You are on page 1of 16

Eixo Temtico 5 Poltica e Gesto Educacional

A GESTO DEMOCRTICA NA ESCOLA: O ESPAO DA PARTICIPAO DOS PAIS NA GESTO. SILVA, Maria Anglica da UFPE/CAA RESUMO: O presente artigo tem como temtica a gesto democrtica na escola, explicitando o espao da participao dos pais na gesto. O mesmo visa analisar o nvel da participao dos pais na gesto escolar, buscando identificar as formas de participao. Para que fosse possvel a obteno de dados especficos e significativos, o artigo tem por base uma pesquisa desenvolvida com uma abordagem qualitativa. Atravs deste artigo possvel analisar as limitaes da participao dos pais na gesto democrtica, em contrapartida explicita horizontes possveis para a superao dessa condio de falta de colaborao entre os pais e a escola. PALAVRAS-CHAVE: Gesto Democrtica, Participao, Colaborao dos Pais.

APONTAMENTOS INICIAIS: Transformaes de ordem cultural, econmica, social e poltica que vm ocorrendo na sociedade tm gerado significativas mudanas no sistema de ensino brasileiro. Nesse sentido, o processo de ensino-aprendizagem revela uma srie de dificuldades para tornar a escola um espao privilegiado de produo e socializao do saber por meio de aes democrticas, visando formao integral do indivduo para o pleno exerccio de sua cidadania. A educao contempornea, sustentada em preceitos de participao e democracia, se revela um assunto de grande importncia, tendo em vista que a gesto democrtica deve implicar participao. A gesto participativa propicia ao profissional gestor debater com seu grupo de colaboradores internos, bem como os alunos e seus familiares, todas as atividades e intervenes que sero aplicadas na escola, de forma a satisfazer os interesses sociais. As decises so tomadas pela participao e de acordo com as premncias internas e externas.

Uma escola democrtica uma escola que se baseia em princpios democrticos, em especial na democracia participativa. Escola democrtica aquela que de alguma forma se auto-governa, onde cada membro da comunidade tem influncia nas decises e resultados. Sabe-se que a participao o principal meio de assegurar a gesto democrtica, pois possibilita o envolvimento de todos na tomada de decises e funcionamento da escola. Porm, sabe-se tambm que os pais, usurios da escola, pouca participao exercem na determinao do que acontece na escola, no buscam entender ou influir no tipo de educao que ali oferecida. Essa participao dos pais na vida da escola tem sido observada como um dos indicadores mais significativos na determinao da qualidade de ensino. Atualmente apesar de se saber que a gesto democrtica implica na participao da comunidade, falta ainda uma maior preciso do conceito de participao, pois este deveria ser mais voltado para as questes de deciso. Estudar profundamente o assunto significa contribuir de forma concreta para o setor da gesto escolar, ao passo que estimula os sujeitos, internos e externos, do ambiente escolar pensar e organizar seus posicionamentos de forma a criar condies de tomar parte em situaes que fazem parte de seu contexto, como a exemplo da educao. Diante disso acredito que a participao dos pais seja um indicador significativo na determinao da qualidade do ensino, visto que com esta a escola obtm resultados mais significativos na formao de seus alunos. Refletindo sobre essa noo de participao o problema de pesquisa consiste em saber quais as formas de participao dos pais na gesto escolar e como a escola pode promover um ambiente participativo? Em uma escola Estadual do Municpio de Camocim-PE os dados foram coletados e analisados com base em conceitos de gesto democrtica participativa, estabelecendo vnculos com o objetivo geral de pesquisa que visa analisar o nvel da participao dos pais na gesto escolar, buscando identificar as formas de participao dos mesmos e como a escola promove esse ambiente participativo. A primeira parte deste artigo evidencia os encaminhamentos metodolgicos que so os conceitos utilizados na metodologia, a parte que segue denominada dialogando com os autores que discute os conceitos utilizados no trabalho. Os dados colhidos na pesquisa tambm foram analisados em partes, comeando pela participao dos pais contemplando suas formas,

logo em seguida est sendo abordado a forma como a escola trabalha as prticas democrticas junto aos sujeitos que compem o ambiente escolar. A terceira parte ressalta as limitaes gerais da participao e condies para sua superao.

1- ENCAMINHAMENTOS METODOLGICOS Com o objetivo de desenvolver uma anlise que leve em considerao dados mais especficos e que explicitem a temtica do objetivo/problema de estudo, optei pelo uso da metodologia da pesquisa qualitativa que segundo ANDR (1998)1:

Os conjuntos de dados quantitativo e qualitativo no se opem. Ao contrrio, se complementam, pois a realidade abrangida por eles interage dinamicamente, excluindo qualquer dicotomia, o que se ressalta que a forma de analis-los ser atravs do mtodo qualitativo, como preconiza ANDR (1998)2: Atravs desta abordagem torna-se possvel o levantamento de dados significativos para o desenvolvimento da problemtica e dos objetivos. Obtendo uma aproximao cada vez maior de quais as formas de participao dos pais na gesto, qual o nvel dessa participao e como a escola pode promover um ambiente participativo. Para isso foram feitas visitas a escola, observando sua estrutura e organizao. A coleta de dados foi desenvolvida no 1 semestre de 2009 em uma Escola Estadual Quintino Bocaiva, localizada em Camocim de So Flix, cidade do Agreste pernambucano, os sujeitos colaboradores desta pesquisa so seis ao todo: dois pais (P1 e P2), dois professores (Pr1 e Pr2) e dois gestores (G1 e G2). Para levantar dados mais especficos e significativos optei pela escolha desses sujeitos, tendo em vista que eles possam representar o panorama da temtica em foco.

Qualitativa porque se contrape ao esquema quantitativista de pesquisa (que divide a realidade em unidades passveis de mensurao, estudando-as isoladamente), defendendo uma viso holstica dos fenmenos, isto , que leve em conta todos os componentes de uma situao em suas interaes recprocas. (p.17). 2 Posso fazer uma pesquisa que utiliza basicamente dados quantitativos, mas na anlise que fao desses dados estaro sempre presentes o meu quadro de referncia, os meus valores, portanto, a dimenso qualitativa. (p.24).

A coleta de dados foi desenvolvida atravs das abordagens tcnicas de observao participante, entrevista e anlise de documentos. A abordagem tcnica da observao participante, segundo MINAYO (1994, p.59): Realiza-se atravs do contato direto do pesquisador com o fenmeno observado para obter informaes sobre a realidade dos atores sociais em seus prprios contextos. Quanto entrevista, MINAYO 1994, afirma que esta o procedimento mais usual no trabalho. Atravs dela, o pesquisador busca obter informes contidos na fila dos atores sociais. Ela no significa uma conversa de forma despretensiosa e neutra, uma vez que se encerre como meio de coleta dos fatos relatados pelos autores, enquanto sujeitos-objeto da pesquisa que vivenciam uma determinada realidade que esta sendo focalizada. Suas formas de realizao pode ser natureza individual e/ou coletiva. (p.57). importante destacar que analisei o Projeto Poltico pedaggico da escola, que segundo (ANDR, 1998, p.28): Os documentos so utilizados no sentido de contextualizar o fenmeno, explicitar suas vinculaes mais profundas e completar as informaes coletadas, atravs de outras fontes.

2- DIALOGANDO COM OS AUTORES A escola atualmente se depara com novos desafios, entre eles, o de estabelecer condies mais adequadas para atender a diversidade dos indivduos que dela participam. A organizao e a gesto da educao constituem, portanto, o conjunto dessas condies necessrias e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituio escolar, de modo que alcance os objetivos educacionais esperados. A organizao escolar refere-se aos princpios e procedimentos relacionados ao de planejar o trabalho da escola, racionalizar o uso de recursos, coordenando e avaliando o trabalho das pessoas, tendo em vista a execuo de objetivo. A organizao , pois, a atividade pela qual so mobilizados meios e procedimentos para atingir os objetivos da organizao, envolvendo, basicamente, os aspectos gerenciais e tcnicos administrativos. De acordo com LIBNEO 2005, o sistema de organizao e

de gesto da escola o conjunto de aes, recursos, meios e procedimentos que propiciam as condies para alcanar seus objetivos. (p.315). A organizao e os processos de gesto assumem diferentes modalidades, dependendo da concepo que se tem, referente finalidade da educao. Cada concepo reflete a vida organizacional da instituio, explicitando seus objetivos, demarcando as atitudes das atividades meio para se alcanar o fim. Alguns estudos sobre organizao e gesto escolar do conta, de forma esquemtica, de quatro concepes: a tcnico cientfica, a auto-gestionria, a interpretativa e a democrtico-participativa. A presente pesquisa se deteve concepo democrtico-participativa, pois esta como afirma LIBNEO (2005)3: Para que se possa atender s necessidades dos diversos sujeitos que se utilizam da instituio educativa, torna-se importante a participao destes na gesto das organizaes. Alguns autores afirmam que o centro da organizao e do processo administrativo o tomado de deciso, e que esses processos de chegar a uma deciso e de fazer a deciso funcionar caracterizam a ao designada como gesto. A participao na gesto das organizaes educativas, principalmente nas decises, constitui hoje um dos temas mais presentes na agenda das reformas da administrao escolar. Pois a participao a interveno dos profissionais da educao e dos usurios na gesto da escola busca de entender e influir no tipo de educao que ali oferecida. A participao o principal meio de assegurar a gesto democrtica, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decises e no funcionamento da organizao escolar. De acordo com LIBNEO (2005)4: Sabe-se que, na maioria das vezes, os pais pouca participao exercem na determinao do que acontece na escola. Alm de reconhecer o direito de participao

Baseia-se na relao orgnica entre direo e a participao dos membros da equipe. Acentua a importncia da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de tomada de decises. (p.325) 4 A participao proporciona melhor conhecimento dos objetivos e das metas da escola, de sua estrutura organizacional e de sua dinmica, de suas relaes com a comunidade e propicia um clima de trabalho favorvel a maior aproximao entre professores, alunos e pais. (p.328).

dos responsveis pelos educandos, PARO (2000), reafirma a necessidade que a boa escola tem dessa participao para alcanar resultados melhores e mais significativos. Alm disso, deve-se considerar como um direito dos mesmos influenciar a determinao do sentido do ensino que seus filhos iro receber. Essa participao dos pais na vida da escola tem sido observada como um dos indicadores mais significativos na determinao da qualidade do ensino. Como enfatiza PARO (2000)5: Na verdade, na medida em que os pais se integram na escola como coeducadores que devem participar nas estruturas, formais e informais, de gesto cotidiana da escola, independentemente do direito que lhes assiste, sempre, de acompanhar a escolarizao dos seus filhos e exercer o controle democrtico sobre o funcionamento da escola. LUCK (2006)6 ressalta: Por isso, se queremos desenvolver nas escolas uma cultura de participao que abranja os pais, deve-se criar condies para que estes possam exercer papel de relevo e interveno no regular funcionamento e vida da escola, tornando-se todos uma mesma comunidade educativa.
1- EVIDENCIANDO A PARTICIPAO E SUAS FORMAS.

Sabe-se que uma escola que tem um perfil de gesto democrtica da educao est associada ao estabelecimento e organizao de aes que desencadeiem processos de participao social. A LBSE ( Lei de Bases do Sistema Educativo) no artigo n.46. n.2 diz-nos que O sistema educativo deve ser dotado de estruturas administrativas de mbito nacional, regional autnomo, regional e local, que assegurem a sua interligao com a comunidade mediante adequados graus de participao dos professores, das famlias(...). E no ponto 6, do artigo 48, refere-se ainda que (...) a administrao e gesto orientem-se por princpios de democraticidade e de participao de todos os implicados no processo educativo(...). Parece haver hoje um consenso acerca da participao dos pais como um indicador significativo na determinao da qualidade do ensino, visto que com esta a
5

(...) a escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais, para passar informaes relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e tambm sobre as questes pedaggicas. S assim, a famlia ir se sentir comprometida com melhoria da qualidade escolar (...). (p.37). 6 Os pais quando aceitos, compreendidos e estimulados, participam da vida escolar e muito podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. (p.85).

escola obtm resultados mais significativos na formao de seus alunos.Porm, a realidade que os pais pouca participao exercem na determinao do que acontece na escola, vrios fatores podem desencadear esse processo de falta de participao. Entrevistando a gestora (G1) perguntei se existia uma participao, efetiva, dos pais na escola, ento nos foi dito que: Existe em partes, os pais que querem participar,

participam e os que no... Porque sempre fazemos reunies de pais e mestres, quando eles comparecem s ficam calados. (G1, abril de 2009).

Nota-se nessa fala que a maioria das pessoas tem uma viso minimizada e tradicional do que de fato participao, essa participao tem sido extremamente limitada em seu contexto. como se a colaborao dos pais para com a escola do filho no fosse necessria ou significativa. Segundo LUCK (2006)7: O que foi explicitado se confirma na fala de um pai (PA1), pois ao pergunt-lo se ele freqenta assiduamente o cotidiano da vida da escola ele responde: Freqento
quando possvel as reunies de pais e mestres, ou quando tem alguma comemorao. Eu acho importante acompanhar o cotidiano da escola do meu filho, mas no entendo muito sobre como a escola funciona ou como age. (PA1, abril de 2009).

Percebe-se que embora seja admitida a necessidade da participao, existe dvidas acerca de como encaminh-la, o que demonstra uma falta de dilogo entre a escola e os pais. Essa fala revela no apenas uma carncia, mas o seu entendimento da importncia dessa participao. Porm, ao mesmo tempo, registra um imobilismo ou incapacidade da escola em superar essa limitao. Segundo PARO (2000): preciso articular-se com a preocupao de estudar formas organizacionais mais adequadas de integrao dos pais a propsitos escolares de melhoria do ensino/aprendizagem. (p.15). Em entrevista, perguntei a professora (Pr2) se ela sentia que pais, professores e gestores formavam uma comunidade educativa ela afirma: Aqui s existe comunidade
educativa no papel, porque se voc olhar o PPP da escola vai ver que a relao da escola com os pais perfeita, mas na verdade no isso que acontece. Os pais no levam em conta o que os professores dizem e as diretoras no consultam nem os pais nem os professores. (Pr2, abril de 2009).

Algumas vezes teme-se a participao dos pais, em vista disso, muitas vezes deixam de ouvir os pais, como at evitam faz-lo e de dar espao para a participao familiar. (p.84)

Pude observar nessa fala a contradio teoria x prtica, pois, no projeto poltico pedaggico consta que a relao da escola com os pais satisfatria, no entanto, a realidade explicitada pela professora e confirmada em outras falas tambm, bem diferente. Da forma como so tratadas as dificuldades existentes, se torna quase impossvel encontrar uma soluo, tendo em vista que os gestores no levam em conta a real dificuldade, achando este problema insignificante. Essa anlise se confirma na fala de PARO (2000) 8:

2- COMO A ESCOLA TRABALHA AS PRTICAS DEMOCRTICAS.

Ao conversar com um pai, indaguei se a escola propicia um ambiente participativo, em que eles tambm fazem parte da tomada de decises, ento o pai me afirmou: Acho que no, porque eu sempre apareo por aqui e nunca falei sobre nada da escola com a diretora, at porque ela tambm no pede a opinio de ningum para resolver nada. (Pa2, abril de 2009) Nota-se nessa fala que no existe um dilogo entre os pais e os dirigentes da escola, os pais desta forma no se sentem parte integrante e necessria na organizao escolar. O que ocorre a ausncia de uma pessoa- no caso o gestor, que conscientize e mobilize os pais acerca da participao na vida escolar. Acerca desse assunto LUCK (2006) ressalta: Como todos que fazem parte da escola influenciam sua cultura ou interferem sobre seus resultados, direta ou indiretamente, positiva ou negativamente, de acordo com o modo como elas agem, fundamental que desenvolvam conscincia sobre como atuam no conjunto e como suas aes se relacionam, se interinfluenciam e se interdependem. (p.90). H de fato uma carncia da participao dos pais na gesto, porm percebe-se tambm que a gesto no procura fazer com que, de fato, esta participao ocorra. Um dos fatores relevantes para a ocorrncia deste problema que parece existir uma

(...) mas parece que os conflitos no se superam por fazer de conta que eles no existem, j que so reais precisam ser resolvidos para serem superados e para resolv-los necessrio conhec-los de forma realista. (p.20)

desmotivao por parte dos gestores, pelo fato de que vrias tentativas de fomentar a participao tenham sido frustradas. Acerca desse assunto uma gestora (G1) me afirmou: Como eu j tinha dito antes,
sempre fazemos reunies de pais e mestres. J promovemos algumas palestras falando da importncia da participao dos pais na escola. Mas acho que essas coisas no do certo, porque eles no conhecem as coisas da escola. (G1, abril de 2009).

Sobre a viso que muitos gestores tm sobre os pais, PARO (2000) afirma: (...) os gestores devem imprimir suas atividades enxergando os pais como colaboradores da escola, visando o desenvolvimento de seu filho. (p.37). A partir dessa afirmao compreende-se que compromisso da escola buscar estratgias e instrumentos que insistam nessa presena. Mesmo que as respostas da famlia no sejam positivas e nem despertem para a participao, a escola no deve descartar novas possibilidades. Ao perguntar a gestora (G2) que estratgias/situaes so criadas para instigara participao dos pais ela me falou: Ns promovemos as
reunies de pais e mestres, que a forma mais tradicional e mais vivel de participao dos pais. (G2, maio de 2009).

Percebe-se nessa fala que so poucas as estratgias da escola para abrir suas portas e instigar a participao dos pais na escola, como admitiu a gestora as reunies so formas muito tradicionais de participao, e tambm alm de tudo limitadas. Alm das reunies serem constatadas como as nicas maneiras de a escola abrir espao para o dilogo com os pais, notaremos nas falas que se seguiro que, essa nica oportunidade oferecida pela escola no est sendo bem aproveitada.
A nica forma que vejo de participao dos pais aqui na escola a reunio de pais e mestres, mas mesmo assim nem todos vm. Nessas reunies s se fala de nota e comportamento, nada que seja muito significativo para o ambiente escolar como um todo. (Pr1, abril de 2009). Sempre que venho aqui nas reunies eu falo com os professores sobre o meu filho, mas a diretora mesmo no fala quase nada sobre a escola. (Pa2, abril de 2009).

Como afirma a professora (Pr1) as reunies no abordam um contedo significativo para o ambiente escolar como um todo, ainda esto presos um conceito que pais s freqentam a escola fim de receber nota e saber do comportamento dos alunos, no se do conta de que devem considerar que um direito dos pais influenciar a determinao do sentido do ensino que seus filhos iro receber.

10

Os sujeitos envolvidos no processo educativo devem criar uma viso de conjunto associada a uma ao cooperativa, e para que isso se torne possvel preciso que todos estejam bem informados e engajados no cotidiano do organismo escolar. Acerca da prtica efetiva da participao LUCK (2006) 9 afirma:

Mais uma vez nota-se a falta de dilogo da gestora, explicitada dessa vez na fala do pai (PA2), em que ele afirma que a gestora no deixa os pais a par do que acontece no organismo escolar, o que uma falha muito grave, pois s a partir do momento que os pais conhecem o que acontece na escola que eles comeam a se envolver, nascendo assim o desejo de participar de alguma forma do processo. Para SZYMANSKI (2001) a troca de informaes possibilita a descoberta de significados comuns. (p.36). Dessa forma, reunies so momentos em que toda a comunidade educativa deve relatar como percebem a escola, assim como tambm manifestar insatisfaes e solues para problemas existentes. Cabe a todos pensar formas de superar as dificuldades encontradas no cotidiano da escola e a cada um contribuir para a aplicao de novas formas de agir dentro desse espao, PARO (2000) 10 diz que:

3- LIMITAES GERAIS DA PARTICIPAO E CONDIES PARA SUA SUPERAO.

So muitas as barreiras existentes que impedem a formao de uma cultura participativa no mbito escolar, na maioria das vezes essa participao tem sido extremamente limitada em seu contexto. Nota-se que a formalizao e burocratizao dos papis e funes das pessoas na escola tende a inibir qualquer tipo de ao participativa, pois na maioria das vezes os

Essa prtica se constitui a partir do entendimento, por parte dos membros da comunidade escolar, dos objetivos educacionais da escola, dos desafios institucionais para realiz-los e da responsabilidade de cada um em relao a esses aspectos, mediante uma viso de conjunto que promove associao e integrao de esforos. (p.91).
10

de responsabilidade da escola, quer dizer daqueles que hoje esto coordenando a vida escolar, criar amplas possibilidades de participao da comunidade em seu cotidiano. Abrir portas insistentemente s famlias e aprimorando a relao com elas, respeitando-as e ouvindo-as com a inteno de estruturar uma convivncia que sustentar os principais projetos e aspiraes da escola. (p.20).

11

dirigentes escolares tm aes caractersticas do autoritarismo e centralizao do poder. Diante disto LUCK (2006)11 nos remete ao fato de que:
A gesto um conceito associado democratizao das instituies e o reconhecimento de que todos so responsveis pelo conjunto de aes realizadas e seus resultados. (p.98)

Ao conversar com a professora (Pr1) questionei-a se existia uma comunidade educativa na escola, ento ela me afirmou: No. O que percebo aqui uma relao de
cobrana, ns cobramos dos alunos, os alunos cobram de ns e os gestores tambm. como se cada um tivesse um papel separado dentro da escola. Os pais depositam os filhos aqui e ns temos que nos virar. (Pr1, maio de 2009).

A fala explicita novamente carncia da participao dos pais no processo educativo, a professora afirma que os pais depositam os filhos na escola e no se importam com a vida escolar deles. Percebe-se claramente nesta fala que no existe colaborao entre os sujeitos que compe o ambiente educativo, o que existe um conceito errado de diviso de responsabilidades. Cada sujeito tem um papel para desempenhar e no conta de forma alguma com os demais interessados. LUCK (2006) 12 preconiza que: Os professores tambm reconhecem que participar de uma reunio da forma como os pais desta escola participam no to significativo, tendo em vista que no se discute nada alm do mbito cognitivo. Sente-se falta de um dilogo colaborativo para todos os sujeitos do mbito educativo, como afirma a professora (Pr2) quando a pergunto se significativa a participao dos pais na escola, dizendo: O que tem sempre
aqui reunio de pais e mestres, e o que os pais fazem no bem uma participao. Porque eles vm aqui apenas para receber os boletins e escutar algo sobre o comportamento, jogando assim toda a responsabilidade para os professores. (Pr2, maio de 2009).

Nota-se que o que a professora (Pr2) ressalta que as informaes trocadas nas reunies fazem referncia apenas a assuntos da parte cognitiva e de comportamento, porm sabemos que os problemas vo muito alm dessas duas reas e justamente por
11

A gesto um conceito associado democratizao das instituies e o reconhecimento de que todos so responsveis pelo conjunto de aes realizadas e seus resultados. (p.98) 12 fcil de observar que grande parte do trabalho escolar realizado de modo dissociado. A fragmentao do trabalho e a dissociao de aes constituem, todavia, uma realidade reconhecida como insatisfatria pelos prprios educadores, porm, e ao mesmo tempo, mantida por eles mesmos como forma de garantir espaos e direitos conquistados. (p.94)

12

isso que se torna importante uma relao que possa gerar solues prticas para os problemas existentes, descartando assim o jogo de responsabilidades. Sobre isso LUCK (2006)13 afirma: Outra condio a ser superada a ausncia do dirigentes escolares nos momentos de encontro com os professores e as famlias, pois estes momentos de encontro como j foi dito aqui, servem para trocar informaes significantes acerca da escola. A realidade explicitada na escola mostra essa ausncia, como notaremos na fala que se segue: Eu sempre converso com os professores sobre notas e comportamento, j os
diretores nunca vejo nas reunies, coisas da escola mesmo eles nunca falam nada. (PA1, maio de 2009).

Nota-se que a gestora se mostra omissa, pelo fato de no procurar informar os pais sobre os assuntos referentes escola como objetivos educacionais, propostas adotadas, problemas enfrentados entre tantos outros assuntos que podem instigar a vontade dos pais de participar da organizao da escola. Como afirma LUCK (2006) 14: Essa promoo, de forma que a participao seja efetiva, tem que ser percebida pelos gestores como um assunto a ser muito bem cuidado em seu estabelecimento de ensino, no sentido do desenvolvimento de um ambiente estimulador dessa participao. Uma das principais dificuldades relatadas pelos gestores acerca da participao a falta de interesse dos pais, a resistncia em participar entre outros fatores. Destaca-se, no entanto, que no se deve esperar que tais atitudes despontem naturalmente, como resultado da boa vontade das pessoas. Aos gestores compete criar condies estimulantes para o exerccio da participao. (LUCK, p.93.2006). Ao entrevistar a gestora (G2) perguntei se existia uma participao, efetiva, dos pais na escola, a mesma me afirmou: Tem alguns pais que freqentam bastante as
reunies, outros no se interessam. Essa uma das principais dificuldades que a escola enfrenta, os pais no tem o compromisso de acompanhar a escola dos seus filhos, o que dificulta muito o trabalho dos professores e de ns gestores. (G2, maio de 2009).
13

A fim de que a gesto escolar seja desenvolvida de acordo com os princpios e aes participativos, torna-se necessrio que os gestores escolares, em sua atuao, adotem aes voltadas para a difuso contnua de informaes claras e precisas a respeito das questes fundamentais da vida escolar. (p.97). 14 A criao de um ambiente e de uma cultura participativa constitui-se em importantes elementos de ateno e objeto de liderana pelo gestor escolar, pelo qual, gradualmente, tem-se promovido mudanas significativas na organizao e orientao de nossas escolas. (p.89).

13

Ao conversar com a outra gestora (G1) ela relatou um quadro bastante parecido com o que j havia explicitado a gestora (G2), ressaltou tambm a falta de interesse dos pais, Um tipo de passividade., afirmou a gestora (G1). Um componente que parece muito generalizado em nossa cultura e que se mostrou como argumento recorrente nas entrevistas realizadas para explicar a fraca participao dos pais na escola, o de que estes se mostram naturalmente avessos a todo tipo de participao. Termos ou expresses como desinteresse, comodidade, passividade, conformismo, foram constantemente utilizadas para retratar a falta de disposio dos usurios em participar na escola. Porm, isso no nos deve levar a concluir que isso se deva a alguma averso natural participao. A raiz do problema a falta de informao que muitos tm quanto ao seu direito e obrigao de participar da educao do seu filho. A participao tem enquadramento legal, assim, a nossa Constituio considera que Os pais tm o direito e o dever da educao e manuteno dos filhos (Art. 36. n.5). O n. 2 do mesmo Art enuncia que [Incumbe ao Estado] cooperar com os pais na educao dos filhos. De acordo com LUCE e MEDEIROS (p.29.2006) A Constituio define a educao como um direito de todos e dever do Estado e da famlia, a ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade. Perante estes normativos verificamos que a colaborao entre os sujeitos do mbito escolar fundamental na educao e que a legislao defende esse direito. Porm o que os gestores afirmam que dificulta a legitimao desses direitos/deveres que alm da falta de interesse muitas famlias tambm no tm tempo de cumprir com essa colaborao/participao pelo fato de trabalharem, como se confirma nas falas seguintes:
O que impede mais a participao porque a maioria dos pais trabalha e no tem tempo de vir aqui para estar acompanhando tudo. (G1, maio de 2009). Como eu trabalho e s freqento as reunies quando posso, no participo de quase nada aqui. (PA1, maio de 2009).

Sabe-se que na sociedade atual a busca de suprir as necessidades da famlia atravs do trabalho est cada vez mais intensa, o que pode dificultar, mas no impedir que os pais consigam cumprir com sua colaborao perante a escola. importante,

14

nesse sentido, que se criem medidas visando facilitar a participao dos pais na escola. Sobre esta temtica PARO (1987)15 afirma: O que se percebe que ocorre um compromisso de mo nica, em que apenas a escola se preocupa com o processo de ensino/aprendizagem do aluno, como se fosse responsabilidade apenas da escola a formao do sujeito. O Estatuto do Aluno do Ensino no Superior (Lei n. 30/2002, de 20 de dezembro) no seu art. 6 n. 1 nos diz que aos pais e encarregados da educao incumbe, (...), uma especial responsabilidade, inerente ao seu poder-dever de dirigirem a educao dos seus filhos e educandos, no interesse destes, e de promoverem ativamente o desenvolvimento fsico, intelectual e moral dos mesmos. So salientados, dentre alguns deveres, a articulao entre famlia e escola, que as famlias devem contribuir para a criao e execuo do projeto educativo e do regulamento interno da escola. No entanto, percebe-se na nossa sociedade uma forte resistncia introduo de aes participativas democrticas, o que ocorre que as pessoas tm o conceito de que a vivncia democrtica se d apenas mediante o voto etc. essa condio, por si s, revela a importncia de a escola rever sua atuao, visando promover o desenvolvimento da conscincia social do aluno. Uma das principais estratgias que a escola pode aderir para envolver toda a comunidade educativa nos interesses da instituio a elaborao do projeto pedaggico. Este segundo LUCK (2006) 16: Nas visitas que fiz unidade escolar pude constatar, atravs de conversas formais e informais, que o Projeto poltico pedaggico no era renovado a cerca de cinco anos e que no processo de elaborao os pais no exerceram nenhuma participao, notei tambm que os pais no tm acesso a esse projeto. O que lamentvel, pois, tem-se identificado como escolas eficazes aquelas em que o projeto poltico um instrumento vivo de orientao do trabalho cotidiano, continuamente refletido e enriquecido. (LUCK, p.89. 2006).
15

Ressaltamos a importncia de se adotar um dispositivo constitucional que facilitasse a participao dos pais na escola pblica por meio da iseno de horas de trabalho no emprego. (p.53) 16 Consiste em uma abordagem sistmica de orientao e coordenao do processo educacional, mediante ao conjunta, articulada, unitria e consistente da comunidade escolar, dirigida promoo de resultados significativos na formao dos alunos. (p.88)

15

Na verdade na medida em que os pais se integram na escola como coeducadores que devem participar nas estruturas, formais e informais, de gesto cotidiana da escola, independentemente do direito que lhes assiste, sempre, de acompanhar a escolarizao dos seus filhos e exercer o controle democrtico sobre o funcionamento da escola. LUCK (2006)17 ressalta: Por isso, se queremos desenvolver nas escolas uma cultura de participao que abranja os pais, deve-se criar condies para que estes possam exercer papel de relevo e interveno no regular funcionamento e vida da escola, tornando-se uma s comunidade educativa.

APONTAMENTOS FINAIS Ao concretizar este exerccio de pesquisa sendo guiada pelos objetivos que apontam para a anlise do nvel da participao dos pais na gesto escolar, buscando identificar as formas de participao dos mesmos e como a gesto promove esta participao, foi possvel constatar que o quadro de participao dos pais na gesto escolar est em nvel muito baixo ou at mesmo inexistente, tendo em vista que se evidenciou tambm que no existem formas variadas de participao, pois a nica forma so as reunies de pais e mestres. A participao se restringe a reunio e com pouca troca de informaes que possam ajudar de maneira positiva a organizao escolar. Pude perceber que a participao um grande desafio para aqueles que esto envolvidos no processo educativo. preciso que a escola e famlia busquem cada vez mais uma relao de parceria com compromisso, a fim de superar as dificuldades existentes nessa relao. Relao essa que se torna visvel em poucas escolas, porm, quanto mais a escola abrir as portas para as famlias, maior a participao dos pais. Assim, noto que deve-se criar uma cultura participativa, com a possibilidade de uma relao dialgica, crtica e libertadora REFERNCIAS

17

Os pais quando aceitos, compreendidos e estimulados, participam da vida escolar e muito podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. (p.85).

16

ANDR, Marli Eliza Dalmazo Afono de. Etnografia da prtica escolar. 2. Ed. Campinas, SP: Papirus, 1998. LIBNEO, Jos Carlos (Org.). Educao Escolar: poltica, estrutura e organizao. 2 Edio, Cortez Editora, 2005 LUCE, Maria Beatriz; MEDEIROS, Isabel Letcia Pedrosa de. Gesto Escolar Democrtica: concepes e vivncias. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006. LUCK, Helosa. A gesto participativa na escola. Srie Cadernos de Gesto. 1 Edio, vol. III. Editora: Vozes, 2006. __________. Concepes e processos democrticos de gesto educacional. Petrpolis, RJ: Vozes, 2006 MINAYO, Maria Ceclia de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, mtodo e criatividade. 18. Ed. Petrpolis: Vozes, 1994. .PARO, Victor Henrique. Qualidade de ensino: A contribuio dos Pais. So Paulo: Xam, 2000. __________. A utopia da gesto escolar democrtica. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n.60, p.51-53, fev. 1987. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 21. Ed. So Paulo: Cortez, 2000. p. 112-128. SZYMANSKI, Heloisa. Braslia:Plano, 2001. A relao famlia/escola: desafios e perspectivas.

You might also like