You are on page 1of 35

SISTEMA DE POTNCIA

GRANDEZAS
E Tenso V (volt) I Corrente A (amper) R Resistncia (ohm) L Indutncia H (henrry) C Capacitncia F (farad) XL Reatncia Indutiva (ohm) XC Reatncia Capacitiva (ohm) PA Potncia Aparente VA(volt amper) PR Potncia Real W (watt) Preat Potncia Reativa VAR (volt amper reativo) Z Impedncia (ohm) F Freqncia Hz (hertz) FP Fator de Potncia (admissional) Angulo de Fase (graus) Pg 1 a 2 Pg 1 a 2 Pg 1 a 2 Pg 3 a 5 Pg 9 a 10 Pg 10 Pg 7 Pg 11 a 15 Pg 11 a 15 Pg 11 a 15 Pg 8 Pg 6 a 7 Pg 11 a 12, 18 Pg 28 a 31

nfase em; Lei de Ohms Associao de resistores e capacitores Gerador Correo do fator de potncia

Pg 2 a 3 Pg 21 a 27 Pg 16 a 17 Pg 18 a 20

PAULO LOBO 98066281 ID 84943*67

Tabela de grandezas eltricas com formulas Pg 32 a 35

LEI DE OHM

A Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm, indica que a diferena de potencial (V) entre dois pontos de um condutor proporcional corrente eltrica (I). Quando essa lei verdadeira num determinado resistor,este denomina-se resistor hmico ou linear.A resistncia de um dispositivo condutor dada pela fmula

A diferena de potencial, V, dividido pela corrente elctrica, I , resistncia do resistor, R, que denominada de Lei de Ohm: V = IR

onde:

V a diferena de potencial eltrico (ou tenso, ou ddp) medida em Volts R a resistncia eltrica do circuito medida em Ohms I a intensidade da corrente eltrica medida em Ampres e no depende da natureza de tal: ela vlida para todos os resistores.Entretanto,quando um dispositivo condutor obedece Lei de Ohm,a diferena de potencial proporcional corrente eltrica aplicada,isto ,a resistncia independente da diferena de potencial ou da corrente selecionada.

Diz-se, em nvel atmico, que um material (que constitui os dispositivos condutores) obedece Lei de Ohm quando sua resistividade independente do campo eltrico aplicado ou da densidade de corrente escolhida. Um exemplo de componente eletrnico que no possui uma resistncia linear o diodo, que portanto no obedece Lei de Ohm. Conhecendo-se duas das grandezas envolvidas na Lei de Ohm, fcil calcular a terceira:

A potncia P, em Watts, dissipada num resistor, na presuno de que os sentidos da corrente e da tenso so aqueles assinalados na figura, dada por

Logo, a tenso ou a corrente podem ser calculadas a partir de uma potncia conhecida:

Outras relaes, envolvendo resistncia e potncia, so obtidas por substituio algbrica:

INDUTNCIA L (Henrry)
Indutncia Em um circuito constitudo de uma ou mais bobinas perfeitas - (resistncia interna igual a zero) - quando percorrido por uma corrente eltrica produz um campo magntico, campo este que cria um fluxo que as atravessa. A capacidade de uma bobina em criar o fluxo com determinada corrente que a percorre denominada Indutncia (smbolo L) medida em "henry" cujo smbolo H.

Chamamos de indutor a um fio enrolado em forma de hlice em cima de um ncleo que pode ser de ar ou de outro material. A Fig01 mostra o smbolo para indutor com ncleo de ar, de ferro e de ferrite.

(a)

(b)

(c)

Fig01: Smbolo de indutor - (a) Ncleo de ar; (b) de ferro e (c) ferrite. 1.2. Indutor em Corrente Contnua O que acontece quando no circuito da Fig02 fechamos a chave no instante t=0? A tenso aplicada no indutor mas a corrente leva um certo tempo para crescer, a explicao um fenmeno chamado auto induo (para maiores detalhes veja o livro Analise de Circuitos em Corrente Alternada ou o livro Circuitos Em Corrente Alternada) que faz aparecer uma tenso e que se opor ao crescimento da corrente. Ao abrir a chave, no instante t2, novamente esse fenmeno vai atuar na bobina no deixando a corrente se anular instantaneamente, fazendo aparecer uma tenso e com a polaridade tal que se ope diminuio da corrente. Observe que isso faz aparecer uma tenso nos terminais da chave que igual a E + e, que pode causar uma arco de corrente. Conclumos que um indutor se ope passagem de uma corrente alternada (se ope variao de uma corrente) e que a corrente est atrasada em relao tenso (a tenso j est aplicada e a corrente comea a aumentar). Caso o ncleo fosse de ferro ou ferrite a corrente demoraria mais para aumenta (ou diminuir), isto porque a indutncia da bobina seria diferente em cada caso. A indutncia (L) de um indutor um parmetro que d a medida da capacidade que tem o indutor de armazenar energia no campo magntico, a sua unidade se chama Henry (H).

(a)

(b)

(c)

FREQUNCIA H (Hertz)

Cinco ondas senoidais com diferentes frequncias (a azul a de maior frequncia). Repare que o comprimento da onda inversamente proporcional frequncia. Frequncia[1] uma grandeza fsica ondulatria que indica o nmero de ocorrncias de um evento (ciclos, voltas, oscilaes, etc) em um determinado intervalo de tempo. Alternativamente, podemos medir o tempo decorrido para uma oscilao. Este tempo em particular recebe o nome de perodo (T). Desse modo, a frequncia o inverso do perodo.

Unidades de medida mais usadas


-Hertz (Hz): Corresponde ao nmero de oscilaes por segundo. Nome dado em honra ao fsico Alemo Heinrich Hertz. -Rotaes por minuto (rpm): Corresponde ao nmero de oscilaes por minuto.

[editar] Exemplos
Considere o evento "dar a volta completa em torno de si mesmo na volta". Suponha que leve 0,5 segundos para que esse evento ocorra. Esse tempo o seu perodo (T). Com isso, podemos deduzir que em 1 segundo o evento ocorrer duas vezes, ou seja, ser possvel "dar duas voltas em torno de si mesmo". Nesse caso, sua frequncia de 2 vezes por segundo, ou 2 Hz (2 0,5 s =1 s). Imagine agora que seja possvel realizarmos esse mesmo evento em 0,25 segundos. Consequentemente, em um segundo ele ocorrer 4 vezes, fazendo com que a frequncia passe a ser de 4Hz (4 0,25 s= 1 s). Perceba que o tempo considerado para frequncia sempre o mesmo, ou seja, 1 segundo. O que varia o perodo do evento, que no primeiro caso foi de 0,5 s e no segundo de 0,25 s. Assim sendo, para sabermos quantas vezes o evento ocorre em 1 segundo precisamos saber quantas vezes ele "cabe" dentro desse segundo. Portanto temos que: a) No primeiro caso, 2 0,5 s = 1 s, temos que: F = 2 Hz T = 0,5 s

Portanto, 2 0,5 s =1 s; ou seja,

. Da, temos que :

b) No segundo caso, 4 0,25 s = 1 s, temos que: f = 4 Hz T = 0,25 s

Portanto, 4 0,25 s =1 s; ou seja,

. Da, temos que :

REATNCIA CAPACITIVA XC ( Ohm)


A reatncia capacitiva s existe em circuitos de tenso alternada. Em circuitos de tenso contnua um capacitor apresenta resistncia considerada infinita. Todo capacitor em circuito de tenso alternada atua como um resistor (no que esta seja sua funo no circuito, porm seu comportamento apresenta resistncia). Sua resistncia ser dada em funo da frequncia do circuito e o valor do capacitor dado em farads. O valor nunca ser exato, j que um nmero irracional. Porm, a diferena entre o valor obtido e o real desprezvel, no afetando o circuito. Vale lembrar que o clculo descrito abaixo s vlido para tenso alternada com onda senoidal, com semiciclos de 50%, e a mesma tenso de pico para os dois lados da senoide em relao ao referencial (geralmente 0 V). A reatncia capacitiva o tipo de reatncia devida capacitncia de um capacitor, de um circuito eltrico ou circuito eletrnico. medida em ohms e igual recproca do produto de 2 pela frequncia em hertz e pela capacitncia em farads, onde X < 0. A reatncia capacitiva (XC) e o seu valor em ohms dado por:

Onde C a capacitncia dada em Farads, f a frequncia dada em Hertz, aproximadamente 3,14159.

IMPEDNCIA Z ( OHM)
Impedncia eltrica ou simplesmente impedncia (quando, em domnio de circuitos ou sistemas eltricos, e Engenharia Eltrica, no houver possibilidade de confuso com outras possveis acepes de impedncia), em circuitos eltricos, a relao entre o valor eficaz da diferena de potencial entre dois pontos de circuito em considerao, e o valor eficaz da corrente eltrica resultante no circuito. A impedncia no um fasor, mas expressa como um nmero complexo, possuindo uma parte real, equivalente a resistncia R, e uma parte imaginria, dada pela reatncia X. A impedncia tambm expressa em ohms, e designada pelo smbolo Z. Indica a oposio total que um circuito oferece ao fluxo de uma corrente eltrica varivel no tempo. Matematicamente, exprime-se:

(1) calculando-se a impedncia eltrica (Z) como a relao entre o valor eficaz da diferena de potencial (U) entre os terminais de um determinado circuito eltrico e o valor da corrente resultante (I) num circuito de corrente alternada:

sendo: 1. 2. 3. Z: a impedncia eltrica em ohms; U: a tenso eltrica, em volts; I: a corrente eltrica, em ampres.

(2) exibindo a relao entre impedncia, resistncia e reatncia:

sendo: 1. 2. 3. Z: a impedncia eltrica em ohms; R: a resistncia eltrica em ohms; e X: a reatncia eltrica em ohms.

A impedncia total de uma associao srie de elementos passivos dada pela frmula:

CAPACITNCIA F (Farad)
Considere duas placas paralelas feitas de um material condutor e separadas por um espaamento vazio, esto ligadas a uma bateria atravs de um resistor e uma chave. Se as placas esto inicialmente descarregadas, e a chave est aberta, as placas permanecem descarregadas. No momento em que a chave fechada, eltrons comeam a sair da placa h e se acumulam na placa l, depois de passarem pela resistncia e pela bateria. A corrente inicialmente elevada, limitada apenas pela resistncia do circuito. Com o tempo a corrente diminui, e aps um certo tempo temos uma carga positiva na placa h.

Os eltrons se acumulam na placa l com a mesma rapidez que deixam a placa h. Esta transferncia de eltrons continua at que a diferena de potencial entre as placas seja exatamente igual tenso da bateria. O resultado final uma carga positiva na placa h e uma carga negativa na placa l, muito semelhante distribuio de carga mostrada na figura abaixo.

Independentemente do formato destes condutores, os chamamos de placas. Este elemento, constitudo por apenas dois condutores isolados com formato qualquer, separados por um material isolante ( no caso o ar), chamado CAPACITOR

REATNCIA INDUTIVA XL ( Ohm)


A reatncia indutiva devida indutncia de um circuito eltrico, circuito eletrnico ou bobina. medida em ohms, designada pelo smbolo XL e igual indutncia em henrys multiplicada por 2 vezes a freqncia em Hertz. Quando X > 0 a reatncia (XL) e o seu valor em ohms dado por:

onde L a Indutncia dada em henrys, f a freqncia dada em Hertz.

10

POTNCIAS: APARENTE VA ( Voltamper), REAL W (Watt), REATIVA Var ( Voltamper reativo) E FATOR DE POTNCIA FP (Admissional)
Em sistemas eltricos existem 3 tipos de potncias: Potncia ativa = Watts (carga puramente resistiva) Potncia reativa = VAr (carga puramente reativa (indutores e capacitores))

Potncia Aparente = VA (soma vetorial das outras duas). Raiz quadra da soma dos quadrados, (como se fosse a hipotenusa do teorema de Pitgoras) entenderam? Todos conhecem a formula: P=U*I. Considerando uma carga puramente resistiva quando se multiplica U*I temos a potncia em Watts (W). Quando entra um capacitor ou um indutor na jogada (por exemplo a bobina de um transformador) a aparece o tal fator de potncia. O fator de potncia (FP) intriseco a cada aparelho. Ele o cosseno do ngulo formado do defasamento entre corrente e tenso produzido pelos elementos reativos do equipamento. o mesmo ngulo entre potncia ativa e reativa. Por ser um cosseno ele varia de 0 a 1. Geralmente nos aparelhos eletro/eletrnicos fica em torno de 0,55 0,95. No Brasil a legislao eltrica estabelece 0,92 como mnimo (logo, logo ser 0,95), mas no se preocupem, consumidores residenciais esto de fora desse requisito. Com esse conceito, podemos calcular (W) e (VA) apenas conhecendo o fator de potncia (FP) sem se preocupar com a trigonometria ou calcular a reatncia dos elementos indutivos e capacitivos. Basta usar a seguinte regra: VA=W/FP e W=VA*FP Por exemplo: Tomemos um estabilizador de 1000VA (ignorando o rendimento, que explicarei daqui a pouco) significa dizer que voc pode ligar uma carga resistiva (como um ferro e passar) de 1000W por que o FP 1.

11

Mas nesse mesmo estabilizador de 1000VA voc poder ligar uma carga de no mximo 650W se esta tiver FP=0,65. Os outros 350W estaro circulando na parte reativa (VAr). Tem como corrigir o FP e deixa-lo com valor 1? -Sim. Porque ento os fabricantes de equipamentos j no corrigem? - Primeiro por que h um custo para isso e segundo essa energia reativa necessria para o bom funcionamento dos equipamentos. Sem essa energia reativa os motores eltricos no giram e os transformadores no funcionam. Falta falar sobre o rendimento. Rendimento o quanto um equipamento aproveita da energia eltrica fornecida. r = P.OUT/P.IN. onde: r= rendimento P.OUT= potncia de sada P.IN= potncia de entrada Por exemplo: Um rendimento de 96% significa que dos 100% de energia que entra 4% dissipada na forma de calor, ou seja, no aproveitada para nada, a no ser que voc queira aproveitar seu estabilizador como aquecedor nos dias de frio. Naquele exemplo anterior do estabilizador de 1000VA alimentando uma carga com fator de potncia de 0,65 tnhamos um consumo de 6950W. S que o estabilizador no entrega 1000VA. Considerando um rendimento de 96% teremos 960VA na sada. Portanto a carga mxima nessas condies seria 624W. Concluso: Estabilizadores, no-breaks e fontes funcionam a base desses principios. Conhecendo um pouco sobre esse assunto podemos dimensionar melhor nossos equipamentos e de certo modo at economizar por no comprar um equipamento superdimensionado.

POTNCIA E ENERGIA ELTRICA

Potncia o trabalho realizado em um determinado tempo. Potncia de 1 watt desenvolvida quando se realiza o trabalho de um joule, em cada segundo, contnua e uniformemente. Unidade de potncia: watt, smbolo W. Exemplo: Uma potncia de 500 W significa que foi realizado um trabalho de 500 joules em 1 segundo

12

O joule a unidade de energia. Nos circuitos de corrente alternada o joule toma o nome de: volt-ampre-segundo , VAs ou watt.segundo Ws ou var.segundo, Vars energia aparente

energias ativa ou reativa.

Unidade de energia watthora (Wh) Quando o tempo expresso em hora e a potncia em watt a unidade de energia ser de um watthora. Relao entre o Watthora e o joule 1 Watthora = (1 joule / segundo) hora 1 hora = 3600 s Substituindo: 1 Watthora = (1 joule / segundo) 3600 segundos = 3600 joules Portanto: 1 Wh = 3600 J

POTNCIA APARENTE, ATIVA E REATIVA

Em corrente alternada tem-se tambm a potncia aparente VA, a potncia ativa, j vista, o W e a potncia reativa o Var. Normalmente os clculos e avaliaes em corrente alternada so feitos com essas unidades, para poder expressar, fisicamente, a existncia de resistncia, indutncia e capacitncia em um circuito. A unidade de medida de resistncia e reatncia o Ohm, smbolo O conjunto resistncia-reatncia tem o nome de impedncia. Circuitos com resistncias e reatncias tm as senides de tenso e corrente defasadas, conforme figura 1. .

13

Figura 1 - Senides de tenso e corrente defasadas Ao co-seno do ngulo de defasagem ( ) entre a corrente e a tenso d-se o nome de fator de potncia do circuito. A expresso da potncia em corrente contnua : P = V I (Watt) Em corrente alternada : P = V I cos (Watt)

Exemplo: Lmpada incandescente comum de 40 W, 127 V s apresenta resistncia. Sua corrente ser de: I = P / V = 40 / 127 = 0,315 A Uma lmpada fluorescente de 40 W tem um reator em srie. Se o reator for de baixa qualidade seu fator de potncia pode ser muito baixo, at da ordem de 0,5. Nessas condies a corrente seria: I = P / V cos = 40 / 127.0,5 = 0,63 A,

isto , a corrente dobrou em funo do fator de potncia.

14

A potncia das usinas geradoras de eletricidade so dadas em mltiplos de W, isto , quilowatt (kW),megawatt (MW), etc. 1kW = 1 000 W = 103 W 1MW = 1 000 000 W = 106 W 1GW = 1 000 000 000 W = 109 W 1TW = 1 000 000 000 000 W = 1012 W Pode-se citar, como exemplo, a usina hidreltrica de Itaipu, com uma potncia instalada de 12 600 000 kw = 12 600 MW. No Brasil, a energia 95% gerada por usinas hidreltricas.

CLCULO DO CUSTO DE ENERGIA ELTRICA

A conta de energia eltrica dada em kWh. Exemplo: A conta de energia de uma residncia de classe mdia, registrou um consumo de 372 kWh e incluindo impostos, um custo de R$ 110,70, isto : 1 kWh custa R$ 0,297/kWh. Nela residem 6 pessoas que levam no banho, 10 minutos cada, isto , 60 min ou 1h por dia. O chuveiro eltrico da casa tem uma potncia de 5400 W. Logo o consumo de energia dirio ser de 5400 Wh ou 5,4 kWh, e o custo dirio ser de 5,4 x 0,297 , isto R$ 1,60 / dia. Considerando um ms de 30 dias: R$ 48,10/ms Pode-se notar que 43% da conta de energia devido ao uso do chuveiro eltrico!

15

GERADOR DE CORRENTE ALTERNADA

Figura 2: Gerador de corrente alternada constitudo de uma nica espira (figura livro Fsica Volume nico - Antonio Mximo e Beatriz Alvarenga) Um gerador de corrente alternada simples constitudo de um im fixo e de uma espira colocada no meio do im como mostra a fig.2 ao lado. A alimentao da lmpada realizada atravs das escovas que esto em contato com os anis que esto ligados na extremidade da espira. Ao girar a espira, h variao de fluxo magntico induzindo uma corrente, que vai atravs das escovas alimentar o circuito e portanto acender a lmpada. Esta corrente alternada e neste caso o gerador denominado gerador de corrente alternada. A fig. 3 ao lado mostra o gerador de corrente alternada que funciona no mesmo princpio, isto , o campo magntico indutor gera uma tenso na espira de campo, que ao girar da posio para a posio 2, est em um sentido e da posio 3 para 4 em outro sentido. A espira de campo ligada a anis coletores para poder ser levada armadura, de onde fornecida em terminais, em uma placa de ligaes. Da placa de ligaes que se faz a conexo com os circuitos externos, que podem ser linhas de transmisso,ou cargas localizadas

16

Figura 3 - Gerador de corrente alternada

Figura 4 Linha de montagem de geradores industriais

17

Correo do Fator de Potncia


Em uma instalao eltrica a adio de cargas indutiva diminui o fator de potncia (cosseno fi) o que implica na diminuio da potncia real aumentando a potncia aparente ou, se a potncia real (Watts) se mantiver no mesmo valor a potencia aparente aumenta o que implica em um aumento na corrente da linha sem um aumento de potncia real. Para compensar (aumentar o FP) deveremos colocar capacitores em paralelo com a carga indutiva que originou a diminuio no FP. Seja uma carga Z, indutiva, com fator de potencia cos e desejamos aumentar o FP para cos

(a)

(b)

Fig01: ( a ) Circuito; e ( b) diagrama fasorial indutivo antes da correo e com angulo de defasagem f1- Livro Circuitos em Corrente Alternada -6 Edio - Editora rica O objetivo aumentar o FP de cos1 para cos2. Para isso deveremos colocar um capacitor de valor C em paralelo com a carga de valor dado por (ver a deduo no livro):

18

(a)

( b)

Fig02: ( a ) Circuito - ( b ) Diagrama fasorial aps correo com FP f2 - ver o Livro Circuitos em Corrente Alternada -6 Edio - Editora rica pg208

19

Exemplo: Calcular C para que o FP do circuito aumente para 0,94

Fig03: Circuito sem correo - Chave em A Calculemos inicialmente o FP atual (chave em A). A reatncia indutiva vale XL=377x0,03=11,3 Ohms, portanto tg1=11,3/10 =1,13 e logo 1=48 cos1 =0,662 Como o novo FP 0,9 , o novo angulo 2 ser: arccos0,9= 25,8 Como a potncia ativa vale: P = UxIxcos =220x14,46x0,662 =2108W O valor de C que corrige o FP de 0,662 para 0,9 :

Observe o que acontece quando ligamos o capacitor de 75uF. A corrente na carga inicial no muda, mas a corrente na linha diminui. Esse o objetivo, diminuir a corrente na LINHA, mantendo as condies da carga (por exemplo um motor continuar operando com a mesma potncia) e consumindo a mesma corrente.

20

Circuitos

Circuito RL paralelo

O circuito RL paralelo geralmente de menor interesse que o circuito srie. Isto ocorre em maior parte pelo fato de a tenso de sada Vout ser igual tenso de entrada Vin. Como resultado, este circuito no atua como um filtro no sinal de entrada, a menos que este seja alimentado por uma fonte de corrente.

Circuito RLC paralelo

Notaes do circuito RLC paralelo: V - a tenso da fonte de alimentao (medida em volts V) I - a corrente do no circuito (medida em ampres A) R - a resistncia do resistor (medida em ohms = V/A); L - a indutncia do indutor (medida em henrys = H = Vs/A) C - a capacitncia do capacitor (medida em farads = F = C/V = As/V)

Circuito RC paralelo
21

O circuito RC paralelo geralmente de menor interesse que o circuito srie. Isto ocorre em maior parte pelo fato de a tenso de sada Vout ser igual tenso de entrada Vin. Como resultado, este circuito no atua como um filtro no sinal de entrada, a menos que este seja alimentado por uma fonte de corrente. Com impedncias complexas:

Associao de capacitores
Num circuito de condensadores montados em paralelo todos esto sujeitos mesma diferena de potencial (tenso). Para calcular a sua capacidade total (Ceq):

A corrente que flui atravs de capacitores em srie a mesma, porm cada capacitor ter uma queda de tenso (diferena de potencial entre seus terminais) diferente. A soma das diferenas de potencial (tenso) igual a diferena de potencial total. Para conseguir a capacitncia total:

22

Na associao mista de capacitores, tem-se capacitores associados em srie e em paralelo. Nesse caso, o capacitor equivalente deve ser obtido, resolvendo-se o circuito em partes, conforme a sua configurao. Por isso, calcule, antes associao de capacitores em srie para aps efetuar o clculo dos capacitores em paralelo.

ASSOCIAO DE RESISTORES SRIE PARALELO E MISTO


Associao em Srie
Dois componentes de um circuito encontram-se associados em srie quando um dos seus terminais comum e ambos so percorridos pela mesma corrente elctrica. No circuito representado na Figura 4.3.a os elementos R1 e R2 encontram-se associados em srie, no sucedendo o mesmo com as resistncias R1 e R2 do circuito representado em 4.3.b.

Figura 4.3 Associao de resistncias Considere-se ento o circuito representado na Figura 4.4, constitudo por uma fonte de tenso e um conjunto de resistncias associadas em srie.

Figura 4.4 Associao em srie de resistncias A aplicao da Lei de Kirchhoff das tenses permite escrever a igualdade

23

(4.7) a qual, em conjunto com a Lei de Ohm e a igualdade ii=i, permite obter

(4.8) em que (4.9) define a resistncia equivalente srie.

4.2.2 Associao em Paralelo


Dois componentes de um circuito encontram-se associados em paralelo quando os ns aos quais se encontram ligados so comuns e, portanto, a tenso aos terminais idntica. No circuito elctrico representado na Figura 4.5.a, os componentes R1 e R2 encontram-se associados em paralelo, o mesmo j no sucedendo com as resistncias R1 e R2 em (b).

Figura 4.5 Associao de resistncias Considere-se ento o circuito representado na Figura 4.6.

Figura 4.6 Associao em paralelo de resistncias

24

A aplicao da Lei de Kirchhoff das correntes ao n comum a todos os componentes permite escrever a igualdade (4.10) a qual, em conjunto com a Lei de Ohm e a igualdade vi=v, permite obter a relao

(4.11) em que (4.12) define a condutncia equivalente da associao em paralelo considerada. No entanto, uma vez que Gp=1/Rp, a resistncia equivalente do paralelo pode ser expressa na forma

(4.13) As relaes (4.12) e (4.13) indicam que a associao em paralelo de resistncias conduz a um componente equivalente cujo valor nominal sempre inferior ao menor de entre eles. Por exemplo, a associao em paralelo de duas resistncias iguais equivalente a um componente com metade do valor nominal (Figura 4.7.a)

(4.14) ao passo que a associao em paralelo de k resistncias iguais equivale a um componente cujo valor nominal (Figura 4.7.b)

(4.15)

25

Figura 4.7 Casos particulares da associao em paralelo de resistncias Por outro lado, no caso particular em que os valores nominais das resistncias diferem de uma ou mais ordens de grandeza, como na Figura 4.7.c, pode aproximar-se o paralelo pela menor das resistncias Rp R (4.16)

Na maior parte das aplicaes prticas, a regra da associao em paralelo aplicada isolada ou consecutivamente a conjuntos de duas, trs ou mais resistncias. Da expresso (4.13) resulta que as associaes em paralelo de duas e trs resistncias so, respectivamente,

(4.17) e

(4.18) 26

4.2.3 Associao Srie-Paralelo ( MISTA)


A grande maioria dos circuitos composto por associaes mistas srie-paralelo de componentes. Considere-se a ttulo de exemplo o circuito representado na Figura 4.8.a, constitudo por oito resistncias. Admitindo que o objectivo da anlise determinar a corrente fornecida pela fonte de alimentao ao circuito, pode ento proceder-se s simplificaes sucessivas representadas nas Figuras 4.8 b a d: primeiro substituem-se as resistncias R7 e R8 pelo respectivo equivalente srie (Figura 4.8.b); depois associa-se o resultado em paralelo com a resistncia R6 e seguidamente em srie com a resistncia R5 (Figura.4.8.c); e assim sucessivamente at ao resultado final ilustrado na Figura 4.8.d,

Figura 4.8 Associao mista srie-paralelo de resistncias Aps esta simplificao preliminar do circuito, pode ento calcular-se a corrente fornecida pela fonte

27

ANGULO DE FASE (Tenso Alternada)


uma tenso cujo valor e polaridade se modificam ao longo do tempo. Conforme o comportamento da tenso ento temos os diferentes tipos de tenso: Senoidal, quadrada, triangular, pulsante, etc. De todas essas, a senoidal a que tem um maior interesse pois a tenso que gerada nas usinas e que alimenta as industrias e residncias. Antes de estudarmos mais a fundo a tenso senoidal, vamos procurar conceituar melhor a tenso alternada. Seja o circuito da Fig02, no qual temos duas baterias e uma chave que ora conecta a bateria B1 ao resistor, ora conecta a bateria B2 ao resistor. Vamos supor que cada bateria fica conectada ao resistor durante 1s. Como seria o grfico da tenso em funo do tempo nos terminais da bateria ?

(a)

(b)

Fig02: Gerando uma tenso alternada quadrada - ( a ) Circuito ( b ) Tenso em funo do tempo Observe que: O valor negativo significa que a polaridade da tenso mudou. O tempo que leva para repetir uma mesma situao 2s, sendo chamado de perodo (T). O valor mximo da tenso 12V (com qualquer polaridade, sendo chamado de valor de pico ou valor mximo VM). A seguir estudaremos mais em detalhes a tenso senoidal. 3. Tenso Senoidal

28

uma tenso que varia com o tempo de acordo com uma lei senoidal, portanto nesse caso temos uma expresso matemtica para expressar a tenso. A expresso matemtica :

ou em funo do angulo

Onde VM (em V) o valor de pico (valor maximo que a tenso pode ter) e w em (rd/s) a freqncia angular (rd ou graus) o angulo de fase inicial, o ngulo num determinado instante t. Observe que a relao entre ngulo e tempo dada por : q = q0 + w.t Esta equao anloga equao que rege o movimento uniforme de um mvel: S= S0+ v.t A Fig03 mostra a sua representao grfica em funo do tempo e a Fig04 o grfico em funo do angulo. 3.1. Representao grfica de uma Tenso Senoidal Uma tenso senoidal varia em funo do tempo de acordo com uma lei senoidal, portanto a sua representao ser como na Fig03, mas a mesma tenso pode ser representada em funo do angulo, Fig04, (no esquea que a funo seno tem perodo de 360 graus ou de 2p rd), sendo a relao entre angulo e tempo dada por : q =q0 +w.t A figura a seguir mostra o grfico da tenso em funo do tempo. v(t)=10.sen(w.t)

29

Fig03: Representao grfica de uma tenso senoidal em funo do tempo O grfico a seguir mostra a mesma tenso em funo do angulo. v(q)=10.sen(q ) existindo uma relao entre angulo e tempo dada por: q=w.t

Fig04: Representao grfica de uma tenso senoidal em funo do angulo Na Fig03, VPP (em V) chamado de tenso de pico a pico, T (em s) o perodo (tempo que o fenmeno leva para se repetir). Pelos grficos da Fig03 e Fig04 tiramos as seguintes concluses: como q =w.t se q =2 p t=T logo:

ento o tempo ser chamado de periodo (T)

30

2.p=w.T ou

w = 2 p/T

O numero de ciclos completados segundos chamamos de freqncia (f). A freqncia est relacionada com o periodo por: f =1/T (Hz) logo podemos tambm escrever que: w=2 .p.f

31

TABELA DE GRANDEZAS ELTRICAS COM TODAS AS FORMULAS

32

33

34

35

You might also like