You are on page 1of 7

A Vida de J

J 1:1-3 Na terra de Uz morava um homem chamado J. Ele era bom e honesto, temia a Deus e procurava no fazer nada que fosse errado. J tinha sete filhos e trs filhas e era dono de sete mil ovelhas, trs mil camelos, mil bois e quinhentas jumentas. Tinha tambm um grande nmero de escravos. Enfim, J era o homem mais rico de todo o Oriente...

J 1:8-9 A o Senhor disse: Voc (satans) notou o meu servo J? No mundo inteiro no h ningum to bom e honesto como ele. Ele me teme e procura no fazer nada que seja errado. Satans respondeu: Ser que no por interesse prprio que J te teme?

J 1:11-12 Mas, se tirares tudo o que dele, vers que ele te amaldioar sem nenhum respeito. O Senhor disse a Satans: Pois bem. Faa o que quiser com tudo o que J tem, mas no faa nenhum mal a ele mesmo....

J perde os filhos e todas as suas riquezas

J 1:13-19 e 22 Um dia, enquanto os filhos e as filhas de J estavam num banquete na casa do irmo mais velho, chegou casa de J um dos seus empregados, que disse: Ns estvamos arando a terra com os bois, e as jumentas estavam pastando ali perto. De repente, os sabeus nos atacaram e levaram tudo. Eles mataram espada os empregados, e s eu consegui escapar para trazer a notcia. Enquanto este ainda estava falando, veio outro empregado e disse: Raios caram do cu e mataram todas as ovelhas e os pastores. S eu consegui escapar para trazer a notcia. Enquanto este ainda estava falando, chegou um terceiro, que disse: Trs bandos de caldeus nos atacaram e levaram os camelos. Eles mataram espada os empregados, e s eu consegui escapar para trazer a notcia. Enquanto este ainda estava falando, chegou mais um, que disse a J: Os seus filhos e as suas filhas estavam no meio de um banquete na casa do seu filho mais velho. De repente, veio do deserto um vento muito forte que soprou contra a casa, e ela caiu em cima dos seus filhos. Todos eles morreram; s eu consegui escapar para trazer a notcia. 22-Assim, apesar de tudo o que havia acontecido, J no pecou, nem ps a culpa em Deus.

Satans no se deu por vencido


1

J 2:3-7 A o Senhor disse: Voc viu o meu servo J? No mundo inteiro no h ningum to bom e to honesto como ele. Ele me teme e procura no fazer nada que seja errado. No entanto, voc me convenceu, e eu o deixei desgraar J, embora no houvesse motivo para isso. Mesmo assim, ele continua firme e sincero como sempre. Satans respondeu: s tocar na pele dele para ver o que acontece. As pessoas no se importam de perder tudo desde que conservem a prpria vida. Agora, se estenderes a mo e ferires o corpo dele, vers como ele, sem nenhum respeito, te amaldioar. O Senhor disse a Satans: Pois bem. Faa o que quiser com J, mas no o mate. A Satans saiu da presena do Senhor e fez com que o corpo de J ficasse coberto de feridas horrveis, desde as solas dos ps at o alto da cabea.

J no tinha conscincia da batalha espiritual qu estava passando, achava que era Deus que estava fazendo uma prova com ele. Na verdade era satans que estava lhe atacando, fazendo um estrago em sua vida.

J 3:25 Aquilo que eu temia foi o que aconteceu, e o que mais me dava medo me atingiu. O Medo o oposto da F (Hb 11:1 e 6) Voc tem algum Medo, Brecha, Legalidade ? H alguma coisa em sua vida que voc acha que Deus no capaz de cuidar ?

J recebe a visita de trs amigos: Elifaz, Bildade, Zofar.

J 4:7 Voc lembra de alguma pessoa inocente que tenha cado na desgraa ou de alguma pessoa honesta que tenha sido destruda?

J 8:3 Ser que Deus torceria a justia? Ser que o Todo-Poderoso faria o que no direito?

J 8:4 Decerto os seus filhos pecaram contra Deus, e ele os castigou como mereciam.

J 8:20 Esteja certo de que Deus no abandona as pessoas honestas, nem d a mo para ajudar os maus.
2

J 11:14 Abandone o pecado que mancha as suas mos e no deixe que a maldade more na sua casa.

J se defende

J 6:29-30 Retirem o que disseram, no sejam injustos. No me condenem, eu estou com a razo. Vocs pensam que sou mentiroso? Ser que no sei o que certo e o que errado?

J 9:2 Eu sei muito bem que as coisas so assim. Mas como que uma pessoa pode provar a Deus que ela est com a razo?

J 6:1-2 Ento em resposta J disse: Ah! Se a minha desgraa e os meus sofrimentos fossem postos numa balana,.... J queria por em uma balana em um lado seu sofrimento do outro lado as suas obras. Vou mostrar para Deus que no justo o que estou passando. Esta era a imagem de Deus que tinha de J em seu corao, que Deus poderia destruir, causar sofrimento multiplicar as chagas sem razo nenhuma.

Ser que este o carter de Deus, sem causa e sem motivo leva a destruio das pessoas?

J no tinha conscincia da batalha espiritual qu estava passando, se ele soubesse que era satans que estava lhe atacando, ele daria ordem para ele sair de sua vida.

J 9:22 Para mim, tudo a mesma coisa, por isso, digo que Deus destri tanto os bons como os maus. J 9:24b E, se no foi Deus quem fez isso, ento quem foi?

J estava acusando Deus, pelo que estava acontecendo. Um castigo sem motivo, e isto no justo.

J encheu o seu corao de amargura, desapontamento e ira. Quando o nosso corao fica assim com Deus, ns fechamos o corao.

J ento quer fazer sua defesa e provar que inocente

J 13:18 Estou pronto para defender a minha causa e sei que estou com a razo. J 13:14 Estou pronto para arriscar a vida, pronto para enfrentar a morte. J 13:16 Talvez esta coragem venha a salvar-me,....

Eu j preparei o meu processo, eu vou provar para Deus que Ele injusto, ele est errado, eu no mereo isso, e quando eu confrontar a Deus, ele vai se arrepender do que fez comigo. J 13:22-23 Deus, chama-me ao tribunal, e eu responderei, ou eu falarei primeiro, e tu responders.Quantas faltas e pecados cometi? De que erros e pecados sou acusado?. Mas mesmo que ele me mate, eu no vou descer no nvel dele, e eu no vou trat-lo com injustia, ou acus-lo pelo jeito que ele tem me tratado.

Isto uma atitude de justia prpria de J, egosmo, orgulho, confiando em si mesmo, ele estava cego e no percebia o que estava fazendo.

J estava confiando nele mesmo, em sua riqueza e sua sabedoria. E ele nem se dava conta disso.

Ento o inimigo (Satans) usou est confiana que J tinha nele mesmo para destruir a vida dele. E tambm para criar desapontamento em seu corao, para que ele no tivesse mais seu corao aberto para Deus.

Veja quantas vezes aparece o EU, o MEU, a Minha neste captulo.

J 29:1-25 E J continuou a sua fala e disse: Ah! Se eu pudesse voltar meses atrs, para os dias em que Deus me protegia! Naquele tempo, Deus iluminava o meu caminho, e com a sua luz eu podia andar na escurido. Naqueles dias, eu estava bem de vida, e a amizade de Deus
4

era a proteo do meu lar. O Todo-Poderoso estava comigo, e os meus filhos viviam ao meu redor. Em casa sempre havia leite vontade e tambm azeite, tirado das oliveiras plantadas entre as pedras. Quando eu saa para a reunio do tribunal e me assentava entre os juzes, os moos me viam e abriam passagem, e os idosos se punham de p. As pessoas mais importantes paravam de falar e ficavam em silncio. As autoridades se calavam no diziam mais nada. Eu era pai dos pobres Quem me ouvia falar me dava parabns, os que me viam falavam bem de mim, pois eu ajudava os pobres que pediam ajuda e cuidava dos rfos que no tinham quem os protegesse. Pessoas que estavam na misria me abenoavam, e as vivas se alegravam com o meu auxlio. A minha justia e a minha honestidade faziam parte de mim, eram como a roupa que eu uso todos os dias. Eu era olhos para os cegos e ps para os aleijados. Era pai dos pobres e defensor dos direitos dos estrangeiros. Eu acabava com o poder dos exploradores e livrava das suas garras as vtimas. Todas as pessoas me davam ateno Eu pensava assim: Vou viver uma vida longa e morrer em casa, com todo o conforto. Serei como uma rvore de razes que chegam at a gua, uma rvore que todas as noites molhada pelo orvalho. Todos s falaro bem de mim, e eu serei sempre vigoroso e forte. Todas as pessoas me davam ateno e em silncio escutavam os meus conselhos. Quando acabava de falar, ningum discordava. As minhas palavras entravam na cabea deles como se fossem gotas de gua na areia. Todos as esperavam ansiosos, como se espera a chuva no tempo de calor. Eu sorria para aqueles que tinham perdido a esperana, o meu rosto alegre lhes dava coragem. Eu era como um chefe, decidindo o que eles deviam fazer, eu os dirigia como um rei frente do seu exrcito e os consolava nas horas de aflio.

O Orgulho era tanto, que o inimigo usou todo este orgulho para derrub-lo.

Eu devo reforar as promessas de Deus contra o inimigo. Porque quando eu combino minha Autoridade (No nome de Jesus) com o Poder de Deus, Sua Sabedoria, Seu Conhecimento, Seu Amor, o inimigo precisa obedecer a Palavra de Deus.

Deus Fala com J! Deus decide se revelar a J!

J 38:1-11 Depois disso, do meio da tempestade, o Senhor deu a J a seguinte resposta: As suas palavras s mostram a sua ignorncia, quem voc para pr em dvida a minha sabedoria? Mostre agora que valente e responda s perguntas que lhe vou fazer. Eu criei o mundo. Onde que voc estava quando criei o mundo? Se voc to inteligente, explique
5

isso. Voc sabe quem resolveu qual seria o tamanho do mundo e quem foi que fez as medies? Em cima de que esto firmadas as colunas que sustentam a terra? Quem foi que assentou a pedra principal do alicerce do mundo? Na manh da criao, as estrelas cantavam em coro, e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria. Quando o Mar jorrou do ventre da terra, quem foi que fechou os portes para segur-lo? Fui eu que cobri o Mar com as nuvens e o envolvi com a escurido. Marquei os seus limites e fechei com trancas as suas portas. E eu lhe disse: Voc chegar at este ponto e daqui no passar. As suas altas ondas pararo aqui.

O Grande encontro de J com Deus!

J 42:5-6 Antes eu te conhecia s por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus prprios olhos. Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no cho, num monte de cinzas.

Ele percebeu uma revelao, Talvez como ns: Senhor eu tenho orado, jejuado, leio a palavra, sou dizimista, ofertante, ajudo os pobres, e os necessitados, eu tenho abenoado muitas pessoas e pensava que Te conhecia.

Mas agora eu descobri que Te conhecia s de ouvir falar.

Eu nunca te conheci quem Tu realmente era, eu nunca tive um relacionamento ntimo contigo, eu s Te conhecia de ouvir falar, mas agora eu o vejo com os meus prprios olhos, agora eu sei que Tu no s o meu inimigo. Todo este tempo o Senhor me esperou com o seu Poder e o Seu Amor para que eu me conectasse conTigo, num relacionamento contigo para vencer esta batalha. Eu no sabia, eu pensava que Tu era o responsvel por tudo que me acontecia. Eu pensava que Tu eras meu inimigo, estava com raiva do Senhor, eu me Arrependo por tudo que eu falei e fiz. Tu s a minha nica fonte de vida, fonte de amor, o nico que tem poder para destruir o inimigo, me perdoa, eu Te amo.

O corao de J se abriu e ele comeou a se conectar com Deus, ento Deus o perdoou, derrotou o inimigo e restituiu tudo em dobro o que ele j tinha.
6

Eu devo usar a Sua Palavra, e agir como um Embaixador do Reino de Deus.

J 42:16 J viveu aps isto mais 140 anos, viu seus netos e bisnetos e morreu bem velho.. Deus Honrou a fidelidade e a obedincia de J? Ser que este Deus que fez a vida de J ser restaurada e transformada pode fazer o mesmo por mim e por voc?

Ser que voc est passando por algum desapontamento, no casamento, nas finanas, com os filhos, alguma crise, seu corao est desapontado, est sofrendo? Voc est agindo como J? Deus quer ter um relacionamento ntimo com voc, abra o seu corao, se arrependa, pea perdo, libere perdo, deixe Deus curar o seu corao. Deus te ama, Ele tem um plano de beno e no de destruio para ns, apenas se entregue e confie no Senhor, qualquer rea de sua vida que voc ainda no tenha confiado em Deus, se sente abandonado por Deus, se sente sendo tratado com injustia.

You might also like