You are on page 1of 6

Histria 9 ano Ficha Formativa 3 2011

A REVOLUO SOVITICA

A RSSIA CZARISTA: No incio do sculo XX o Imprio Russo era constitudo por um extenso territrio, culturalmente diversificado, governado por Nicolau II, um Czar autoritrio que se apoiava no exrcito e na Igreja para fazer prevalecer o seu poder. Socialmente vigorava uma sociedade de ordens, hierarquizada e em pirmide. O clero e a nobreza constituam as ordens privilegiadas , detendo a maioria das propriedades e ocupando os cargos principais na administrao.

A maioria da populao vivia miseravelmente. A burguesia era pouco numerosa, devido escassa industrializao, os operrios no tinham condies de vida (salrios baixos, excessivo nmero de horas de trabalho dirio, falta de condies de sade e higiene) e os camponeses ( a maioria da populao cerca de 80%) eram sujeitos a duras condies e servido feudal. Por isso, as massas populares escutam os apelos revolucionrios.

Histria 9 ano Ficha Formativa 3 2011


Economicamente, predominava uma economia dependente dos investimentos estrangeiros. arcaica, atrasada tecnicamente e pouco rentvel e uma indstria pouco desenvolvida e

Todos estes fatores, aliados a um descontentamento provocado pela derrota da Rssia na Guerra com o Japo (1904-1905), conduziram a uma tentativa de revoluo, esmagada pelas tropas do czar ( os operrios dirigiram-se ao Palcio de inverno com uma petio, pedindo melhores condies de vida e de trabalho, em 22 de janeiro de 1905 O Domingo Sangrento). O Czar viu-se, no entanto, obrigado a refrear os nimos, instituindo uma Assembleia Nacional a Duma e retirando alguns privilgios nobreza e ao clero. O Czar continuava a governar de forma absoluta e autoritria. Os movimentos polticos foram-se organizando, apesar da represso, destacando-se : - O Partido Constitucional Democrata apoiado pela Burguesia, pretendia um regime liberal parlamentar. - O Partido Socialista Revolucionrio pretendia a socializao dos meios de produo e do coletivismo. - O Partido Social-Democrata (dividido em Mencheviques, mais e Bolcheviques, mais radicais), defendiam a

moderados,

proletarizao da sociedade.

REVOLUO BURGUESA E REVOLUO BOLCHEVIQUE: A REVOLUO BURGUESA (FEVEREIRO): - a participao da Rssia na 1 Guerra Mundial agravou as dificuldades, provocando descontentamentos e manifestaes, reprimidos pelo czar, que mandou fechar a Duma.

Histria 9 ano Ficha Formativa 3 2011


- fevereiro de 1917 manifestao de operrios em S. Petersburgo, que apoiados por algumas tropas do czar derrubaram o Czar, obrigando-o a abdicar. - O governo foi entregue a um governo provisrio, apoiado pelos liberais e por socialistas moderados. - A Rssia passou a ter um regime liberal burgus, semelhante aos que existiam no Ocidente. - Soldados e operrios, organizados em assembleias sovietes opuseram-se a este Governo, liderado por Kerensky, acusando-o de prosseguir a guerra contra a Alemanha, agravando assim a crise econmica. A REVOLUO BOLCHEVIQUE (OUTUBRO): - Os Bolcheviques opunham-se democracia liberal e desejavam uma revoluo mais profunda. Inspiravam-se na Doutrina Marxista, e defendiam a tomada do poder pelos trabalhadores, de modo a impor a ditadura do proletariado. - Pretendiam construir uma sociedade socialista que abrisse caminho ao comunismo, isto , uma sociedade sem classes. - Os principais chefes Bolcheviques eram Lenine e Trotsky. Lenine tinha procurado adaptar realidade russa as propostas tericas de Karl Marx - O marxismo-leninismo iria ser a base ideolgica da revoluo. - Lenine dirigiu a oposio ao governo provisrio, acusando-o da desastrosa situao a que a guerra havia conduzido a Rssia. A propaganda dos Bolcheviques nas fbricas, nos campos e nos quartis, exigia a revoluo social e a retirada da guerra. - Em 25 de outubro ( pelo Calendrio Ortodoxo, correspondendo a 7 de novembro) os bolcheviques desencadearam uma insurreio (revolta) armada e tomaram o poder. Foi a Revoluo de outubro, a primeira revoluo socialista triunfante.

Histria 9 ano Ficha Formativa 3 2011


O TRIUNFO DA REVOLUO SOVITICA: - OS SOVIETES NO PODER Lenine passou a chefiar o Conselho dos Comissrios do Povo, o rgo mximo da revoluo.Foi assinado o tratado de Paz de Brest-Litovsk. No final de 1917, os bolcheviques organizaram eleies para a Assembleia Constituinte, confiantes na vitria. Como apenas obtiveram 25% dos votos, Lenine dissolveu a assembleia e transferiu o poder legislativo para o Congresso dos Sovietes. Foi abolida a propriedade privada de latifndios, fbricas, bancos e outros meios de produo de riqueza, nacionalizados sem indemnizaes.

- A DITADURA COMUNISTA: No demorou a ter inicio a contrarrevoluo. Setores da Burguesia e da aristocracia, apoiados por alguns pases que temiam a exportao da revoluo (Inglaterra, Frana, Estados Unidos e Japo) formaram o Exrcito Branco, ao qual se iria opor o Exrcito Vermelho, numa violenta Guerra Civil que se prolongou por dois anos. Comunismo de Guerra (1918-1921) programa que tinha como objetivo instaurar a ditadura do proletariado, como fase intermdia para a construo do comunismo; A revoluo socialista. Ameaada, tornou-se ditatorial: os partidos polticos foram proibidos (ficando o Partido Comunista a ser o partido nico); foi criada uma policia poltica altamente repressiva e estabelecida a censura e criado o exrcito vermelho; os adversrios do novo regime foram perseguidos, presos ou mortos.

Histria 9 ano Ficha Formativa 3 2011


- A CONSOLIDAO DA REVOLUO: Perante o caos econmico e a agitao social, Lenine decidiu adotar uma posio de recuo estratgico, ao adotar a Nova Politica Econmica (NEP) 1921-1927/28 embora os principais setores da economia continuassem nacionalizados, o governo aceitava a existncia temporria de um setor privado. Foi restabelecida a liberdade de comrcio e permitida a existncia de pequenas unidades de produo agrcola e industrial. A NEP permitiu travar a deteriorao da situao econmica. Em 1927, a produo ultrapassou os ndices anteriores ao inicio da guerra, a Revoluo consolidava-se. A CONSTRUO DA URSS: Como smbolo nico do socialismo, foi criada em 1922 a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS), uma federao de todas as repblicas pertencentes antiga Rssia imperial que detinham uma certa autonomia e respeito pela sua identidade cultural ( o territrio era vasto e existia bastante diversidade tnica, de linguagem, religies e culturas). Com a morte de Lenine, em 1924, a sua sucesso apresentavase difcil, sendo candidatos sucesso Trotsky e Estaline.

A luta pelo poder intensificou-se, tendo vencido Estaline. Este dominou o aparelho partidrio e a policia secreta e foi progressivamente eliminando todos os seus opositores, particularmente os lideres comunistas mais prestigiados, que lhe poderiam disputar o poder. O prprio Trotsky, excludo do partido em 1927, seria expulso da Unio Sovitica. Exilado no Mxico, acabaria por ser assassinado s ordens de Estaline.

Reprimindo sem hesitaes qualquer oposio sua vontade, Estaline viria a estabelecer na URSS uma ditadura totalitria. 5

Histria 9 ano Ficha Formativa 3 2011


Conceitos a reter: Sovietes conselhos de operrios, soldados e camponeses, com grande influencia nas decises. Bolcheviques membros do partido operrio Social-Democrata Russo, no inicio do sculo XX. Nacionalizao transferncia da propriedade de empresas privadas para empresas pblicas. uma medida de carter socializante. Coletivizao orientao politico-econmica que defende a produo e distribuio coletivas dos bens econmicos em oposio ao individualismo liberal e capitalista. Marxismo-Leninismo aplicao do Marxismo ( teoria de Karl Marx) realidade Russa, feita por Lenine. Ditadura do proletariado perodo de transio entre a sociedade capitalista e o comunismo, que visava, segundo Marx e Engels, a transformao do proletariado em classe dominante. Comunismo fase superior do desenvolvimento do socialismo, que se atinge, segundo Karl Marx, quando desaparecem por completo as classes sociais. Bom estudo! Boas Notas!

Resumo elaborado por : Isabel Alexandra Almeida Ponte para o Saber Centro de Estudos e Apoio Escolar

You might also like