You are on page 1of 7

EXERCCIOS DE REVISO

PODER LEGISLATIVO 01 Sobre o Congresso Nacional e suas casas, assinale a ALTERNATIVA CORRETA. a) A chamada lei de diretrizes oramentrias ser votada pelo Senado e pela Cmara, sendo promulgada pela mesa do Congresso Nacional, tratando-se, portanto, de um decreto legislativo e no de lei em sentido estrito. b) A concesso de anistia tema de alvitre exclusivo do Congresso Nacional. c) A Cmara dos Deputados o rgo encarregado de julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica. d) Qualquer das Cmaras do Congresso Nacional pode fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo. e) Deputados e senadores interferem na escolha dos ministros do Tribunal de Contas da Unio, indistintamente. 02 INCORRETA a nica opo abaixo: a) A anistia ato poltico, concedido mediante lei, ato normativo de competncia do Congresso e do Chefe do Executivo. b) Quem aprova a nomeao do Procurador Geral da Repblica e sua exonerao, antes do fim de seu mandato, so os membros do Congresso Nacional, inexistindo para o Presidente da Repblica a possibilidade de praticar tais atos por si mesmo. c) Alm de magistrados, os membros do Senado aprovam os nomes dos ministros do TCU apresentados pelo Presidente da Repblica. d) possvel que um ministro do STF seja julgado perante o Senado Federal. e) possvel que um ministro do STJ seja julgado perante o Senado Federal, desde que ele seja tambm membro do CNJ (Conselho Nacional de Justia). 03 Sobre a remunerao do servio pblico e a respectiva competncia para fixla, assinale a NICA OPO CORRETA. a) A estipulao do subsdio, em espcie, do Poder Executivo Federal de competncia privativa da Cmara dos Deputados. b) A determinao do subsdio dos membros do mais alto escalo do Executivo Federal reservada a lei ordinria. c) A fixao do maior subsdio do funcionalismo federal de competncia do Congresso Nacional. d) A fixao do maior subsdio mensal, em espcie, dos servidores do Executivo Federal compete privativamente ao Senado Federal. e) A fixao do subsdio de ministro do STF ato legislativo complexo, em que convergem as vontades dos membros do parlamento e do Chefe do Executivo. 04 CORRETA a seguinte alternativa. a) Um promotor de justia poder ser julgado pelo Congresso Nacional por crime de responsabilidade ser for membro do Conselho Nacional do Ministrio Pblico. b) Um juiz de direito poder ser julgado pelo Congresso Nacional por crime comum, desde que haja conexo com um crime cometido pelo Presidente da Repblica. c) Um procurador da repblica, se for membro do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, poder ser julgado pelo Senado Federal por crime de responsabilidade. d) Membros do Conselho Nacional do Ministrio Pblico sero julgados pelo Congresso Nacional se cometerem crimes de responsabilidade.

e) O Advogado Geral da Unio, para ser nomeado pelo Presidente da Repblica, precisa antes passar por sabatina no Senado Federal. 05 Sobre a remunerao de servidores pblicos, CORRETA a seguinte alternativa. a) Quem estipula o valor do subsdio dos analistas legislativos do Senado Federal o Congresso Nacional. b) O rgo que determina o valor do subsdio dos analistas legislativos do Senado Federal o prprio Senado. c) A determinao do valor do subsdio dos analistas legislativos do Senado Federal matria reservada a lei complementar. d) O valor do subsdio dos analistas legislativos do Senado Federal determinado por uma espcie normativa complexa, em que participam dois dos poderes da Repblica Federativa do Brasil. e) A Cmara dos Deputados no interfere no valor do subsdio dos analistas legislativos do Senado Federal em razo do princpio da separao dos poderes. 06 INCORRETA a seguinte alternativa. a) Quem determina o valor do subsdio dos senadores e deputados federais so os prprios congressistas, por meio da edio de um decreto legislativo. b) Quem fixa o valor do subsdio de Ministro de Estado so os membros do Congresso Nacional, por meio de um decreto legislativo. c) Quem fixa o valor do subsdio de Ministro do STF so os membros do Congresso Nacional, por meio de um decreto legislativo. d) O Presidente da Repblica no pode determinar seu prprio vencimento, cabendo tal tarefa ao Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo. e) Constitucionalmente, deputados e senadores no podem auferir subsdios distintos. 07 Assinale VERDADEIRO OU FALSO. a) (v) As competncias ditas genricas do Congresso Nacional carecem sempre de sano do presidente da Repblica para serem desempenhadas. b) (v) O art. 48 da CRFB trata de rol meramente exemplificativo, eis que outras matrias so reservadas a lei de competncia do Congresso Nacional. c) (v) A fixao do subsdio dos ministros do STF matria de competncia exclusiva do Congresso Nacional. d) (v) No caso das competncias exclusivas do Congresso Nacional o Presidente no participa, sancionando o projeto. e) (v) Autorizao para o Presidente se ausentar por mais de 15 dias do pas medida tomada por meio de resoluo do Senado Federal. f) (f) Aprovar estado de defesa, interveno federal, autorizar estado de stio ou suspender qualquer uma dessas medidas matria reservada exclusivamente ao Congresso Nacional. g) (f) Julgar as contas do presidente atribuio exclusiva da Cmara dos Deputados.

h) (v) As competncias exclusivas do Congresso Nacional se perfazem com a edio de Decreto Legislativo. i) (v) Cabe Cmara dos Deputados autorizar, por 2/3 de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e Vice da Repblica e contra os Ministros de Estado. j) (f) O Senado Federal o rgo competente para tomar as contas do Presidente da Repblica caso no prazo de 60 dias aps a abertura da sesso legislativa ele no as apresente. l) (f) As competncias exclusivas da Cmara se perfazem com a edio de decreto legislativo, a exemplo do que ocorre com as competncias exclusivas do Senado. m) (v) Processar e julgar o Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade uma competncia do Senado Federal. n) (v) O julgamento dos Ministros de Estado, por crimes de responsabilidade autnomos, no conexos com infraes da mesma natureza do Presidente da Repblica, ostenta carter jurisdicional, devendo ser instrudo e julgado pelo Supremo Tribunal Federal e no pelo Senado da Repblica. o) (f) No julgamento do Presidente da Repblica por crime de responsabilidade participa exclusivamente o Poder Legislativo. A Cmara exerce o juzo de admissibilidade da acusao e o Senado o juzo de valor da conduta do Chefe do Executivo. 08 No que diz respeito ao Executivo, ao Legislativo e ao Judicirio, no mbito da Unio, CORRETO se afirmar. a) Mandamento expresso na Constituio existe no sentido de que o Presidente da Repblica deve comparecer ao Congresso Nacional, ou a alguma de suas Casas, sempre que para isso for convocado. b) No haver perda do mandato de senador caso esse parlamentar assuma o cargo de Prefeito Municipal de capital de Estado ou do Distrito Federal. c) O STF o rgo judicirio que julga o Presidente da Repblica em caso de cometimento de crimes comuns, ao passo que o Senado Federal o rgo que julga do Chefe do Executivo Federal em caso de cometimento de crimes de responsabilidade. d) O veto do Presidente da Repblica ato poltico que pe fim a qualquer possibilidade de existncia de uma lei aprovada no Congresso Nacional. e) Em caso de morte do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica, sero chamados, sucessivamente, ao exerccio da Presidncia o Presidente do Senado, j que este o Presidente do Congresso, o Presidente da Cmara dos Deputados e o Presidente do STF. 09 INCORRETA a nica opo abaixo: (Valor = 1,0) a) A anistia ato poltico, concedido mediante lei, ato normativo de competncia do Congresso e do Chefe do Executivo. b) Quem aprova a nomeao do Procurador Geral da Repblica e sua exonerao, antes do fim de seu mandato, so os membros do Congresso Nacional, inexistindo para o Presidente da Repblica a possibilidade de praticar tais atos por si mesmo. c) Alm de magistrados, os membros do Senado aprovam os nomes dos ministros do TCU apresentados pelo Presidente da Repblica. d) possvel que um ministro do STF seja julgado perante o Senado Federal.

e) possvel que um ministro do STJ seja julgado perante o Senado Federal, desde que ele seja tambm membro do CNJ (Conselho Nacional de Justia). 10 Responda s seguintes questes: a) Quais so as funes tpicas e atpicas de cada Poder (rgo) da Repblica Federativa do Brasil. Art. 2 - So poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. A constituio adota a clssica teoria da separao dos Poderes do Estado criada pelo Baro de Montesquieu. As funes so divididas de acordo com a sua natureza e h funes tpicas e atpicas para cada um dos poderes. Poder Legislativo- Tem por funo tpica a elaborao de leis em sentido amplo e a fiscalizao e controle das atividades do Estado. A organizao do Poder Legislativo federal encontra-se discriminada nos artigos 44 a 75 da Constituio. Poder Executivo- Tem como funo tpica a administrao do Estado. A sua organizao est explicitada nos artigos 76 a 91 da CF. Poder Judicirio- A sua funo tpica a aplicao aos casos concretos das disposies legais, isto , processar e julgar as lides que lhes forem apresentadas. Sua organizao est disposta nos artigos 92 a 125 da CF. Por funes atpicas entende-se a atuao de um dos Poderes fora da sua esfera de atuao tpica. Isto quando o Executivo legisla (Medidas Provisrias, por exemplo) ou quando o Legislativo julga (crimes de responsabilidade do Presidente da Repblica), esto exercendo funes atpicas.

b) Por que motivo a doutrina aponta como equivocada a meno a Poderes da Repblica Federativa do Brasil? Porque ela d autonomia poltica administrativa de cada unidade federal no que tange s leis federais, estaduais e municipais. c) Por que o Legislativo brasileiro, no mbito da Unio, bicameral? O Congresso Nacional o rgo constitucional que exerce, no mbito federal, as funes do Poder Legislativo, quais sejam, aprovar leis e fiscalizar o Estado Brasileiro (suas duas funes tpicas), bem como administrar e julgar (funes atpicas). O Congresso Nacional bicameral, sendo composto por duas Casas: o Senado Federal, integrado por 81 senadores, que representam as 27 Unidades Federativas (26 Estados e o Distrito Federal), e a Cmara dos Deputados, integrada por 513 deputados federais, que representam o povo. O sistema bicameral foi adotado em razo da forma de Estado instalada no Pas (federalismo), buscando equilibrar o peso poltico das Unidades Federativas. d) Qual a composio da Cmara dos Deputados? A Cmara dos Deputados do Brasil, assim como o Senado Federal, faz parte do Poder Legislativo da Unio. So 513 deputados, que atravs do voto proporcional, so eleitos e exercem seus cargos por quatro anos.

Cmara dos Deputados compete privativamente: eleger os membros do Conselho da Repblica e autorizar a abertura de processo contra o presidente da Repblica e seus ministros. Juntamente com o Senado forma o Congresso Nacional, cabendo a esta instituio: a aprovao, alterao e revogao de Leis; autorizao ao Presidente para a declarao de guerra; sustar atos do Poder Executivo; julgar as contas do Presidente da Repblica; dentre outras funes, enumeradas no captulo I, ttulo IV, da Constituio Federal de 1988. Segundo o artigo 80 da Constituio brasileira o presidente da Cmara dos Deputados o segundo na linha de sucesso do presidente da Repblica, logo aps o vice-presidente, sendo chamado em caso de impedimento ou vacncia de ambos os cargos. Isso ocorre para dar a maior legitimidade possvel a deciso, pois os deputados so considerados representantes do povo e os senadores representantes dos estados. Aps esse assumem o presidente do Senado Federal e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). e) Para quantas legislaturas eleito um deputado federal? LEGISLATURA um perodo de 4 anos (art. 44 - CF), correspondente ao tempo de durao do mandato de um deputado. Um deputado eleito para uma legislatura, ou seja, o mandato do deputado dura 4 anos. Um senador eleito para duas legislaturas, isto , o mandato do senador dura 8 anos. A Cmara dos Deputados se renova a cada 4 anos, integralmente. O Senado se renova a cada 4 anos, s que no integralmente, mas alternadamente em 2/3 e 1/3 de sua composio. f) Qual a composio do Senado Federal? Composio da Mesa do Senado Federal - O Senado Federal dirigido pela Mesa composta pelo Presidente, Primeiro e Segundo Vice-Presidentes e quatro Secretrios. So indicados tambm, quatro suplentes de Secretrios para substituir os titulares em caso de impedimento. Os senadores se renem, em sesso preparatria, para eleger os componentes da Mesa. A votao secreta, por maioria de votos, presente a maioria dos senadores e assegurada, tanto quanto possvel, a participao proporcional das representaes partidrias ou dos blocos parlamentares com atuao na Casa (Regimento Interno do Senado Federal, arts. 3 e 46). g) Qual o papel de um suplente de senador? A funo de suplente de senador , em tudo, semelhante dos substitutos temporrios ou sucessores definitivos dos titulares do poder Executivo nas esferas federal (vice-presidente), estadual e distrital (vice-governadores) e municipal (vice-prefeitos). correto afirmar, assim, que os suplentes de senador so, em verdade, vice-senadores. Cada senador tem dois vice-senadores, o primeiro e o segundo, denominados, respectivamente, primeiro suplente e segundo suplente. Apenas para estabelecer uma distino entre os titulares de mandatos parlamentares, os senadores e os detentores de mandatos no Executivo, presidente, governadores e prefeitos que a Constituio denomina de suplentes os vice-senadores. Os suplentes dos senadores so eleitos pelo voto popular. Primeiro, porque somente pode exercer funo pblica eletiva aquele que para tanto for eleito; segundo, porque, sem os suplentes, o candidato a senador no pode ser eleito uma vez que no pode registrar sua candidatura, do mesmo modo que acontece com os titulares dos mandatos do Executivo, pois s pode existir candidatura e eleio de presidente,

governador e prefeito se, junto com esses, forem registrados candidatos a vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito. A propsito, estabelece a Constituio Federal (art. 46, 3) que "cada senador ser eleito com dois suplentes". Portanto, a eleio do senador implica a eleio dos dois suplentes com ele, obrigatoriamente, escolhidos pelo respectivo partido ou coligao e registrados perante a Justia Eleitoral h) Diferencie maioria absoluta de maioria simples ou relativa Maioria absoluta - Quorum de aprovao de determinadas matrias segundo o qual a considerada aprovada se obtiver votos favorveis de metade mais um dos membros da Casa Legislativa. Maioria simples - Quorum de aprovao para as matrias em geral. Presente a maioria absoluta dos membros da Casa Legislativa as deliberaes so tomadas por maioria de votos. Maioria relativa a denominao que recebe a maioria, quando se prende ao nmero dos presentes. No se trata de um nmero fixo, pois varia de acordo com o nmero de Vereadores presentes.

s i n

iv e

r s i t

r i o

c h

e i r o

I t a

e m

ir im

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPRITO SANTO - IESES FACULDADE DO ESPRITO SANTO - UNES CURSO DE DIREITO

Trabalho de Direito Constitucional II 4 Perodo Professor : Reinaldo

Nylcimar Nascimento Patrcia Volpato

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES 2012

You might also like