You are on page 1of 37

TCNICAS VERTICAIS

ESCALAR NO EMOCIONANTE PELA CONQUISTA. A REALIZAO INTEGRAR-SE AO OBJETIVO E CHEGAR AO FIM DA ESCALADA SEM ACIDENTES. UM SINAL DE RESPEITO MTUO. (ANNIMO)

SUMRIO

1. Tcnicas Verticais 2. Vestimenta 3. Tcnicas de Conduo 4. Tcnicas de Escalada 5. Principais Ns e Amarraes 6. Equipamentos de Segurana 7. Rapel 8. Tirolesa 9. Cordas 10. Primeiros Socorros 11. Acidentes Ofdicos 12. Fraturas 13. Reanimao 14. Obstruo Respiratria 15. Afogamento 16. Serra do Espinhao

04 04 04 05 06 08 10 11 12 14 14 25 25 27 28 31

TCNICAS VERTICAIS
O termo empregado no ttulo acima abrange uma srie de aes dispostas ordenadamente para utilizar na segurana de atividades, muitas vezes, utilizadas em aventuras em lugares altos. A inteno dessa pauta fazer com que vocs conheam o mnimo de tcnicas de segurana que ir garantir a sua segurana e das pessoas que voc atender. Vamos passear pelo mundo dos equipamentos de ferro - a vedete dos esportes de aventura -, tcnicas de escalada, vestimenta e ns e amarraes -no necessariamente nessa ordem- que so no mnimo to ou mais importantes que os j citados equipamentos.

VESTIMENTA
A vestimenta ideal deve ser composta por cala ou bermuda leve, resistente e de material que retenha pouca gua. Um calado com sola anti-derrapante e bico rgido -para evitar eventuais pancadas- para auxiliar em uma possvel escalada. Luvas - vai por mim... corda queima, machuca, faz calo e tem mulher que no gosta - que no tirem a sensibilidade dos dedos para trabalhos que necessitam de tato - mas no tanto - e que possibilitam trabalhos mais tranquilos como tirar fotos ou mesmo fechar uma cadeirinha ou travar um mosqueto. Nos trabalhos realizados em lugares prximos a gua recomendvel que no tenha muito contato com a mesma, para se evitar uma possvel hipotermia a temperatura do corpo cai. H relatos em que pessoas foram encontradas mortas, depois de ficarem um tempo relativamente curto com a temperatura em torno de 28 graus.

TCNICAS DE CONDUO
Depois de falar sobre quase todas as tcnicas prometidas, vamos falar um pouco sobre como se movimentar em rochas ou at mesmo em trilhas. Algumas observaes podem e devem ser checadas para melhor aproveitamento da atividade que estar sendo realizada. Isso se chama SEGURANA e vamos trabalhar visando o mximo em cima desse termo para evitar qualquer incidente. O tipo de roupas e calados so alguns itens. Toda vez que forem fazer uma caminhada, qualquer uma, deve ser feita com calado prprio para a atividade. Bota ou tnis que o turista tiver em mos. Quanto roupa, a que ele estiver mais acostumado. Camisa de algodo, cala jeans ou bermuda, caso o turista j tenha costume de realizar atividades na natureza e se sentir melhor assim ou como a trilha se apresenta. No momento em que estiver conduzindo as pessoas nas trilhas deve-se observar a pessoa que est andando mais devagar, mais cansada e essa a pessoa que ir ditar o ritmo da caminhada, sem aquela coisa de andar rpido e ficar esperando o mais fraco chegar. Nunca, jamais permitir que panelinhas se formem e fujam do resto do grupo para se aventurarem sozinhos pelo mato afora. Muito cuidado com essa situao. Outro ponto importante se a trilha passa-um ou se em estrada. Devese tomar muito cuidado para no se entreter com conversas e esquecer o que est fazendo ali no momento. Quando for trilha tipo passa-um com mato fechado ao longo da mesma ou no, deve-se seguir em fila indiana para evitar que:
4

1. Os turistas no se espalhem e tomem direes indesejadas pelo guia, garantindo com isso um controle maior da situao; 2. Evitar cobras. Uma das maneiras das cobras se defenderem de possveis agressores com um mecanismo simples: o ventre da serpente a rea de maior contato com o solo e atravs dele que ela sente as vibraes dos passos e assim pode tomar uma direo evasivo-contrria a que a turma vem. Quando estrada o problema com as cobras bastante minimizado, mas no relaxe com o controle com os turistas/visitantes. Em vrios casos turistas se entusiasmam por estar no mato e aquele sonho de serem desbravadores vem tona e querem por que querem se embrenhar mato adentro para explor-lo. Cuidado pouco bobagem.

TCNICAS DE ESCALADA
Quanto escalada em rocha, onde a inclinao j necessita de um apoio das mos, a regra fundamental ficar a prumo, com o corpo ereto e apoiado sobre os ps. importante sempre manter trs apoios na rocha - duas mos e um p ou dois ps e uma mo -, para evitar qualquer susto eventual na rocha. Os novatos tendem a colar o corpo na rocha, o que no s os impede de observar a parede e descobrir as melhores agarras e apoios, como tambm trava os movimentos e aumenta a chance de que os ps se descolem da pedra fazendo com que escorreguem. Muito equilbrio e elasticidade so fundamentais, conseguindo com isso transferir o peso do corpo para as pernas usando as mos ,que devem ser mantidas na altura dos ombros para descansar melhor, somente como ponto de equilbrio. Existem vrios tipos de agarras, sendo que, algumas so conhecidas como mo de Deus e outras como ponta de dedo. H ainda variaes dessas mesmas agarras como mono-dedo - apenas um dedo -, bi-dedo - dois dedos - e assim por diante. Em paredes lisas temos a chance de escalar, mas somente com a aderncia das mos e ps com a rocha, no h agarras e a tcnica se difere um pouco da escalada com agarras. Em geral o corpo se apia completamente em cima das mos que devem ser viradas para baixo ou para o lado se preferirem e nos ps que devem manter o mximo de contato com a rocha - quanto mais contato mais atrito - e empurram o corpo para cima. E h ainda a escalada em negativa. Esse tipo de escalada para quem j mais experiente e a galera que convive com esse tipo de escalador costuma colocar apelidos do tipo chimpanz, calango, entre outros. Consiste em ser uma formao rochosa onde o escalador tem que ficar de costas para o cho quando est escalando a via. A no tem segredo nenhum. muita fora nas mos e braos. Os ps ainda ajudam para dar equilbrio e aliviar um pouco o peso do corpo nas mos e braos. Ainda na negativa, outra regra que se quebra a dos trs apoios. Voc geralmente ir ficar em dois ou at mesmo em um apoio (entendemos os apelidos anteriores agora, n?). Nas escaladas so usadas sapatilhas prprias para tal atividade. Alm de serem leves e mais justas, as borrachas do solado chegam mesmo a colar na rocha. Outro complemento do material o carbonato de magnsio que usado
5

para secar o suor das mos (para evitar que as mesmas escorreguem durante a escalada).

PRINCIPAIS NS E AMARRAES
Na hora em que vamos falar de ns, muita gente at acha que conhece muito ou quase tudo de n s porque conseguiu prender o primo naquela festa na casa dele. Mas o negcio no funciona nesses termos e ningum quer arriscar a vida de ningum com um n cego - desses que a gente v a toda hora - que a qualquer traozinha j destrava todo o sistema e complica e muito o trabalho em andamento. Portanto, todo cuidado pouqussimo quando se trata de confeccionar um n ou uma laada. No texto abaixo vamos aprender os principais ns que se usa no montanhismo nacional e internacional - que posso dizer com certeza que peca em vrias situaes, embaraosas at - e que ir nos ajudar a realizar um trabalho limpo, seguro e que satisfaa a todos. 1. Laada: este um dos princpios bsicos para se confeccionar um n. Consiste basicamente em fazer uma curva na corda como se ela estivesse indo e de repente ela voltasse para o lugar de onde saiu. 2. Chicote: a menor parte da corda quando se efetua uma laada ou um n. a pontinha da corda. 3. Fixa: a outra ponta da corda (a maior) que geralmente est presa a uma pessoa ou ancoragem. 4. Permear: a ao de dobrar a corda no meio exato. Geralmente algumas cordas j vm com o meio marcado para facilitar essa e outras tarefas. 5. Azelha simples: um n alceado de fcil confeco e muito utilizado como segurana. Tende a socar quando sob muita presso. Evite essas situaes usando outros ns como o nove e o oito (azelhas).

6. Azelha oito: n alceado, tambm muito resistente. o mais usado por montanhistas (tanto experientes como novatos). Tem a mesma funo das outras azelhas, diferenciando somente no modo de confeccion-lo.

7. Azelha nove: como j disse tem a mesma funo das outras azelhas. 8. Direito: n de juno para unir cordas de dimetros iguais ou completar o fechamento de ancoragens, seguidas de arremate. muito seguro e fcil de desfazer aps muita trao. 9. Pescador simples e duplo: tambm utilizado para unir cordas de mesmo dimetro. um n de juno e tambm arremate. 10. N de porco (volta do fiel): n de amarrao, muito eficiente nas ancoragens (estropos). So duas formas de execuo: aberta, quando encaixado envolvendo algo ex: mosqueto, toco de rvores, etc; fechado, quando se contorna um objeto ex: tronco ou rochedo. 11. Prssico ou prussik: n autoblocante. Pode ser utilizado na compensao de trao e em substituio aos equipamentos blocantes de ascenso. Trava na corda por compresso.

12. Borboleta Alpina: N de isolamento de partes danificadas e para fazer ancoragens.

13. Cabea de Coelho: N especfico para ancoragens. A confeco desse n se parece bastante com o n Azelha Oito (item 6), porm, se difere por possuir duas azelhas, dando mais segurana, pois divide o peso e mais fcil de desfazer no final da tarefa.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANA
Este um dos itens que tornam os esportes de aventura mais segura, atraentes e tambm mais caro. Grande parte dos equipamentos, mosquetes, ascensores, freios, cordas, capacetes e etc. so importados e chega ao pas com um preo um tanto injusto, com base na cotao do dlar e at mesmo a do Euro. Apesar disso, todos os esforos devem ser feitos para que o grupo e cada um adquiram esses equipamentos, pois caso contrrio corre-se o risco de um acidente, ou a interrupo da atividade que est sendo realizada. 1. Mosqueto: este um dos mais versteis equipamentos utilizado em praticamente todos os sistemas de segurana, escaladas e tcnicas verticais. Os mosquetes, de acordo com a necessidade, so encontrados em vrios formatos, materiais e resistncias. Eles podem se classificar em: Mosqueto comum (sem rosca); Mosqueto de segurana (com rosca); E seus devidos formatos: Oval, periforme, direcional, trapezoidal e semi-oval ou pra.

2. Baudrier ou Assento: tambm conhecido como cadeirinha. por onde o esportista fixado junto corda, atravs de um mosqueto ou at mesmo pela corda, que ser a mais utilizada aqui, e o restante do equipamento que estiver utilizando. Existem modelos acolchoados, prprios para escalada livre e outros sem acolchoamento, que ns iremos trabalhar aqui, para escalada In Door muro de escalada -, tirolesa e rapel. De forma improvisada podemos usar cadeirinhas confeccionadas com cordas e fitas tubulares, mas somente em ltimo caso.

3. Cordas: deve ser leve e resistente - polipropileno, polietileno, ou perlon alma fibrosa, tranado ou alma dura. As cordas utilizadas em esportes de aventura passam por diversas condies que obrigam o esportista a muitos cuidados. Protees contra atrito com rochas e rvores, evitar contato com areia, no
8

deixar expostas ao sol sem necessidade e lavar apenas com gua ou sabes neutros, secando a sombra. 4. Oito, dresler, stop e reco (rack): equipamentos utilizados para descidas rapel - e segurana dos escaladores em geral. Seguros e de fcil manuseio, possuem seu funcionamento baseado no atrito de partes das peas ou aparelho com a corda. O oito o mais simples e de menor custo. Muito usado no montanhismo, mesmo fazendo com que a corda fique um pouco torcida, pela facilidade de acoplagem do freio ao mosqueto e na hora de certificar se est mesmo como deveria. Essa desvantagem - toro da corda - pode ser compensada pelo uso do sistema operacional, onde a corda no sofre toro contrria reduzindo o desgaste, mas que s deve ser usado por pessoas mais experientes. Nas decidas em abismos virgens, deve-se utilizar um sistema de trava automtica, como n prussico, o trava-quedas, shunt ou o grigri. O Dresler e o stop tm o funcionamento parecido, diferenciando pelo fato de no primeiro o esportista freia com a utilizao do oito travando a corda na mo. No caso do Stop a ao contrria. Ao soltar a mo, ocorre o bloqueio e para a descida preciso que se pressione a alavanca de trava. O Stop um tipo de freio no recomendado para principiantes, pois a tendncia das pessoas, no caso de pnico agarrar o equipamento, provocando a descida e muitas vezes a queda. Lembrete: independente do equipamento, o mais adequado que sempre haja um segurana na base do rapel. O primeiro a fazer a descida, deve obrigatoriamente utilizar recursos com travas - prussico ou travas automticas -.

5. Blocantes: pela maioria dos esportistas conhecido como jumares, mas seu nome correto Poignne e Croll. So equipamentos utilizados para subidas e traes de cordas, para mant-las a mais esticada possvel. So autoblocantes que se movimentam em um s sentido, mordendo a corda caso o esforo seja contrrio ao seu movimento.

6.

Roldanas: so utilizadas nos sistemas de iamento e descidas de pessoas e equipamentos. Sua funo diminuir o atrito e o esforo aplicado sobre a corda e/ou mudar o sentido da
9

fora. Existem vrios modelos, desde os mais simples e de menor resistncia, at os mais complexos e que suportam grandes cargas. 7. Martelete, chapeletas, spits e pitons: so instrumentos utilizados principalmente na segurana de escaladas e lances verticais. O martelete perfura a rocha onde fica fixado um grampo de expanso - chumbador - onde em seguida colocada a chapeleta com abertura para o mosqueto, dando incio costura de segurana para escalada e ancoragem para segurana ou rapel.

RAPEL
O Rapel, conhecido por muitos aventureiros como um esporte radical, surgiu em meados dos anos setenta, criado por militares para facilitar o acesso a reas remotas e de difcil acesso e que foi incorporado por montanhistas e espelelogos com o mesmo objetivo de chegar a lugares que anteriormente era praticamente impossvel e para facilitar as descidas aps as escaladas. Hoje as tcnicas de rapel se diferem em muito das tcnicas utilizadas anteriormente. Algumas dessas tcnicas foram aperfeioadas, transformadas ou esquecidas devido dificuldade de empreend-la em alguma atividade ou at mesmo pela disparidade como era realizada. H atualmente dezenas de equipes que realizam essa tcnica de escalada de forma irresponsvel e colocam em risco a vida de terceiros e dos prprios integrantes do grupo. Vamos observar agora como realizar ancoragens, ns, colocao das cadeirinhas e regras de seguranas. Ancoragens: Deve sempre ser realizada em rochas ou rvores resistentes e que tenham sido testadas de forma exaustiva, verificando se reagem de forma consistente a trancos e tenses permanecendo intactas e firmes no lugar de origem. A ancoragem deve ser presa s rochas e rvores de forma que se forme um Y fazendo que assim o peso fique distribudo igualmente aos dois pontos de fixao.

10

Na figura anterior vemos uma tima forma de se fazer uma ancoragem com pontos presos rocha e com fitas tubulares, mas, podemos apenas amarrar s rochas ou rvores como foi descrito usando fitas e/ou cordas lembrando sempre em manter um ngulo de 45 aproximadamente mantendo os dois pontos sempre do mesmo tamanho. Procure sempre prender a corda por onde se realizar a atividade independente das ancoragens conseguindo com isso mais um back-up. Algumas cadeirinhas normalmente vm descrevendo com utiliz-la, sua carga de ruptura entre outras informaes que devem ser respeitadas. Existem equipamentos que garantem totalmente a segurana de quem est realizando o rapel. Para iniciantes recomenda-se a utilizao do freio Oito, pois o mesmo garante segurana e se propem a um resgate rpido sem maiores dificuldades ou complicaes. Verifique sempre se O SEGURANA est ciente de que tem pessoas presas corda e que o exerccio est sendo realizado. Alguns itens devem ser observados quando estiver fazendo rapel. Deve existir um check-list que obrigatoriamente ser seguido toda vez que algum for fazer o rapel. So eles: 1. Checar toda a ancoragem para verificar se est normal ou se as lonas de proteo no saram do lugar; 2. Verificar os pontos onde as fitas da cadeirinha so presas; 3. Verificar se a corda est passada corretamente no freio e no mosqueto; 4. Verificar se os cabelos esto presos para no se enrolarem no equipamento de frenagem; 5. Verificar se o segurana est consciente da descida da pessoa.

TIROLESA
Esse tipo de atividade surgiu a partir da necessidade de passar de um ponto a outro com a ajuda de cordas devido altura e a distncia existente entre esses dois pontos. Anteriormente existiam somente duas formas de realizar esse tipo de atividade, que eram o Cabo Areo e o Croll que se diferem pela forma como se pendura na corda. A Tirolesa consiste basicamente em amarrar as duas pontas em pontos distintos e passar de um lado ao outro preso a um sistema de roldanas - que foram empregados mais recentemente -. No entanto, deve-se

11

observar que, o ngulo das ancoragens de 180 e que isso triplica o peso da carga nas ancoragens. Fato importante sempre utilizar outra corda como back-up para garantir a segurana de quem est utilizando o sistema e uma forma adequada de frenagem no final da tirolesa.

CORDAS
Sempre quando for trabalhar com cordas, fazer no mnimo dois pontos de ancoragens (amarraes especficas). Primeiro para reduzir o peso e trao no ponto onde a ancoragem foi confeccionada e segundo para garantir a segurana de todos, caso alguma ancoragem venha a romper o que no caso eu garanto que ser por falha HUMANA. A ancoragem um processo complicado, que assim como todos os outros mtodos de segurana devem prestar ateno, mxima, assegurando de que a corda no est encostando-se a nada que possa danific-la em seu trajeto e como os ns esto feitos e se foram confeccionados corretamente. Proteger a corda do atrito com o local onde foi amarrada obrigatrio e requer checagem de tempos em tempos para verificar se a proteo ou a corda no se moveu. As cordas so uma das ferramentas mais importantes nas tcnicas verticais, pois principalmente atravs delas que se desloca e ela quem fornece a segurana dos escaladores. Existem vrios tipos de cordas para vrios tipos de tarefas, mas as especificas para as tcnicas verticais so: Corda Torcida Confeccionada nos mais diversos materiais, formada por feixes torcidos sobre si mesmos e entre si. Foi utilizada nos primrdios da escalada e posteriormente substituda com a evoluo dos equipamentos. Seu tranado no equalizado no permite a distribuio da carga sobre as fibras, promovendo um esforo desigual. As fibras de sustentao permanecem periodicamente tencionadas e, alm disso, so expostas a maior contaminao e abraso. Cordas Tranadas Confeccionadas em diversos tipos de nylon, seu tranado promove a distribuio de carga nas fibras, alm de que a capa fornea proteo para a alma, que responsvel pela maior parte da sua resistncia. Estas cordas, entretanto dificultam a avaliao real do seu estado de conservao, pois no possvel visualizar a alma, exigindo um bom acompanhamento por parte do(s) usurio(s). Dividem-se praticamente em trs grupos: Estticas, Semi-estticas e Dinmicas. Estticas e Semi-estticas Estas cordas, que no so confeccionadas com o intuito de absorver a fora de impacto de uma queda, so utilizadas para ascenso, transporte de material, mecanismos de trao e tirolesas, por apresentarem pouco destendimento (cerca de 2 a 3%). Dividem-se em dois grupos: Com alma e sem alma.
12

As cordas sem alma possuem um tranado compacto de pequenos feixes de fibras de poliamida ou outro tipo de nylon que no so recomendadas para a prtica do rapel, da tirolesa e da escalada, sendo mais usada no iamento de cargas e estropos. As cordas com alma possuem um ou mais feixes internos de fibras contnuas envoltas por uma ou mais capas tranadas, que tm por finalidade principal a proteo da alma, que quem sustenta o peso. Para a espeleologia e trabalhos verticais existem homologaes de dois tipos bsicos de cordas: Cordas tipo A: Utilizadas para ascenso, descida e permanncia. O dimetro varivel acima de 10 mm e dificilmente ultrapassa 13 mm, em funo do peso. A resistncia e o nmero de quedas suportado variam conforme modelo e marca. Cordas tipo B: So empregadas como auxiliares, corda back-up e em mecanismos de transporte de materiais. Tambm so homologadas e sua funo principal para ascenso e permanncia, seu dimetro varia de 10,5mm a 12mme utilizam descensores apropriados para travamento contra quedas. A capacidade de carga e a quantidade de quedas suportadas igual ou inferior a das cordas tipo A, variando conforme modelo e marca. Cordas tipo C: Para cannyoning tambm so homologadas cordas com dimetro de 9,5 a 9,8 mm e so exclusivas para rapel em dupla. A vantagem deste sistema que em exploraes onde no se retorna pelo caminho de descida, com o mesmo peso de corda se dispe de quase o dobro de metros, proporcionando um rapel mais longo entre os pontos de ancoragem. Dinmicas Formadas por feixes internos de fibras contnuas, contidos numa capa de proteo, projetadas para absorver a fora de impacto de uma queda. Normalmente possuem a capacidade de carga inferior s das cordas estticas. A elasticidade se deve forma do tranado e ao tipo de material utilizado na confeco da alma, geralmente Perln, ou outro tipo de nylon. Distende-se cerca de 5 a 10%, e por este motivo so empregadas em escaladas livre, artificial, esportiva ou em situaes que exponham o escalador a quedas. Cordas tipo 1: So as cordas de dimetro de 10 a 13 mm, projetadas para serem utilizadas em simples para segurana do escalador. Podem ser utilizadas para descida e ascenso, mas a elasticidade proporciona maior desgaste do praticante e consecutivamente maior desgaste do equipamento. Cordas tipo : So cordas de dimetro de 8,5 a 9,5 mm, projetadas para expedies em montanhismo, gelo e escaladas. So versteis, mas exigem muita prtica e experincia na utilizao. Devem ser utilizadas sempre em dupla e se aplicam para segurana e rapel. Tm seu ponto forte em vias onde a corda muito exposta a arestas e onde os rapeis so longos (como as cordas estticas tipo B). As cordas tipo normalmente tem um desgaste mais acentuado que as tipo 1 e vida til mais curta.

13

Cordas tipo 2 ou twin: So as cordas gmeas homologadas para uso constante em duplas, incrivelmente so as que maior margem de segurana proporcionam quando bem utilizadas, mas so muito mais frgeis quando em simples. So direcionadas a escaladores mais radicais, com nvel tcnico elevado, em expedies onde reduo de peso um fator crucial. Procurem sempre se lembrar: A GRAVIDADE NO DESCANSA E NEM TEM CABELO PARA SE SEGURAR. E lembramos que o homem no tem asas e mesmo o caro personagem mitolgico que consiste de um homem com asas, morreu em uma queda quando suas asas foram queimadas.

PRIMEIROS SOCORROS
Vamos falar um pouco aleatoriamente do que pode ocorrer com voc condutor no meio de uma trilha com os turistas que estiver conduzindo e depois vamos falar mais diretamente dos problemas. O bsico do socorro prestado a uma vtima no meio de uma trilha (seja l qual for o ocorrido) a primeira coisa a fazer ligar para o corpo de bombeiros, ambulncia ou qualquer rgo especializado, observar o quadro geral da vtima e acompanhar ou interferir (caso seja necessrio) no quadro geral. Os incidentes mais comuns so taquicardias (corao dispara, boca seca, a pessoa no consegue respirar), estado de pnico (alm da taquicardia a pessoa trava onde estiver e no consegue fazer mais nada e tem crises de histeria), reaes alrgicas (picadas de insetos e plantas), cefalia (dor de cabea), dores musculares (causada por tenso nervosa ou falta de preparo fsico), tores (viradas de ps) e espinhos em contato com a pele. Esses so os incidentes mais comuns e voc precisa saber que no est livre de outros. Jamais medique o paciente sem antes consult-lo sobre seu histrico mdico (pergunte se ele tem costume de tomar o remdio que voc carrega na bolsa). No force e muito menos tente faz-lo engolir o remdio quando estiver desacordado. Caso o turista esteja descordado por qualquer motivo que seja acompanhe respirao e batimentos cardacos e pea para todos os entendidos para que se afastem do local (a no ser que realmente tenha um mdico ou enfermeiro por perto). Sempre se mantenha calmo e passe confiana para a vtima e para o restante das pessoas que estiverem com voc. Nunca remova ningum que tenha cado de grande altura e nem confunda as situaes. No pode haver dvidas. Nunca.

ACIDENTES OFDICOS
um dos grandes perigos em uma trilha e temos que conviver (pacificamente) com as temidas cobras. Vou tratar de alguns tabus nesse captulo que ir ajudar a todos a compreender esse temido ser. Nunca uma cobra ir armar o bote para atac-lo se tiver uma maneira de fugir de voc. Muita gente diz que cobra no v, no escuta, no sente cheiro... Alguns pontos so verdadeiros, como o que diz que elas no tm audio, mas
14

enxergam muito bem. Outras formas que as cobras usam para interpretar o meio ao qual ela freqenta a lngua (que uma espcie de termostato) e o ventre (que sente todas as vibraes emitidas atravs solo) que a parte mais sensvel e que tem mais contato com o solo. E sabendo disso fica mais fcil de entender por que andamos em fila nica quando estamos no mato. somente para a serpente sentir que as vibraes vm de apenas uma direo e darmos a ela a oportunidade de fugir por vrias direes. Caso voc tenha a sorte de encontrar uma cobra na trilha procure no persegui-la nem aoit-la. Algumas cobras so lentas por natureza e se estiver com barriga cheia ento... No mat-las. Fazem parte do bioma, da cadeia alimentar, do cotidiano e merece respeito como todo ser vivo e estavam aqui h muito mais tempo que voc. No geral existem quatro gneros de cobras venenosas e so eles:

Micrurus: conhecidas vulgarmente como corais, so as que possuem o veneno mais agressivo. Crotalus: so as famosas cascavis. Facilmente reconhecidas pelo guizo no final da cauda. Lachesis: serpentes pouco conhecidas so chamadas de surucucu ou surucutinga sendo mais encontradas na regio amaznica e zona da mata nordestina. Bothrops: so as mais comuns e mais numerosas vulgarmente conhecidas como Jararacas, e deste gnero fazem parte a jararaca, jararacuu, etc. estas serpentes so responsveis por cerca de 90% dos acidentes ofdicos no Brasil e so encontradas em todo territrio nacional.

A forma mais prtica de identificar se a serpente venenosa ou no verificando a existncia de Fosseta Loreal e a dentio da mesma (lembrando que as corais fogem regra da fosseta loreal sendo reconhecida apenas pela sua dentio para diferenciar se ou no venenosa). A Fosseta Loreal um orifcio entre as narinas e os olhos e a dentio deve apresentar duas presas grandes, agudas e ocas como uma agulha de injeo comum que so usadas na inoculao do veneno. Essas serpentes so chamadas de Solenglifas. Caso ocorra um acidente com cobras venenosas, mantenha-se calmo, leve a vtima at ao local onde ela poder ter um tratamento mais adequado ou um resgate mais tranqilo. Ningum (em perfeito estado de sade) ir morrer por causa do veneno. As mortes ocorrem por falta de tratamento sorolgico que pode ser ministrado aps algumas horas depois da mordida. Essas medidas devem ser tomadas em caso de picadas de aranhas e escorpies. Os acidentes com abelhas (que so os mais temidos) devem ser atendidos rapidamente e encaminhados ao pronto socorro o mais rpido possvel (no caso da pessoa ser alrgica picada). O quadro preocupante e quanto mais rpido a pessoa for atendida ser melhor.

15

Caracterizao das serpentes


Os ofdios conhecidos tambm como cobras ou serpentes, pertencem ao grupo dos rpteis assim como os lagartos, jacars e tartarugas. No mundo, so conhecidas atualmente cerca de 2.900 espcies de serpentes, distribudas entre 465 gneros e 20 famlias. No Brasil h representantes de 9 famlias, 75 gneros e 321 espcies, aproximadamente 10% do total de espcies. - Corpo alongado, coberto por escamas; - Trocam de pele a medida que crescem, o qual acontece ao longo de toda a vida do animal; - No possuem membros locomotores; - No possuem ouvido externo. Percebem as vibraes do solo atravs do prprio corpo, que se encontra em contato com o substrato; - Os olhos no possuem plpebras mveis, dando a impresso de permanecerem sempre abertos; - A lngua bfida, isto , dividida em duas pontas, permite que o animal explore o ambiente, captando partculas que se encontram suspensas no ar e encaminhando-as ao rgo de Jacobson, o qual localiza-se no cu da boca e desempenha funo semelhante ao olfato; - Os rgos das serpentes so como os dos demais vertebrados, porm apresentam formato alongado. As cobras, assim como as aves, no possuem bexiga, expelindo a urina juntamente com as fezes, atravs da cloaca. As serpentes ocupam quase todos os tipos de ambientes do globo terrestre, com exceo das calotas polares, onde o clima frio impede a sobrevivncia de animais ectotrmicos, isto , animais que obtm energia a partir de fontes externas, no metablicas. Os ofdios podem ser aquticos ou terrestres. Entre os aquticos h os que vivem em gua doce e os marinhos. No ambiente terrestre, ocupam os hbitats fossoriais, arborcolas ou terrestres, podendo viver em matas, savanas ou desertos. Os ofdios so exclusivamente carnvoros, alimentando-se tanto de vertebrados quanto de invertebrados, os quais so engolidos inteiros, em alguns casos at 3,5 vezes o seu dimetro. Quanto ao tamanho estes animais pouco mais de 10 cm at cerca de 10 metros, como a sucuri. As cobras possuem os dois sexos e sua reproduo pode ocorrer de duas formas. Atravs da postura de ovos (ovparas) em locais com condies de temperatura e umidade adequadas ou pelo nascimento de filhotes j
16

desenvolvidos. A quantidade de ovos ou de filhotes varia de acordo com a espcie.

Cobra Venenosa ou No Venenosa?


Esta uma pergunta bastante freqente, pois existe uma grande variedade de serpentes e muitas delas apresentam semelhanas entre si, algumas vezes dificultando a diferenciao entre os animais que so perigosos e os que no o so. Porm, existem algumas caractersticas que facilitam o reconhecimento de ofdicos que podem provocar acidentes por envenenamento. Animal venenoso aquele que secreta alguma substncia txica para outros animais, inclusive para o ser humano. Estas substncias, ou venenos, podem estar presentes na pele ou em outros rgos e tem a funo de proteo contra predadores. Alguns peixes, diversos anfbios e alguns invertebrados so exemplos de animais venenosos. Existem animais que, alm de possurem veneno, possuem estruturas especializadas (dentes, ferres, espinhos), capazes de inocular seus venenos. Quando isto ocorre, os animais so chamados de peonhentos. As abelhas, marimbondos, lagartas, aranhas, escorpies, alguns peixes e as cobras so exemplos de animais peonhentos.

Principais caractersticas das serpentes


As cobras consideradas venenosas ou peonhentas possuem glndulas secretoras de veneno localizadas de cada lado da cabea, recobertas por msculos compressores e conectadas, atravs de ductos, s presas inoculadoras de veneno. Estas presas tm tamanho diferenciado dos demais dentes e podem estar localizadas nas pores anterior ou posterior da boca.

Podem ser observados quatro tipos de dentio


1. DENTIO GLIFA: No existem dentes inoculadores e nem glndulas secretoras de veneno. Est presente em jibia, sucuri, boipeva.

* Desenho esquemtico da cabea de uma serpente glifa observe todos os dentes iguais e voltados para trs.

17

2. DENTIO OPISTGLIFA: Dentes inoculadores fixos, contendo um sulco por onde escorre a substncia secretada pelas glndulas de veneno. Esto localizados na regio posterior da boca, um de cada lado da cabea. Este tipo de dentio encontrado em falsas-corais, muuranas e cobras-cip.

* Desenho esquemtico da cabea de uma serpente opistglifa observe o dente modificado presente na regio posterior da boca. 3. DENTIO PROTERGLIFA: Dentes inoculadores fixos, localizados na regio anterior da boca. Esta dentio caracterstica das corais verdadeiras.

* Desenho esquemtico da cabea de uma serpente proterglifa observe o dente modificado presente na regio anterior da boca. Estes dentes apresentam um sulco profundo atravs do qual o veneno penetra no local atingido pela mordida do animal. 4. DENTIO SOLENGLIFA: Os dentes inoculadores de veneno esto presentes e localizam-se na regio anterior da boca. Estes dentes so mveis e grandes, com um canal por onde o veneno penetra no local atingido pela mordida do animal.

* Desenho esquemtico da cabea de uma serpente solenglifa observe o dente modificado presente na regio anterior da boca.

18

Diferenas entre serpentes venenosas e no venenosas:


As jararacas, cascavis e a sururucus, possuem em comum, a fosseta loreal, um orifcio localizado entre a narina e o olho, em cada lado da cabea. Somente as serpentes peonhentas possuem este rgo. Vale a pena ressaltar que existem serpentes venenosas que no possuem fosseta loreal, como o caso das corais verdadeiras. A fosseta loreal tem como funo a captao de calor, que permite s serpentes perceberem as diferenas de temperatura no ambiente.

As cobras venenosas caractersticas bsicas:

tambm

apresentam

como

Regio dorsal da cabea de serpente do gnero Bothrops (jararaca).

Regio dorsal da cabea de serpente do gnero Crotalus (cascavel). Regio dorsal da cabea coberta por pequenas escamas. As cascavis, jararacas e surucucus apresentam dentio do tipo solenglifo. As corais verdadeiras possuem dentio do tipo proterglifo e a regio dorsal e cabea coberta por placas ou escudos.

Regio dorsal da cabea coberta por placas.

Principais Serpentes Peonhentas no Brasil


CASCAVEL Crotalus durissus So A cascavel vive em reas abertas, campos, regies secas e pedregosas. conhecidas tambm como maracambia, maracabia, boicininga e
19

cascavelha. Seu nome cientfico Crotalus durissus. Os indivduos adultos chegam ao comprimento de 1,6 metros. So vivparas. Uma das caractersticas mais marcantes deste animal a presena do chocalho na ponta da cauda. Os acidentes envolvendo cascavis representam cerca de 10% dos ocorridos no Brasil.

Ponta da cauda de cascavel demonstrando o chocalho ou guiso. URUTU CRUZEIRO Bothrops alternatus Animal corpulento que pode alcanar at 1,5 m Vive em montes de paus e pedras, em locais midos ou alagadios onde se alimentam de roedores. So vivparas, e parem de 10 a 15 filhotes. Sua ocorrncia est registrada para o norte da Argentina, Uruguai, Paraguai e do sudeste ao sul do Brasil. JARARACA Bothrops jararaca A espcie apresenta colorido varivel, com colorao que vai do castanho claro at quase completamente negra. Estes animais tm grande capacidade adaptativa, ocupando tanto reas silvestres quanto reas agrcolas, suburbanas e urbanas. a espcie mais comum da regio sudeste, ocorrendo desde o sul da Bahia at o Rio Grande do Sul. Seu tamanho mdio gira em torno de 1 metro, produzem ninhadas com at 35 filhotes. JARARACUU Bothrops jararacussu Esta serpente pode alcanar at 1,8 m. Ocorre desde o sul da Bahia at o noroeste do Rio Grande do Sul. Os animais jovens apresentam colorido em tons castanhos evoluindo nos adultos para mancahs pretas sobre fundo amarelo, nas fmeas, e sobre fundo castanho, nos machos. As fmeas produzem ninhadas compostas em mdia por 40 filhotes, cujos nascimentos ocorrem de fevereiro a maro. CAISSACA Bothrops moojeni a principal espcie de ofdio do cerrado do Brasil central, distribuindo-se do Paran ao Maranho. Tm boa adaptao em ambientes modificados, comportamento agressivo e porte avantajado. CORAL VERDADEIRA Micrurus As corais verdadeiras pertencem famlia Elapidae. Estas serpentes possuem um aparelho inoculador de veneno do tipo proterglifo, amplamente distribudas pelo mundo, com aproximadamente 250 espcies. As najas e as temidas mambas so representantes da famlia Elapidae. Nas Amricas temos as corais verdadeiras, sendo que no Brasil ocorrem cerca de 22 espcies, a maioria do gnero Micrurus . As corais apresentam o corpo cilndrico recoberto por
20

escamas lisas e brilhantes, cabea oval recoberta por placas, olhos pequenos e pretos. A fosseta loreal est ausente. Estes animais tm hbitos fossoriais ou subfossoriais. Sua alimentao consta de pequenas serpentes ou rpteis serpentiformes. So ovparas, pondo entre 2 a 10 ovos em buracos no cho, formigueiros ou troncos em decomposio. SURUCUCU PICO-DE-JACA Lachesis muta As surucucus pico-de-jaca (Lachesis muta) so as maiores serpentes peonhentas da Amrica Latina, chegando a alcanar at 4,0 m de comprimento total. No Brasil, ocorrem na regio Amaznica e em reas de Mata Atlntica. Estas serpentes apresentam como caractersticas a fosseta loreal e a ponta da cauda com escamas em forma de espinhos. Os hbitos so preferencialmente noturnos. So animais ovparos, pondo cerca de 15 ovos, de acordo com observaes realizadas em laboratrio.

Preveno de Acidentes Ofdicos


Para se evitar acidentes com cobras, alm de conhec-las melhor, devemos adotar certos cuidados bsicos, tais como: - Utilizar botas de cano alto ou perneiras de couro. Essa medida pode evitar at 80% dos acidentes, pois as cobras, em sua maioria, do botes de aproximadamente 1/3 do comprimento do seu corpo, o que faz com que a maioria das picadas ocorra do joelho para baixo; - Na falta de botas, utilizarem pelo menos sapatos ou tnis de couro, nunca se deve andar descalo ou de chinelos em locais onde possam ocorrer cobras ou outros animais peonhentos. O uso de sapatos ou botinas pode evitar 50% a 60% dos acidentes; - No pegar objetos, frutas ou plantas no cho sem antes observar os arredores; - No enfiar a mo em buracos, ocos de rvores ou vos de pedras; - No sentar, deitar ou se agachar prximo a arbustos, barrancos, pedras, pilhas de madeira ou material de construo sem certificar-se de que ali no existem cobras ou outros animais. O mesmo cuidado deve ser tomado antes de passar por baixo de uma cerca; - Observar bem o local antes de entrar em lagoas, rios ou cachoeiras, e tambm em barcos parados nas margens; - Nas colheitas de arroz, caf, milho, feijo, frutas e nas hortas preciso verificar onde se vo colocar as mos; - Sapatos, botas, cobertores e sacos de dormir podem ser utilizados como abrigo por animais peonhentos. Antes de us-los, verifique se no h algum intruso indesejvel; - Manter limpas as reas ao redor da casa, o paiol e as plantaes, eliminando os montes de entulho, lixo, restos de alimento e folhagens altas
21

e fechadas. Essas medidas evitam a aproximao de ratos e de outros animais que servem de alimentos para as cobras; - No segurar as cobras com as mos, mesmo que estejam mortas, pois o veneno das glndulas permanece ativo por certo tempo aps a morte do animal; - Devem ser protegidos os predadores naturais das serpentes, como emas, seriemas, gavies, gambs e a conhecida cobra muurana. Estes animais alimentam-se de cobras e, com isso, participam do controle do crescimento das populaes de ofdios; - Capturar e criar cobras exige treinamento e autorizao especial do IBAMA.

Aranhas de interesse mdico


Todas as aranhas tm veneno e podem causar acidentes. Mas nem todas so responsveis por acidentes humanos graves, devido a fatores como a baixa toxicidade do veneno para seres humanos, pequena quantidade de veneno injetado, quelceras incapazes de perfurar a pele. No Brasil apenas trs gneros, com cerca de 20 espcies, podem causar envenenamentos graves em humanos, Latrodectus (viva negra), Loxoceles (aranha marrom) e Phoneutria (armadeira). Os acidentes causados por Lychosa (aranha de grama) e caranguejeiras, so destitudos de maior importncia.

Principais caractersticas das aranhas venenosas do Brasil

Phoneutria Aranha-armadeira Tamanho Corpo: 3 cm Total: 15 cm Habitat Durante o dia, permanecem escondidas sob troncos, bromlias, bananeiras,
22

palmeiras, e tambm junto s construes, em lugares escuros, como dentro de sapatos, atrs de mveis, cortinas etc. Hbito Ativa noite, abriga-se durante o dia em lugares escuros. Teias No vivem em teias. Acidentes No foge quando surpreendida, coloca-se em posio de ataque, isto , apoia-se nas pernas traseiras, ergue a dianteira e procura picar.

Principais espcies e distribuio geogrfica P. fera: regio amaznica. P. nigriventer: ES, MS, MG, RJ, SP, PR, SC e RS. P. reidyi: regio amaznica.

Loxosceles Aranha-marrom Tamanho Corpo: 1 cm Total: 3 cm Habitat Sob cascas de rvores, folhas secas de palmeiras, nas casas: atrs de mveis, sto, pores, garagens etc. Hbito Ativa durante noite Teias Teia irregular revestindo o substrato. Acidentes Pica quando espremida contra o corpo (roupa pessoal, na cama e em colheita no campo).
23

Principais espcies e distribuio geogrfica L. adelaide: Rio de Janeiro. L. amazonica: Norte e Nordeste do Brasil. L. gacho: SP e MG. L. hirsuta: Sul do Brasil. L. intermedia: Sul do Brasil. L. laeta: espcie introduzida que ocorre em alguns focos isolados no Brasil. L. simili: SP e MG.

Latrodectus Viva-negra Tamanho Corpo: 1,5 cm Total: 3 cm Habitat Em vegetao arbustiva, nas gramneas, ocupando buracos de eroso em gramados. Tambm usam canaletas de gua de chuva, podem abrigar-se em latas vazias, pneus velhos etc. Hbito Ativa durante o dia. Teias Teia irregular suspensa entre a vegetao. Acidentes Semelhante a Loxosceles (roupa pessoal, na cama e em colheita no campo).

Principais espcies e distribuio geogrfica L. geometricus: em todo o Brasil. L. curacavienses: em todo o Brasil. L. mactans: em todo o Brasil.

24

Escorpies de Importncia Mdica


A ordem Scorpiones abrange cerca de 1.500 espcies, apresentando ampla distribuio geogrfica, estando representados em todos os continentes, com exceo da Antrtida. Estes animais so encontrados em todas as zonas tropicais do mundo.Os escorpies ocorrem em vrios tipos de ambientes terrestres, sendo encontrados desde regies desrticas at florestas tropicais super-midas. Todas as espcies de escorpies consideradas perigosas para o homem pertencem famlia Butidae, com 550 espcies, das quais apenas 25 so consideradas capazes de provocar acidentes graves ou fatais. Os mais perigosos pertencem aos gneros Androctus e Leiurus (frica do Norte e Oriente Mdio), Centruroides (Mxico e Estados Unidos) e Tityus (Amrica do Sul e Trinidad). No Brasil, os escorpies de interesse mdico pertencem ao gnero Tityus, com as espcies T. serrulatus (escorpio amarelo) encontrado na Bahia, Minas Gerais, So Paulo, Esprito Santo, Paran, Rio de Janeiro, Gois; T. bahiensis (escorpio marrom) registrado para Gois, So Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e T. stigmurus que ocorre nos estados da Regio Nordeste. Os escorpies ou lacraus apresentam o corpo formado pelo tronco (prosoma e mesosoma) e pela cauda. O prosoma coberto dorsalmente por uma carapaa, o cefalotrax, onde se articulam quatro pares de pernas, um par de quelceras e um par de pedipalpos. O mesosoma apresenta sete segmentos dorsais, os tergitos, e cinco ventrais, os esternitos. A cauda formada por cinco segmentos e no final da mesma situa-se o telso, composto de vescula e ferro (aguilho). A vescula contm duas glndulas de veneno, que inoculado pelo ferro. Os escorpies so animais carnvoros, alimentam-se de insetos, como grilos e baratas, porm so capazes de permanecerem longos perodos sem se alimentar. Tm hbitos noturnos e escondem-se sob pedras, troncos, dormentes de linhas de trem, entulhos, telhas e tijolos.

FRATURAS
Como tambm pode ocorrer uma fratura em uma caminhada, por exemplo, vamos falar em como identificar, tratar e conduzir a at um local seguro. Mas no caso aqui trataremos apenas fraturas de extremidades como braos e pernas. E ainda h fraturas expostas que tem mais um agravante da ferida exposta. Vamos falar rapidamente como reagir em caso de uma fratura mais complicada como fratura na coluna e em reas vitais. Fratura se define como uma ruptura total ou parcial do tecido sseo. Para reconhecer uma fratura h alguns itens que devem ser observados como deformao do membro, inchao, hematomas, feridas, palidez ou cianose na extremidade, diferena da temperatura no membro afetado, crepitao e incapacidade funcional. So essas caractersticas que determinam (todas ou apenas algumas) se houve ou no a fratura. Vamos tratar a fratura. 1. Verifique o estado geral da vtima;
25

2. Nas fraturas retas imobilize com tala rgida; 3. Nos deslocamentos, em fraturas expostas e fraturas em articulaes, imobilize na posio encontrada (membro) com tala rgida; 4. A tentativa de alinhar dever ser feita, suavemente, e uma nica vez. Se houver resistncia, imobilize na posio encontrada com tala rgida. 5. Use bandagens para imobilizar fraturas e luxaes na clavcula, escpula e cabea do mero; 6. Aps a imobilizao continue checando pulso e perfuso capilar; 7. Na fratura de fmur no tente realinhar, imobilize na posio encontrada com duas talas rgidas at o nvel da pelve e transporte em prancha longa. Quanto s fraturas de crnio, coluna, pelves e trax, voc deve acompanhar o estado geral do paciente e mant-lo acordado at a chegada de socorro apropriado.

REANIMAO
o nome que define a forma como a vtima auxiliada a voltar a respirar. O quadro assustador e todas as suas atitudes vo interferir no resultado final do atendimento. Agir rapidamente e com confiana no garante o sucesso do atendimento. Deve-se manter a calma acima de tudo e reagir friamente. Vamos falar dos quadros de parada respiratria. quando a vtima apresenta falha no sistema respiratrio, mas os outros sistemas continuam a trabalhar normalmente. Voc tem que agir rapidamente, pois o quadro pode se agravar e progredir para uma parada crdio-respiratria. Passos a serem seguidos: 1. Verifique estado de conscincia da pessoa. Caso apresentar perda total de conscincia deve-se passar imediatamente para o prximo passo. Caso contrrio tente manter a vtima acordada para se obter resposta imediata ao atendimento. 2. Libere vias areas para passagem melhor do ar; 3. Verifique se h sinais de respirao. Aqui vamos utilizar o Ver, Ouvir e Sentir. 4. Se a vtima no respira, libere as vias areas, pressione suas narinas com os dedos e efetue duas insuflaes boca a boca quando adulto e boca a boca e nariz quando beb. 5. Verifique pulso freqentemente com o controle de grandes hemorragias. Quando no adulto verifique pulso na artria carotdea e quando criana na artria braquial. 6. Se a vtima tem pulso, ento a vtima apresenta uma parada respiratria. No adulto faa uma insuflao a cada cinco segundos verificando pulso a cada dez ventilaes e quando a vtima for uma criana faa uma insuflao a cada trs segundos verificando pulso a cada vinte ventilaes.
26

Agora, aps realizar todas essas aes e voc constatar que a vtima progrediu para um quadro de parada crdio-respiratria as medidas mudam um pouco. So elas: 1. Verifique estado de conscincia da pessoa. Caso apresentar perda total de conscincia deve-se passar imediatamente para o prximo passo. Caso contrrio tente manter a vtima acordada para se obter resposta imediata ao atendimento. 2. Libere vias areas para passagem melhor do ar; 3. Verifique se h sinais de respirao. Aqui vamos utilizar o Ver, Ouvir e Sentir. 4. Se a vtima no respira, libere as vias areas, pressione suas narinas com os dedos e efetue duas insuflaes boca a boca quando adulto e boca a boca e nariz quando beb. 5. Verifique pulso freqentemente com o controle de grandes hemorragias. Quando no adulto verifique pulso na artria carotdea e quando criana na artria braquial. 6. Se a vtima no tem pulso, ento ela apresenta um quadro de parada crdio-respiratria. Ache o local da massagem cardaca externa. O local achado colocando a mo dois dedos acima do Apndice Xifide. As mos devem ser sobrepostas, dedos entrelaados e somente uma das mos tem contato direto com o corpo da vtima. As compresses fazem com que o sangue circule, substituindo o trabalho que deveria ser realizado pelo corao.

SINCRONISMO DAS VENTILAES E MASSAGENS CARDACAS EXTERNAS


H algum tempo atrs, voc tomaria atitudes diferentes em relao idade da vtima. Hoje, por motivos bvios, mudaram o processo para facilitar o atendimento e memorizao do mesmo. Voc somente ter que gravar essas informaes: duas insuflaes e trinta massagens cardacas contando cinco ciclos para verificar se houve normalizao do quadro geral da vtima. A nica manobra que se manteve com diferena por causa da idade foi a forma de fazer o bombeamento artificial do sangue que duas mos para adultos, uma mo para crianas e dois dedos para bebs.

OBSTRUO RESPIRATRIA
um quadro que se apresenta quando a vtima no conseguiu engolir ou algum objeto estranho adentrou acidentalmente a laringe/faringe da mesma. H duas formas de apresentao da vtima: consciente e inconsciente. Vamos aprender a tratar as duas formas. Consciente: tente conversar com a vtima para tentar acalmla e no perca muito tempo nessa tarefa. Existe uma forma para
27

desobstruo chamada Manobra de Heinlich que funciona com o socorrista atrs da vtima, com as mos fechados uma sobre a outra na altura do Apndice Xifide e com movimentos para trs e para cima (ao mesmo tempo) consegue liberar as vias areas da vtima. Inconsciente: deite a vtima de costas para o cho, libere as vias areas e verifique respirao. Faa duas ventilaes. Caso voc constatar que o ar no passou para os pulmes e que a vtima no respira repita a liberao das vias areas, faa duas novas insuflaes e efetue cinco compresses abdominais logo abaixo do externo. Aps a manobra verifique se a vtima respira. Caso ela no estiver respirando repita o processo de ventilao e retorne a fazer a manobra para desobstruo. Caso contrrio tente visualizar o objeto e retire do interior da boca da vtima. O tempo estimado para o quadro no se agravar (no passar para uma parada respiratria ou uma parada cardaca) de seis minutos.

AFOGAMENTO
O afogamento se caracteriza quando ocorre um quadro de asfixia por imerso em um meio lquido. H duas formas de se classificar um afogamento. Quanto ao mecanismo e quanto natureza do meio lquido. O mecanismo ns classificaremos em primrio ( o efeito evidente de afogamento, ocorre o quadro de asfixia e a seguir parada cardaca. Encontrada em 90% dos casos. A vtima apresentasse ciantica, congestionando-se com espuma na boca e no nariz) e secundrio (acontece a parada cardaca e em seguida a asfixia. A vtima se apresenta com aspecto lvido e plido, sem os sintomas do primrio e respirao completamente ausente. Neste grupo temos o afogado seco que devido ao espasmo mantido da glote, no aspira gua para os alvolos pulmonares. Um caso especial de afogamento a hidrocusso ou Sndrome Trmico Diferencial choque trmico ocorre por mecanismo reflexo e ocasiona a parada cardaca.). Quanto natureza do meio lquido temos a gua doce e a gua salgada. Iremos trabalhar somente com a gua doce. O que ocorre com a vtima quando ela se afoga em gua doce o seguinte: a gua entra nos pulmes; a gua nos alvolos pulmonares passa para a corrente sangunea. Ocorre a hemodiluio, aumento do volume sanguneo, passando para a clula, causando a hemlise (destruio dos glbulos vermelhos). A reanimao de uma vtima de afogamento deve ser a mesma para parada respiratria (caso seja necessria uma interveno). O melhor realmente retirar a vtima da gua antes do afogamento propriamente dito.

SEQUNCIA DOS EVENTOS NO AFOGAMENTO


Existe realmente esta sequncia, e quanto antes ela for quebrada melhor. Toda a ateno deve estar voltada gua e os ouvidos apurados para impedir qualquer incidente. A sequncia a seguinte:
28

1. Imerso total do indivduo; 2. Pnico iminente; 3. Luta contra a asfixia; 4. Espasmo da glote; 5. Deglutio lquida; 6. Vmito; 7. Perda da conscincia; 8. Aspirao lquida; 9. Distrbios hidrosalinos; 10.Convulses; 11.Parada crdio-respiratria; 12.Morte cerebral.

ETAPAS DO SALVAMENTO AQUTICO


1. Pesquisa no local (ganchos, galhos de rvore, etc.). 2. Salvamento propriamente dito (tcnicas de jud aqutico e reboque) 3. Tcnicas de primeiros socorros. A) Respirao boca a boca na gua; B) Reanimao crdio-pulmonar (se necessrio) 4. Encaminhamento a recurso hospitalar (todas as vtimas devem ser encaminhadas ao hospital). Observaes: cuidado com leses na coluna; Estado de inconscincia; Decbito ventral; Ferimento na cabea; Perguntar ao paciente, se possvel, se sente sinais de sensibilidade.

29

Os Dez Mandamentos do Socorrista


1. Mantenha a calma. 2. Tenha em mente a seguinte ordem de segurana quando voc estiver prestando socorro: PRIMEIRO EU (o socorrista). DEPOIS MINHA EQUIPE (Incluindo os transeuntes). E POR LTIMO A VTIMA. Isto parece ser contraditrio a primeira vista, mas tem o intuito bsico de no gerar novas vtimas. 3. Ao prestar socorro, fundamental ligar ao atendimento prhospital de imediato ao chegar no local do acidente. Podemos por exemplo discar trs (3) nmeros: 193 (nmero do corpo de bombeiros da cidade de Belo Horizonte). 4. Sempre verifique se h riscos no local, para voc e sua equipe, antes de agir no acidente. 5. Mantenha sempre o bom senso. 6. Mantenha o esprito de liderana, pedindo ajuda e afastando os curiosos. 7. Distribua tarefas, assim os transeuntes que poderiam atrapalhar lhe ajudaro e se sentiro mais teis. 8. Evite manobras intempestivas (realizadas de forma imprudente, com pressa) 9. Em caso de mltiplas vtimas d preferncia quelas que correm maiores risco de morte como, por exemplo, vtimas em parada crdio-respiratria ou que estejam sangrando muito. 10. Seja socorrista, no heri (lembre-se do 2o mandamento).

30

SERRA DO ESPINHAO
Ao norte de Ouro Preto (Minas Gerais), eleva-se a Serra de Ouro Branco, onde est o ponto de partida da alta cadeia de montanhas conhecida como Espinhao, servindo como divisor de guas entre as Bacias do So Francisco e rios que drenam diretamente para o Atlntico. Seu nome bastante significativo, denomina-se Serra do Espinhao, que um alinhamento montanhoso, caracterizado pela existncia de rochas muito antigas (proterozicas). Apresenta aspecto rugoso e alcantilado em sua topografia, partilhando em serras menores e recebendo denominaes locais, como exemplo podendo ser citado Serra Geral e Serra do Cip, em Minas Gerais e na Bahia, a Chapada Diamantina. Representa um importante acidente geogrfico que se estende desde as proximidades de Belo Horizonte em Minas Gerais at o limite norte do Estado da Bahia com o Estado do Piau. O relevo da serra marcadamente acidentado com altitude geralmente superior a 1.000 m, alcanando um mximo de 2044 m de altitude no Pico do Itamb. Localizado a cerca de 30 km a sudeste de Diamantina e a 18 km da sede do municpio de Santo Antnio do Itamb. Na primavera, sua vegetao apresenta grande variedade de orqudeas, sempre-vivas e outras plantas tpicas de serra. Abrange uma extenso da ordem de 1.200 km, aproximadamente metade em cada estado, Minas e Bahia, que se orienta segundo N-S e que tem largura varivel entre poucos quilmetros at mais de 100 km. Em Minas Gerais, a Serra do Espinhao orienta-se segundo N-NW, seguindo aproximadamente o meridiano 43o 30. De Diamantina para o norte, tem-se a poro discreta da serra, predominando um planalto elevado, at as proximidades de Itacambira. Desse local para Gro-Mogol e mais para o norte, volta a aparecer a morfologia da serra, escarpada e de perfil abrupto. Nem sempre a Serra do Espinhao foi uma imponente cadeia de serras, h cerca de um bilho e seiscentos milhes de anos, iniciou-se a formao da bacia sedimentar do espinhao, onde rios, ventos e mares desempenharam o papel de agentes modificadores daquela paisagem. As camadas de arenitos, conglomerados e calcrios hoje expostos na Serra do Espinhao representam as atividades destes agentes ao longo do tempo geolgico. Nas ruas e cidades por onde a Serra segue, lajes de superfcies onduladas revelam a ao dos ventos e das guas que passavam sobre areais antigos. Os depsitos de diamante da Regio da Serra do Espinhao foram intensamente trabalhados no sculo XVIII. A descoberta de ouro no final do sc. XVII promoveu a fundao de pequenos ncleos populacionais na serra. Diamantina uma das principais cidades ligadas a este perodo. Outras cidades importantes e que esto associadas ao contexto da serra so: Serro, Guanhes, Conceio do Mato Dentro, Araua, Gro-Mogol, Salinas e Minas Novas. A Serra
31

do Espinhao, termo introduzido por Eschwege (1822), representa a faixa orognica pr-cambriana (500 a 600 mil anos) mais extensa e contnua do territrio brasileiro. Alonga-se por cerca de 1200 km na direo N-S desde a regio de Belo Horizonte at os limites norte da Bahia com os Estados de Pernambuco e Piau. Ao longo de sua extenso as unidades pleomesoproterozicas do Supergrupo Espinhao que, sob o ponto de vista volumtrico e orogrfico, o principal constituinte do edifcio desse orgeno, exibe contato direto com vrias entidades Supracrustais de idade semelhante ou no como o Supergrupo Minas do Quadriltero Ferrfero, Grupo Macabas s.s., Grupo Bambu, Faixa Araua, Chapada Diamantina, entre outros. Formada por orognese e metamorfismo. De posse de um Banco de Dados, com 5,9 mil registros de ocorrncias de espcies de plantas e animais, reunidas com a contribuio de pesquisadores ao longo de cinco meses, existem mapas detalhados desse patrimnio natural: o estado de conservao de grupos de fauna e flora, a sua distribuio, as ameaas potenciais, o grau de proteo atual e a anlise de custo-benefcio. Endemismos e Ameaas - Formada por um contnuo de serras que se estende desde Minas Gerais at a Chapada Diamantina, na Bahia -, a Cadeia do Espinhao o divisor dos biomas da Mata Atlntica e do Cerrado, ambientes que abrigam a maior diversidade biolgica e esto entre os mais ameaados do planeta. O complexo montanhoso apresenta uma das vegetaes brasileiras mais ricas em endemismos, que somente ocorrem naqueles ambientes, como semprevivas, canelas-de-ema, orqudeas e bromlias, entre as quais, muitas correm risco de extino. Aproximadamente 2/3 das espcies vegetais consideradas ameaadas de extino em Minas Gerais ocorrem nos campos rupestres desta formao. Uma das mais antigas formaes geolgicas das Amricas, com cerca de 1,5 bilhes de anos, a Serra do Espinhao desperta o interesse dos pesquisadores desde o incio do sculo 18, quando foram descobertas as primeiras jazidas de diamantes na regio. Da dcada de 60 do sculo 20 at meados dos anos 70, professores da Universidade de Fraiburg, da Alemanha, identificaram na Serra o local ideal para desenvolver pesquisas para o seu curso de doutorado em Geologia. A Serra ostenta caractersticas geolgicas nicas no mundo inteiro, da o interesse dos pesquisadores. O lugar abriga a maior diversidade vegetal do mundo. O Espinhao o divisor de guas das bacias do So Francisco e dos rios Doce, Jequitinhonha e Mucuri. A Serra do Cip, antes conhecida como Serra da Vacaria, era o caminho natural dos bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas que, por essas trilhas, aportaram l para as bandas do Arraial do Tejuco, hoje Diamantina.

32

Diversidade e Endemismo Espcies Plantas Mamferos Aves Rpteis Anfbios Total de Espcies 10.000 161 837 120 150 Espcies Endmicas 4.400 19 29 24 45

33

Referncias:

MARTINS, Felipe J. Aidar. A Primeira Resposta Manual do Socorro Bsico de Emergncia 7 Edio Revisada 2004 ASSIS, Eduardo Gomes de. Apostila do Curso Bsico de Espeleologia Espeleogrupo Peter Lund Edio Maro de 2002 SALGADO, Hebert Canela. ASSIS, Eduardo Gomes de. Turismo no Norte de Minas: Uma nova possibilidade a partir da Expedio Caminhos dos Geraes. LINO, Clayton F. ALLIEVI, Joo. Cavernas Brasileiras. Ed. Melhoramentos So Paulo SP. Brasil 1980. BRASIL Alpitec do. Manual de Acesso por Cordas Reviso Julho de 2006 LUZ, Benjamim da. SOLER, Ivan. CAVALCANTE, Tenrio. Escalada Artificial em Dossel. Maro de 2002 BECK, Srgio. Ratos de Caverna, Edio Independente. 1998. BECK, Srgio. Com Unhas e Dentes, Edio Independente. 1998. BUTANT, Instituto. So Paulo-SP www.butanta.org.br LTDA, Fernandes e Teixeira - FT Empreendimentos Curso de Trabalho em Altura em Ambiente Industrial. www.ftequipamentos.com.br

34

Os Autores: Renato Martins Lima Escala em rocha desde 2001, quando em Montes Claros realizou o primeiro curso de Montanhismo com o Espeleogrupo Peter Lund. Realizou escaladas em diversas cidades, sendo que, a principal fonte de atividades foi Montes Claros. Participou do Curso de Espeleologia do Espeleogrupo Peter Lund em 2002. Trabalhou com espeleologia a partir do ano de 2003, prestando servios para a Ong Instituto Grande Serto IGS e Espeleogrupo Peter Lund durante cinco anos. Trabalhou com ecoturismo e turismo de aventura em Montes Claros, Gro-Mogol, Botumirim, Braslia de Minas, Januria, Janaba, Vila de Santa Brbara, Joaquim Felcio, Buenpolis, Curumata, Belo Horizonte, Raposos. Rio Acima - MG, Ilha Grande RJ. Trabalhou como instrutor do curso de Espeleologia 2004. Guia e perito em Tcnicas Verticais. Trabalhou como instrutor da reciclagem de Tcnicas Verticais do Espeleogrupo Peter Lund em Braslia de Minas em 2004. Trabalhou com o Projeto Eco Educao junto a estudantes de 5 a 8 sries de escolas particulares, estaduais e municipais, mostrando as cavernas e a importncia da preservao ambiental junto ao grupo EPL e IGS. Participou do curso de Brigadista Florestal oferecido pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em 2005. Trabalhou como Brigadista Florestal Ativo do Ong Organizao Vida Verde OVIVE - de Montes Claros. Participou do Curso de Primeiros Socorros promovido pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em 2005/06. Trabalhou no 2 Encontro Norte mineiro de Escalada. Trabalhou como Guia de Ecoturismo no Projeto Estrada Real do Norte realizando cavalgadas entre Gro-Mogol - Botumirim e Botumirim - Itacambira no ano de 2006. Ainda em novembro de 2006 realizou levantamento Ecoturstico em Vila de Santa Brbara, sendo responsvel pelas medidas das trilhas j existentes, levantamento histrico, implantao de sinalizao, diagramao de mapas, diagramao de panfletos explicativos, entre outros. Trabalhou como Guia de Ecoturismo em Vila de Santa Brbara durante dois anos, tendo construdo parede de escalada, responsvel pelas atividades de tirolesa, rapel, trekking, cavalgada, caiaque e passeios de Jeep. Iniciou implantao do Curso de Ecoturismo para moradores em Vila de Santa Brbara - MG.
35

Auxiliou levantamento turstico da regio do Norte de Minas em um raio de 200 km da cidade de Montes Claros. Desde maro de 2008 possui Certificado Internacional IRATA n. 1/25.224 em acesso por cordas. Participa de atividades voltadas a escalada, em montanhas na regio de Belo Horizonte. Realiza trabalhos de altura em geral, prestando servios a diversas empresas da regio metropolitana de Belo Horizonte. Realiza trabalhos conjuntamente com empresas de So Paulo - SP, voltadas para turismo de aventura e arborismo. Tendo inclusive participado de atividades in door no Minas Shopping no perodo de Janeiro a Maro de 2009. Trabalha com Ecoturismo e Turismo de Aventura na Regio Metropolitana de Belo Horizonte, realizando trekking, rapel, tirolesa e escalada in door e out door. Trabalha como Alpinista Industrial - Tcnico de Ultra-Som e Medio de Espessura - para a empresa Read Inspees Tcnicas em Belo Horizonte - MG. Guilherme Silva Moreira Montanhista e praticante de Escala em rocha desde 1997, quando em Montes Claros realizou o primeiro curso de Montanhismo e espeleologia pelo Espeleogrupo Peter Lund - EPL. Realizou escalada em diversas cidades, sendo que, as principais fontes de atividades foram em Montes Claros junto ao Clube Excursionista de Montes Claros - CEMC. Trabalhou e participou do 1 e do 2 Encontro Norte Mineiro de Escalada Montes Claros - MG. Participou do Curso de Espeleologia do Espeleogrupo Peter Lund em 1997. Trabalhou com espeleologia a partir do ano de 1998, prestando servios para a Ong Instituto Grande Serto IGS e Espeleogrupo Peter Lund durante sete anos. Trabalhou com o projeto Prturismo do Instituto Grande Serto IGS, de levantamento de potencial turstico nas cidades de Botumirim, Gro-Mogol, Cristlia. Trabalhou com o Projeto Eco Educao junto a estudantes de 5 a 8 sries de escolas particulares, estaduais e municipais, mostrando as cavernas e a importncia da preservao ambiental junto ao grupo EPL e IGS. Trabalhou no projeto de Revitalizao das Bacias do Joo Moreira prximo a cidade de So Joo da Ponte Norte de Minas. Participa de atividades voltadas escalada em montanhas, Trekking, Mountain Bike, Ecoturismo e Turismo de Aventura na regio de Belo Horizonte, Caets, Sabar, Ouro Preto, Nova Lima, Rio Acima, Catas Altas, Lapinha, Serra do Cip.
36

Trabalha como Alpinista Industrial - Tcnico de Ultra-Som, Medio de Espessura, Partcula Magntica, Liquido Penetrante, e NR13 - para a empresa Read Inspees Tcnicas em Belo Horizonte - MG.

Apostila revisada em 03 de Maro de 2009 Belo Horizonte - MG


37

You might also like