You are on page 1of 21

11. LEGENDA E ATRIBUTOS 11.1. OBJETIVOS 1. Construir a legenda. 2. Gerar atributos. 3. Gerar, editar e inserir Wblocks com atributos.

4. Construo e insero de blocos com atributos para: Legenda, etiquetas dos cmodos, cotas dos nveis dos pisos, cotas das janelas e cotas das portas. 11.2. CONSTRUO DA LEGENDA 1. Criar um novo arquivo, denomin-lo LEGENDA e salv-lo na pasta NOME_DO_ALUNO. Criar os layers GRADE (White, Continuous, 0.15 mm) e TEXTO_CAMPO (Yellow, Continuous, 0.13 mm). Configurar dois novos estilos de texto: CAMPO (romans.shx, altura zero) e LEGENDA (romant.shx, altura zero). 2. No layer GRADE desenhar a estrutura da legenda, considerando-a inicialmente como um retngulo de 175 mm de largura e 50 mm de altura (u.d. = 1 mm) Figura 226. A legenda com 175 mm de largura recomendada para os formatos A1 e A0, e a com 178 mm para os formatos A4, A3 e A2 (Exerccio 6).

FIGURA 226. Retngulo de 175 mm de largura e 50 mm de altura. 3. Dividir o retngulo em quatro faixas horizontais, obtendo, por Offset, trs linhas: a primeira a 15 mm abaixo da superior; a segunda a 15 mm abaixo da primeira; e a terceira 10 mm abaixo da segunda (Figura 227).

FIGURA 227. O retngulo dividido verticalmente em quatro faixas horizontais. 4. Utilizando Offset e Trim, dividir a faixa horizontal inferior em trs partes, por meio de duas linhas: a primeira a 60 mm direita da linha da esquerda e a segunda a 60 mm direita da primeira (Figura 228). PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 227
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

FIGURA 228. Retngulo com a faixa horizontal inferior dividida em trs partes. 5. Construir linhas auxiliares horizontais, a 5 mm abaixo das quatro linhas horizontais superiores da grade, comeando a partir da mais elevada, de cima para baixo, e linhas auxiliares verticais, a 2 mm direita das linhas verticais, da esquerda para a direita (Figura 229). Os pontos resultantes das intersees das linhas auxiliares devero ser os pontos de insero dos textos do campo da legenda.

FIGURA 229. Linhas auxiliares horizontais a 5 mm abaixo e verticais 2 mm direita. 6. Tornar atual o estilo de texto CAMPO e, no layer TEXTO_CAMPO, utilizando o texto de uma linha (DT ), escrever, a comear do ponto de insero na primeira faixa horizontal superior, na ordem, com altura 3 mm, as palavras: Ttulo:, Eng.:, Des.:, Esc.:, Data:, e Folha: (Figura 230).

FIGURA 230. Ttulos dos campos da legenda (h = 3 mm), inseridos nos pontos de interseo das linhas auxiliares horizontais e verticais.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

228

7. Deletar as linhas auxiliares (Figura 231).

FIGURA 231. Ttulos dos campos da legenda, sem as linhas auxiliares. 8. Desenhar novas linhas auxiliares horizontais, a 2 mm acima das linhas horizontais inferiores de cada faixa horizontal da grade, e verticais a 17 mm direita das trs linhas verticais, da direita para a esquerda (Figura 232).

FIGURAS 232. Linhas auxiliares horizontais a 2 mm acima e verticais 17 mm direita. 9. Tornar o estilo de texto LEGENDA atual e, nos pontos de interseo das linhas auxiliares de cada faixa, escrever, com texto de uma linha (DT ), textos coringas ou os textos desejados para: Ttulo (altura = 7 mm), Engenheiro (altura = 5 mm), Desenhista (altura = 5 mm), Escala (altura = 4 mm), Data (altura = 4 mm) e Folha (altura = 4 mm) Figura 233. Apagar as linhas auxiliares (Figura 234).

FIGURA 233. Textos coringas inseridos nos pontos de interseo das linhas auxiliares horizontais e verticais. PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 229
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

FIGURA 234. Legenda com textos coringas. 10. Aps o nome do Engenheiro, na segunda faixa da grade, obter uma linha vertical que permita escrever o nmero do seu registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA, utilizando Offset 50 mm da linha lateral direita da grade, altura do texto 3 mm, estilos de texto e as linhas auxiliares necessrios, anlogos aos anteriores (Figuras 235 e 236).

FIGURA 235. Legenda com o acrscimo do CREA do Engenheiro, com as linhas auxiliares.

FIGURA 236. Legenda com o acrscimo do CREA do Engenheiro. 11. Em vez do texto de uma linha (DT ) poder-se-ia utilizar o texto de diversas linhas (T ), utilizando Bottom Left (BL) como ponto de justificao, tornando mais fcil a edio dos textos. O primeiro canto seria o da interseo das linhas auxiliares e o segundo o ponto diagonalmente oposto (Figuras 237 e 238). 12. Acrescentar grade atual da legenda, por Offset (30 mm) e Extend, uma faixa superior, onde ser escrito o nome da empresa responsvel pelo projeto e, no caso, o nome da Universidade. No layer TEXTO_CAMPO, utilizando o estilo de texto LEGENDA e o texto com diversas linhas (T ), tendo o primeiro canto no
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

230

canto inferior esquerdo da faixa e o segundo no diagonalmente oposto, altura do texto 6 mm e ponto de justificao (Justification) MC (Middle Center), escrever: Universidade Federal Rural do Semi-rido UFERSA (Figura 239).

FIGURA 237. Textos coringas escritos com Multiline Text.

FIGURA 238. Legenda com os textos coringas escritos com o texto de diversas linhas (Multiline Text).

FIGURA 239. Legenda com o nome da empresa responsvel pelo projeto. OBSERVAES: 1. As propriedades de um texto podem ser alteradas utilizando-se o comando Properties (MO ). 2. Outros textos de interesse podero ser acrescentados legenda.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

231

3. Transformar o desenho da legenda em Wblock, de nome LEGENDA, considerando o seu canto inferior direito como ponto de insero, e armazen-lo na BIBLIOTECA. Reter a fonte como desenho. 11.3. ATRIBUTOS 11.3.1. INTRODUO O comando Attributes permite vincular informaes relacionadas (atributos) a um determinado bloco. As informaes podero ser fixas (constantes) ou editadas no momento da insero do bloco, ou at mesmo posteriormente sua insero. 11.3.2. DESENHO PARA A CONSTRUO DO BLOCO Primeiramente deve-se definir o desenho para a construo do bloco, posteriormente que sero definidos os atributos. Como exemplo, tomar o desenho da LEGENDA e copi-lo para um espao ao lado no mesmo arquivo. Deletar os textos variveis dos campos e desenhar novamente as linhas auxiliares (horizontais a 2 mm acima, e verticais a 17 mm direita), para facilitar a insero dos atributos (Figura 240).

FIGURA 240. Grade da legenda preparada para a definio dos atributos. 11.3.3. GERANDO ATRIBUTOS Draw Block Define Attributes, ou ATT caixa de dilogo Attribute Definition (Figura 241), com as seguintes reas: 1. Mode permite definir o modo de apresentao dos atributos, dentre os seguintes: a. Invisible O atributo ser invisvel no desenho.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

232

b. Constant O atributo apresentar sempre a mesma forma, no podendo ser editado. c. Verify Depois de finalizadas todas as perguntas para insero dos atributos, elas sero refeitas, permitindo a edio em caso de erro. Comumente, opta-se por esta. d. Preset No realiza as perguntas durante a insero, aceitando como resposta o contedo do campo Value, que pr-definido, podendo ser editado posteriormente. OBSERVAO: Apenas os atributos construdos no modo Constant no podero ser mais editados. Nas demais opes eles podero ser editados aps suas inseres.

FIGURA 241. Caixa de dilogo Attribute Definition. 2. Attribute permite definir os atributos, utilizando as caixas de texto seguintes: a. Tag Etiqueta (nome) que ser colocada no desenho do bloco, permitindo identificar o atributo. O nome no dever conter espao nem ponto. b. Prompt Pergunta, formulada pelo usurio, que ser feita na linha de comando, quando ento dever ser digitada a resposta, seguida de um Enter. c. Value Campo que poder ser preenchido ou no, pois o texto a ser nele digitado aparecer como resposta no momento da insero, podendo ser utilizada quando repetida ou quando se deseja que ela seja tomada como exemplo. 3. Insertion Point (ponto de insero). Clicar em Pick Point para definir o ponto de insero do atributo, clicando no ponto desejado (interseo das linhas auxiliares). 4. Text Options (opes para texto). Permite ajustar o texto por meio de duas listas suspensas, para justificao e estilo de texto, e duas caixas de texto, para fornecimento da altura e do ngulo de rotao do texto: a. Justification permite posicionar o texto relativamente ao ponto de insero (pick point).
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

233

b. Text Style permite definir o estilo de texto a ser utilizado no atributo. c. Height permite definir a altura da letra para o estilo de texto escolhido. d. Rotation permite estabelecer a direo que o texto assumir. Zero determina a direo horizontal. 11.3.4. DEFININDO ATRIBUTOS Para cada campo de texto varivel da legenda definir um atributo, para cada caixa de dilogo aberta por ATT : 1. Atributo TTULO (Figuras 242 e 243): a. Verify b. Tag: TTULO c. Prompt: Qual o ttulo? d. Value: Planta baixa e. Justification: Left f. Text Style: LEGENDA g. Height: 7 (a altura 7 mm) h. Rotation: 0 i. Pick Point: O ponto de interseo das linhas auxiliares.

FIGURA 242. Estabelecimento do atributo TTULO na legenda.

FIGURA 243. Legenda com o atributo TTULO.


PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

234

2. Atributo ENGENHEIRO (Figuras 244 e 245): a. Verify b. Tag: ENGENHEIRO c. Prompt: Qual o nome do engenheiro? d. Value: Nome do estudante e. Justification: Left f. Text Style: LEGENDA g. Height: 5 (a altura 5 mm) h. Rotation: 0 i. Pick Point: O ponto de interseo das linhas auxiliares.

FIGURA 244. Estabelecimento do atributo ENGENHEIRO na legenda.

FIGURA 245. Legenda com os atributos TTULO e ENGENHEIRO. 3. Atributo CONFEA-CREA (Figura 246): a. Verify b. Tag: CONFEACREA c. Prompt: Qual o nmero do registro? d. Value: Nmero de matrcula do estudante e. Justification: Left f. Text Style: LEGENDA g. Height: 3 (a altura 3 mm) h. Rotation: 0 i. Pick Point: O ponto de interseo das linhas auxiliares. 4. Atributo DESENHISTA (Figura 246): a. Verify b. Tag: DESENHISTA c. Prompt: Qual o nome do desenhista? d. Value: Nome do estudante e.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

235

Justification: Left f. Text Style: LEGENDA g. Height: 5 (a altura 5 mm) h. Rotation: 0 i. Pick Point: O ponto de interseo das linhas auxiliares. 5. Atributo ESCALA (Figura 246): a. Verify b. Tag: ESCALA c. Prompt: Qual a escala? d. Value: 1:50 (a escala que for mais utilizada) e. Justification: Left f. Text Style: LEGENDA g. Height: 4 (a altura 4 mm) h. Rotation: 0 i. Pick Point: O ponto de interseo das linhas auxiliares.

FIGURA 246. Legenda com os atributos TTULO, ENGENHEIRO, CONFEACREA, DESENHISTA, ESCALA, DATA e FOLHA. 6. Atributo DATA (Figura 246): a. Verify b. Tag: DATA c. Prompt: Qual a data? d. Value: 10/10/2005 (o modo de expressar a data) e. Justification: Left f. Text Style: LEGENDA g. Height: 4 (a altura 4 mm) h. Rotation: 0 i. Pick Point: O ponto de interseo das linhas auxiliares. 7. Atributo FOLHA (Figura 246): a. Verify b. Tag: FOLHA c. Prompt: Qual o nmero da folha? d. Value: 01/02 (o modo de expressar o nmero da folha) e. Justification: Left f. Text Style: LEGENDA g. Height: 4 (a altura 4 mm) h. Rotation: 0 i. Pick Point: O ponto de interseo das linhas auxiliares. OBSERVAES: 1. Clicar duplo sobre o nome de um atributo permite acessar caixa de dilogo Edit Attribute Definition (Figura 247) e promover alteraes por meio das caixas de texto: Tag, Prompt e Default (= Value). Entretanto, a palheta do comando Properties (MO ) permite uma edio mais completa do atributo. Assim, pode-se copiar um atributo e depois edit-lo.

FIGURA 247. Caixa de dilogo Edit Attribute Definition, acessada aps clicar duplo sobre TTULO. PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 236
Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

2. Pode-se alterar a posio de um atributo por meio de seu ponto de justificao. Clica-se sobre o nome do atributo para selecion-lo e em seguida no ponto de justificao o nome do atributo permanecer ligado ao cursor e permitir a sua movimentao. Aps o deslocamento desejado, clicar no ponto com o qual coincidir o ponto de justificao do nome do atributo. 8. Remover as linhas auxiliares antes de transformar o desenho e os atributos em um bloco (Figura 248).

FIGURA 248. Legenda com seus atributos. 11.3.5. GERANDO WBLOCK COM ATRIBUTOS Na seleo, se necessrio, manter a tecla Shift pressionada, enquanto clica sobre cada um dos atributos, na mesma ordem em que as perguntas devero aparecer no Prompt na linha de comando e, em seguida, ainda com a tecla Shift pressionada, selecionar por Window, da direita para a esquerda, todo o desenho que constituir o bloco. No caso da legenda, se necessrio, manter Shift pressionada enquanto clica, na ordem, sobre as palavras: TTULO, ENGENHEIRO, CONFEA-CREA, DESENHISTA, ESCALA, DATA, FOLHA, e, por Window, selecionar todo o desenho. O ponto de insero dever ser o canto inferior direito da legenda. O nome do bloco dever ser LEGENDA_AT, que dever ser armazenado na pasta BIBLIOTECA. 11.3.6. INSERINDO BLOCOS COM ATRIBUTOS I Insert Browse Select Drawing File (LEGENDA_AT) Open Insert Verificar os parmetros de escala e de ngulo OK A grade da legenda, anexada ao cursor, em seu canto inferior direito, ser mostrada Specify insertion point or [Scale/X/Y/Z/Rotate/PScale/PX/PY/PZ/PRotate]: - Clicar na tela no ponto desejado Enter attribute values Qual o ttulo? <Planta baixa>: Qual o nome do Engenheiro? <Nome do estudante>: Qual o nmero do registro? <Nmero de matrcula do estudante>: 2100305166 Qual o nome do
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

237

Desenhista? <Nome do estudante>: Qual a escala? <1:50>: Qual a data? <10/10/2005>: 17/10/2006 Qual o nmero da folha? <01/02>: 01/01 Qual o ttulo? <Planta baixa>: Qual o nome do Engenheiro? <Nome do estudante>: Qual o nmero do registro? <2100305166>: Qual o nome do Desenhista? <Nome do estudante>: Qual a escala? <1:50>: Qual a data? <17/10/2006 >: Qual o nmero da folha? <01/01>: A legenda, com os valores dos atributos (values), ser inserida e exibida no arquivo de desenho (Figura 249). OBSERVAES: 1. Caso os valores defaults no sejam os desejados, deve-se, no prompt, escrevlos, concluindo, cada um, com Enter.

FIGURA 249. Legenda resultante da insero do Wblock LEGENDA_AT. 2. As perguntas tambm podem ser respondidas utilizando-se a caixa de dilogo Enter Attributes, cujo acesso determinado pela varivel ATTDIA Enter new value for ATTDIA <0>:. Para mostrar a caixa de dilogo, sempre que for inserir um bloco com atributos, digitar 1 . Se se desejar voltar a entrar com os dados pela linha de comando, executar ATTDIA Enter new value for ATTDIA < 1 >: Digitar 0.

FIGURA 250. Caixa de dilogo Enter Attributes.


PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

238

3. A entrada dos valores de atributo (values), tanto pela caixa de dilogo Enter Attributes como pela linha de comando, permite a entrada de m2 (m seguido de AltGr 2). Para que o m seja exibido necessrio definir um estilo de texto para o atributo com uma fonte que apresente o nmero dois sobrescrito, como Microsoft Sans Serif, Arial, Century, Verdana, dentre outras. 4. Ao inserir blocos em um desenho, deve-se considerar os fatores multiplicativos, X e Y, para a escala, como sendo o produto da razo entre a unidade de desenho (u.d.) utilizada para elaborar os blocos (mm) e a unidade de desenho (u.d.) que se utiliza no desenho (m), pelo mdulo da escala de reduo (M) X = Y = (mm/m) x M = 0,001 x M. Exemplificando: E = 1:50, X = Y = 0,001 x 50 = 0,05; E = 1:75, X = Y = 0,001 x 75 = 0,075; E = 1:100, X = Y = 0,001 x 100 = 0,1. Pode ser mais adequado construir os blocos na mesma unidade de desenho em que sero utilizados, devendo-se, na insero, considerar X = Y = M, o mdulo da escala. Nas verses mais recentes do programa, o fator resultante da razo entre a unidade de desenho do bloco (Block unit), mm, e a unidade de desenho do arquivo de desenho (u.d.), m, indicado e j utilizado na insero do bloco (0.0010), restando apenas utilizar como fator multiplicativo o mdulo da escala (50, 75, 100, ...), no caso de escala de reduo. 11.3.7. EDITANDO BLOCOS COM ATRIBUTOS Se for necessrio alterar os atributos de um bloco (sem explodi-lo): Modify Object Attribute Block Attribute Manager (gerenciador de atributos do bloco) (Figura 251) pode-se selecionar o bloco, pelo boto Select block, ou escolh-lo na lista suspensa Block Selecionar a Tag desejada Edit... Nas trs abas, Attribute (Figura 252), Text Options (Figura 253) e Properties (Figura 254), podero ser feitas as alteraes desejadas em seus campos. Clicar duplo sobre o bloco com atributos permite o acesso caixa de dilogo Enhanced Attribute Editor (Figura 255), com suas trs abas: Attribute, Text Options e Properties.

FIGURA 251. Block Attribute Manager.

FIGURA 252. Edit Attribute, com a aba Attribute ativada.


PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

239

FIGURA 253. Edit Attribute, com a aba Text Options ativada.

FIGURA 254. Edit Attribute, com a aba Properties ativada.

FIGURA 255. Enhanced Attribute Editor, com a aba Attribute ativada. OBSERVAO: Ao se explodir um bloco com atributos, inserido em um arquivo de desenho, os atributos no mais apresentaro os seus valores (values) Figura 249, mas os nomes das etiquetas (Tags) Figura 248.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

240

11.3.8. EXERCCIOS 1. Criar o bloco ETIQUETA_AT, para a obteno das etiquetas dos cmodos em uma planta baixa, com os atributos CMODO e REA. Utilizar os layers TEXTOCAMPO e GRADE. Para o atributo CMODO utilizar o estilo de texto CAMPO e para o atributo REA, criar o estilo de texto REA, com altura zero e fonte Microsoft Sans Serif. SUGESTO: Construir a grade com linhas horizontais paralelas na forma de um retngulo de 25 mm de largura por 4 mm de altura (Figura 256-a). Por Offset, na opo Through, traar as linhas auxiliares que dividem a grade ao meio, longitudinal e transversalmente (Figura 256-b). No ponto mdio da linha superior da grade definir o atributo CMODO e no da linha inferior definir REA (Figura 256-c): ATT Verify Tag: CMODO Prompt: Qual o nome do cmodo? Value: COZINHA Justification: Middle Center Text Style: CAMPO Height: 2 Insertion Point: Clicar no ponto mdio da linha superior da grade. ATT Verify Tag: REA Prompt: Qual a rea do cmodo? Value: 10,00 m Justification: Middle Center Text Style: REA Height: 1.5 Insertion Point: Clicar no ponto mdio da linha inferior da grade. Transformar os atributos em um Wblock, de nome ETIQUETA_AT, selecionando-os, na ordem, CMODO e REA, sem selecionar a grade, e escolhendo o ponto central da grade como ponto de insero. Inserir na planta baixa trabalhada, considerando as diferentes etiquetas dos cmodos e os fatores multiplicativos X e Y adequados (Observao 4, do item 11.3.6). O resultado de uma das inseres mostrado na Figura 256-d.

FIGURA 256. Obteno do bloco ETIQUETA_AT com os atributos CMODO REA.

2. Criar o bloco TTULO_AT, para obteno do ttulo e da escala de um desenho, com os atributos TTULO e ESCALA. Utilizar os layers TEXTO-TTULO (White, Continuous, 0.15 mm) e GRADE. Para os atributos TTULO e ESCALA,
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

241

utilizar o estilo de texto TTULO se este no estiver definido, configur-lo com fonte romand.shx e altura zero, se no, redefini-lo. SUGESTO: Construir a grade com linhas horizontais paralelas na forma de um retngulo de 25 mm de largura por 7 mm de altura (Figura 257-a). Por Offset, na opo Through, traar as linhas auxiliares que dividem a grade ao meio, longitudinal e transversalmente (Figura 257-b). No ponto mdio da linha superior da grade definir o atributo TTULO e no da linha inferior definir ESCALA (Figura 257-c): ATT Verify Tag: TTULO Prompt: Qual o ttulo do desenho? Value: PLANTA BAIXA Justification: Middle Center Text Style: TTULO Height: 5 Insertion Point: Clicar no ponto mdio da linha superior da grade. ATT Verify Tag: ESCALA Prompt: Qual a escala do desenho? Value: Esc.: 1:50 Justification: Middle Center Text Style: TTULO Height: 2. Transformar os atributos em um Wblock, de nome TTULO_AT, selecionandoos, na ordem, TTULO e ESCALA, sem selecionar a grade, e escolhendo o ponto central da grade como ponto de insero. Inserir, centralizado e abaixo dos desenhos trabalhados, considerando os diferentes ttulos, escalas e os fatores multiplicativos X e Y adequados (Observao 4, do item 11.3.6). O resultado de uma das inseres mostrado na Figura 257-d.

FIGURA 257. Obteno do bloco TTULO_AT com os atributos ESCALA.

TTULO

3. Criar o bloco NVEL_AT, para representar os nveis de pisos, com o atributo NVEL. Utilizar os layers TEXTO-NVEL (Green, Continuous, 0.13 mm) e NVEL (Yellow, Continuous, 0.09 mm). Para o atributo utilizar o estilo de texto NVEL, definindo-o com a fonte romans.shx e altura zero. SUGESTO:
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

242

No layer NVEL, construir o smbolo de nvel de piso, que indica a sua altura acima do nvel de referncia. Traar uma circunferncia de 3 mm de dimetro (Figura 258-a). Por Offset 1 mm, obter uma outra circunferncia, externa primeira (Figura 258-b). Traar duas linhas, uma horizontal e outra vertical, delimitadas pelos quadrantes da circunferncia externa (Figura 258-c). Apagar a circunferncia externa (Figura 258-d). Preencher, utilizando o comando Hatch (Predefined Solid), os segundo e quarto quadrantes (Figura 258-e). No ponto final direito da linha horizontal definir o atributo NVEL (Figura 258f): ATT Verify Tag: NVEL Prompt: Qual a altura do piso? Value: 0,30 Justification: Bottom Left Text Style: NVEL Height: 1 Insertion Point: Clicar no ponto final direito da linha horizontal. Transformar o atributo e o desenho em um Wblock, de nome NVEL_AT (Figura 258-f), selecionando, na ordem, NVEL e todo o desenho, e escolhendo o centro da circunferncia como ponto de insero. Inserir na planta baixa trabalhada, de acordo com as diferentes alturas dos pisos e considerando os fatores multiplicativos X e Y adequados (Observao 4, do item 11.3.6). O resultado de uma das inseres mostrado na Figura 258-g.

FIGURA 258. Obteno do bloco NVEL_AT com o atributo NVEL. Tomar o desenho com o atributo NVEL da Figura 258-f e adequ-lo de modo a obter os da Figura 258-h. A partir desses ltimos, criar um Wblock de nome NVEL_INFERIOR_AT. O resultado de uma das inseres mostrado na Figura 258-i. Pode-se observar que no smbolo de nvel superior ao de referncia est caracterizado o sinal + (mais) e que no inferior ao de referncia est caracterizado o sinal (menos) 4. Criar os blocos COTAS_JANELAS_ESQUERDA_AT e COTAS_JANELAS _DIREITA_AT, para representar as cotas de janelas na planta baixa, na forma da frao, largura x altura dividido pelo peitoril, com os atributos LARGURA,
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

243

ALTURA e PEITORIL. Utilizar os layers TEXTO_CAMPO e GRADE. Para os atributos utilizar o estilo de texto CAMPO, com altura 1,5 mm. SUGESTO: Construir a grade com linhas horizontais paralelas na forma de um retngulo de 22 mm de largura por 4 mm de altura (Figura 259-a). Por Offset, na opo Through, traar as linhas auxiliares que dividem a grade ao meio, longitudinal e transversalmente (Figura 259-b). Por Offset da linha horizontal central, obter duas linhas horizontais, uma a 0,50 mm acima e outra 0,50 mm abaixo (Figura 259-c). Por Offset da linha vertical central, obter outras duas linhas verticais, uma a 1,5 mm esquerda e a outra a 1,5 mm direita (Figura 259-d). No ponto de interseo entre a segunda linha, de cima para baixo, e a primeira das trs linhas verticais internas, da esquerda para a direita, definir o atributo LARGURA (Figura 259-e): ATT Verify Tag: LARGURA Prompt: Qual a largura? Value: 1,00 Justification: Right Text Style: CAMPO Height: 1.5 Insertion Point: Clicar no ponto de interseo entre a segunda linha, de cima para baixo, e a primeira das trs linhas verticais internas, da esquerda para a direita.

FIGURA 259. Obteno dos blocos COTAS_JANELAS, com os atributos LARGURA, ALTURA e PEITORIL. No ponto de interseo entre a segunda linha, de cima para baixo, e a terceira das trs linhas verticais internas, da esquerda para a direita, definir o atributo ALTURA (Figura 259-f): ATT Verify Tag: ALTURA Prompt: Qual a altura? Value: 1,00 Justification: Left Text Style: CAMPO Height: 1.5 Insertion Point: Clicar no ponto de interseo entre a segunda linha, de cima para baixo, e a terceira das trs linhas verticais internas, da esquerda para a direita. No ponto de interseo entre a segunda linha, de baixo para cima, e a segunda das trs linhas verticais internas, definir o atributo PEITORIL (Figura 259-g):
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

244

ATT Verify Tag: PEITORIL Prompt: Qual o peitoril? Value: 1,10 Justification: Top Center Text Style: CAMPO Height: 1.5 Insertion Point: Clicar no ponto de interseo entre a segunda linha, de baixo para cima, e a segunda das trs linhas verticais internas. Entre as palavras LARGURA e ALTURA, com Mtext (T ), escrever um x (xis) minsculo, com altura 1,5 mm (Estilo de texto CAMPO, justificao Bottom Center), e posicion-lo adequadamente, com o seu ponto de insero na interseo entre a segunda linha horizontal superior e a vertical central (Figura 259-h). No layer TEXTO_CAMPO, obter a linha divisria horizontal, traando um segmento de reta idntico ao que divide o retngulo transversalmente ao meio, o terceiro de baixo para cima (ou de cima para baixo) Figura 259-h. Ou, simplesmente, mudar a linha existente do layer GRADE para TEXTO_CAMPO. Desativar o layer GRADE (Figura 259-i) e transformar os atributos em dois distintos Wblocks, selecionando-os, na ordem, LARGURA, ALTURA, PEITORIL e, por Window, da direita para a esquerda, todos eles, incluindo a linha divisria horizontal e o x. Escolhendo o ponto final esquerdo da linha divisria como ponto de insero, definir o bloco COTAS_JANELAS_ESQUERDA_AT, e, escolhendo o ponto final direito, definir COTAS_JANELAS_DIREITA_AT. Inserir na planta baixa trabalhada, considerando os diferentes valores das cotas das janelas, as necessidades de insero das cotas esquerda ou direita, os fatores multiplicativos X e Y adequados (Observao 4, do item 11.3.6) e a necessidade de rotao (Figura 260). Se ainda for necessrio adequar s dimenses do desenho, aplicar sobre o bloco inserido o comando Scale (SC ) relativamente ao ponto de insero. Para interromper linhas que cruzem as cotas das janelas, utilizar o comando Break (BR ).

FIGURA

260.

Exemplos de insero dos Wblocks COTAS_JANELAS_ ESQUERDA_AT e COTAS_JANELAS_DIREITA_AT.

5. Criar o bloco COTAS_PORTAS_AT, para representar as cotas das portas na planta baixa, na forma largura x altura, com os atributos LARGURA e ALTURA.
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

245

Utilizar os layers TEXTO_CAMPO e GRADE. Para os atributos utilizar o estilo de texto CAMPO, com altura 1,5 mm. SUGESTO: No desenho do exerccio 4, copiar a etapa da Figura 259-i, com os atributos estabelecidos (Figura 261-a), Deletar a linha horizontal divisria e o atributo PEITORIL (Figura 261-b). Transformar os atributos em um Wblock, de nome COTAS_PORTAS_AT, selecionando-os, na ordem, LARGURA, ALTURA e, por Window, da direita para a esquerda, todos eles, incluindo o x, escolhendo o ponto central do x como ponto de insero.

FIGURA 261. Obteno do bloco COTAS_PORTAS, com os atributos LARGURA e ALTURA. Nas Figuras 261-c e 262 so mostrados exemplos de insero do Wblock COTAS_PORTAS_AT.

FIGURA 262. Insero do Wblock COTAS_PORTAS_AT, com posterior rotao em d, e, e f. Inserir na planta baixa trabalhada, considerando os diferentes valores das cotas das portas, os fatores multiplicativos X e Y adequados (Observao 4, do item 11.3.6) e a necessidade de rotao. Se ainda for necessrio adequar s dimenses do desenho, aplicar sobre o bloco inserido o comando Scale (SC ) relativamente ao
PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

246

ponto de insero. Para interromper linhas que cruzem as cotas das janelas, utilizar o comando Break (BR ). 6. Criar o bloco LEGENDA_178_AT, para ser utilizado nos formatos da folha de papel A4, A3 e A2. SUGESTO: Inserir o bloco LEGENDA_AT no arquivo LEGENDA, com u.d. = 1 mm, e explodi-lo. Utilizando Stretch (S ), aumentar a largura do retngulo da legenda em 3 mm para a esquerda, iniciando a seleo, da direita para a esquerda, de modo que a janela de seleo envolva o segmento vertical esquerdo que delimita o espao da palavra Folha, cruzando essa palavra, objetivando obter os espaos reservados para a Escala (Esc.:) e a Data com 60 mm de largura e 58 mm para a Folha. Criar o Wblock. 11.4. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Folha de desenho leiaute e dimenses NBR 10068. Rio de Janeiro, 1987. 4 p. BALDAM, R. L. AutoCAD 2002: utilizando totalmente. So Paulo: rica, 2002. 484 p. FREY, D. AutoCAD 2002: a Bblia do iniciante. Rio de Janeiro: Cincia Moderna Ltda, 2003. 560 p. SAMPAIO, L. A. A. AutoCAD 2002: dominando 110%. Rio de Janeiro: Brasport, 2002. 300 p.

PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR PAC Desenho arquitetnico 2D 1 Unidade 11 Prof. Nilson de Sousa Sathler UFERSA 2010

247

You might also like