You are on page 1of 4

184

Direita e Esquerda: conceitos em agonia na poltica contempornea?


V Mostra de Pesquisa da PsGraduao

Marcos Paulo dos Reis Quadros, Dr. Rafael Machado Madeira (orientador)
Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas, Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais, PUCRS.

Resumo A ideologia emanada dos partidos polticos constitui importante elemento para que a dilatao do prestgio destes grupos exera influxo real na sociedade como um todo, eventualmente modificando ou direcionando o contedo da opinio pblica. Com efeito, uma das prerrogativas essenciais dos partidos seria justamente a formao da opinio pblica, o que demonstra que os partidos polticos exercem um papel visivelmente ideolgico (Petersen, Pedroso & Ulrich, 1999, p. 93). Porm, se desejssemos elucidar integralmente o significado epistemolgico dos valores que compem a ideologia, fatalmente seramos absorvidos por um labirinto conceitual e filosfico que definitivamente no pode ser comportado nos moldes aqui propostos. Dentre toda uma gama complexa e talvez ininteligvel - de significados e valores, nos parece plausvel dissertar a respeito de um aspecto elementar que compe a ideologia poltico-partidria em especfico: referimo-nos velha dade direita-esquerda e seus desdobramentos. Tendo sua primeira designao no desenrolar da Assembleia Constituinte convocada diante da agitao revolucionria vivida pela Frana setecentista, os conceitos de Direita (Girondinos, sentados direita da Assemblia) e Esquerda (Jacobinos, sentados esquerda) permanecem fortemente assentados no vocabulrio poltico contemporneo. Ainda que seu emprego tenha sido originalmente adotado para os fins especficos de uma situao em particular, nota-se que a validade da terminologia transcendeu no apenas o espao fsico francs e europeu, mas tambm a prpria marcha dos sculos. Enriquecidas por uma bagagem axiolgica multifacetada adquirida atravs dos sucessivos contextos histricos e culturais, as palavras direita e esquerda sofreram mutaes, mas seguem presentes.

V Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS, 2010

185

Entretanto, a utilizao irrestrita dos citados conceitos est sendo objeto de relativizao nas cogitaes de determinadas correntes intelectuais nos dias que correm. Balizando-se, em ltima anlise, na constatao de que a superao do modo de vida moldado pelo industrialismo teria provocado, j em meados do sculo XX, a ascenso de um novo cdigo de estruturao e comportamento social, inmeros pensadores do crdito ao advento de uma nova era histrica na atualidade, onde as demandas polticas estariam voltadas resoluo das questes ps-materialistas. Condensando-se na literatura atravs do rtulo de ps-modernidade, hipermodernidade ou modernidade tardia, os novos tempos necessariamente imporiam seus universos simblicos inditos tambm ao campo poltico, gerando o fim das ideologias como at ento so concebidas (Bauman, 2007; Giddens, 1994; Fukuyama, 1992; Lipovestky & Charles, 2004; Toffler, 1980). Mesmo diante de tais advertncias, para muitos autores (Bobbio, 1995; Duverger, 1980, Singer, 2002; entre outros) parece claro que a nomenclatura encerra em si um grau de razoabilidade ainda capaz de relacionar a abstrao conceitual com a esfera real da prxis poltica propriamente dita, associando-as satisfatoriamente na maior parte das ocorrncias. Tal razoabilidade se daria por meio de um enraizamento plurissecular em pelo menos trs esferas: no senso comum dos cidados/eleitores (atingindo nveis desiguais de compreenso de acordo com fatores scio-culturais e histricos particulares de cada indivduo ou sociedade), no entendimento dos atores polticos (mandatrios e militantes sociais ou partidrios) e na ampla literatura difundida pela cincia poltica atual, com especial relevo obra de Bobbio (1995). Introduo O presente trabalho encontrou motivao a partir das pesquisas realizadas para a formulao da dissertao exigida como parte dos requisitos obteno do ttulo de Mestre em Cincias Sociais. Considerando que nossa temtica envolve o estudo da ideologia de um partido poltico (no caso, o Partido Progressista PP), mostrou-se indispensvel recorrer ideia de esquerda-direita como parmetro conceitual para a localizao do citado partido no espectro ideolgico da poltica brasileira. Contudo, a problematizao relacionada ao uso indiscriminado desta dade no pode ser ignorada, fato que nos levou a empreender um estudo acerca das diferentes fundamentaes tericas que norteiam a discusso do assunto na literatura da cincia poltica. Assim sendo, os dados advindos deste estudo serviro como alicerces para a construo do primeiro captulo da nossa dissertao, o que de fato j est sendo posto em prtica.

V Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS, 2010

186

Metodologia At o presente momento foi realizada a reviso bibliogrfica que abrange a temtica, dando-se especial nfase aos autores referenciais e aos principais trabalhos publicados em peridicos cientficos nacionais e estrangeiros. Em uma fase posterior da pesquisa, pretendese tambm realizar entrevistas com membros do Partido Progressista (PP) do Rio Grande do Sul, almejando apreender pormenores relativos s ideologias polticas defendidas por cada um dos entrevistados e a possvel imbricao destes postulados com a doutrina social da Igreja Catlica apropriada por setores do partido, notadamente atravs da Fundao Tarso Dutra. Resultados Os paradigmas suscitados pelo lquido mundo moderno (Bauman, 2007) podem corroborar para a sustentao das teorias que diagnosticam o fim das ideologias. O advento das questes ps-materialistas teria estabelecido novas clivagens que modificariam significativamente as pautas sociais, com reflexos evidentes na poltica. Confrontadas com problemas como ecologia, direitos humanos, biotica, etnicidade e eutansia, partidos de direita e esquerda processariam auto-reconfiguraes intermitentes, inclusive com vistas na satisfao das demandas oriundas do eleitorado. Sob estas preocupaes, os partidos polticos estariam fulminando posicionamentos rgidos e a fim de atingir a maioria dos eleitores (catchall parties), o que concorreria para uma indiferenciao programtica e ideolgica entre grupos polticos historicamente antagnicos. Porm, verificou-se que os conceitos de direita e esquerda, mesmo impactados por essa nova realidade, permanecem presentes como elementos de identidade poltica. No que tange ao seu emprego pelos cidados/eleitores, observa-se que a abstrao potencialmente encerrada pelos termos no foi suficiente para suprimi-los, ao menos sob a perspectiva do imaginrio social brasileiro (conforme observam, por exemplo, Bresser-Pereira, 2006; Singer, 2002; Carreiro, 2007) e europeu (Freire, 2004). Quanto adeso da maioria dos parlamentares auto-identificao em um continuum ideolgico direita-esquerda, os estudos tambm apontam para a persistncia dos conceitos (Power e Zucco, 2008; Freire, 2004), o mesmo ocorrendo para o acatamento da dade como elemento terico real pela cincia poltica (Bobbio, 1994; Duverger, 1980, Figueiredo e Limongi, 1999; entre outros).

V Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS, 2010

187

Referncias

BAUMAN, Zygmunt. Tempos Lquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. BOBBIO, Norberto. Direita e Esquerda. Razes e significados de uma distino poltica. So Paulo: UNESP, 1995. BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O paradoxo da esquerda no Brasil. Novos estudos CEBRAP. N 74 (2006), pp. 25-45. Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/nec/n74/2963-8.pdf. Acesso em 22 mai. 2010. CARREIRO, Yan S. Identificao ideolgica, partidos e voto na eleio presidencial de 2006. Opinio Pblica. Vol. 13, N 2 (2007), pp. 307 339. DUVERGER, Maurice. Os Partidos Polticos. Braslia: Editora da UNB, 1980. FUKUYAMA, Francis. O Fim da Histria e o ltimo Homem. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1992. GIDDENS, Anthony. Para Alm da Esquerda e da Direita. So Paulo: Editora UNESP, 1994. LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sebastien. Os Tempos Hipermodernos. So Paulo: Barcarolla, 2004. PETERSEN, urea T.; PEDROSO, Elizabeth M.; ULRICH, Maria A. Poltica Brasileira: regimes, partidos e grupos de presso. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. POWER, Timoty; ZUCCO, Csar. Estimating ideology of brazilian legislative parties, 1990-2005. A research communication. Disponvel em http://www.princeton.edu/~zucco/czuc-co_-files/paperlarr.pdf. Acesso em: 26 mai. 2010. SINGER, Andr Vitor. Esquerda e Direita no Eitorado Brasileiro. So Paulo: Edusp, 2002. TOFFLER, Alvin. A Terceira Onda. A morte do industrialismo e o nascimento de uma nova civilizao. Rio de Janeiro: Editora Record, 1980.

V Mostra de Pesquisa da Ps-Graduao PUCRS, 2010

You might also like