo, manter pressionada a tecla Alt Gr e pressionar a 2. 4. O smbolo de dimetro, , ser inserido no texto digitando-se %%c ou selecionando esse conjunto de caracteres em Symbol. O smbolo de grau, , ser inserido no texto digitando-se %%d, ou selecionando esse conjunto de caracteres em Symbol, ou, manter pressionada a tecla Alt Gr e pressionar a do smbolo de grau. O smbolo de mais ou menos, , ser inserido no texto digitando-se %%p ou selecionando esse conjunto de caracteres em Symbol. %%% insere o smbolo de percentagem. %%o ativa ou desativa Overscore um trao sobre o texto. %%u ativa/desativa Underscore um trao sob o texto. 8.9. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Execuo de caracter para escrita em desenho tcnico NBR 8402. Rio de Janeiro, 1994. 4 p. BALDAM, R. L. AutoCAD 2002: utilizando totalmente. So Paulo: rica, 2002. 484 p. FREY, D. AutoCAD 2002: a Bblia do iniciante. Rio de Janeiro: Cincia Moderna Ltda, 2003. 560 p. JUSTI, A. R.; JUSTI, A. B. AutoCAD 2005 2D. Rio de Janeiro: Brasport, 2005. 253 p. SAAD, A. L. AutoCAD 2004 2D e 3D: para engenharia e arquitetura. So Paulo: Pearson Makron Books, 2004. 280 p. SAMPAIO, L. A. A. AutoCAD 2002: dominando 110%. Rio de Janeiro: Brasport, 2002. 300 p.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 08 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

184

You might also like