You are on page 1of 30

GREICY SALVARO GUSTAVO SPILLERE LUIS FURTUNATO MAIK DAL PONT MARIA KATARINA SERAFIM MATEUS F.

TAINARA MONTEIRO

TRABALHO DE HISTRIA

CRICUMA 2010

GREICY SALVARO GUSTAVO SPILLERE LUIS FURTUNATO MAIK DAL PONT MARIA KATARINA SERAFIM MATEUS F. TAINARA MONTEIRO

TRABALHO DE HISTRIA
Trabalho apresentado disciplina de Histria, por solicitao do professor Luciano.

CRICUMA 2010

1. INTRODUO

Neste trabalho o assunto que ser abordado, como previsto, a Roma Antiga, de onde ser visado explicar de maneira interativa por relatos a histria de Roma, seu surgimento, sua Repblica e suas crises, indo ao Imprio, onde se estabeleceu um perodo de paz at que novamente o declnio romano surgiu, decaindo cada vez mais com o poder desta civilizao at que de fato fosse destruda. Sero levantados itens, dos quais originaro relatrios, que como dito acima, sero apresentados de maneira interativa onde o narrador ser um personagem de Roma, contratado por Rmulo Augusto para relatar sobre Roma Repblica e Imprio e objetiva. Desde uma linha cronolgica preparada textualmente como maneira de introduo histria de Roma at o perodo de tempo onde se encontra o ltimo imperador, Rmulo Augusto. Este trabalho visa entender o encaminhamento de Roma para sua ascenso, seu apogeu e seu total declnio e o motivo de todos estes acontecimentos. Uma carta posteriormente tambm ser relacionada como parte desta interatividade, mostrando por intermdio do escritor personagem / narrador a viso de grupo dos fatos pesquisados de uma forma criativa.

2. LEVANTAMENTO DOS DADOS

DIVISO CRONOLGICA DA HISTRIA DE ROMA 753 a.C. Fundao de Roma 717 a.C. Morre Rmulo (primeiro governante de Roma) que sucedido por Numa Pompilio. Monarquia Repblica 674 a.C. Comea o reinado de Tulio Hostilio. No perodo de Tulio sucedeu-se o duelo dos Trs Horcios onde derrubaram a cidade de Alba Longa, inimiga de Roma. 641 a 535 a.C. Passagem de outros quatro reis de Roma. 509 a.C. Revolta dos romanos contra Tarquinio (atual rei de Roma poca) e proclamao da Republica. 486 a.C. O cnsul Esprio tenta reforma agrria, mas no permitido por conta dos patrcios. O descontentamento dos plebeus com os patrcios cresce. 450 a.C. Criam-se as leis das Doze Tbuas aps a situao da fuga para o Monte Sagrado realizado pelos plebeus. 367 a.C. Os plebeus ganham acesso ao cargo de cnsul. 275 a.C. O perodo das conquistas romanas se inicia, onde por sua vez, conquistam a pennsula itlica. 218 a.C. Cartago ataca a pennsula itlica. 149 a.C. Aps ocuparem a pennsula Ibrica e derrotar Cartago, as invases na Grcia se iniciaram. 133. a.C. Roma teve controle total do Mar Mediterrneo. 81 a.C. Inicia-se a ditadura militar em Roma. 73 a.C. Revolta dos escravos liderados por Esprtaco. Venceram o exrcito romano diversas vezes, embora tenham sido derrotados. 63 a.C. Roma passou a dominar Jerusalm. 59 a.C. Primeiro Triunvirato (Pompeu, Crasso e Jlio Csar). 43 a.C. Segundo Triunvirato (Marco Antnio, Otvio e Lpido). 27 a.C. Otvio recebe o ttulo de Augusto e se torna o primeiro imperador romano. Inicia-se um novo perodo em Roma, o do Imprio.

14 d.C. Morre Otvio Augusto. 27 a.C. a 192 d.C. Pax romana. Perodo caracterizado por grande paz no Imprio romano, onde Roma esteve em seu apogeu. 193-235 d.C. Crise do terceiro sculo. 284 d.C. Cai o Alto Imprio, surge o Baixo Imprio, sofrendo momentos de crise. Imprio 313 d.C Constantino isenta os cultos dos cristos. 330 d.C. Constantino reforma a cidade bizantina e a nomeia de Constantinopla. 378-395 d.C. Governo de Teodsio. 395 d.C. Teodsio morre como o ltimo governar o Imprio unificado. Seus dois filhos tornam-se imperadores, um do Oriente e outro do Ocidente. 443 d.C. Acontece um grande terremoto em Roma o qual causa grandes desastres estruturais e econmicos, destruindo at parte do Coliseu. 475 d.C. O governo do Imperador Rmulo Augusto inicia.

O regime republicano visa o atendimento dos interesses gerais dos cidados (que em Roma inicialmente d-se essa considerao O que significa repblica? apenas aos patrcios). A republica tende democracia de escolha do poder poltico poder qual se estabelece por um perodo prdeterminado. Por que a Repblica foi Roma republica passou a existir por conta das revoltas dos romanos contra os reis etruscos em sua monarquia. Com a expulso de

formada e como Tarquinio, o ltimo rei romano, iniciou-se o regime republicano, a sua estrutura formado por magistrados (separados pelos cnsules, os questores, os poltica? edis, os pretores, os censores e o pontfice mximo) quais eram selecionados pelo senado, um conselho de idosos. Por que existia conflito entre patrcios e plebeus? Estes conflitos existiam pela excluso social a qual sofriam os plebeus, sem os mesmos direitos dos patrcios e tendo que lhes servir no comrcio e nas lutas quando sucedia-se uma guerra, entre outras coisas. Os plebeus puseram-se em revolta no sculo V.

Os plebeus enfim conquistaram seus direitos aps os acontecimentos que os fizeram fugir para o Monte Sagrado aps uma guerra a mando dos patrcios em qual se saram vitoriosos. Neste local cujo Os plebeus conquistaram alguns direitos? Cite quais foram as consequncias. se refugiaram, os plebeus desejavam formar uma nova cidade. No entanto, os patrcios se viram receosos se perdessem os plebeus j que dependiam deles para diversas coisas, inclusive para as guerras , sendo assim, alguns direitos foram concedidos plebe e mais tarde surgem as Leis das Doze Tbuas. Os plebeus enfim puderam ter o poder poltico semelhante ao dos patrcios podendo se tornar magistrados ou simplesmente votarem. A abolio da escravido por dividas tornou-se um dos direitos conquistados por estes novos cidados. A possibilidade de casamento entre patrcios e plebeus.

Uma das conseqncias da expanso territorial romana foram as Guerras Pnicas, originadas pelo seguinte motivo: como Cartago era uma potencia comercial de demasiado poder dentro do Mediterrneo , as disputas pelas rotas comerciais e pelos territrios conquistados Quais as consequncias da expanso territorial romana? criaram diversos conflitos entre ambos povos. Foram trs grandes guerras das quais por fim Roma se saiu vencedora e tomou Cartago. O fluxo de riquezas tornou-se outra grande conseqncia da expanso territorial romana, pois os pequenos e mdios proprietrios estavam impossibilitados de concorrerem com os grandes

latifundirios; esta situao originou o xodo rural, onde os camponeses foram todos para as cidades. A demasiada pobreza na cidade entrou em contexto neste xodo, seguido pelo aumento da escravido. Houve um considervel aumento escravido, que passou em um Por que surgiram perodo de tempo de seiscentos mil para dois milhes de escravos. as revoltas dos escravos em Roma? No entanto, as revoltas que se sucederam foram resultados de maustratos que recebiam constantemente. Isso gerou uma revolta em massa nos escravos que seguidos por Esprtaco criaram conflito entre os cidados, originando-se em guerras.

Tibrio e Caio Graco ao analisarem a decadncia de Roma, criaram medidas para que a crise fosse sanada. Eles perceberam que era necessrio redistribuir terras para os camponeses, j que os mesmos eram necessrios para o reabastecimento da cidade. Tibrio, ao ser Quais eram os objetivos dos irmos Graco? eleito tribuno da plebe, props uma reforma agrria com a finalidade de conter o xodo rural e distribuir trabalho aos desocupados. No entanto estas propostas no foram aceitas. Caio mais tarde, aps a morte de seu irmo, regressou com as propostas do mesmo e ainda props a distribuio de roupas e armas para os pobres. Caio Graco fez com que os cereais fossem distribudos pelo governo pela metade do preo, o que fez grande massa da populao pobre tornar-se defensora dos Graco.

Na decorrente crise pela qual Roma trilhava sinuosamente, foi de percepo geral e demonstrao dos prprios patrcios a

incapacidade de sanarem as ordens polticas e sociais. Por conta Porque se iniciaram as ditaduras militares? Quais foram suas conseqncias? desta instabilidade, alguns dos generais romanos mais destacados assumiram o poder, com o apoio do exrcito. Concerne a este contexto a iniciao das ditaduras militares. A conseqncia disto foi diversas reformas dentre as quais visavam os benefcios de militares. Num certo perodo quando os soldados passarem a ser assalariados, o poder concentrou-se em armamento e conquista sobre um ao outro entre os generais, contribuindo assim para a decadncia da repblica. Entre os anos de 86 e 27 a.C. diversos generais se sucederam no poder e governaram como ditadores.

Como foi a transio da Repblica para Roma Imprio?

Com a total decadncia da repblica romana, ocasionado por guerras, m-administrao, entre outros perturbadores acontecimentos,

Otvio, um ditador e integrante do Segundo Triunvirato da Repblica, deu inicio a grandes transformaes na sociedade, que o levaram em 27 a.C. ao cargo de Imperador, surgindo assim, um novo perodo da histria de Roma.

As invases brbaras se intensificaram, o que desorganizou o Quais os motivos que levaram a decadncia do Alto Imprio? comrcio, a indstria; aumento da insegurana no campo,

ocasionando na diminuio da mo de obra. As fronteiras tiveram que obter maiores reforos, o que causou um sobejo das despesas do Estado para que o exrcito se mantivesse. Dentro do exrcito romano tambm foi instalado a anarquia, resultando em decadncia do mesmo. As invases dos brbaros cada vez mais aumentavam e o resultado foi um declnio do Principado, dando adeus paz romana e iniciando um perodo chamado de Dominado ou Baixo Imprio. Diocleciano e Constantino foram dois imperadores romanos que tentaram pr ordem no caos agregado sociedade. Diocleciano aumento os impostos, as cidades perderem a autonomia

Quais as medidas tomadas por Diocleciano e Constantino?

administrativa e instalou a tetrarquia (governo de trs) com o objetivo de manter uma paz social, mesmo que o poder maior continuasse em suas mos. Criou tambm o Edito Mximo para que se tivesse altos preos dos produtos comerciados e dos salrios. Isso apenas piorou a situao, que por vezes, resultava no desaparecimento de algum produto. J Constantino libertou os cristos para que fizessem seus cultos sem perseguies, atravs do Edito de Milo. Ele tambm criou a Lei do Colonato, que obrigava o trabalho a permanecer em suas terras, nas quais exercia seu trabalho e o grande latifundirio tinha a obrigao de cuidar de seus trabalhadores. Constantino substituiu ento o trabalho escravo pelo servil. Algum tempo aps a iseno do culto dos cristos, sanando o problema das perseguies, Teodsio acabou aderindo a religio para si, o que a tornou a religio oficial do Imprio e a partir da, quaisquer que fosse a religio no sendo crist , esta seria perseguida.

Por que o cristianismo se tornou religio oficial do Imprio Romano?

Teodsio alm de estabelecer o cristianismo como religio oficial do Quais as medidas tomadas por Teodsio para administrar politicamente o Imprio Romano? Imprio, tambm construiu muralhas e uma praa em Constantinopla. Teodsio transformou os visigodos um dos ramos dos brbaros em aliados, fazendo que os mesmos participassem do exrcito romano. Ao morrer, se tornou o ltimo governante de um imprio unificado de Roma, sendo que seus filhos governaram juntos, separados, porm em regies, o Ocidente e o Oriente.

Por que os brbaros invadiram Roma?

Os povos brbaros invadiram Roma por diversos motivos. Eles estavam sendo ameaados pelos povos hunos da China e fugirem para Roma aproveitando o enfraquecimento das fronteiras pela crise no respectivo contexto , iria lhes trazer mais benefcios, como por exemplo, o clima mais ameno que existia ao sul, mais propicio para sua sustentao e busca de alimentos. Cada vez mais intensificada se tornavam as invases brbaras; mesmo com a integrao destes com o exrcito romano, houve um momento em que estes povos estrangeiros se revoltaram e criaram conflitos, gerando destruio e degradao da poltica e economia romana. O exrcito romano estando extinto praticamente, as fronteiras abaladas e a sociedade encontrando-se em um Estado declinado.

Quais as consequncias das invases dos brbaros para o Imprio Romano?

3. PRIMEIRO RELATRIO

As lendas e os fatos indicam o surgimento de Roma, sendo o primeiro perodo desta nova civilizao: a Monarquia. Conta-se que Rmulo e Remo foram irmos abandonados no rio Tibre pela prpria me e assim foram achados e tratados por uma loba; posteriormente, diz-se que o pastor Fustulo e sua esposa cuidaram das crianas. Tornaram-se adultos Rmulo e Remo e em meados do sculo VIII a.C. restauraram o pai no trono de Alba Longa e permisses incidem para que fundem uma cidade s margens do rio Tibre. Em um ato de traio, seguido de uma discusso entre irmos, Remo veio a morrer pelas mos de Rmulo que por fim toma o trono da cidade fundada, Roma.

Fatos pesquisados e estudados em rduo trabalho apontam que realmente Roma surgiu s margens esquerdas do rio Tibre, no ano de 753 a.C. Povos que pelas regies da Pennsula habitavam foram os indo-europeus, como latinos, sabinos e gregos, ao sul e os etruscos, povos de original formao que aderia sua cultura em combinao dos elementos gregos e orientais. V-se como hiptese que Roma teve sua formao na regio de Latium pelos chefes etruscos, unindo em somente uma comunidade uma distino de povoados de sabinos e latinos.

Num perodo de dois sculos e meio Roma pde crescer e se desenvolver, pondo ao lado a pequena povoao para ento se transformar no incio do que viria a ser o centro do mundo j conhecido e explorado pelo homem. Roma foi tomada por caladas, fortificaes e redes de esgoto. Assim foi que o latim predominou neste primeiro perodo caracterizado pela Monarquia, entre os anos de 753 e 509 a.C. Data-se que entre sculo VII e VI a.C. o domnio dos etruscos sobre Roma originou uma revolta nos cidados denominados patrcios no ano de 509 a.C., tendo por conseqncia a expulso da realeza etrusca. Desta maneira, no mesmo ano decorrente da revolta, surge a Repblica e com esta, um novo perodo para a histria de Roma.

Este perodo data-se entre 509 e 27 a.C., antecedente ao nosso atual perodo, caracterizado pelo Imprio. No sculo V a.C. houve o domnio dos patrcios, o que rebaixou a plebe dos direitos amplificados dos patrcios. A plebe exigiu seus direitos em um ato rebelde que por pouco poderia ser o fim de Roma. No entanto, estes direitos foram dados aos plebeus e criadas foram as Leis das Doze Tbuas em 450 a.C. No sculo seguinte Roma foi saqueada pelos gauleses e os direitos plebe foram estendidos. Neste sculo tambm se iniciou a expanso romana, onde houve domnio de toda a Pennsula itlica. Novamente Roma encontra-se em risco ao decorrer do sculo III a.C., podendo ter seu fim ao guerrear trs vezes contra os cartaginenses que indubitavelmente eram extremamente poderosos. Mas Roma dominou este povo, no norte da frica e tambm a Siclia, a Pennsula Ibrica e os reinos helensticos. Entre os anos 200 e 100 a.C. houve maior expanso romana fora da Itlia. Neste sculo Tibrio e Caio Graco lanaram propostas para tentarem sanar os problemas do declnio da Repblica. Porventura tambm nesta poca reformas nos exrcitos so feitas por Mrio em 111 a.C. Entra-se no ltimo sculo antecedente ao nascimento de Jesus Cristo e guerras sociais entre 91 e 89 acontecem entre romanos e itlicos, assim como guerras civis. Neste perodo Csar conquista a Glia, torna-se ditador e tomase assassinado nos idos de maro de 44 a.C. Augusto torna-se o primeiro imperador de Roma e o novo e atual perodo se inicia; d-se fim a Roma Repblica. Nasce Cristo e neste primeiro sculo de Imprio surgem as dinastias Jlio-Cludia e Flvio-Trajana. No Principado surge ento a Pax Romana, referente paz estabelecida por um determinado perodo. Ao decorrer das dcadas Roma entrou em auge de suas cidades e do comrcio e surge a perseguio aos cristos. O primeiro perodo do Imprio tido como um perodo de Principado o Alto Imprio , iniciando posteriormente o comeo de um grande declnio de nossa civilizao, pois o governo de incio reformado por Otvio Augusto foi entrando em decadncia por novos imperadores menos competentes. Em 212

d.C. v-se a extenso da cidadania dos romanos aos habitantes livres do Imprio. Nos anos 235 a 284 guerras civis mancham de sangue mais uma vez a histria romana. No sculo seguinte a perseguio aos cristos continua e Constantino tornou-se o primeiro Imperador Cristo, isentando os cultos desta crena. H uma inverso de situao, onde o cristianismo torna-se religio oficial e novas perseguies foram feitas desta vez para com outros cultos, considerados pagos. Nosso Imprio foi dividido entre Ocidente e Oriente em 395. Com o incio de um novo sculo h o saque de Roma em 410, como de conhecimento do Imperador.

Granjeando demasiada honra, por sinceridade, peo a Vossa Senhoria, Imperador Rmulo Augusto, que considere este primeiro relatrio um meio introduzido de captar a histria de nossas bases, conquistas, domnios, ascenso e declnio no mundo at ento conhecido e explorado. Segue-se, agora, por contingncia um meio de explicar e sancionar os problemas por vossa senhoria considerados dubitveis e seriamente degradantes ao poder de Roma possudo, assim tambm como a viso de eminente perigo que estabiliza cada vez mais esta situao.

3.1. SEGUNDO RELATRIO

Como dito no primeiro relatrio, ao surgimento de Roma, fomos caracterizados pela Monarquia ditando nossa forma de governo. Entretanto este modelo de viso governamental exercida sobre os cidados no foi de modo algum agradvel por perodo de tempo to longo. Os etruscos tinham o domnio sobre Roma e seu modo de governo unificado e demasiadamente fechado aos cidados causou desgosto e revolta aos patrcios que liderados por Brutus, entraram em conflito contra Tarqunio, rei etrusco. Desta forma, Brutus foi o primeiro magistrado da Repblica de Roma, que se instalou no ano de 509 a.C., caracterizando um novo perodo para a histria desta civilizao. Roma estava muito bem desenvolvida em termos de estrutura social e arquitetnica, e com o nascimento da Repblica, uma forma de governo que permite aos cidados na poca, apenas os patrcios possuam tal direito de escolherem seu governante. Relatam livros que todo ano eram feitas eleies que escolhiam os magistrados, para que assim o poder no se concentrasse na mo de apenas uma s pessoa. Deste modo existiam os dois principais magistrados, chamados tambm de cnsules, que detinham o poder militar e civil. O conselho dos idosos que outrora j existia adquiriu uma importncia ainda maior na denominada Roma Repblica, pois era este conselho que escolhia os cnsules. Entre os magistrados tambm existiam outros grupos que os separavam entre si, como os questores, que administravam o dinheiro da civilizao na poca, os edis, que eram encarregados de sancionar os problemas scioestruturais de Roma, como os esgotos, edifcios, ruas, trfegos, etc. A poltica de Roma poca tambm separava entre seus eleitos magistrados os pretores, que se encarregavam pela justia; os censores que revisavam a lista dos senadores e controladores de contratos e por fim existia o pontfice mximo, que era considerado o chefe dos sacerdotes.

A indicao do conselho dos idosos para os magistrados causava uma grande influncia, no entanto havia por outro lado a assemblia da plebe e dos soldados para a escolha destes magistrados. Mas no incio da Roma Repblica, como dito nos pargrafos acima, foram os patrcios romanos nobres que conquistaram este novo perodo romano e eles que de comeo tinham os principais direitos e apenas eles poderiam ser indicados para os magistrados ou para votarem. Plebe, ento, caracterizava todos os outros habitantes que no eram romanos nobres (os patrcios). Vossa senhoria pode perceber, a Republica romana teve uma marca com as lutas pelo poder entre os patrcios e romanos. Assim, os plebeus lutavam contra a aristocracia formada pelos patrcios, tentando arrecadar alguns direitos sociais e o reconhecimento de cidadania neste novo regime. A maior revolta causada na plebe foi pelo motivo de que eram cobrados deles a participao em guerras, obrigando-os a lutar. Assim, alm de direitos no possurem, tinham de servir nas conquistas romanas e acabavam a declinar cada vez mais, trazendo-lhes srios problemas econmicos. Um manifesto sucedeu-se pelos plebeus, chamado de Revolta do Monte Sagrado. Ao estarem regressando de uma guerra, onde se saram vitoriosos, os soldados plebeus no voltaram para Roma. Foram ento para o Monte Sagrado, localizado a pouca distncia de Roma, intuitivos de fundarem uma nova cidade. Como a dependncia dos patrcios para com os plebeus era grande, j que os mesmos sancionavam as situaes de guerra para Roma e desempenhavam importante papel nas atividades de produo, eles se viram em um grande problema: nossa civilizao poderia cair. Com isto, foram obrigados a darem certos direitos sociais aos plebeus. Dentro destes direitos estavam a libertao da escravido por dvidas, a devoluo de terras tomadas por credores, e tambm foram permitidos terem todo ano a escolha de dois representantes da plebe na magistratura. Pela primeira vez as leis ento foram escritas, por conta desta situao com os plebeus. Assim surgiram as Leis das Doze Tbuas, o que induziu os direitos iguais a todos, patrcios e plebeus, o que tambm permitiu-lhes casar entre si.

No entanto, h outros pontos a serem analisados para que entendamos todo o caminho de nossa histria: a expanso territorial; o que nos remete a tanto domnio de reas geogrficas nos dias atuais como tambm referente grande parte de nosso declnio, refere-se ao interesse surgido na poca de buscar novos territrios. E como ns, romanos, viemos de uma unio de diferentes povos, podamos ter uma facilidade de interao e integrao maior e mais facilmente abrangente. Ento, de um modo engenhoso, a admisso de possveis inimigos foi de grande ajuda, pois nos permitiu ter membros de outras elites aos arredores romanos, tendo-os como amigos e arremetendo suas terras. E recusa de algum povo, eles eram mandados em guerra, para que ao perdessem, entrassem em jugo dos magistrados. Captando de forma objetiva a engenhosidade de nossos antepassados, perceptvel que se aliar a Roma era uma maneira de integrar sociabilidade entre dois povos distintos e aumentar o grau de poder romano, criando uma hegemonia nossa poltica. Em outras palavras tambm considervel o fator dos fornecimentos militares que este mtodo causava a Roma, tornando-a cada vez mais forte e dominante. Aqueles que perdiam as guerras eram horrivelmente massacrados ou escravizados e suas terras dominadas entrando em domnio nosso. A maneira como se tratava de diferentes formas os povos vencidos, dificultava a unio entre os povos que dominamos no passado e suas possveis revoltas contra Roma. Alguns dos povos que se aliavam tinham todos ou parciais direitos dos cidados romanos, incluindo por vezes at, o de voto. No entanto isto nem fazia grande importncia, j que a distncia destes povos de Roma dificultava a presena fsica para a votao e tambm por maior parte dos eleitores serem da nobreza. Algumas alianas feitas permitiam aos povos terem seus prprios magistrados e leis, desde que dispusessem de tropas que Roma requisitasse para guerras. A preocupao para com as possveis revoltas em meio a todos esses acontecimentos existia, porm. Um dos pontos analisados para comprovar isto foram as construes de estradas por toda a Itlia, permitindo o deslocamento

rpido e fcil de tropas por colnias, assim podendo sanar revoltas e se direcionarem a possveis guerras. Nossas conquistas foram a dominao de toda a pennsula Itlica, a volta por cima que fora realizada aos cartaginenses que de forma genuna nos atacaram pelo norte, sucedendo assim trs grandes guerras entre romanos e cartaginenses, chamadas de Guerras Pnicas, pelas disputas territoriais e comerciais, j que Cartago era uma grande potencia comercial. No fim, pudemos dominar o povo de Cartago, com isto, parte do norte da frica, o que nos remeteu um grande ponto comercial. Conquistamos tambm a Siclia, a pennsula Ibrica e os reinos helensticos (como relatado na cronologia estabelecida no relatrio anterior). Nos ltimos tempos deste regime republicano, foram conquistados territrios na sia Menor, o Egito e a Glia, por Jlio Csar. As conseqncias destas expanses territoriais foram muitas, dentre as quais foram examinadas que as conquistas no Mediterrneo s produziram profundas modificaes na sociedade da poca, o que concerne expanso mercantil-manufatureira na formao de uma nova e extremamente poderosa classe de comerciantes e militares enriquecidos com as guerras. O grande fluxo de riqueza para Roma foi tambm a runa dos pequenos e mdios proprietrios rurais que ao se verem impossibilitados de concorrer com grandes donos de terras foram para a cidade, ocasionando um demasiado xodo rural. Isto tambm concerne maior pobreza da cidade, o que est relativo a outros fatores, quais como o declnio moral, como a eminncia da escravido e a maior freqncia do divrcio. Como dito acima, a respeito do acrscimo considervel de escravos, foi notado em diversos livros e cartas respeito da revolta dos escravos por seu demasiado nmero. No sculo III a.C. eles eram aproximadamente seiscentos mil, posteriormente, em 31 a.C. j eram mais de dois milhes. A conquista de novos territrios no Mediterrneo foi de grande motivao para o aumento dos escravos em Roma. No h dvida, de que a principal motivao para a salincia escravista foi a guerra, pois os prisioneiros de guerra eram arremetidos como escravos e obrigados a trabalhar no campo, em oficinas artesanais, em minas ou at mesmo prestando servios domsticos.

A repblica perante a isto se viu tomando conta de uma realidade social e poltica muito mais complexa. Todos os trabalhos exercidos outrora pelos plebeus nesta poca eram feitos pelos escravos. Os primeiros relatos sobre a revolta dos escravos surgiram nos sculos II e I a.C. Um dos melhores exemplos de uma das maiores e mais terrveis revoltas que se sucederam em nossa civilizao romana foi quando mais de cem mil escravos foram liderados por Esprtaco (um ex-gladiador) e lutaram cerca de dois anos com o exrcito romano. Venceram neste perodo, diversas batalhas, no entanto, acabaram sendo derrotados em 71 a.C. pelos comandados de Licnio Crasso, um cnsul. O mesmo mandou crucificar seis mil escravos para sancionar o problema das revoltas escravistas, oprimindo por meio do medo, os escravos.

Em decadncia por tantas guerras, por consequncias devastadoras referentes ao sobejo expansionista de territrios, Roma poca, viu-se em uma situao crtica. Desta maneira, o conselho props que sugestes fossem dadas para que esta crise fosse resolvida. Os irmos Tibrio e Caio Graco se pronunciaram, manifestando suas percepes de necessidades para Roma. Os mesmos tinham como objetivos a redistribuio de terra aos camponeses, sendo que eles eram de grande importncia para a produo de provises para o abastecimento da cidade, ainda mais nos tempos de guerra. Quando em 133 a.C. Tibrio Graco foi eleito tribuno da plebe ele props uma reforma agrria para conter o xodo rural e facultar trabalho para a populao desocupada da cidade. No entanto o conselho negou a proposta. Tibrio acabou sendo assassinado. Revisando sobre os objetivos dos irmos Graco, relatos foram encontrados sobre reformas sociais que propuseram. De uma maneira que seria feita uma distribuio de terras pblicas aos pobres; este fato lhes aproximou da plebe, desagradando excessivamente os grandes proprietrios. Acabaram mortos, os dois irmos, por perseguio. A crise de Roma Repblica estava fixada de tal maneira que os patrcios no hesitaram em demonstrar incapacidade na resoluo dos problemas de ordem poltica e social por quais enfrentavam. Generais, ento, apoiados pelo

exrcito, resolveram tomar o poder, realizando diversas reformas polticas e militares. Nesta ditadura militar surgira Mrio, cujo transformou o exrcito romano num corpo permanente e garantindo-lhes direito salarial. Desta maneira muito pobres se envolveram com o exrcito juntamente com diversos outros j pertencentes ao mesmo. Diz-se que Mrio tornou-se um cnsul e reduziu os privilgios dos patrcios e a autoridade do conselho. Com sua morte, relatam os livros que Sila assumiu o poder anteriormente de Mrio. Na ditadura de Mrio houve o incio do total declnio de Roma Repblica. Com a profissionalizao do exrcito, houve ingresso de soldados estrangeiros nas legies romanas e a lealdade maior passou a ser aos generais que lhes pagavam o salrio do que Roma. Diversas guerras civis surgiram em resultado dos generais desejosos de poder. Neste ltimo perodo de Roma Repblica houveram os triunviratos dito governo de trs. O primeiro triunvirato teve a participao de Crasso, Pompeu e Jlio Csar. Csar se destacou como sendo o general mais brilhante da histria militar de Roma. Com a morte de Crasso, o conselho temeu as ambies de Csar para com a poltica de Roma, no entanto o mesmo teve triunfo ao regressar a Roma vindo de Glia como falado mais acima e no relatrio anterior aclamado pela plebe. Desta maneira foi tido pelo conselho como um ditador perptuo. Jlio Csar governou por dez anos Roma, e nisto j se encaminhava o fim da republica para o nosso atual governo. Jlio Csar reduziu as dvidas dos camponeses, distribuiu terras aos soldados, construiu edifcios pblicos, distribuio do ttulo de cidado de Roma entre os povos conquistados, evitando revoltas. Todas essas atitudes de Csar causaram desconfiana, o qual levou pensamentos tais como a traio da Republica pensaram que Csar pudesse se tornar rei. Por este motivo o general Jlio Csar foi assassinado em 44 a.C. por um grupo do conselho. Da decorreu o segundo triunvirato aps a morte de Jlio Csar, formado por Marco Antnio, Lpido e Otvio. Com a ajuda dos militares, Otvio oprimiu

revoltas dos camponeses e dos escravos, ganhando apoio da aristocracia. Em reconhecimento pelos seus atos ele foi titulado de Augusto, que pelo que consta, abrange significados como divino, sagrado, tambm o qual se acrescentou Imperador (general vitorioso), por conta de suas vitrias militares, desta maneira iniciou-se ento um novo regime em Roma: Roma Imprio, dando um fim sinuosa Repblica romana.

3.2. TERCEIRO RELATRIO

Como citado no relatrio anterior, nosso Imprio se iniciou em 27 a.C. assim que o ditador Otvio Augusto ganhou tal poder e titulado foi como Imperador (significado dado Augusto). O Imprio surgiu pela crise avassaladora do regime republicano em que Roma passou. Esta crise tomou conta nas ltimas dcadas antes do surgimento do Imprio. Vrias tentativas de sanar esta crise foram feitas, como por exemplo, as propostas dos irmos Graco e a ditadura militar. A grande mudana observada nesta fase da histria de nossa civilizao que pela primeira vez Roma teve seus poderes concentrados nas mos de apenas um governante, chamado de imperador. Desta forma o senado passou a ser apenas um rgo consultivo, deixando o imperador acima de todas os modos de poderes. Otvio Augusto soube administrar Roma de maneira plausvel e se tornou creditado por todos ao seu redor. Isto lhe acumulou diversos outros ttulos importantes, quais destes foram o de: prncipe, cnsul, tribuno, censor e sumo-pontfice. O perodo de Imprio iniciou-se em 27 a.C. como dito acima e dura at os dias atuais, tendo no entanto uma diviso neste perodo. Estas divises so a do denominado Alto Imprio do ano 27 a.C. at certo perodo do sculo III d.C. e a do Baixo Imprio que se iniciou no sculo III d.C. e nos ameaa at os dias atuais. O perodo do Alto Imprio tambm foi o da considerada pax romana, poca que Roma alcanou o apogeu de sua ascenso. Otvio Augusto receoso com a questo de sucesso adotou seu parente Tibrio para que assim o mesmo aps sua morte o substitusse. Com o imprio de Tibrio surgiram as dinastias. A primeira denominou-se Jlio-Claudiana que durou desde 14 d.C. 58 d.C. Diversas outras dinastias surgiram nas dcadas que se encaminhavam, tendo a ltima dinastia sendo a dos Severos (193-235). Neste perodo iniciouse a chamada crise generalizada no Imprio. Novamente Roma passava por uma fase de dificuldades.

Contriburam para esta crise do Imprio a intensificao das invases brbaras, o que desorganizou o comrcio e a indstria romana e a excessiva preocupao e falta de segurana dos camponeses fez a mo de obra diminuir, sendo que tambm os agricultores eram requisitados para irem defender as fronteiras dos estrangeiros. Com as despesas do estado para manter o exrcito, saiu de controle tambm a administrao das finanas. Outro fator contribuinte foi infiltrao da anarquia no nosso exrcito. Durante a dinastia dos Severos todos aqueles que nasciam livres nas provncias ou em Roma foram considerados como cidados romanos. Desta forma no havia mais a necessidade de se passar pelo exrcito sem reconhecimento e o mesmo foi tendo o interesse evacuado pelo povo. O exrcito se tornou um tipo de zona ao qual era tido para o uso das armas em forma de poder, atacando civis ou promovendo saques. Neste perodo, diversos governantes foram assassinados. Os governos do Alto Imprio j no possuam a mesma boa organizao qual foi iniciada por Augusto e seguida por razoveis imperadores. Nasce assim o Baixo Imprio, contribudo mais ainda com a diminuio de guerras de conquistas; as fontes de riquezas vinda dos saques tornaram-se limitadas. Os recursos do Imprio Romano diminuram. A vida urbana declinou-se em seus atrativos, como as oportunidades de trabalho e as tantas agitaes da sociedade que os levaram a deixarem as cidades. As vilas dos ricos proprietrios formam mais habitadas e fortificadas. As fronteiras de Roma tornaram-se cada vez mais fracas com o declnio do exrcito. Com toda esta crise do Baixo Imprio, os imperadores Diocleciano (284-305) e Constantino (312-337) tentaram sufocar o caos formado tanto social e politicamente tratando-se, do Imprio. Diocleciano tomou algumas iniciativas para sanar a situao em que se rebaixou nosso Imprio. A cobrana dos impostos aumentaram (desta forma a economia do governo romano comearia a crescer novamente); a autonomia administrativa das cidades foram extintas (para que se pudesse haver englobamento de suas medidas); e com a viso de se instalar uma paz social, ele instalou a tetrarquia (poder concedido quatro governantes), mesmo que o poder principal continuasse em suas mos de Imperador.

Diocleciano criou o Edito Mximo para conter a alta dos salrios e dos preos. Com isto formou-se um limite mximo para preos e salrios. O objetivo mostrou-se falho, por vezes provocando at o desaparecimento do produto comerciado. O Imperador Diocleciano fez uma tentativa de incentivar antigas tradies como a de culto aos deuses antigos. Por sua vez os cristos negaram-se a fazer isso (desde o nascimento de Jesus Cristo no imprio de Augusto o cristianismo foi se espalhando por entre nossos povos romanos e alm) e ento comearam a ser perseguidos e Diocleciano renunciou seu poder em 305. Aps seis imperadores entre os anos de 305 e 312, assumiu o poder o imperador Constantino. Este imperador aproximou-se dos cristos, dando-lhes a iseno de seus cultos atravs da criao do Edito de Milo. Uma lei chamada de Lei do Colonato tambm foi instalada por ele, qual obrigava os trabalhadores rurais a ficarem em suas terras e ao latifundirio concernia o direito de proteger os seus trabalhadores. Com esta lei a intensificao da produo agrcola foi perceptvel. Constantino visou inverter o trabalho escravo pelo servil. Tambm como forma de proteo s fronteiras lestes do Imprio, Constantino criou uma reforma em Bizncio, dando-lhe um nome em sua homenagem a esta cidade, por vez renomeada de Constantinopla e tornandose a capital oriental do Imprio. Aps a libertao dos cultos cristos, Teodsio, anos mais tarde de Constantino, tornou o cristianismo a religio oficial do estado. Teodsio neutralizou a ao dos visigodos parte dividida dos brbaros tornando-os aliados e deixando que participassem do exrcito. Aps a morte de Teodsio iniciou-se uma fase nova para o Imprio Romano ainda ingressada no Baixo Imprio que foi o governo de dois imperadores ao mesmo tempo. Os filhos Arcdio e Honrio governaram duas partes diferentes de Roma: o Imprio Romano do Oriente e o Imprio Romano do Ocidente, respectivamente pertencente aos seus filhos. Os brbaros que haviam j invadido Roma o fizeram tambm por ameaas dos hunos povo habitante de regio da China e pelo clima mais ameno do sul que os fornecia mais alimentos, condies de vida melhores, etc.

E como o Imprio Romano estava enfraquecido militarmente, os brbaros aproveitaram para fazerem invases em regies de Roma. No entanto, houve um momento pacfico entre eles como citado anteriormente, o que os levou at a ingressarem nos exrcitos romanos. Porm, ao passar do tempo e o aumento da crise no governo, os brbaros em seus excessivos processos de migrao acabaram invadindo muitas reas de nosso Imprio e ainda o continuam fazendo. Relatam alguns atuais escritores que o declnio romano tambm se d pelo cristianismo que cada vez mais toma posse do poder juntamente ao governante do imprio, o que compete aos cristos, vises pessoais sobre poder. A maneira teocrtica concernida ao cristianismo mais abaladora do que qualquer outra religio e nos refere tambm ao jugo entre a continuidade do imprio ou da religio esta pela qual os cidados se apegam e adornamse, pacientes em seu leito de morte, ao lado de Deus, o dito maior, e maior que um imperador.

As conseqncias causadas pelas invases cada vez mais constantes dos brbaros em nossas regies de Imprio so o maior declnio romano, a degradao social e poltica. A desordem e a crise eminente tornaram-se mais ascendida do que o poder imperialista outrora criado por Augusto.

4. CARTA AO IMPERADOR

Carssimo senhor Imperador, venho por meio desta informar-lhe de maneira pessoal os fatos que relatei e presenciei em meio aos livros pesquisados. Foi de uma sobeja honra para eu ser apontado e mandado por vossa senhoria, o Imperador Rmulo Augusto, a buscar e pesquisar para teu entendimento a histria desta to grandiosa e outrora ascendida civilizao. Meus sinceros votos so dados para que compreenda o declnio moral, social e poltico de Roma e de algum modo o possa reverter a ponto de ser relembrado por diversas geraes futuras como o Imperador que nos salvou desta devastadora crise.

Ao anoitecer do dia vinte de setembro deste mesmo ano, 470, embarquei em um navio a seu mando em direo ao rio Renos, por onde me encaminharia at o local adequado cujo me permitisse pesquisar, testemunhar e relatar todo este trabalho inserido em seus arquivos. A viagem foi de meu agrado, embora quase adoecesse ao fim desta, que se deu ao final de setembro, quando por fim puderam erguer a prancha de embarque do porto me possibilitando descer terra firme. Com o ouro a mim depositado, pude pagar a um pobre campons por um bom cavalo negro para que servisse de locomoo por esta cidade. Dirigi-me at a biblioteca imperial, observando enquanto cavalgava pelas ruas da cidade, a mistura de patrcios e plebeus j no mais reconhecvel; presenciei algumas brigas em meu caminho este povo j no adere mais a mesma educao vista nos dias passados. A briga deu em morte pelo que pude ouvir... E em plena rua, na frente de todos. O exrcito em seu total declnio parece no se importar e nem se dar ao poder de interromper uma briga de rua. Como minha estada se iniciou pela parte da manh e meu desjejum j havia sido feito antes de desembarcar do navio, resolvi ir diretamente biblioteca ao invs de me hospedar em algum estabelecimento fiz isso ao anoitecer.

Passei boa parte da manh e da tarde pesquisando em diversas sesses de historiadores antigos, de livros ou relatos redigidos por intelectuais de outras pocas. Reuni grande parte de todo este material e os li de maneira atenciosa e reli quando preciso , escrevendo rpidos rascunhos em longos pergaminhos, quais me foram de boa ajuda mais tarde. Ao fim da tarde j havia lido grande parte de todo o material e o estudado minuciosamente. Meus rascunhos estavam todos feitos, e aps ter lido parte do material, separei por questes importantes para sanar vossas dvidas e criei resumos para me facilitar o trabalho. A fome j estava sendo um grande problema. s quatro horas da tarde tive que reunir todo o material recolhido e os devolvi s suas prateleiras, antes, claro, anotando-os em um canto de uma de meus rascunhos as informaes de cada um dos livros que recolhi e suas devidas prateleiras, para que ao meu regresso, no dia seguinte, eu os pudesse novamente peg-los para estudo. Encaminhei-me a uma hospedaria de classe mediana, o qual me foi muito bem prestada, oferecendo-me um desjejum maravilhoso. Durante esta noite pude reler meus rascunhos e resumos de modo que compreendesse e me aprofundasse nos assuntos por vossa pessoa solicitado. Ao amanhecer do dia seguinte, tive minha refeio de cereais e logo parti. Aps o trabalho na parte da manh, me retirei ao znite para que pudesse almoar. Ao regressar, retomei a leitura rdua e s me desfiz do trabalho ao inicio da noite, criando novos rascunhos e passando-os para resumos em especficos tpicos. Meu trabalho ali naquele local aps trs dias j no me era mais necessrio e passei a ir visitar renomados historiadores pelas regies de Roma. Novamente embarquei em um navio e segui para a Siclia, soube que l se encontrava um velho homem com informaes sobre a nossa histria que poucos livros diziam e se o faziam, no eram com tantos detalhes. Fui recebido com ligeira rispidez, mas ao longo da conversa e do esclarecimento tivemos um bom contato e passei a anotar tudo que me respondia ou contava. Sinto inform-lo, mas o senhor, Imperador, foi acatado por este homem, que em suas palavras me proferiu: Rmulo Augusto pouco pode fazer por Roma, seu poder de total titularidade apenas, pois exercido

est o poder sobre os brbaros, que a cada dia nos atacam e rompem nossas fronteiras. Chegar o momento em que Rmulo ser o mesmo que um buraco em estrada romana, somente um como qualquer outro, degradado em meio a duros ps que o pisoteiam. Seguido todo o estudo realizado, me mantive perplexo por um bom tempo ao aprofundamento de nossa histria. Da horrenda revolta do escravo Esprtaco contra os cidados, e a crucificao para eles remetida. Espantei-me tambm com a coragem dos plebeus ao fugirem para o Monte Sagrado e o modo como este contexto lhes proporcionou parcial disponibilizao social e considerao de um cidado como qualquer outro. Penso eu, que se de fato os plebeus tivessem criado sua cidade e os patrcios os deixado de lado, Roma teria cado h muito tempo. Foram diversas crises e situaes que quase levaram Roma sua destruio, e basta um bom ciclo histrico para que isto se repita e nos salvemos novamente dos dias que nos encontramos hoje.

Mas bem, retornei de viagem para onde se encontra vossa senhoria, o Imperador. Durante toda a navegao preparei por fim os relatrios, organizando-os e os refazendo trs vezes, por fim corrigindo-o por uma ltima vez, no que concerne aos relatrios finais apresentados. Fui questionado durante a viagem sobre o que se referia meu trabalho, mas neguei-me a dizer, por este motivo ameaado fui de morte por um estrangeiro e por plebeus revoltados. Menti-lhes e percebi o ceticismo para mim concebido. Ao menos, me deixaram em paz, embora a obrigao de trabalho no navio fosse me dada assim como aos outros empregados entretanto, sem remunerao. Foram estas minhas principais dificuldades no preparo destes relatrios e do prprio mapa qual me ajudou a prepar-lo o idoso qual visitei na Scilia. Novamente, agradeo-lhe pela confiana depositada e espero ter superado suas expectativas em relao a estes relatrios. Tenho a sincera esperana tambm que possa compreender o que relatado foi nestes textos, entendendo e trabalhando em cima do que lhe foi apresentado para que se envolva de maneira mais abrangente agora podendo entender as

conseqncias e os caminhos traados por nossos antepassados. Tentando por necessidade, restabelecer nosso Imprio, quebrando a crise e dando qui, o regresso do que chamado era de pax romana.

Leges bonae malis ex moribus procreantur (Dos maus costumes se criam as boas leis)

Almquio Aurlio

5. MAPA ANALTICO SOBRE AS INVASES BRBARAS

6. CONCLUSO

Pudemos de maneira complexa entender os assuntos neste trabalho apresentado, estudar e conhecer de modo aprofundado toda a histria de Roma, seu encaminhamento e sua ascenso, assim como seu declnio, causado por diversas crises e invases. Conclumos assim que a percepo de um modo completo nos foi dado, ponto a ponto, esclarecendo no s os caminhos que levaram a Roma ao que ela hoje, e sim ao que somos hoje. Podemos agora perceber e analisar coisas que so oriundas de um passado e um local distante, mas que de qualquer maneira, nos atinge. O modo como uma sociedade antiga vivia e se dava com outros povos e as maneiras como faziam para que vivessem e suas estratgias polticas visando sempre uma maneira de ascender e conquistar; consideravelmente magnfico o estudo de uma civilizao antiga e a semelhana arremetida aos dias de hoje junto com suas diferenas. A concluso aderida deste trabalho vai alm da estrutura e seu ncleo estudado; isto alcana todo um sistema de conhecimento incrvel e repleto de cultura e magnitude. De fato, Roma, foi e ainda , um Estado de grande importncia cultura e digamos tambm maternal ao que nos remete ao bero de uma civilizao humana, mesmo que h to pouco tempo comparada a outros povos to mais antigos. O local em que viveram e suas origens cada vez mais, tambm nos levam a centenas de outras histrias que por vezes desconhecidas so. Mas sempre estaro l, por detrs de um superficial assunto, omitindo sangue e natureza propriamente humana, de uma histria sem igual.

RELATRIO FINAL

No houve um total esforo por parte da equipe e muito menos vontade de realizao de um bom trabalho. Um dia foi estipulado para que entregassem os levantamentos dos dados para que isso nos ajudasse a fazer os relatrios, no entanto apenas Maik, Greicy e Tainara me entregaram no respectivo dia, desta forma, tnhamos quatro levantamentos de itens de sete pessoas numa equipe. Maik, assim como Greyci e Tainara demonstraram uma preocupao maior com o trabalho em comparao Gustavo e Mateus, que pouco ou nada fizeram. Maria Katarina demonstrou preocupao por vezes, no entanto nunca agiu de fato para que realizasse algo tanto que no chegou a me entregar absolutamente nada do que solicitei. Gustavo Spillere no demonstrou interesse algum no trabalho nos momentos que nos reunimos na sala de aula. Me entregou os levantamentos dos itens com tal atraso, que j no era mais necessrio. Mateus F. foi o que menos fez algo para o trabalho. No se interessou por nada durante os momentos que nos reunimos em sala de aula, no se reuniu com a equipe no dia em que viemos pela parte da manh concluir o trabalho, e ainda por cima no entregou levantamento que prestasse algum, exceto sobre a Guerra Fria. Maria Katarina no dia em que nos reunimos queria apenas ficar batendo foto com uma amiga e mais ria e conversava com a fulana do que ajudava no trabalho. Nesta manh que nos reunimos, Gustavo S. tampouco deu ateno ao trabalho e se juntou com alguns amigos dele e ficou por l conversando. Maik no compareceu apenas por no ter sido avisado j que havia faltado a aula quando combinamos e no encontramos ele no MSN , no entanto, pelo que se conhece dele, caso fosse avisado, viria de certeza. Tainara e Greicy ajudaram na concluso do trabalho, corrigindo e analisando os relatrios feitos e na escrita da carta. Em termos de satisfao com a equipe de zero a dez, daria a nota oito.

Luis Fillipy Furtunato / 1003

You might also like