You are on page 1of 6

Instruo Tcnica n 15/2011 - Controle de fumaa Parte 2 Conceitos, definies e componentes do sistema

323

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGCIOS DA SEGURANA PBLICA

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO

Corpo de Bombeiros

INSTRUO TCNICA N 15/2011 Controle de fumaa Parte 2 Conceitos, definies e componentes do sistema

SUMRIO
7 8 Definies e conceitos Componentes do sistema

ANEXO
A Tabela 2 - Determinao dos locais onde deve haver controle por ocupao

Instruo Tcnica n 15/2011 - Controle de fumaa Parte 2 Conceitos, definies e componentes do sistema

325

7 DEFINIES E CONCEITOS 7.1 Acantonamento: volume livre compreendido entre o cho e o teto/ telhado, ou falso teto, delimitado por painis de fumaa (Figura 4).

hidrulica, eletricidade, ar-condicionado, cabos de comunicao e poos de ventilao e iluminao (Figura 6).

SADAS PARA EXTRAO DE FUMAA

REAS DE ACANTONAMENTO PAINEL DE FUMAA DETECTOR SISTEMA DE DETECO

Figura 6: trio Figura 4: Acantonamento

7.2 Altura da zona enfumaada (Hf): altura mdia entre a face inferior da camada de fumaa e o ponto mais elevado do teto ou telhado (Figura 5). 7.3 Altura da zona livre de fumaa (H): altura medida entre face superior do cho e a face inferior da camada de fumaa (Figura 5). 7.4 Altura de referncia (H): mdia aritmtica das alturas do ponto mais alto e do ponto mais baixo da cobertura (ou do falso teto) medida a partir da face superior do piso (Figura 5).

7.8 Barreiras de fumaa: elemento vertical de separao montado no teto, com altura mnima e caractersticas de resistncia ao fogo, que previna a propagao horizontal de fumaa de um espao para outro (Figura 8). 7.9 Camada de fumaa smoke layer: espessura acumulada de fumaa por uma barreira ou painel. 7.10 Dimenses do incndio: as dimenses de base do maior incndio com o qual um sistema de controle de fumaa deve lidar, podendo ser no formato de um quadrado ou de um crculo. 7.11 Entrada de ar limpo: ar fresco, em temperatura ambiente, livre de fumaa, que entra no acantonamento durante as operaes de extrao de fumaa. 7.12 Efeito chamin: fluxo de ar vertical dentro das edificaes, causado pela diferena de temperatura interna e externa.

Sada de fumaa
Altura de referncia (H)

Altura da zona enfumaada Hf

7.13 Espaos adjacentes: reas dentro de uma edificao com comunicao com corredores, malls e trios (ex. lojas em um shopping center). 7.14 Exaustor mecnico de fumaa: dispositivo instalado em um edifcio, acionado automaticamente em caso de incndio, permitindo a extrao de fumaa para o exterior por meios mecnicos. 7.15 Exaustor natural de fumaa: dispositivo instalado na cobertura ou fachada de um edifcio, susceptvel de abertura automtica em caso de incndio, permitindo a extrao da fumaa para o exterior por meios naturais. 7.16 Extrao de fumaa: retirada (natural ou mecnica) da fumaa de ambientes protegidos pelo sistema de controle de fumaa. 7.17 Fluxo de calor: a energia total de calor transportada pelos gases quentes na rea incendiada. 7.18 Fumaa: partculas de ar transportadas na forma slida, lquidas e gasosas, decorrentes de um material submetido pirlise ou combusto que juntamente com a quantidade de ar formam uma massa. 7.19 Interface da camada de fumaa smoke layer interface: o limite terico entre a camada de fumaa e a

Face inferior da camada de fumaa

Altura livre da fumaa H Nvel do piso inferior

Figura 5: Altura de referncia, livre de fumaa e da zona enfumaada

7.5 rea livre de um vo de fachada, de grelha ou de um exaustor natural de fumaa: rea geomtrica interior da abertura efetivamente desobstruda para passagem de ar, tendo em conta a eventual existncia de palhetas. 7.6 rea til de um vo de fachada, de uma boca de ventilao ou de um exaustor de fumaa: rea equivalente a um porcentual de rea livre, utilizada para fins de clculo, considerando a influncia dos ventos e das eventuais deformaes provocadas por um aquecimento excessivo. 7.7 trio: espao amplo criado por um andar aberto ou conjuntos de andares abertos, conectando 2 ou mais pavimentos cobertos, com ou sem fechamento na cobertura, excetuandose os locais destinados escada, escada rolante, shafts de

326

Regulamento de segurana contra incndio das edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo

zona de transio onde a fumaa est tomando volume. Na prtica, a interface da camada de fumaa um limite efetivo dentro da zona de transio, que pode ter vrios metros de espessura. Abaixo desse limite efetivo, a densidade da fumaa cai zero (Figura 7).

a ou, nos casos em que estes no existam, a face inferior das bandeiras das portas. 8 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAA 8.1 O controle de fumaa composto, de forma genrica, pelos seguintes itens: 8.1.1 Sistema de extrao natural a. Entrada de ar, que pode ser por: 1) Aberturas de entrada localizadas nas fachadas e acantonamentos adjacentes; 2) Pelas portas dos locais a extrair fumaa, localizadas nas fachadas e acantonamentos adjacentes; 3) Pelos vos das escadas abertas; 4) Abertura de ar por insuflao mecnica por meio de grelhas e venezianas.

Figura 7: Interface da camada de fumaa

b. Extrao de fumaa, que pode ser pelos seguintes dispositivos: 1) Exaustores naturais, que so: a. abertura ou vo de extrao; b. janela e veneziana de extrao; c. grelhas ligadas a dutos; d. clarabia ou alapo de extrao; e. poos ingleses; f. dutos e peas especiais; g. registros corta-fogo e fumaa; h. mecanismos eltricos, pneumticos e mecnicos de acionamento dos dispositivos de extrao de fumaa. 8.1.2 Sistema de extrao mecnica a. Entrada de ar, que pode ser por: 1) Abertura ou vo de entrada; 2) Pelas portas; 3) Pelos vos das escadas abertas; 4) Abertura de ar por insuflao mecnica por meio de grelhas; 5) Escadas pressurizadas. b. Extrao de fumaa, que pode ser pelos seguintes dispositivos: 1) Grelha de extrao de fumaa em dutos; 2) Duto e peas especiais; 3) Registro corta-fogo e fumaa; 4) Ventiladores de extrao mecnica de fumaa; 5) Mecanismos eltricos, pneumticos e mecnicos de acionamento dos dispositivos de extrao de fumaa. c. podem ser utilizados plenos para entrada de ar, mas nunca para extrao de fumaa. 8.1.3 Outros sistemas comuns para o controle de fumaa por extrao natural e mecnica: a. sistema de deteco automtica de fumaa e calor; b. fonte de alimentao; c. quadros e comandos eltricos;

7.20 Jato de fumaa sob o teto ceiling jet: um fluxo de fumaa horizontal estendendo-se radialmente do ponto de choque da coluna de fogo contra o teto. Normalmente, a temperatura do jato de fumaa sob o teto ser maior que a camada de fogo adjacente. 7.21 Ncleo do pavimento: rea de acesso do pavimento onde se concentram os elevadores e, normalmente, as escadas de segurana. 7.22 Painel de fumaa: elemento vertical de separao montado no teto, com altura e caracterstica de resistncia ao fogo, utilizada para delimitar uma rea de acantonamento (Figura 1). 7.23 Pleno: ambientente criado pela interposio de elementos de acabamento como, por exemplo, forros, divisrias e elementos estruturais como, por exemplo, lajes e paredes. 7.24 Pressurizao: diferena de presso criada em um ambiente, com a finalidade de impedir a entrada de fumaa. 7.25 Produo de calor: calor total gerado pela fonte de fogo. 7.26 Registro corta-fumaa: dispositivo utilizado no sistema de controle de fumaa, projetado para resistir passagem de gases quentes e/ou fumaa no interior de dutos, atendendo a requisitos de resistncia a fogo e estanqueidade. 7.27 Sistema de corta-controle de fumaa: conjunto de equipamentos atravs dos quais a fumaa e os gases quentes so limitados, restringidos e extrados. 7.28 Superfcie til de um exaustor: superfcie dada pelo fabricante, baseada na influncia do vento e das deformaes provocadas por uma elevao de temperatura. 7.29 Superviso: autoteste do sistema de controle de fumaa, onde a instalao e os dispositivos com funo so monitorados para acompanhar uma falha funcional ou de integridade da instalao e dos equipamentos que controlam o sistema. 7.30 Zona enfumaada: espao compreendido entre a zona livre de fumaa e a cobertura ou o teto. 7.31 Zona livre de fumaa: espao compreendido entre o piso de um pavimento e a face inferior das barreiras de fuma-

Instruo Tcnica n 15/2011 - Controle de fumaa Parte 2 Conceitos, definies e componentes do sistema

327

d. acionadores automticos e mecnicos dos dispositivos de extrao de fumaa; e. sistema de superviso e acionamento. 8.2 Caractersticas dos componentes dos sistemas de controle de fumaa 8.2.1 Barreira de fumaa 8.2.1.1 As barreiras de fumaa so constitudas por: a. elementos de construo do edifcio ou qualquer outro componente rgido e estvel; b. materiais incombustveis parachamas que apresentem tempo de resistncia ao previsto para as coberturas conforme IT 08/11 Resistncia ao fogo dos elementos de construo, porm, com o tempo mnimo de 15 min; c. podem ser utilizados vidros de segurana, do tipo laminado, conforme NBR 7199/99; d. outros dispositivos, decorrentes de inovaes tecnolgicas, desde que submetidos aprovao prvia do Corpo de Bombeiros. 8.2.1.2 As barreiras de fumaa devem ter altura mnima de 0,50 m e conter a camada de fumaa (Figura 8).

Observaes: 1) A utilizao do sistema acima citado deve fazer parte de um estudo particular, com o objetivo de se evitar a propagao de fumaa para outras reas no sinistradas, pelas grelhas e venezianas normalmente abertas para o sistema de ventilao e tratamento de ar normal da edificao; 2) Outras formas de atender ao item 6.2.2.1, podem ser aplicadas pelo projetista desde que justificadas em projeto.

Figura 9: Grelha de fumaa

8.2.2.2 As grelhas e venezianas devem ser de materiais incombustveis utilizados na conduo de ar, podendo conter dispositivos corta-fogo (ex. dumpers) quando necessrio. 8.2.2.3 O dispositivo de obturao das grelhas e venezianas, quando instaladas em abertura ou vo de fachada, deve permitir abertura em um ngulo superior a 60 (Figura 10).

Figura 8: Detalhe de barreira de fumaa - corte

8.2.1.3 O tamanho da barreira de fumaa depende do tamanho da camada de fumaa adotada em projeto. 8.2.1.4 Caso as barreiras de fumaa possuam aberturas, estas devem ser protegidas por dispositivos de fechamento automtico ou por dutos adequadamente protegidos para controlar o movimento da fumaa pelas barreiras. 8.2.2 Grelhas e venezianas 8.2.2.1 As aberturas de introduo de ar e de extrao de fumaa dispostas no interior do edifcio devem permanecer normalmente fechadas por obturadores, exceto: a. nos casos em que sirvam a dutos exclusivos a um piso; b. nas instalaes de ventilao e de tratamento de ar normais da edificao que participem do controle de fumaa; c. onde haja dispositivos de fechamento (dumpers etc.) para o sistema de dutos do acantonamento, que isolem os dutos das demais partes comuns do sistema de controle de fumaa da edificao. 8.2.2.4 A relao entre as dimenses transversais de uma veneziana ou grelha de fumaa natural no deve ser superior a dois. 8.2.3 Circuitos de instalao eltrica 8.2.3.1 Os circuitos de alimentao das instalaes de segurana devem ser independentes de quaisquer outros e protegidos de forma que qualquer ruptura, sobretenso ou defeito de isolamento num circuito no danifique ou interfira em outros circuitos. 8.2.3.2 Os circuitos de alimentao dos ventiladores de controle de fumaa devem ser dimensionados para as maiores

Figura 10: ngulo de abertura dos obturadores

328

Regulamento de segurana contra incndio das edificaes e reas de risco do Estado de So Paulo

sobrecargas que os motores possam suportar e protegidos contra curto-circuito. 8.2.3.3 As canalizaes eltricas, embutidas ou aparentes, dos circuitos de alimentao devem ser constitudas e protegidas por elementos que assegurem, em caso de incndio, a sua integridade durante o tempo mnimo de 2 h. 8.2.4 Comando dos sistemas 8.2.4.1 As instalaes de controle de fumaa devem ser dotadas de dispositivo de destravamento por comandos automticos duplicados por comandos manuais, assegurando as seguintes funes: a) abertura dos registros ou dos exaustores naturais do local ou da circulao sinistrada; b) interrupo das operaes das instalaes de ventilao ou de tratamento de ar, quando existirem, a menos que essas instalaes participem do controle de fumaa; c) partida dos ventiladores utilizados nos sistemas de controle de fumaa. 8.2.4.2 Nos sistemas de comando manual os dispositivos de abertura devem ser de funcionamento mecnico, eltrico, eletromagntico, pneumtico ou hidrulico e acionvel por comandos dispostos na proximidade dos acessos aos locais, duplicados na central de segurana, portaria ou local de vigilncia de 24 h. 8.2.4.3 Os sistemas de comando automtico devem compreender detectores de fumaa e calor, instalados nos locais, ou nas circulaes, atuando em dispositivos de acionamento eletromagnticos. 8.2.4.4 Nas instalaes dotadas de comando automtico deve ser assegurada a entrada em funcionamento do sistema de controle de fumaa no local sinistrado, bloqueando o acionamento automtico dos sistemas de extrao de fumaa das demais reas adjacentes, permanecendo, entretanto, a possibilidade do acionamento por comando manual nestas reas. 8.2.4.4.1 A regra acima citada pode ser desconsiderada desde que seja justificada pelo projetista que a abertura do controle de fumaa dos acantonamentos adjacentes se torne imprescindvel ao funcionamento do sistema. 8.2.4.5 A restituio dos registros, ou dos exaustores naturais, sua posio inicial deve ser possvel, em qualquer caso, por dispositivos de acionamento manual facilmente acessvel a partir do pavimento onde estejam instalados. 8.2.4.6 Nos locais equipados com instalaes de extino automtica por chuveiros automticos, deve ser assegurado que as instalaes de controle de fumaa entrem em funcionamento antes daquelas. 8.2.4.6.1 Nos depsitos e reas de armazenamento protegido por chuveiros automticos do tipo ESFR, o sistema de controle de fumaa pode ser acionado com um retardo de, no mximo, 15 min, a fim de no interferir no acionamento do sistema de chuveiros automticos. 8.2.4.6.2 No caso acima descrito, deve ser previsto o acionamento alternativo do sistema de controle de fumaa por botoeiras manuais. 8.2.4.7 Os sistemas de comando das instalaes de extrao mecnica devem assegurar que os ventiladores de ex-

trao de fumaa, s entrem em funcionamento, aps a abertura dos registros de introduo de ar e de extrao de fumaa do espao sinistrado. 8.2.4.8 O comando de partida dos ventiladores no deve ser efetuado por intermdio de contatos de fim de curso nas venezianas e registros. 8.2.5 Dutos 8.2.5.1 Os dutos de um sistema de controle de fumaa devem atender s seguintes caractersticas: a. Para sistema de controle de fumaa natural: 1) Ser construdos em materiais incombustveis e ter resistncia interna fumaa e gases quentes de 60 min; 2) Apresentar uma estanqueidade satisfatria do ar; 3) Ter a seo mnima igual s reas livres das aberturas que o servem em cada piso; 4) Ter a relao entre as dimenses transversais de um duto no superior a dois; 5) Os dutos coletores verticais no podem comportar mais de dois desvios e qualquer um deles deve fazer com a vertical um ngulo mximo de 20. b. Para sistema de controle de fumaa mecnico: 1) Ser construdos em materiais incombustveis e ter resistncia interna fumaa e gases quentes de 60 min; 2) Ter resistncia externa a fogo por 60 min, quando fizer parte de um sistema utilizado para extrair fumaa de diversos ambientes ou quando utilizado para introduo de ar; 3) Apresentar estanqueidade satisfatria do ar; 4) Ser dimensionado para uma velocidade mxima de 10 m/s quando for construdo em alvenaria ou gesso acartonado; 5) Ser dimensionado para uma velocidade mxima de 15 m/s quando for construdo em chapa metlica. 8.2.5.2 Para o clculo da resistncia interna do duto, a fumaa deve ser considerada temperatura de 70C quando a edificao for dotada de sistema de chuveiros automticos e 300C nos demais casos e o ar exterior temperatura de 21C, com velocidade nula. 8.2.5.3 Quando os dutos atravessarem paredes de compartimentao ou lajes entre pavimentos compartimentados dever ser instalado registro corta fogo na passagem, com o mesmo tempo de resistncia ao fogo, conforme parmetros previstos na IT 09/11- Compartimentao horizontal e compartimentao vertical. 8.2.5.4 Os dutos utilizados para o transporte de fumaa a 70C devero ser construdos em chapa de ao galvanizada obedecendo s recomendaes da NBR 16401. Os dutos utilizados para o transporte de fumaa a 300C devem ser construdos em chapa de ao carbono com bitola mnima 16 MSG, de construo soldada nas juntas longitudinais e flangeadas nas juntas transversais, com vedao resistente fumaa e gases quentes por 60 min.

Instruo Tcnica n 15/2011 - Controle de fumaa Parte 2 Conceitos, definies e componentes do sistema

329

8.2.6 Fontes de alimentao eltrica 8.2.6.1 A alimentao dos ventiladores do sistema de controle de fumaa deve ser feita a partir do quadro geral do edifcio por: 1) Conjunto de baterias (nobreak), quando aplicvel; 2) Grupo motogeradores (GMG). 8.2.6.2 Caso o sistema de controle de fumaa seja alimentado por grupo motogerador, este deve ter a sua partida automtica com comutao mxima de 15 segundos, em caso de falha de alimentao de energia da rede pblica. 8.2.6.3 Caso o sistema de controle de fumaa seja alimentado por baterias de acumuladores, estas devem: a. apenas alimentar as instalaes que possuam potncia compatvel com a capacidade das baterias; b. ser constitudas por baterias estanque, dotadas de dispositivos de carga e regulagem automticas, que devem: 1) Na presena de energia da fonte normal, assegurar a carga mxima dos acumuladores; 2) Aps descarga por falha de alimentao da energia da rede, promover a sua recarga automtica no prazo mximo de 30 h. 8.2.6.4 O tempo de autonomia deve ser de 60 min.

8.2.7 Registros corta-fogo e fumaa 8.2.7.1 Os registros devem ter dispositivo de fechamento e abertura conforme a necessidade que a situao exige, baseada na lgica de funcionamento do sistema de controle de fumaa implantado. 8.2.7.2 Seu funcionamento est vinculado ao sistema de deteco de fumaa e calor. 8.2.7.3 Deve ter a mesma resistncia ao fogo do ambiente onde se encontra instalado, possuindo resistncia mnima de 1 h. 8.2.7.4 Devem permitir as mesmas vazes dos dutos (insuflao e extrao) de onde se encontram instalados. 8.2.8 Ventiladores de extrao de fumaa e introduo de ar 8.2.8.1 Os exaustores de fumaa devem resistir, sem alteraes sensveis do seu regime de funcionamento, passagem de fumaa, considerando a temperatura adotada conforme o item 6.2.5.2, durante o tempo mnimo de 60 min. 8.2.8.2 Os dispositivos de ligao dos ventiladores aos dutos devem ser constitudos por materiais incombustveis e estveis. 8.2.8.3 A condio dos ventiladores (em funcionamento/parado) deve ser sinalizada na central de segurana, portaria ou local de vigilncia de 24 h. 8.2.8.4 Devem ser previstos ventiladores em duplicata tanto para extrao de fumaa quanto para introduo de ar, com reverso automtica em caso de falha no equipamento operante.

You might also like