You are on page 1of 25

Porque que a Sociologia uma cincia? A sociologia uma cincia porque tem um objeto de estudo, estuda a realidade social.

al. A sociologia tem um mtodo de estudo: mtodo cientfico, na observao de problemas, recolha de dados e analis-los, colocar hipteses explicativas, testar as hipteses e chega-se concluso tendncias comportamentais. A sociologia uma cincia porque tem tambm uma terminologia prpria termos como sociedade, cultura, civilizao, valores, normas, comportamentos, sanes (excluso) sociais e papis sociais. Fenmenos sociais totais O estudo de um fenmeno por uma dada cincia em exclusivo, pondo de parte os contributos de outras reas do saber, tambm no permitia sua compreenso global. O fenmeno social total, trata-se de fenmenos que na sua estrutura prpria, seja nas suas relaes e determinaes, tm implicaes simultaneamente em vrios nveis e em diferentes dimenses do real-social, sendo portanto suscetvel, pelo menos potencialmente, de interessar a vrios, quando no, a todas as cincias sociais. Os fenmenos socias, so pluridimensionais, sujeitando-se como tal, a diferentes perspetivas de anlise. Marcel Mauss estabeleceu que qualquer fato, quer ocorra em sociedades arcaicas quer em modernas sempre complexo e pluridimensional e todo o comportamento social remete para e s se toma compreenso dentro de uma totalidade. Exemplo de um fenmeno social total: Desemprego Histria revoluo industrial, era primeira crise de 1918. Economia menos rendimentos, menos consumo, menos despesas para o estado Demografia menos nascimentos, aumento da emigrao, populao mais envelhecida Antropologia vai existir pessimismo, revolta Geografia deslocao da cidade para o campo, populao ativa diminui Sociologia aumento da criminalidade, sociedade frgil e mais pobre, mais suicdios A gnese e a sociologia em Portugal Formao da sociologia: A sociologia como disciplina cientfica surgiu em resultado da chamada dupla revoluo, no final do sculo XVII, com a Revoluo Industrial de 1776, com implicaes sobretudo na organizao econmica dos pases, e a Revoluo Francesa de 1789 cujos,

principais efeitos se fizeram sentir a nvel poltico e social. Estes dois processos revolucionrios deram origem a uma nova ordem social o mundo contemporneo. Esta poca, que se prolongou durante todo o sculo XIX, foi vivida em particular intensidade pelos pensadores, incluindo filsofos, economistas, historiadores e outros, que entre si debatiam diferentes concees acerca das profundas mudanas socias a que assistiam. Destacam-se os trabalhos pioneiros de Auguste Comte, Karl Marx e Herbert Spencer que produziram importantes anlises cientficas da sociedade do seu tempo. A passagem do sculo XIX para o sculo XX assinala o incio da consolidao da sociologia enquanto forma de conhecimento cientfico, expandindo-se temas e perspetivas de anlises e diversificando correntes tericas (positivismo, marxismo, evolucionismo, funcionalismo, sociologia compreensiva, etc.). Os socilogos mile Durkhein, em Frana, Max Weber, na Alemanha, destacavam-se enquanto fundadores dos alicerces tericos fundamentais da disciplina. Sociologia em Portugal: O incio da institucionalizao da sociologia em Portugal s na dcada de 60 do incio do sculo XX conheceu um impulso decisivo com a criao do primeiro centro de investigao em cincias sociais. At ento, o regime ditatorial vigente em Portugal considerava incmodo anlise sociolgica da realidade portuguesa, pelo que a disciplina se encontrava afastada dos vrios nveis de ensino e a profisso de socilogo era inexistente. A sociologia tem conhecido um notvel crescimento: na abertura de licenciaturas, disciplina de sociologia no ensino secundrio, na variedade e qualidade da investigao e na diversidade dos campos profissionais dos socilogos. Em Portugal, a sociologia enquanto novo campo cientfico foi um processo tardio lento e repleto de obstculos. Hoje a sociologia tem o papel de cincia e profisso. Posio de Durkheim e Weber sobre o estudo dos fenmenos sociais Durkheim: entendia que os fatos sociais forneciam a matria-prima da sociologia. As duas caratersticas principais do fato social segundo Durkheim eram: - Exterioridade - as condutas individuais, que so determinadas pelos fatos sociais que envolvem os indivduos - Coercividade - no dependendo da sua vontade mas a interao com a sociedade, as maneiras de agir, pensar e sentir, so imutveis no tempo e no espao (no se pode fugir regra) - Relatividade variam consoante a sociedades ou ao longo do tempo dentro da sociedade. Durkheim fez o estudo sociolgico sobre o suicdio, para ele mais frequente nas pessoas solteiras do que nas casadas, nos protestantes do que nos catlicos, nas sociedades modernas do que nas sociedades tradicionais em tempos de crise poltica e econmica. Chegou concluso que existem foras sociais externas ao indivduo que influenciam as taxas de suicdio (grau de integrao dos indivduos na sociedade).

Weber: colocou-se num plano distinto do que Durkheim, alargou a perspetiva sociolgica ao introduzir o conceito de ao social. Ao passo que Durkheim privilegiava as regularidades duradouras que se verificam nos fenmenos sociais, Weber afirmou o carter singular e nico desses fenmenos, empenhou-se em compreender e interpretar o sentido desses fenmenos, empenhouse em compreender e interpretar o sentido da ao social atravs das suas configuraes histricas. O indivduo pode alterar mentalidades e portanto o rumo da sociedade com a sua conduta intencional. Diferena entre conhecimento (senso) comum e conhecimento cientfico O conhecimento prtico, ou subjetivo, designado como conhecimento do senso comum (caraterizado pelas tradies, provrbios, costumes, etc.) O senso comum ento: o conhecimento vulgar e prtico com que no quotidiano orientamos as nossas aes e damos sentido nossa vida. A evoluo do conhecimento cientfico, nomeadamente o que se refere s cincias naturais e exatas, veio pr em causa muitas crenas do senso comum. Sabemos hoje que o Sol no gira em volta da Terra, no o inverso, e que os relmpagos so fenmenos relacionados com descargas eltricas e no como fria dos deuses. O conhecimento cientfico, atravs da criao e do desenvolvimento de mtodos de observao rigorosos e controlados, permitiu esclarecer as causas em diversos fenmenos naturais e, inclusivamente, prever e controlar alguns deles. Se considerarmos que o conhecimento de senso comum se baseia no aparente, no subjetivo e em explicaes simplistas facilmente se percebe que qualquer cientista social ou socilogo deve ultrapassar estas noes redutoras e procura ver para alm do bvio. Para que o socilogo passa observar e questionar a realidade social numa perspetiva cientfica, no pode deixar de romper com o conhecimento do senso comum. O socilogo deve manter uma atitude de vigilncia constante e relativizar o sue conhecimento prtico sobre a realidade durante a produo do conhecimento cientfico. Os obstculos cincia sociloga So vrios os obstculos que o senso comum coloca ao trabalho cientfico: Familiaridade com o social Quanto mais prximo est a sociologia da realidade que pretende analisar, maior e o risco de enviesamento da pesquisa e mais difcil o processo comum porque mais forte a iluso de transparncia do social. A familiaridade com o social dificulta o seu questionamento e, logo, a sua anlise cientfica, na medida em que a realidade se nos apresenta de forma ilusoriamente transporte e bvia.

Explicaes do tipo naturalista Por vezes, tentamos interpretar certos fenmenos sociais recorrendo a explicaes naturais, ou seja, a fatores de ordem fsica ou biolgica, o que nos leva a atribuir as suas causas suposta natureza das coisas: a natureza humana ou as caratersticas de um povo, de uma raa ou de um dos sexos. Por exemplo: as mulheres so mais emotivas e mais frgeis do que os homens, tm mais dificuldades em aceder a lugares de chefia no trabalho. Esta afirmao carateriza-se atravs de atributos intrnsecos condio feminina emotividade, fragilidade, sensibilidade, esquecendo os fatores sociais e culturais que condicionam uma maior participao das mulheres. Explicaes do tipo individualista Outros dos recursos que habitualmente se utiliza para explicar os fenmenos sociais so os de ordem individual ou psicolgica. Tal acontece porque causas sociais dos fenmenos raramente so evidentes, pelo que se torna mais simples e cmodo recorrer a este tipo de justificao. Por exemplo: alunos copiam porque no gostam de estudar, ou as pessoas suicidam-se porque tm problemas mentais. Explicaes de tipo etnocentrista Quando olhamos para outras sociedade, outras classes socias ou cultura temos como referncia a nossa prpria realidade social e cultural e tentamos explicar os fenmenos dessas sociedades, grupos com explicaes etnocentristas. Tais explicaes pressupem um sentimento de superioridade e a sobrevalorizao da prpria cultura, levando formulao de juzos de valor que inferiorizam e desvalorizam a especificidade social e cultural da realidade observada. Por exemplo: os ciganos s um povo machista; os africanos no gostam de trabalhar. Mtodos de investigao, vantagens e desvantagens Os principais mtodos existentes na sociologia so o extensivo e o intensivo: Extensivo (mtodo de medida) utiliza-se para estudar grandes populaes utilizando como tcnicas a amostragem, com a alfabetizao do pas, o sucesso escolar, sondagens entre outros. Poder-se- utilizar tambm o estudo da satisfao do pas relativamente em questes como a perspetiva das pessoas em relao economia, do desemprego. Intensivo (estudo de casos) utiliza-se quando se pretende estudar casos especficos, fenmenos particulares, explicaes mais restritas, como sejam, um grupo de jovens, uma turma, um grupo desportivo. O mtodo extensivo valoriza a comparao dos resultados e o sue tratamento estatstico. O mtodo intensivo reala a profundidade da observao dos fenmenos sociais.

O mtodo extensivo valoriza a comparao de resultados e o seu tratamento estatstico. O mtodo intensivo reala a profundidade da observao das fenmenos sociais. Existem vantagens e desvantagens na utilizao de cada um: - Mtodo intensivo: Vantagens: Profundidade da observao Valorizao do quotidiano dos agentes sociais das suas formas de expresso no prprio momento em que se produzem. Ateno especificidade de cada caso Desvantagens: No permite a generalizao da informao recolhida nos estudos de casos Por estarmos na presena dos observados, torna-se difcil a objetividade Com este mtodo esquecemos os constrangimentos que podemos encontrar com a idade, a classe, a etnia ou o gnero. - Mtodo extensivo: Vantagens: Pode observar-se populaes numerosas Com o tratamento estatstico pode quantificar-se o estudo Podem encontrar-se padres ou irregularidades nos fenmenos sociai estudados, ex: os alunos devem estudar para tirar boas notas. Desvantagens: Em populaes numerosas o estudo pode ser feito atravs da amostragem que restringe a informao Dificulta a observao das vivncias dos fenmenos sociais estudados Com este mtodo esquecemos os constrangimentos que podemos encontrar com a idade, a classe, a etnia ou o gnero. Tcnicas documentais, de inquirio, entrevista e tcnicas de amostragem Tcnicas documentais A anlise documental incide sobre: - fontes primrias, documentos produzidos pelo prprio investigador; - fontes secundrias, j existentes e concebidas por outras razes que no as da pesquisa. Por exemplo: a anlise de manuais do Estado Novo). Na anlise de contedo, o investigador constri categorias que ajudam a demonstrar um determinado texto ou documento, histrico, geogrfico, social em que o documento foi produzido. Tcnicas de inquirio A inquirio, importa referir o inqurito por questionrio, que assenta na arte de interrogar populaes, geralmente vistas, com o intuito de descobrir regularidades.

Como constitudo um inqurito: - questes fechadas que no permitem outras opes (sim/no) - questes abertas (o que pensa do futebol portugus?) - questes semiabertas (quais as razes da sua reposta) ou questes semifechadas (qual o tipo de desporto prefere? (futebol/ vlei/ tnis) Entrevista As entrevistas so efetuadas a partir de um guio. Podem ser: a) Diretivas, quando o entrevistador no concede qualquer margem de manobra ao entrevistado, seguindo rigidamente a ordem das perguntas do guio; b) Semidirectas ou em profundidade, aborda o entrevistado sobre determinados temas, mas valorizando a organizao relativamente livre do sue discurso; c) No diretivas ou livres, necessrio recolher toda a informao disponvel. No existe um guio mas sim um conjunto de temas que conduzem a conversa. Tcnicas de amostragem No inqurito por questionrio, usual inquirir-se apenas uma amostragem representativa e no toda a populao que faz parte do nosso universo de anlise, em particular quando este universo vasto. A amostra diz-se representativa quando, a partir dos resultados que se obtm, possvel inferir das caratersticas do universo. As amostras podem ser probabilsticas ou aleatrias, quando cada um dos elementos da populao tenha uma probabilidade conhecida e no nula de ser representado na amostra. As amostras tambm podem ser no probabilsticas, como: - amostragem aleatria simples - amostragem por quotas, determinadas caratersticas predefinidas (por exemplo: sexo, idade, escolaridade) - amostragem por bola de neve - amostragem intencional, por exemplo, pode-nos interessar, numa escola, inquirir apenas os alunos que j reprovaram mais de duas vezes para aferir as causas do insucesso reincidente. Significado sociolgico de cultura Os instrumentos de trabalho e de produo, os rituais, as crenas, o vesturio, as regras de comportamento, as formas de comunicao, a culinria, a arte, a arquitetura, as relaes sociais e familiares, a educao, a conceo de bem e do mal ou de certo e de errado, a hierarquizao das necessidades, a religio, a poltica, as instituies e as expetativas em relao ao futuro so fenmenos culturais. Na sociologia, a cultura desempenha um papel

muito importante, pois assume um significado especfico e analisado na perspetiva da sua dimenso social. Elementos materiais e imateriais de cultura Podemos considerar como elementos imateriais de uma cultura os seus valores, as suas crenas, as suas normas, a sua linguagem e os seus ideais de bem e de mal, de justo e injusto, de beleza, de liberdade, entre outros. Os elementos materiais de uma cultura podem ser encontrados nos seus monumentos, na sua arte, nos seus rituais e nos seus instrumentos de trabalho em suma, nas suas concretizaes objetivas. Elementos da cultura portuguesa: Materiais: - filigrana - cozido portuguesa - papas de sarrabulho - galo de Barcelos - vinho do Porto - loua de Viana - Bandeira (vermelha, verde) - Hino, A Portuguesa Imateriais: - fado - religio catlica - f em Ftima Festa das Cruzes - casamentos de Santo Antnio - festas populares (S. Martinho, Sr. Matosinhos

Na cultura hindu, a vaca considerada um animal sagrado e, por isso, a sua carne rejeitada na alimentao. Neste exemplo, o espiritual condiciona o material, a crena dita o comportamento (elemento imaterial). Os postas de boas festas enviados pelo correio forma largamente substitudos pelas mensagens de correio eletrnico e SMS (elemento material). O homem acrescenta elementos novos sua cultura. Ele um produto da cultura em que nasce e, simultaneamente, produtor de cultura. Os valores e seu significado Os valores constituem-se como um elemento imaterial da cultura. Pode dizer-se que os valores se inscrevem de maneira dupla na realidade: apresenta-se como um ideal que solicita a adeso ou convida ao respeito; manifesta-se nas coisas ou nas condutas que o exprimem de maneira concreta ou, mais exatamente, de maneira simblica. Um valor algo que, uma determinada cultura, se considera ideal ou desejvel. Os valores descritos formalmente, nomeadamente em textos institucionais, como as leis de cada pas. Outros no esto formalizados mas apenas inscritos na mente de cada indivduo so por isso, informais (paz, liberdade, religio, honestidade, solidariedade). A liberdade considerada um valor essencial, em Portugal desde o 25 de Abril, consagrado e regulamentado com a liberdade de opinio, de expresso, de voto e de

associao, entre outros. A amizade um valor tambm geralmente aceite mas que no est formalizado. A amizade implica: lealdade, companheirismo, comunicao sob variadas formas, convvio e partilha. Diversidade cultural A diversidade de culturas traduz-se na diversidade de valores e de comportamentos, as crenas culturais variam de cultura para cultura. No ocidente moderno, as crianas de doze anos so consideradas novas para casar, no entanto em outras culturas so arranjados casamentos entre crianas dessas idades. No ocidente comemos ostras mas no comemos gos e ces, que so em algumas partes do mundo, iguarias gastronmicas. Os Judeus no comem carne de porco, enquanto os Hindus evitam a carne de vaca. Os ocidentais consideram o ato de beijar uma parte natural do comportamento sexual, mas em muitas outras culturas esse ato ou desconhecido ou considerado de mau gosto. A diversidade cultural ou multiculturalismo nas grandes cidades sobretudo nas capitais, veja-se o exemplo de Paris, Nova York, Madrid, Roma, como cidade cosmopolita. As sociedades de pequena dimenso, como as sociedades de caadoresrecolectores, so culturalmente uniformes ou monoculturais. A maioria das sociedades industrializadas, pelo contrrio culturalmente cada vez mais diversificada ou multicultural, processos como a escravatura, o colonialismo, a guerra, a migrao a globalizao contempornea levaram a que populaes iniciassem processos de migrao e se instalassem em novas localidades. Conceitos e agentes socializao A socializao o processo de aprendizagem contnuo dinmico, permanente, pluridimensional interno que comea no seio da vida intra-uterina, isso prolonga para alm da morte. A socializao o processo atravs do qual as crianas ou outros novos membros da sociedade, aprendem o modo de vida da sociedade em que vivem. Este processo constitui o principal canal de transmisso da cultura atravs do tempo e das geraes. A socializao acontece ao longo de toda a vida, embora com intensidades e em contactos diferentes. Durante a infncia ocorre a chamada socializao primria. Nesta fase, a criana socializada sobretudo pela famlia, sendo as aprendizagens mais intensas, mais marcantes, porque biologicamente a criana est preparada para receber e assimilar grandes doses de informao (muito mais do que em outra fase da vida) e porque existe uma forte ligao emocional e afetiva co os sus agentes socializadores (pais educadores e outros).

A socializao acontece atravs de trs mecanismos distintos mas interligados: Aprendizagem (aprendemos a ler, escrever, a raciocinar, as boas maneiras mesa, como atravessar a rua, a linguagem, uma profisso). Imitao (as crianas socializam-se principalmente anotando os agentes socializadores, famlia, educadores). Identificao (as crianas podem identificar-se com outro adulto prximo para alm do pai e da me, como o professor, os heris de banda desenhada, atores de cinema ou as estrelas da msica). Os agentes de socializao so: - famlia (jardim de infncia, amigos, vizinhos, colegas de catequese) - escola (amigos, colegas de desporto, colegas de msica) - mass media - trabalho - sociedade em geral Valores e representaes sociais Representaes sociais As representaes sociais tm origem na necessidade de reduzir a complexidade da realidade que nos cerca e de a classificarmos. Constituem-se, por isso, como esquemas de perceo e de classificao da realidade. As representaes sociais pressupem valores no caso da representao do que um bom aluno, estamos a atribuir valor ao sucesso escolar, escola enquanto instituio e ao sucesso profissional. As representaes sociais so saberes socialmente engendrados e partilhados com funcionalidades prticas diversas na interpretao e no controlo da realidade. Eles constituem referncias explicativas comunicacionais e operatrias. Elas nomeiam e classificam, produzem imagens que condensam significados, atribuem sentido, ajudam nas suas diversidades estruturadas, a reproduzir identidades sociais e culturais. Aspetos que caracterizam as representaes sociais Podemos afirmar que uma representao social : - uma avaliao de uma dada validade, processo ou situao; - existe no plano social e no plano individual; - fruto de experincias passadas, ou seja, decorre da nossa socializao;

- orienta e justifica comportamentos, ou seja, agimos em funo das representaes que temos; - formada ao nvel social, ou seja, partilhada socialmente; - nomeia, classifica e d sentido ao que observamos; - pressupe valores. Comportamentos As representaes orientam-se do nosso comportamento. Se tomarmos com exemplo a representao social da beleza fsica, vemos que ela est associada a valores como a sade, a boa forma fsica, a juventude, a magreza e a um conjunto de caratersticas fsicas mais ou menos objetivas. A televiso, o cinema, as revistas, etc, so agentes socializadores que podem convencer-nos de que ser bonito ser alto e magro. As pessoas consideradas feias, que tm uma caraterstica fsica menos bonita, so facilmente rejeitadas, seja socialmente, seja profissionalmente. Estigma O estigma est muitas vezes associado s representaes sociais negativas, por exemplo: no ideal de beleza fsica, podemos sentir-nos deslocados em dados contextos e ser mesmo alvo de vrias formas de marginalizao por parte das outras pessoas. A disciplina de Matemtica, tambm sente dificuldades em libertar-se do rtulo de difcil que lhe foi imposto, mau grado os discursos pedaggicos em sinal contrrio. Outro caso da ligao entre representao e estigma a pobreza. As representaes sociais denunciam posies sociais e acabam por revelar-se uma componente simblica dos conflitos que atravessam as sociedades. Interao social e linguagem Interao social Diferentes interaes: - professor-aluno -patro-trabalhador - treinador-jogador - pais-filhos - padre paroquianos A interao social, so mecanismos que os agentes sociais utilizam para comunicarem entre si num determinado tempo e espao. Existem trs tipos de interao: a focada, ano focada e distncia.

Focada embora no haja conversao, a comunicao no verbal. No focada continua a no haver verbalizao. Distncia nada impede que a comunicao seja verbal, utilizando a oralidade que a escrita. Comunicao No h vida social sem inteno social, ou seja, sem comunicao. atravs da comunicao e da linguagem, conjunto de regras e de smbolos reconhecveis numa dada sociedade e num dado quadro cultural, que me reconheo como eu prprio, diferente dos demais, em estreito contacto com eles. As nossas rotinas dirias e as interaes nos quais nos envolvem com os outros estruturam e formam aquilo que fazemos. Papis sociais Uma representao social traduzida por uma espcie de sensao de que toda a sociedade, ou certos agentes e grupos, nos observam e controlam. Em funo do limite criado por essas expectativas generalizadas que sobre ns recaem atravs da mediao da nossa classe social de pertena, gnero, etnia, papel social, etc, acabmos por moldar os nossos comportamentos e construir a nossa identidade. O espao de interao No espao de interao social existem trs entidades usando mscaras: atores, a audincia e a representao pblica. O ator mesmo em situao de silncio, no deixa de transmitir uma impresso. Os atores podem deixar de se expressar, mas no podem impedir-se de exprimir alguma coisa. No caso dos jovens que se olham, temos, a interao focada, embora sem conversao. Mas sabemos como o corpo fala, falam os adornos, falam as posturas, os gestos e os silncios. Os portadores ou indcios de informao, como por exemplo: a relao que s epode estabelecer entre a aparncia e o estatuto socioeconmico do ator ou entre determinados comportamentos e os rtulos ou esteretipos associados ao papel em representao. No caso da fila numa paragem de autocarro ou de uma embarao da situao de elevador, a interao no focada. No h aparentemente comunicao. O tipo mais frequente de interao focada: a conversa, em que os agentes sociais comunicam falando entre si (encontros). Diferentes de duas pessoas conversarem entre si, no jardim ou numa aula, perante olhar e o controlo do professor. Existe assim uma espcie de regionalizao dos encontros, que so as fachadas e os bastidores.

Nas fachadas, visveis, permeveis ao controlo social, apertadas por regras de educao. Nos bastidores, efeito familiar, onde os comportamentos relaxam, o controlo social mito menos apertado e determinadas aes possveis de sano nas fachas, podem despontar, por serem muito mais invisveis. Papis e estatuto social Cada um de ns tem um papel na sociedade, filhos, pais, irmos, alunos, amigos, etc Mas importa relacion-lo com o lugar e com a prpria diferenciao e desigualdade social. Se eu for homem e no mulher, se eu for ocidental e no habitante de um pas chamado Terceiro Mundo, se eu possuir escolaridade superior ou/e ser analfabeto. O estatuto social, resulta precisamente da avaliao que se faz de um determinado papel social, em funo de variveis ligadas estrutura mais profunda das sociedades como o rendimento, a escolaridade, a ascendncia ou linhagem, a idade, o gnero, a etnia, a religio, o modo de vida, etc. de acordo com as pocas e os lugares, mudo a importncia relativa de cada uma destas variveis estruturais. Os estatutos sociais podem ainda classificar-se em duas categorias: Estatutos de atribuio ou inatos, nasceram com ele (ascendncia, gnero, etnia); Estatutos de realizao ou adquiridos (escolaridade, profisso, modo de vida), condicionadas pelos recursos de que dispe. Expetativas sociais As expetativas sociais, so comportamentos que a sociedade, espera de ns no desempenho dos nosso papis sociais. Goffman, referiu-se s regras que esto na base da definio da situao de interao, de maneira a que seja possvel prever reciprocamente o agir dos intervenientes, mantendo a ordem social. Existe uma margem varivel de criatividade e de autonomia, a que acrescentamos um determinado estilo, marca ou desempenho do papel social. Conflito de papis sociais Nas sociedades complexas inevitvel a multiplicidade e o conflito de papeis sociais, j que o ator social tal como, por vezes, numa criao teatral ou literria tem de desempenhar personagens diferentes. A realizao das tarefas associadas ou adequadas a cada papel, bem como a conciliao de direitos e deveres ou ainda a resposta a expetativas mltiplas por parte dos demais atores sociais constituem frequentemente fonte de angstia, distribudos e escolhas.

Grupos sociais Conceito e caraterizao de grupo social Grupos sociais: famlia, turma, grupo de amigos, grupo de escuteiros. Os grupos so unidades coletivas reais, contnuas e ativas. A interao que se gera entre os membros de um grupo tem em vista, entes de mais, a prossecuo de um ou vrios objetivos comuns, um conjunto de jovens que rene com o intuito de formar uma banda de garagem e um grupo musical. Dentro desse grupo existiro funes e papeis diferenciados (entre os instrumentos e vocalistas, por exemplo, que compe msica e quem escreve as letras, procura apoios e patrocnios e encontrar um local adequado para os ensaios, etc O grupo social apresenta as seguintes caratersticas: distinto e distintivo, estruturado, cada elemento ocupa uma posio especfica relativamente aos demais, atravs da distribuio especfica relativamente aos demais, atravs da distribuio de papis sociais; promove interesses, objetivos e valores comuns; equaciona a relao entre meios e fins; exerce um maior ou menor controlo social sobre os seus membros, tendendo par a coeso. Um sujeito sente-se membro de um grupo por integrao, a partilha de objetivos, smbolos, rituais mas, igualmente, por diferenciao existem, fsicas ou simblicas, face aos restantes grupos. Muitos deles tm como principal objetivo a convivialidade e a expressividade, atravs de smbolos, modas, rituais, marcas e linguagens diversas. Grupos de pertena e grupos de referncia Grupos de pertena dizem respeito aos grupos em que efetivamente estamos inseridos e mais ou menos interligados, devido classe e contexto social onde nascemos e vivemos, famlia que temos e aos papis sociais que desempenhamos. Grupos de referncia orientmos os nossos comportamentos no em funo dos objetivos dos grupos a que pertencemos, e a que, muitas vezes, somos, como que obrigados a pertencer, mesmo no o desejando. Por exemplo: o sue salrio baixo, o ambiente de trabalho pesado e coercivo, autonomia e a criatividade inexistentes, o projeto de mobilidade social leva-o a identificar-se com grupos de jovens urbanos de classe mdia. Socializao por antecipao As aes so feitas de forma a tentar ingressar no grupo de referncia, antes mesmo de integrar tal grupo. No entanto, nada garante que alcance os seus objetivos. Ordem social e controlo social

A ordem social, um conjunto interligado e relativamente estvel no tempo de estruturas, instituies e prticas sociais que conservam e reforam formas normais, ou socialmente aceitveis, de comportamentos na sociedade. As maneiras de agir, pensar e de sentir exercem o seu constrangimento porque se nos apresentam soba forma de regras, normas, modelos, em que nos devemos inspirar para guiar e orientar a nossa ao, se quisermos que ela seja aceitvel na sociedade em que vivemos. As normas so as regras de comportamento que refletem ou incorporam os valores de uma cultura. Caraterizam-se por estarem presentes em praticamente todas as esferas da vida social, familiar, escolar, profissional e outras, pelo seu carter anterior e exterior aos indivduos e, tambm pela sua no universalidade social e cultural em que nos situemos. Por exemplo, as normas e regras portuguesas, so diferentes das norte-americanas, das rabes ou da China. As normas assumem duas naturezas distintas: - normas formais, que se traduzem nas leis aplicadas pelos Estados e pelas organizaes religiosas, econmicas e outras. - normas informais, expressa por via de hbitos, costumes e conversao implicitamente aceites pela sociedade. Os comportamentos normais so os praticados pela maioria dos membros da comunidade, a qual dispe de mecanismos para preservar esta normalidade e censurar comportamentos desviantes (os que se afastam da norma), designadamente aplicando sanes. Controlo social (sanes positivas e negativas) Todo o comportamento individual e coletivo regulado por mecanismos de controlo social que impem um sistema de sanes positivas ou negativas. s normas vigentes so possveis de receber recompensa (sanes positivas), assim como os comportamentos contrrios s mesmas normas, podem ser alvo de punio (sanes negativas). Bom sucesso escolar, por exemplo, pode ser merecedor de palavras elogiosas do seu professor e ainda ser premiado pelos seus pais. O trabalhador que atinge os objetivos fixados pela empresa pode receber um prmio de produtividade ou o orador cujo discurso agrada plateia aplaudido e convidado para outras sesses. Pelo contrrio, o condutor sinalizado por excesso de velocidade arrisca um conjunto de sanes negativas que variam entre a multa e a inibio do direito de conduzir, assim como o aluno que adota comportamentos violentos na escola, sujeita-se expulso desse estabelecimento de ensino.

O controlo social informal, aquele que se exerce atravs das sanes informais ou no escritas , em geral mais utilizado e eficaz, uma vez que interiorizado pelos indivduos atravs do j referido processo de socializao. Nenhuma sociedade, sobretudo as mais organizadas e complexas, pode dispensar o controlo formal, nomeadamente para fazer face aos comportamentos desviantes mais graves. O desvio, consiste, pois, na adoo de modelos de comportamentos situados nas margens, ou mesmo fora, dos socialmente aceitveis, assim se opondo ao conceito de conformidade, que significa a adeso aos valores, normas e comportamentos predominantes na sociedade. Os que no se adaptarem a esses valores e no agirem em conformidade com as suas normas, podem ser objeto de sanes que visam condenar e, em ltima instncia, corrigir os respetivos comportamentos desviantes. Eis pois interligados, a ordem social (normas e comportamentos comuns) e o controlo social (sanes positivas e negativas). Instituies sociais: exemplos e caratersticas das instituies sociais Uma instituio, consiste antes de mais, num conjunto complexo de valores, normas e usos partilhados por um certo nmero de indivduos no decurso de um tempo longo com vista organizao bsica da vida social. J a aprendizagem das instituies pelos indivduos processa-se atravs da socializao. Caratersticas das instituies sociais Normatividade, ou seja, o fato de serem sentidas pelos indivduos com uma obrigao, sujeitando-se a sanes positivas ou negativas consoante sejam ou no respeitadas. Estruturao, visto que geram padres de comportamento comum maioria dos atores sociais, e portanto, sociedade. Durabilidade ou a fixao do tempo de tais valores, normas e usos, assegurando a reproduo da estrutura social. A famlia, a escola, a empresa, o casamento, os meios de comunicao de massa, a Igreja so exemplos de instituies sociais viso representarem prticas ancestrais (ou durveis) partilhadas pela generalidade dos atores sociais (estruturveis) e que suscitam a sua adeso (normatividade). Na instituio familiar, as crianas aprendem (interiorizam) os valores e as normas dominantes na sociedade em que se inserem, atravs quer de estmulos (palavras de encorajamento ou prmios materiais) quer de castigos, ou seja, so alvo de sanes positivas e negativas por parte dos pais. Os mass media, pelo contrrio, ganharam nas ltimas dcadas uma importncia determinante na imposio de modelos culturais escala planetria, seja no mbito da msica, do cinema, da moda e da publicidade, entre muitos outros.

Reproduo e mudana social Definio de reproduo social O processo de reproduo social apresenta-se como o produto. Mudana social Diz-se que estamos na presena de uma mudana social sempre que se transformam as estruturas bsicas de um grupo social ou da sociedade. Deste modo, o conceito de mudana social acentua o carter instvel, dinmico e aberto transformao da ordem social existente. Por exemplo, o 25 de Abril, foi a mudana mais recente da histria de Portugal, que veio mudar mentalidades, instituies, regime poltico, o desenvolvimento econmico, etc. Caratersticas da mudana social: Coletivo, afetando as formas de pensar e de agir do todo ou de uma parte considervel da sociedade; Estrutural, modificando a totalidade ou partes da organizao social. Ex: mudana do sistema educativo; Comparvel com uma situao de referncia situada no passado, permitindo apreciar as mudanas verificadas desde ento at situao do presente; Durvel, distinguindo-se dos epifenmenos instantneos ou efmeros. Ex: o nosso regime poltico democrtico (37 anos). A mudana social toda a transformao observvel no tempo, que afeta, de uma maneira que no seja provisria ou efmero, a estrutura ou o funcionamento da organizao social de uma dada coletividade e modifica o curso da sua histria. Por exemplo: o 25 de Abril, a Repblica, a entrada na EU. Os fatores de mudana, podem procurar a mudana a partir do interior do sistema social (fatores endgenos, ex: 25 de Abril), quer do seu exterior (fatores exgenos, ex: 11 de Setembro). No primeiro grupo encontramos aqueles fatores que fazem parte do prprio funcionamento da vida social, caso dos conflitos que se estabelecem entre indivduos ou grupos (greves, manifestaes, revolues). O segundo grupo remete para fatores que, vindos de fora do sistema social, nele introduzem mudanas (ex: uma mudana cientfica). Os fatores de mudana so possveis de dividir em trs categorias econmicas, polticas e culturais. A nvel econmico, as descobertas cientficas quer das inovaes tecnolgicas. Por exemplo, a inveno da mquina a vapor que teve impactos em todas as dimenses de atividade social. A nvel poltico, as decises tomadas pelos lderes dos Estados positiva ou negativamente, a vida das populaes, induzindo mudanas sociais. A guerra que os EUA promoveram no Vietnam, que suscitou enormes protestos da opinio pbica americana.

Por fim, a nvel cultural, o desenvolvimento da cincia e do pensamento racional, a par de uma rutura com as concees morais e religiosas do passado que possibilitou a difuso de atitudes crticas e inovadoras, como a liberdade, a igualdade e a participao democrtica. Reproduo social o produto do jogo incessante entre a estrutura social e ao social que assegura a conversao do modelo de sociedade existente, sem impedir a sua modificao (controlada) atravs das aes individuais. O fenmeno da globalizao Um dos fenmenos da atualidade que melhor traduz a ideia de mudana social a globalizao. Temos uniformizao de interdependncia ao nvel econmico, social e cultural entre as pessoas e os pases escala mundial a Segunda Guerra Mundial o ponto de partida das redes de telecomunicaes. A relao entre global e local Sempre que assistimos a um torneio desportivo na televiso, escolhemos roupa numa loja (roupa da Zara), fazemos compras num hipermercado, vemos um filme no cinema ou comunicamos atravs da internet com amigos de outros pases, damo-nos conta que a globalizao igualmente um fenmeno com uma acentuada incidncia local. Fatores tecnolgicos da globalizao A globalizao tem sido especialmente impulsionada, nas ltimas trs e quatro dcadas, pelas inovaes tecnolgicas, em particular nos domnios dos transportes e das comunicaes. Pessoas e bens so deslocados diariamente, com enorme rapidez, graas ao desenvolvimento de meios de transporte como o comboio de alta velocidade, o avio a jato, o navio transatlntico, entre outros. Tambm ao nvel das tecnologias da informao e da comunicao (ou TIC) a rapidez dos fluxos aumentou significativamente. O sistema mundial de satlites, os telefones mveis e a Internet ilustram bem esta nova realidade. Esta e outras TIC esto na base de importantes mudanas nas sociedades globalizadas. Fatores polticos e sociais Em alguns pases, a democracia substitui mesmo os regimes autoritrios que a vigoravam (Angola, Moambique, Indonsia, etc.; noutros, a mudana no foi total ou processa-se mais lentamente (China e Iro). A globalizao da democracia parece persistir como uma tendncia poltica escala mundial. A tomada de conscincia de que as respostas dadas pelos Estados aos problemas transnacionais (do ambiente, do clima, da sade, da economia,), cujos impactos extravasam as fronteiras nacionais, se revelam insuficientes. A Organizao das Naes Unidas (ONU) e a Unio Europeia so os melhores exemplos atuais deste reforo de agregao dos estados em

plataformas comuns, seja para efeitos de regulao dos conflitos internacionais e de manuteno da paz, seja visando a integrao econmica e poltica dos pases-membros. As organizaes intergovernamentais (OIG) e as organizaes governamentais internacionais (ONG) tiveram um papel importante no avano da globalizao. As primeiras caraterizam-se por serem organismos estabelecidos pelos governos que neles participem e aos quais atribuda responsabilidade para regular, ou supervisionar, um determinado campo de atividades de mbito transnacional (exemplo: UNESCO, UNICEF, etc). As ONG so organizaes independentes que operam a par de organismos governamentais na tomada de decises polticas e na definio de posies quanto a questes internacionais, como proteo do ambiente (Greenpeace), o apoio humanitrio (Cruz Vermelha Internacional) ou a defesa dos direitos humanos (Amnistia Internacional), entre outros exemplos. Os meios de comunicao social O telefone mvel e o correio eletrnico tornaram-se acessrios indispensveis para um nmero massivo de utilizadores, facilitando a comunicao e a troca de dados entre pessoas de diferentes pontos do planeta. Os meios de comunicao social incluem-se formas to amplas como a televiso, os jornais, as revistas, a rdio, o cinema, a publicidade, os livros, os jogos de vdeo, os CD, os DVD, o multimdia e os meios online, entre outros. A sua caraterstica comum a de atingirem uma enorme quantidade de pessoas escola global revelando-se um poderoso mecanismo de difuso cultural, ou seja, de propagao de valores, comportamentos, ideias, estilos de vida, etc. os meios de comunicao social esto presentes em quase todos os domnios da nossa vida social: televiso em casa, revista na biblioteca da escola, Internet no emprego, um filme no cinema Principais funes sociais exercidas pelos meios de comunicao: Funo de informao recolha, anlise e difuso de dados garante a liberdade de expresso, a transparncia dos processos sociais e o conhecimento sobre o mundo em geral; A funo de educao que consiste na transmisso da herana social e cultural dos povos para as geraes seguintes; A funo de socializao que permite a participao dos indivduos e dos grupos na vida pblica e a tomada de decises sobre aspetos comuns A funo de entretenimento ligada ao preenchimento do tempo de lazer e melhoria da qualidade de vida. A aculturao Aculturao ou a absoro, total ou parcial, de uma cultura por outra atravs de contatos diretos e contnuos, dando origem a uma cultura nova ou uma sntese hbrida das duas tornou-se uma das preocupaes fundamentais das sociedades do presente. A expanso dos bens valores culturais do mundo ocidental (representado principalmente pelos EUA mas tambm pela Europa) para as restantes regies do planeta,

processo que designam por ocidentalizao. verdade que a cultura ocidental se estende ao mundo inteiro (ex: Coca-Cola, McDonalds) mas uma aculturao permitida e aceite voluntariamente pelo resto do mundo. Nesta aceo, a globalizao equivale a um poderoso instrumento de imperialismo cultural. Os programas televisivos de entretenimento, os blogs de opinio e debate existentes na Internet, as imagens sedutoras da publicidade e os filmes de grande audincia no cinema so modelos culturais de matriz ocidental. Consumo e estilos de vida Numa aceo positiva do consumo, o seu aumento massiva tem como consequncia a melhoria das condies materiais de vida e o grau de satisfao das populaes. s famlias sobre uma maior fatia do seu oramento para adquirir bens alimentares, vesturio, automveis, frias, viagens e uma multiplicidade de outros artigos. Por outro lado, o consumo desregrado escala global acarreta a destruio dos recursos naturais e acentua a clivagem entre pases ricos e pobres. A globalizao tambm gera ou pelo menos refora desigualdades e excluso. Health Clubs, alimentao light ou vegetariana, produtos biolgicos, sportswear, streatwear, desportos radicais e de aventura, yoga, tatuagens, piercings Alista de dimenses relacionadas com a cultura do corpo e as novas indstrias do lazer infindvel. Os estilos de vida so prticas quotidianas e formas de consumo que envolvem escolhas particulares e identitrias em domnios to dspares coma habitao, a alimentao, os usos do corpo, o vesturio, os hbitos de trabalho, o lazer, a religio, a organizao do espao e do tempo ou o convvio com os outros atores sociais. Os estilos de vida refletem especificidade dos valores, atitudes e comportamentos dos indivduos e dos grupos, contribuindo para a construo das identidades pessoais e coletivas. A adoo de um estilo pressupe a escolha de uma gama particular de comportamentos, em detrimento de outras gamas possveis (um exemplo o dos praticantes de alimentao vegetariana, que recusam a ingesto de qualquer produto de origem no vegetal). Uma gama particular de comportamentos permitida pela globalizao e pelo aumento do consumo. Na base de muitas destas opes esto fatores como a classe social e o nvel econmico dos indivduos. s diferentes condies sociais correspondem diferentes estilos de vida. Os diversos estilos de vida so difundidos pelos de meios de comunicao de massas (publicidade, televiso, entre outros) e pelo marketing responsveis pela criao de fenmenos de moda.

O culto ao corpo O culto do corpo passou a ocupar um lugar central nas preocupaes quotidianas dos indivduos, imprimindo um estilo de vida prpria. Este culto do corpo pode ser feito do ginsio ao health club, moldando assim corpos esbeltos, fazendo uma alimentao light e consumindo produtos bio, conseguimos ter um corpo medida, ou seja, bem apresentvel. Devemos adotar uma moda desportista com estilo e as tatuagens e botox, silicone, unhas de gel so tambm exemplos de estilo de vida dos indivduos. Riscos ambientais J poucos ecossistemas podem ser considerados puros de imunes aos efeitos da humanizao. Tal visvel em aspetos como a urbanizao, a industrializao, as grandes exploraes agrcolas, a construo de barragens hidroeltricas e de centrais nucleares e as vrias formas de poluio, entre outros. O crescimento da populao mundial e a elevao do poder de compra origina mais utilizao de recursos, mais degradao do ambiente, mais poluio, produzem mais lixo e as pessoas compram mais produtos. As reservas mundiais so sensveis, escassas e, e alguns casos, tendem a esgotar-se. Os riscos manufaturados que pairam sobre o ambiente so de diferentes espcies. Um dos primeiros grupos de riscos como a poluio do ar e da gua (por contaminao qumica) e a deposio de resduos slidos no ambiente (com origem industrial ou domstico) tem como efeito a progressiva destruio dos recursos naturais. O segundo grupo onde se incluem, entre outros riscos, a escassez de gua potvel, a desertificao dos solos e a desflorestao pode conduzir, a prazo, ao esgotamento desses recursos. Os riscos para a sade A SIDA, as hepatites, meningites, os cancros e a obesidade so apenas alguns exemplos de perigos que os meios de comunicao social abordam diariamente. A alimentao constitui o campo onde os riscos manufaturados ligados sade mais se fazem sentir. O uso de pesticidas qumicos, herbicidas e fertilizantes artificiais trouxe diversas vantagens mas tambm srios problemas. O fast-food e toda a gama de produtos congelados ou pr cozinhados so os responsveis por doenas em forte expanso muito desenvolvida, como a obesidade. Distinguir famlia nuclear (tradicional) de famlia extensa (moderna) Em quase toda as sociedades podemos identificar a chamada famlia nuclear, constituda por dois adultos de sexo diferente que vivem maritalmente, numa relao reconhecida a aprovada socialmente, com os seus filhos biolgicos e/ou adotados. Quando

com estes elementos vivem outros parentes (tios, sobrinhos, avs), fala-se de famlia extensa. Estrutura da famlia A famlia anterior Revoluo Industrial era vasta em termos de estrutura, de funes e de hierarquias. Ao nvel da estrutura, o nmero elevado de filhos era apenas contrariado pelas elevadas taxas de mortalidade infantil. No grupo familiar conviviam vrias famlias nucleares de duas ou trs geraes: os pais, os filhos solteiros, os filhos casados e os respetivos cnjuges e filhos. A residncia era comum ou prximo, as atividades comuns e as relaes frequentes. Distinguir os tipos de famlia Famlias monoparentais so constitudas por apenas um adulto e seus filhos. Na grande maioria dos casos, o adulto uma mulher. Existem diversas situaes que originam a monoparentalidade: a separao ou divrcio, a viuvez, a gerao por parte de uma mulher solteira. Famlias recompostas os segundos casamentos esto relativamente generalizados na nossa sociedade e podem acontecer em vrias circunstncias, obedecendo a diferentes combinaes possveis. Aqui h mesmo casamento. Quando pelo menos um dos cnjuges traz par ao novo casamento um ou mais filhos do casamento anterior, falamos de famlias recompostas. Coabitao cada vez mais frequente entre os jovens, sobretudo como um perodo de experincia de vida comum antes do casamento. No entanto, a coabitao tambm pode acontecer por opo e com descendncia, indicando algum desinteresse pelo casamento formal. Casais homossexuais dado que a maioria dos pases no reconhece oficialmente estas unies ou seja, no permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, - os casais assumem livremente os compromissos inerentes ao casamento, no tendo acesso, no entanto, aos mesmos direitos. Funes da famlia A explicao para o carcter universal de famlia reside na prpria sociedade, isto porque a famlia em funes que mantm a continuidade e estabilidade de uma sociedade socialmente organizada. A funo sexual e a socializao a famlia a principal instituio atravsda qual a sociedade regula a satisfao das necessidades sexuais e organiza a procriao. A famlia transmite criana a sua cultura e ideologia constituindo-se deste modo num importante agente de socializao. Os valores, os hbitos de vida, as normas que a criana interioriza enquadram-se em determinado estrato social, podendo dificultar-lhe a subida da hierarquia social.

Funo econmica nas sociedades primitivas ou ditas normais a famlia constitua a unidade econmica fundamental. A satisfao das necessidades exigia que os seus membros trabalhassem em conjunto partilhando a mesma ateno. Esta situao modificou-se, pois a industrializao deslocou o centro de produo da famlia para a fbrica. Hoje a famlia j no vista como unidade base de produo mas sim como unidade base de consumo. As empresas produzem pra consumo das famlias. Hierarquia da famlia nuclear A hierarquia da famlia era rgida, baseada nas diferenas sexuais, de idade e de gerao: as mulheres estavam subordinadas aos homens, os jovens aos mais velhos e o elemento com mais autoridade era o homem mais velho o ancio. Este tipo de famlia acolhia o indivduo ao longo de toda a sua vida: era criado nela aps o nascimento, nela era preparado para o trabalho e o casamento, depois de casado era controlado nos seus papis de marido e pai, e poderia mais tarde controlar ele prprio a gerao seguinte do mesmo modo. Novos papis parentais Atenua-se a exclusividade do papel expressivo associado mulher e do papel instrumental (garante do sustento da economia domstica) atribudo ao homem, gerando-se famlias de dupla carreira a mulher e o homem desempenham em simultneo os papis expressivo e instrumental. Valoriza-se a intimidade emocional e sexual do casal. Hoje em dia as relaes matrimoniais comeam pelo amor e terminam pelo amor (ou falta dele), os casais so confrontados com responsabilidades acrescidas, nomeadamente a de serem felizes juntos, fator antes meramente secundrio. Esta busca de harmonia e de felicidade na relao efetiva implica uma srie de escolhas e, por vezes, de sacrifcios. Socializao formal e informal A escola um agente socializador decisivo na nossa sociedade, proporcionando a chamada educao formal. Entende-se por este termo toda a educao integrada no sistema educativo, portanto em estabelecimentos de ensino e/ou formao. Escolas, universidades e centros de formao profissional so considerados agentes de socializao formal. Toda a educao acontece fora do sistema educativo institucionalizado considerado informal. Donde, a socializao levada a cabo pelos agentes que no a escola e, mesmo na escola, tudo o que no seja a transmisso de um currculo predeterminado informar. O grupo de pares, os escuteiros e os grupos religiosos so considerados agentes de socializao informal. Escolaridade obrigatria Hoje em dia, consideramos ser natural e inevitvel o fato de todas as crianas frequentar a escola. No entanto, durante muitos sculos o conceito de instruo esteve afastado da grande maioria das populaes. Antes da inveno da imprensa escrita, os escassos textos que existiam eram escritos mo e poucas pessoas tinham acesso a ele. Alm disso, ler e escrever eram atividades inteis no quotidiano da maioria dos indivduos. A partir do sculo XVIII, os sistemas de ensino generalizaram-se assim como os conhecimentos mais

abstratos por oposio aos conhecimentos prticos que eram transmitidos oralmente de gerao em gerao. Nas sociedades modernas, passa a ser indispensvel saber ler, escrever e calcular, assim como possuir conhecimentos bsicos sobre o meio fsico, social e econmico. Nos anos 1970, a insustentabilidade do atraso do pas obrigou instaurao de grandes reformas, estas incidiam no fomento da educao pr-escolar, no prolongamento da escolaridade obrigatria, na reconverso do ensino secundrio e na expanso e diversificao do ensino superior. Insucesso e abandono escolares Ao invs de garantir a igualdade de oportunidades entre tosos os alunos e de orientar a sua ao pelo critrio da meritocracia (segundo o qual o sucesso baseado no mrito do aluno) a instituio escolar acaba por manter at reforar as diferenas existentes na sociedade. No por acaso, a maioria dos casos de insucesso e de abandono escolar concentra-se nas crianas oriundas das classes mais baixas e de grupos desfavorecidos que dispe de menores recursos econmicos, culturais e sociais. A educao ao longo da vida Dada a diversidade de fontes e formas de saber, tem-se dado preferncia ao termo aprendizagem, mais do que educao, reforando a ideia de que a aquisio de novos conhecimentos ocorre ao longo da vida e no apenas no seu incio. O que distingue as sociedades atuais das do passado a importncia central assumida pela informao e pelo conhecimento. Na sociedade do conhecimento em que vivemos as oportunidades de xito pessoal e profissional tendem a aumentar em funo de fatores coma capacidade de adaptao a novos contextos, a flexibilidade e polivalncia no trabalho, o domnio das TIC e de lnguas estrangeiras, entre outros. Classes sociais Os sistemas sociais produzem um conjunto de desigualdades sociais estruturando-se atravs de classes sociais. O nasceremos, herdamos, para alm de um patrimnio gentico, um determinado lugar de classe o dos nossos pais e da nossa famlia de origem. As classes sociais so, por isso, um poderoso lugar de socializao e um contexto onde aprendemos, por transmisso permanente e, na maior parte das vezes, quotidiana logo, implcita um conjunto de normas, valores, comportamentos, maneiras de agir, pensar e sentir que condicionam a nossa existncia material e simblica ou seja, quer as condies objetivas de vida quer a definio de projetos e de aspiraes. Elas constituem um motor de constrangimentos e possibilidades sociais e desigualmente repartidos. Gnero e socializao de gnero Desde que nascemos, que vamos aprendendo, sem darmos por isso, a ser mulheres ou homens vamos construindo a nossa feminilidade ou masculinidade ao aprendermos e interiorizamos os papis sociais correspondentes a cada sexo de acordo com a sociedade em que nos encontramos inseridos este processo denomina-se socializao de gnero.

Mobilidade social Mesmo que dois filhos de uma famlia operria venham a ser igualmente e operrios podem vir a passar trajetrias sociais distintas. Imaginemos que um deles tem acesso, na sua fbrica, a cursos de formao profissional que frequenta satisfatoriamente e lhe garantem promoes sucessivas de operrios a supervisor e mesmo, devido ao seu bom desempenho, a formador de outros operrios. Neste caso, est envolvido num processo de mobilidade social ascendente que certamente modificar as suas possibilidades e experincias de vida. O mesmo aconteceria se, pelo contrrio, fosse despedido e obrigado a trabalhar por ganchos e biscates na economia paralela, sem proteo contratual ou direitos sociais: nesse caso, passaria por uma trajetria de mobilidade social descendente. Em ambos os casos a mobilidade social vertical. Pode existir uma mobilidade imvel isto , ao longo da sua vida, o agente social, mesmo variando ligeiramente de categoria socioprofissional ou de rendimento, permanece na mesma classe social. Neste caso trata-se de um tipo de mobilidade horizontal, sem real ascenso social ou uma situao de estagnao ou reproduo social. A mobilidade social pode, ainda, ser intergeracional, ou seja, gerao em gerao, segue a gerao) (quando, por exemplo, comparamos o nosso lugar de classe com o dos nosso pais e avs) ou intrageracional, ou seja, segue outros caminhos (quando a tnica colocada na trajetria do indivduo). Movimentos sociais A par do processo de industrializao, desenvolveram-se movimentos sociais operrios que lutavam contra as duras condies de trabalho a jornada de trabalho era muito longa, os salrios eram muito reduzidos, o trabalho das crianas tambm era explorado e no havia qualquer forma de segurana social nem o direito de associao ou d elivre expresso de pensamento. Os novos movimentos sociais baseiam as suas lutas numa crtica ao estilo de vida das sociedades mais desenvolvidos e industrializadas, defendendo objetivos universalistas e coletivos e desenvolvendo aes ais espontneas, espetaculares e informais que mobilizam os meios de comunicao. Os movimentos ecologistas, os movimentos feministas, os movimentos de gays e de lsbicas e outros movimentos de defesa dos direitos dos cidados so exemplos de novos movimentos sociais. Diferena entre assimilao social e cultural e integrao social e cultural no pratica mas respeita integra-se nos costumes

A assimilao entendida como um processo que concebe as relaes entre os imigrantes e a sociedade de acolhimento na base de uma passagem unilateral aos modelos de comportamento da sociedade de acolhimento, modelos esses que se impem personalidade do imigrante a despojar-se de todo e qualquer elemento cultural prprio.

A integrao o processo gradual atravs do qual os novos residentes tomam parte na vida econmica, cvica, cultural e espiritual do pas de imigrao. Pobreza absoluta e pobreza relativa Pobreza absoluta pode ser definida como uma situao em que no existem os bens essenciais necessrios subsistncia dos indivduos. Pobreza relativa diz respeito situao das famlias que vivem em condies mais precrias do que as do conjunto da sociedade, ou seja, abaixo dos nveis de vida e de participao social considerados aceitveis. Excluso social A excluso tem as suas razes nas desigualdades socioeconmicas e culturais, acrescidas pelos aumentos da precariedade. Define-se como uma relao com um modo de vida dominante alargado s prticas sociais e difundido pela comunicao social, no qual algumas camadas sociais no esto objetivamente integradas, ou do qual os mais desfavorecidos se sentem excludos subjetivamente. Mobilidade social A mobilidade intrageracional, analisa a situao dos indivduos numa gerao, isto , a posio que ocupam no incio e no fim das suas carreiras. A mobilidade intergeracional, analisa-se se os indivduos pertencem mesma classe social dos seus pais. A mobilidade intrageracional e o intergeracional, podem ser ascendentes caso em que, por exemplo, determinados indivduos ou grupos passam de uma classe social mais baixa para uma classe mais alta, ou descendente, cado em que determinados indivduos ou grupos passam de uma classe social mais alta para uma mais baixa. Mobilidade ascendente subida Mobilidade descendente queda

You might also like