You are on page 1of 6

15 DE NOVEMBRO DE 2012 PROCLAMAO DA REPUBLICA O sentimento republicano floresceu no Brasil ainda no perodo colonial, durante as Conjuraes Mineira e Baiana,

porm somente em 1889 surgiam condies para tornar republicana a nossa nao. Na segunda metade do sculo XIX, aspiraes divergentes e conflitantes encontraram no governo imperial um obstculo para as mudanas sociais e econmicas pleiteada por elementos urbanos. E com o fim da Guerra do Paraguai, a ideia republicana encontrou eco. O contato com as republicas platinas, somado as contradies internas do pas, mostravam que a monarquia estava desgastada e no estava de acordo com as novas condies socioeconmicas alcanadas no pas. Jornais e clubes intensificam a propaganda da abolio da escravatura e da federao do pas. Fundaram-se vrios partidos republicanos. Em 13 de maio de 1888, o imprio aboliu o trabalho escravo, tornando a agitao politica mais intensa. Silva Jardim, Quintino Bocaiuva, Benjamin Constant e Aristides Lobo se preparam para o golpe contra o imprio, e no dia 15 de novembro de 1889, tropas sediadas no Rio De Janeiro, chefiadas pelo Marechal Deodoro da Fonseca, proclamam a Repblica. Aps 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a famlia imperial partiam rumo Europa. Tinha incio Repblica Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de ento, o pas seria governado por um presidente escolhido pelo povo atravs das eleies. Foi um grande avano rumo consolidao da democracia no Brasil.

Hino da Proclamao Brasileira Msica: Leopoldo Miguez (1850/1902) Letra: Medeiros e Albuquerque (1867/1934) Seja um plio de luz desdobrado. Sob a larga amplido destes cus

Este canto rebel que o passado Vem remir dos mais torpes labus! Seja um hino de glria que fale De esperana, de um novo porvir! Com vises de triunfos embale Quem por ele lutando surgir! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre ns! Das lutas na tempestade D que ouamos tua voz! Ns nem cremos que escravos outrora Tenha havido em to nobre Pas Hoje o rubro lampejo da aurora Acha irmos, no tiranos hostis. Somos todos iguais! Ao futuro Saberemos, unidos, levar Nosso augusto estandarte que, puro, Brilha, avante, da Ptria no altar! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre ns! Das lutas na tempestade D que ouamos tua voz! Se mister que de peitos valentes Haja sangue em nosso pendo, Sangue vivo do heri Tiradentes Batizou este audaz pavilho! Mensageiros de paz, paz queremos, de amor nossa fora e poder Mas da guerra nos transes supremos Heis de ver-nos lutar e vencer! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre ns!

Das lutas na tempestade D que ouamos tua voz! Do Ipiranga preciso que o brado Seja um grito soberbo de f! O Brasil j surgiu libertado, Sobre as prpuras rgias de p. Eia, pois, brasileiros avante! Verdes louros colhamos louos! Seja o nosso Pas triunfante, Livre terra de livres irmos! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre ns! Das lutas na tempestade D que ouamos tua voz! HISTRIA DO HINO DA REPBLICA Ernesto Sena conta que a Proclamao da Repblica foi ressaltada com um ato homrico e decisivo. Que ato foi este? Menos teatral que o brado de Independncia ou Morte! de D. Pedro I, o Marechal Deodoro da Fonseca alou a espada e ordenou s tropas formadas no Campo de SantAna: Apresentar armas. Toquem o hino! As tropas se perfilaram e ouviram-se os acordes do Hino Nacional, tocado pelas bandas militares. Estava feita a Repblica. Porm esta no uma informao histricamente correta. O ato homrico e decisivo iria ocorrer, prosaicamente, muito perto da residncia de Deodoro, aquele modesto sobrado que hoje ainda se v, conservado, na atual Praa da Repblica. Mas o Marechal estava muito enfermo e cuidou-se, mesmo que ele se deslocasse em carruagem para o local da cerimnia, hiptese que naturalmente no cabia aos brios de um velho militar. Assim foi que, no sem certa dificuldade, o Marechal montou o cavalo que lhe fora emprestado pelo alferes Barbosa Jr., o famoso baio n. 6, que no seria mais montado at a morte do animal, em 1906. Por outro lado, a dispnia que atormentava o Marechal no lhe permitia usar o cinturo que sustentaria a pesada arma; da no ter podido cingir espada alguma. Ento, depois de transpor o porto do Ministrio da Guerra, cavalgando o baio, o

marechal no cingiu espada e sim acenou com o quepe, como se v corretamente documentado no famoso quadro de Henrique Bernardelli, to freqentemente reproduzido nos livros escolares. Ou no monumento a Deodoro que se ergue na Praa Paris, na Glria, no Rio de Janeiro. Sampaio Ferraz, testemunha do episdio, confirma a verso de Ernesto Sena, sem contudo dizer qual o hino foi ento tocado. Certamente foi o mesmo velho e glorioso Hino Nacional do Imprio. Infelizmente, no alvoroo da mudana de regime, muitos esqueceram nossas mais caras tradies. Tal como ocorrera com a Bandeira Nacional, agora tambm alguns pretendiam considerar o Hino Nacional como o hino do ex-imperador. Ento, equivocadamente e durante dois meses, tomou-se por emprstimos um hino estrangeiro e a Marselhesa transformou-se em uma espcie de hino nacional provisrio. Prefiro o velho! H muito os republicanos pretendiam adotar um novo hino que substitusse o do Imprio. O bom senso aconselharia confiar a tarefa a um compositor profissional, a um dos poucos e competentes maestros disponveis da Corte. Porm, seguindo um velho hbito que infelizmente pendura ainda nos nossos dias, preferiram promover, em outubro de 1898, um concurso, de resto concorridssimo. Da resultou ser premiado, com mil francos, uma composio com a msica de um amador, o farmacutico Ernesto Fernandes de Sousa, e versos de Medeiros e Albuquerque. Sabe-se que, aps a Proclamao da Repblica, o Governo Provisrio convidara Carlos Gomes para compor o novo hino do Brasil; e que este, por gratido ao velho imperador, respondeu ao convite com um lacnico No posso. A Repblica viveu ento um srio embarao. O maestro Carlos Gomes recusara o convite e a vultosa importncia de 20.000$000 (vinte contos de ris) oferecida pela encomenda. Ernesto Fernandes de Sousa, o dubl de farmacutico e maestro amador recusara o prmio de mil francos que lhe fora concedido. Dividiram-se as opinies. Medeiros e Albuquerque defendia a obra de seu parceiro e queria que o hino fosse oficializado. Com isto no concordava Rodrigues Barbosa, um crtico do Jornal do Commercio, que propunha como sada salvadora um outro concurso para a escolha do novo hino. Por sua vez, o jornalista Oscar Guanabarino lutava pela permanncia do antigo Hino Nacional.

Realizado o concurso, Guanabarino denunciou o seu resultado em artigo publicado em 4 de janeiro de 1890. Na verdade, o concurso fora institudo para eleger uma composio musical, pois a letra de Medeiros e Albuquerque j fora previamente escolhida pelo Ministrio da Justia. Guanabarino argumentava que, se para isto tinha havido escolha e no concurso, melhor seria que tambm se tivesse escolhido um msico profissional capaz de inspirar-se na poesia e produzir um hino correto. E sugeria o maestro Leopoldo Miguez, que poderia aceitar a honrosa incumbncia e dela dar cabal conta. Haviam concorrido 29 produes quando, infelizmente, no tnhamos no Brasil nem seis compositores, mesmo contando os estrangeiros naturalizados. Guanabarino acusava: Vimos alguns trabalhos concorrentes e a nossa impresso foi a certeza que aqueles hinos atestam a ignorncia completa dos seus autores em matria de arte musical. Encerrava a defesa da manuteno do Hino Nacional com este argumento: Apelamos para o Chefe do Governo Provisrio a quem perguntamos: Marechal, nos campos do Paraguai, quando frente das colunas inimigas a vossa espada conquistava os louros da vitria e as bandas militares tangiam o Hino Nacional, qual era a idia, qual o nome que acudia vossa mente no instante indescritvel do entusiasmo a Ptria ou o Imperador? Este apelo no cairia em terreno estril pois coincidia com uma firme convico do Marechal Manuel Deodoro da Fonseca. E, no dia 19 de janeiro de 1890, o Jornal do Commercio publicava esta declarao da Secretaria de Estado dos Negcios do Interior: O hino cuja audio ser feita no Teatro Lrico em nada prejudica o Hino Nacional, visto ter sido escrito expressamente para comemorar a data da Proclamao da Repblica. Prevalece a Tradio Em quase todos os pases do mundo h vrios hinos oficiais. A Manarquia tinha o Hino da Indepncia, o Hino Nacional, o de D. Pedro II e outros. Portugal tem o Hino da Restaurao, o da Carta Constitucional e o de D. Carlos I. Apenas quatro hinos haviam obtido classificao final. Deodoro ouviu todos, na audincia do Teatro Lrico. Gostou. Mas disse: Ainda assim, prefiro o velho!.

O povo tambm preferia. Da resultou que, no prprio Teatro Lrico e naquela mesma noite de 20 de janeiro 1890, foi redigido pelo Ministro do Interior, Aristides Lobo, um decreto prontamente referendado por todos os outros Ministros ali presentes. O decreto conservava e institua como Hino Nacional a msica de Francisco Manuel e adotava, como Hino da Proclamao da Repblica, a de Leopoldo Miquez.

You might also like