You are on page 1of 29

EXTRA - RJ

Ganhe mais

Pg. 16

02/08/2012

1/1

www.videoclipping.com.br

O FLUMINENSE RJ
Cidades

Pg.:4

07/09/2012

1/1

www.videoclipping.com.br

Jornal da Alerj

Pg.: 3

16/09/2012

EXTRA - RJ
Ganhe Mais

Pg. 17

28/09/2012

1/1

www.videoclipping.com.br

O FLUMINENSE - RJ
Cidades

Pg. 3

29/09/2012

1/1

www.videoclipping.com.br

Sedrap
Internet www.rj.gov.br/web/sedrap

06/08/2012

SECRETARIA PARTICIPA DO SEGUNDO SEMINRIO DILOGOS METROPOLITANOS Investimentos na Regio Metropolitana "Onde Vai Morar o Emprego?" tema do segundo encontro do ciclo de debates Realizado no ltimo dia 01/08, no Centro de Convenes da Bolsa de Valores, o segundo ciclo de debates do seminrio, tratou sobre a gerao de empregos, principalmente na Regio Metropolitana, que continua a concentrar a maior parte das atividades produtivas e de servios do Estado. Organizado pelo subsecretrio de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, com o apoio do Sebrae, o seminrio teve a participao de especialistas em planejamento urbano de grandes metrpoles. Apenas o Arco Metropolitano deve criar nos prximos 15 anos,entre 700 mil e 800 mil postos de trabalho, atravs da induo de novos arranjos produtivos e com grande impacto no setor de servios. A compreenso desse fenmeno que j provoca alteraes nas configuraes das centralidades urbanas deve levar em considerao a necessidade de equacionar prioritariamente um modelo de organizao espacial da metrpole e encontrar respostas para o desafio da governana metropolitana. O Comit Executivo que esta promovendo esse seminrio de suma importncia para a construo de uma institucionalidade para a gesto da Regio Metropolitana do Rio de Janeiro, que foi abandonada com a extino da Fundao para o Desenvolvimento da Regio Metropolitana (FUNDREM) e que deve ser constituda dentro de um modelo pactuado entre os diversos ente sfederativos. Independente dos resultados que pretendemos alcanar, o comit j tem como grande contribuio a articulao gerada entre os diversos rgos do Governo do Estado, afirmou o secretrio de Desenvolvimento Regional, Pedro Cascon. Depois de considerar positiva essa segunda etapa do encontro, o subsecretrio Vicente Loureiro disse que o propsito da iniciativa ser, ao final dos demais eventos, propor um instrumento de governana da metrpole, a partir da consolidao das propostas e sugestes apresentadas nos painis. O pas tem 41 regies metropolitanas e a do Rio, apesar de sera segunda maior, a nica que no tem este instrumento de governana. Os dilogos esto contribuindo muito para que venha a receber esses instrumentos, explicou Loureiro. O ciclo de debates comeou em 31 de maio, com a realizao do seminrio, cujo tema tratou de acessibilidade, infraestrutura e transportes pblicos,no auditrio da Secretaria de Fazenda. Mais trs encontros sero realizados at o fim do ano, sendo que o prximo est previsto para ser na Assembleia Legislativa (Alerj), no dia 14 de setembro, com o tema Institucionalidade da Regio Metropolitana.

Feest
Internet www.feest.com.br

15/09/2012

Dilogos Metropolitanos 3: Um modelo Institucional para a Regio metropolitana do Rio de Janeiro Data: Sexta, 28 de setembro de 2012 partir das 08h00 em Rio de Janeiro/RJ Local: Rua So Jos, 20010 Centro Evento no Facebook

Atualmente existem no Brasil 41 Regies Metropolitanas legalmente institudas. Juntas possuem 84 milhes de habitantes, 46% da populao brasileira e mais de 50% da receita municipal total. As maiores e mais antigas foram institudas por lei federal, ainda no regime militar nos anos 70 do sculo XX. A Regio Metropolitana do Rio de Janeiro ao contrario das demais a nica que, embora institucionalizada, no possui rgo gestor. O evento vai abordar e debater as experincias existentes no Brasil e no mundo e fornecer insumos para viabilizar uma proposta para a regio do Rio de Janeiro. Pretende-se responder seguinte questo: Como programar um novo modelo de planejamento e execuo das funes de interesse comum no mbito da regio metropolitana? Como acolher a participao dos municpios integrantes, sem que haja concentrao do poder decisrio nas mos de qualquer ente? Para se inscrever, basta enviar um email para riometropole@actamarketing.com.br

UFRJ
www.ufrj.br
Ciclo Dilogos Metropolitanos na Alerj FERNANDA TVORA dmvi@reitoria.ufrj.br

Internet

20/09/2012

No dia 28 de setembro, a partir das 8h, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), acontece o 3 encontro do "Ciclo de Debates do Rio Metrpole", com o tema: Um Modelo Institucional para a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro. Promovido pelo Comit Executivo de Estratgias Metropolitanas da Alerj e pelo deputado Paulo Lemos, presidente do Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro, o evento tem como objetivo abordar e discutir a fragilidade institucional existente, procurando, na anlise das experincias no Brasil e no mundo, fornecer subsdios para viabilizar uma proposta para a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro. Aos interessados, as inscries devem ser feitas enviando e-mail para riometropole@actamarketing.com.br A Alerj fica no Palcio Tiradentes, Rua 1 de Maro, s/n, Praa XV, Rio de Janeiro.

Luiz Paulo
Internet www.luizpaulo.com.br

27/09/2012

Deputado Luiz Paulo participa da abertura da 3 edio dos Dilogos Metropolitanos O deputado Luiz Paulo esteve presente nesta manh, na terceira edio dos Dilogos Metropolitanos, dando sequncia serie de debates que visam definir uma governana ideal para a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro, o governo do estado e a Assembleia Legislativa. O evento, contou com a presena de diversos parlamentares e especialistas, dentre eles o presidente da Assemblia que elogiou a atuao de Luiz Paulo cujos debates so sempre transparentes e de extrema lisura. O foco desse encontro a fragilidade institucional e as possibilidades de construo de uma proposta que permita programar um novo modelo de planejamento e execuo das funes de interesse de todos os municpios integrantes, sem que haja concentrao de poder decisrio e tem como ttulo Um Modelo Institucional para a Regio Metropolitana. Luiz Paulo, em seu pronunciamento, afirmou esperar que deste encontro saia definitivamente uma soluo, pois no possvel que no se tenha um modelo institucional para o nosso estado e se disse esperanoso, pois o secretrio de estado de planejamento e gesto Sergio Rui Barbosa estava presente, e tem certeza de que ser feita uma forte proposta que ordenar os investimentos e o uso do solo. Lembrou ainda que a questo tem passado em branco por quase todos os candidatos a prefeito nas cidades que fazem parte da regio metropolitana, pois saiu da preocupao institucional, e que se j houvesse este Plano Estratgico para a Regio Metropolitana, poderia se conectar com as leis oramentrias do estado para a execuo dos diversos programas j existentes. O Brasil tem 41 regies metropolitanas legalmente institudas, com 84 milhes de habitantes, que representam 46% da populao brasileira. O Rio de Janeiro o nico estado onde a Regio Metropolitana institucionalizada mas no tem um rgo gestor.

Subsecretaria de Comunicao Social


Internet www.rj.gov.br/web/imprensa

28/09/2012

ESTADO PROMOVE DEBATE SOBRE PLANEJAMENTO DA REGIO METROPOLITANA 28/09/2012 - 19:41h - Atualizado em 28/09/2012 - 19:41h Evento aconteceu nesta sexta-feira (28/9), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro O Governo do Estado promoveu nesta sexta-feira (28/9), no plenrio da Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj), o terceiro ciclo de debates Dilogos metropolitanos Ideias para modelar a metrpole. O tema desta vez foi Um modelo institucional para a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro e discutiu o planejamento urbano da regio. O evento contou com a participao de pesquisadores e especialistas dos governos do Rio, So Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. - Existem, no pas, 41 regies metropolitanas legalmente institudas, que, juntas, possuem 84 milhes de habitantes e mais de 50% da receita municipal total. A Regio Metropolitana do Rio, ao contrrio das demais, a nica que, embora institucionalizada, ainda no possui rgo gestor. Com base nessa experincia, vamos avaliar uma proposta para o Rio e programar um novo modelo de planejamento - afirmou o subsecretrio de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria estadual de Obras, Vicente Loureiro.

Radio Rio FM
Internet http://www.guiario2016.tur.br

28/09/2012

PARLAMENTARES E ESPECIALISTAS DEBATEM MODELO INSTITUCIONAL PARA A METRPOLE DO RIO DE JANEIRO Dando sequncia aos debates para definir uma governana ideal para a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) promovem a 3 edio dos Dilogos Metropolitanos. O encontro entre parlamentares e especialistas ser no dia 28 de setembro, das 9h s 18h, no Plenrio Barbosa Sobrinho, na Alerj. O foco das discusses ser Um Modelo Institucional para a Regio Metropolitana. Os encontros so organizados pelo Comit Executivo de Estratgias Metropolitanas, juntamente com parceiros de importante atuao na Regio Metropolitana do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o debate que aponte para a construo de uma verdadeira metrpole contempornea. Nesta 3 edio, deputados estaduais e federais, secretrios de estado e especialistas vo apresentar modelos j implantados e discutir as dificuldades enfrentadas por cada uma das regies representadas. O foco do encontro a fragilidade institucional e as possibilidades de construo de uma proposta que permita programar um novo modelo de planejamento e execuo das funes de interesse de todos os municpios integrantes, sem que haja concentrao de poder decisrio. O Brasil tem 41 regies metropolitanas legalmente institudas, com 84 milhes de habitantes, que representam 46% da populao brasileira. O Rio de Janeiro o nico estado onde a Regio Metropolitana institucionalizada mas no tem um rgo gestor.

JusBrasil
Internet www.al-rj.jusbrasil.com.br

28/09/2012

1/2

DESAFIOS PARA A GESTO METROPOLITANA SO DISCUTIDOS EM EVENTO NA ALERJ O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado dar seqncia aos debates para definir uma governana ideal para a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro. A Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) e o Governo promovero a terceira edio do encontro Dilogos Metropolitanos. O evento acontecer nesta sexta-feira, (28/09), a partir das 9h, no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho. Estaro reunidos parlamentares e especialistas, a fim de discutir o tema Um Modelo Institucional para a Regio Metropolitana. O evento organizado pelo Comit Executivo de Estratgias Metropolitanas. O principal objetivo avaliar a fragilidade institucional e as possibilidades de construo de uma proposta que permita programar um novo modelo de planejamento e execuo das funes de interesse de todos os municpios integrantes, sem que haja concentrao de poder decisrio. O encontro na Alerj busca reunir deputados estaduais e federais, secretrios de Estado e especialistas para apresentar modelos j implantados e discutir as dificuldades enfrentadas pelas regies apresentadas. O Brasil conta com 41 regies metropolitanas legalmente institudas, com 84 milhes de habitantes, que representam 46% da populao brasileira. O Rio de Janeiro o nico estado onde a Regio Metropolitana institucionalizada, mas no tem um rgo gestor. Confira o programa do evento: Data: sexta-feira, 28/09 - das 9h s 18h Local - Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, Alerj Rua Primeiro de Maro, s/n - Palcio Tiradentes 09:00 Mesa de Abertura Deputado Paulo Melo (PMDB) presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Luiz Fernando de Souza Pezo vice-governador do Estado do Rio de Janeiro Sergio Eduardo dos Santos Pyrrho subprocurador-geral do Estado do Rio de Janeiro Deputado Luiz Paulo (PSDB) Sergio Ruy Barbosa secretrio de Estado de Planejamento e Gesto do Rio de Janeiro Sydnei Dias Menezes presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro Luciano Pinto diretor executivo de apoio gesto Regional e Metropolitana da Agncia de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco Ricardo Vieiralves de Castro reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) 10:00 Conferncia Principal Deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP) - autor da primeira proposio legislativa sobre o tema Estatuto da Metrpol) 11:00 Mesa 1: A questo federativa e o exerccio da governana da metrpole. Moderador: Carlos Alberto Krikthine subsecretrio Adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro

JusBrasil
Internet www.al-rj.jusbrasil.com.br

28/09/2012

2/2

Palestrantes: Gustavo Machado advogado e ex-superintendente de Assuntos Metropolitanos do Governo de Minas Gerais Jeroen Klink professor e pesquisador da Universidade Federal do ABC 12:30 Almoo Livre 14:00 Mesa 2: Necessidade de um maro regulatrio para as Regies Metropolitanas - O estatuto da metrpole. Moderador: Marcos Domingues coordenador da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto do Rio de Janeiro Palestrantes: Luiz Cesar Queiroz Ribeiro professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e coordenador nacional do Observatrio das Metrpoles Marcos Campagnone chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Metropolitano de So Paulo e presidente do Conselho de Administrao da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitanos (Emplasa) 15:30 Mesa 3: Gesto Compartilhada do territrio metropolitano: experincias no Brasil Moderador: Vicente Loureiro subsecretrio de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria de Estado de Obras do Rio de Janeiro Palestrantes: Dbora Blanco Bastos Dias diretora tcnica da Agencia Metropolitana da Baixada Santista Luciano Pinto diretor executivo de Apoio Gesto Regional e Metropolitana da Agencia de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco Maria Clia Silva Caiado diretora adjunta da Agencia Metropolitana de Campinas 17:00 Mesa 4: Concluses e Recomendaes

JusClip
www.jusclip.com.br

Internet

28/09/2012

PAULO MELO DE PLANEJAMENTO ARTICULADO DA REGIO METROPOLITANA Problemas sendo encarados de forma coletiva, com parcerias entre as trs esferas de poder da federao. Defendendo esta tese, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), deu incio, nesta sexta-feira (28/09), ao terceiro encontro Dilogos Metropolitanos, realizado pelo Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado. No so problemas isolados de um municpio ou outro. O estado do Rio tem que inovar, sendo um grande coordenador das aes. Os investimentos na Regio Metropolitana acontecem de maneira alucinante. Esse um problema do Rio, de So Gonalo, da Baixada, Itaborai, etc. necessrio uma poltica bastante articulada. A Alerj tem um papel fundamental nesse processo, at porque ns aprovamos aqui na casa todo tipo de lei, em especial emprstimos. O Rio de Janeiro tem um espao fiscal muito avantajado e ns aprovamos mais de R$ 14 bilhes em emprstimos para o estado, comentou Melo. Dentre os projetos aprovados pela Alerj, o presidente destacou a concesso, do Estado para a Prefeitura do Rio, do saneamento bsico em Santa Cruz, entre outros pontos, como a logstica para garantir o escoamento da produo fluminense. Em Itabora, o problema o mesmo. o mesmo problema tambm de So Gonalo, que vai sofrer muito com o Polo Petroqumico de Itabora. Esse um problema de logstica. Temos que ligar essas cidades, ter uma logstica de escoamento. E a entra a RJ-109, ou Arco Metropolitano, uma grande obra de mais de R$ 1 bilho. A Alerj tem um papel preponderante e o Governo do estado precisa ser o articulador. Temos que tratar o problema como um todo, orientou o parlamentar. As mesas de reunio do evento acontecero at as 17h, no plenrio da Alerj, e visam definir a governana ideal para a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro. O deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP), autor da primeira proposio legislativa sobre o tema, o Estatuto da Metrpole (PL 3460/04), que define critrios para a organizao dos municpios em regies, tambm defendeu as aes coletivas, mas considerou as melhorias ainda distantes da realidade. Infelizmente falta muito ainda. Primeiro uma presena maior dos governos estaduais. Segundo, uma compreenso maior dos municpios, prefeitos e das cmaras municipais. Precisamos saber que essa uma atividade que s pode ser coletiva e que extrapola os limites das cidades. Sem a participao da Unio impossvel desenvolvermos projetos, obras ou servios, que so fundamentais para o desenvolvimento dessas cidades, comentou o palestrante da primeira conferncia. Precisamos de um modelo que possa implementar as polticas compartilhadas entre os municpios o estado e a unio, concordou Srgio Ruy Barbosa, secretrio de Estado de Planejamento e Gesto do Rio de Janeiro. De acordo com Walter Feldman, 90 % das favelas brasileiras esto nas regies metropolitanas e quase 100 milhes de brasileiros vivem nesses centros. O Brasil se tornou urbano em muito pouco tempo. Hoje quase 90% do Brasil urbano, apesar do agronegcio ser muito importante para a economia brasileira. O processo de urbanizao foi polarizado pelas regies metropolitanas. No h integrao social e econmica sem integrao territorial, comentou o deputado federal, que defendeu ainda a integrao entre o plano diretor estadual, os planos diretores municipais, as leis oramentrias, as leis de diretrizes oramentrias e os planos plurianuais de cada ente. Ou seja, um trabalho que o Brasil no tem experincia. Precisamos trabalhar junto tendo em vista o bem do cidado, concluiu. Tambm estiveram presentes na mesa de abertura do evento o deputado Luiz Paulo (PSDB), o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, Sydnei Dias Menezes, o vice presidente do Frum Nacional de Entidades Metropolitanas, Luciano Pinto, e Jose Luiz de Souza, representando o reitor da Universidade do Estaodo do Rio de Janeiro (Uerj).

Alerj
Internet www.alerj.rj.gov.br

28/09/2012

MARCO NICO PARA REGIES METROPOLITANAS CONSIDERADO FUNDAMENTAL A segunda mesa do encontro Dilogos Metropolitanos, cuja terceira edio acontece na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta sexta-feira (28/09), discutiu a necessidade de um marco regulatrio nico para as Regies Metropolitanas. Segundo o professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ) e coordenador Nacional do Observatrio das Metrpoles, Luiz Cesar Queiroz Ribeiro, para solucionar os problemas da metrpole preciso que o poder pblico tenha legitimidade funcional, social e poltica da regio metropolitana, e nunca isso foi to fcil de ser posto em prtica, porque as regies esto melhor delimitadas, o que facilita a diviso de tarefas entre os governos estaduais e municipais. Ns temos uma grande oportunidade de resolver os problemas metropolitanos, no estamos mais nesse desafio da presso demogrfica, que o que caracterizava o nosso problema metropolitano no passado. ressaltou Ribeiro. Segundo o IBGE, 98 milhes de habitantes vivem em regies metropolitanas no Brasil. Para o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Desenvolvimento metropolitano de So Paulo e presidente do Conselho de Administrao da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitanos (Emplasa), Marcos Campagnone, esse nmero demonstra a importncia da uniformidade na regulamentao das metrpoles no Pas. Marcos destacou como desafios a serem enfrentados a precariedade de infraestrutura nas regies, a ocupao da populao em reas de preservao e a segregao territorial. E defendeu que, entre as 49 regies metropolitanas do Brasil, as capitais paulista e fluminense podem se tornar a primeira megalpole do pas. E o projeto de criao de um trem bala possibilitaria este processo. Hoje as unidades regionais so mais caracterizadas pela interao constante, pelas relaes entre essas cidades. E, neste caso, estamos falando do territrio mais dinmico do Pas. Somadas as regies metropolitana de Campinas, So Paulo, So Jos dos Campos e Rio de Janeiro ns temos um por cento do territrio e temos a gerao de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, portanto uma regio estratgica para o desenvolvimento nacional, defende. O debate foi mediado pelo coordenador da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto do Rio de Janeiro, Marcos Domingues. Em seguida, o evento, organizado pelo Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado em parceria com o Governo do Estado, iniciou mesa sobre Gesto Compartilhada do Territrio Metropolitano. (texto de Buanna Rosa)

JusBrasil
Internet www.al-rj.jusbrasil.com.br

28/09/2012

PAULO MELO DE PLANEJAMENTO ARTICULADO DA REGIO METROPOLITANA Problemas sendo encarados de forma coletiva, com parcerias entre as trs esferas de poder da federao. Defendendo esta tese, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB) , deu incio, nesta sexta-feira (28/09), ao terceiro encontro Dilogos Metropolitanos, realizado pelo Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado. "No so problemas isolados de um municpio ou outro. O estado do Rio tem que inovar, sendo um grande coordenador das aes. Os investimentos na Regio Metropolitana acontecem de maneira alucinante. Esse um problema do Rio, de So Gonalo, da Baixada, Itaborai, etc. necessrio uma poltica bastante articulada. A Alerj tem um papel fundamental nesse processo, at porque ns aprovamos aqui na casa todo tipo de lei, em especial emprstimos. O Rio de Janeiro tem um espao fiscal muito avantajado e ns aprovamos mais de R$ 14 bilhes em emprstimos para o estado" , comentou Melo. Dentre os projetos aprovados pela Alerj, o presidente destacou a concesso, do Estado para a Prefeitura do Rio, do saneamento bsico em Santa Cruz, entre outros pontos, como a logstica para garantir o escoamento da produo fluminense. "Em Itabora, o problema o mesmo. o mesmo problema tambm de So Gonalo, que vai sofrer muito com o Polo Petroqumico de Itabora. Esse um problema de logstica. Temos que ligar essas cidades, ter uma logstica de escoamento. E a entra a RJ-109, ou Arco Metropolitano, uma grande obra de mais de R$ 1 bilho. A Alerj tem um papel preponderante e o Governo do estado precisa ser o articulador. Temos que tratar o problema como um todo", orientou o parlamentar. As mesas de reunio do evento acontecero at as 17h, no plenrio da Alerj, e visam definir a governana ideal para a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro. O deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP), autor da primeira proposio legislativa sobre o tema, o Estatuto da Metrpole (PL 3460/04), que define critrios para a organizao dos municpios em regies, tambm defendeu as aes coletivas, mas considerou as melhorias ainda distantes da realidade. "Infelizmente falta muito ainda. Primeiro uma presena maior dos governos estaduais. Segundo, uma compreenso maior dos municpios, prefeitos e das cmaras municipais. Precisamos saber que essa uma atividade que s pode ser coletiva e que extrapola os limites das cidades. Sem a participao da Unio impossvel desenvolvermos projetos, obras ou servios, que so fundamentais para o desenvolvimento dessas cidades" , comentou o palestrante da primeira conferncia. "Precisamos de um modelo que possa implementar as polticas compartilhadas entre os municpios o estado e a unio" , concordou Srgio Ruy Barbosa, secretrio de Estado de Planejamento e Gesto do Rio de Janeiro. De acordo com Walter Feldman, 90 % das favelas brasileiras esto nas regies metropolitanas e quase 100 milhes de brasileiros vivem nesses centros. "O Brasil se tornou urbano em muito pouco tempo. Hoje quase 90% do Brasil urbano, apesar do agronegcio ser muito importante para a economia brasileira. O processo de urbanizao foi polarizado pelas regies metropolitanas. No h integrao social e econmica sem integrao territorial", comentou o deputado federal, que defendeu ainda a integrao entre o plano diretor estadual, os planos diretores municipais, as leis oramentrias, as leis de diretrizes oramentrias e os planos plurianuais de cada ente."Ou seja, um trabalho que o Brasil no tem experincia. Precisamos trabalhar junto tendo em vista o bem do cidado", concluiu. Tambm estiveram presentes na mesa de abertura do evento o deputado Luiz Paulo (PSDB) , o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, Sydnei Dias Menezes, o vice presidente do Frum Nacional de Entidades Metropolitanas, Luciano Pinto, e Jose Luiz de Souza, representando o reitor da Universidade do Estaodo do Rio de Janeiro (Uerj).

Texto de Raoni Alves

JusBrasil
Internet www.al-rj.jusbrasil.com.br

28/09/2012

GESTO AUTNOMA DA REGIO METROPOLITANA SUGERIDA EM DEBATE A institucionalizao da Regio Metropolitana do estado como governo de carter autnomo foi o foco da segunda mesa de debate da 3 edio do Dilogos Metropolitanos, evento promovido pelo Governo do Estado e o Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado. Questes como a criao de uma poltica administrativa, que respeite as diversidades dos municpios pertencentes regio, e o estabelecimento de um pacto entre governantes e prefeitos referemte rea funcional, que culmine em uma mobilizao produtiva, foram colocadas como pendncias a serem atendidas, para que o modelo institucional seja institudo. necessrio que haja um planejamento tcnico e poltico, para que a dicotomia entre projetos e planos seja superada e novas centralidades sejam criadas, afirmou o professor e pesquisador da Universidade Federal do ABC, Joroen Klink. J o advogado e ex-superintendente de Assuntos Metropolitanos do Governo de Minas Gerais, Gustavo Machado, frisou a necessidade da implantao de um modelo plural e misto de governncia metropolitana, que seria garantido por uma regulamentao federal. Foi proposto que a regio seja definida como autarquia territorial do Estado. Para que o modelo seja implementado deve haver uma interao entre Cmaras Municipais e Assembleias Legislativas, complementou o especialista, que encerrou seu discurso ressaltando a importncia da proposta de alterao dos nomes das regies metropolitanas, como forma de garantir a criao de uma identidade regional em seus habitantes. O encontro, que tambm contou com a presena de secretrios de Estado e deputados estaduais e federais, foi mediado pelo subsecretrio adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro (Sedrap/RJ), Carlos Alberto Krikthine. O Dilogos Metropolitanos continua durante a tarde, com mais trs mesas de discusses.

Texto de Rodrigo Stutz

JusBrasil
Internet www.al-rj.jusbrasil.com.br

28/09/2012

MARCO NICO PARA REGIES METROPOLITANAS TEMA DE SEGUNDA MESA DE DEBA A segunda mesa do encontro Dilogos Metropolitanos, cuja terceira edio acontece na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta sexta-feira (28/09), discutiu a necessidade de um maro regulatrio nico para as Regies Metropolitanas. Segundo o professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ) e coordenador Nacional do Observatrio das Metrpoles, Luiz Cesar Queiroz Ribeiro, para solucionar os problemas da metrpole preciso que o poder pblico tenha legitimidade funcional, social e poltica da regio metropolitana, e nunca isso foi to fcil de ser posto em prtica, porque as regies esto melhor delimitadas, o que facilita a diviso de tarefas entre os governos estaduais e municipais. Ns temos uma grande oportunidade de resolver os problemas metropolitanos, no estamos mais nesse desafio da presso demogrfica, que o que caracterizava o nosso problema metropolitano no passado. ressaltou Ribeiro. Segundo o IBGE, 98 milhes de habitantes vivem em regies metropolitanas no Brasil. Para o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Desenvolvimento metropolitano de So Paulo e presidente do Conselho de Administrao da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitanos (Emplasa), Marcos Campagnone, esse nmero demonstra a importncia da uniformidade na regulamentao das metrpoles no Pas. Marcos destacou como desafios a serem enfrentados a precariedade de infraestrutura nas regies, a ocupao da populao em reas de preservao e a segregao territorial. E defendeu que, entre as 49 regies metropolitanas do Brasil, as capitais paulista e fluminense podem se tornar a primeira megalpole do pas. E o projeto de criao de um trem bala possibilitaria este processo. Hoje as unidades regionais so mais caracterizadas pela interao constante, pelas relaes entre essas cidades. E, neste caso, estamos falando do territrio mais dinmico do Pas. Somadas as regies metropolitana de Campinas, So Paulo, So Jos dos Campos e Rio de Janeiro ns temos um por cento do territrio e temos a gerao de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, portanto uma regio estratgica para o desenvolvimento nacional, defende. O debate foi mediado pelo coordenador da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto do Rio de Janeiro, Marcos Domingues. Em seguida, o evento, organizado pelo Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado em parceria com o Governo do Estado, iniciou mesa sobre Gesto Compartilhada do Territrio Metropolitano.

(texto de Buanna Rosa)

JusBrasil
Internet www.al-rj.jusbrasil.com.br

28/09/2012

PALESTRANTES FALAM DAS AES METROPOLITANAS EM PERNAMBUCO E SO PAULO Os projetos para desenvolver as regies metropolitanas de Recife, Santos e Campinas foram apresentados na terceira mesa do seminrio Dilogos Metropolitanos, ideias para modelar a metrple, realizado pelo Frum de Desenvolvimento Estratgico do Estado, nesta sexta-feira (28/09), na sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O cidado no se interessa pelo limite fsico entre seu municpio e o vizinho, mas o que ele quer saber se vai poder contar com todos os servios pblicos que necessita, pontuou o diretor-executivo de Apoio Gesto Regional e Metropolitana da Agncia de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, Luciano Pinto, o primeiro palestrante. Pinto explicou que, na Regio Metropolitana do Recife (RMR), h aes conjuntas referentes ao planejamento e organizao e execuo de projetos de interesse das 17 cidades que a compem, muitos deles ligados ao transporte e conservao de aterros sanitrios. Os prefeitos, segundo ele, renem-se anualmente em uma assembleia para discutir os temas de interesse comum. O palestrante comentou que a RMR corresponde a 65% da receita do Estado de Pernambuco. por isso que deve haver uma legitimao do compartilhamento de responsabilidades. Isso no significa que um prefeito deixar de ser o chefe do Executivo apenas por fazer parte de um sistema institucional de gesto conjunta, completou. A segunda palestrante da mesa foi a diretora tcnica da Agncia Metropolitana da Baixada Santista, Dbora Blanco Bastos Dias. Ela discorreu sobre os interesses comuns dos municpios integrantes da regio: as atividades porturia e industrial e o turismo. Dbora informou que a agncia foi criada em 1998 e hoje conta com cmaras temticas, que discutem questes ambientais e de sade, polticas para a juventude e para pessoas com deficincia e aes para a melhoria do sistema hidrovirio, entre outros temas. A diretora adjunta da Agncia Metropolitana de Campinas, Maria Clia Silva Caiado, apresentou a terceira palestra. Ela encerrou sua fala dizendo que preciso desenvolver uma maior cooperao entre os agentes pblico e privado, pois trata-se de uma relao benfica que ainda no foi suficientemente explorada. Quarta mesa O jornalista Cezar Paccioli destacou, na quarta e ltima mesa, a necessidade de uma ao conjunta entre a Unio e os rgos gestores da Regio Metropolitana do Rio. Ele enfatizou a falta de um oramento capaz de cobrir os grandes problemas enfrentados pelos municpios, problemas esses que, em muitos casos, ultrapassam os permetros urbanos e se tornam dificuldades de toda metrpole. Alm disso, Paccioli ressaltou a necessidade de uma ao conjunta das prefeituras, para apontar quais so os recursos e as tarefas que devem ser aplicadas. O subsecretrio de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria do Estado de Obras, Vicente Loureiro, moderador, mostrou-se otimista com o resultado dos debates. Tivemos experincias concretas de aes metropolitanas no Brasil e acho que, para ns, que estamos com a tarefa de apresentar at o final do ano um projeto para anlise do Governo do Rio, foi muito inspirador relatou. (textos de Amanda Lazaroni e Laura Porto)

Alerj
Internet www.alerj.rj.gov.br

28/09/2012

PALESTRANTES FALAM DAS AES METROPOLITANAS EM PERNAMBUCO E SO PAULO Os projetos para desenvolver as regies metropolitanas de Recife, Santos e Campinas foram apresentados na terceira mesa do seminrio Dilogos Metropolitanos, ideias para modelar a metrple, realizado pelo Frum de Desenvolvimento Estratgico do Estado, nesta sexta-feira (28/09), na sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O cidado no se interessa pelo limite fsico entre seu municpio e o vizinho, mas o que ele quer saber se vai poder contar com todos os servios pblicos que necessita, pontuou o diretor-executivo de Apoio Gesto Regional e Metropolitana da Agncia de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, Luciano Pinto, o primeiro palestrante. Pinto explicou que, na Regio Metropolitana do Recife (RMR), h aes conjuntas referentes ao planejamento e organizao e execuo de projetos de interesse das 17 cidades que a compem, muitos deles ligados ao transporte e conservao de aterros sanitrios. Os prefeitos, segundo ele, renem-se anualmente em uma assembleia para discutir os temas de interesse comum. O palestrante comentou que a RMR corresponde a 65% da receita do Estado de Pernambuco. por isso que deve haver uma legitimao do compartilhamento de responsabilidades. Isso no significa que um prefeito deixar de ser o chefe do Executivo apenas por fazer parte de um sistema institucional de gesto conjunta, completou. A segunda palestrante da mesa foi a diretora tcnica da Agncia Metropolitana da Baixada Santista, Dbora Blanco Bastos Dias. Ela discorreu sobre os interesses comuns dos municpios integrantes da regio: as atividades porturia e industrial e o turismo. Dbora informou que a agncia foi criada em 1998 e hoje conta com cmaras temticas, que discutem questes ambientais e de sade, polticas para a juventude e para pessoas com deficincia e aes para a melhoria do sistema hidrovirio, entre outros temas. A diretora adjunta da Agncia Metropolitana de Campinas, Maria Clia Silva Caiado, apresentou a terceira palestra. Ela encerrou sua fala dizendo que preciso desenvolver uma maior cooperao entre os agentes pblico e privado, pois trata-se de uma relao benfica que ainda no foi suficientemente explorada. Quarta mesa O jornalista Cezar Paccioli destacou, na quarta e ltima mesa, a necessidade de uma ao conjunta entre a Unio e os rgos gestores da Regio Metropolitana do Rio. Ele enfatizou a falta de um oramento capaz de cobrir os grandes problemas enfrentados pelos municpios, problemas esses que, em muitos casos, ultrapassam os permetros urbanos e se tornam dificuldades de toda metrpole. Alm disso, Paccioli ressaltou a necessidade de uma ao conjunta das prefeituras, para apontar quais so os recursos e as tarefas que devem ser aplicadas. O subsecretrio de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria do Estado de Obras, Vicente Loureiro, moderador, mostrou-se otimista com o resultado dos debates. Tivemos experincias concretas de aes metropolitanas no Brasil e acho que, para ns, que estamos com a tarefa de apresentar at o final do ano um projeto para anlise do Governo do Rio, foi muito inspirador relatou. (textos de Amanda Lazaroni e Laura Porto)

Alerj
www.alerj.rj.gov.br

Internet

28/09/2012

1/2

DESAFIOS PARA A GESTO METROPOLITANA SO DISCUTIDOS EM EVENTO NA ALERJ O Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado dar sequncia aos debates para definir uma governana ideal para a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro. A Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) e o Governo promovero a terceira edio do encontro Dilogos Metropolitanos. O evento acontecer nesta sexta-feira, (28/09), a partir das 9h, no Plenrio Barbosa Lima Sobrinho. Estaro reunidos parlamentares e especialistas, a fim de discutir o tema Um Modelo Institucional para a Regio Metropolitana. O evento organizado pelo Comit Executivo de Estratgias Metropolitanas. O principal objetivo avaliar a fragilidade institucional e as possibilidades de construo de uma proposta que permita programar um novo modelo de planejamento e execuo das funes de interesse de todos os municpios integrantes, sem que haja concentrao de poder decisrio. O encontro na Alerj busca reunir deputados estaduais e federais, secretrios de Estado e especialistas para apresentar modelos j implantados e discutir as dificuldades enfrentadas pelas regies apresentadas. O Brasil conta com 41 regies metropolitanas legalmente institudas, com 84 milhes de habitantes, que representam 46% da populao brasileira. O Rio de Janeiro o nico estado onde a Regio Metropolitana institucionalizada, mas no tem um rgo gestor. Confira o programa do evento: Data: sexta-feira, 28/09 - das 9h s 18h Local - Plenrio Barbosa Lima Sobrinho, Alerj Rua Primeiro de Maro, s/n - Palcio Tiradentes 9h Mesa de Abertura Deputado Paulo Melo (PMDB) presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Luiz Fernando de Souza Pezo vice-governador do Estado do Rio de Janeiro Sergio Eduardo dos Santos Pyrrho subprocurador-geral do Estado do Rio de Janeiro Deputado Luiz Paulo (PSDB) Srgio Ruy Barbosa secretrio de Estado de Planejamento e Gesto do Rio de Janeiro Sydnei Dias Menezes presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro Luciano Pinto diretor executivo de apoio gesto Regional e Metropolitana da Agncia de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco Ricardo Vieiralves de Castro reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) 10h Conferncia Principal Deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP) - autor da primeira proposio legislativa sobre o tema, o Estatuto da Metropol) 11h Mesa 1: A questo federativa e o exerccio da governana da metrpole. Moderador: Carlos Alberto Krikthine subsecretrio Adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro

Alerj
www.alerj.rj.gov.br

Internet

28/09/2012

2/2

Palestrantes: Gustavo Machado advogado e ex-superintendente de Assuntos Metropolitanos do Governo de Minas Gerais Jeroen Klink professor e pesquisador da Universidade Federal do ABC 12h30 Almoo Livre 14h Mesa 2: Necessidade de um marco regulatrio para as Regies Metropolitanas - O estatuto da metrpole. Moderador: Marcos Domingues coordenador da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto do Rio de Janeiro Palestrantes: Luiz Cesar Queiroz Ribeiro professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e coordenador nacional do Observatrio das Metrpoles Marcos Campagnone chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Metropolitano de So Paulo e presidente do Conselho de Administrao da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitanos (Emplasa) 15h30 Mesa 3: Gesto Compartilhada do territrio metropolitano: experincias no Brasil Moderador: Vicente Loureiro subsecretrio de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria de Estado de Obras do Rio de Janeiro Palestrantes: Dbora Blanco Bastos Dias diretora tcnica da Agencia Metropolitana da Baixada Santista Luciano Pinto diretor executivo de Apoio Gesto Regional e Metropolitana da Agencia de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco Maria Clia Silva Caiado diretora adjunta da Agencia Metropolitana de Campinas 17h Mesa 4: Concluses e Recomendaes

Alerj
Internet www.alerj.rj.gov.br

28/09/2012

GESTO AUTNOMA DE REGIES METROPOLITANAS SUGERIDA EM DEBATE A institucionalizao da Regio Metropolitana do estado como governo de carter autnomo foi o foco da primeira mesa de debate da 3 edio do Dilogos Metropolitanos, evento promovido pelo Governo do Estado e pelo Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado. Questes como a criao de uma poltica administrativa, que respeite as diversidades dos municpios pertencentes regio, e o estabelecimento de um pacto entre governantes e prefeitos referente rea funcional, que culmine em uma mobilizao produtiva, foram colocadas como pendncias a serem atendidas, para que o modelo institucional seja institudo. necessrio que haja um planejamento tcnico e poltico, para que a dicotomia entre projetos e planos seja superada e novas centralidades sejam criadas, afirmou o professor e pesquisador da Universidade Federal do ABC, Joroen Klink. J o advogado e ex-superintendente de Assuntos Metropolitanos do Governo de Minas Gerais, Gustavo Machado, frisou a necessidade da implantao de um modelo plural e misto de governana metropolitana, que seria garantido por uma regulamentao federal. Foi proposto que a regio seja definida como autarquia territorial do Estado. Para que o modelo seja implementado deve haver uma interao entre Cmaras Municipais e Assembleias Legislativas, complementou o especialista, que encerrou seu discurso ressaltando a importncia da proposta de alterao dos nomes das regies metropolitanas, como forma de garantir a criao de uma identidade regional em seus habitantes. O encontro, que tambm contou com a presena de secretrios de Estado e deputados estaduais e federais, foi mediado pelo subsecretrio adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro (Sedrap/RJ), Carlos Alberto Krikthine. O Dilogos Metropolitanos continua durante a tarde, com mais trs mesas de discusses. (texto de Rodrigo Stutz)

Paulo Melo
www.paulomelo.com.br

Internet

28/09/2012

Paulo Melo defende Planejamento Articulado da Regio Metropolitana Por Raoni Alves Problemas sendo encarados de forma coletiva, com parcerias entre as trs esferas de poder da federao. Defendendo esta tese, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), deu incio, nesta sexta-feira (28/09), ao terceiro encontro Dilogos Metropolitanos, realizado pelo Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado. No so problemas isolados de um municpio ou outro. O estado do Rio tem que inovar, sendo um grande coordenador das aes. Os investimentos na Regio Metropolitana acontecem de maneira alucinante. Esse um problema do Rio, de So Gonalo, da Baixada, Itaborai, etc. necessrio uma poltica bastante articulada. A Alerj tem um papel fundamental nesse processo, at porque ns aprovamos aqui na casa todo tipo de lei, em especial emprstimos. O Rio de Janeiro tem uma situao fiscal muita tranquila e ns aprovamos mais de R$ 14 bilhes em emprstimos para o estado, comentou Melo. Dentre os projetos aprovados pela Alerj, o presidente destacou a concesso, do Estado para a Prefeitura do Rio, do saneamento bsico em Santa Cruz, entre outros pontos, como a logstica para garantir o escoamento da produo fluminense. Em Itabora, o problema o mesmo de So Gonalo, que vai sofrer muito com o Polo Petroqumico de Itabora. Esse um problema de logstica. Temos que ligar essas cidades, ter uma logstica de escoamento. E a entra a RJ-109, ou Arco Metropolitano, uma grande obra de mais de R$ 1 bilho. A Alerj tem um papel preponderante e o Governo do estado precisa ser o articulador. Temos que tratar o problema como um todo, diagnosticou o parlamentar. As mesas de reunio do evento acontecero at as 17h, no plenrio da Alerj, e visam a definir a governana ideal para a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro. O deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP), autor da primeira proposio legislativa sobre o tema, o Estatuto da Metrpole (PL 3460/04), que define critrios para a organizao dos municpios em regies, tambm defendeu as aes coletivas, mas considerou as melhorias ainda distantes da realidade. Infelizmente falta muito ainda. Primeiro uma presena maior dos governos estaduais. Segundo, uma compreenso maior dos municpios, prefeitos e das cmaras municipais. Precisamos saber que essa uma atividade que s pode ser coletiva e que extrapola os limites das cidades. Sem a participao da Unio impossvel desenvolvermos projetos, obras ou servios, que so fundamentais para o desenvolvimento dessas cidades, comentou o palestrante. Precisamos de um modelo que possa implementar as polticas compartilhadas entre os municpios o estado e a unio, concordou Srgio Ruy Barbosa, secretrio de Estado de Planejamento e Gesto do Rio de Janeiro. De acordo com Walter Feldman, 90% das favelas brasileiras esto nas regies metropolitanas e quase 100 milhes de brasileiros vivem nesses centros. O Brasil se tornou urbano em muito pouco tempo. Hoje quase 90% do Brasil urbano, apesar do agronegcio ser muito importante para a economia brasileira. O processo de urbanizao foi polarizado pelas regies metropolitanas. No h integrao social e econmica sem integrao territorial, comentou o deputado federal, que defendeu ainda a integrao entre o plano diretor estadual, os planos diretores municipais, as leis oramentrias, as leis de diretrizes oramentrias e os planos plurianuais de cada ente. Ou seja, um trabalho que o Brasil no tem experincia. Precisamos trabalhar juntos tendo em vista o bem do cidado, concluiu. Tambm estiveram presentes na mesa de abertura do evento o deputado Luiz Paulo (PSDB), o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, Sydnei Dias Menezes, o vice presidente do Frum Nacional de Entidades Metropolitanas, Luciano Pinto, e Jose Luiz de Souza, representando o reitor da Universidade do Estado do do Rio de Janeiro (Uerj).

Alerj
www.alerj.rj.gov.br

Internet

28/09/2012

Paulo Melo defende Planejamento Articulado da Regio Metropolitana Por Raoni Alves Problemas sendo encarados de forma coletiva, com parcerias entre as trs esferas de poder da federao. Defendendo esta tese, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), deu incio, nesta sexta-feira (28/09), ao terceiro encontro Dilogos Metropolitanos, realizado pelo Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado. No so problemas isolados de um municpio ou outro. O estado do Rio tem que inovar, sendo um grande coordenador das aes. Os investimentos na Regio Metropolitana acontecem de maneira alucinante. Esse um problema do Rio, de So Gonalo, da Baixada, Itaborai, etc. necessrio uma poltica bastante articulada. A Alerj tem um papel fundamental nesse processo, at porque ns aprovamos aqui na casa todo tipo de lei, em especial emprstimos. O Rio de Janeiro tem uma situao fiscal muita tranquila e ns aprovamos mais de R$ 14 bilhes em emprstimos para o estado, comentou Melo. Dentre os projetos aprovados pela Alerj, o presidente destacou a concesso, do Estado para a Prefeitura do Rio, do saneamento bsico em Santa Cruz, entre outros pontos, como a logstica para garantir o escoamento da produo fluminense. Em Itabora, o problema o mesmo de So Gonalo, que vai sofrer muito com o Polo Petroqumico de Itabora. Esse um problema de logstica. Temos que ligar essas cidades, ter uma logstica de escoamento. E a entra a RJ-109, ou Arco Metropolitano, uma grande obra de mais de R$ 1 bilho. A Alerj tem um papel preponderante e o Governo do estado precisa ser o articulador. Temos que tratar o problema como um todo, diagnosticou o parlamentar. As mesas de reunio do evento acontecero at as 17h, no plenrio da Alerj, e visam a definir a governana ideal para a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro. O deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP), autor da primeira proposio legislativa sobre o tema, o Estatuto da Metrpole (PL 3460/04), que define critrios para a organizao dos municpios em regies, tambm defendeu as aes coletivas, mas considerou as melhorias ainda distantes da realidade. Infelizmente falta muito ainda. Primeiro uma presena maior dos governos estaduais. Segundo, uma compreenso maior dos municpios, prefeitos e das cmaras municipais. Precisamos saber que essa uma atividade que s pode ser coletiva e que extrapola os limites das cidades. Sem a participao da Unio impossvel desenvolvermos projetos, obras ou servios, que so fundamentais para o desenvolvimento dessas cidades, comentou o palestrante. Precisamos de um modelo que possa implementar as polticas compartilhadas entre os municpios o estado e a unio, concordou Srgio Ruy Barbosa, secretrio de Estado de Planejamento e Gesto do Rio de Janeiro. De acordo com Walter Feldman, 90% das favelas brasileiras esto nas regies metropolitanas e quase 100 milhes de brasileiros vivem nesses centros. O Brasil se tornou urbano em muito pouco tempo. Hoje quase 90% do Brasil urbano, apesar do agronegcio ser muito importante para a economia brasileira. O processo de urbanizao foi polarizado pelas regies metropolitanas. No h integrao social e econmica sem integrao territorial, comentou o deputado federal, que defendeu ainda a integrao entre o plano diretor estadual, os planos diretores municipais, as leis oramentrias, as leis de diretrizes oramentrias e os planos plurianuais de cada ente. Ou seja, um trabalho que o Brasil no tem experincia. Precisamos trabalhar juntos tendo em vista o bem do cidado, concluiu. Tambm estiveram presentes na mesa de abertura do evento o deputado Luiz Paulo (PSDB), o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, Sydnei Dias Menezes, o vice presidente do Frum Nacional de Entidades Metropolitanas, Luciano Pinto, e Jose Luiz de Souza, representando o reitor da Universidade do Estado do do Rio de Janeiro (Uerj).

O Fluminense
Internet www.ofluminense.com.br
Rio debate ideias para modelar a metrpole

29/09/2012

O Governo do Estado promoveu ontem, no plenrio da Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj), o terceiro ciclo de debates Dilogos metropolitanos Ideias para modelar a metrpole. O tema desta vez foi Um modelo institucional para a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro e discutiu o planejamento urbano da regio. O evento contou com a participao de pesquisadores e especialistas dos governos do Rio, So Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Existem, no pas, 41 regies metropolitanas legalmente institudas, que, juntas, possuem 84 milhes de habitantes e mais de 50% da receita municipal total. A Regio Metropolitana do Rio, ao contrrio das demais, a nica que, embora institucionalizada, ainda no possui rgo gestor. Com base nessa experincia, vamos avaliar uma proposta para o Rio e programar um novo modelo de planejamento, afirmou o subsecretrio de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria estadual de Obras, Vicente Loureiro.

O So Gonalo
www.osaogoncalo.com.br .com.br

Internet

29/09/2012

Estado do Rio debate projetos para a Regio Metropolitana O Governo do Estado promoveu, na ltima sexta-feira, no plenrio da Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (Alerj), o terceiro ciclo de debates Dilogos metropolitanos - Ideias para modelar a metrpole. O tema dos debates foi um modelo institucional para a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro e discutiu o planejamento urbano da regio. O evento contou com a participao de pesquisadores e especialistas dos governos do Rio, So Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. H em todo o pas, 41 regies metropolitanas legalmente institudas, que juntas possuem 84 milhes de habitantes e mais de 50% da receita municipal total. A Regio Metropolitana do Rio, ao contrrio das demais, a nica que, embora institucionalizada, ainda no possui rgo gestor. Com base nessa experincia, vamos avaliar uma proposta para o Rio e programar um novo modelo de planejamento, afirmou o subsecretrio de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria estadual de Obras, Vicente Loureiro.

Agemcamp
Internet www.agemcamp.sp.gov.br

30/09/2012

Agemcamp destaque em frum sobre planejamento metropolitano no RJ A Diretora Adjunta da Agemcamp Maria Clia Silva Caiado representou a Agncia Metropolitana de Campinas em ciclo de debate que tem como propsito contribuir com o planejamento da Regio Metropolitana do Rio de Janeiro. A terceira edio do ciclo de debates Dilogos Metropolitanos Ideias para Modelar a Metrpole promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pelo Comit Rio Metrpole - foi realizado no dia 28 de setembro no plenrio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Os debates contaram com a participao de pesquisadores e especialistas dos governos do Rio de Janeiro, So Paulo, Minas Gerais e Pernambuco.

Maria Clia apresenta os trabalhos metropolitanos da RMC ao lado do subsecretrio de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria de Obras do R.J. - Vicente Loureiro - e da diretora tcnica da Agncia Metropolitana da Baixada Santista Dbora Blanco Bastos Dias

Maria Clia participou da mesa de discusso sobre Gesto Compartilhada do Territrio Metropolitano: Experincias no Brasil, falou sobre o fortalecimento da RMC diante do processo de integrao da Regio, sobre o planejamento de aes conjuntas realizadas pelas Cmaras Temticas e apresentou os projetos metropolitanos aprovados pelo Conselho e geridos pela Agncia com recursos do Fundocamp Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas. Em sua palestra, a diretora adjunta falou sobre a integrao dos 19 municpios da RMC, por meio do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, e o Governo do Estado de So Paulo. Maria Clia encerrou sua fala dizendo que preciso desenvolver uma maior cooperao entre os agentes pblico e privado, pois trata-se de uma relao benfica que ainda no foi suficientemente explorada. A experincia da Regio Metropolitana de Campinas somou-se com as palestras sobre as regies metropolitanas de Santos com palestra da diretora tcnica da Agncia Metropolitana da Baixada Santista - Dbora Blanco Bastos Dias e de Recife com palestra do Diretor Executivo de Apoio Gesto Regional e Metropolitana da Agncia de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco Luciano Pinto. Segundo o subsecretrio de Urbanismo Regional e Metropolitano da Secretaria de Obras do Estado de Rio de Janeiro - Vicente Loureiro a Regio Metropolitana do Rio, ao contrrio das demais, a nica que, embora institucionalizada, ainda no possui rgo gestor. Com base nessa experincia, vamos avaliar uma proposta para o Rio e programar um novo modelo de planejamento, afirmou.

Polo Petroquimico de Itaborai


Internet www.polopetroquimicodeitaborai.com.br
Maior integrao entre estado, municpios e Unio O papel da Alerj dever ser importante na articulao poltica

03/10/2012

A ltima sexta-feira de setembro levou o deputado Paulo Melo a um discurso marcante no plenrio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). Defendendo a parceria entre municpios, Estado e Unio, para resoluo dos problemas, Melo participou do terceiro encontro Dilogos Metropolitanos, do Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado. Um dos pontos de destaque do discurso foi o Comperj, que trar impactos ambientais, econmicos e sociais para todos os municpios de sua rea de abrangncia. Paulo Melo lembrou a importncia de ligar, principalmente, So Gonalo e Itabora. Temos que ligar essas cidades, ter uma logstica de escoamento. E a entra a RJ-109, ou Arco Metropolitano, uma grande obra de mais de R$ 1 bilho. A Alerj tem um papel preponderante e o Governo do estado precisa ser o articulador. Temos que tratar o problema como um todo", afirmou o parlamentar. Segundo o deputado, os problemas no so isolados de um municpio para outro e o Estado do Rio precisa ser um grande coordenador de aes. necessrio uma poltica bastante articulada. A Alerj tem um papel fundamental nesse processo, at porque ns aprovamos aqui na casa todo tipo de lei, em especial emprstimos. O Rio de Janeiro tem uma situao fiscal muita tranquila e ns aprovamos mais de R$ 14 bilhes em emprstimos para o estado", disse. Autor da primeira proposta legislativa sobre este assunto, o deputado federal Walter Feldman tambm defendeu as aes coletivas, mas considerou as melhorias ainda distantes da realidade. "Infelizmente falta muito ainda. Primeiro uma presena maior dos governos estaduais. Segundo, uma compreenso maior dos municpios, prefeitos e das cmaras municipais. Precisamos saber que essa uma atividade que s pode ser coletiva e que extrapola os limites das cidades. Sem a participao da Unio impossvel desenvolvermos projetos, obras ou servios, que so fundamentais para o desenvolvimento dessas cidades", afirmou. O secretrio de Estado de Planejamento e Gesto do Rio de Janeiro, Sergio Ruy Barbosa, concordou com Feldman, mas ressaltou que preciso um modelo que possa implementar as polticas compartilhadas entre os municpios o estado e a unio. Segundo Feldman, 90% das favelas brasileiras esto nas regies metropolitanas e quase 100 milhes de brasileiros vivem nesses centros. "O Brasil se tornou urbano em muito pouco tempo. Hoje quase 90% do Brasil urbano, apesar do agronegcio ser muito importante para a economia brasileira. O processo de urbanizao foi polarizado pelas regies metropolitanas. No h integrao social e econmica sem integrao territorial", explicou o deputado federal, que defendeu ainda a integrao entre o plano diretor estadual, os planos diretores municipais, as leis oramentrias, as leis de diretrizes oramentrias e os planos plurianuais de cada ente. "Ou seja, um trabalho que o Brasil no tem experincia. Precisamos trabalhar juntos tendo em vista o bem do cidado", concluiu.

You might also like