You are on page 1of 3

Crnica N 107 A televiso est a precisar de uma Troika! Abenoado comando de TV.

Por Henrique de Almeida Cayolla Se h acessrio til nos tempos modernos, o comando de uma televiso. Abenoadas teclas que nos do uma sensao de poderio infinito, de controlo de desmandos, de capacidade de interveno! E tantas vezes isso acontece, quando calamos um poltico por mais importante que seja, quando queremos no assistir a uma reunio, quando estamos fartos de ouvir um chorrilhos de disparates, quando nos enoja a tomada de posio de alguns indivduos, quando nos incomoda o que a televiso mostra, quando queremos fugir de uma autntica diarreia mental de certos personagens, etc. Mas esse controlo que posto nossa disposio, no tira o direito de ns, como telespectadores, podermos exigir que se faa melhor televiso, no nos bombardeando as nossas casas com uma m ou pssima qualidade de NOTCIAS ou de PROGRAMAES.

NOTICIRIOS: Tudo o que desgraas, acidentes, manifestaes pelas causas


mais disparatadas, procedimentos humanos reles, declaraes de certos indivduos cheias de dio, constitui o prato forte, e tantas vezes quase que exclusivo, do contedo dos noticirios! Que nos interessa a ns, que numa estrada recndita da China, um autocarro tenha cado numa ribanceira e haja 5 mortos, que numa mina na Rssia tenham ficado presos meia dzia de mineiros, e outras pequenas desgraas do gnero, tudo isto transmitindo-nos a ideia de que para preencher o tempo do telejornal, j que no arranjaram melhor e/ou mais interessantes motivos de notcias! Em contrapartida, notcias boas, de feitos notveis, de procedimentos exemplares, de actos excepcionais de cidadania, de destacadas classificaes ou posies alcanadas por portugueses internacionalmente, so muitas vezes ignoradas! Assim, atente-se por exemplo, em vrias notcias que colhi por diversos meios, e que no me constou que tivessem sido mencionadas na nossa televiso: 1- So de Torres Vedras os campees do Mundo em Dana Robtica Jnior. 2 Portuguesa descobriu como restaurar coraes (descoberta da protena que controla o desenvolvimento destas clulas). 3 UP na vanguarda dos sistemas de deteco de incndios. 4 Hole 19 vencedor do Prmio Nacional de Indstrias Criativas . Em relao ao contedo das notcias, vejamos algumas passagens de um interessante livro, nas quais anexei imagens relacionadas com o texto.

OBESIDADE MENTAL Andrew Oitke


Por Joo Csar das Neves O Prof. Andrew Oitke publicou o seu polmico livro Mental Obesity, que revolucionou os campos da educao, jornalismo e relaes sociais em geral. Nessa obra, o catedrtico de Antropologia em Harvard introduziu o conceito em epgrafe para descrever o que considerava o pior problema da sociedade moderna. H apenas algumas dcadas, a Humanidade tomou conscincia dos perigos do excesso de gordura fsica por uma alimentao desregrada. Est na altura de se notar que os nossos abusos no campo da informao e conhecimento esto a criar problemas to ou mais srios que esses. Segundo o autor, a nossa sociedade est mais atafulhada de preconceitos que de protenas, mais intoxicada de lugarescomuns que de hidratos de carbono. As pessoas viciaram-se em esteretipos, juzos apressados, pensamentos tacanhos, condenaes precipitadas. Todos tm opinio sobre tudo, mas no conhecem nada. Os cozinheiros desta magna "fast food" intelectual so os jornalistas e comentadores, os editores da informao e filsofos, os romancistas e realizadores de cinema. Os telejornais e telenovelas so os hambrgueres do esprito, as revistas e romances so os donuts da imaginao. O problema central est na famlia e na escola. Qualquer pai responsvel sabe que os seus filhos ficaro doentes se comerem apenas doces e chocolate. No se entende, ento, como que tantos educadores aceitam que a dieta mental das crianas seja composta por desenhos animados, videojogos e telenovelas. Com uma alimentao intelectual to carregada de adrenalina, romance, violncia e emoo, normal que esses jovens nunca consigam depois uma vida saudvel e equilibrada. Um dos captulos mais polmicos e contundentes da obra, intitulado "Os Abutres", afirma: O jornalista alimenta-se hoje quase exclusivamente de cadveres de reputaes, de detritos de escndalos, de restos mortais das realizaes humanas. A imprensa deixou h muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular. O texto descreve como os reprteres se desinteressam da realidade fervilhante, para se centrarem apenas no lado polmico e chocante. S a parte morta e apodrecida da realidade que chega aos jornais. Outros casos referidos criaram uma celeuma que perdura. O conhecimento das pessoas aumentou, mas feito de banalidades. Todos sabem que Kennedy foi assassinado, mas no sabem quem foi Kennedy. Todos dizem que a Capela Sistina tem tecto, mas ningum suspeita para que que ela serve. Todos acham que Saddam mau e Mandela bom, mas nem desconfiam porqu. Todos conhecem que Pitgoras tem um teorema, mas ignoram o que um cateto. As concluses do tratado, j clssico, so arrasadoras. No admira que, no meio da prosperidade e abundncia, as grandes realizaes do

esprito humano estejam em decadncia.

A famlia contestada, a tradio esquecida, a religio abandonada, a cultura banalizou-se, o folclore entrou em queda, a arte ftil, paradoxal ou doentia.
Floresce a pornografia, o cabotinismo, a imitao, a sensaboria, o egosmo. No se trata de uma decadncia, uma idade das trevas ou o fim da civilizao, como tantos apregoam.

s uma questo de obesidade. O homem moderno est adiposo no raciocnio, gostos e sentimentos. O mundo no precisa de reformas, desenvolvimento, progressos. Precisa sobretudo de dieta mental.

PROGRAMAES.
BREVES REFERNCIAS: H factos que nem deveriam merecer a ateno dos reprteres, como os de pequenos grupos que atentam contra a moral e os bons costumes, ou contra o bom senso, e se querem fazer notar. Relatos destes favorecem aquilo que essas pessoas desejam: tornar notcia um acto que iria passar desapercebido. O caso dos incndios: sabido que noutros pases, foi tomada a atitude de no transmitir imagens, para no incentivar os pirmanos a atear fogos, pelo espectculo que depois gozam, em directo, e pelas Tvs! Mas ns c, continuamos na mesma. No deveriam ter horrio nobre, certos programas, que ns at pensamos se esto a gozar connosco. Continuam os convites ao espectadores para fazerem telefonemas a dizer a sua opinio, acerca de temas, como a contratao do jogador A ou B, se acham que o treinador tal deva ou no ser despedido, etc. Ridculo! Entretanto, isto leva a que muita gente, inclusiv menores, efectuem os telefonemas, que se pagam claro, e l vo engrossando os lucros da companhia telefnica. E assim vo as nossas televises.

You might also like