You are on page 1of 17

RASCUNHO

01
Universidade Estadual do Piau

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

02 03

PROVA ESCRITA OBJETIVA


CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANO - 2011

CARGO: PROFESSOR CLASSE B NVEL I - CINCIAS


DATA: 30/10/2011 HORRIO: 08h30min s 12h30min (horrio do Piau)

04 05 06
FOLHA DE ANOTAO DO GABARITO - ATENO: Esta parte somente dever ser destacada pelo fiscal da sala, aps o trmino da prova.

LEIA AS INSTRUES:
1.
Voc deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno com 50 questes objetivas sem repetio ou falha. b) Um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas objetivas da prova. c) Para realizar sua prova, use apenas o material mencionado acima e em hiptese alguma, papis para rascunhos. Verifique se este material est completo, em ordem e se seus dados pessoais conferem com aqueles constantes do CARTO-RESPOSTA. Aps a conferncia, voc dever assinar seu nome completo, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA utilizando caneta esferogrfica com tinta de cor preta ou azul. Escreva o seu nome nos espaos indicados na capa deste CADERNO DE QUESTES, observando as condies para tal (assinatura e letra de forma), bem como o preenchimento do campo reservado informao de seu nmero de inscrio. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas de sua opo, deve ser feita com o preenchimento de todo o espao do campo reservado para tal fim. Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no dobrar, amassar ou manchar, pois este personalizado e em hiptese alguma poder ser substitudo. Para cada uma das questes so apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc deve assinalar apenas uma alternativa para cada questo; a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta; tambm sero nulas as marcaes rasuradas. As questes so identificadas pelo nmero que fica esquerda de seu enunciado. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem a prestar esclarecimentos sobre o contedo da Prova. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito. Reserve os 30 (trinta) minutos finais do tempo de prova para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero levados em conta. Quando terminar sua Prova, assine a LISTA DE FREQUNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA, que devero conter sua assinatura. O TEMPO DE DURAO PARA ESTA PROVA DE 4h. Por motivos de segurana, voc somente poder ausentar-se da sala de prova depois de decorrida 2h do seu incio. O rascunho ao lado no tem validade definitiva como marcao do CartoResposta, destina-se apenas conferncia do gabarito por parte do candidato.

07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

2. 3. 4.

5. 6. 7.

8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

N DE INSCRIO

____________________________________________________________
Assinatura

____________________________________________________________
Nome do Candidato (letra de forma)

NCLEO DE CONCURSOS E PROMOO DE EVENTOS NUCEPE

N D E I N S C R I O
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA


TEXTO I ( Para as questes de 01 a 06).

O problema do mundo sem bullying


01 Era coisa de criana. Colar chiclete na cadeira dos outros, fazer cueco no nerd da turma, rir

02 do cabelo cortado do colega. Mas agora brincadeiras como essas ganharam um nome srio: bullying. 03 E passaram a ser resolvidas por adultos: pais, mestres e at, em alguns casos, polcia. 04 O termo bullying significa a prtica de agredir algum fisicamente, verbalmente, at por

05 atitudes (como caretas). Mas tem sido usado como um alarme, um chamado para que adultos 06 interfiram no relacionamento de seus filhos e alunos. Uma nova linha de pesquisadores, no entanto, 07 vem defendendo que o bullying no necessariamente um problema para gente grande. Segundo eles, 08 as picuinhas entre crianas e adolescentes devem ser resolvidas pelos prprios envolvidos. Sem 09 adultos como juzes. 10 Esses especialistas no dizem que crianas devem trocar socos na sada da escola. Nem que

11 apanhar faz bem. Afirmam, sim, que disputar como um rito, pelo qual passamos no incio da vida 12 para saber enfrentar as encrencas maiores do futuro. Afinal, fazemos isso desde os tempos mais 13 remotos. [...] No passado, os homens disputavam comida para garantir a sobrevivncia. O conflito 14 definia quem ia perpetuar a espcie e quem ficaria para trs. Aqueles humanos mais agressivos em 15 termos de buscar as coisas e proteger seus recursos e parentes tinham mais chances de sobreviver e 16 reproduzir, afirma Monica. Enquanto os homens teriam aprendido a usar a fora fsica, as mulheres 17 desenvolveram habilidades mais sutis, como agresses verbais, fofocas e rumores. 18 Se antes essas tticas garantiam a sobrevivncia, hoje nos ajudam no convvio social. Quando

19 as crianas deixam o conforto do lar para frequentar o colgio, descobrem que nem sempre suas 20 vontades so atendidas. E que precisam negociar o tempo todo, como por um brinquedo ou por um 21 lugar para sentar. Sem passar por isso, ser mais difcil lidar com um desafeto no futuro, como um 22 chefe, o sndico do prdio ou aquele amigo a quem empresta dinheiro e ele nunca paga. (Texto de Fernando Bad e Bruno Garattoni Revista Superinteressante Seo Supernovas Editora Abril Edio 294 Agosto/2011 p. 22)

01. Segundo as ideias apresentadas no texto, o bullying: a) b) c) d) e) sempre existiu e sempre foi considerado uma preocupao de pais e mestres; por ser algo to srio, deve envolver a ajuda da polcia; benfico, para o amadurecimento dos jovens, de acordo com uma linha de pensamento de especialistas; mesmo que seja a manifestao de comportamentos violentos, prepara os jovens para se defender na sada da escola; positivo na medida em que os jovens tm a oportunidade de demonstrar o seu poder perante o outro.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

02. A partir do que dito no texto, CORRETO afirmar que: a) o bullying uma brincadeira que os jovens da atualidade tm demonstrado em sala de aula para fugir da realidade; b) todos os especialistas revelam a mesma linha de compreenso sobre o bullying e, em particular, entendem que os adultos no devem interferir; c) os jovens no tm maturidade para resolverem seus prprios problemas, por isso os pais devem fazer isso por eles; d) a agresso um comportamento necessrio ao homem, assim ele tem a oportunidade de mostrar sua fora fsica; e) os conflitos que se verificam no convvio social, entre os jovens, podem contribuir para que eles se preparem para enfrentar as adversidades no futuro, quando adultos. Considere os trechos abaixo, para responder questo 03.

1) Afirmam, sim, que disputar como um rito, pelo qual passamos no incio da vida para saber enfrentar as encrencas maiores do futuro. (l.11-12). 2) Se antes essas tticas garantiam a sobrevivncia, hoje nos ajudam no convvio social. (l. 18).

03. Nos trechos 01 e 02, as palavras e/ou expresses que marcam, semanticamente, oposio temporal, em cada um deles, so: a) b) c) d) e) incio da vida futuro / antes hoje; disputar futuro / antes garantiam; Afirmam incio da vida / garantiam hoje; incio da vida passamos / garantiam ajudam; Afirmam disputar / antes garantiam.

04. Nos trechos: ... o bullying no necessariamente um problema para gente grande. (l. 07) e Afirmam, sim, que disputar como um rito,... (l. 11), quanto s relaes semnticas que se verificam textualmente, CORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) em ambos, as palavras destacadas podem ser retiradas sem prejuzo para o sentido desses trechos; somente a palavra necessariamente pode ser retirada sem prejuzo para a inteno de comunicao do texto; somente a palavra sim pode ser retirada sem prejuzo para a inteno de comunicao do texto; caso se retirem as palavras destacadas, a compreenso literal da mensagem no ser alterada profundamente, mas a inteno comunicativa ser prejudicada; a compreenso somente ser prejudicada se a palavra sim for retirada.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

05. Acerca da correspondncia entre o pronome destacado e o seu referente, assinale a opo CORRETA. a) b) c) d) e) brincadeiras como essas (l. 02) referente coisa (l. 01). Segundo eles, as picuinhas entre crianas e adolescentes... (l. 07-08) referente pesquisadores (l. 06). ... devem ser resolvidas pelos prprios envolvidos. (l. 08) referente picuinhas (l. 08). ... fazemos isso desde os tempos mais remotos. (l. 12-13) referente encrencas (l. 12). Se antes essas tticas garantiam a sobrevivncia... (l. 18) referente fora fsica , somente (l. 16).

Trecho para a questo 06. O conflito definia quem ia perpetuar a espcie e quem ficaria para trs. Aqueles humanos mais agressivos em termos de buscar as coisas e proteger seus recursos e parentes tinham mais chances de sobreviver e reproduzir, afirma Mnica. Enquanto os homens teriam aprendido a usar a fora fsica, as mulheres desenvolveram habilidades mais sutis, como agresses verbais, fofocas e rumores. (l. 13-17). 06. Assinale a opo INCORRETA quanto s ideias e estruturao lingustica desse trecho. a) b) c) d) e) Sugere-se, nesse trecho, que a competio entre os seres humanos sempre foi um trao caracterstico da espcie, mas, nem sempre, h vencido e vencedor. O segmento: O conflito definia quem ia perpetuar a espcie tem o seu correspondente de estrutura passiva: A perpetuao da espcie era definida pelo conflito. A correo gramatical estar igualmente mantida se substituirmos ia perpetuar por perpetuaria. Em: O conflito definia quem ia perpetuar a espcie e quem ficaria para trs., as duas ocorrncias da palavra quem equivalem a aquele que. A palavra mais em mais agressivos, mais chances e mais sutis, intensificam o sentido dessas palavras.

TEXTO II (Para as questes de 07 a 10).

Temos de acelerar o passo (Trecho de entrevista concedida pelo matemtico brasileiro Jacob Palis Revista Veja )

01 Veja: Como tornar as aulas mais atraentes e eficazes? 02 Jacob: A experincia das melhores escolas, no Brasil e no exterior, mostra que uma boa aula 03 pressupe desafiar os estudantes o tempo todo, de modo que eles sejam expostos a problemas 04 cada vez mais complexos e estimulantes intelectualmente o avesso do decoreba. Apenas 05 num ambiente assim se abre o espao necessrio para a inventividade. O problema que 06 muita gente no Brasil ainda resiste a essas ideias. Dizem que os grandes desafios causam 07 presso sobre estudantes to jovens e aguam a competitividade. Mas por que se opor 08 competitividade no ambiente escolar? No faz sentido. Precisamos, repito, criar mecanismos 09 para rastrear os talentos precoces para as cincias e dar-lhes todas as oportunidades e
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

10 incentivos, como ocorre, h mais de um sculo, no mundo desenvolvido. tarefa que 11 demanda persistncia, mas deve ser levada a cabo. Sem isso, um pas no tem como almejar 12 aparecer entre os melhores nos rankings de produo cientfica e de inovao. Estamos 13 falando de uma condio bsica para equacionar o dficit de crebros brasileiros voltados 14 para a pesquisa cientfica.
(Revista Veja, Editora Abril, edio 2217 ano 44 n 20, 18 de maio de 2011 (Pginas amarelas). Entrevista concedida s jornalistas Monica Weinberg e Roberta de Abreu Lima)

07. Das palavras de Jacob Palis, infere-se que ele considera que: a) b) c) d) e) no Brasil no h boas escolas; o decoreba no estimula, nem proporciona a inventividade; a competitividade entre os jovens s deve ser estimulada se no for nociva ao seu desenvolvimento intelectual; os talentos precoces manifestam-se sem interferncia de professor; o ambiente escolar imprprio para os desafios em virtude da presso que eles podem causar aos estudantes.

08. A relao sinttica que se estabelece entre resiste e a essas ideias (l. 06) a mesma que se verifica entre: a) b) c) d) e) se abre e o espao (l. 05); causam e presso (l. 06-07); aguam e a competitividade (l. 07); rastrear e os talentos precoces (l. 08); dar e lhes (l. 09).

09. Em: Precisamos, repito, criar mecanismos para rastrear os talentos precoces para as cincias ... (l. 08-09), a palavra destacada confere ao contexto o sentido de: a) b) c) d) e) interpelar; definir; procurar; perseguir; indagar.

Considere o excerto para responder questo 10. Dizem que os grandes desafios causam presso sobre estudantes to jovens e aguam a competitividade (l. 06-07) 10. Acerca da concordncia verbal, assinale a opo CORRETA. a) b) c) d) e) Dizem concorda com grandes desafios. Dizem concorda com presso. Dizem concorda com estudantes. causam concorda com estudantes. causam e aguam concordam com os grandes desafios.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

QUESTES DE DIDTICA

11. A Didtica uma disciplina pedaggica que estuda o ensino, o mtodo mais adequado para transmisso/assimilao de conhecimentos pelos alunos. Diante do enunciado, analise os itens abaixo e marque a alternativa que corresponde ao(s) item(ns) CORRETO(S). I. A Didtica investiga as condies e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os fatos reais (sociais, polticos, culturais psicossociais); II. O currculo expressa os contedos da instruo, no materiais de cada grave processo do ensino; III. A didtica uma disciplina independente que no necessita de outras disciplinas; IV. O ensino consiste no planejamento, organizao, direo e avaliao da atividade didtica; V. Todas as sentenas esto corretas. a) b) c) d) e) Somente I e II Somente I, II e IV Somente I e III Somente V e II Somente I

12. Para diferentes pesquisadores de Didtica, existem divergncias sobre o seu objeto de estudo. Para Candau (2008), objeto da Didtica: a) b) c) d) e) A aprendizagem O ensino e a pesquisa O processo ensino-aprendizagem O ensino e o planejamento A aula e seus desdobramentos

13. Na perspectiva de uma Didtica fundamental que assume a multidimensionalidade do processo de ensino aprendizagem, qual(s) a (s) dimenso(es) da Didtica: a) b) c) d) e) Ideolgica Humana, tcnica e poltica Tcnica Interacionista Ideolgica e poltica

14. A que tipo de escola se enquadra a Didtica que oferece menos ateno aos conhecimentos sistematizados, valorizando mais o processo da aprendizagem e os meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais dos alunos? a) b) c) d) e) Tradicional Tecnicista Escolanovista Crtica Moderna
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

15. De acordo com Libneo (1992) o planejamento escolar uma tarefa docente que inclui a previso das atividades didticas em termos de uma organizao e coordenao em face dos objetivos propostos. Ento, com base no enunciado, quais as modalidades de planejamento? a) b) c) d) e) Plano didtico e plano estratgico Plano escolar e plano de aula Plano da escola, plano de ensino e plano de aula Plano pedaggico e plano de ensino Todas as alternativas esto corretas

16. De acordo com Silva (2008), utilizando a idia central de Apple quanto ao currculo que expressa: entender as formas complexas em que as tenses e contradies sociais, econmicas e polticas so medidas nas prticas concretas dos educadores (Apple, 1982:1), as dimenses de currculos so: a) b) c) d) e) dimenso normativa; dimenso tica; dimenso real dimenso prescritiva; dimenso real; dimenso do currculo oculto dimenso prescritiva; dimenso do currculo oculto; dimenso real dimenso normativa; dimenso do currculo oculto; dimenso real todas as alternativas esto corretas

17. Analisando como se institui uma poltica curricular, podemos evidenciar que o currculo se compe pela construo de ________________ e de _______________ culturais. Assinale a opo que preenche CORRETAMENTE as lacunas do enunciado. a) b) c) d) e) Metas - prescries Significados - metas Normas - prescries Significados - valores Valores - normas

18. De acordo com Libneo (1992) a avaliao escolar cumpre trs funes na sua operacionalizao. Essas funes so: a) b) c) d) e) pedaggica didtica, de diagnstico e de controle pedaggico didtico, de formao e somativa somativa, qualitativa e seletiva diagnstica, somativa e de controle de controle, somativa e formativa

19. A avaliao escolar deve ser um processo contnuo que deve ocorrer nos mais diferentes momentos do trabalho docente, tendo por principais instrumentos de avaliao: a) b) c) d) e) observao e questionrio questionrio e entrevista entrevista e dirio de bordo observao e entrevista questionrio e entrevista

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

20. O planejamento tem carter processual. Nesse sentido, o projeto politico-curricular avaliado ao longo do ano letivo para verificar se as aes esto correspondendo ao que foi previsto, adotando medidas como: a) b) c) d) e) verificar se as metas precisam ser alteradas em funo de fatos inesperados corrigir desvios tomar novas decises replanejamento das aes todas as alternativas esto corretas

QUESTES DE FUNDAMENTOS LEGAIS E TERICOS DA EDUCAO


21. A Constituio de 1988, especificamente, nos Arts. 205 a 214, oferece respaldo legal Educao, a comear pelo art. 205, que apresenta as linhas mestres para os fins da educao, que so: a) b) c) d) e) Qualificao tecnolgica, preparo para o exerccio da cidadania e educao ambiental; Pleno desenvolvimento da pessoa e preparo para o exerccio pleno da cidadania social; Pleno desenvolvimento da pessoa, preparo para o exerccio pleno da cidadania e qualificao para o trabalho; Preparo para o exerccio pleno da cidadania, qualificao para o trabalho e qualificao tecnolgica; Pleno desenvolvimento pessoal, profissional e social e capacitao tecnolgica.

22. O Art. 34, inciso VII, estabelece os percentuais das transferncias oramentrias da Unio para os Estados e destes para os Municpios e o Distrito Federal, que corresponde a: a) b) c) d) e) 35% 25% 50% 60% 15%

23. Assinale as principais caractersticas da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN/96. a) b) c) d) e) Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso e genrica em suas proposies. Respeito autonomia acadmica e dissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. Liberdade, flexibilidade e autonomia. Autonomia, inflexibilidade e normativa. Flexibilidade, democrtica, genrica em suas proposies.

24. De acordo com Libneo, (1992): As tendncias pedaggicas so classificadas em dois grupos: de cunho liberal Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicista Educacional e as de cunho progressista que so: a) b) c) d) e) Pedagogia Libertadora; Pedagogia crtica Pedagogia Libertadora; Pedagogia crtico-social dos contedos Pedagogia Libertadora; Pedagogia renovada Pedagogia crtico-social dos contedos; Pedagogia tecnicista Pedagogia Libertria; Pedagogia Libertadora
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

25. Para a gesto democrtica das verbas destinadas educao, como expe Brzezinski (2003), h necessidade de substituir o autoritarismo, o clientelismo e os desvios, pelas formas que seguem: I. Racionalidade e planejamento no uso do recurso. II. Acompanhamento fiscal da sociedade. III. Autoritarismo no gerenciamento das verbas. IV. Valorizao da autonomia da escola. a) b) c) d) e) As alternativas I, II e IV esto corretas Somente a alternativa III est correta Somente a alternativa IV est correta Somente a alternativa II est correta Todas as alternativas esto corretas

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS

26. Com relao aos movimentos que o Planeta Terra executa, leia as proposies abaixo: I. As variaes no aquecimento determinadas pela forma da Terra e pela inclinao do eixo de rotao resultam em diferentes temperaturas na superfcie terrestre e so responsveis pelas correntes atmosfricas. As diferenas na durao do dia e da noite e as estaes do ano so conseqncias do movimento de rotao da Terra. O movimento das mars, que influencia os animais marinho, independe da fora gravitacional da Lua e do Sol.

II. III.

Est(o) CORRETA(S) apenas: a) b) c) d) e) I e II II e III I e III I III

27. Galileu foi um importante cientista italiano, tendo dado suas contribuies durante vrias dcadas em estudos sobre o Universo. Que instrumento ele utilizou para realizar essas pesquisas? a) b) c) d) e) Astrolbio. Bssola. Binculo. Barmetro. Telescpio.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

10

28. Para conseguirmos diferenciar um planeta (que so visveis a olho nu) de uma estrela no cu noturno, algumas caractersticas devem ser levadas em conta. Considere as proposies sobre o assunto: I. Por estarem muito mais prximos da Terra do que qualquer estrela, os planetas so os maiores astros que aparecem no cu. II. Os planetas mudam de lugar no cu, aparecendo em cada poca perto de constelaes diferentes. III. Cada planeta apresenta um brilho de cor diferente, e essas cores so diferentes das cores das estrelas. IV. Por no serem capazes de produzirem luz prpria, os planetas no cintilam como as estrelas. Est(o) CORRETA(S) apenas: a) b) c) d) e) I e II II, III e IV I, II e III II e IV III e IV

29. Com relao s caractersticas principais do planeta Terra os quais determinam as diversas condies para a existncia de vida, leia as proposies abaixo: I. a massa da Terra, nem muito grande nem muito pequena, que lhe permite, por um lado, ter uma atmosfera, que ficou presa pela gravidade, e por outro, produzir no seu interior uma quantidade de energia que lhe permite ser um planeta com uma grande dinmica interna, a partir da qual se formam montanhas e se movem os continentes, entre outros fenmenos geolgicos. II. A distncia de cerca de 150 milhes de quilmetros faz com que a maior parte da superfcie da Terra seja nem muito quente nem muito fria. O nosso planeta localiza-se numa "zona de vida" do Sistema Solar onde a gua pode existir no estado lquido. III. A gua no estado lquido ajuda a manter a temperatura mdia na superfcie da Terra em valores moderados, pois retira magnsio da atmosfera para a formao de rochas como o calcrio. Est(o) CORRETA(S) apenas: a) b) c) d) e) I e II II e III I e III II I

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

11

30. Estamos constantemente ouvindo falar do efeito de estufa como algo perigoso e relacionado com a poluio devido queima dos combustveis fsseis, como o carvo e o petrleo. Sobre o efeito estufa INCORRETO afirmar: a) b) c) d) e) A distribuio do elemento qumico carbono, na natureza, faz com que ele seja encontrado apenas no solo e nos oceanos. O dixido de carbono, em valores moderados, faz a atmosfera funcionar como um "cobertor" mantendo o planeta relativamente quente, quer de dia quer de noite. Os gases responsveis pelo efeito estufa absorvem grande parte da radiao infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a disperso do calor. Os desmatamentos e as queimadas de florestas e matas tm influncia no efeito estufa porque liberam gases relacionados ao processo. O aumento da temperatura global provocado pelo efeito estufa pode ter como consequncia a diminuio do gelo nos plos.

31. O planeta Terra tem grande parte da sua superfcie coberta de gua, tornando os ecossistemas aquticos importantes na produo de alimentos. Sobre esses ecossistemas, assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) A biomassa dos produtores aquticos geralmente maior que a dos consumidores. O ncton formado por organismos que vivem no fundo d'gua. O plncton constitudo por organismos flutuadores. So capazes de realizar fotossntese tanto o fitoplncton como o zooplncton. O bentos constitudo por organismos que nadam ativamente no meio da coluna d'gua.

32. Em se tratando de energias renovveis, leia as seguintes proposies: I. II. III. Todos os biocombustveis provm de uma fonte de energia renovvel. A energia nuclear, juntamente com a energia elica so consideradas renovveis. A energia vinda da queima de combustveis fsseis considerada no renovvel.

Est(o) CORRETA(S) apenas: a) b) c) d) e) I I e III II e III II I e II

33. Quando se faz uso, pela primeira vez, de um inseticida organofosforado para eliminao de uma praga de lagartas, o veneno se mostra muito eficiente. Entretanto, depois da terceira aplicao, a eficincia cai. Vemos o aumento da populao de lagartas e a diminuio da populao de predadores (que tambm atingida pelo inseticida). Como em todos os casos de aplicaes sucessivas, o inseticida se mostra mais eficaz sobre os predadores que sobre as presas. Isso acontece porque: a) b) c) d) e) s as presas tm poder de criar resistncia ao inseticida, os predadores no. as presas so capazes de se acostumarem mais rapidamente ao inseticida que seus predadores. as presas sofrem mutaes mais facilmente que os predadores. o acmulo de inseticida maior no corpo dos predadores que no das presas. com o tempo, o inseticida enfraquece e torna-se sem efeito.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

12

34. Observe a figura abaixo:

Aps a anlise do caritipo CORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) O caritipo apresentado de exame que demonstra uma pessoa normal sem nenhum tipo de anomalia cromossmica. O caritipo certamente de uma pessoa com sndrome de Down por apresentar uma trissomia. O caritipo expressa uma mulher com sndrome de Klinefelter. O resultado do exame mostra a sndrome de Edwards, pois existe uma nulissomia evidente. O caritipo caracterstico da sndrome de Patau sendo o paciente uma mulher.

35. Fazem parte do grupo de vegetais vasculares, sem semente, e apresentam raiz, caule e folhas. O seu ciclo de vida possui duas fases alternantes, a fase gametoftica e a fase esporoftica, seus representantes mais conhecidos so as samambaias. Estas caractersticas esto relacionadas a que grupo de plantas? a) b) c) d) e) Brifitas Pteridfitas Gimnospermas. Angiospermas. Antfitas.

36. considerado o nico bioma exclusivamente brasileiro e ocupa uma rea de cerca de 750.000 km, o que equivale a quase 11% do territrio nacional englobando de forma contnua reas de 10 estados brasileiros. Estamos nos referindo a que bioma? a) b) c) d) e) Floresta Amaznica Mata Atlntica Caatinga Pantanal Pampas
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

13

37. Com relao aos fatores abiticos que influenciam a vida na Terra, assinale a opo INCORRETA: a) Dependendo da sua adaptao a diferentes gradientes de temperatura, os animais podem ser classificados como pecilotrmicos e homeotrmicos. b) A presso atmosfrica influencia principalmente na atividade dos insetos, por ocasio de uma depresso baromtrica antes de uma tempestade, a atividade dos mesmos aumenta. c) Cada espcie possui uma temperatura mnima, abaixo da qual no se desenvolve, uma temperatura mxima, acima da qual suspende suas atividades vitais e uma temperatura tima, em torno da qual se verifica o melhor desenvolvimento. d) Os peixes marinhos correm permanentemente o risco de perderem gua para o mar e se desidratarem. Eles bebem a gua do mar que absorvida no intestino, juntamente com o sal. e) Os invertebrados, peixes e anfbios de gua doce so hipotnicos em relao ao meio, ento a tendncia natural a de entrada de gua, a qual eliminada sob a forma de urina.

38. No combate s larvas do mosquito transmissor da, dengue tem sido usado, de forma pioneira, em Minas Gerais e no Piau, um pequeno peixe larvfago, conhecido popularmente como barrigudinho, que capaz de devorar as larvas do mosquito e consegue sobreviver em pequenas quantidade de gua. Nas pesquisas em andamento, a utilizao deste animal, tem sido eficiente no combate ao mosquito. O mtodo citado, no poluente, substitui uso de inseticidas no combate a dengue. A ao do peixe em relao aos mosquitos um exemplo de: a) b) c) d) e) simbiose. parasitismo. amensalismo. predatismo. comensalismo.

39. Na agricultura comum fazerem-se rodzio de culturas, plantando durante certo tempo apenas leguminosas que enriquecem o solo com produtos nitrogenados. Aps o perodo da colheita, o agricultor passa a plantar cereais (arroz, trigo, milho) que necessitam de um solo rico em nitrognio. Quando o nitrognio do solo comea a se esgotar, o agricultor volta a plantar leguminosas. Este procedimento justificado porque as leguminosas: a) b) c) d) e) so parasitadas por bactrias capazes de converter o nitrognio do ar em amnia. possuem, em suas razes, ndulos formados por bactrias nitrificantes. transformam o nitrognio do ar em nitratos. possuem, em suas razes, fungos capazes de converter o nitrognio do ar em amnia. fixam o nitrognio do ar, utilizando-o para a sntese de aminocidos.

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

14

40. A cadeia alimentar compreende uma sequncia de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. Com referncia cadeia alimentar, marque a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) a complexidade da cadeia alimentar no interfere na quantidade de energia transferida, que permanece inalterada. o potencial energtico do produtor no sofre nenhuma alterao nos diferentes segmentos da cadeia alimentar. a energia do produtor aumenta gradualmente nos diferentes elementos da cadeia alimentar. na cadeia alimentar, como os animais so de tamanho diferentes, a quantidade energtica do produtor sofre oscilaes. a energia contida no produtor diminui, gradualmente, ao passar de consumidor a consumidor.

41. A contaminao das guas apresenta consequncias devastadoras para os seres vivos que habitam os cursos de gua, lagos e oceanos. Um tero da humanidade vive em estado contnuo de doena ou debilidade como resultado das impurezas das guas. Quando as atividades industriais, comerciais ou agrcolas tm como consequncia o despejo de grandes quantidades de nutrientes nas guas, provocando desequilbrio nos ecossistemas, esse efeito denominado de: a) b) c) d) e) inverso trmica eutrofizao amonificao compostagem sacarificao

42. A Doena de Chagas foi descrita no Brasil no incio do sculo XX. Trata-se de uma enfermidade que aumenta o volume do corao e com o passar do tempo essa doena ocasiona, entre outros sintomas, a insuficincia cardaca. Essa doena causada por: a) b) c) d) e) Plasmodium vivax. Schistosoma mansoni Trypanosoma cruzi. Leishmania braziliensis Taenia solium

43. No processo de fotossntese esquematizado de forma simplificada abaixo, I e II representam, respectivamente:

a) b) c) d) e)

H2O; O2. CO2; C6H12O6. O2 e H2O; C6H12O6 e CO2. C6H12O6, O2; CO2 e H2O. CO2 e H2O; C6H12O6 e O2
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

15

44. A suspeita de gravidez pode ser confirmada com um teste de urina, encontrado facilmente em farmcias. Qual o nome da substncia pesquisada nesse teste? a) b) c) d) e) progesterona hormnio luteinizante. estrgeno. gonadotrofina corinica. hormnio folculo-estimulante.

45. So liberados vrios hormnios ao longo do Trato Gastro Intestinal (TGI) que so essenciais ao controle das secrees e movimentos do prprio TGI. Sobre essas substncias, leia as proposies abaixo: I. A Gastrina secretada pelo estmago e quando alimentos que contenham protena atingem o estmago, o mesmo secreta gastrina que vai agir nas clulas oxnticas e promover a produo e liberao de HCl. A secretina produzida pelo duodeno e age no pncreas, promovendo a produo e liberao do suco pancretico, que por sua vez age favorecendo a digesto no duodeno. Colicistoquinina secretada pelo fgado e promove a liberao da bile.

II. III.

Est(o) CORRETA(S) apenas: a) b) c) d) e) I e II I e III II e III II I

46. Sabe-se que bolinhas de naftalina (nome comercial do naftaleno), usada para evitar baratas, temperatura ambiente, tem suas massas diminudas, terminando por desaparecer sem deixar resduos. Como se denomina esse fenmeno? a) b) c) d) e) Liquefao Sublimao Evaporao Condensao Evapotranspirao

47. Assinale a alternativa que apresenta uma definio CORRETA sobre o conceito de rocha sedimentar. a) b) c) d) e) Material que tem sua origem na rocha gnea a partir da presso atmosfrica no manto, e liberado para a superfcie do planeta por fissuras na crosta terrestre. Material rochoso que foi resfriado rapidamente quando em contato com a gua, formando material denominado de cristal de rocha. Material, que sofrendo presso, retorna ao processo de solidificao, formando camadas que so registros das transformaes ocorridas. Material que, sofrendo aes do ambiente (eroses) e desgastes por fatores qumicos, ficar fragmentado, originando elementos menores e soltos como o solo. Material slido do planeta formado do enrijecimento da lava vulcnica.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

16

48. Com os avanos cientficos no campo da engenharia gentica foi possvel a introduo em clulas bacterianas de uma sequncia de DNA ativo, responsvel pela produo de insulina humana. Tal fato beneficiou muitos milhes de pessoas no mundo que so diabticas. Sobre capacidade das bactrias em sintetizar essa substncia no interior de suas clulas pode-se afirmar: a) b) c) d) e) O DNA introduzido na clula bacteriana no pode ser replicado nem orientar a produo de RNA e de protena; O DNA bacteriano seria completamente destrudo pelo DNA humano e as clulas perderiam a atividade e tambm a capacidade de reproduo; As bactrias no apresentam enzimas capazes de promover as ligaes peptdicas encontradas na insulina; Nas clulas bacterianas, o RNA - mensageiro correspondente insulina no seria transcrito; Excetuando-se a referida seqncia de DNA, as bactrias apresentam os componentes necessrios sntese de protenas.

49. Para estimular seus alunos, um professor lanou um desafio: levou um copo com gua gelada e props os seguintes problemas: De onde vem a gua que depois de um certo tempo aparece do lado de fora do copo? Os alunos ficaram entusiasmados com a situao e propuseram vrias hipteses explicativas para o fenmeno observado. Juntos, professor e alunos elaboraram atividades prticas para test-las. No caso do uso dessa metodologia, as atividades prticas realizadas pelos alunos e professor para testar suas hipteses so: a) b) c) d) e) experimentos investigativos experimentos descritivos. experimentos ilustrativos. demonstraes prticas. experimentos demonstrativos.

50. Observe a reao descrita abaixo: P4 + 5 O2 ==> 2 P2O5 Trata-se de que tipo de reao? a) b) c) d) e) Decomposio Sntese Simples troca Dupla troca Simples troca e dupla troca

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - CINCIAS

17

You might also like