You are on page 1of 17

Curso Profissional de Tcnico de Comunicao Marketing, Relaes Publicas e Publicidade

Disciplina: CGA Mdulo: 10

Produo Grfica

Trabalho realizado por: -Fbio Moura

ndice

Introduo ..........................................................................................................................3 Produo Grfica .................................................................................................................4 As quatro etapas da Produo Grfica ..............................................................................5 Na composio mecnica havia: .......................................................................................6 No processo de impresso h vrios tipos de originais conforme o suporte utilizado : .......7 Acabamento Grfico ............................................................................................................8 Faca Grfica.........................................................................................................................9 Dobradeira ........................................................................................................................ 10 Relevo Americano ............................................................................................................. 11 Relevo Seco ....................................................................................................................... 12 VERNIZ .............................................................................................................................. 13 Verniz UV Total Brilho ou Fosco ...................................................................................... 13 Verniz UV Texturizado.................................................................................................... 13 Verniz UV Aromtico...................................................................................................... 13 Verniz UV Reserva Fosco e Brilho.................................................................................... 14 Verniz UV Glitter ............................................................................................................ 14 Design ............................................................................................................................... 15 Concluso.......................................................................................................................... 16 Bibliografia ........................................................................................................................ 17

Introduo
Neste trabalho vou falar sobre o conceito e estrutura da produo grfica, e tentar explicar o mais importante relacionado com isso.

Produo Grfica
A produo grfica organiza e supervisiona a realizao de peas grficas. O setor de produo grfica numa agncia ou empresa editorial se ocupa na contratao de servios e materiais, e pelo contato com os fornecedores grficos, acompanha as etapas de produo grficas.

As quatro etapas da Produo Grfica

Projetao Nesta etapa ocorre o trabalho do designer no planejamento visual grfico, esta etapa se encerra quando o trabalho concludo e o original torna-se em arquivo fechado;

Pr-impresso Etapa em que so elaborados fotolitos para a produo das matrizes e da digitalizao e edio de imagens complexas;

Impresso- Inicia-se com a produo da matriz e ocorre o processo de impresso das cpias em mquinas especficas;

Ps-impresso Tudo o que ocorre aps a impresso e antes do empacotamento das tiragens e cpias, todo o acabamento desempenhado nos produtos impressos, como cortes, verniz, encadernao, etc.

Na composio mecnica havia:


Linotipo Composies de linhas via teclado, com matrizes e caracteres e espaadores, cada linha recebe o metal lquido para a impresso;

Monotipo os tipos perfurados perfurador, impresso;

No mais por linha, e sim por tipos, (letras) eram separadamente em fita, atravs de teclado e recebendo o metal lquido para

Ludlow Mquina especfica para impresso de caixa alta, manchetes (letras maiores).

No processo de impresso h vrios tipos de originais conforme o suporte utilizado : * Original opaco imagem cujo o suporte o papel; * Original transparente Imagem cujo suporte o acetato; * Original translcido imagem cujo suporte atravessado pela luz, mas a imagem no atravessada pela mesma, ex: papel vegetal.

Acabamento Grfico
O designer ou o publicitrio, ao criar uma pea sofisticada para seus clientes, seja um folheto, um catlogo, uma embalagem ou um expositor para ponto de venda, tem sempre em mente um material grfico de alta qualidade com acabamentos esmerados e variados que tornem realidade suas ideias mais criativas. por isso que os setores de acabamento ganham cada vez mais espao nas grficas e status junto aos clientes de empresas de design e publicidade.

Faca Grfica
Processo no qual se aplicam cortes ou corte, no lineares ou limitados, no papel ou carto, acompanhados ou no de vincos para dobras. As formas so lminas de ao montadas sobre uma base de madeira.

Dobradeira

Relevo Americano
Este um tipo de impresso de imagens e textos em relevo com o uso de calor. Seu princpio bsico consiste na cobertura de uma fina camada de tinta hmida com um p termoplstico que quando aquecido torna-se um lquido homogneo. No resfriamento, o lquido solidifica-se para deixar um acabamento em relevo slido sobre a rea impressa. O Relevo Americano aumenta o impacto de imagens impressas em embalagens, catlogos, literaturas promocionais, capas de livros, convites, cartes de visitas, cartes em geral, certificados, papis timbrados, etiquetas e rtulos, papis de presentes, entre outros.

Relevo Seco
Este processo permite reproduzir formas definidas em relevo sobre papis ou cartes, tais como: logtipos e smbolos em envelopes e papelarias. A produo de uma pea em Relevo envolve algumas etapas: Planificao da pea; Produo do clich a partir de fotolito; Localizao da rea de relevo; Estampagem do relevo.

Dicas: - Podem ser utilizados os seguintes materiais: papel e carto - imprescindvel trabalhar com dimenses exatas do que se pretende produzir - Deve-se sempre considerar a espessura do material utilizado para prever com que intensidade ser possvel aplicar o relevo - O clich uma ferramenta que pode ser reutilizada quantas vezes forem necessrias - Para clculo de material deve-se considerar uma margem de papel excedente de 0,5 cm - Deve-se considerar uma margem de perda do material em torno de 5%, utilizados para testes iniciais e ajustes de maquinrio.

VERNIZ
Atualmente um dos recursos de acabamento mais utilizados em impressos aplicao de Verniz UV. Alm de valorizar visualmente a pea, garantem maior resistncia e durabilidade principalmente quelas destinadas ao manuseio intenso, como broad-sides, folders, folhetos e catlogos ou que precisem ficar expostas por um perodo prolongado, como o caso de PDVs como displays e mbiles. Combinaes de acabamentos so permitidas e muito utilizadas em peas publicitrias e editoriais. Como existem diferentes tipos de acabamentos, necessrio conhecer cada um deles e analisar qual o melhor em funo do tipo de pea e utilizao da mesma.

Verniz UV Total Brilho ou Fosco


Oferece alto brilho ou efeito aveludado, confere caractersticas de maior resistncia pea. O verniz UV tambm pode ser aplicado no PVC tratado. Indicado para aplicao em catlogos, folders, cartazes, embalagens, broad-side, etiquetas adesivas e capas de revistas.

Verniz UV Texturizado
Oferece um revestimento texturizado com efeito de relevo quando aplicado em reas determinadas de uma imagem impressa para formar uma superfcie diferenciada. Indicado para aplicao em catlogos, relatrios empresariais, brochuras, folders, broad-side, displays, capas de livros, peas de merchandising e capas de revistas.

Verniz UV Aromtico
O verniz UV aromtico foi desenvolvido para liberar aroma contido em microcpsulas existentes na composio do verniz. Aplicado em reas especficas do impresso, a fragrncia liberada com o rompimento das microcpsulas atravs da frico na rea determinada. Indicado para aplicao em catlogos, mostrurios, peas de merchandising e revistas.

Verniz UV Reserva Fosco e Brilho


O Verniz UV Fosco oferece efeito acetinado na rea aplicada e confere caractersticas de maior impacto visual pea. J o Verniz UV Brilho oferece alto brilho e valoriza os detalhes impressos na pea. O Verniz UV Brilho tambm pode ser aplicado no PVC tratado. Indicado para aplicao em catlogos, folders, cartazes, embalagens, broadside e capas de revistas.

Verniz UV Glitter
um Verniz UV de alto brilho contendo flocos de polister metalizado que adiciona cintilao quando aplicado em reas escolhidas de uma imagem impressa, propiciando maior apelo visual. Indicado para aplicao em catlogos, broad-side, displays, capas de livros, peas de merchandising e embalagens.

Mquina de Verniz Steinemam

Design
O design, desenho industrial ou desenho ou modelo a configurao, concepo, elaborao e especificao de um artefacto. Essa uma atividade tcnica e criativa, normalmente orientada por uma inteno ou objetivo, ou para a soluo de um problema. Simplificando, pode-se dizer que design projeto. Exemplos de coisas que se podem projetar incluem muitos tipos de objetos, como utenslios domsticos, vestimentas, mquinas, ambientes, e tambm imagens, como em peas grficas, famlias de letras (tipografia), livros e interfaces digitais de softwares ou de pginas da Internet, entre outros. O design tambm uma profisso, cujo profissional o designer. Os designers normalmente se especializam em projetar um determinado tipo de coisa. Atualmente as especializaes mais comuns so o design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores. Finalmente, o design pode ser tambm uma qualidade daquilo que foi projectado. A palavra design pode ser considerada um estrangeirismo, por ter sido apropriada do ingls. Por essa razo, utiliza-se muitas vezes expresses como desenho industrial.

Concluso

Com a realizao deste trabalho fiquei a perceber um pouco mais sobre a produo grfica e de tudo que esteja relacionado com esta matria.

Bibliografia
http://www.rickardo.com.br/prodgraf/tx_aulas.htm http://www.infoescola.com/artes/producao-grafica/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Design

You might also like