You are on page 1of 13

MOTORES DE COMBUSTO INTERNA

Os motores trmicos so mquinas cuja finalidade transformar energia calorfica em mecnica diretamente utilizvel. Esta energia pode ser obtida de diversas fontes, tais como: a) Energia Qumica b) Energia Eltrica c) Energia Nuclear Existem vrios tipos de motores, que so: 1- Motores a gua (sem comentrios); 2- Motores eltricos; 3- Motores nucleares; 4- Motores trmicos. 2- Os motores eltricos so chamados desta forma porque a energia utilizada para o seu funcionamento obtida atravs de baterias e cabos eltricos. Estes motores so utilizados em sistemas de alta economia (carros de entregas e nibus eltricos). 3- Para estes motores funcionarem, a energia nuclear obtida atravs da fisso dos ncleos atmicos, porm a sua utilizao est restrita a um pequeno nmero de motores. Esta fisso obtida no interior de um reator onde, neste local, produzida por uma grande quantidade de calor, este por sua vez, transmitido para um circuito secundrio que vai alimentar uma caldeira a vapor dgua e colocar este sobre presso. Este vapor produzido serve para acionar um motor a pisto ou uma turbina. 4- Os motores trmicos so divididos em dois grupos distintos: a) Motor a Vapor - No motor a vapor, a combusto acontece em um local completamente separado do motor (fornalha). Desta forma permitida que se possa utilizar qualquer tipo de combustvel, isto , o combustvel pode ser slido ou lquido, isto faz com que estes possam conter impurezas, pois estas no iro interferir no funcionamento do motor; b) Motor de Combusto Interna (M.C.I.) - Os motores de combusto interna so os mais utilizados. O combustvel utilizado no seu funcionamento introduzido no interior do motor, a combusto realizada na presena de dos elementos mecnicos destinados a produzir energia mecnica (movimentos). O combustvel e o ar necessrios para a combusto devem ser isentos de corpos slidos abrasivos (poeira) e tambm de corrosivos (cidos), pois estes deveriam provocar uma deteriorao das superfcies internas do motor, por outro lado os resduos da combusto devem ser gasosos e de fcil expulso. Quanto a forma da combusto os motores se dividem em: # Motores por ignio centelha - Estes motores so chamados de motores do ciclo Otto.

# Motores por ignio por compresso - Estes motores so chamados motores do ciclo Diesel.

RGOS E COMPONENTES DOS M.C.I.


Os rgos dos M.C.I. quanto a sua caracterstica de funcionamento se dividem em 3 grupos distintos, que so:

a) rgos Fixos.
Este grupo composto pelos seguintes elementos: 1- Bloco; 2- Cilindro; 3- Cabeote; 4- Cmara de combusto; 5- Crter; 6- Sede de Vlvula; 7- Guia de Vlvula

b) rgos Mveis
Os elementos que fazem parte deste grupo so: 1- Pino munho; 2- Pisto; 3- Anis de segmento; 4- Biela; 5- rvore de manivela; 6- Volante; 7- Casquilho; 8- Vlvula; 9- Eixo comando de vlvula.

c) rgos Auxiliares
Os rgos deste grupo so de menor importncia, porm estes contribuem para que ocorra o funcionamento do motor, os principais so: 1- Velas; 2- Carburador; 3- Bateria; 4- Motor de Partida; 5- Bomba dgua; 6- etc. PARTES FIXAS

Bloco

O bloco em si, representa propriamente dito o motor. Na sua parte inferior onde esto localizados os mancais centrais. neste local onde o virabrequim fixado, j na parte superior onde est fixado o cabeote. Este serve tambm para fixar alguns rgos auxiliares, tais como: distribuidor, bomba dgua, bomba de alimentao, etc. no bloco onde est localizado o cilindro. Quando este fixado no prprio bloco formando uma nica pea dizemos que este do tipo integral, ou tambm chamado de monobloco. O bloco deste tipo apresenta a desvantagem de ter um nmero limitado de retficas, isto ocorre em funo da diminuio da espessura de suas paredes. Quando este alcana um limite mximo de retficas podemos efetuar seu encamisamento, isto , o bloco ento retificado e um cilindro de menor dimetro prensado dentro dele, passando a ser do tipo substituvel. Esta operao requer cuidados especiais na sua montagem, pois poder ocorrer a ruptura do bloco ou apresenta uma folga excessiva entre a superfcie deste e o cilindro.

Cilindro
O cilindro de um motor o local onde o pisto faz o seu movimento alternativo, o material utilizado na sua fabricao normalmente o Ferro Fundido. Durante o seu processo de fabricao utilizado o Ferro Fundido com a adio de Fsforo, Mangans ao Nquel e tambm pode ser ao Cromo-Molibidnio. Quanto a fixao, os cilindros podem ser: a) Fixos - Integrado com o bloco. b) Substitutvel - Os cilindros do tipo substitutveis so chamados de camisas. Quanto ao tipo de refrigerao os cilindros podem ser: 1- midos - Estes recebem esta denominao porque a gua de refrigerao a todo instante em contato com as suas paredes. 2- Secos - Os cilindros so classificados de secos porque a gua de refrigerao s entra em contato com as paredes do bloco. A vedao entre os cilindros e as paredes do bloco do tipo mido e substitutvel, feito da seguinte forma: a) Por presso; b) Por anel de vedao ou junta. Em funo do movimento alternado do pisto, com o decorrer do tempo este movimento causa um desgaste nas paredes do cilindro que podem ser em maior ou menor intensidade, dependendo logicamente de fatores externos ao motor. Estes fatores podem ser: 1- Material abrasivo do combustvel; 2- Material abrasivo no ar; 3- Material abrasivo no leo lubrificante; 4- Insuficincia de presso do leo; 5- Viscosidade inadequada do leo; 6- Superaquecimento do motor;

7- Altas solicitaes e rotaes do motor; 8- gua no combustvel; 9- gua no leo lubrificante.

Crter
A funo do crter nica e exclusivamente armazenar o leo lubrificante. A sua forma deve ser tal, que todo o leo depositado no seu interior possa estar em contato com a tromba da bomba de leo, garantindo desta forma que o leo seja succionado. O material utilizado na sua fabricao pode ser de ligas de alumnio e chapas de ao. Os fabricados com ligas de alumnio so utilizados quando se necessita de um menor peso e uma maior dissipao de calor.

Cabeote (Tampo)
O cabeote ou tampo fixado na parte superior do bloco, nele que encontramos a cmara de combusto (Ciclo Otto), as vlvulas, velas, bicos injetores, etc. Este constitudo separado do bloco apresentando algumas vantagens: - Melhor facilidade de usinagem do cilindro e da cmara de combusto; - Maior facilidade de limpeza da cmara de combusto; - Poder variar a taxa de compresso. Os parafusos de fixao dos cabeotes so distribudos em pontos estratgicos, de forma a impedir a sua deformao, devido s solicitaes termodinmicas produzidas pelo motor durante o seu funcionamento, e para que haja tambm uma perfeita unio entre este e o bloco. A vedao dos gases da combusto, da gua de refrigerao e do leo lubrificante feita por uma junta de vedao revestida em suas partes crticas com anis de ao, cobre ou silicone. O aperto dado aos parafusos deve obedecer prescrio do fabricante, caso contrrio este pode sofrer empenamento, provocando desta forma srios problemas ao funcionamento do motor. A ordem de aperto deve ser sempre do centro para as extremidades. Os motores pequenos refrigerados a ar, principalmente os de dois tempos no possuem junta de vedao. Esta feita entre as superfcies metlicas e nos cilindros. A maioria dos cabeotes so fabricados em ligas de alumnio, em alguns casos porm estes so de ferro fundido. As vantagens dos fabricados em ligas de alumnio so: - Leveza; - Fcil resfriamento.

Os cabeotes dosa motores refrigerados a gua so dotados de canais por onde ocorre a circulao da gua de refrigerao, enquanto que os refrigerados a ar possuem aletas.

Sede de Vlvula
o local onde se aloja a vlvula durante o funcionamento do motor. Sua funo manter o sistema hermeticamente fechado e consequentemente garantir um perfeito funcionamento do sistema de compresso. O material utilizado na sua fabricao o ao com alto teor de dureza e que tambm possa suportar altas temperaturas.

Guia de Vlvula
o rgo que serve para guiar a vlvula durante o funcionamento do motor. O processo de montagem pode ser efetuado aquecendo-se o cabeote ou resfriando o guia, podendo tambm utilizar os dois mtodos simultaneamente. A folga existente entre a haste da vlvula e o guia na maior na vlvula de escape que na vlvula de admisso. O material utilizado na sua fabricao o ferro fundido ou tambm liga de cobre.

Cmara de Combusto - o local onde concluda a mistura do ar


combustvel (Otto). neste local localizados os eletrodos das velas, bicos injetores e as cabeas de vlvulas. A forma da cmara de combusto varia de acordo com o tipo do motor, ela projetada de forma a alcanar os seguintes objetivos: # Criar uma certa turbulncia durante a fase de compresso de modo que a velocidade de propagao da chama seja a maior possvel; # Criar uma certa turbulncia durante o intervalo do ngulo de permanncia das vlvulas, de modo a obter uma maior varredura dos gases; # Fazer com que a propagao da chama percorra a menor distncia possvel entre o incio da centelha e as bordas da cmara de combusto de modo a reduzir a possibilidade de ocorrncia de detonao. Para que isto ocorra, a vela de ignio dever est localizada em uma zona mais centrada possvel e de maior temperatura. Tipos de cmaras de combusto existentes nos motores. Dependendo do tipo de motor as cmaras de combusto podem ser: 1- Hemisfrica - a mais utilizada nos motores que possuem baixa taxa de compresso; 2- Triangular - este tipo de cmara pouco usada; 3- No pisto - do tipo utilizada em larga escala nos motores do ciclo diesel; 4- A vlvula lateral - esta no praticamente mais usada;

5- Trapezoidal - usada nos motores que possuem alta taxa de compresso. Seu processo de fabricao difcil; 6- A banheira - este tipo de cmara utilizado nos motores de pequena e mdia cilindrada; 7- Discoidal - este modelo muito usado, pois tem a vantagem de poder utilizar 4 vlvulas por cilindro.

RGOS MVEIS

Pino Munho
o rgo que serve de ligao entre a biela e o pisto. O material utilizado na sua fabricao o ao, que recebe tratamento trmico base de sementao, temperado e retificado. A sua forma tubular para diminuir seu peso. Quanto a sua montagem, ele pode ser: 1- Fixo - o pino do pisto dito do tipo fixo quando ele livre na bucha da biela e fixo no pisto; 2- Oscilante - o pino do pisto considerado oscilante quando ele fixo na biela e livre no pisto. Existem alguns fabricantes que adotam o aperto por contrao. Para efetuar a sua montagem aquecemos o p da biela a uma temperatura em torno dos 300C; 3- Flutuante - o pino do pisto dito flutuante porque tem a particularidade de ser livre na bucha da biela e tambm no pisto. Para evitar que ocorra o deslocamento no sentido longitudinal, so colocadas travas, estas so molas de formato circular que so instaladas nas canaletas existentes no prprio furo do pisto. Nos casos dos pinos oscilantes e flutuantes, a folga existente entre o pino e o pisto da ordem de 0,0000 a 0,0025mm quando ambos esto a uma temperatura de 20C. O desgaste do pino do pisto traduzido por um rudo metlico agudo a cada rotao do motor.

Pisto
o rgo que recebe diretamente o impulso da combusto dos gases e consequentemente transmite para a biela. O pisto de um motor a exploso funciona em condies particularmente desfavorveis, isto , no momento da exploso este chega a receber em alguns casos uma fora de aproximadamente 20.000N. O pisto se divide em duas partes distintas: - Cabea; - Saia.

Na maioria dos motores o dimetro da cabea do pisto menos do que a da sua saia. Neste local onde esto localizados os anis de segmento, no interior da sua 3a canaleta existem furos cuja funo principal permitir a passagem do leo raspado pelo anel de segmento. As formas da cabea do pisto em relao a cmara de combusto so: 1- Plana - este tipo mais utilizado nos motores de 4 tempos, quando estes possuem pequena e mdia cilindrada. Uma das suas maiores vantagens a na facilidade no processo de sua usinagem; 2- Cncava - a forma cncava a mais utilizada no motores do ciclo diesel, isto ocorre nos casos em que o motor possui injeo direta; 3- Convexa - a forma convexa tem a sua maior utilizao nos motores que possuem cmaras de combusto semi-esfricas; 4- Irregular - Este tipo de forma utilizado em pequena escala nos motores, chega-se a utiliz-la nos motores de 2 tempos. A cabea do pisto por est situada em uma das regies mais prximas da cmara de combusto, recebem em funo disto uma maior quantidade de calor, sofrendo consequentemente com isto um maior processo de dilatao. Em funo disto h uma variao de temperatura em cada regio do pisto no centro da cabea esta chega a alcanar 350C, enquanto que na extremidade da sua saia esta temperatura fica em torno de 200C. Os materiais utilizados na fabricao dos pistes so: a) Ferro Fundido; b) Ligas de Alumnio; c) Ao. Os requisitos de um pisto so: 1- Elevada resistncia mecnica; 2- Elevada resistncia ao desgaste; 3- Boa resistncia ao calor; 4- Baixo nvel de rudo; 5- Leveza; 6- Boa condutibilidade trmica. Estes requisitos so necessrios para que durante o funcionamento do motor o pisto no venha sofrer nenhum tipo de problema. Na maioria dos pistes, pelo lado interno da sua saia, colocada uma chapa de ao cuja funo de controlar a dilatao trmica dessa regio. A batida do pisto mais perceptvel a frio, est notada quanto maior for seu ndice de desgaste. A folga existente entre o pisto e o cilindro favorece automaticamente a passagem dos gases da combusto para dentro do crter. O desgaste ocorrido no eixo do pisto produzido frio provocando um rudo seco e metlico, em funo da rotao imprimida ao motor. Os pistes de ferro fundido fazem um barulho mais surdo do que os de liga de alumnio. Relao entre o dimetro interno do cilindro(D) e o curso do pisto(S):

a) Motor de curso longo S > D - geralmente esta configurao de motor apresenta torque mximo em baixas rotaes e potncia mxima em mdias rotaes; b) Motor quadrado S = D - esta configurao, geralmente, a potncia mxima se d em altas rotas rotaes e o torque mximo em mdias rotaes; c) Motor superquadrado S < D - estes tipos de motores, geralmente, apresentam torque e potncia mximos em altas rotaes.

Anis de Segmento
Tambm chamados de anis elsticos, o seu dimetro externo maior que o dimetro interno do cilindro, quando estes so introduzidos nos cilindros, passam a exercer ento uma presso radial sobre estas paredes. Esta presso a responsvel direta pelo processo de vedao passagem dos gases da combusto, e impedem tambm a passagem do leo lubrificante para a cmara de combusto. Os anis so instalados na zona da cabea do pisto, nas canaletas ali existentes. Estes devem ser ajustados diretamente no cilindro e tambm lateralmente no pisto. Quando instalado no cilindro o anel deve ter a folga mdia de dilatao circunferencial em torno de 3% em relao ao seu dimetro. Esta folga ligeiramente menor para os anis inferiores e consequentemente para os anis superiores. Quanto ao tipo os, anis se dividem em: - Anel de compresso; - Anel raspador de leo. O material utilizado na fabricao dos anis o Ferro Fundido Cinzento, contendo de 3 a 3,5% de Carbono, 1,5 a 3,2% de Silcio e 0,6 a 1,2% de Mangans. A grande maioria dos anis, principalmente os de compresso, recebem revestimento a base de cromo nas sua faces laterais cujo o objetivo : - Diminuir e desgaste do cilindro; - Melhorar a vedao; - Melhorar o assentamento do anel no cilindro.

Biela
o rgo mvel cuja funo transmitir o movimento alternativo do pisto ao virabrequim. No caso dos M.C.I., em funo de estarem sujeitas as altas rotaes, estas devem possuir formas especiais para que possam resistir a foras centrfugas atuantes. A biela composta pelos seguintes elementos: 1- Cabea ou olho grande; 2- Haste ou perna; 3- P ou olho pequeno. Dependendo do tipo do motor e em funo das solicitaes a que esta ser submetida o material empregado na sua fabricao pode ser:

a) Ferro Fundido com baixo teor de Carbono; b) Ao; c) Ao-Cromo-Nquel; d) Ao-Molibidnio; e) Ligas de Alumnio. As bielas fabricadas em Fofo e Ao so as mais utilizadas na indstria automobilstica. Isto ocorre em funo destas possurem uma maior resistncia a trao, j as construdas em ao tm a vantagem de ter uma menor espessura. As bielas fabricadas em ligas de alumnio so as mais utilizadas nos motores de competio, isto porque so mais leves e tambm tm a propriedade de dissiparem mais rapidamente o calor. As bielas so divididas em dois grupos distintos que so: 1- Biela Simples; 2- Bielas Compostas. Quando a biela do tipo composta esta dividida em biela me e bielinha. Algumas bielas tm a sua capa inclinada, isto ocorre porque o dimetro do cilindro menor que a largura desta. Este tipo mais utilizado nos motores do ciclo diesel, neste caso, a biela leva uma grande desvantagem em relao ao convencional em funo dos dentes existentes entre a superfcie da tampa e da haste. Obs.: Toda vez que efetuarmos um servio em algum motor devemos: - Verificar a toro e o empenamento da biela; - Alinhamento da biela; - Embuchamento da Biela (menos para pino oscilante); - Quando a biela empena s em ltimo aspecto devemos mandar retificar a biela no ferro.

Virabrequim
o rgo mvel que tem a funo de transformar o movimento alternativo do pisto em movimento rotativo. O virabrequim se divide nas seguintes partes: - Mancal fixo; - Mancal mvel; - Flange de fixao do volante; - Contrapeso; - Brao da manivela. Os virabrequins atuais so fundidos em fundio especial contendo ligas de Cobre, de Silcio, de Cromo e Mangans. Em funo disto estes so mais leves e tambm de fabricao mais simples. Por outro lado, eles se tornaram mais resistentes ao desgaste e com isto sofrem menores vibraes devidas aos esforos de toro. Depois de fundidos, os mancais do virabrequim aps a 1a usinagem e antes de serem retificados, sofrem

um tratamento superficial, cuja finalidade e de endurecer as superfcies que iro manter contato direto com os casquilhos. Os tratamentos mais utilizados so: - Sementao; - Nitretao; - Tmpera Induo. Atualmente o tratamento mais utilizado o de Tmpera Induo. # Relaes existentes entre o nmero de mancais fixos e mveis: Quando no so usadas bielas do tipo compostas, o nmero de cilindros ser igual ao nmero de mancais. Sendo que: Motor de 1 cilindro 1 mancal fixo 1 mancal mvel 1 mancal fixo 2 mancais mveis 3 mancais fixos 4 mancais mveis 5 mancais fixos 4 mancais mveis 5 mancais fixos 8 mancais mveis 9 mancais fixos 8 mancais mveis

Motor de 4 cilindros

Motor de 8 cilindros

A posio dos mancais do virabrequim dependem logicamente do nmero de cilindros, da ordem de ignio e do nmero de tempos. dada pela seguinte frmula: =
180 .T ; onde T = no de tempos i

i = no de cilindros

Volante
o rgo do motor responsvel pelo armazenamento da energia cintica durante a fase ativa e consequentemente a sua restituio nas fases passivas. Quanto mais pesado for o volante, o funcionamento do motor ser mais estvel, porm menor ser suas respostas s suas aceleraes. O volante quando aliviado ter o menor peso possvel, isto , at o limite em que este processo no v interferir no funcionamento do motor. Este por possuir uma grande massa e por est sujeito as altas rotaes deve ser fabricado com

material que tenha grande resistncia mecnica, cujo o objetivo suportar as elevadas foras de inrcia que atua sobre este.

Casquilhos
Tambm chamado de bronzina, a sua finalidade aumentar a eficincia do motor fazendo com que este tenha uma vida til mais longa, este trabalha em contato direto com o virabrequim e com isto ele passa a ser mais solicitado. Os requisitos do casquilho so: # Possuir material anti-frico, isto , boas caractersticas de deslizamento; # Elevada resistncia fadiga; # Baixa dureza; # Absorver as partculas slidas provenientes do leo; # No sofrer corroso. O casquilho dividido nas seguintes partes: a) Carcaa - a funo da carcaa de servir de apoio para o metal antifrico, o material empregado na sua fabricao o ao; b) Metal anti-frico - a parte mais importante do casquilho, haja visto que o mesmo est em contato direto com as superfcies do virabrequim. Para a fabricao dos casquilhos so utilizados 3 tipos de ligas, que so: # Liga de metal vermelho; # Liga de metal branco; # ligas de alumnio. Os processos de fabricao podem ser: # Por centrifugao; # Por gravidade; # Por cinterizao; Quando dada a partida no motor a rvore de manivela se desloca para a direita, devido a seu peso e a rotao, aproximando-se desta forma da superfcie do casquilho. Em funo disto, ocorre consequentemente uma maior desgaste do casquilho nesta regio que ser tanto maior quando maior for o nmero de partidas dadas ao motor. Com a finalidade de minimizar este tipo de problema, alguns fabricantes de motor fizeram o casquilho cuja forma no circular, de modo que a folga existente entre o virabrequim e o casquilho seja maior no sentido horizontal que no sentido vertical.

Vlvulas
So rgos mveis que tm a funo de interromper ou no, os fluxos dos gases de escape nos devidos tempos. As vlvulas se dividem em duas partes bsicas, que so: cabea e haste. O nmero de vlvulas varia de acordo com o nmero de tempos, tipo de motor e sua utilizao. Os motores de 4 tempos convencionais possuem: 2 vlvulas por 1 de admisso

cilindro* 3 vlvulas cilindro 4 vlvulas cilindro* 5 vlvulas cilindro

1 de escape por 2 de admisso 1 de escape por 2 de admisso 2 de escape por 3 de admisso 2 de escape

* configuraes mais utilizadas

A maioria de motores de 2 tempos de pequena e mdia cilindrada no possuem nenhuma vlvula, entretanto estes motores so dotados de janelas que fazem automaticamente o processo de admisso e o escapamento. Ao se projetar um motor, procura-se em princpio que as vlvulas da admisso e escape tenham os maiores dimetros possveis, isto porque teoricamente quanto maiores forem estes dimetros, maior seria o rendimento do motor. Porm em funo do espao e das altas temperaturas a que esto sujeitas isto no possvel. A maioria dos motores possui dimetro da vlvula de admisso maior que da vlvula de escape. Para baixar a temperatura das vlvulas adotamos os seguintes artifcios, que so: # Utilizar mistura rica de combustvel; # Utilizar vlvula de Sdia (Na). As vlvulas de Sdio possuem um espao vazio no interior da sua haste. Neste local colocado Sdio slido que sofre um processo de fuso a uma temperatura em torno de 100C o que faz aumentar o seu coeficiente de transmisso de calor. chamada de periferia da cabea da vlvula a parte cnica que circunda esta regio que a responsvel direta pela vedao dos gases. Para diminuir o desgaste nesta regio usada, principalmente na vlvula de escape, uma camada protetora cujo metal mais utilizado o Cobalto. Mola de Vlvula - este rgo o responsvel direto pelo fechamento da vlvula. Durante o funcionamento do motor, esta sofre uma considervel fadiga. Nos primeiros motores a quebra da mola de vlvula ocasionada por fadiga ocorria freqentemente. Devido a um desenho mais racional, melhor material e melhor tecnologia de fabricao a ruptura desta passou a ser um caso excepcional. A compresso repitida a um ritmo rpido, provoca vibraes e ressonncias em suas espiras, e consequentemente leva a uma modificao molecular de sua composio. Mola de vlvula enfraquecida ou com compresso insuficiente impede que os motores atingam altos regimes de rotaes, produzindo um baixa potncia devido a um mau enchimento do(s) cilindro(s). Como a mola est sujeita a uma solicitao cclica, durante a compresso e tambm durante a expanso esta dever sempre est em contato com o eixo de cames acionamento, que deve acompanha-la por todo o seu curso.

Para evitar o fenmeno da da flutuao, a mola da vlvula deveria ser fabricada com um fio de maior de espiras o que nem sempre possvel devido falta de espao existente neste local.

Comando de Vlvulas
Um dos elementos de sistema de distribuio o comando de vlvulas, este encarregado de regular as fases de aspirao e descarga. Ele composto de cames que comanda a abertura e o fechamento das vlvulas, geralmente o nmero de cames do eixo igual ao nmero de vlvulas que o motor possui, quanto a sua colocao pode ser: # No cabeote; # No bloco. No caso do comando de vlvula colocado no cabeote o movimento do virabrequim transmitido a este atravs de uma correia dentada ou de uma corrente. A maioria dos motores, no caso os do ciclo otto, so projetados para usarem correia dentada no lugar da corrente, isto em funo do baixo custo, baixo nvel de rudo e pela facilidade do projeto. importante salientar que a vida til de uma correia dentada equiparada a da corrente sendo at superior quando o motor funciona em um ambiente livre de poeira e da presena do leo. Quando o comando de vlvula instalado no cabeote as vlvulas podem ser acionadas nos seguintes modos. - Diretamente; - Indiretamente. Quando o eixo de cames comanda diretamente as vlvulas a regulagem feita por intermdio de pastilhas que so colocadas nos tuchos. Estas pastilhas so fabricadas em diversas espessuras de modo que possamos obter a folga desejada. No caso do acionamento ser indireto, o eixo de cames vai acionar uma vareta, esta por sua vez ir acionar um balancim e consequentemente a vlvula. A regulagem feita atravs de parafusos colocados em uma das extremidades do balancim. Quando o comando de vlvulas colocado no bloco este alojado na maioria dos casos em uma das laterais do motor. O seu acionamento poder ser feito atravs de engrenagens, corrente ou correia dentada. Devido ao pouco espao existente entre os eixos, a maioria dos motores projetados t6em acionamento do comando de vlvulas feito por engrenagens. A forma de acionamento dos tuchos podem ser: - Mecnica; - Semi-hidrulico; - Hidrulico.

You might also like