You are on page 1of 3

1

n. 118 - janeiro - 2011


Av. Jos Cndido da Silveira, 1.647 - Unio - 31170-495 Belo Horizonte - MG - site: www.epamig.br - Tel. (31) 3489-5000

Amostragem de solo na lavoura cafeeira1


Juliana Costa de Rezende2 Evandro Andrade de Souza Junior3 Alex Mendona de Carvalho4 Cesar Elias Botelho5 Andr Dominghetti Ferreira6 Alessandro Leite Meirelles7 INTRODUO A anlise qumica a primeira etapa de um programa de avaliao da fertilidade do solo, que revela os teores de macronutrientes, pH e matria orgnica (MO). Tem como objetivo otimizar as aplicaes localizadas de corretivos e fertilizantes, melhorar o controle do sistema de produo das culturas e reduzir os custos, gerados pela alta aplicao de insumos, e a degradao ambiental, provocada pelo excesso desses nutrientes (ROCHA; LAMPARELLI, 1998). A anlise realizada em laboratrios especializados e serve como parmetro para recomendao de doses de corretivos e adubos na implantao e conduo da lavoura cafeeira. Para que essa anlise possa refletir as condies do solo, indispensvel que seja enviada ao laboratrio uma amostra representativa de solo. Desse modo, uma correta amostragem de solo proporcionar uma recomendao racional e equilibrada de corretivos e fertilizantes, o que torna a produo econmica e ambientalmente vivel. importante salientar que a amostra do solo representa a rea inteira a ser analisada, e a maior fonte de erro nessa anlise est na amostragem incorreta. PASSOS PARA UMA BOA AMOSTRAGEM

Definio da rea a ser amostrada Recomenda-se separar a rea em talhes homogneos de at 10 ha, levando em considerao: a) topografia (topo, baixadas, encostas); b) cor do solo (amarela, vermelha, cinza, preta); c) textura do solo (argilosa, mdia, arenosa); d) prtica de calagem e adubaes na rea; e) idade e produtividade das plantas do talho. As reas consideradas no homogneas devem ser amostradas separadamente.

Circular Tcnica produzida pela EPAMIG Sul de Minas. Tel.: (35) 3821-6244. Correio eletrnico: uresm@epamig.br Enga Agra, Dra, Pesq. EPAMIG Sul de Minas/Bolsista FAPEMIG, Caixa Postal 176, CEP 37200-000 Lavras-MG. Correio eletrnico: julianacosta@epamig.br 3 Graduando em Agronomia UFLA, Caixa Postal 3037, CEP 37200-000 Lavras-MG. Correio eletrnico: evandro@yahoo.com.br 4 Engo Agro, Doutorando Fitotecnia UFLA, Caixa Postal 3037, CEP 37200-000 Lavras-MG. Correio eletrnico: carvalho.am@hotmail.com 5 Engo Agro, Dr., Pesq. EPAMIG Sul de Minas-EcoCentro/Bolsista FAPEMIG, Caixa Postal 176, CEP 37200-000 LavrasMG. Correio eletrnico: cesarbotelho@epamig.br 6 Engo Agro, Doutorando Fitotecnia UFLA, Caixa Postal 3037, CEP 37200-000 Lavras-MG. Correio eletrnico: agroadf@yahoo.com.br 7 Tcn. Agrcola Escola Agrotcnica Federal de Muzambinho, CEP 37890-000 Muzambinho-MG. Correio eletrnico: leitemeirelles@yahoo.com.br
1 2

Amostras compostas por talho Para que haja uma boa representatividade da rea, deve-se coletar de 15 a 20 amostras simples em pontos diferentes do talho definido, na faixa de adubao, ou seja, debaixo da saia do cafeeiro. As amostras no devem conter folhas, pedras e restos culturais. Retira-se apenas o solo. Esse conjunto de 15 a 20 amostras simples deve ser misturado em um balde limpo e, de preferncia, de plstico, para que, posteriormente, seja retirado dessa mistura aproximadamente 300 g, que ser a amostra composta representativa do talho. Identificao e envio das amostras As amostras compostas devem ser colocadas em caixinhas de papelo prprias ou em sacos plsticos, fornecidos pelo prprio laboratrio de anlise de solo, identificadas com o nome e o endereo do produtor, a data da coleta, o nome e tamanho do talho e a profundidade de amostragem, e ser enviadas o mais rpido para o laboratrio. Se no for possvel o envio das amostras em at 12 h aps a coleta, devem-se armazen-las na sombra, para que no percam umidade.

importante no reutilizar sacos de adubo ou de qualquer outro produto qumico, porque podem deixar resduos qumicos na amostra e comprometer o resultado final. PROFUNDIDADE DA AMOSTRAGEM A profundidade de retirada das amostras varia de acordo com o manejo do solo e o objetivo da avaliao. Coleta-se de 0 a 20 cm (camada arvel), com o objetivo de realizar o manejo convencional de calagem e adubao, e de 20 a 40 cm, para reas em que se deseja fazer uma anlise mais profunda da fertilidade, verificando a lixiviao de nutrientes e de possveis barreiras qumicas, como o alumnio txico, que impede o crescimento e o desenvolvimento do sistema radicular do cafeeiro. FERRAMENTAS UTILIZADAS As ferramentas mais utilizadas para retirar amostras de solo so os trados, a p-de-corte e o enxado (Fig. 1, 2 e 3).

Trado de rosca

Trado calador

Trado caneca

Trado holands

P-de-corte

Trado fatiador

Faca

Excluir

Excluir

Solo aderido rosca

Cilindros de solo

Fatias de solo

Laboratrio
Figura 1 - Modelos de trados e p-de-corte

Figura 2 - Retirada de uma amostra com a p-de-corte

No caso de ocorrncia de chuvas prolongadas, devem-se esperar alguns dias para que o solo volte a sua consistncia normal. FREQUNCIA DE AMOSTRAGEM Para se ter um bom controle da fertilidade do solo e no perder em produtividade, recomenda-se fazer anlise da camada de 0 a 20 cm de profundidade anualmente e, da camada de 20 a 40 cm, a cada dois anos.
Figura 3 - Enxado

CONSIDERAES FINAIS importante que as ferramentas sejam limpas antes de iniciar as amostragens em talhes diferentes, para que no haja interferncias nos resultados reais de cada talho. POCA DE AMOSTRAGEM A melhor poca para amostrar o solo na lavoura cafeeira logo aps a colheita, quando se identificam e se quantificam os possveis nutrientes a serem suplementados no solo na prxima adubao, j que as plantas de caf utilizam uma grande quantidade de nutrientes, desde o florescimento at o enchimento de gros. No manejo da lavoura cafeeira, devem-se seguir rigorosamente as recomendaes tcnicas. importante que todas as etapas sejam planejadas, sendo a amostragem do solo a primeira etapa de grande importncia para o sucesso do ano agrcola. REFERNCIA ROCHA,J.V.;LAMPARELLI,R.A.C.Geoprocessamento. In: SILVA, F.M. (Coord.). Mecanizao e agricultura de preciso. Poos de Caldas: UFV, 1998. cap.1, p.1-30.

Departamento de Publicaes

Plnio Henrique Gomide

You might also like