You are on page 1of 28

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF.

. VICENTE PAULO AULA N 11: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE DAS LEIS Iniciaremos, hoje, os comentrios s questes sobre controle de constitucionalidade das leis, assunto que certamente representa o maior grau de dificuldade nas provas de Direito Constitucional. Digo isso pela minha experincia em sala de aula, em que ministro esse assunto em quatro encontros semanais de quase quatro horas cada um, e no final ainda tem gente no sabendo a distino entre uma ao direta e um mandado de segurana! Explico e explico as distines entre as vias concentrada e difusa e, ao final das aulas, ainda tem candidato criando uma terceira via, que eu chamo de via confusa! Bem, a explicao para isso muito simples. O assunto controle de constitucionalidade, dentre todos os estudados no Direito Constitucional, certamente aquele que est mais distante do nosso dia-a-dia. Se o candidato no for bacharel em Direito, se no praticar atividade forense, certamente ele ouvir pela primeira vez expresses do tipo amicus curiae, eficcia erga omnes, inconstitucionalidade pro futuro e tantas outras que so prprias, usuais no estudo do controle de constitucionalidade. Moral da histria: o assunto controle de constitucionalidade das leis exige um estudo acurado, sem pressa. Voc deve estud-lo como se fosse uma disciplina parte, que exigir de voc uma viso de todo o sistema de fiscalizao da validade das leis. No adianta ficar decorando aqui e ali, sem entender o todo, sem saber do que est falando! Portanto, conselho de amigo: se voc ainda no fez esse estudo tranqilo, que o faa agora, antes de iniciar a resoluo dos exerccios desta aula seno os meus comentrios soaro como grego para voc (e no h nenhuma expresso grega nesse assunto, h muitas em latim!). Mas, como sempre, todo o esforo tem a sua recompensa! Quem acerta uma questo difcil sobre controle de constitucionalidade numa prova passa na frente de milhares de candidatos! Ora, em diversos outros assuntos do Direito Constitucional processo legislativo etc. os candidatos esto praticamente nivelados, porque so tpicos de fcil aprendizado, que s exigem uma boa leitura e capacidade de memorizao! Agora, em controle de constitucionalidade a coisa diferente, o que contar na hora da prova ser a condio que voc teve de entender (e no decorar!) o assunto, principalmente quando a questo apresentada nas famosas situaes hipotticas, nos casos prticos! Quem s decorou, danou! Quem entendeu, passou! Escolha agora em que grupo voc quer ficar e bons estudos! 1) (ESAF/EPPGG/MPOG/2005) Assinale a opo correta. www.pontodosconcursos.com.br 1

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO a) Os tribunais de justia nos Estados podem desempenhar o controle abstrato de leis estaduais e municipais em face diretamente da Constituio Federal. b) Somente o Supremo Tribunal Federal (STF) competente para desempenhar o controle incidental de constitucionalidade no Brasil. c) Qualquer indivduo que tenha sofrido afronta a um direito fundamental pode ajuizar uma ao por descumprimento de preceito fundamental, perante o STF, desde que tenha exaurido os meios ordinrios para restaurar o seu direito. d) As decises de mrito do Supremo Tribunal Federal, tanto na ao direta de inconstitucionalidade como na ao declaratria de constitucionalidade, possuem efeito vinculante para os demais tribunais e para a Administrao Pblica, independentemente de a deciso ser sumulada pela Corte. e) Em nenhum caso, deciso administrativa de tribunais ou as normas do seu regimento interno podem ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade. Gabarito: D A assertiva A trata do controle abstrato nos estados-membros, mas, antes de chegarmos ao controle abstrato nos estados, vamos revisar, sucintamente, as duas vias de controle de constitucionalidade no Brasil: a via concreta e a via abstrata. No controle de constitucionalidade no Brasil, uma lei pode ser impugnada em concreto (diante de ofensa a direito, em determinado caso concreto submetido apreciao do Poder Judicirio), ou em abstrato (quando a lei impugnada em tese, sem vinculao a um caso concreto). No controle concreto, qualquer pessoa prejudicada por uma lei pode requerer, em qualquer processo concreto submetido apreciao do Poder Judicirio, perante qualquer juiz ou tribunal, a declarao da inconstitucionalidade dessa lei, com o fim de afastar a sua aplicao a esse caso concreto (eficcia inter partes). Os pontos importantes dessa noo sobre controle concreto so os seguintes: (a) legitimao ativa: qualquer pessoa prejudicada pela lei; (b) competncia para realizar o controle: qualquer juiz ou tribunal do Poder Judicirio, no mbito de sua competncia; (c) aes do controle: qualquer processo submetido apreciao do Poder Judicirio, exceto as aes do controle abstrato; (d) eficcia da deciso do Poder Judicirio: eficcia somente para as partes do processo (inter partes).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO No controle abstrato, somente os legitimados pela Constituio podero requerer, numa ao especial, submetida apreciao do tribunal de cpula do Poder Judicirio, a declarao da constitucionalidade ou da inconstitucionalidade de uma lei, em tese, com o fim de proteger a harmonia do ordenamento jurdico, com eficcia geral (erga omnes). Os pontos importantes dessa noo sobre controle abstrato so os seguintes: (a) legitimao: somente os legitimados pela Constituio; (b) competncia para realizar o controle: somente os tribunais de cpula do Poder Judicirio (STF e TJ); (c) aes do controle: ADIN, ADIN POR OMISSO, ADECON e ADPF; (d) eficcia da deciso do Poder Judicirio: eficcia geral, atingindo todos os destinatrios da lei (erga omnes). Temos dois tipos de controle abstrato no Brasil: um perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e outro perante os Tribunais de Justia (TJ). Cuidado! importantssimo voc saber separ-los bem na hora da prova! Srio mesmo, trata-se de um dos pontos mais cobrados em concurso sobre controle de constitucionalidade! Todo examinador sabe da confuso que os candidatos tendem a fazer com esses dois controles abstratos! No STF, o controle abstrato realizado por meio de quatro aes especiais, cada qual com objeto distinto, a saber: a) ADECON: nessa ao, o STF aprecia leis e atos normativos federais em face da CF; b) ADIN: nessa ao, o STF aprecia leis e atos normativos federais, estaduais e do Distrito Federal (desde que referentes competncia estadual) em face da CF; c) ADIN POR OMISSO: nessa ao, o STF aprecia omisses federais, estaduais e do Distrito Federal (desde que referentes competncia estadual) quanto ao dever de regulamentar direito previsto na CF; d) ADPF: nessa ao, o STF aprecia leis e atos normativos federais, estaduais, distritais e municipais em face da CF. No TJ, o controle abstrato de normas estaduais e municipais em face da Constituio Estadual, conforme prev o art. 125, 2, da Constituio Federal. Esse controle de normas estaduais e municipais em confronto com a Constituio Estadual ser realizado nas aes abstratas que o Estado decidir instituir na sua Constituio. Podero os Estados instituir todas as aes do controle abstrato hoje existentes perante o STF (ADIN, ADIN POR OMISSO, ADECON e ADPF), mas o ente federado no est obrigado a instituir todas elas.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO Observe que o STF realiza controle abstrato em face da Constituio Federal, enquanto o TJ realiza controle abstrato em confronto com a Constituio Estadual. Feita essa sucinta reviso (os detalhes sobre esses controles sero estudados ao longo desta aula, nos comentrios aos exerccios), passemos aos comentrios da questo da Esaf. A assertiva A est errada porque os tribunais de justia no realizam controle abstrato em face da Constituio Federal. Eles s dispem de competncia para realizar controle abstrato de normas estaduais e municipais em face da Constituio Estadual (art. 125, 2). A competncia para a realizao de controle abstrato em confronto com a Constituio Federal exclusiva do STF. A assertiva B est errada porque o controle incidental (concreto) realizado por qualquer tribunal ou juiz do Poder Judicirio. Diante de um caso concreto, qualquer juiz ou tribunal do Poder Judicirio pode declarar a inconstitucionalidade de uma lei, para afastar a sua aplicao a esse caso concreto. A assertiva C est errada porque a argio de descumprimento de preceito fundamental ADPF s pode ser proposta por um dos legitimados pela Constituio, enumerados no art. 103, I ao IX, da Constituio. Todas as aes do controle abstrato perante o STF tm os mesmos legitimados, que so os apontados no art. 103, I ao IX, da Constituio. A assertiva D est certa, porque, de fato, as decises de mrito do STF na ADIN e na ADECON possuem efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e Administrao Pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual, distrital e municipal (art. 102, 2). Significa dizer que nenhum outro rgo do Poder Judicirio, ou nenhum rgo ou entidade da Administrao Pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual, distrital ou municipal poder desrespeitar a deciso do STF em ADIN e ADECON. Se o STF declarou a inconstitucionalidade, no podero os demais rgos do Poder Judicirio ou a Administrao Pblica dar aplicao lei. Se o STF declarou a constitucionalidade, no podero os demais rgos do Poder Judicirio ou a Administrao Pblica negar aplicao lei. Importante destacar que o efeito vinculante das decises do STF no alcana o prprio STF, nem o Poder Legislativo, no tocante funo legislativa. Significa dizer que a declarao da inconstitucionalidade de uma lei em ADIN ou ADECON pelo STF no impede que o Poder Legislativo edite nova norma de contedo semelhante.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO Veja que a parte final do enunciado diz independentemente de a deciso ser sumulada pela Corte. No h que se falar em aprovao de smula para as decises do STF no controle abstrato. Por que no? Ora, se as prprias decises do STF no controle abstrato j so dotadas, por si ss, de eficcia erga omnes e efeito vinculante, qual seria o sentido de se aprovar uma smula sobre a matria? Entenderam? Seria chover no molhado aprovar uma smula vinculante para uma deciso que j , por si s, dotada de efeito vinculante! A assertiva E est errada porque regimentos e decises administrativas dos tribunais do Poder Judicirio, que possuam contedo normativo, podem ser impugnados em ADIN perante o STF. Cuidado! Embora a denominao do instituto seja controle de constitucionalidade das leis, no correto afirmar que somente as leis em sentido estrito (isto , aprovadas pelo Legislativo e sancionadas pelo chefe do Executivo) podem ser objeto de controle de constitucionalidade. Atos administrativos em geral, que possuam contedo normativo, tambm podem ser objeto de controle de constitucionalidade, inclusive por meio de ADIN. A ttulo de exemplo, cito as seguintes espcies normativas que podem ser impugnadas em ADIN perante o STF, desde que possuam contedo normativo: a) emendas Constituio Federal, Constituio dos Estados-membros; bem assim dispositivos da

b) leis federais e estaduais (ordinrias, complementares, delegadas) ou do Distrito Federal, desde que no desempenho de atribuies estaduais; c) tratados internacionais; d) medidas provisrias federais e estaduais; e) decretos do Presidente da Repblica e do Governador de Estado (desde que no sejam regulamentares); f) decretos legislativos que aprovem tratados internacionais; g) decretos do Presidente da Repblica que promulguem os tratados e convenes internacionais; h) decretos legislativos do Congresso Nacional que suspendam a execuo dos atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegao legislativa, nos termos do art. 49, V, da CF; i) regimentos dos tribunais do Poder Judicirio; j) atos de pessoa jurdica de Direito Pblico da Unio e dos Estados;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO l) pareceres normativos do Poder Executivo aprovados pelo Presidente da Repblica ou pelo Governador de Estado; m) resolues e decises administrativas dos tribunais do Poder Judicirio. 2) (ESAF/EPPGG/MPOG/2005) Uma lei declarada inconstitucional pelo STF em sede de ao direta de inconstitucionalidade, como regra geral, a) no pode ser reeditada pela Casa Legislativa que a votou, sob pena de ofensa autoridade da deciso da Suprema Corte. b) considerada invlida desde quando editada, e, portanto, desde antes da deciso do STF. c) somente deixa de produzir efeitos jurdicos a partir do trnsito em julgado da deciso do STF. d) somente considerada excluda do ordenamento jurdico depois de suspensa a sua vigncia pelo Senado Federal. e) somente deixa de ser considerada vlida nas relaes jurdicas de que faa parte o autor da ao. Gabarito: B Essa questo nos remete ao estudo dos efeitos da deciso do STF em ADIN. Em regra, a deciso do STF em ADIN dotada de: a) eficcia erga omnes alcana todos os destinatrios da lei; b) efeitos ex tunc a deciso retroage data da edio da lei, reconhecendo a invalidade da lei desde o seu nascimento; c) efeito vinculante os demais rgos do Poder Judicirio e a Administrao Pblica direta e indireta nas esferas federal, estadual, distrital e municipal no podero desrespeitar a deciso firmada pelo STF; d) efeito repristinatrio tcito a declarao da inconstitucionalidade da lei torna aplicvel a legislao anterior acaso existente, que havia sido revogada pela lei agora declarada inconstitucional. Entretanto, por razes de segurana jurdica ou diante de relevante interesse social, poder o STF, ao proclamar a inconstitucionalidade, desde que por deliberao de dois teros dos seus membros: a) restringir os efeitos da sua deciso restringir o alcance geral (eficcia erga omnes) ou o efeito repristinatrio tcito da sua deciso, por exemplo;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO b) outorgar efeitos ex nunc sua deciso afastar a retroatividade da sua deciso (efeitos ex tunc), preservando a validade dos efeitos j produzidos pela norma, fixando que a pronncia de inconstitucionalidade s vale da por diante; c) fixar um outro momento para o incio da eficcia da sua deciso poder entender o STF que o melhor momento para o incio da eficcia da sua deciso no a data de edio da lei (ex tunc), nem a data da declarao da inconstitucionalidade (ex nunc), mas sim um outro momento, que ser fixado pelo STF na sua deciso. Feita essa breve reviso, passemos ao exame das assertivas da questo. A assertiva A est errada porque o efeito vinculante das decises do STF no alcana o Poder Legislativo, isto , no impede o Poder Legislativo de editar nova norma de contedo semelhante ao daquela que foi declarada inconstitucional em ADIN. A assertiva B est certa, porque, como vimos, em regra, a declarao de inconstitucionalidade em ADIN produz efeitos retroativos (ex tunc), tornando a lei invlida desde o seu nascimento. A assertiva C est errada porque a outorga de efeitos no-retroativos (ex nunc) deciso em ADIN medida excepcional, que s pode ser firmada por motivos de segurana jurdica ou diante de relevante interesse social, por dois teros dos integrantes do STF. A regra continua sendo a outorga de efeitos retroativos (ex tunc) deciso em ADIN. A assertiva D est errada porque no h atuao do Senado Federal nas aes do controle abstrato do STF. A possibilidade de suspenso da execuo da lei declarada definitivamente inconstitucional pelo STF s existe no controle concreto (CF, art. 52, X). No faz sentido falar-se em atuao do Senado no controle abstrato, haja vista que a sua funo no controle concreto conferir eficcia erga omnes deciso do STF que, at ento, s produzia eficcia inter partes. Ora, no controle abstrato, as prprias decises do STF j so dotadas, por si ss, de eficcia erga omnes, no fazendo sentido, portanto, falar-se em outorga dessa eficcia pelo Senado Federal. A assertiva E est errada porque diz que a lei declarada inconstitucional pelo STF em ADIN somente deixa de ser considerada vlida nas relaes jurdicas de que faa parte o autor da ao, o que no verdade, haja vista que a deciso em ADIN dotada de eficcia geral (erga omnes), alcanando todos os destinatrios da lei. Se a lei foi declarada inconstitucional, ser ela retirada do ordenamento jurdico, e

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO essa eficcia vale para todos os brasileiros que at ento estavam sujeitos sua aplicao. 3) (ESAF/APO/MPOG/2005) Sobre controle de constitucionalidade perante a Constituio Federal, assinale a opo correta. a) Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual. b) Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia quando a deciso recorrida julgar inconstitucional lei ou ato de governo local contestado em face da Constituio Federal. c) Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia quando a deciso recorrida julgar invlida lei local contestada em face de lei federal. d) Para que o Supremo Tribunal Federal admita recurso extraordinrio, preciso que o recorrente demonstre a repercusso geral da questo constitucional discutida no caso concreto; porm, a recusa, pelo Tribunal, da admisso do recurso extraordinrio s poder ocorrer pela manifestao de dois teros de seus membros. e) As decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal nas aes diretas de inconstitucionalidade, por fora de expressa determinao constitucional, produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, apenas no mbito da administrao pblica direta e indireta federal. Gabarito: D A assertiva A est errada porque a ADECON no admite lei ou ato normativo estadual como seu objeto, mas somente lei ou ato normativo federal (CF, art. 102, I, a). As assertivas B e C esto erradas porque apresentam duas hipteses de cabimento de recurso extraordinrio no previstas no texto da Constituio. Determina a Constituio que cabe ao STF julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida (art. 102, III): i) contrariar dispositivo desta Constituio; ii) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; iii) julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituio.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO iv) julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. Como se v, as duas hipteses apresentadas nas assertivas B e C julgar inconstitucional lei ou ato de governo local contestado em face da Constituio Federal e julgar invlida lei local contestada em face de lei federal no esto presentes no texto da Constituio. A assertiva D est certa, e trata de uma inovao introduzida pela EC n 45/2004 (Reforma do Judicirio), que a exigncia de comprovao de repercusso geral para a interposio de recurso extraordinrio perante o STF. Essa regra est apresentada no art. 102, 3, da Constituio, nestes termos: No recurso extraordinrio o recorrente dever demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admisso do recurso, somente podendo recus-lo pela manifestao de dois teros de seus membros. Essa regra deve ser assim entendida: (a) na interposio do recurso extraordinrio, o recorrente dever demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei; (b) se o STF entender que o autor no conseguiu comprovar essa repercusso geral, poder recusar o recurso extraordinrio; (c) porm, para que o STF recuse o recurso extraordinrio por esse motivo ausncia da comprovao da repercusso geral ser necessria a manifestao de oito Ministros (dois teros dos membros do STF). O intuito dessa exigncia constitucional evitar que cheguem ao STF, mediante recurso extraordinrio, casos concretos sem nenhuma relevncia jurdica, como acontece hoje em dia (briga de vizinhos, canelada em sogra etc.). Agora, o recorrente deve comprovar que a questo constitucional discutida no recurso extraordinrio extrapola o caso concreto, possuindo a tal repercusso geral. Se o STF entender que no houve essa comprovao, poder recusar o recurso extraordinrio, desde que haja manifestao de dois teros dos seus membros nesse sentido. A assertiva E est errada porque as decises do STF em ADIN, por fora de expressa determinao constitucional, produziro eficcia contra todos (erga omnes) e efeito vinculante relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal (CF, art. 102, 2). 4) (ESAF/ANALISTA/MPU/2004) Somente o Supremo Tribunal Federal pode julgar, em abstrato, a constitucionalidade de uma lei em face da Constituio Federal. Item CERTO. www.pontodosconcursos.com.br 9

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO Compete exclusivamente ao STF realizar controle abstrato em face da Constituio Federal. Os TJ tambm realizam controle abstrato, mas somente em face da Constituio Estadual (CF, art. 125, 2). 5) (ESAF/ANALISTA/MPU/2004) Decidido pelo STF, em ao direta de inconstitucionalidade, que uma lei inconstitucional, nenhum outro rgo do Judicirio pode decidir em sentido contrrio, qualquer que seja o processo que esteja analisando. Item CERTO. Determina a Constituio que as decises do STF nas aes diretas de inconstitucionalidade e nas aes declaratrias de constitucionalidade produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal (art. 102, 2). Logo, nenhum outro rgo do Poder Judicirio (e tambm da Administrao Pblica) poder decidir em sentido contrrio ao que foi decidido pelo STF em ADIN. 6) (ESAF/ANALISTA/MPU/2004) Os Tribunais de Justia dos Estados no podem declarar a inconstitucionalidade de lei federal. Item ERRADO. Os tribunais de justia no podem declarar a inconstitucionalidade de lei federal somente no controle abstrato (CF, art. 125, 2). No controle difuso, em casos concretos submetidos sua apreciao, os tribunais de justia podem declarar a inconstitucionalidade de lei municipal, estadual ou federal. Fixe bem estas duas idias: (a) os tribunais de justia no realizam controle abstrato em face da Constituio Federal (controle concreto eles podem realizar normalmente, tanto em face da Constituio Estadual, quanto em face da Constituio Federal); (b) os tribunais de justia no tm competncia para declarar a inconstitucionalidade de lei federal no controle abstrato (no controle concreto eles podem declarar a inconstitucionalidade de lei federal, estadual ou municipal). 7) (ESAF/ANALISTA/MPU/2004) Todos os legitimados para propor ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal tambm o so para ajuizar ao declaratria de constitucionalidade perante a mesma Corte. Item CERTO. A EC n 45/2004 igualou a legitimao ativa em todas as aes do controle abstrato perante o STF. Logo, os legitimados enumerados no

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO art. 103, I ao IX, da Constituio podem propor todas as aes do controle abstrato perante o STF (ADIN, ADIN POR OMISSO, ADECON e ADPF). 8) (ESAF/AFC/STN/2005) Sobre controle de constitucionalidade, assinale a nica opo correta. a) Caber recurso extraordinrio da deciso de Tribunal que declarar a inconstitucionalidade de lei federal ou que julgar vlida lei estadual ou municipal contestada em face de lei federal. b) Da deciso, em representao de inconstitucionalidade, proposta perante Tribunal de Justia, que considerar inconstitucional uma lei municipal, contestada em face de dispositivo da constituio estadual que mera reproduo de dispositivo da constituio federal, caber, segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, recurso extraordinrio. c) As decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas aes diretas de inconstitucionalidade produziro, por fora de expressa determinao constitucional, eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais Poderes e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. d) No recurso extraordinrio, o recorrente dever demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, para que o Supremo Tribunal Federal examine a admisso do recurso, s sendo admitido o recurso que obtiver manifestao favorvel de dois teros dos membros do Tribunal. e) cabvel a ao declaratria de constitucionalidade em relao lei ou ato normativo federal ou estadual, tendo legitimidade para a sua propositura, apenas, o Presidente da Repblica, o Procurador-Geral da Repblica e as Mesas do Senado Federal e da Cmara dos Deputados. Gabarito: questo ANULADA, por conter duas assertivas certas. Embora essa questo tenha sido anulada pela Esaf, devemos examinla, porque suas assertivas so timas (a anulao ocorreu, unicamente, porque h duas assertivas certas). A assertiva A est certa porque a EC n 45/2004 introduziu essa nova possibilidade de cabimento do recurso extraordinrio, ao dispor que cabe ao STF julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida julgar vlida lei local contestada em face de lei federal (art. 102, III, d). Muito cuidado com esse acrscimo de competncia do STF na hora da prova! Mas, muito cuidado mesmo! www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO Por que? Porque a competncia repassada ao STF foi, to somente, para examinar controvrsia, em recurso extraordinrio, quando a deciso recorrida julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. A competncia ser do STF somente se o conflito envolver lei (ato legislativo, em sentido estrito) local contestada em face de lei federal. Se o conflito for de ato (atos administrativos em geral) de governo local contestado em face de lei federal, a competncia do Superior Tribunal de Justia - STJ, em recurso especial (CF, art. 105, III, b). A assertiva B est certa porque, segundo a jurisprudncia do STF, na hiptese de ajuizamento de ADIN perante o TJ com a alegao de ofensa norma constitucional estadual que reproduz dispositivo da Constituio Federal de observncia obrigatria pelos Estados, contra a deciso do TJ cabvel a interposio de recurso extraordinrio para o STF. Vejamos um exemplo. Suponha que uma lei estadual ou municipal seja impugnada em ADIN perante o TJ, com a alegao de ofensa ao artigo 40 da Constituio do Estado. Suponha, agora, que esse artigo 40 da Constituio do Estado seja mera reproduo de dispositivo da Constituio Federal (sabemos que diversas regras previstas na CF so de reproduo obrigatria pela Constituio do Estado). Nessa hiptese, o TJ apreciar a ADIN, firmando sua posio sobre a validade da lei, sendo cabvel, contra a sua deciso, a interposio de recurso extraordinrio para o STF. Um outro ponto importante sobre esse recurso extraordinrio. Segundo a jurisprudncia do STF, a sua deciso nesse recurso extraordinrio contra deciso do TJ em ADIN ter eficcia geral (erga omnes), por se tratar de controle abstrato, eficcia essa que se estende a todo o territrio nacional. Essa eficcia erga omnes importante porque, em decorrncia dela, a deciso do STF nesse recurso extraordinrio, caso seja declarada a inconstitucionalidade da norma, no ser comunicada ao Senado Federal, para os efeitos do art. 52, X, da Constituio Federal. Afinal, se a prpria deciso do STF j dotada de eficcia erga omnes, retirando a norma do ordenamento jurdico, no h que se falar em suspenso da execuo dessa norma pelo Senado Federal. Em resumo: i) cabe recurso extraordinrio para o STF contra deciso do TJ no controle abstrato sempre que a norma da Constituio Estadual eleita como parmetro para a declarao da inconstitucionalidade da norma

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO estadual ou municipal impugnada for de reproduo obrigatria da Constituio Federal; ii) a deciso do STF nesse recurso extraordinrio dotada de eficcia erga omnes, razo pela qual no ser comunicada ao Senado Federal, para os fins do art. 52, X, da Constituio Federal. A assertiva C est errada porque afirma que o efeito vinculante da deciso do STF em ADIN alcana os demais Poderes, e, como vimos, o Poder Legislativo no alcanado por essa fora vinculante. Na verdade, o efeito vinculante alcana os demais rgos do Poder Judicirio e a Administrao Pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal (CF, art. 102, 2). No so atingidos pelo efeito vinculante o prprio STF e o Poder Legislativo. A assertiva D est errada porque a deliberao de dois teros dos membros do STF para recusar o recurso extraordinrio, e no para admiti-lo. o que estabelece o 3 do art. 102 da Constituio Federal, includo pela EC n 45/2004, nos termos seguintes: No recurso extraordinrio o recorrente dever demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admisso do recurso, somente podendo recus-lo pela manifestao de dois teros de seus membros. Veja que a exigncia de dois teros para a recusa do recurso extraordinrio, e no para a aceitao. A regra continua sendo a aceitao do recurso extraordinrio. Para que o STF recuse o recurso extraordinrio, pela no-comprovao da repercusso geral das questes constitucionais nele discutidas, sero necessrios votos de oito Ministros (dois teros do Tribunal). A assertiva E est errada porque no cabe ADECON contra lei ou ato normativo estadual, mas somente contra lei ou ato normativo federal (CF, art. 102, I, a). 9) (ESAF/AFC/CGU/2003) A extrapolao, pelo Poder Executivo, no uso do seu poder regulamentar, caracteriza, segundo a jurisprudncia do STF, uma ilegalidade e no uma inconstitucionalidade, uma vez que no h ofensa direta literalidade de dispositivo da Constituio. Item CERTO. Sabe-se que cabe ao chefe do Executivo - nas esferas federal, estadual e municipal - expedir decretos e regulamentos para a fiel execuo das leis (CF, art. 84, IV). Trata-se do denominado poder regulamentar do chefe do Executivo.

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO Sabe-se, tambm, que no exerccio do poder regulamentar o chefe do Executivo no pode extrapolar os limites da lei, isto , no pode inovar, indo alm do contedo da lei. Afinal, o poder regulamentar, como a prpria denominao indica, para regulamentar o contedo da lei, com o fim de facilitar a sua execuo, e no para extrapolar esse contedo legal. Segundo a jurisprudncia do STF, se o decreto regulamentar extrapolar o contedo da lei regulamentada teremos um mero caso de ilegalidade, e no uma inconstitucionalidade, haja vista tratar-se de conflito entre ato regulamentar e lei regulamentada, sem ofensa direta Constituio Federal. Alis, exatamente por esse motivo conflito entre ato regulamentar e lei regulamentada caso de ilegalidade, e no de inconstitucionalidade, pois no h ofensa direta Constituio que o STF no admite a aferio da validade de atos regulamentares em ADIN. 10) (ESAF/AFT/2003) No mbito da Administrao Pblica Federal, a suspenso, pelo Senado Federal, da execuo de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal tem efeitos ex tunc. Item CERTO. No h unanimidade doutrinria a respeito dos efeitos da deciso do Senado Federal que determina a suspenso da execuo da lei declarada definitivamente inconstitucional pelo STF no controle concreto, na forma do art. 52, X, da Constituio. Alguns doutrinadores defendem que a deciso do Senado produzir efeitos retroativos (ex tunc), enquanto outros propugnam pelos efeitos meramente prospectivos (ex nunc). Entretanto, no mbito da Administrao Pblica federal essa controvrsia perdeu o significado prtico, haja vista que o Presidente da Repblica resolveu adotar os efeitos retroativos (ex tunc), editando decreto nesse sentido (Decreto n 2.346, de 10/10/1997). Portanto, no mbito da Administrao Pblica federal no h mais controvrsia: a suspenso, pelo Senado Federal, da execuo da lei declarada definitivamente inconstitucional produz efeitos ex tunc (retroativos). Vale registrar que essa regra vale somente para a Administrao Pblica federal, haja vista que decreto do Presidente da Repblica no vincula, nessa matria, os demais entes federados.

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO 11) (ESAF/AFT/2003) Segundo a atual disciplina do processo da ao direta de inconstitucionalidade, possvel a declarao de inconstitucionalidade sem a pronncia da nulidade da lei, diferindo-se a data da nulidade para um termo futuro, especificado na deciso. Item CERTO. Vimos que por razes de segurana jurdica ou diante de relevante interesse social, poder o STF, ao proclamar a inconstitucionalidade em ADIN, desde que por deliberao de dois teros dos seus membros: a) restringir os efeitos da sua deciso restringir o alcance geral (eficcia erga omnes) ou o efeito repristinatrio tcito da sua deciso, por exemplo; b) outorgar efeitos ex nunc sua deciso afastar a retroatividade da sua deciso (efeitos ex tunc), preservando a validade dos efeitos j produzidos pela norma, fixando que a pronncia de inconstitucionalidade s vale da por diante; c) fixar um outro momento para o incio da eficcia da sua deciso poder entender o STF que o melhor momento para o incio da eficcia da sua deciso no a data da edio da lei (ex tunc), nem a data da declarao da inconstitucionalidade (ex nunc), mas sim um outro momento, que ser fixado pelo STF na sua deciso. Portanto, de acordo com a letra c, acima, possvel que o STF proclame a inconstitucionalidade da lei em ADIN sem pronunciar a sua nulidade desde a data da sua publicao (ex tunc), optando por diferir o momento da invalidade da lei para uma data futura, que ser fixada pelo prprio STF na sua deciso. 12) (ESAF/AFT/2003) Segundo a jurisprudncia do STF, admite-se Recurso Extraordinrio de deciso de Tribunal de Justia Estadual que, em sede de representao de inconstitucionalidade estadual, declarou constitucional uma lei municipal confrontada com dispositivo da Constituio Estadual cujo contedo reproduo obrigatria de contedo de dispositivo da Constituio Federal. Item CERTO. Segundo a jurisprudncia do STF, cabe recurso extraordinrio para o STF contra deciso do TJ no controle abstrato sempre que a norma da Constituio Estadual eleita como parmetro para a declarao da inconstitucionalidade da norma estadual ou municipal impugnada for de reproduo obrigatria da Constituio Federal. Vimos, tambm, que a deciso do STF nesse recurso extraordinrio dotada de eficcia erga omnes, razo pela qual no haver

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO comunicao ao Senado Federal, para os fins do art. 52, X, da Constituio Federal. 13) (ESAF/AFT/2003) admissvel a propositura, perante o STF, de uma Ao Direita de Inconstitucionalidade contra uma lei distrital que disciplinou a cobrana do Imposto Predial e Territorial Urbano em desconformidade com o texto da Constituio Federal. Item ERRADO. Somente as leis e atos normativos do Distrito Federal editados no uso de competncia estadual podem ser impugnadas em ADIN perante o STF. Na hiptese tratada no enunciado da questo, como o IPTU imposto de competncia municipal (CF, art. 156, I), a lei distrital no poder ser objeto de ADIN perante o STF. Mas, cuidado! As leis e atos normativos do Distrito Federal editados no uso de competncia municipal podero ser objeto de ADIN perante o Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios TJDFT, em face da Lei Orgnica do Distrito Federal. 14) (ESAF/AFT/2003) A doutrina e a jurisprudncia reconhecem o efeito repristinatrio em relao lei que foi revogada por lei declarada inconstitucional pelo STF. Item CERTO. A declarao da inconstitucionalidade de uma lei pelo STF tem efeito repristinatrio tcito em relao legislao anterior, que havia sido revogada pela lei ora declarada inconstitucional. Se a Lei 1 foi revogada pela Lei 2, e esta ulteriormente declarada inconstitucional pelo STF, a Lei 1, que estava fora do ordenamento jurdico, tacitamente repristinada. Em se tratando de ADIN, essa repristinao da lei revogada ocorre tanto na concesso da medida cautelar (provisoriamente, at que o STF aprecie o mrito da ao), quanto na deciso definitiva de mrito (agora, em carter definitivo). Cuidado! comum o candidato fazer uma confuso danada com esse assunto na hora da prova, em razo de ter aprendido, no b--b do Direito, com a Professora Fulaninha, que no Brasil no existe repristinao tcita! O candidato decora essa frase horrorosa e a leva para onde vai! Sai aplicando essa frase em tudo o que v pela frente, at na vida pessoal! Srio, no brincadeira, j vi aluna em Braslia falando em suspender a eficcia do(a) atual namorado(a), e repristinar expressamente o(a) antigo(a)!

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO Bem, brincadeiras parte, melhor separarmos bem as coisas. Essa tradicional regra, segundo a qual no existe repristinao tcita no Brasil, est prevista na Lei de Introduo ao Cdigo Civil LICC, que trata da revogao sucessiva de leis. Entenderam? A LICC refere-se inexistncia de repristinao tcita na revogao sucessiva de leis. Assim, se temos a Lei 1, que revogada pela Lei 2, que posteriormente revogada pela Lei 3, temos o seguinte: (a) com a revogao da Lei 2 pela Lei 3, no silncio da Lei 3 a Lei 1 no ser automaticamente revigorada (no ocorrer repristinao tcita); (b) porm, a Lei 3, ao revogar a Lei 2, poder revigorar a Lei 1, desde que o faa expressamente (poder ocorrer repristinao expressa). Essa regra da LICC, aplicvel ao caso de revogao sucessiva de leis, no pode ser aplicada declarao de inconstitucionalidade das leis pelo STF, situao em que o entendimento distinto: (a) com a declarao da inconstitucionalidade da Lei 2, a regra a repristinao tcita da Lei 1, que havia sido por ela revogada; (2) essa repristinao da Lei 1 poder ser afastada, desde que o STF o faa expressamente na sua deciso. Ora, no fique mais decorando as frases sem entender o seu real sentido, imagine a situao na prtica! J disse antes, o tempo de decoreba em concurso j passou! Suponha que voc esteja pagando determinado imposto, com base na Lei 1, alquota de 5%. Ulteriormente, essa Lei 1 revogada pela Lei 2, que fixa a alquota do mesmo imposto em 20%, deixando voc endividado e desesperado! Imagine agora que essa Lei 2 tenha sido impugnada em ADIN perante o STF. Pergunto: voc estar torcendo para que tipo de deciso do STF? Ah, voc estar torcendo para que o STF declare a inconstitucionalidade da Lei 2, para que voc volte, imediatamente, a pagar o imposto alquota de 5%, prevista na Lei 1, certo? Certo. O que isso? Por que com a declarao da inconstitucionalidade da Lei 2 voc volta automaticamente a pagar a alquota menor, prevista na antiga Lei 1? Ora, isso nada mais do que a repristinao tcita da Lei 1, causada pela declarao da inconstitucionalidade da Lei 2! Leia, releia esse comentrio, e no venha mais dizer por a que aprendeu com o professor tal que no existe repristinao tcita no Brasil! No me irrite, logo agora, no final do curso on-line! (risos) 15) (ESAF/AFT/2003) Segundo a jurisprudncia do STF, no cabe concesso de medida cautelar em sede de Ao Direta de Inconstitucionalidade por omisso. Item CERTO.

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO A jurisprudncia do STF firmou-se no sentido de que no cabe concesso de medida cautelar em ADIN por omisso. A razo muito simples. Na ADIN por omisso, nem na prpria deciso definitiva de mrito o STF editar a norma faltante, simplesmente dar cincia ao Poder competente para a adoo das providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em trinta dias (CF, art. 103, 2). Ora, se nem na deciso definitiva de mrito o STF tomar providncias efetivas no tocante omisso legislativa, qual seria o contedo da antecipao mediante a concesso de medida cautelar? Enfim, se a deciso definitiva praticamente um nada em termos prticos, qual seria o sentido de antecipar, em medida cautelar, esse nada?! Vale lembrar que em todas as outras aes do controle abstrato perante o STF ADIN genrica, ADECON e ADPF cabvel a concesso de medida cautelar. 16) (ESAF/AFT/2003) Segundo o entendimento do STF, possvel ao Autor requerer a desistncia em relao a uma Ao Direta de Inconstitucionalidade, desde que demonstre razes de interesse pblico para essa desistncia. Item ERRADO. O STF no admite a desistncia das aes do controle abstrato. Significa dizer que, uma vez proposta a ao, no poder o autor dela desistir. O fundamento para esse entendimento que no controle abstrato o autor da ao no est defendendo interesse subjetivo, prprio, mas sim a supremacia da Constituio. Logo, a sua funo unicamente suscitar perante o STF uma relevante controvrsia constitucional. Feito isso, ele perde o direito de disposio sobre a ao proposta. Pelo mesmo motivo, o STF tambm no admite a desistncia do pedido de medida cautelar nas aes abstratas (aqui, veja, a situao diferente: o autor no quer a desistncia da ao, mas somente do pedido de medida cautelar nela formulado). 17) (ESAF/AFT/2003) A admisso de Ao Declaratria de Constitucionalidade, para processamento e julgamento pelo STF, pressupe a comprovao liminar de existncia de divergncia jurisdicional, caracterizada pelo volume expressivo de decises judiciais que tenham por fundamento teses conflitantes. Item CERTO.

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO Para que uma ADECON seja conhecida pelo STF imprescindvel que o autor da ao comprove a existncia de relevante controvrsia judicial sobre a validade da lei. A razo para esse pressuposto de admissibilidade da ADECON um tanto quanto bvio. Se foi publicada determinada lei e se no existe nenhuma controvrsia judicial sobre a sua validade, no faz sentido requerer ao STF a declarao da sua constitucionalidade. Ora, se a lei foi publicada e no h nenhuma controvrsia sobre a sua validade, prevalece o princpio da presuno de constitucionalidade das leis e, portanto, no faz o menor sentido a mais alta Corte do pas declarar o bvio, isto , que a lei constitucional, vlida! Como o autor comprovar, nos autos, a existncia da relevante controvrsia judicial sobre a validade da lei? Essa comprovao feita mediante a juntada aos autos de decises de juzos inferiores sobre a validade da lei, proferidas no controle difuso de constitucionalidade. O autor comprovar, por exemplo, que enquanto os juzes federais no Rio Grande do Sul tm declarado a lei constitucional, os magistrados federais no Cear tm declarado a lei inconstitucional; que enquanto o Tribunal Regional Federal da 4 Regio tem considerado a lei constitucional, o Tribunal Regional Federal da 1 Regio tem declarado a lei inconstitucional e assim por diante. Cuidado! Importantssimo destacar que, segundo a jurisprudncia do STF, a controvrsia para legitimar a propositura da ADECON deve ser judicial, isto , instaurada perante os rgos do Poder Judicirio, em casos concretos, na via difusa. A comprovao da existncia de controvrsia doutrinria sobre a validade da lei no suficiente. Portanto, no suficiente a comprovao de que, por exemplo, o constitucionalista Alexandre de Moraes entende que a lei constitucional, ao passo que o doutrinador Jos Afonso da Silva entende que ela inconstitucional. Enfim, a relevante controvrsia tem que ser judicial, e no doutrinria. 18) (ESAF/AFT/2003) posio majoritria, no STF, o entendimento de que no possvel o deferimento de medida cautelar, com efeito vinculante, em sede de Ao Declaratria de Constitucionalidade. Item ERRADO. Embora a Constituio s outorgue expressamente efeito vinculante s decises definitivas de mrito em ADIN e ADECON (As sentenas definitivas de mrito, diz o art. 102, 2, da CF), o STF firmou entendimento de que tambm a deciso que concede medida cautelar nas aes do controle abstrato dotada de efeito vinculante relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e Administrao

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO Pblica direta e indireta nas esferas federal, estadual, distrital e municipal. 19) (ESAF/AFC/2000) Cabe, com exclusividade, a rgo do Poder Judicirio (o Supremo Tribunal Federal) o julgamento em tese da constitucionalidade de leis federais. Item CERTO. Compete exclusivamente ao STF o julgamento em tese da constitucionalidade de leis federais, isto , somente esse Tribunal tem competncia para realizar controle abstrato de leis e atos normativos federais. Os TJ tambm realizam controle abstrato, mas somente de leis estaduais e municipais em face da Constituio Estadual (CF, art. 125, 2). 20) (ESAF/AFC/2000) Sobre o controle abstrato de normas em face da Constituio Federal, assinale a opo correta. a) Nos Estados-membros, compete aos Tribunais de Justia o controle abstrato das normas estaduais e municipais em face da Constituio Federal. b) Qualquer juiz ou tribunal federal inconstitucionalidade, em tese, de lei federal. pode declarar a

c) Decidindo o Supremo Tribunal Federal pela inconstitucionalidade, em tese, de uma lei federal, para que essa deciso produza efeitos contra todos, a lei dever ter os seus efeitos suspensos pelo Senado Federal. d) Declarada constitucional uma lei federal, em ao declaratria de constitucionalidade, nenhum outro tribunal do pas pode, depois, declarar a mesma lei inconstitucional. e) O Procurador-Geral da Repblica est legitimado a propor ao declaratria de constitucionalidade de lei estadual, se a Unio demonstrar interesse na manuteno da lei. Gabarito: D A assertiva A est errada porque os tribunais de justia s realizam controle abstrato de normas estaduais e municipais em face da Constituio Estadual (CF, art. 125, 2). A assertiva B est errada porque somente o STF dispe de competncia para declarar a inconstitucionalidade, em tese, de lei federal. Nenhum outro rgo do Poder Judicirio, juiz ou tribunal, tem competncia para declarar a inconstitucionalidade em tese (controle abstrato) de normas federais. www.pontodosconcursos.com.br 20

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO Isso porque, alm do STF, somente os TJ tm competncia para realizar controle abstrato no Brasil, mas eles s realizam esse controle abstrato de leis e atos normativos estaduais e municipais em face da Constituio Estadual (CF, art. 125, 2). Todos os demais juzes e tribunais do Pas s podem declarar a inconstitucionalidade incidentalmente, diante de um caso concreto, no chamado controle difuso de constitucionalidade. A assertiva C est errada porque o Senado Federal s dispe de competncia para suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo STF no controle concreto, e no no controle abstrato, em tese. No controle abstrato, no h atuao do Senado Federal, haja vista que a prpria deciso do STF j dotada de eficcia contra todos, retirando a lei do ordenamento jurdico (eficcia erga omnes). A assertiva D est certa porque a deciso do STF em ADECON produz efeito vinculante relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal (CF, art. 102, 2). Logo, nenhum outro tribunal ou juzo inferior poder desrespeitar a deciso do STF, em qualquer que seja o processo. A assertiva E est errada porque a ADECON s admite como objeto leis e atos normativos federais (CF, art. 102, I, a). 21) (ESAF/PFN/2004) Assinale a assertiva correta. a) A lei que houver sido editada antes de 1988, no objeto passvel de controle abstrato no mbito do Supremo Tribunal Federal. b) Se a lei, objeto de ao direta de inconstitucionalidade, for revogada depois de proposta a demanda, mas antes do julgamento, o mrito da ao dever ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal, se comprovado que a lei interferiu em situaes jurdicas concretas durante a sua vigncia. c) O Governador ou a Assemblia Legislativa do Estado em que se produziu uma lei, cuja compatibilidade com a Constituio Federal objeto de decises judiciais conflitantes, pode propor ao declaratria de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal. d) obrigatria a oitiva do Advogado-Geral da Unio em todos os processos de controle abstrato de constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. e) Nenhum rgo do Executivo Federal pode dar aplicao a uma lei declarada inconstitucional, pelo Supremo Tribunal Federal, em ao direta de inconstitucionalidade. www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO Gabarito: E A assertiva A est errada porque leis editadas antes de 1988, o chamado direito pr-constitucional, podem ser objeto de controle abstrato perante o STF, desde que mediante argio de descumprimento de preceito fundamental ADPF. O direito pr-constitucional no pode ser objeto de ADIN e ADECON, mas pode ser objeto de ADPF, que tambm ao do controle abstrato. Cuidado! H duas inovaes da ADPF, que a distinguem da ADIN, que tm sido reiteradamente cobradas em concurso: (a) a possibilidade de aferio do direito pr-constitucional; (b) a possibilidade de aferio de controvrsia sobre leis e atos normativos municipais. A assertiva B est errada porque o STF no julga ADIN contra direito revogado. O fundamento para esse entendimento do STF tem a ver com o objeto da ADIN. O objeto da ADIN retirar lei inconstitucional do ordenamento jurdico. Se a lei foi revogada, ela j foi retirada do ordenamento jurdico pelo ato de revogao. Logo, com a revogao da lei impugnada, a ADIN fica sem objeto. Assim, temos o seguinte: i) se a ADIN for proposta depois da revogao da lei, a ao no ser conhecida, por ausncia de objeto; i) se a ADIN proposta com a lei em vigor, mas antes do seu julgamento a lei revogada, a ao considerada prejudicada, por perda de objeto. Mas, e se lei tiver produzido efeitos concretos no perodo de sua vigncia? Bem, se a lei tiver produzido efeitos concretos durante a sua vigncia, antes da revogao, esses efeitos podero ser discutidos perante o Poder Judicirio, mas somente no controle difuso, diante de casos concretos (o que no se admite a discusso sobre os efeitos de lei revogada em ADIN). A assertiva C est errada porque em ADECON s pode ser discutida a validade de leis e atos normativos federais (CF, art. 102, I, a), e o enunciado refere-se lei produzida pelo Estado-membro. Uma considerao interessante sobre esse assunto. Na Reforma do Judicirio, implementada pela EC n 45/2004, a inteno inicial era ampliar a legitimao para a propositura da ADECON, bem assim o seu objeto, que passaria a contemplar, tambm, leis e atos normativos estaduais.

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO Entretanto, o texto promulgado contemplou apenas a ampliao da legitimao (que passou a ser a mesma da ADIN, prevista no art. 103, I ao IX), no fazendo o mesmo com o objeto da ao (a ADECON continua tendo por objeto, somente, leis e atos normativos federais). Com isso, a reforma ficou meio capenga, meio sem sentido, pois me parece difcil imaginar uma situao em que o Governador de Estado ou a Mesa da Assemblia Legislativa tenha interesse em requerer ao STF a declarao da constitucionalidade de uma lei federal! A assertiva D est errada porque, segundo a jurisprudncia do STF, o Advogado-Geral da Unio no atua em ADIN por omisso, nem em ADECON. Determina a Constituio que quando o STF apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citar, previamente, o Advogado-Geral da Unio, que defender o ato ou texto impugnado (art. 103, 3). Como se v, a funo do Advogado-Geral da Unio no controle abstrato defender a norma, quando ela impugnada, em tese, perante o STF. Por isso, ele no atuar em ADIN por omisso (porque no h norma a ser defendida, haja vista que essa ao proposta em razo da inexistncia de norma regulamentadora), nem em ADECON (porque nessa ao no requerida a inconstitucionalidade da norma, mas sim a declarao da sua constitucionalidade). A assertiva E est certa porque a deciso do STF em ADIN dotada de efeito vinculante relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal (CF, art. 102, 2). Ficamos por aqui hoje. J temos informaes demais para uma semana! Na prxima aula comentaremos outros exerccios sobre controle de constitucionalidade. Bons estudos, Vicente Paulo

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO LISTA DOS EXERCCIOS COMENTADOS NESTA AULA 1) (ESAF/EPPGG/MPOG/2005) Assinale a opo correta. a) Os tribunais de justia nos Estados podem desempenhar o controle abstrato de leis estaduais e municipais em face diretamente da Constituio Federal. b) Somente o Supremo Tribunal Federal (STF) competente para desempenhar o controle incidental de constitucionalidade no Brasil. c) Qualquer indivduo que tenha sofrido afronta a um direito fundamental pode ajuizar uma ao por descumprimento de preceito fundamental, perante o STF, desde que tenha exaurido os meios ordinrios para restaurar o seu direito. d) As decises de mrito do Supremo Tribunal Federal, tanto na ao direta de inconstitucionalidade como na ao declaratria de constitucionalidade, possuem efeito vinculante para os demais tribunais e para a Administrao Pblica, independentemente de a deciso ser sumulada pela Corte. e) Em nenhum caso, deciso administrativa de tribunais ou as normas do seu regimento interno podem ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade. 2) (ESAF/EPPGG/MPOG/2005) Uma lei declarada inconstitucional pelo STF em sede de ao direta de inconstitucionalidade, como regra geral, a) no pode ser reeditada pela Casa Legislativa que a votou, sob pena de ofensa autoridade da deciso da Suprema Corte. b) considerada invlida desde quando editada, e, portanto, desde antes da deciso do STF. c) somente deixa de produzir efeitos jurdicos a partir do trnsito em julgado da deciso do STF. d) somente considerada excluda do ordenamento jurdico depois de suspensa a sua vigncia pelo Senado Federal. e) somente deixa de ser considerada vlida nas relaes jurdicas de que faa parte o autor da ao. 3) (ESAF/APO/MPOG/2005) Sobre controle de constitucionalidade perante a Constituio Federal, assinale a opo correta. a) Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual. www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO b) Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia quando a deciso recorrida julgar inconstitucional lei ou ato de governo local contestado em face da Constituio Federal. c) Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia quando a deciso recorrida julgar invlida lei local contestada em face de lei federal. d) Para que o Supremo Tribunal Federal admita recurso extraordinrio, preciso que o recorrente demonstre a repercusso geral da questo constitucional discutida no caso concreto; porm, a recusa, pelo Tribunal, da admisso do recurso extraordinrio s poder ocorrer pela manifestao de dois teros de seus membros. e) As decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal nas aes diretas de inconstitucionalidade, por fora de expressa determinao constitucional, produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, apenas no mbito da administrao pblica direta e indireta federal. 4) (ESAF/ANALISTA/MPU/2004) Somente o Supremo Tribunal Federal pode julgar, em abstrato, a constitucionalidade de uma lei em face da Constituio Federal. 5) (ESAF/ANALISTA/MPU/2004) Decidido pelo STF, em ao direta de inconstitucionalidade, que uma lei inconstitucional, nenhum outro rgo do Judicirio pode decidir em sentido contrrio, qualquer que seja o processo que esteja analisando. 6) (ESAF/ANALISTA/MPU/2004) Os Tribunais de Justia dos Estados no podem declarar a inconstitucionalidade de lei federal. 7) (ESAF/ANALISTA/MPU/2004) Todos os legitimados para propor ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal tambm o so para ajuizar ao declaratria de constitucionalidade perante a mesma Corte. 8) (ESAF/AFC/STN/2005) Sobre controle de constitucionalidade, assinale a nica opo correta. a) Caber recurso extraordinrio da deciso de Tribunal que declarar a inconstitucionalidade de lei federal ou que julgar vlida lei estadual ou municipal contestada em face de lei federal. b) Da deciso, em representao de inconstitucionalidade, proposta perante Tribunal de Justia, que considerar inconstitucional uma lei municipal, contestada em face de dispositivo da constituio estadual que mera reproduo de dispositivo da constituio federal, caber, www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO segundo a jurisprudncia extraordinrio. do Supremo Tribunal Federal, recurso

c) As decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas aes diretas de inconstitucionalidade produziro, por fora de expressa determinao constitucional, eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais Poderes e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. d) No recurso extraordinrio, o recorrente dever demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, para que o Supremo Tribunal Federal examine a admisso do recurso, s sendo admitido o recurso que obtiver manifestao favorvel de dois teros dos membros do Tribunal. e) cabvel a ao declaratria de constitucionalidade em relao lei ou ato normativo federal ou estadual, tendo legitimidade para a sua propositura, apenas, o Presidente da Repblica, o Procurador-Geral da Repblica e as Mesas do Senado Federal e da Cmara dos Deputados. 9) (ESAF/AFC/CGU/2003) A extrapolao, pelo Poder Executivo, no uso do seu poder regulamentar, caracteriza, segundo a jurisprudncia do STF, uma ilegalidade e no uma inconstitucionalidade, uma vez que no h ofensa direta literalidade de dispositivo da Constituio. 10) (ESAF/AFT/2003) No mbito da Administrao Pblica Federal, a suspenso, pelo Senado Federal, da execuo de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal tem efeitos ex tunc. 11) (ESAF/AFT/2003) Segundo a atual disciplina do processo da ao direta de inconstitucionalidade, possvel a declarao de inconstitucionalidade sem a pronncia da nulidade da lei, diferindo-se a data da nulidade para um termo futuro, especificado na deciso. 12) (ESAF/AFT/2003) Segundo a jurisprudncia do STF, admite-se Recurso Extraordinrio de deciso de Tribunal de Justia Estadual que, em sede de representao de inconstitucionalidade estadual, declarou constitucional uma lei municipal confrontada com dispositivo da Constituio Estadual cujo contedo reproduo obrigatria de contedo de dispositivo da Constituio Federal. 13) (ESAF/AFT/2003) admissvel a propositura, perante o STF, de uma Ao Direita de Inconstitucionalidade contra uma lei distrital que disciplinou a cobrana do Imposto Predial e Territorial Urbano em desconformidade com o texto da Constituio Federal.

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO 14) (ESAF/AFT/2003) A doutrina e a jurisprudncia reconhecem o efeito repristinatrio em relao lei que foi revogada por lei declarada inconstitucional pelo STF. 15) (ESAF/AFT/2003) Segundo a jurisprudncia do STF, no cabe concesso de medida cautelar em sede de Ao Direta de Inconstitucionalidade por omisso. 16) (ESAF/AFT/2003) Segundo o entendimento do STF, possvel ao Autor requerer a desistncia em relao a uma Ao Direta de Inconstitucionalidade, desde que demonstre razes de interesse pblico para essa desistncia. 17) (ESAF/AFT/2003) A admisso de Ao Declaratria de Constitucionalidade, para processamento e julgamento pelo STF, pressupe a comprovao liminar de existncia de divergncia jurisdicional, caracterizada pelo volume expressivo de decises judiciais que tenham por fundamento teses conflitantes. 18) (ESAF/AFT/2003) posio majoritria, no STF, o entendimento de que no possvel o deferimento de medida cautelar, com efeito vinculante, em sede de Ao Declaratria de Constitucionalidade. 19) (ESAF/AFC/2000) Cabe, com exclusividade, a rgo do Poder Judicirio (o Supremo Tribunal Federal) o julgamento em tese da constitucionalidade de leis federais. 20) (ESAF/AFC/2000) Sobre o controle abstrato de normas em face da Constituio Federal, assinale a opo correta. a) Nos Estados-membros, compete aos Tribunais de Justia o controle abstrato das normas estaduais e municipais em face da Constituio Federal. b) Qualquer juiz ou tribunal federal inconstitucionalidade, em tese, de lei federal. pode declarar a

c) Decidindo o Supremo Tribunal Federal pela inconstitucionalidade, em tese, de uma lei federal, para que essa deciso produza efeitos contra todos, a lei dever ter os seus efeitos suspensos pelo Senado Federal. d) Declarada constitucional uma lei federal, em ao declaratria de constitucionalidade, nenhum outro tribunal do pas pode, depois, declarar a mesma lei inconstitucional. e) O Procurador-Geral da Repblica est legitimado a propor ao declaratria de constitucionalidade de lei estadual, se a Unio demonstrar interesse na manuteno da lei. 21) (ESAF/PFN/2004) Assinale a assertiva correta.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSOS ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PROF. VICENTE PAULO a) A lei que houver sido editada antes de 1988, no objeto passvel de controle abstrato no mbito do Supremo Tribunal Federal. b) Se a lei, objeto de ao direta de inconstitucionalidade, for revogada depois de proposta a demanda, mas antes do julgamento, o mrito da ao dever ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal, se comprovado que a lei interferiu em situaes jurdicas concretas durante a sua vigncia. c) O Governador ou a Assemblia Legislativa do Estado em que se produziu uma lei, cuja compatibilidade com a Constituio Federal objeto de decises judiciais conflitantes, pode propor ao declaratria de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal. d) obrigatria a oitiva do Advogado-Geral da Unio em todos os processos de controle abstrato de constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. e) Nenhum rgo do Executivo Federal pode dar aplicao a uma lei declarada inconstitucional, pelo Supremo Tribunal Federal, em ao direta de inconstitucionalidade.

www.pontodosconcursos.com.br

28

You might also like