You are on page 1of 3

Exemplo de Fichamento de Leitura

SROUR, Robert Henry. tica Empresarial: a gesto da reputao. Rio de Janeiro: Campus, 2003, p.9. Introduo: O senso comum propala que h poucos inocentes nas sociedades contemporneas. Acresce, de forma provocadora, que as honrosas excees, to merecedoras de admirao, confirmam a regra de que todo mundo tem um preo. A generalizao, porm, abusiva. Por qu? Porque supe que a venalidade seja um trao congnito dos homens. Ora, se muitos prevaricam, o mesmo no pode ser dito de todos. A razo disso reside nas condies histricas: nem todos os agentes sociais ficam merc de situaes de risco que podem levar alguns a cometer aes inidneas; nem todas as sociedades propiciam iguais sedues para que os agentes transgridam os padres morais. De fato, ao aular ambies e ao aguar apetites, as sociedades de economias monetrias abrigam mais tentaes do que as sociedades no mercantis e expem mais as conscincias prova. Viso de conjunto do pargrafo: O autor apresenta neste pargrafo o problema da corrupo e observa a generalizao da idia segundo a qual todos ns temos um preo. A corrupo seria um trao congnito. O autor discorda da tese. No entende o fenmeno da corrupo como algo inato, mas um trao cultural. Informaes sobre o autor: O autor cientista social e doutor em Sociologia pela USP. Atualmente exerce o magistrio e a atividade de consultoria em tica empresarial. (Disponvel em: http://www.wook.pt/authors/detail/id/27254)

1/3

Vocabulrio: Propala/propalar: v.td. Tornar pblico; DIVULGAR; NOTICIAR. Venalidade: sf. Qualidade de venal, do que pode ser vendido. valores. Aular: v. Despertar ou aumentar energia ou disposio para algo, a vontade de fazer algo etc.; ESTIMULAR; INCENTIVAR; INSTIGA. Aumentar (sentimento, emoo etc. [em algum]). Congnito: adj. Que se manifesta desde o nascimento ou antes dele (doena congnita). Que se manifesta de maneira natural, espontnea; INATO. (Dicionrio Eletrnico Caudas Aulete Digital) Fig. Qualidade

daquele que se vende, prostitui ou deixa se corromper por dinheiro ou outros

CONCEITOS E DEMAIS DADOS:


Conceito de senso comum: Conjunto de concepes geralmente aceitas como verdadeiras em determinado meio social. (COTRIM, G. Fundamentos da filosofia. Histria e grandes temas. So Paulo: Saraiva, 2000, pp. 46-47.) Expresso do senso comum: todo mundo tem um preo (p. 9) O mesmo que dizer somos todos corruptos!!! Somos venais, por natureza? Em todas as pocas e lugares encontramos exemplos de corrupo. O que significa ser corrupto? A corrupo tem cura? O que exatamente difere uma pessoa corrupta de outra que no tolera corrupo?

2/3

Esquematizao:
1. O autor problematiza a tese do senso comum segundo a qual todos tm um preo (O senso comum propala...); 2. Parte da problematizao do conceito de venalidade como um trao congnito (todo mundo tem um preo); 3. Sob o ponto de vista histrico e cultural a concepo do senso comum se mostra abusiva (nem todos os agentes sociais ficam merc de situaes...). 4. Observa que nas sociedades capitalistas h uma fragilidade dos padres morais (sociedades de economias monetrias x sociedades no mercantis).

3/3

You might also like