You are on page 1of 7

Portugus para concursos QUESTES DE CONCURSO

FUNDAO CARLOS CHAGAS

Professor Andresan
4. Est correta a flexo de todas as formas verbais na frase: (A) Giscard contraps s falas de Mitterrand a impresso de que este se pronunciava como se detera o monoplio do corao. (B) A me interviu na discusso, alegando que seu filho era alrgico a plos de animais razo pela qual se indispusera com a dona do cachorrinho. (C) O autor afirma que sempre se comprazeu em participar de reunies em que todos envidam esforos na busca de solues conciliatrias. (D) Se condissessem com a verdadeira prtica democrtica, as campanhas eleitorais no dariam lugar ao discurso que inclui arrogncia na argumentao. (E) Caso Mitterrand contesse o mpeto de sua fala, no houvera de argumentar com tamanha simplificao e to visvel autoritarismo. 5. adequada a articulao entre os tempos verbais na frase: (A) Mais se respeitasse a democracia, mais se deveria lutar contra as falcias dos discursos dos candidatos. (B) O que tem ficado implcito na simplificao sistemtica da realidade foi o desrespeito aos eleitores que a prezassem. (C) No houvssemos ultrapassado as dimenses das comunas medievais, poderemos ter decises que no dependeriam do sistema representativo. (D) Vindo a ocorrer a insultuosa infantilizao dos votantes, reagissem estes, negando-se a votar em quem os subestimava. (E) Seria possvel que chegassem a um acordo a dona do cachorrinho e a me da criana asmtica, desde que se disponham a ponderar a razo de cada uma. 6. Milhes de pessoas perderiam seu ganha-po no campo ... (Pargrafo abaixo) A forma verbal sublinhada acima indica, considerando-se o contexto, Em meados dos anos 90, o economista americano Jeremy Rifkin causou polmica com seu livro O fim do emprego, no qual previa que a era do emprego estava com os dias contados. Segundo Rifkin, o aumento da produtividade resultante da adoo de novas tecnologias como a informtica, a robtica e as telecomunicaes iria provocar efeitos devastadores no nvel de emprego mundial. Milhes de pessoas perderiam seu ganha-po no campo, na indstria e no setor de servios. Somente uma pequena elite de trabalhadores especializados conseguiria prosperar numa economia global dominada pela tecnologia. (A) fato repetitivo. (B) ao terminada. (C) condio posterior. (D)) possibilidade futura. (E) situao habitual.

1. Os tempos verbais articulados na frase:

esto

adequadamente

(A) Os congressistas devero se esforar para que melhorasse a educao, em vez de agravarem a questo do menor no Brasil. (B)) Caso os bispos convencessem os deputados, no passaria nenhum projeto que viesse a prejudicar os menores de 18 anos. (C) Se a fora da mdia no afetasse tanto a opinio pblica, possvel que esta acabe por se mostrar contrria reduo da maioridade penal. (D) Muito embora seja radical o projeto apresentado pelo lder do PL, so muitos os que haveriam de apoi-lo, desde o momento em que foi apresentado ao plenrio. (E) Sempre haver quem deseje que a questo do menor se resolve com medidas radicais como as que tm sido apresentadas. 2. No possvel o exerccio da profisso advocatcia se o cliente no tiver confiana absoluta em que as informaes e os documentos passados a seu advogado sejam inviolveis.

Permanecer correta a articulao entre os tempos e os modos verbais da frase acima caso se substituam as formas sublinhadas, respectivamente, por: (A) seria possvel no tenha so (B) ser possvel no ter sero (C) teria sido possvel no tenha so (D)) seria possvel no tivesse fossem (E) ser possvel no teria sejam

3. Esto corretos o emprego e a forma dos verbos na frase: (A) Ainda que retssemos apenas lembranas felizes, as ms lembranas no tardariam a incorrer em nossa conscincia. (B) Se a adolescncia nos provisse apenas de momentos felizes, a ningum conviria esperar pelos bons momentos da velhice. (C) Se a um velho s lhe aprouver o lamento pelo tempo que j passou, caber-lhe- algo melhor que o temor do futuro? (D) Costuma ser repelido o adulto experiente que intervir na conduta de um jovem desorientado para tentar ratificar o rumo de sua vida. (E) Sempre conviu ao homem primitivo orientar-se pela sabedoria dos ancios, ao passo que hoje poucos idosos conseguem fazer-se ouvido.

Questes de Verbos - FCC

Portugus para concursos


7. ... em questes nas quais a vinculao satisfaa objetivos polticos dos governantes. (Pargrafo abaixo)

Professor Andresan
10. Est correta a articulao entre os tempos verbais na seguinte frase: (A) Os excessos s seriam evitados no caso de que todos se comprometem em agir honestamente. (B) Seria profundamente injusto se todo e qualquer suspeito seja condenado sem direito a julgamento. (C) Uma vez terminada a palestra que far, Ceneviva teria passado a debater com os espectadores. (D) To logo termine a palestra, Ceneviva estar disposio para eventuais debates. (E) Ser preciso que todos se comportem democraticamente para que se evitassem os excessos. 11. ...entre quem pde freqentar uma boa escola. ...entre quem pode freqentar uma boa escola. Observe as formas verbais grifadas acima. O emprego do acento circunflexo I. nada altera, pois no h diferena de sentido entre elas. II. estabelece a distino entre os tempos passado e presente, respectivamente. III. determina uma mudana entre as formas de singular e de plural na flexo verbal. Est correto o que se afirma SOMENTE em: (A) I (B) II (C) III (D) I e II (E) II e III 12. Esse lixo poderia se transformar em algo til. A forma verbal grifada acima indica (A) ao futura que depende de uma condio anterior. (B) hiptese que se realiza no momento presente. (C) ao real passada em relao a outra, tambm passada. (D) repetio de um fato at o momento em que se fala. (E) ao j realizada dentro de um tempo previsto. 13. O verbo flexionado de forma INCORRETA est grifado na frase: (A) Com base na legislao vigente, os promotores propuseram s autoridades responsveis as penalidades cabveis. (B) Alguns policiais requiseram o cumprimento do dispositivo legal para garantir sua segurana durante as diligncias. (C) Estudam-se alteraes no contedo de certas leis para que elas dem resultados positivos no controle da violncia. (D) Apesar de rgidas, as condies de encarceramento para criminosos ainda no contm a ocorrncia de atos de violncia. (E) Ningum ainda se deteve para analisar os resultados da aplicao rigorosa de penalidades aos detentos.

A smula vinculante eliminar questes repetitivas, em que o poder pblico (o grande congestionador) terminar impedido de repetir procedimentos ao infinito, mesmo para pretenses repelidas anos a fio. A smula vinculante precisar, porm, de reexame obrigatrio de tempos em tempos. Duas crticas lhe so feitas: limita a liberdade dos juzes e pode permitir a influncia do Executivo em questes nas quais a vinculao satisfaa objetivos polticos dos governantes. As duas alternativas no sero perigosas se a aplicao for restrita a matrias tributrias e previdencirias.

O emprego da forma verbal sublinhada acima introduz no contexto a mesma noo do verbo empregado na frase:

(A) Duas crticas lhe so feitas... (B) Os prazos j existem na lei... (C) ... que lhes permitem intervir no processo... (D) ... segundo o ritmo que lhes convenha. (E) ... que se est dando um passo frente. 8. ... e vive angustiada num emprego... (Frase abaixo) O verbo est no mesmo tempo e modo daquele grifado acima na frase: A maioria das pessoas acumulou mais tarefas, fica ligada 24 horas por dia e vive angustiada num emprego que no sabe por quanto tempo ser capaz de manter. (A) No incio do sculo passado acreditava-se que... (B) Ocorreu exatamente o contrrio. (C) ... e acrescentaram doses extras de stress vida de todos ns. (D) ... que ocupam as funes mais banais. (E) Como se no bastasse...

9 Por equvoco na flexo, preciso corrigir a forma verbal sublinhada na frase:

(A) Viu-se que muita gente soubera dos fatos pelas cartas enviadas de So Paulo. (B) Ainda bem que os policiais no apreenderam as cpias das cartas. (C) Muitas pessoas no se abstiveram de protestar contra a ditadura da poca. (D) Muitas pessoas do Rio obteram cpias das cartas do pessoal de So Paulo. (E) Outros leitores supuseram que no poema repercutiam as palavras do artigo.

Questes de Verbos - FCC

Portugus para concursos


14. ... seria movida por fontes renovveis de energia: elica, solar e geotrmica. (frase abaixo)

Professor Andresan
17. Esto corretamente flexionadas todas as formas verbais da frase: (A) Caso as clulas no se recompossem, todos os tecidos entrariam rapidamente em colapso. (B) Como no lhe aprouveu ficar mais uns dias, acabou perdendo a comemorao do centenrio da cidade. (C) Se no reavermos nossas malas, prestaremos queixa na delegacia. (D) Ainda bem que obtiveram tudo o que requereram, sem que a polcia interviesse. (E) Ele intervia a todo momento no jogo, buscando boicot-lo. 18. O verbo flexionado corretamente est grifado na frase: (A) Empresrios requiseram licena ambiental para desenvolver seus projetos. (B) Muitos turistas vinhero ao Brasil central, atrados pelos esportes nuticos. (C) Os investidores disporam-se a desenvolver um turismo ecolgico na regio. (D) Sobrevieram alguns contratempos, logo resolvidos, no alojamento dos visitantes. (E) Poucos turistas obteram a licena para permanecer mais tempo na regio. 19. ... esse trfico seja responsvel pela retirada de 38 milhes de animais por ano... (pargrafo abaixo) De acordo com dados do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente, cerca de 100 espcies desaparecem todos os dias da face do planeta, sendo o comrcio ilegal uma de suas principais causas. Estima-se que, no Brasil, esse trfico seja responsvel pela retirada de 38 milhes de animais por ano, apesar de saber-se que a cada dez animais retirados da natureza, apenas um sobrevive. O uso da forma verbal grifada na frase acima, considerando- se o contexto, indica (A) uma realidade presente e concreta. (B) uma hiptese provvel. (C) um fato desejado no presente. (D) uma dvida sem razo de ser. (E) uma ao futura. 20. Saiba mais sobre nossos servios, acessando o site www.com.br O verbo grifado em cada uma das alternativas, que est flexionado de maneira idntica do verbo tambm grifado na frase acima, : (A) Estamos sempre dispostos a esclarecer suas dvidas. (B) Aqui ns nos propomos a trabalhar com responsabilidade e cortesia. (C) Espere at sua senha ser apontada por um de nossos atendentes. (D) Esperamos que voc esteja satisfeito com nosso atendimento. (E) Nosso atendimento personalizado busca o esclarecimento de possveis dvidas.

Uma economia ambientalmente sustentvel seria movida por fontes renovveis de energia: elica, solar e geotrmica. O emprego dos dois pontos introduz no contexto (A) condio anterior. (B) finalidade futura. (C) enumerao explicativa. (D) repetio desnecessria. (E) caracterizao do discurso do interlocutor. 15. As estruturas atuais de gasodutos fariam o transporte do gs que moveria a frota de automveis. (pargrafo abaixo) Para a maioria dos ecologistas, o impacto das atividades humanas sobre a natureza real. A salvao do planeta passaria necessariamente pelo fim do crescimento de economias e populaes, alm da adoo de uma economia ecolgica com a reforma dos sistemas de produo de alimentos, materiais e energia. Uma economia ambientalmente sustentvel seria movida por fontes renovveis de energia: elica, solar e geotrmica. A eletricidade elica seria usada para produzir hidrognio. As estruturas atuais de gasodutos fariam o transporte do gs que moveria a frota de automveis. Nesse sistema, a indstria da reciclagem e reutilizao substituiria em grande parte as atividades extrativistas. O emprego das formas verbais grifadas acima indica, no contexto, (A) incerteza da realizao de um fato passado. (B) dvida real de que um fato se concretize. (C) ao que se realiza habitualmente at o momento presente. (D) fato consumado, anterior a outro, tambm passado. (E) hiptese que depende de certa condio anterior. 16. Est adequada a articulao entre os tempos verbais na frase: (A) Nunca poderia imaginar que o adiamento de minha viagem viesse a causar tantos transtornos para aqueles que pretendiam me hospedar. (B) No admito que vocs pudessem tomar qualquer medida antes que eu venha a expor as minhas justificativas. (C) To logo desembarcamos, notramos que ningum se dispunha a ter ido nos receber. (D) A menos que eles se retratem, no teramos como relevar seus erros, que tanto prejuzo nos haviam dado. (E) Quero que a partir de agora voc esteja providenciando os papis que eu devesse estar assinando na prxima semana.

Questes de Verbos - FCC

Portugus para concursos


21. Est correta a articulao entre os tempos verbais na seguinte frase:

Professor Andresan
25. Embora, claro, devamos resistir tentao fcil de elevar e idealizar os favelados, (...) tambm devemos, como prope [o filsofo Alain] Badiou, enxergar as favelas... (incio da frase abaixo)
Embora, claro, devamos resistir tentao fcil de elevar e idealizar os favelados, enxergando-os como nova classe revolucionria, tambm devemos, como prope [o filsofo Alain] Badiou, enxergar as favelas como um dos poucos lugares eventuais da sociedade contempornea - pois os favelados so literalmente uma coleo daqueles que formam a parte de parte alguma, o elemento excedente da sociedade, a parte excluda dos benefcios da cidadania, os desenraizados e despossudos, aqueles que, de fato, no tm nada a perder, exceto as correntes que os prendem.

(A) Afirma o autor que as reflexes que desenvolveu ao longo do texto haveriam de lhe ocorrer poca do ltimo carnaval. (B) Se o carnaval pago pudesse ter mantido todas as suas primitivas caractersticas, talvez tenhamos um exemplo de liberdade absoluta. (C) preciso que, to logo surjam ameaas nossa liberdade, nos valhamos das leis para garantir nosso direito ao pleno exerccio dela. (D) Se no houvesse qualquer autoridade, mesmo os anarquistas mais convictos acabaro por constituir alguma forma de ordenao. (E) As normas sero rigorosamente seguidas pelos participantes do desfile, mas nem por isso empanaram o brilho do espetculo. 22. Esto corretas ambas as formas verbais sublinhadas na frase: (A) Caso as normas no intervissem em nossas prticas sociais, destruir-nos-amos uns aos outros. (B) Se no nos atssemos a nenhuma norma, prejudicarmos-nos-amos a ns mesmos. (C) necessrio que se disponhe de normas justas, para que a autoridade detenha uma forma aceita de poder. (D) Caso no nos conviesse obedecer a um mnimo de normas, qualquer uma delas seria rechaada to logo se impusesse. (E) Quem se dispor a acompanhar um desfile carnavalesco, dar-se- conta de que ele cumpre um rigoroso regulamento. 23. Esto corretos o emprego e a forma de ambos os verbos sublinhados em: (A) No h o que contenhe o nimo exaltado de quem contrrio exigncia, de quem se indiguine com a obrigatoriedade do diploma. (B) Caso um veterano jornalista requera o diploma, alegando toda a sua experincia, justo que seje atendido? (C) H quem julgue que um profissional s deveria fazer o curso de jornalismo se esse lhe conviesse e quando bem lhe aprouvesse. (D) Se algum se dispor a fazer o curso de Jornalismo apenas para obtiver o diploma, beneficiar-se- com as prerrogativas da profisso? (E) Alguns jornalistas interviram no momento da tramitao do projeto, mas no obteram sucesso. 24. Toda vez que ...... seu caminho com tanto capricho, o motorista ...... demonstrando toda sua dignidade. Para completar corretamente a frase acima, devem-se usar as formas verbais (A) limparia - estivesse (B) limpar - estivesse (C) limpasse - estar (D) limpar - estar (E) limpar estaria

correto afirmar que o emprego do verbo dever em modos diferentes no segmento que inicia o ltimo pargrafo do texto indica, respectivamente, (A) possibilidade de ao e fato real. (B) explicao de um fato e dvida concreta. (C) suavizao de uma ordem e repetio de um fato. (D) fato anterior e hiptese futura. (E) situao real e conseqncia imediata. 26. ... para tudo que se refira ao mundo fsico ... (frase abaixo)
Jamais o homem teve a sua disposio meios to eficientes para tudo que se refira ao mundo fsico e, por outro lado, jamais o homem se viu to privado de valores que confiram sentido a sua vida.

O verbo aparece nos mesmos tempo e modo em que se encontra a forma grifada acima na frase: (A) ... e prossegue, aceleradamente, com o extraordinrio desenvolvimento tecnolgico ... (B) ... que j nos vem do precedente... (C) ... que confiram sentido a sua vida. (D) ... para que o objetivo de consumo se fosse convertendo... (E) ... se tornou a motivao central do homem... 27. A frase totalmente de acordo com a norma padro da lngua escrita : (A) Ele requereu que o setor central na indstria da cultura, o cinema, revisse suas prticas, e chegou a pr sob suspeio mtodos que tm suscitado crticas de especialistas. (B) Nem todos quizeram se manifestar, mas os que o fizeram assinalaram o excesso de passivo e a dificuldade de superar a crise, se no sobrevirem boas oportunidades. (C) Se os agentes da cultura no se comporem para evitar os riscos de menosprezo da cultura expontnea, por ceticismo em relao quilo que ela cria, muito se perder definitivamente. (D) Repuseram a questo de forma a exigir uma anlize profunda de seus vrios tens, mas, quando se chegou tocar no processo de produo cinematogrfico, a exitao foi grande. (E) Muitos maus-entendidos teriam sido evitados, se alguns tivessem pesquisado melhor a questo e houvessem reconhecido que o projeto contm pontos excelentes.

Questes de Verbos - FCC

Portugus para concursos


28. Os tempos verbais esto corretamente articulados na frase:
(A) Para que a discusso sobre o tema pudesse ser feita em bases mais slidas, ser vital avanar para uma definio mais rigorosa. (B) Para que uma discusso sobre o tema venha a ser feita em bases mais slidas, vital que se avanaria para uma definio mais rigorosa. (C) A cesta de bens incluiria, nesse caso, apenas os alimentos mnimos necessrios para que a pessoa permaneceria viva. (D) Teoricamente, quem estiver abaixo da linha de indigncia no ter conseguido sequer sobreviver. (E) Teoricamente, quem estivesse abaixo da linha de indigncia no conseguiria sequer sobreviver. 29. Esto corretos o emprego e a flexo dos verbos na seguinte frase: (A) Quando eles virem a receber o suficiente para a aquisio desses bens e servios, situar-se-o acima da linha de pobreza. (B) Quem se provm apenas do estritamente necessrio para no morrer de fome inclui-se na chamada linha de indigncia. (C) Se algum se contrapor a esse mtodo de quantificao dos pobres, os acadmicos refutaro demonstrando o rigor de seus critrios. (D) Caso tal metodologia no conviesse aos acadmicos, eles t-la-iam abandonado e substitudo por outra. (E) Os acadmicos h muito comporam uma cesta de bens e servios em cujo valor monetrio se baseiam para fixar a linha de pobreza. 30. Todos os verbos esto corretamente flexionados na frase: (A) Diminui o nmero dos que descrm na justia humana, evolue a marcha dos que lutam por seus direitos. (B) Uma sociedade justa s se institue, de fato, quando os seus dispositivos legais so cordenados pelo princpio da incluso de todos. (C) No h quem resista fora das aes coletivas, quando apraz aos homens lutarem juntos por seus direitos. (D) Se a descrena se sobrepor esperana e ao, no haver quem distingua entre o mrito da resistncia e a derrota da inao. (E) No preciso que se contenhe a fora do misticismo, mas que se confire a este o carter de um aliado das providncias humanas. 31. Est correta a articulao entre os tempos verbais na frase: (A) Quanto mais venha a crescer o nmero de excludos, mais injusta se revele a sociedade. (B) A f na Divina Providncia nunca impede que os homens viessem a lutar por seus direitos. (C) medida que se reivindique maior justia social, aumentou a responsabilidade dos agentes do Direito. (D) As mudanas que ocorreram na Igreja tinham sido decisivas para que os desvalidos venham a se fortalecer. (E) No era de se esperar, no incio do sculo passado, que a Igreja viesse a tomar o partido da parcela mais sacrificada da sociedade.

Professor Andresan
32. A frase totalmente correta quanto ao emprego dos tempos e modos verbais : (A) possvel que no entendamos o que parar de raciocinar para refletir, visto que no temos, como os orientais, rituais que nos levem ao silncio. (B) Se realmente importante desmistificar certas crenas sobre o pensamento, acho timo que reservamos, quando for oportuno, um tempo para falar sobre isso. (C) Para se compreender como os orientais entendem a reflexo, basta que eles explicam o que , segundo sua cultura, a meditao. (D) Nossa sociedade valoriza a ao e seus resultados palpveis, e isso far que consideramos muito difcil abrir espao para a reflexo. (E) Embora um mestre oriental est aqui divulgando sua prtica, no h muitos brasileiros interessados em que aprendessem a meditar. 33. A frase totalmente correta quanto flexo : (A) Os funcionrios interviram porque tinham chegado muitos abaixos-assinados sem data. (B) A juza no foi um algoz, as leis que prevem duras penas. (C) Ser ruim se o depoimento do testemunha do acidente conter incoerncias. (D) O rapaz se atm a declarar que h muitos mausentendidos no caso. (E) Se eles se desdizerem, aqueles cidados prepotentes tero com que se preocupar. 34. A queda foi maior do que os especialistas haviam projetado no incio da dcada. O emprego da forma verbal grifada na frase acima indica, no contexto, (A) a repetio de um fato at o momento da fala. (B) uma ao passada anterior a outra, tambm passada. (C) uma ao que acontece habitualmente. (D) uma incerteza em relao a um fato hipottico. (E) um fato consumado dentro de um tempo determinado. 35. Todas as formas verbais esto adequadamente flexionadas na frase: (A) Os jovens que proviram do Sudo assustar-se-o com a quantidade de casusmos a que devero se submeter em sua nova experincia de vida. (B) Por vezes, uma comparao da nossa cultura com a de outros povos restitue-nos o desejo de uma sociedade em que nada obstrui o caminho natural da justia. (C) Se viajar de avio j constitui, para essa leva de jovens, uma experincia assombrosa, imagine-se o assombro deles quando haverem de entrar em contato com nossas leis. (D) Em suas tribos, os jovens sudaneses entretiam-se com as prticas da vida concreta, sem a preocupao de atentarem para interminveis cdigos de leis casusticas. (E) Deveramos agir segundo valores com os quais reouvssemos o sentido do que social, e no sob a presso de cdigos que advieram de uma progressiva indigncia moral.

Questes de Verbos - FCC

Portugus para concursos


36. Nos prximos dias estaremos enviando-lhe nosso catlogo e o senhor estar tomando conhecimento das nossas novas ofertas. A frase acima apresenta um vcio muito presente no discurso oral em nossos dias, representado

Professor Andresan

(A) pelo mau emprego de pronomes pessoais. (B) pela falta de critrio no emprego de formas de tratamento. (C) pelo emprego equivocado do nosso lxico. (D) pelo mau emprego de tempos e modos verbais. (E) pela incorreo da regncia verbal.

37. Todas as formas verbais esto corretamente flexionadas na frase: (A) Embora se requeram, aqui e ali, medidas locais, no haver como abstermos-nos de medidas de carter geral. (B) Se um pas no se provir de planos econmicos prprios, estar cada vez mais dependente do ritmo que lhe impor a economia global. (C) Se no nos convir o ritmo ditado pela economia global, fazer-se- necessrio criar um modelo que melhor se adeqe nossa realidade. (D) Os grandes centros econmicos associaram-se e comporam, paulatinamente, um sistema de mercados ao qual praticamente impossvel um pas deixar de pertencer. (E) O que de fato obstrui o desenvolvimento da economia nacional a oscilao entre direes dificilmente conciliveis, a que vimos nos sujeitando.

Questes de Verbos - FCC

Portugus para concursos

Professor Andresan

GABARITO FCC
01. B 08. D 15. E 22. D 29. D 36. D 02. D 09. D 16. A 23. C 30. C 37. E 03. C 10. D 17. D 24. D 31. E 04. D 11. B 18. D 25. A 32. A 05. A 12. A 19. B 26. C 33. B 06. D 13. B 20. C 27. A 34. B 07. D 14. C 21. C 28. E 35. E

Questes de Verbos - FCC

You might also like