You are on page 1of 13

PROCESSO DE CAVITAO A JUSANTE DA COMPORTA SEGMENTO NO DESCARREGADOR DE FUNDO DO AH CAMBAMBE CAMBAMBE HYDROELECTRIC POWER PLANT DOWNSTREAM THE GATE

OF THE BOTTOM OUTLET CAVITATION PROCESS

Marcos C. Palu
Engenheiro Hidrulico Engevix Engenharia S.A marcos.palu@engevix.com.br

Rafael P. G. Salles
Coordenador de projetos Engevix Engenharia S.A rafael.salles@engevix.com.br

Joaquim C. Cunha
Coordenador tcnico Engevix Engenharia S.A joaquim.cunha@engevix.com.br

Resumo O presente artigo trata do caso de eroso ocorrido a jusante da comporta segmento no descarregador de fundo do aproveitamento hidroeltrico de Cambambe, localizado na provncia de Cuanza Norte, Angola. Uma inspeo nos tneis do descarregador aps cinco dcadas de funcionamento revelou um processo de cavitao/eroso de notoriedade histrica. O objetivo deste artigo a avaliao do processo de cavitao e eroso ocorrido na estrutura, bem como apresentar o desenvolvimento dos estudos tericos e experimentais para implantao de aeradores, possibilitando a reabilitao da estrutura danificada. Introduo No mbito da realizao de servios de engenharia no exterior, encontra-se a cargo da Engevix a execuo de projetos contratados pela Empresa Nacional de Energia ENE, no Aproveitamento Hidreltrico de Cambambe em Angola. Este aproveitamento encontra-se no trecho mdio do Rio Cuanza, principal rio de Angola, cerca de 180 km da capital Luanda, na provncia de Cuanza Norte, distante cerca de 10 km do municpio de Dondo, Angola. A construo foi efetuada na dcada de 60 pela SONEFE (Sociedade Nacional de Estudo e Financiamento de Empreendimentos Ultramarinos) com estudos hidrulicos detalhados realizados pelo LNEC (Laboratrio Nacional de Engenharia Civil) em Lisboa. Atualmente o aproveitamento passa por obras para reabilitao da Central existente, alteamento e construo de uma nova central. Tambm ocorre a reabilitao da descarga de fundo, tema de explanao deste artigo. A Figura 1 mostra a construo do aproveitamento na dcada de 60.

Figura 1 Imagem da poca da construo do AH Cambambe na dcada de 60.

Reabilitao da Central Existente Atualmente esto em estgio final de execuo as intervenes correspondentes reforma, modernizao e repotenciao da Hidreltrica Cambambe 1, construda na dcada de 60 e operando continuamente por mais de 40 anos, encontrando-se as unidades geradoras em fase de comissionamento. Com a repotencializao Cambambe 1 passar dos 180 MW originalmente instalados para 260 MW. A UHE Cambambe 1 foi concebida com casa de fora subterrnea com aproximadamente 80 m x 15 m e estar equipada com 4 unidades geradoras com turbinas Francis de eixo vertical com potncia unitria de 65 MW. A Figura 2 apresenta a casa de fora existente no AH Cambambe.

Figura 2 Central 1 existente no AH Cambambe

Construo da Nova Central (Central 2) Os trabalhos envolvidos para execuo da nova central (Central 2) so a execuo do projeto bsico, executivo e acompanhamento da construo. A nova central dever possuir potncia instalada de 700 MW, sendo projetada com casa de fora do tipo abrigada a cu aberto, equipada com 4 unidades geradoras em turbinas Francis de eixo vertical de 175 MW cada. As obras civis j se encontram em andamento. Com o incio da operao conjunta das duas usinas, sero adicionados ao sistema eltrico de Angola 780 MW (80 MW adicionais em Cambambe 1 + 700 MW em Cambambe 2) o que significa praticamente dobrar a atual capacidade de gerao do pas (790 MW).

Alteamento do barramento A barragem existente do tipo arco, com aproximadamente 70 m de altura e cerca de 300 m de comprimento. O vertedouro existente do tipo soleira espessa com aproximadamente 100 m de comprimento, localizado no corpo da barragem. A Figura 3 apresenta uma imagem do barramento existente.

Figura 3 Barragem em arco existente do AH Cambambe

Na etapa de execuo das obras civis para Cambambe 2 ser realizado o alteamento da barragem em torno de 20 m, visando a elevao do nvel do reservatrio de forma a possibilitar a operao simultnea das duas usinas. A altura mxima final da barragem ser de cerca de 90 m. A Figura 4 apresenta uma ilustrao do alteamento proposto para o barramento do AH Cambambe.

Figura 4 Ilustrao do alteamento proposto para o AH Cambambe.

Nas obras de alteamento est inclusa a execuo de dois novos vertedores para a descarga de cheias. As estruturas de vertimento esto projetadas para descarregar a vazo decamilenar, avaliada em 9.000 m/s. As principais caractersticas destes vertedores so: Vertedouro do tipo orifcio (controlado por comportas do tipo vago): Dimenses: 5 vos com 9,50 m x 5,20 m (largura x altura); 4

Elevao da crista da ogiva: 107,29 m; Capacidade de descarga: 4.500 m/s; Vertedouro de encosta na margem esquerda (controlado por comportas do tipo segmento): Dimenses: 2 vos com 19,50 m x 15,00 m (largura x altura); Capacidade de descarga: 4.500 m/s. A Figura 5 apresenta a disposio dos vertedores em planta no AH Cambambe aps alteamento.

Figura 5 Vertedores projetados para o AH Cambambe aps alteamento

Foram efetuados estudos em modelo reduzido no LACTEC/CEHPAR (Curitiba) para avaliao do desempenho hidrulico dos vertedores. A Figura 6 apresenta uma imagem do modelo para a vazo decamilenar (Q = 9.000 m/s) com o funcionamento conjunto dos vertedores.

Figura 6 Modelo reduzido dos vertedores do AH Cambambe

Reabilitao da descarga de fundo existente Visando possibilitar a execuo das obras do barramento foram executadas galerias sob a barragem e a descarga de fundo com emboque na margem direita. O tnel do descarregador possui uma extenso total em planta de aproximadamente 520 m. O emboque constitudo, em perfil longitudinal, por uma soleira com perfil hidrodinmico. Este emboque seguido de um tnel com dimenses mdias de 6 m x 7 m. Aps o desenvolvimento deste tnel existe uma comporta de manuteno do tipo lagarta com dimenses 4,5 x 6,7 m (largura x altura). Aps esta comporta existe uma comporta segmento, com as dimenses 6 x 3,5 (largura x altura); assentada na elevao 35,00 m. A jusante da comporta existe um tnel em seo arco-retngulo com 7,5 m de altura e 6 m de largura, com 420 m de extenso, declividade 0,0341 m/m e a elevao final do fundo, a jusante, de 21,00 m. Aps o tnel existe um canal com aproximadamente 36 m de comprimento, com seu trmino na elevao 19,50 m. Este canal possui sada livre e lana o jato no Rio Kwanza. A carga na comporta segmento atualmente de 70 m, passando a aproximadamente 100 m aps o alteamento. A capacidade de descarga atual de 620 m/s passando para 740 m/s aps o alteamento. A Figura 7 apresenta uma imagem area do empreendimento apresentando a locao das estruturas existentes

Barragem e vertedouro existentes

Sada dos tneis da central existente

Tomada da central existente Emboque da descarga de fundo

Desemboque da descarga de fundo

Figura 7 Imagem area do empreendimento com a locao do eixo da descarga de fundo existente

Uma inspeo nos tneis do descarregador aps cinco dcadas de funcionamento revelou um processo de cavitao/eroso de grandes propores conforme a Figura 8 e Figura 9.

Figura 8 Desenho esquemtico da eroso ocorrida a jusante da comporta segmento da descarga de fundo do AH Cambambe

Figura 9 Imagem da eroso ocorrida a jusante da comporta segmento da descarga de fundo do AH Cambambe

Contudo cabe o comentrio que na poca da concepo e execuo do projeto (dcada de 60) os efeitos de cavitao no eram suficientemente conhecidos, a nica aerao existente prevista era a do poo da comporta segmento. Com a ocorrncia de casos histricos em estruturas como vertedores e descargas de fundo em diversas partes do mundo (Yellowtail-EUA, Bratsk-Rssia, Sirikit- Tailndia), a partir da dcada de 70, a identificao e o tratamento para mitigao do efeito tiveram grande progresso. Quando um escoamento rpido alterado localmente por alguma irregularidade do conduto o aceleramento localizado do fluxo acompanhado por uma reduo de presso que pode atingir a tenso de vapor e provocar a formao de bolhas de gua vaporizada. Arrastadas pelo escoamento para regies de maior presso, imediatamente a jusante, as bolhas so destrudas. O sbito colapso das cavidades acompanhado de intensa elevao de presso constituindo verdadeiros choques que se sucedem ininterruptamente. O descrito efeito pode ser visualizado em larga escala no descarregador de Cambambe. Para reparos e reabilitao da estrutura foram efetuados tratamentos e injees na rocha, visando estabilizar o macio e evitar desprendimento de blocos. Com os devidos reparos esto sendo implantados aeradores, visando proporcionar aerao sob o escoamento e evitar as baixas presses na regio prxima ao fundo do canal. Tambm foram efetuados reparos na comporta lagarta e est previsto a reparao da comporta segmento. ndice de cavitao Investigaes experimentais foram conduzidas pelo Bureau of Reclamation e Corps of Engineers (USA) para definir as condies incipientes de cavitao para diferentes desnveis abruptos e ou graduais ao longo do contorno slido. Os dados foram condensados referindo-se ao ndice de cavitao i definido segundo a seguinte expresso: [1] Onde: H Presso absoluta (m.c.a); Hv Presso de vapor (m.c.a); V2/2g Altura de velocidade (m);

Segundo Pinto (1986) um limite de velocidade de 30 m/s ou um ndice de cavitao de 0,25 indicam um limite, isto , para velocidades maiores ou ndices de cavitao menores, um aerador recomendado Segundo estimativas a velocidade atingida nos tneis de Cambambe foi de aproximadamente 30 m/s, suficiente para iniciar o processo de cavitao. A eroso ocorrida resultou em uma cratera de aproximadamente 40 m de comprimento e 12 m de profundidade, iniciada imediatamente aps a blindagem a jusante da comporta segmento.

Estudos tericos Para dimensionamento dos aeradores foram utilizadas formulaes empricas: Pinto (1991), numricas: Falvey (1990) e construo de modelo fsico para otimizao e consolidao do projeto. Utilizou-se a formulao emprica para um prdimensionamento dos aeradores. Pinto (1991) avaliou uma expresso para os prottipos das usinas de Foz do Areia (Brasil), Emborcao (Brasil), Amaluza (Equador), Colbun (Chile) e Tarbela (Paquisto), apesar da diversidade de geometrias. [2] [3] [4] [5] Onde: C- concentrao mdia de ar, qa vazo de ar (m/s), q vazo de gua (m/s), Fr nmero de Froude do escoamento, c coeficiente de descarga do duto de ar, A rea da seo transversal do orifcio de controle do aerador (m), b largura da rampa suprimida pelo aerador, h profundidade do escoamento sobre a rampa do aerador. Com a utilizao da formulao apresentada para avaliao da concentrao inicial de ar no aerador, decaimento da concentrao de ar estimada em 0,5%/m Pinto (1986) e uma concentrao mnima de ar em relao ao volume total (ar e gua) de 10% foram dimensionados e espaados os aeradores respeitando as taxas mencionadas. Ao final foram implantados 3 aeradores, sendo um imediatamente a jusante da comporta e os demais espaados em aproximadamente 120 m.

10

Estudos experimentais Tendo por objetivo uma avaliao do desempenho hidrulica das estruturas hidrulicas foram efetuados estudos em modelo fsico reduzido. O modelo da descarga de fundo de Cambambe foi construdo nas dependncias do Laboratrio da Bardella S.A Indstrias Mecnicas em Sorocaba, SP Brasil. O modelo segue o critrio de semelhana de Froude e foi construdo na escala geomtrica 1:30. O modelo reproduz toda extenso do tnel da descarga de fundo, desde o emboque at o defletor de sada para o rio. Este modelo teve por objetivo o teste de aeradores projetados para implantao ao longo do tnel com a finalidade de incorporao de ar no escoamento com a finalidade de evitar os efeitos danosos da cavitao.

Figura 10 Projeto do modelo reduzido da descarga de fundo do AH Cambambe

Figura 11 Modelo reduzido da descarga de fundo do AH Cambambe

11

Figura 12 Modelo reduzido do AH Cambambe em operao

Aps diversos experimentos constatou-se um desempenho adequado dos aeradores, ocorrendo intenso arraste de ar sem ocorrncia afogamento ou efeitos indesejveis. Concluso Este artigo apresentou os trabalhos efetuados no aproveitamento do AH Cambambe visando um aumento na potncia instalada da usina. Para viabilizar as obras fez-se necessrio a reabilitao da descarga de fundo, estrutura danificada aps 50 anos de operao. A partir deste caso evidencia-se a necessidade de fornecimento de correta aerao no escoamento a jusante de comportas com cargas hidrulicas que proporcionem velocidades elevadas (da ordem de 20 m/s ou mais). Esta aerao tem por objetivo evitar os efeitos danosos da cavitao, que conforme apresentado, podem resultar em grandes eroses. Recomenda-se o estudo numrico e experimental dos aeradores afim de se obter um projeto eficiente e seguro contra a cavitao.

12

Referncias Bibliogrficas Falvey,H.T (1990) Cavitation in Chutes and Spillways. Engineering Monograph N 42, a Water Resources Technical Publication. United States Department of the Interior. Bureau of Reclamation. Denver, Colorado Palu, M.C, Salles. R.P.G, Souza, D.D.B (2010) Processo de Cavitao e Projeto dos Aeradores no Descarregador de Fundo do AH Cambambe XXIV Congresso Latinoamericano de Hidrulica, Punta del Este, Uruguay. Pinto, N.L.S e Ota, J.J (1976) Consideraes Sobre o Arrastamento de Ar a Jusante de Descargas de Fundo .XI Seminrio Nacional de Grandes Barragens, Fortaleza, Cear. Pinto, N.L.S (1979) Cavitao e Aerao em Fluxos de Alta Velocidade.Publicao N 35, CEHPAR, Curitiba, Paran. Pinto, N.L.S e Neidert, S.H (1986) Modeling Aerator Devices. CEHPAR, Curitiba, Paran. Pinto, N.L.S e Wood R. Ian (1991) Air Entrainment in Free-Surface Flows. AA. University of Canterbury, Christchurch, New Zeland.

Autores Marcos C. Palu Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Paran. Possui mestrado em Recursos Hdricos na Universidade Federal do Paran e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundao Getlio Vargas. Atualmente engenheiro projetista da diviso de hidrulica da Engevix Engenharia S.A. Rafael. P. G. Salles Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente coordenador de projetos na Engevix Engenharia. Possui 17 anos de experincia profissional e trabalhou em empreendimentos hidreltricos em diversos pases incluindo Brasil, Venezuela, Panam e Angola. Seu trabalho envolve estudos de inventrio, viabilidade, projetos bsicos e executivos de empreendimentos hidreltricos. Joaquim C. da Cunha Engenheiro Civil formado pela Universidade de Pernambuco. Atualmente coordenador de projetos na Engevix Engenharia. Possui 45 anos de experincia profissional em aproveitamentos hidreltricos. Seu trabalho envolve estudos de inventrio, viabilidade, projetos bsicos e executivos de empreendimentos hidreltricos.

13

You might also like