You are on page 1of 16

A TRANSFORMAO DO TRABALHO E A FORMAO PROFISSIONAL NA SOCIEDADE DA INCERTEZA CIAVATTA, Maria UFF mciavatta@terra.com.br TREIN, Eunice UFF eunicetrein@ig.com.

com.br GT: Trabalho e Educao / n.09 Agncia Financiadora: CNPq e FAPERJ

Introduo No mundo atual, sempre mais profunda a contradio entre a ampliao das possibilidades de transformao do trabalho humano de um lado e a instabilidade da ocupao, a incerteza das condies de trabalho, direitos e qualidade de vida (Piotto, 2003). Assim o autor italiano inicia sua breve e pertinente reflexo sobre um dos pases do capitalismo central que, no contexto da globalizao, se aplica a muitos pases capitalistas perifricos como o Brasil (Arrighi, 1997). Com isso, queremos trazer discusso duas questes. Primeiro, no obstante toda a convincente e fundamentada anlise de Arrighi, a expresso capital central ou perifrico um conceito que explica apenas uma parte do problema que vivemos nos pases da periferia do capital. Explica a distribuio de bens e de poder no mundo atual, mas insuficiente para explicar a permanncia de padres perifricos no desenvolvimento desses pases. A segunda questo diz respeito permanncia desses padres que pode ser melhor compreendida a partir da dinmica do capitalismo nos pases centrais e perifricos atravs do conceito de dependncia. Nos termos da teoria da dependncia a palavra parece ter sofrido um desgaste na sua capacidade de expressar a realidade angustiante dos pases pobres ou crescentemente incapazes de alcanar melhores condies de vida para seus povos. No entanto, a anlise das relaes polticas e econmicas de pases latinoamericanos evidencia os termos da dependncia como um lugar comum na vida dos cidados. Gallino (2003 e 2006), que tambm escreve sobre a Itlia, e Piotto (op. cit.) nos ajudam a compreender melhor a dependncia a partir de alguns de seus indicadores. O conceito de capitalismo dependente, tal como tratado por Santos (1991 e 2000) e Marini (1987e 2000) e Fernandes (1972), nosso ponto de partida nesta reflexo.

2 A incerteza do trabalho, advinda com a introduo de novas tecnologias, os novos modelos produtivos, a transformao das ocupaes, a insegurana sobre as condies de vida e a formao profissional desejvel neste contexto compem a segunda parte deste artigo. Nossa base para analisar essas mudanas a educao pensada para alm do capital (Mszros, 2005) e as concepes de educao politcnica e de formao integrada

(Saviani, 1989; Ciavatta, 2005; Sacchi, 2006).

A historicidade da dependncia ao capitalismo

A discusso polmica sobre a dependncia uma necessidade dos pases que foram colonizados pelos europeus e so ainda dependentes de polticas geradas segundo os interesses desses pases. Mas no esqueamos que, na atual dependncia desses pases do capitalismo central, globalizado, a submisso dos governantes locais tem um papel fundamental em alguns de seus efeitos devastadores. So efeitos devastadores as condies de vida de pobreza e misria de milhes de pessoas em todo o mundo, aos quais faltam condies de vida e de trabalho e os servios sociais bsicos (sade, educao, segurana etc.). A renda das 10 pessoas mais ricas, segundo dados do Banco Mundial de 2002, forma um patrimnio de 220 bilhes de dlares ou seja, 22 bilhes cada um. O que se pode comparar com PIB de um pas como a Tanznia que de 10,2 bilhes de dlares para uma populao de 35 milhes de pessoas. Significa que apenas uma dessas pessoas ricas tinha um patrimnio que era o dobro do produto anual gerado por 35 milhes de pessoas (Gallino, 2006, p. XIII). Diante dessa perspectiva imobilizadora (ou revolucionria ?), com que conceitos e com que prioridades de luta social podemos avanar no sentido de uma compreenso mais adequada dos fatos, de suas causas e conexes? Pensar a desigualdade, que realmente existe e opera em nossas vidas, como um fato consumado, sem atenuantes, pensar a submisso a situaes sociais ainda mais desastrosas. Ao mundo acadmico cabe buscar categorias de pensamento e de ao que possam ser instrumentos de compreenso para as lutas democrticas do presente. A questo da dependncia uma dessas categorias. Theotonio dos Santos (2000) faz uma retrospectiva histrica do conceito de dependncia, mostrando a necessidade de buscar novos rumos tericos j nos anos 1960.

3 Os tericos liberais compreendiam o desenvolvimento como sinnimo de modernizao, processo de superao do atraso das sociedades tradicionais, atravs da industrializao e da urbanizao. Mas fracassava-se em repetir nesses pases, ex-colnias, experincias bemsucedidas, segundo os padres do capitalismo dos pases desenvolvidos (Santos, 1991). No desprezvel a influncia do conceito de dependncia na renovao do pensamento terico sobre a Amrica Latina. Continua o autor:
A acumulao dessas e outras propostas metodolgicas na regio refletia a crescente densidade do pensamento social, que superava a simples aplicao de reflexes, metodologias ou propostas cientficas importadas dos pases centrais para abrir um campo terico prprio, com metodologia prpria, identidade temtica e caminho para uma prxis mais realista (p. 21 e 30-31).

O pensamento que inspirava os movimentos de libertao nacional, por outro lado, apontava a relao de dependncia dos pases perifricos em relao aos pases centrais como responsvel por uma dualidade estrutural que se expressava, na economia, por baixas taxas de acumulao interna o que impedia uma industrializao autnoma e uma fraca articulao das classes sociais o que vai inviabilizar um projeto nacional soberano. No entanto, a industrializao que ocorre nos anos 1960 do sculo XX no vai dar razo a nenhuma das duas posies. O desenvolvimento do capital pela expanso da industrializao no se consubstanciou no desenvolvimento de pases mais independentes e com maior igualdade social. Pelo contrrio, s se confirmou e aprofundou a subordinao econmica e social dessas naes ao capital internacional. No Brasil, no mbito da teoria marxista, autores como Marini (2000) Santos (1991) Fernandes (1972) buscam compreender porque o binmio desenvolvimento /

subdesenvolvimento no explica o processo em que se encontram os pases alvos da expanso imperialista do capital. Para os autores citados no possvel compreender essas sociedades como atrasadas em relao aos pases capitalistas centrais e nem possvel reduzir o desenvolvimento desigual a uma de suas variveis - o intercmbio desigual. Para eles o que se estabelece entre as naes a partir da expanso do capitalismo uma relao de dependncia que explicita a face concreta que o imperialismo assume nas sociedades dependentes latino-americanas. Seus impactos sociais e econmicos devem ser analisados neste marco conceitual. Santos (1991) destaca como elementos essenciais do conceito de dependncia:

4 (i) em primeiro lugar, as estruturas do capitalismo em nvel internacional e a forma particular que adquiriram na fase imperialista, mediante os fenmenos de monopolizao e de internacionalizao do capital, de luta pelo controle das matrias primas, de hegemonia do capital financeiro etc.; (ii) segundo, as relaes que se estabelecem entre os pases que so objeto da expanso do capitalismo e esta economia internacional mediatizada pelas relaes econmicas internacionais, isto , o comrcio exterior, os movimentos internacionais de capitais, a transferncia de tecnologia, os emprstimos, a ajuda etc.; (iii) terceiro, as estruturas internas dos pases objeto da expanso que expressam o encontro dialtico dos elementos especficos internos de nossas economias

subdesenvolvidas com as relaes econmicas internacionais e a estrutura econmica internacional. (p. 47). Florestan Fernandes (1972) em sua obra Capitalismo dependente e classes sociais na Amrica Latina elucida como o capitalismo dependente constitui-se enquanto sociedade de classes numa formao histrico-social que se caracteriza pela sobreapropriao do excedente econmico e pela superexplorao do trabalho. Para o autor as sociedades latino-americanas estruturam-se internamente de forma que, embora absorvam as transformaes do capitalismo, isto no implica em desenvolver a integrao nacional e alcanar a realizao de um projeto nacional autnomo. Por outro lado, a dominao externa tambm estimula um processo de modernizao e de desenvolvimento das foras produtivas que alimentam a iluso desenvolvimentista mas que, em realidade, reforam a dependncia e consolidam o imperialismo ao invs de super-lo. O autor expressa o atual momento histrico como o do imperialismo total e destaca seus traos mais marcantes:
(...) ele organiza a dominao externa a partir de dentro e em todos os nveis da ordem social, desde o controle da natalidade, a comunicao de massa e o consumo de massa, at a educao, a transplantao macia de tecnologia ou de instituies sociais, a modernizao da infra e da superestrutura, os expedientes financeiros ou do capital, o eixo vital da poltica nacional etc. Segundo, esse tipo de imperialismo demonstra que mesmo os mais avanados pases latino-americanos ressentem-se da falta dos requisitos bsicos para o rpido crescimento econmico, cultural e social em bases autnomas. (Fernandes, 1972 p. 18).

Assim, para ele, enquanto sociedades dependentes, estamos confrontados com o desafio, no apenas ou principalmente, de produzir riquezas, mas de ret-las e de distribulas. Para alm da anlise econmica, Fernandes (op. cit.) incorpora uma aguda anlise do papel da burguesia latino-americana e da brasileira, em particular, mostrando como os

5 interesses econmicos e polticos foram decisivos na constituio de um pacto poltico com a oligarquia agrria, contra os interesses da classe trabalhadora, inviabilizando assim um projeto democrtico de sociedade. Ainda hoje, o pensamento de Rui Mauro Marini (1987 e 2000) nos ajuda a pensar a natureza da dependncia e suas implicaes. O incremento da indstria no sculo XIX, nos pases centrais, se fez s custas do fornecimento de produtos de subsistncia de origem agro-pecuria e da massa de matrias primas proporcionadas, em grande parte, pelos pases latino-americanos. Ao mesmo tempo, h uma elevao da produtividade dos trabalhadores dos pases centrais, enquanto as funes que a Amrica Latina cumpre na economia mundial transcendem a mera resposta aos requerimentos fsicos induzidos pela acumulao dos pases industriais.
Mais do que facilitar ao crescimento quantitativo desses pases, a participao da Amrica Latina no mercado mundial contribuir para que o eixo da acumulao da economia industrial se desloque da produo da mais-valia absoluta produo da mais-valia relativa, isto , que a acumulao passe a depender mais do aumento da capacidade produtiva do trabalho do que simplesmente da explorao do trabalhador.

No entanto, nos pases latino-americanos, essa mudana qualitativa dos pases centrais se dar, fundamentalmente, com base a uma maior explorao do trabalhador. Nisto consiste, para o autor, o carter contraditrio da nossa dependncia (Marini, 1987, p. 21-23). Para fazer frente aos processos internos de reproduo do capital internacional e de seus aliados nas sociedades dependentes, a organizao da classe trabalhadora, esbarra na superexplorao do trabalho. Para Marini trs fatores expressam esta particularidade das sociedades dependentes, (...) a intensificao do trabalho, a prolongao da jornada de trabalho e a expropriao de parte do trabalho necessrio ao operrio para repor sua forade-trabalho (Marini, 2000 p. 125). A partir dos anos 1990 com a ampliao da mundializao do capital e as transformaes no mundo do trabalho materializadas na precarizao das relaes de produo, na desagregao dos sindicatos, no desemprego e na fome fica cada vez mais evidente a impossibilidade de mantermos uma perspectiva desenvolvimentista. O desenvolvimento das foras produtivas que se expande por todo o planeta no se expressa nem na possibilidade da industrializao plena, nem no desenvolvimento

6 cientfico e tecnolgico que aponte para a superao da diviso internacional do trabalho. Neste incio do sculo XXI, quando cresce a concentrao de capital e renda, a desigualdade social, a super-explorao do trabalho, a desqualificao relativa e absoluta da fora de trabalho preciso que se definam com clareza quais os reais interesses das classes trabalhadora e como atuar para torn-los realidade. Diante do quadro avassalador do processo de mundializao do capital a utopia se impe. Para Marini (2000) a constituio progressiva de um verdadeiro proletariado internacional, que a contrapartida necessria da globalizao capitalista, permitir recolocar em novas bases a luta dos povos por formas de organizao social superiores (p.295). Na materialidade concreta da realidade brasileira, dependente e associada ao capitalismo dos pases centrais, o trabalho, a transformao das ocupaes e a incerteza sobre as condies de trabalho nos desafiam enquanto educadores a refletir sobre a formao humana desejvel para que os trabalhadores possam enfrentar as lutas cotidianas sem separ-las da totalidade histrica de que so sujeitos.

Indicadores da dependncia

A dcada de 1990 representa, na histria recente, o tempo por excelncia da implantao das polticas neoliberais, com forte acento poltico conservador e direitista nos pases centrais e nos pases dependentes, em graus e formas diferenciadas, de acordo com a correlao de foras polticas e sociais que lograram implementar ou resistir ao iderio da modernizao conservadora. No Brasil,1 Cardoso construiu um governo de centro-direita e, sob a ortodoxia monetarista e do ajuste fiscal, no contexto da rgida doutrina dos organismos internacionais, efetivou as reformas que alteraram profundamente a estrutura do Estado brasileiro para tornar o Brasil seguro para o capital. Este ajustamento deve dar-se no mediante

polticas protecionistas, intervencionistas ou estatais, mas de acordo com as leis do mercado globalizado, mundial, poltica que se mantm no governo Lula. O ajuste traduz-se em trs estratgias articuladas e complementares: desregulamentao, descentralizao/autonomia e privatizao.
1

Para o desenvolvimento destas idias ver Frigotto e Ciavatta, 2005.

7 Dentro do atual estgio das naes da Unio Europia, o capitalismo o nico modo de produo admitido no imaginrio e na organizao poltica e econmica que as rege. um processo complexo de intrincada rede de relaes sociais consolidadas em instituies democrticas, direitos sociais a risco, mas ainda preservados. No se trata de um capitalismo domado. Ao contrrio, as presses econmicas so crescentes sobre as margens estreitas dos salrios dos trabalhadores, dentro do custo de vida local. Elas se expressam tambm na flexibilizao introduzida na dcada de 1990, que se manifesta na nova organizao do trabalho nas empresas e nas diversas formas de trabalho precrio, sem vnculos estveis. Os pases latino-americanos necessitam de uma ideologia poltica alternativa explorao capitalista a que os trabalhadores esto expostos em pases dependentes do ncleo orgnico do capital. O tema tem uma vasta elaborao crtica na Amrica Latina, dados os efeitos desastrosos para as economias locais mas, principalmente, pela queda do padro de vida da grande massa de trabalhadores. Examinando a economia mundialiazada, a tecnologia e as relaes de trabalho, Chesnais (1996) mostra que os grupos industriais, os manufatureiros, os de atividades de servios, assim como o capital financeiro internacional, tm se aproveitado das polticas de desregulamentao, de privatizao, de liberalizao do comrcio. O acesso a uma literatura crtica desse processo, permite-nos extrair da alguns elementos de anlise que se aplicam s polticas neoliberais em curso no Brasil nos ltimos dez anos. Luciano Gallino (2003) trata da produo e do trabalho no contexto da globalizao e nos permite formular alguns indicadores da dependncia. No sculo XXI, assim como nos sculos anteriores, um pas que no possua uma grande indstria manufatureira, indstria no sentido estrito, arrisca-se a se tornar uma espcie de colnia, subordinada s exigncias econmicas, sociais e polticas de outros pases que possuem tal indstria (p.3). Isso vale tanto mais para as indstrias de ponta para a economia do terceiro milnio, como a informtica, a eletromecnica, a qumica, a indstria automotriz e a aeronutica civil. O autor admite que os pases que operam empresas estrangeiras sejam capazes de assegurar sua populao ocupao e renda. Mas todas as decises sobre o nvel de ocupaes, condies de trabalho, salrios, o que se produz e como vai ser produzido, quais

8 os preos dos produtos que estruturam a vida das pessoas, sero tomadas fora do pas. Alm de que todos os custos econmicos sociais e humanos devem recair sobre o pas que hospeda tais empresas. Para alguns pases poderia ser uma soluo aceitvel, pelo menos por um certo tempo. Mas, para a Itlia, que j foi um dos primeiros pases industriais do mundo, trata-se de uma queda arruinadora (p. 1-2). possvel extrair de suas reflexes alguns indicadores de como se chega a essa situao de dependncia. (i) Tem sido conduzida pelos governos uma complexa operao econmica e ideolgica que envolve empresrios, administradores de alto escalo, executivos, polticos, lado a lado com conselheiros econmicos e critrios emanados dos organismos internacionais, ajustados s diferente conjunturas, logrando notvel eficcia para os fins propostos. Um primeiro critrio a privatizao de empresas estatais, indiscriminadamente, sejam as de grande porte, de alta tecnologia e de expresso internacional, seja um pequeno hotel para funcionrios do Estado etc. que, ao contrrio das primeiras, insignificante para a economia nacional. Um segundo critrio privilegiar as operaes de privatizao com a participao de recursos estatais e garantia de retorno dos capitais privados aplicados. No caso da privatizao de empresas de servios pblicos (luz, gua, telefone), os contratos de compra prevem reajustes das tarifas dos servios privatizados com ndices acima dos que compensariam o investimento, com resultados que penalizam os consumidores locais. A este critrio preciso acrescentar que os especialistas sustentam que, na economia globalizada, a sede geogrfica considerada uma varivel indiferente (op. cit., p.6). Neste aspecto, divergimos dos economistas e managers mencionados. Consideramos que, do ponto de vista do trabalho e das ocupaes, o local geogrfico no indiferente, porque est introduzindo diferenas substantivas na competitividade dos produtos pelo uso de mo-de-obra mais barata e/ou desregulamentada nos pases perifricos. De outra parte, os trabalhadores dos pases desenvolvidos vem reduzirem-se seus postos de trabalho pela transferncia das fbricas para os pases perifricos. (ii) Outro indicador de como se gera o processo da dependncia est na venda de uma empresa, principalmente, as de alta tecnologia, para outra empresa de grupos

9 estrangeiros, frequentemente, a preos reduzidos. Ou vender uma empresa em partes separadas para diversos compradores. Gallino (op. cit.) d o exemplo da empresa sul-coreana Daewoo Motor que foi desmantelada aos poucos na medida em que a General Motors comprou seis sobre dezesseis estabelecimentos. Mas a empresa no comprou a maior unidade que tinha 6000 operrios, considerada obsoleta, assim como outros doze estabelecimentos em diferentes pases. E, progressivamente, foi fechando os estabelecimentos. Um aspecto pouco tratado mas que situa-se como fator de dependncia para nossos pases a perda da memria cognitiva da empresa que negociada com o capital internacional. Diz Gallino (op. cit.): Uma organizao produtiva um sistema cognitivo distribudo, tanto mais complexo quanto mais tenha sua atividade voltada para a aplicao industrial de tecnologias avanadas.(...) O valor de uma organizao como sistema

cognitivo no tem como enfrentar a contingncia de sua capitalizao na bolsa, mas tem muito a ver com seu valor de longo prazo, com os efeitos positivos que induz nas pessoas, na economia e na vida social (p.75). (iii) Outro aspecto comparvel, em funo da economia globalizada subsumindo as economias locais, o privilegiamento da economia financeira em detrimento das atividades produtivas que seriam apenas um apndice incmodo das finanas porque obriga a trabalhar mais e ganhar menos (Gallino, op. cit., p. 7). Essa questo correlata ao fato de se exigir alta produtividade da fora de trabalho sem investir em formao e pesquisa. No Brasil, devemos considerar alguns aspectos indicadores desse processo. Primeiro, de acordo com a anlise da dependncia que apresentamos anteriormente, nos pases perifricos ao capitalismo central, os investimentos no se dirigiram a aumentar a capacidade produtiva dos trabalhadores pela formao, mas pela superexplorao do trabalho (Marini, 1987 e 2000). Segundo, a reestruturao produtiva pela introduo de novas tecnologias e das nova organizao do trabalho e, consequentemente, o crescimento do nmero de subempregados e desempregados nos anos 1990 teve como contrapartida governamental, um programa seletivo de formao dos trabalhadores o PLANFOR (Plano Nacional de Formao Profissional, atual Plano Nacional de Qualificao).

10 Terceiro, h uma compreenso equivocada ou tendenciosa em relao transferncia de tecnologias. Segundo o ex-ministro Paulo Renato de Souza, com a globalizao, o acesso ao conhecimento ficaria facilitado, e a associao com empresas multinacionais proveria as empresas dos pases como o Brasil, da tecnologia de que necessitam.2 Nesta fala, o Ministro sinalizou o que viria a acontecer nos oito anos do governo Cardoso, a abertura da economia ao mercado, a crise da universidade pblica e da pesquisa.

O trabalho e educao na sociedade da incerteza

A incerteza, alm de ser um tema existencial e filosfico, tem sido objeto da tambm da sociologia do trabalho nas ltimas dcadas.3 A sociedade da incerteza gerou-se pela incerteza do trabalho, advinda com a introduo de novas tecnologias, a nova organizao do trabalho, os novos modelos produtivos que passam a prescindir de grande parte do tempo de trabalho humano direto e, consequentemente, de parte dos trabalhadores. Nosso objetivo final nesta sesso reunir subsdios sobre o trabalho na atualidade para refletir sobre a formao profissional que possa ser a mais adequada aos trabalhadores. Antes de refletirmos sobre o significado da formao profissional na atualidade, preciso que nos detenhamos brevemente na questo do trabalho. Gallino (2006) introduz o tema falando da degradao em curso nas relaes de trabalho e na irresponsabilidade da globalizao (p. VII).. preciso lembrar que ele fala de uma sociedade rica como a italiana e ns falamos de um pas dependente das polticas hegemnicas do grande capital que alimenta os pases ricos. H cerca de dez anos atrs, a Europa vivia a perspectiva dos novos modelos produtivos, a exemplo dos ensaios do livro organizado por um intelectual italiano de esquerda, Francisco Garibaldo (1994). No incio do sculo XXI, outros intelectuais, tambm de esquerda, se detinham a analisar um fenmeno em crescimento, o trabalho atpico (Altieri e Carrieri, 2000). Hoje, o tema em foco o trabalho flexvel comumente chamado de trabalho precrio, com contratos por tempo determinado, que no inclui uma
2 3

Revista Exame, vol. 30, n. 15, p. 4, de 17 de julho de 1996.

No Brasil, os antecedentes dessa discusso fundamental para se pensar sobre a formao profissional, esto no final dos anos 1980 e o tema da perda da centralidade do trabalho apresentado por Claus Offe (1989).

11 situao ainda mais grave, il lavoro in nero que o trabalho sem vnculo empregatcio e sem proteo social (Gallino, 2006). Segundo Altieri e Carrieri: Enquanto o crescimento do trabalho autnomo sempre uma falsa notcia que pode tornar-se fonte de autoengano (a menos que se redefinam as categorias utilizadas nas estatsticas sociais), o crescimento deve ser entendido como o do trabalho autnomo de segunda gerao, isto aquele cuja autonomia no se apia sobre a base da propriedade ou do patrimnio, como era a tradio dos comerciantes, dos artesos, dos camponeses e, de modo mais geral, dos empresrios e do trabalho por conta prpria. Na verdade, cresce uma forma especfica de trabalho autnomo, enquanto diminui o trabalho, classicamente, autnomo, isto , independente, no subordinado (p. 14, grifo dos autores). Gallino (2006) considera que todas os contratos de trabalho por tempo indeterminado, chamado de trabalho flexvel so ocupaes instveis ou descontnuas ou precrias. O autor estima que na maior parte das regies italianas, dois teros, em mdia daqueles que procuram trabalho em uma empresa ou na administrao pblica somente conseguem trabalhos de durao breve, de alguns dias ou de alguns meses. So muitas as formas e nomes desses contratos: estgio, contrato de formao e trabalho, associao em co-participao; trabalho por chamada (lavoro a chiamata); bolsa de estudo (ps-graduao, pr e ps-doutorado); trabalho provisrio (lavoro interinale) ou em sistema de subadministrao (duas formas de aluguel de trabalho); servio ocasional e estgio formativo; colaborao continuada e trabalho por projeto; trabalho por tempo determinado e aprendizado; consultoria e encargos anuais nas escolas; atividades de pesquisa ou cargos de confiana nas instituies de nvel superior (p. VIII-IX). Nas escolas, h os professores suplentes ou eventuais na falta de um professor e os que se autodenominam precrios com contratos de um ou dois anos. No Brasil, h duas dcadas, pelo menos, trabalhamos com a categoria trabalho informal que, como outras sutilezas ideolgicas, no expressa toda a gravidade do problema que inclui, otimisticamente, ao menos 50% da populao economicamente ativa. O trabalho informal inclui o trabalho autnomo do profissional liberal, do microempresrio e do vendedor ambulante. A diferena bsica entre eles est no nvel de escolaridade (que pode ser superior, mdio ou fundamental ou semi-analfabeto), no estrato

12 social de onde provm e na proteo social de que usufruem: para os do primeiro nvel esto previstos a inscrio de acordo com a lei e o pagamento de impostos. Possivelmente tambm para os do segundo nvel. No ltimo deles, pode-se ter uma licena municipal de venda ou ser absolutamente ilegal na atividade. Para os dois primeiros, se puderem pagar, a proteo social se expressa na contribuio regular a um servio privado de sade e de aposentadoria. Aos ltimos, nada garantido, salvo, com sorte, o atendimento em uma emergncia hospitalar. Quaisquer que sejam os projetos de educao e de educao profissional para a populao brasileira, eles tero por contexto no apenas o trabalho incerto, mas a incerteza de usufruir dos bens que o contrato de trabalho por tempo indeterminado ou de carteira assinada antes proporcionava, principalmente aos jovens: a independncia e/ou a realizao de um projeto de vida, a constituio de uma famlia, ter filhos, realizar o sonho da casa prpria etc.. Como deve ser a educao bsica e que tipo de educao profissional devemos oferecer aos milhes de jovens brasileiros em busca de um futuro ? Qual a lgica que deve presidi-la? Uma a lgica do mercado que j no existe enquanto livre compra e venda de fora de trabalho, mas como um conjunto complexo de foras materiais e imateriais que submetem os que buscam trabalho s leis da super-explorao do trabalho, particularmente nos pases dependentes do capitalismo central. Outra a lgica da educao que tem como fim a formao do ser humano, em todos os seus aspectos, fsicos, morais, afetivos, intelectuais, estticos. O extraordinrio desenvolvimento cientfico-tecnolgico abriu inmeras possibilidades de aprendizagem para os trabalhadores. Mas esta no pode se limitar operao de aparelhos, mesmo os mais sofisticados (Ciavatta, 2006). Mszros (2005), em seu belo ensaio sobre a educao para alm do capital, defende que a educao libertadora teria como funo transformar o trabalhador em um agente poltico que pensa , que age e que usa a palavra como arma para transformar o mundo. Para ele, uma educao para alm do capital deve, portanto, andar de mos dadas com a luta por uma transformao radical do atual modelo econmico e poltico hegemnico (Jinkings, 2005, p. 12). Este sentido poltico-pedaggico da educao politcnica (entre outros, Saviani, 1989; Frigotto, 1988), que tem uma origem remota na educao socialista que pretendia ser

13 omnilateral no sentido de formar o ser humano na sua integralidade fsica, mental, cultural, poltica, cientfico-tecnolgica. A origem recente, no Brasil, est na idia de integrao entre a formao geral e a educao profissional, na busca da superao do tradicional dualismo da sociedade e da educao brasileira e nas lutas pela democracia e em defesa da escola pblica, particularmente, a educao politcnica, no primeiro projeto de LDB. Seu iderio retorna com o Decreto n. 5.154/2004, pela possibilidade que abre da formao integrada do ensino mdio com a educao profissional, tcnica e tecnolgica. Na atualidade, os percursos de formao integrada (percorsi di formazione integrata), entre a educao regular (scuola dobligo) e a formao profissional no ensino mdio, uma iniciativa regional na Itlia, de oposio reforma educacional do governo de centro-direita (derrotado nas ltimas eleies de abril de 2006). Um dos professores pesquisadores envolvidos no projeto assim o explica:
A metodologia que guiou esta experincia teve como referncia contnua a pessoa humana, por isso, cada segmento do planejamento foi dedicado formao integral. assim que cremos que se chegue a preencher de sentido e potenciar o crescimento cultural e profissional de nossos jovens. Partimos da convico de que, no campo educacional, existe a necessidade de dispor sempre de uma pluralidade de mtodos e, na perspectiva da integrao, h a necessidade de integrar mais instrumentos de trabalho. (...) Escola e formao profissional devem superar o auto-refereciamento. Com o risco de excluso e de hierarquizao entre os sistemas; no basta uma justaposio entre os dois subsistemas, necessrio que se busque, conjuntamente, formas de melhorar a aprendizagem e de tornar mais eficaz a atuao didtica (Sacchi, 2006, p. 9 e 15).

No Brasil, desde meados da dcada de 1990, o Programa Integrar (CNM/CUT) colocava como questo fundamental a formao poltica, cultural e profissional dos trabalhadores (Molina, 2001), na busca de superar tanto a educao meramente acadmica, quanto a formao pragmtica, apenas com finalidades operacionais.

Consideraes finais

Nos pases dos centros hegemnicos do capital, como os pases europeus, a vitria das foras progressistas sobre o nazi-fascismo e a injeo de vultosos recursos para a reconstruo desses pases propiciaram a conquista de direitos trabalhistas e o Estado de Bem-estar. Alcanou-se um padro de vida e de igualdade poltica e social que a Europa jamais havia alcanado. O pensamento histrico-crtico produzido pelos partidos e

14 intelectuais de esquerda alimentaram o fortalecimento das instituies democrticas de pases como a Itlia. tradio artesanal secular e ao profissionalismo ainda hoje cultivado, somou-se a escolaridade elementar e mdia obrigatria para toda a populao, elevando o nvel cultural e profissional dos trabalhadores, facilitando sua insero poltica na vida do pas. Nos pases colonizados, como os da Amrica Latina, permanecem padres insuficientes de desenvolvimento econmico que geram a pobreza das populaes. Esses padres somente podem ser melhor compreendidos a partir da dinmica do capitalismo nos pases centrais e perifricos, atravs do conceito de dependncia. a anlise das relaes polticas e econmicas de pases latino-americanos que evidencia os termos da dependncia consentida aos interesses polticos e econmicos dos pases ricos. Como nos pases dependentes, as polticas neoliberais de recorte privatizante, o desemprego, a flexiibilizao / desregulamentao das relaes de trabalho trouxeram novos problemas e novos desafios tambm aos pases do norte. As transformaes do mundo do trabalho e da economia globalizada nas ltimas dcadas gerou a sociedade da incerteza quanto aos meios e aos projetos de vida. O empobrecimento generalizado de todos os povos no pertencentes ao restrito velho mundo europeu trouxe milhares de migrantes aos pases da Unio Europia e srios problemas de ordem tico-poltica e distributiva na oferta dos servios bsicos (sade, educao, habitao). No ensino mdio, a idia dos percursos de formao integrada entre a educao geral e a formao profissional, na Regio Emilia-Romagna, na Itlia, expresso do setor politicamente mais avanado do pas e tem um duplo significado local. Primeiro, reafirmar o pensamento progressista que reitera novas formas de equalizao social por novos caminhos e em diferente conjunturas, no sentido de uma educao de melhor qualidade. Segundo, enfrentar o desestmulo e o abandono escolar precoce, presentes entre os jovens estudantes italianos e, principalmente, entre os filhos de imigrantes com srias dificuldades culturais e lingsticas. No Brasil, algumas experincias e lutas polticas na conquista da democracia trouxeram discusso, primeiro, a educao politcnica que deve formar o ser humano na sua integralidade, preparando para o trabalho, conhecendo as cincias e tecnologias e os fundamentos histrico-sociais do conhecimento e do trabalho. Segundo, atravs da

15 aprovao do Decreto n. 5.154/2004, a formao integrada entre o ensino mdio e a educao profissional, tcnica e tecnolgica, alm da experincia do Programa de Educao Integrar de organizaes sindicais. Feitas as devidas leituras do ponto de vista das necessidades dos pases latinoamericanos, a formao integrada situa-se no contexto do pensamento histrico-crtico que deve alimentar as lutas pela transformao scio-econmica e uma educao que supere o dualismo escolar e se oriente para alm do capital.

Referncias bibliogrficas

ALTIERI, Giovanna e CARRIERI, Mimmo. Il popolo del 10%. Il boom del lavoro atpico. Roma: Donzelli Editore, 2000. ARRIGHI, Giovanni, (1997). 2a. ed. A iluso do desenvolvimento. Petrpolis, Vozes. CHESNAIS, F. A mundializao do Capital. So Paulo, Scrita, 1996. CIAVATTA, Maria. A formao integrada: a escola e o trabalho como lugares de memria e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino Mdio Integrado: concepo e contradies. So Paulo: Cortez, 2005, p. 21-56. FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na Amrica Latina. Rio de Janeiro: RJ Zahar Editores, 1972. FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M. e RAMOS, M. A gnese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino Mdio Integrado: concepo e contradies. So Paulo: Cortez, 2005, p. 21-56. FRIGOTTO, Gaudncio e CIAVATTA, Maria, Educao bsica no Brasil na dcada de 1990: subordinao ativa e consentida lgica do mercado. Educao e Sociedade, CEDES, Campinas, v. 24, no. 82, set. dez. 2005, p.93-132. FRIGOTTO, Gaudncio. Formao profissional no 2. Grau: em busca do horizonte da educao politcnica. Rio de Janeiro: Fiocruz/EPSJV, 1988 (folheto). GALLINO, Luciano. Italia in frantum. Roma-Bari: Editori Laterza, 2006. GALLINO, Luciano. La scomparsa dellItalia industriale. Torino: Giulio Einaudi Editore, 2003. GARIBALDO, Francesco (a cura di). Il lavoro tra memoria e futuro. Nuovi modelli per lEuropa. Roma: Ediesse, 1994. JINKINGS, Ivana. Apresentao. In: MSZROS, Istvn. A educao para alm do capital. So Paulo: Boitempo, 2005.

16 MARINI, Rui M. Dialtica da Dependncia. Petrpolis, RJ: Vozes / Buenos Aires: CLACSO, 2000. MARINI, Rui M.. Dialctica de la dependencia. 9. ed. Mxico: Ediciones Era, 1987. MSZROS, Istvn. A educao para alm do capital. So Paulo: Boitempo, 2005. MOLINA, Helder. A educao brasileira e os movimentos sociais: uma experincia sindical de jovens e adultos trabalhadores Programa Integrar da CUT. Desafiando a contradio. Niteri: UFF, junho/2001 (mimeo). OFFE, C. Capitalismo desorganizado. So Paulo: Brasiliense, 1989. PIOTTO, Igor. Le transformazioni del lavoro e la societ dellincerteza. In: LAVORARI stanca. Cambiamento, conflitto e dignit del lavoro. Roma: Nuova Iniziativa Editoriale, 2003. SACCHI, Giancarlo (a cura di). Istruzione e formazione: lintegrazione possibili. La progettazione dei percoris formativi integrati nelle Provinci di Forli-Cesena e Rimini. Milano: Francoangeli, 2006. SANTOS, Theotonio dos. A teoria da dependncia. Balano e perspectivas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. SANTOS, Theotonio dos. Democracia e socialismo no capitalismo dependente. Petrpolis, RJ: Vozes, 1991. SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepo de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/EPSJV, 1989.

You might also like