You are on page 1of 12

ETEC DR.

DEMTRIO DE AZEVEDO JNIOR

DOUGLAS APARECIDO LEME LUIZ FELIPE DA SILVA MIQUELO PEDRO VITOR FERRAZ DE CAMARGO RODRIGO FALCI

REAPROVEITAMENTO DE REJEITO NA INDSTRIA MINERADORA DE CALCRIO.

Itapeva 2012

DOUGLAS APARECIDO LEME LUIZ FELIPE DA SILVA MIQUELO PEDRO VITOR FERRAZ DE CAMARGO RODRIGO FALCI

REAPROVEITAMENTO DE REJEITO NA INDSTRIA MINERADORA DE CALCRIO.

Trabalho de aproveitamento apresentado disciplina de Planejamento de Trabalho de Concluso de Curso TCC do curso de Minerao da Escola Tcnica Dr. Demtrio Azevedo Jr., sob orientao do Prof. Rubens Carvalho Rinaldi Jr., como pr-requisito para obteno do ttulo de Tcnico em Minerao.

Itapeva 2012

Sumrio

1. INTRODUO............................................................................................... 4 2. OBJETIVOS................................................................................................... 5 3. JUSTIFICATIVAS ......................................................................................... 6 4 PROBLEMTICA ...........................................................................................7 5. HIPTESE .................................................................................................... 8 6. PLANO DE ASSUNTO PROVISRIO ............................................................9 7. METODOLOGIA ..........................................................................................10 8. CRONOGRAMA ............................................................................................11 9. BIBLIOGRAFIA............................................................................................... 12

1. Introduo
A atividade de extrao mineral de grande importncia para o desenvolvimento do pais mas, tambm, responsvel por inmeros impactos ambientais, como todo tipo de atividade industrial, muitas vezes de forma irreversvel. Dada a existncia desses impactos negativos, faz-se necessrio diminu-lo. Um dos processos de amenizar os danos ambientais causados pela minerao atravs do aproveitamento dos rejeitos por ela gerada. Esses materiais, a princpio sem utilidade, so gerados principalmente na fase de beneficiamento do minrio, gerando inmeros transtornos no apenas ao meio ambiente mas, a prpria empresa, responsvel pelos impactos gerados alem de prejuzos financeiros para dar o destino final a esse material conforme exige os rgos ambientais. Para aqueles que se dedicam a extrao do minrio de calcrio, a situao no diferente; da a necessidade de se encontrar maneiras de se utilizar o rejeito desse minrio como forma de reaproveitar ao mximo o minrio, reduzindo assim os problemas acima mencionados. Os calcrios so rochas sedimentares que contm minerais com quantidades acima de 30% de carbonato de clcio (aragonita ou calcita). Quando o mineral predominante a dolomita a rocha calcria denominada calcrio dolomtico. A colorao do calcrio passa do branco ao preto, podendo ser cinza claro ou cinza escuro. Muitos calcrios apresentam tons de vermelho, amarelo, azul ou verde dependendo do tipo e quantidade de impurezas que apresentam. Alguns tipos de calcrios so marga,dolomita , travertino entre outros. Rejeito por sua vez so sobras de qualquer processo produtivo que no aproveitado pela empresa que produz um certo tipo de material. Nesse contexto conhecendo o empreendimento e o tipo de rejeito por ele gerado, este poderia ser utilizado como subproduto na mesma empresa ou em outra atividade industrial trazendo impactos positivos ao meio ambiente e tambm lucros para aquele que o produz.

2. Objetivo
Dados aos inmeros prejuzos causados pela produo de rejeitos, sejam ambientais, sejam econmicos, o presente trabalho tem como objetivo: Identificar e descrever os rejeitos gerados por uma mineradora que se utiliza do minrio de calcrio, na fase de seu beneficiamento; Conhecer os diferentes destinos dado por essa empresa pela gerao desse rejeito. Encontrar outras formas de reaproveita-lo na construo civil.

3. Justificativa
Reveste-se este trabalho de grande importncia pois, uma vez identificado e descrito os diferentes tipos de rejeitos gerados pela industria em questo, estes, conforme suas caractersticas, encontrar outras formas de se destinar e/ou vir a utiliz-los. Isto de suma importncia, no apenas para a empresa a ser estudada, mas a todo empreendimento que se utiliza desse tipo de minrio. Quer reduzindo seus custos, sejam por transporte a locais destinados ao seu estoque, ou utilizando como subproduto e consequentemente incrementando seu mercado. Outro importante fator a reduo dos impactos ambientais negativos, mais uma vez reduo de encargos financeiros para as empresas e a todos ns, uma vez que um meio ambiente saudvel significa uma melhor qualidade de vida. Caso ocorra a utilizao mais nobre para esses materiais todos saram ganhando, seja a prpria empresa de tal material. A justificativa para realizao de forma geral ser usar os rejeitos das indstrias mineradoras de calcrio como uma fonte alternativa de lucro e diminuio do impacto ambiental. Tendo em vista a que a produo de rejeito inerente a todo empreendimento mineiro.

4. Problema
Em vista que a produo de rejeitos inerente a toda industria mineira, e estes trazem danos irreparveis ao meio ambiente bem como perdas financeiras as empresas desse segmento, quer pela prpria recuperao ambiental ou pela no utilizao desse rejeito produzido. Dessa forma surgem os problemas que se seguem: 1. Quais so os rejeitos gerados pela empresa na fase do beneficiamento do minrio de calcrio ? 2. Qual o destino dado pela empresa mineradora de seus rejeitos ? 3. Existe uma forma de transformar esse rejeito em subproduto para ser utilizado na prpria empresa ou de introduzi-lo no mercado com finalidades diversas ?

5. Hipteses

Tendo em vista as problemticas anteriormente apontadas surgem as seguintes hipteses: a. Com relao ao primeiro problema suscitado espera-se que os rejeitos gerados seja resduos resultantes dos processos de beneficiamento a que so submetidos os minrios com a finalidade de: controlar a granulometria , retirar impurezas e aumentar a qualidade , assim o rejeito seria um material de menor qualidade. b. J, referente ao segundo problema levantado acredita-se que o seus rejeitos deveriam ser destinados a empresas que de uma forma poderia fazer o reaproveitamento desse rejeito numa forma bem produtiva. c. Finalmente, para a ltima problemtica, acredita-se que h formas de reaproveitamento para esse rejeito,uma forma seria na construo civil por exemplo numa obra de pavimentao.

6. Plano de assunto provisrio

Introduo 1. Calcrio 1.1 Origem. 1.2 Caractersticas e propriedades do Calcrio. 1.3 Usos

2.Rejeitos 2.1 Tipos de rejeitos 2.2 Formas de reaproveitamento

7. Metodologia

Pesquisa bibliogrfica Pesquisa de Campo Entrevistas Estudo do processo beneficiamento de calcrio Visita a empresa Votorantim Fabrica de Cal situada em Itapeva-SP

8. Cronograma

Atividades

Ago/ 12

Set /12

Out /12

Nov/ 12

Dez/ 12

Jan /13

Fev/ 13

Marc /13

Abr/ 13

Mai/ 13

Jun/ 13

Pesquisa e Definio do tema Pequisa bibliografica Coleta,apresent ao e discusso dos dados Elaborao do Pr projeto Entrega do Pr projeto Visita tcnica Elaborao da monografia Reviso da Literatura (enquadramento terico) Ajustes metodologicos,c onceituais,forma tao Reviso e redao final Entrega e apresentao do Trabalho Final

x x

x x x x

9. Bibliografia
ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo a metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos na graduao. 5. ed. So Paulo: Atlas 2001.

CPRM

Servio

Geolgico

do

Brasil

disponvel

em

http://www.cprm.gov.br/arquivos/pdf/recmin/pimainforme12matogrosso.pdf

MINEROPAR

MINERAIS

DO

PARAN

S.

A.

Disponvel

em:http://www.mineropar.pr.gov.br/mineropar/arquivos/File/publicacoes/relatorios_co ncluidos/20_relatorios_concluidos.pdf. Acesso em: 05 dez. 2006.

UNITINS

,Fundao

Universidade

de

Tocantins

disponvel

em

http://www.unitins.edu.br/portal/pesquisa/arquivos/pibic/ANAIS_XVII

You might also like