You are on page 1of 8

A FILOSOFIA MEDIEVAL O panorama histrico onde se desenvolveu o pensamento filosfico cristo, apresenta aspectos controvertidos.

Seus limites cronolgicos so imprecisos: alguns historiadores iniciam a Idade Mdia com o Edito de Milo, em 313; outros, com o batismo de Constantino, em 337; outros, ainda, com a queda do imperador Rmulo Augusto, destronado por Odoacro, rei dos hrulos, em 476, quando se instalou o domnio dos brbaros sobre o imprio romano do ocidente. O final da Idade Mdia , geralmente, fixado com a queda do imprio romano do oriente, em 1453, quando os turcos tomaram Constantinopla. A noo de Idade Mdia tambm gera controvrsias; alguns a entenderam como mero intervalo cronolgico entre duas culturas (a antiguidade clssica e o renascimento); outros, como um conceito cultural. Foi considerada como intervalo cronolgico, principalmente pelos renascentistas e os iluministas do sculo XVIII (como Voltaire, Gibbon e outros); para eles, a Idade Mdia foi vazia de arte, cincia e filosofia: foi a idade das sombras e das trevas. Como conceito cultural, ao contrrio, a Idade Mdia apresenta um ideal de vida cultural, poltica e religiosa, que deixou marcas estveis na arte, na organizao social e poltica e na cultura. Lembremo-nos, por exemplo, da construo das catedrais romnicas e gticas, da fundao das primeiras universidades como Paris e Oxford, do imprio de Carlos Magno, da Suma Teolgica de Toms de Aquino e da Divina Comdia de Dante e consideraremos impossvel pensar a Idade Mdia como uma longa noite de mil anos que se estendeu entre o classicismo e o renascimento.

Muitas formas de pensamento marcaram essa poca. UeberwegGeyer aponta trs caractersticas que parecem ter sido comuns s vrias tendncias da filosofia medieval e que contrastam com o pensamento antigo e moderno: 1) a estreita relao entre filosofia e religio, isto , entre filosofia e teologia, que foi sintetizada na frase - philosophia ancilla theologiae (a filosofia serva da filosofia); 2) a influncia de Aristteles em todos os campos (lgica, tica, filosofia natural e metafsica), como fator decisivo na formao do pensamento medieval; 3) a unidade de mtodo (a questio e a disputatio), que , ao mesmo tempo, mtodo de exposio e de investigao. Ehrle explica a unidade do pensamento medieval pela influncia simultnea do cristianismo e do aristotelismo: a f e a razo - Cristo e Aristteles. No resta a menor dvida de que, tanto a revelao crist como a razo aristotlica agiram em conjunto para a formao da viso do mundo do homem medieval. O advento do Cristianismo originou novas concepes de vida, do homem e de Deus, que desafiaram o pensamento filosfico. Era necessrio mostrar que seus problemas e respectivas solues no contradiziam a razo, isto , que a f no se contrapunha racionalidade, sem que com isso fosse preciso circunscrever a revelao divina aos limites da razo humana. O pensamento clssico encontrara um desenvolvimento e amadurecimento to grandes, que seria impossvel ignor-lo; no entanto, fazia-se necessria uma nova sistematizao, elaborada a partir dos problemas j pensados pela filosofia pag, conjugados com os agora propostos pelo Cristianismo. Assim, a filosofia crist ocupou-se da assimilao das novas experincias no contexto da filosofia clssica. O Cristianismo transporta o cerne da filosofia do cosmos para o homem - de cosmocntrica ou geocntrica, como na filosofia grega (principalmente a aristotlica), passa a homocntrica, descobrindo que o seu verdadeiro problema o homem; assim, dois grandes temas iro nortear a filosofia medieval: o homem e Deus. A filosofia crist comportou dois grandes perodos: a filosofia dos Padres da Igreja, ou Patrstica, que foi at o sculo V, e a filosofia dos Doutores da Igreja, ou Escolstica, que foi at o sculo XIV. Patrstica

A Patrstica se desenvolveu num ambiente altamente influenciado pela filosofia grega e dela se valeu para esclarecer e defender o novo contedo da f. O Neoplatonismo, contemporneo da Patrstica, teve grande ascendncia sobre os primeiros escritores cristos. Encontramos, nessa poca, duas tendncias opostas: de um lado, os padres da Igreja oriental ou grega, que pretenderam harmonizar o pensamento grego com a religio crist; de outro, os padres da Igreja ocidental ou latina, que combateram a cultura pag. A filosofia foi utilizada para defender a religio crist dos ataques dos seus adversrios pagos e gnsticos (gnosticismo - ecletismo filosfico e religioso que gerou a heresia gnstica: reduo da criao e redeno crists a fenmenos naturais), e para prestar ajuda na justificao dos dogmas (pontos fundamentais e indiscutveis de uma doutrina religiosa). A Patrstica no nos legou nenhum sistema filosfico cristo; a maioria das questes de que tratou derivou de polmicas doutrinrias e de tentativas de sua resoluo. At Santo Agostinho, a Patrstica foi ocasional e fragmentria. Alguns representantes da Patrstica: Os primeiros padres da Igreja escreveram em defesa (apologia) da nova religio e por isso foram chamados de Apologistas. So Justino, padre apologista grego, foi considerado o fundador da Patrstica; viveu no sculo II e morreu mrtir em Roma. Entre os apologistas latinos, deve ser citado Tertuliano de Cartago que nasceu na metade do sculo II e morreu em Roma, em 240. Dos apologistas da Igreja oriental devem ser lembrados Clemente (fins do sculo II - incio do III) e Orgenes (sculo III), o maior dos pensadores cristos anteriores a Agostinho. As grandes discusses sobre os dogmas e a refutao das heresias foram, pouco a pouco, desenvolvendo a filosofia crist e deram aos seus defensores a estatura de filsofos altura dos seus antecessores na antiguidade clssica. Referncias Bibliogrficas

1) Pires Celestino, Filosofia e Filosofias na Idade Mdia - in Souza C. R. Jos Antonio Pensamento Medieval - X Semana de Filosofia da Universidade de Braslia, Leopoldianum, Edies Loyola, So Paulo, 1983. 2) Sciacca, Michele F., Histria da Filosofia, vol.1, Editora Mestre Jou, So Paulo, 1967.

Santo Agostinho Santo Agostinho nasceu em 354, em Tagaste, provncia romana da Numdia na frica e morreu em Hipona, tambm na frica, em 430. Viveu e lecionou alguns anos em Roma e Milo. Voltou sua terra natal onde escreveu, lecionou, foi bispo, administrou o patrimnio da igreja e exerceu as funes de juiz, uma vez que, desde Constantino, a autoridade dos bispos tinha sido considerada competente para resolver os processos civs. Agostinho acreditava que o pensar racional fosse compatvel com a verdade revelada por Deus e que, portanto, a filosofia pudesse servir teologia. Ele foi o principal representante dessa forma de pensar e, atravs dela, procurou fazer o entrosamento das vrias tendncias da Patrstica - sntese que realizou, ele mesmo chamou filosofia crist, sistematizando uma concepo do mundo, do homem e de Deus, que por muito tempo foi a doutrina fundamental da Igreja Catlica. Quando Agostinho se converteu ao cristianismo, j conhecia muito bem, principalmente atravs da leitura dos textos de Ccero, o pensamento clssico (no-platnicos, no-pitagricos, epicuristas e estoicos). Tambm para ele, o pensar filosfico busca resolver o problema da felicidade: afirma que o homem no tem razo para filosofar, exceto para atingir a felicidade. Entendia que a filosofia no sai em busca do conhecimento da natureza do universo fsico ou dos deuses, mas sim, do homem procura da felicidade. Como o prprio Agostinho encontrou essa felicidade ou beatitude atravs da f e da intuio e no pelo esforo intelectual, ele retoma o grande problema da Patrstica - a conciliao entre a razo e a f, entre a filosofia pag e a f crist. Na verdade, seu maior empenho foi dar uma explicao racional aos dogmas cristos.

Agostinho conhecia as idias dos cticos da Nova Academia platnica (Arcesilau e Carnades) que, como j vimos, ensinavam que se deve duvidar de tudo e que s se pode conhecer o que provvel (probabilismo), sem absoluta certeza da verdade. Ele consegue vencer o ceticismo, aprofundando-o: se duvido, no ato de duvidar tenho conscincia de mim mesmo como aquele que duvida - Se eu me engano, eu sou, pois aquele que no , no pode ser enganado - no posso duvidar do meu prprio ser, tenho a certeza de mim como existente. Atingindo a certeza da prpria existncia atravs da dvida, Agostinho antecipa Descartes, que formulou sua reflexo doze sculos mais tarde: cogito, ergo sum - penso, logo existo. Essa primeira certeza fundamentou sua teoria do conhecimento e revelou a essncia do homem: ser pensante em quem o pensamento no se confunde com a matria. Seu modo de ver o homem como uma alma que se serve de um corpo, foi herdado de Plato atravs do conhecimento da doutrina do no-platnico Plotino. No entanto, os platnicos e no-platnicos acreditavam que a alma, para livrar-se das imperfeies, deveria destacar-se do corpo que a faz prisioneira. Agostinho ensina que a unio da alma com o corpo, tendo sido criada por Deus, no pode ser um mal; que a alma hierarquicamente superior ao corpo e tende a um fim que est alm da ordem natural: tende a Deus, que o seu princpio. Esse conceito tambm platnico: lembremo-nos de que Plato acreditava que a terra no o fim ltimo da alma, seno que, aps sua passagem pelo mundo natural, dever voltar ao mundo das Idias. Agostinho distingue dois tipos de conhecimento: 1- aquele que decorre dos orgos dos sentidos que apreendem os objetos exteriores - mutvel, temporal; portanto, no necessrio; 2- o conhecimento das verdades imutveis e eternas; portanto, necessrio. Se considerarmos que o homem to mutvel quanto as coisas que nossos sentidos percebem, donde vir o conhecimento da verdade imutvel e necessria? Responde o filsofo: da iluminao divina. Outra vez encontramos Plato - na alegoria da caverna, o homem pode conhecer a verdade, porque um sol externo (a idia do Bem) ilumina o mundo das Idias.

Para Agostinho, ento, conhecer a verdade possvel, porque as Idias, as verdades, esto presentes em nosso intelecto e Deus nos concede a graa de ilumin-las, para que possamos conhec-las. Conceito difcil de ser entendido, aproxima-se dos conceitos platnicos da reminiscncia e das idias inatas; mas nosso filsofo cristo procura diferenciar os dois conceitos: as idias no so inatas, mas presentes em ns como reflexos da verdade divina, como um presente que Deus nos oferece. Como o homem foi feito imagem e semelhana de Deus, tem uma presena da verdade que no a Verdade absoluta que ele procura - esta presena da verdade, que , ao mesmo tempo, uma ausncia da Verdade absoluta, faz do homem um ser inquieto, procura da luz infinita da Verdade absoluta. Agostinho foi o filsofo da inquietao humana, do homem como inquieto perene. Como o pensamento humano descobriu a existncia de Deus? De acordo com Agostinho, nada h no homem e no mundo superior mente, mas a mente intui verdades imutveis e absolutas, que so superiores ela; portanto, existe a Verdade imutvel, absoluta e transcendente que Deus. No podemos conhecer Deus na sua essncia e dEle s podemos falar por analogia com aquilo que conhecemos. Novamente recorrendo a Plato, Agostinho incorpora o mundo das aparncias e o mundo das idias ao pensamento e mstica cristos. Deus est fora do tempo, sempre presente; o mundo foi criado junto com o tempo e no no tempo - antes do mundo ser criado, no havia tempo. Deus eterno, presente, fora do tempo. Antes de Agostinho, Deus era visto como um organizador do caos inicial. Bem diversa a doutrina crist do filsofo, para quem Deus o criador de todos os seres, a partir do nada e como conseqncia do seu amor infinito.

Agostinho tambm contesta o maniquesmo (doutrina de origem persa, segundo a qual o universo foi criado e regido pela luta entre dois princpios antagnicos com a mesma fora: Deus, o bem absoluto e o Demnio, o mal absoluto); ele simpatizou, muitos anos, com essa doutrina e, j convertido, continuou preocupado com o problema do mal: se Deus criou o mundo, como pode existir nele o mal? Ele deve ser perfeito, pois a idia de bem faz parte da idia do ser. Deus no pode ser a causa do mal, nem a matria pode causar o mal, porque foi criada por Ele. O mal, portanto, deve ser exatamente o contrrio da idia de Deus como aquele que , isto , e sendo o contrrio da Idia do Ser - o no ser. Se no-ser, no tem substncia, apenas ausncia do bem. Existe, portanto, um nico princpio que criou e rege o universo: Deus. E os maniquestas esto errados, supondo a existncia de dois princpios com a mesma fora. Outro problema de difcil resoluo, abordado por Agostinho, foi o do livre arbtrio: depois do pecado original (antes o homem era livre, mas tendia naturalmente para o bem), o homem possua o livre arbtrio, isto , a possibilidade de escolher entre um bem maior e um bem menor, entre o bem e o mal e entre um mal maior e um mal menor. A vontade pode afastar o homem de Deus, fazendo escolhas erradas. Afastar-se de Deus significa ir para o no-ser, isto , caminhar para o mal. Eis a o pecado, que no necessrio e deriva, unicamente, da vontade do homem, nunca de Deus. Caminhando para o pecado, a alma decai e no consegue salvar-se sozinha - vem, ento, a graa divina para dirigir o homem para o bem, sem, no entanto, priv-lo do livre arbtrio. Sem o auxlio da graa, exercendo o livre arbtrio, o homem poderia escolher o mal. Mas, segundo Agostinho, nem todos recebem a graa; apenas os predestinados salvao a recebem das mos de Deus.

Esse conceito de predestinao, da dualidade dos eleitos e dos condenados exposto em sua obra Cidade de Deus; nela, o autor descreve os homens no mundo, depois do pecado original (a vontade, movida pelo orgulho, distanciou-se de Deus): aqueles que persistem no erro de Ado e Eva, ou seja, no pecado, vivem na cidade dos homens, na cidade da terra, onde so sempre castigados; os que recebem a graa divina, os eleitos, constroem a Cidade de Deus e vivero para sempre, eternamente no Bem. Todos os fatos histricos negativos, como as guerras, o dilvio e os imprios opressores, pertencem cidade dos homens; os fatos positivos, como a arca de No, Moiss, os profetas e, principalmente, a vinda de Jesus ao mundo, so manifestaes da Cidade de Deus. Agostinho escreveu a Cidade de Deus, enquanto assistia os brbaros destrurem o Imprio Romano; deu uma resposta ao paganismo romano que acusava o cristianismo de ter culpa nesse desastre - no foi um desastre, mas a mo de Deus que castigou os pagos da cidade dos homens, para dar lugar ao cristianismo, arauto da Cidade de Deus. A doutrina filosfica e teolgica de Agostinho, elaborada no final da Antiguidade, exerceu enorme influncia durante a Idade Mdia. Sua capacidade de aprofundar e ampliar a relao entre a filosofia antiga - principalmente platnica e no-platnica - e o cristianismo, fez dele o fundador do platonismo cristo e o primeiro sistematizador da filosofia crist. Referncias Bibliogrficas Santo Agostinho, in Os pensadores , vol.VI, Abril S.A., So Paulo, 1973. Sciacca M.F., Histria da Filosofia, vol. I, Editora Mestre Jou, So Paulo, 1967.

You might also like