You are on page 1of 3

PINA, D.R.; MORCELI, J.; DUARTE, S.B.; NETTO, T.G. Otimizao de imagens mamogrficas. Radiologia Brasileira.

Revista do Colgio Brasileiro de Radiologia e Diagnstico por Imagem CBR, So Paulo, v.39(5): 351-354. 2006. Diana Rodrigues de Pina e Jos Morceli so Professores Assistentes Doutores do Departamento de Doenas Tropicais e Diagnstico por Imagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), Botucatu, SP, Brasil. Srgio Barbosa Duarte Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Fsicas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Thomaz Ghilardi Netto Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da Universidade de So Paulo, Ribeiro Preto, SP, Brasil. Este trabalho foi realizado no Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, e teve como objetivo a otimizao de imagens mamogrficas com considerveis redues de doses. Hoje em dia, no Brasil, o cncer de mama o maior responsvel pelos bitos entre as mulheres com neoplasias malignas. A deteco precoce o meio no qual se diagnostica o cncer em sua fase inicial, para isto o exame mais indicado a mamografia. Porm para o exame ser bem sucedido h uma necessidade da combinao de parmetros como sistemas tela-filme, tcnicas radiogrficas, utilizao adequada da angulao do tubo de raios-X, posicionamento correto do paciente, compresso e exposio satisfatria da mama. O Brasil possui mais de 2700 mamgrafos, mas cerca de 60% deles no so submetidos a controle de qualidade, lembrando que a qualidade da imagem depende de densidades ticas (DO) agradveis resposta do olho humano e de boa visualizao de tecidos relevantes para um diagnstico mais seguro. O exame mamogrfico requer alto padro de tcnicas, pois os materiais que constituem a mama possuem densidades semelhantes o que dificulta o contraste na imagem. Os autores propuseram uma seleo de parmetros de exposio com a finalidade de obter tcnicas que proporcionem imagens com maior aceitao visual aliada reduo de dose. Para simular a mama utilizou-se um fantoma que representa uma composio mdia (50% de tecido glandular e 50% de tecido adiposo) com 3 cm de compresso. Foram utilizados vrios parmetros do feixe de raio-X, a fim de se obter um valor que produzisse uma DO agradvel ao olho humano. As DO foram obtidas atravs do mtodo sensiomtrico de tempo escalonado.

No procedimento foi usado o controle de exposio manual, de modo a expor regies pr estabelecidas, variando-se o tempo de exposio e mantendo constante a kVp, o resultado obtido mostrado na figura 2 onde se observa varias faixas de DO. A determinao da melhor DO foi obtida a partir da regio linear da curva sensiomtrica. As mAs correspondentes s DO da regio linear da curva foram combinadas com a kVp selecionada, gerando um conjunto de sete tcnicas radiogrficas. As imagens obtidas foram avaliadas por 11 especialistas, utilizando o mtodo de avaliao gradativa visual, que identificaram o melhor tom de cinza para imagem de mama. Nesta tcnica as imagens obtidas possuam diferentes DO, porm com o mesmo contraste. O procedimento foi realizado novamente, mas desta vez variando-se a kVp na faixa de tenso 23-31. As imagens foram analisadas por especialista de modo a identificar a que apresenta a melhor visualizao das estruturas que constituem o fantoma, ou seja, o melhor contraste; as imagens obtidas possuem mesmo tom de cinza, porm se diferem no contraste, pois possuem valores de kVp distintos. Foi selecionado um profissional de radiologia do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, este profissional selecionou trs kVp e utilizou o controle de exposio automtico do mamgrafo produzindo trs imagens diferentes do fantoma, este processo foi realizado para que fosse possvel a comparao entre as imagens otimizadas com as imagens obtidas na prtica clinica do hospital. Como se observa na tabela 1 a melhor imagem otimizada possui uma combinao de 28 kVp com 25 mAs e DO em torno de 1,27. A melhor imagem que corresponde tcnica radiogrfica apresentada na figura 4A e a escolhida como melhor imagem da prtica clnica apresentada na figura 4B. Foi observado que a imagem obtida pela prtica clnica apresenta perda de contraste e tom de cinza em torno de 1,5 podendo interferir em um diagnstico mdico seguro. Em cada caso, para monitorar a dose na superfcie de entrada do fantoma, foi utilizado um dosmetro termoluminescente de fluoreto de Ltio (LiF). A tabela 2 apresenta os resultados obtidos neste estudo, observa-se que a dose (em mGy) maior na rotina do servio do HCFMB-Unesp. Alm da otimizao da qualidade da imagem, este estudo ainda prov uma reduo de dose e carga do tubo, respectivamente de 36,8% e 46,2%, quando comparadas com a tcnica utilizada pela rotina do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Este estudo mostra a importncia dos processos de controle de qualidade em todos os tipos de servios de radiodiagnstico, pois qualquer tcnica que expe pacientes a radiao ionizante deve ser otimizada a um valor mnimo de dose necessrio para a obteno do objetivo radiolgico, seja ele diagnstico ou teraputico. Considero uma obra de grande valor cientfico, que explora um tema importante na rea de Fsica Mdica em especial na rea de Proteo Radiolgica. indicado a profissionais atuantes em clnicas de radiodiagnstico em especial aqueles que atuam com aparelhos de mamgrafos, mas tambm til como material de apoio a estudantes de graduao e ps-graduao que se interessem pelo tema. Com os bons resultados obtidos vejo que este trabalho deve ser divulgado com o intuito de chamar a ateno do corpo clnico dos hospitais em exerccio no pas, a fim de serem tomadas providncias para melhorar a qualidade das imagens aliada a considerveis redues de doses nos servios de mamografia. Maira Guizarde de Sousa Acadmico do curso de Fsica Mdica no Centro Universitrio da Fundao Educacional de Barretos (Unifeb)/SP.

You might also like