You are on page 1of 15

Onde foi que eu errei

ISBN-Copyright 2007 por Editora Nas * Categoria: Vida Crist -- Famlia Auto ajuda * Diagramao e editorao: Ubirajara Crespo * Reviso de texto: Joo e Edna Guimares * Primeira Edio: Setembro de 2008 * Autoria: Sarah Sheeva

Editora Nas
Construindo Uma Casa Para Deus

* Av. Fuad Lutfalla, 1226 02968--000 So Paulo SP Tel: (11) 3992--8016 0800 701 8016 www.editoranaos.com.br editoranaos@editoranaos.com.br * Todos os direitos so reservados. Dever ser pedida a permisso por escrito para a Editora Nas para usar ou reproduzir este livro, exceto por citaes breves, crticas, revistas ou artigos.

248.4 C864q

Sheeva, Sarah Onde foi que eu errei/ Sarah Sheeva. So Paulo: Nas, 2007. 172 p. ISBN 1. Vida crist 2. Conduta de vida 3. Batalha espiritual I. Ttulo CDD 18.ed.

Sumrio
Introduo ............................................................................ 7 1 Se os Anjos Pudessem Falar ............................................. 11 2 As Razes ......................................................................... 21 3 Os Principais Erros dos Pais Cristos .............................. 25 4 Erro nmero 1: No ensinar aos filhos que Deus vem em primeiro lugar, antes mesmo dos pais ................................................... 27 5 Erro nmero 2: Vida dupla pais que levam uma vida em casa e outra na igreja ......................................................................... 33 6 Erro nmero 3: No levar o seu universo a srio ............ 36 7 Erro nmero 4: Represso criar os filhos sem liberdade de expresso ................................................................................. 41 8 Erro nmero 5: Disciplinar de modo injusto, ou no disciplinar em nada ......................................................................................... 49 9 Erro nmero 6: Obrigar a criana no caminho em que ela deve andar...................................................................................... 57 10 Erro nmero 7: Ativismo e egosmo: pais que vivem somente em seus mundos .................................................................................... 65 11 Erro nmero 8: Maldizer (amaldioar) os filhos com palavras (mesmo que seja brincando)................................................. 79 12 Erro nmero 9: Competio e inveja: pais que no se alegram com as conquistas de seus filhos ............................................. 85 13 Erro nmero 10: Pais que compartilham assuntos que os filhos no tm maturidade pra ouvir ................................................. 93 14 Erro nmero 11: No reconhecer os prprios erros: pais que no sabem pedir perdo, e que no se humilham ........................... 97 15 A Falta de Comunicao.................................................. 103 16 A Brecha do Medo.......................................................... 113 17 As Brechas para o Homossexualismo .............................. 117

18 O que Est Faltando?..................................................... 19 Corrigindo os Erros e Resgatando os Filhos .................. 20 Educando Nossos Filhos ............................................... 21 O que Realmente Importa?............................................ 22- Onde foi que eu acertei?................................................ 23 Sobre a Msica Mundana ............................................... 24 Orao ........................................................................... Nota sobre a autora...............................................................

127 129 135 165 141 169 174 175

Agradecimentos
Agradeo a Deus, ao meu amado Jesus Cristo, e ao Seu Maravilhoso Esprito Santo. A Ti, Senhor, pertence o primeiro lugar em minha vida. minha filha, por tudo que suporta em amor ao estar ao meu lado no ministrio, por ter escolhido ser minha discpula, mesmo sabendo de todas as minhas limitaes... (Filha, eu no mereo voc, mas eu a recebo, pois sei que voc um presente de Deus, uma grande alegria na minha vida). s minhas queridas amigas e intercessoras: Isabel Coimbra, Esther Augusto e Nan Valentin, que um dia se deixaram usar (h muito tempo, l em Honrio Gurgel--RJ) e tiveram a coragem para falar quando eu precisava muito ouvir. Naquele dia, a intercesso e as palavras delas me impediram de continuar errando com a minha filha, e de perd--la... Numa poca em que eu estava emocionalmente cega, elas me ajudaram a enxergar onde eu estava errando. E a todos que contriburam, direta e indiretamente, para que este trabalho se realizasse.

Introduo
Decidi comear a ministrar sobre criao de filhos depois de perceber o milagre dentro da minha casa. O primeiro milagre, logicamente, sou eu, e o segundo a minha filha. Filha de pais ultraliberais, eu cresci com muito amor, muito carinho, muita liberdade e... nenhum limite... Hoje lembro de tudo com muito bom humor, e com muita saudade dos meus queridos pais, que apesar de suas humanas limitaes, me deram todo o amor que tinham para dar. Quando criana, eu era uma menina extremamente sensvel e observadora, percebia tudo ao meu redor, captava tudo... e desde pequena gostava de observar a vida e de analisar as pessoas. Lembro-me de uma cena da minha infncia, quando morvamos na Bahia, eu devia ter uns sete anos. Naquele dia, foi a primeira vez que percebi a influncia que meus pais tinham sobre mim. Foi ali, na minha infncia, que comecei a compreender o quanto a opinio deles e suas palavras me influenciavam. Acredito que por causa deste meu jeito observador, me tornei uma pessoa muito preocupada com a formao da mente das crianas, preocupada com a responsabilidade que formar um ser humano, e que essa formao comea na infncia. Acabei desenvolvendo uma percepo para discernir a alma das pessoas, mas principalmente das crianas. Percepo que depois usei na criao da minha filha (que criei sozinha, sem a presena e a ajuda do pai biolgico). Toda me solteira e todo pai solteiro sabem como essa tarefa difcil. Geralmente os filhos ficam com seqelas aps serem criados sem a presena de um dos pais, e quando so crentes parece que ainda pior.

Onde foi que eu errei?

Porm, no meu caso, vi um verdadeiro milagre crescer todos os dias diante dos meus olhos: Rannah Sheeva, minha querida filha... uma menina totalmente convertida a Cristo, santa, alegre, engraada, calma, mansa (s vezes at demais) e muito equilibrada emocionalmente. Aos poucos, fui descobrindo que isso era uma exceo, que a maioria das meninas que tinham histrico como o de Rannah (criadas sem a presena do pai biolgico) se tornavam meninas extremamente carentes de contato fsico masculino, e por isso comeavam a vida sentimental e sexual muito cedo. Isso, porm, no ocorreu com Rannah. Ao contrrio, Rannah, aos 16 anos, tem bem forte em seu corao a convico de se casar virgem, e de beijar na boca s no altar, coisa que eu nunca a obriguei a fazer, nem impus. Ao perceber que Rannah era totalmente diferente das outras meninas (inclusive crists), e que os pais constantemente me pediam conselhos e orientao de como lidar com seus filhos, decidi comear a ministrar sobre este assunto, e depois escrev--lo. Apesar do meu dom natural de percepo da alma ter comeado na minha infncia, somente anos depois, j adulta, quando eu me converti a Cristo, que obtive o verdadeiro resultado e mudana, pois alguns conceitos humanistas contidos nos livros e cursos de psicologia e de autoconhecimento que freqentei me afastaram de uma verdade: a terapia, anlise, psicologia, autoconhecimento por si s no conseguem fazer um problema emocional ou um trauma desaparecer, ao contrrio, o fato de descobrirmos onde tudo comeou dentro de ns faz com que o problema se torne ainda mais real. O que a anlise, a terapia, o autoconhecimento, podem fazer por ns : nos ajudar a enxergar a nossa alma e suas limitaes. Porm, a psicologia no consegue fazer o problema desaparecer, no arranca o trauma de dentro de ns... Para isso, para arrancar o trauma de dentro de ns, temos o poder de Deus na terra, por intermdio de Seu Esprito Santo. Em minha opinio, no adianta uma pessoa fazer anlise se o terapeuta no for conhecedor do poder de Deus, porque o mximo que ele vai conseguir fazer o paciente se ver, enxergar o problema, mas no consegue curar.

Sarah Sheeva

Sem o poder de Deus para agir na ferida (no trauma), o paciente se torna um problemtico consciente, nada mais. Eu tive essa experincia por seis anos consecutivos (antes de me converter a Cristo), fiz anlise com uma terapeuta maravilhosa e, em minha opinio, uma das melhores do Brasil. Durante aqueles seis anos de anlise descobri que eu tinha srios problemas de rejeio em relao ao meu pai. A psicanlise me ajudou a enxergar meus problemas, e a origem deles, porm eles continuavam l, bem fortes dentro de mim, me entristecendo todos os dias. Depois que me converti, as coisas mudaram de uma forma impressionante. Aps um ano freqentando a igreja, fui completamente curada daquele sentimento de rejeio. Passei a amar o meu querido pai de uma forma imensa. Milagrosamente. Sem explicao racional. O que operou em mim no foi a psicologia, mas o poder de Deus. Sou super a favor da psicologia e da psicanlise como um instrumento de autoconhecimento e de ajuda na cura da alma, porm aconselho sempre que a pessoa procure um terapeuta cristo, para que, alm de se ver, a pessoa possa tambm ser curada por intermdio da orao (que pe em ao o poder de Deus). Ser curado(a) ver o problema desaparecer da sua vida, e foi exatamente isso que aconteceu comigo.

Dedicatria
Dedico este livro a minha me, Baby do Brasil, mulher muito valorosa, que foi o meu primeiro referencial de maternidade, fidelidade, amor, dedicao, e renncia, em favor dos prprios filhos. minha av, Carmen Menna Barreto, um exemplo de fora e de mulher batalhadora, sempre perseverante. minha querida madrinha Masa Aguiar, que na infncia foi uma segunda me para mim (e para os meus irmos). Em quase todas as boas memrias que tenho dessa poca, Masa faz parte delas. minha amada filha Rannah Sheeva, por se deixar usar por Deus neste projeto, me ajudando cada dia a ser uma me melhor. E a todos os pais e mes que amam seus filhos incondicionalmente, e que, apesar de suas falhas, se esforam para ser (a cada dia) melhores, desenvolvendo um carter segundo o carter de Jesus Cristo.

1 Se os Anjos Pudessem Falar

Vede, no desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos cus sempre vem a face de meu Pai que est nos cus. Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido. Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, no ir pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou? E, se porventura ach--la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se no desgarraram. Assim, tambm, no vontade de vosso Pai, que est nos cus, que um destes pequeninos se perca Mateus 18. 10--14 (destaques da autora). Ningum quer perder os seus filhos para o mundo. Por isso, na hora de cri-los os pais sempre do o seu melhor. Essa uma verdade indiscutvel. Todos os pais sempre fazem o melhor que podem. Sempre. (S que s vezes o melhor de um o pior de outro.) Quando os pais cometem erros, a atitude nunca consciente. Eles no erram sabendo que esto errando, ao contrrio, se eles erram, erram pensando que esto acertando. O desejo deles sempre acertar, e no errar. Porm, muitas vezes eles erram. Ou melhor, como eu tambm sou me, deixe--me corrigir: Ns erramos...

10

Onde foi que eu errei?

E s vezes ns erramos muito mesmo. Ainda que inconscientemente, ns erramos. Pois errar faz parte desse processo de criar os filhos. Errar faz parte da nossa natureza humana (seja ela a velha ou a nova natureza em Cristo Jesus Ef 4.22-24). Afinal, seja cristo, crente, incrdulo ou mpio, todos ns erramos. Ns, como pais, temos a obrigao de proteger e orientar nossos filhos. Temos a obrigao de am--los. Mas tambm, temos a obrigao de alert--los sobre todas as ciladas do maligno que surgiro pelo caminho. O problema que, s vezes, amamos, falamos, alertamos, orientamos, e parece que no adianta muito. Por que ser que isso acontece? Se eu fiz o meu melhor... Se eu dei tudo que pude dar... Se eu dei todo o amor que eu tinha... Onde foi que eu errei? Esta a pergunta que muitos pais fazem a si mesmos, e muitas vezes no encontram respostas. Eu costumo dizer o seguinte: Ah!, se os anjos pudessem falar... Voc j imaginou se os anjos pudessem responder a esta pergunta? J imaginou se eles tivessem a autorizao de Deus para nos responder? O que ser que eles nos diriam? Eu sempre imagino isso como se fosse uma cena de um filme. Onde eles abririam uma tela diante dos nossos olhos, e prontamente nos mostrariam as situaes do nosso passado. Situaes onde erramos feio com nossos filhos. Eu imagino, ento, que eles diriam assim: Ah... Voc errou ali... ali... ali... e ali... Provavelmente diante do anjo ns ficaramos surpresos com a quantidade de situaes que eles nos mostrariam. Situaes onde ns, at ento, no sabamos que havamos errado.

Sarah Sheeva

11

Apesar de isso ser apenas um exemplo da minha imaginao, imagine voc, se uma coisa incrvel como essa acontecesse, se Deus permitisse que um anjo viesse e lhe revelasse onde voc errou? O que voc faria? Voc realmente conseguiria enxergar e admitir onde voc errou? Voc aceitaria o confronto, mediante os seus erros? Ou simplesmente se justificaria, dizendo os porqus de cada erro? Voc confessaria os seus erros a Deus, e aos seus filhos? Voc pediria perdo aos seus filhos pelos seus erros? Se a resposta for sim, ento considere essa leitura como uma oportunidade. Sabemos que Deus pode usar qualquer coisa para falar conosco. Por isso eu creio que este livro pode ser um instrumento nas mos do Esprito Santo. Uma ferramenta de mudana e de cura interior, levando voc a se ver por dentro. Conduzindo sua memria a situaes e s circunstncias do seu passado (e do passado de seus filhos) que ainda no foram resolvidas, (para que finalmente elas sejam). O intuito desta palavra no colocar os pais debaixo de acusao, nem simplesmente ficar apontando os erros. O objetivo apenas ajudar os pais a se verem,. se enxergarem (e enxergarem seus erros), para que assim possam ser tratados. Somente quando enxergamos os nossos erros que podemos confess--los a Deus, e sermos curados (Tg 5.16). No temos como falar daquilo que no enxergamos, daquilo que no conhecemos. Como levaremos certos problemas aos ps da cruz de Cristo se no enxergamos o problema? Como saberemos o que levar at Deus, se no constatarmos primeiro as nossas falhas? O exerccio de se ver muitas vezes difcil e desagradvel para a nossa alma, pois a nossa mente no quer reviver emoes dolorosas. Lembrar de certas coisas da infncia ou da adolescncia como entrar em lugares terrveis e sombrios dentro de ns, em nossa memria. So lugares onde, simplesmente, no somos capazes de entrar sozinhos.

12

Onde foi que eu errei?

Porm, ao mesmo tempo em que no queremos entrar nesses lugares (por serem dolorosos), sabemos que necessitamos urgentemente entrar neles, e fazer um tipo de faxina emocional. Precisamos ter coragem pra entrar nesses lugares em nossa alma: jogar o lixo fora, organizar tudo, pois se no, vai tudo comear a cheirar mal em nosso ntimo, a ponto de no suportarmos mais a ns mesmos. Precisamos primeiro limpar... tirar o lixo. Para s ento, ir l (em nosso ntimo) colocar tudo no lugar, e acrescentar o que est faltando. Porm, ser que temos a capacidade de entrar nos lugares profundos da nossa alma e limparmos a ns mesmos? Uma vez, eu aprendi algo com uma de minhas pastoras (Pr. Luciana) que foi uma bno para a minha vida espiritual e emocional: Muitas vezes em nossa vida (durante o processo de cura interior) precisaremos clamar a Deus para que Ele nos pegue pela mo (Is 41.13), e s vezes at nos carregue no colo, quando precisarmos entrar em lugares ainda no tratados em nossa alma. So lugares onde no somos capazes de entrar sozinhos, sem a ajuda de Deus. Muitas vezes eu a ouvia orar dessa forma: Senhor, entra comigo... entra comigo onde eu no dou conta de entrar sozinha... me pega pela mo e entra comigo... me leva aonde eu no sou capaz de entrar sozinha... entra comigo, Deus, pois s assim serei capaz de entrar nesse lugar dentro de mim... Essa atitude representava o reconhecimento (e a confisso) de que ela no era capaz de ser curada sem a ajuda de Deus. Algumas pessoas, ao perceberem como ser difcil e doloroso o processo de entrar em determinados lugares emocionais no resolvidos, desistem de lutar pela cura interior, e se acomodam em suas prprias limitaes. Porm, se somos verdadeiros cristos, se cremos na Palavra de Deus, sabemos que fugir no resolve os problemas... temos de enfrent-los... e resolv--los. Temos de perdoar...

Sarah Sheeva

13

Na Bblia temos muitos exemplos de pessoas que a princpio fugiram dos problemas, mas que depois tiveram de enfrent--los para poderem prosseguir em seus caminhos. Podemos ver, por exemplo, a histria de Jos com seus irmos (Gn 42.6), como ele tentou fugir do passado, das mgoas, vivendo uma nova vida no Egito, como ele tentou fugir do perdo (que ele tinha de liberar em relao aos irmos que o magoaram tanto). Mas no final das contas, ele viu que no tinha mais jeito de viver daquela maneira, no final das contas ele teve de enfrentar suas dores (e os prprios irmos) para vencer o problema. Ele teve de perdoar. Outro exemplo foi Jac, que (literalmente) fugiu de casa por causa do medo que teve de Esa, seu irmo (Gn 27.43). Porm, depois de muitos anos, no tinha mais como continuar fugindo, ele sabia que tinha de reencontr--lo e resolver a situao. Da mesma forma, os pais que tm filhos desviados dos caminhos do Senhor precisam parar de fugir da realidade, precisam enfrentar a situao. Esses pais precisam compreender por que, apesar de todo o seu esforo (de todo o seu amor e dedicao) o seu filho (ou filha) est hoje longe dos caminhos do Senhor. Deus quer lhe ajudar a trazer seus filhos de volta, Ele sabe que isso no depende s do agir dEle, mas depende tambm do livre--arbtrio dos seus prprios filhos. Por isso preciso entender e enxergar como foi que os filhos foram parar no mundo. Como foi que eles se desviaram? Foi tudo culpa do diabo? Afinal de contas, a Bblia diz que o diabo veio pra roubar, matar e destruir... (Jo 10.10) Mas ser que tudo culpa dele? Temos de entender que o diabo no pode agir onde no h uma brecha para ele. Se nossos filhos se desviam dos caminhos de Deus, no apenas por causa do diabo, pois o diabo no pode tocar onde no h legalidade para ele tocar.

14

Onde foi que eu errei?

A Bblia diz que o diabo um inimigo despojado (sem armas), ou seja, ele no tem mais armas, pois Jesus o despojou na cruz do Calvrio (Cl 2. 14-15). O diabo foi derrotado por Jesus na cruz, ele um inimigo derrotado e sem armas... ento como que ele consegue nos atacar? A resposta : a arma que ele usa so as nossas prprias fraquezas. ... vigiai. O vosso adversrio, o diabo, anda em derredor... procurando a quem possa tragar (1Pe 5.8). O diabo no tem mais armas, nenhuma. At mesmo o esprito da morte Jesus venceu! (2Tm 1.10, Ap 1.18). Por isso, o diabo procura as nossas fraquezas, as brechas, os buracos em nossa alma* onde ele possa ter acesso e assim entrar e nos atacar bem ali. Os nossos erros, como pais, so para o inimigo a entrada favorita para desviar nossos filhos dos caminhos do Senhor. Por isso precisamos localizar, enxergar, discernir e identificar esses erros, os erros que cometemos como seres humanos que somos, e lev--los cruz de Cristo, para que encontremos soluo, e corrijamos esses erros a tempo (Hb 4.16) Eu o encorajo a fazer como eu descrevi, deixe o Esprito Santo fazer o papel daquela tela aberta diante dos seus olhos, diante da sua vida. E decida se ver, se enxergar. Decida descobrir seus erros... para ento poder consert--los. Afinal, essa uma atitude totalmente bblica. So muitas as passagens onde vemos Jesus conduzir a pessoa a se ver por dentro, a questionar a prpria motivao. Por exemplo, em Mateus 20.32, vemos Jesus questionar dois homens cegos quando os mesmos vieram atrs dEle pedindo cura. Jesus perguntou: ... Que quereis que eu vos faa? Eu fico imaginando por que Jesus perguntaria uma coisa dessas a dois homens cegos? No estava claro qual era a necessidade daqueles homens? * alma = mente, memria, emoo, intelecto, raciocnio

Sarah Sheeva

15

Ou ser que, quando Jesus fez essa pergunta Ele esperava dos homens cegos uma resposta diferente, do tipo: Ah!, Senhor, ns estamos aqui pra te pedir que cures um probleminha de unha encravada que temos h muitos anos... (ou um probleminha de calvcie etc.). claro que Jesus sabia que essa no era a necessidade daqueles homens. bvio que aqueles homens queriam ser curados da cegueira. Eles queriam voltar a enxergar. Porm, Jesus fez essa pergunta bvia para eles. Por qu? Porque Jesus sabia que quando a pessoa no se enxerga, mais difcil ela ser curada. A atitude de no se enxergar a mesma coisa que no receber o tratamento de Deus. Quem no quer se ver, no est aceitando o confronto do Senhor. Jesus queria que aqueles dois cegos tivessem (assim como ns) conscincia do que estavam pedindo a Ele. Ele queria que eles enxergassem a sua real necessidade. E quando Jesus perguntou: Que quereis que eu vos faa, eles tiveram de olhar para dentro de si mesmos e questionar a prpria motivao: ...O que eu realmente quero de Jesus? O que eu realmente estou precisando pra mudar a minha vida? Qual a minha real necessidade? Onde eu preciso mudar? E, na mesma hora, aqueles dois homens cegos prontamente responderam: ... Senhor, que os nossos olhos sejam abertos (Mt 20.33). Ou seja: ns queremos enxergar! Jesus ento os curou, abriu os olhos deles, para que eles pudessem ver a vida e testemunhar. Mas primeiro, antes da cura, eles precisaram ver suas motivaes. De outra forma, em Joo 4.7--29, tambm vemos Jesus ajudar a mulher samaritana a se ver por dentro. Jesus viu que aquela mulher estava em busca de preencher um vazio... vazio representado ali pela sede da gua viva que ela tinha dentro de si (v.15). Vemos claramente Jesus dizer quela mulher que, apesar de ela ter trocado de marido cinco vezes, ela ainda estava

You might also like