You are on page 1of 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO C 5 DOMINGO TEMPO COMUM TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html) - DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

PROFETAS E MISSIONRIOS: CRISTOS PARA HOJE


1 Leitura: De onde nasce a vocao proftica? 8 ...
1 No

Evangelho: O que necessrio para sermos missionrios?

Eis-me aqui, envia-me a mim

Leitura do Livro do Profeta Isaas (Is 6,1-2a.3-8) ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. 2 Serafins estavam por cima dele; [...] 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo o SENHOR dos Exrcitos; toda a terra est cheia da sua glria. 4 As bases do limiar se moveram voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaa. 5 Ento, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lbios impuros, habito no meio de um povo de impuros lbios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exrcitos! 6 Ento, um dos serafins voou para mim, trazendo na mo uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lbios; a tua iniqidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. 8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem h de ir por ns? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Salmo responsorial: Salmo 138:1-2a,2bcd-3,4-5,7c-8 (R./1b) R. 1b ... Na presena dos poderosos te cantarei louvores
1 Render-te-ei

graas, SENHOR, de todo o meu corao; na presena dos poderosos te cantarei louvores. 2a Prostrar-me-ei para o teu santo templo R.
2bcd

11 ... Deixando tudo, o seguiram Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 5,1-11) [Naquele tempo:] 1 Aconteceu que, ao apert-lo a multido para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesar; 2 e viu dois barcos junto praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. 3 Entrando em um dos barcos, que era o de Simo, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multides. 4 Quando acabou de falar, disse a Simo: Faze-te ao largo, e lanai as vossas redes para pescar. 5 Respondeu-lhe Simo: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lanarei as redes. 6 Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. 7 Ento, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajud-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique. 8 Vendo isto, Simo Pedro prostrou-se aos ps de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. 9 Pois, vista da pesca que fizeram, a admirao se apoderou dele e de todos os seus companheiros, 10 bem como de Tiago e Joo, filhos de Zebedeu, que eram seus scios. Disse Jesus a Simo: No temas; doravante sers pescador de homens. 11 E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram. Orao do dia (Livro de Orao Comum LOC, pg. 115) Liberta-nos, Deus, da escravido de nossos pecados e concede-nos a liberdade daquela vida abundante que nos fizeste conhecer em teu Filho Jesus Cristo, nosso Salvador, o qual vive e reina contigo e com o Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm. Beno (Epifania: Livro de Orao Comum LOC, pg. 105): Que o Cristo, Filho de Deus, alegre os nossos coraes com as Boas Novas do seu Reino; e a Beno de Deus Onipotente, Pai, Filho e Esprito Santo, seja convosco, e convosco habite eternamente. Amm

... louvarei o teu nome, por causa da tua misericrdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra. 3 No dia em que eu clamei, tu me acudiste e alentaste a fora de minha alma. R.
4 Render-te-o graas, SENHOR, todos os reis da terra, quando ouvirem as palavras da tua boca, 5 e cantaro os caminhos do SENHOR, pois grande a glria do SENHOR. R.

estendes a mo contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva. que a mim me concerne o SENHOR levar a bom termo; a tua misericrdia, SENHOR, dura para sempre; no desampares as obras das tuas mos. R.
8O

7b ...

2 Leitura: O que anunciar para o mundo de hoje? 11 ... Seja eu [Paulo] ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes Leitura da Primeira carta de Paulo aos Corntios (1Cor 15,1-11)
1 Irmos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; 2 por ele tambm sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vo. 3 Antes de tudo, vos entreguei o que tambm recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 5 E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. 6 Depois, foi visto por mais de quinhentos irmos de uma s vez, dos quais a maioria sobrevive at agora; porm alguns j dormem. 7 Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apstolos 8 e, afinal, depois de todos, foi visto tambm por mim, como por um nascido fora de tempo. 9 Porque eu sou o menor dos apstolos, que mesmo no sou digno de ser chamado apstolo, pois persegui a igreja de Deus. 10 Mas, pela graa de Deus, sou o que sou; e a sua graa, que me foi concedida, no se tornou v; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, no eu, mas a graa de Deus comigo. 11 Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes.

Aclamao ao Evangelho (Mt 4,19): ... Vinde aps mim, e eu vos farei pescadores de homens

You might also like