You are on page 1of 40

O ANGLO RESOLVE

trabalho pioneiro. Prestao de servios com tradio de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa rdua de no cometer injustias. Didtico, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante em seu processo de aprendizagem.

O EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO 2000

ENEM-2000 prova constituda de uma redao e de 63 questes objetivas, envolvendo assuntos de Portugus, Matemtica, Biologia, Histria, Geografia, Fsica e Qumica, abordados ao longo do Ensino Mdio. Esta prova tem por finalidade avaliar modalidades estruturais de inteligncia, demonstradas em 21 habilidades decorrentes de 5 competncias fundamentais. Os resultados obtidos pelos alunos sero aproveitados para o ingresso em vrias faculdades do pas. Por esse motivo, o ENEM passa a ser centro de interesses de candidatos aos vestibulares dessas faculdades. Sugerem ainda os criadores do ENEM que seus relatrios possam tambm orientar empresas na contratao de funcionrios.

AS 5 COMPETNCIAS
I Demonstrar domnio bsico da norma culta da Lngua Portuguesa e do uso das diferentes linguagens: matemtica, artstica, cientfica, etc. II Construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histrico-geogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas. III Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes representados de diferentes formas, para enfrentar situaes-problema, segundo uma viso crtica com vista tomada de decises. IV Organizar informaes e conhecimentos disponveis em situaes concretas, para a construo de argumentaes consistentes. V Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, considerando a diversidade sociocultural como inerente condio humana no tempo e no espao.

AS 21 HABILIDADES
Todas as situaes de avaliao estruturam-se de modo a verificar se o aluno capaz de ler e interpretar textos de linguagem verbal, visual (fotos, mapas, pinturas, grficos, entre outros) e enunciados: identificando e selecionando informaes centrais e perifricas; inferindo informaes, temas, assuntos, contextos; justificando a adequao da interpretao; compreendendo os elementos implcitos de construo do texto, como organizao, estrutura, intencionalidade, assunto e tema; analisando os elementos constitutivos dos textos, de acordo com sua natureza, organizao ou tipo; comparando os cdigos e linguagens entre si, reelaborando, transformando e reescrevendo (resumos, parfrases e relatos). 1. Dada a descrio discursiva ou por ilustrao de um experimento real simples, de natureza tcnico-cientfica (fsica, biolgica, sociolgica, etc.), identificar variveis relevantes e selecionar os instrumentos necessrios para a realizao e/ou a interpretao dos resultados do mesmo. 2. Em um grfico cartesiano de varivel socioeconmica ou tcnico-cientfica em funo do tempo: identificar o valor da varivel em dado instante ou em que instante a varivel assume um dado valor; identificar trechos em que este valor crescente, decrescente ou constante; analisar qualitativamente, em cada trecho, a taxa de variao. 3. Dado um diagrama de distribuio estatstica de varivel social, econmica, fsica, qumica ou biolgica: traduzir as informaes disponveis na linguagem ordinria; identificar a representao de informaes grficas de diferentes maneiras; reorganizar as informaes, possibilitando interpolaes ou extrapolaes tendo em vista finalidades especficas. 4. Dada uma situao-problema no mbito de determinada rea de conhecimento, apresentada em linguagem comum, relacion-la com sua formulao em diferentes linguagens; reciprocamente, dada uma destas formulaes, relacion-la a uma situao-problema descrita por um texto.

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

5. A partir da leitura de textos literrios consagrados e de dados especficos sobre movimentos estticos: identificar as principais caractersticas dos movimentos literrios em que se situam; inferir as escolhas dos temas, gneros e recursos lingsticos dos autores; identificar seu contexto social, poltico, histrico e cultural; estabelecer relaes entre textos de movimentos literrios diversos. 6. Tendo como base textos orais e/ou escritos: identificar a funo e a natureza da linguagem; distinguir as marcas das variantes lingsticas de ordem sociocultural, geogrfica, de registro, de estilo; analisar os elementos constituintes da linguagem oral e escrita; transformar as marcas da linguagem oral em linguagem escrita formal. 7. Reconhecer a conservao da energia em processos de transformao prprios da utilizao ou da produo de recursos energticos de uso social, como hidroeletricidade ou derivados do petrleo. 8. Identificar e dimensionar processos mecnicos, eltricos e trmicos presentes na operao de instalaes (residenciais ou sociais), em equipamentos (como veculos e outras mquinas) e em configuraes naturais (como fenmenos atmosfricos): analisar perturbaes ambientais decorrentes; analisar as implicaes sociais e econmicas dos processos. 9. Demonstrar compreenso do significado e a importncia da gua e de seu ciclo para a determinao do clima e para a preservao da vida, sabendo quantificar variaes de temperatura ou mudanas de fase em circunstncias especficas. 10. Utilizar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformaes planetrias (litosfera e biosfera), origem e evoluo da vida, crescimento de diferentes populaes. 11. Identificar uma unidade fundamental no fenmeno vital: padres comuns aos processos metablicos, nas estruturas intracelulares e nos cdigos qumicos de informao para a reproduo, que garantem a continuidade da vida, diante da diversidade de manifestaes de vida e dos distintos nveis de complexidade, apresentados na forma de texto, diagramas ou outras ilustraes. 12. Reconhecer fatores socioeconmicos e ambientais que interferem nos padres de sade e desenvolvimento de populaes humanas, por meio da interpretao ou da anlise de grficos e tabelas de indicadores. 13. Relacionar a diversidade de formas de vida variedade de condies do meio, demonstrando compreenso do carter dinmico e sistmico da vida no planeta por meio da anlise de textos, diagramas ou outras formas de organizao de dados. 14. Diante da riqueza e da diversidade de formas geomtricas planas ou espaciais presentes na natureza ou imaginadas a partir delas, como polgonos, crculos, circunferncias, prismas, pirmides, cilindros, cones, esferas, etc .: identific-las e caracteriz-las atravs de propriedades; interpretar sua representao grfica; perceber relaes entre seus elementos, tendo em vista a realizao de medidas de comprimentos, reas e volumes em unidades adequadas; utilizar o conhecimento geomtrico construdo para o aperfeioamento da leitura, da compreenso e da ao sobre a realidade concreta.

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

15. Utilizar instrumentos adequados para descrio de fenmenos naturais, demonstrando compreenso dos aspectos aleatrios dos mesmos: em medidas e representao de freqncias relativas; na construo de espaos amostrais, com a atribuio de probabilidades aos eventos elementares; no clculo de probabilidades de eventos relevantes em situaes concretas. 16. A partir da anlise de diferentes situaes-problema referentes perturbao ambiental na atmosfera, na hidrosfera ou na litosfera: identificar fonte, transporte e sorvedouro dos poluentes e contaminantes; reconhecer algumas transformaes qumicas e biolgicas que possam ocorrer durante o transporte do poluente; prever possveis efeitos nos ecossistemas e no sistema produtivo que decorram das alteraes ambientais apresentadas; propor formas de interveno para reduzir os efeitos agudos e crnicos da poluio ambiental. 17. Apresentados alguns processos que envolvem transformaes de materiais, como, por exemplo, a metalurgia do ferro e a produo do lcool: reconhecer as etapas intermedirias relevantes; identificar e calcular a conservao da massa, o rendimento, a variao de energia e a rapidez do processo; analisar o equilbrio qumico e suas perturbaes; analisar as perturbaes ambientais; analisar as implicaes sociais e econmicas dos processos. 18. Identificar os elementos que compem a diversidade artstica e cultural, manifestos no tempo e no espao, e que caracterizam a condio humana como fenmeno diverso e complexo. 19. Confrontar interpretaes diversas de uma dada realidade histrico-geogrfica: coordenando os diferentes pontos de vista em jogo; identificando os pressupostos de cada interpretao. 20. Comparar diferentes processos de formao socioeconmica: identificando-os em seu contexto histrico; estabelecendo entre eles uma seqncia temporal. 21. Dado um quadro informativo sobre uma realidade histrico-geogrfica: contextualizar eventos histricos numa seqncia temporal; compreender a relao sociedade/natureza no arranjo espacial especfico; destacar fatores sociais, econmicos, polticos e culturais constitutivos desses eventos em configuraes sociais especficas; fundamentar o carter constitutivo destes fatores, relacionando a vinculao de conceitos com unidades temporais e espaciais em que so significativos.

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

Redao
dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito sade, alimentao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, crueldade e opresso.
Artigo 227, Constituio da Repblica Federativa do Brasil.

(Angeli, Folha de S. Paulo, 14.05.2000)

(...) Esquina da Avenida Desembargador Santos Neves com Rua Jos Teixeira, na Praia do Canto, rea nobre de Vitria. A.J., 13 anos, morador de Cariacica, tenta ganhar algum trocado vendendo balas para os motoristas. (...) Venho para a rua desde os 12 anos. No gosto de trabalhar aqui, mas no tem outro jeito. Quero ser mecnico.
A Gazeta, Vitria (ES), 9 de junho de 2000.

Entender a infncia marginal significa entender porque (sic) um menino vai para a rua e no escola. Essa , em essncia, a diferena entre o garoto que est dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa a diferena entre um pas desenvolvido e um pas de Terceiro Mundo.
Gilberto Dimenstein. O cidado de papel. So Paulo, tica, 2000. 19 a edio. .

Com base na leitura da charge, do artigo da Constituio, do depoimento de A.J. e do trecho do livro O cidado de papel, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Direitos da criana e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional? Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexes feitas ao longo de sua formao. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opinies para defender o seu ponto de vista, elaborando propostas para a soluo do problema discutido em seu texto.
Observaes: Lembre-se de que a situao de produo de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da lngua. Espera-se que o seu texto tenha mais do que 15 (quinze) linhas. A redao dever ser apresentada a tinta na cor preta e desenvolvida na folha prpria. Voc poder utilizar a ltima folha deste Caderno de Questes para rascunho.

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

Anlise da proposta
A charge de Angeli contm uma ironia amarga que desnuda a realidade das crianas de rua: a me delas passa a existir no imaginrio assim como o Papai Noel e o Coelhinho da Pscoa, modelos considerados positivos pela sociedade, que contribuem com alegria e felicidade para a formao dos jovens. A inexistncia da me decorre de uma realidade cruel, aniquiladora da infncia. Sem pais, no h famlia: o lar substitudo pela rua e todas as suas mazelas. Essa realidade se choca com o ideal preconizado pelo artigo 227 da Constituio: na rua, no se est a salvo de nada. No depoimento de A. J., novamente a rua acolhe um menor para que ele possa trabalhar. A frase mas no tem outro jeito aponta para a falta de opes, de perspectivas: os sentimentos da criana no contam (no gosto, quero ser), pois a dura realidade impera. Com a idade de 13 anos (h um ano na rua), esse menor deveria estar freqentando uma escola. Entender essa realidade a preocupao bsica do texto de Gilberto Dimenstein, em que a comparao de um menino de rua com um menino protegido pelo carro revela, metonimicamente, a diferena entre um pas desenvolvido e um pas de Terceiro Mundo: uma sociedade civilizada cria condies para que seus menores vo escola. Esses textos, comparados com o artigo 227 da Constituio, explicitam o grande paradoxo entre a Lei, em sua instncia mxima, e a realidade. H um descompasso entre elas que constitui o desafio nacional a ser enfrentado pela sociedade e os seus representantes nas esferas do poder. A associao dos textos fornece elementos suficientes para contextualizar o problema enfocado pelo tema. Entre as possveis sugestes para enfrentar o desafio nacional em questo, os candidatos poderiam apresentar as seguintes: Poltica social que viabilize a concretizao dos direitos da criana e do adolescente, estabelecidos pela Constituio e pelo ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente). Ou seja, uma poltica social que lhes oferea assistncia necessria para viverem com dignidade, confiantes e inseridos na sociedade: moradia ou abrigo, sade, educao e lazer. Afastamento das crianas e adolescentes da convivncia diria nas ruas. Criao de casas-lares que os abriguem e prestem assistncia mdica, psicolgica, pedaggica e profissionalizante. Unidades que diferentemente do modelo atual de reformatrio, como a FEBEM renam nmero limitado de menores, agrupados por faixa etria. Maior envolvimento de ONGs e iniciativa privada dos diversos setores sociais, oferecendo colaborao para a manuteno de casas/lares, auxlio profissionalizao e estgios para adolescentes. Orientao, programada e sistemtica, por parte das comunidades escolas, meios de comunicao, igrejas, agremiaes , sobre assuntos concernentes ao cotidiano dos jovens, tais como: higiene, drogas (lcitas e ilcitas), violncia, comportamento sexual (DSTs e gravidez precoce), alimentao, meio ambiente, necessidade x consumo, etc. Escolas, principalmente as pblicas, mais atuantes, que estimulem o aprendizado e a troca de conhecimentos, por meio de projetos culturais (leitura, artes, esportes) e oficinas de profissionalizao, envolvendo as famlias.

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

As resolues apresentadas neste caderno acompanham a seqncia das questes da PROVA BRANCA.

Questes Objetivas
QUESTO 01 Resposta: D
No mapa, apresentada a distribuio geogrfica de aves de grande porte e que no voam.

H evidncias mostrando que essas aves, que podem ser originrias de um mesmo ancestral, sejam, portanto, parentes. Considerando que, de fato, tal parentesco ocorra, uma explicao possvel para a separao geogrfica dessas aves, como mostrada no mapa, poderia ser: A) a grande atividade vulcnica, ocorrida h milhes de anos, eliminou essas aves do Hemisfrio Norte. B) na origem da vida, essas aves eram capazes de voar, o que permitiu que atravessassem as guas ocenicas, ocupando vrios continentes. C) o ser humano, em seus deslocamentos, transportou essas aves, assim que elas surgiram na Terra, distribuindo-as pelos diferentes continentes. D) o afastamento das massas continentais, formadas pela ruptura de um continente nico, dispersou essas aves que habitavam ambientes adjacentes. E) a existncia de perodos glaciais muito rigorosos, no Hemisfrio Norte, provocou um gradativo deslocamento dessas aves para o Sul, mais quente.

RESOLUO:

Acredita-se que, numa determinada poca geolgica, tenha ocorrido a separao dos continentes atuais a deriva continental , que teria favorecido a formao de espcies diferentes a partir de ancestrais comuns. Os quatro calendrios apresentados abaixo mostram a variedade na contagem do tempo em diversas sociedades.

QUESTO 02 Resposta: B

Fonte: Adaptado de poca, n 55, 7 de junho de 1999

Com base nas informaes apresentadas, pode-se afirmar que: A) o final do milnio, 1999/2000, um fator comum s diferentes culturas e tradies. B) embora o calendrio cristo seja hoje adotado em mbito internacional, cada cultura registra seus eventos marcantes em calendrio prprio. C) o calendrio cristo foi adotado universalmente porque, sendo solar, mais preciso que os demais. D) a religio no foi determinante na definio dos calendrios. E) o calendrio cristo tornou-se dominante por sua antiguidade.

RESOLUO:

A adoo do calendrio cristo em mbito internacional decorreu do expansionismo europeu moderno, que irradiou domnios, hegemonias e influncias culturais. Muitos dos povos incorporados ao eixo eurocntrico (matriz da atual globalizao capitalista), porm, conservaram os seus calendrios. A diversidade dos sistemas de contagem do tempo, que remontam a milnios de Histria como o judaico, o chins e o islmico , exemplifica a variedade de construes culturais preservadas.

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 03 Resposta: E

Precisa-se nacionais sem nacionalismo, (...) movidos pelo presente mas estalando naquele cio racial que s as tradies maduram! (...). Precisa-se gentes com bastante meiguice no sentimento, bastante fora na peitaria, bastante pacincia no entusiasmo e sobretudo, oh! sobretudo bastante vergonha na cara! (...) Enfim: precisa-se brasileiros! Assim est escrito no anncio vistoso de cores desesperadas pintado sobre o corpo do nosso Brasil, camaradas.
(Jornal A Noite, So Paulo, 18/12/1925 apud LOPES, Tel Porto Ancona. Mrio de Andrade: ramais e caminhos. So Paulo: Duas Cidades, 1972)

No trecho acima, Mrio de Andrade d forma a um dos itens do iderio modernista, que o de firmar a feio de uma lngua mais autntica, brasileira, ao expressar-se numa variante de linguagem popular identificada pela(o): A) escolha de palavras como cio, peitaria, vergonha. B) emprego da pontuao. C) repetio do adjetivo bastante. D) concordncia empregada em Assim est escrito. E) escolha de construo do tipo precisa-se gentes.

RESOLUO:

O item do iderio modernista a que o enunciado da questo faz referncia est explcito no prprio enunciado: firmar uma forma de linguagem autenticamente brasileira por meio do recurso a usos tpicos dessa variante. Dentre as alternativas apresentadas, a nica que ilustra esse tipo de uso a frase precisa-se gentes (tipicamente popular no Brasil). Na lngua culta escrita, essa frase ganharia outra feio: precisam-se gentes ou precisa-se de gentes. A preferncia por esse uso popular se confirma pela reiterao: precisa-se nacionais e precisa-se brasileiros. A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que fotografado em cinco diferentes pontos do planeta.

QUESTO 04 Resposta: A

Trs dessas fotografias esto reproduzidas abaixo.

As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos: A) III, V e II. B) II, III e V. C) II, IV e III. D) I, II e III. E) I, II e V.

RESOLUO:

A 1 foto corresponde a um observador prximo ao eclipse total, mas ainda enxergando uma pequena poro do Sol sua esquerda; isto , corresponde ao observador III. A 2 foto corresponde a um observador prximo regio de percepo completa do Sol, com a Lua ocultando o seu lado esquerdo; isto , ao observador V. A 3 foto corresponde a um observador prximo regio de percepo completa do Sol, com a Lua ocultando o seu lado direito; isto , ao observador II.

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 05 Resposta: E

Potica, de Manuel Bandeira, quase um manifesto do movimento modernista brasileiro de 1922. No poema, o autor elabora crticas e propostas que representam o pensamento esttico predominante na poca. Potica Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionrio pblico com livro de ponto expediente protocolo e manifestaes de [apreo ao Sr. diretor. Estou farto do lirismo que pra e vai averiguar no dicionrio o cunho vernculo de um [vocbulo Abaixo os puristas ................................................................................................................................................ Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bbedos O lirismo difcil e pungente dos bbedos O lirismo dos clowns de Shakespeare No quero mais saber do lirismo que no libertao.
(BANDEIRA, Manuel. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro. Aguilar, 1974)

Com base na leitura do poema, podemos afirmar corretamente que o poeta: A) critica o lirismo louco do movimento modernista. B) critica todo e qualquer lirismo na literatura. C) prope o retorno ao lirismo do movimento clssico. D) prope o retorno ao lirismo do movimento romntico. E) prope a criao de um novo lirismo.

RESOLUO:

Depois de caracterizar e repudiar o lirismo tradicional interpretado como mecnico , Manuel Bandeira prope e ilustra o lirismo modernista, fundado na sinceridade e no espontanesmo. A esse novo lirismo, Bandeira chama libertao. Ao longo do sculo XX, a taxa de variao na populao do Brasil foi sempre positiva (crescimento). Essa taxa leva em considerao o nmero de nascimentos (N), o nmero de mortes (M), o de emigrantes (E) e o de imigrantes (I) por unidade de tempo. correto afirmar que, no sculo XX: A) M I + E + N. D) M + N E + I. B) N + I M + E. E) N M I + E. C) N + E M + I. O enunciado da questo afirma que a populao brasileira, ao longo do sculo XX, sempre teve um crescimento positivo, o que verdade devido ao fato de os fatores de incremento da populao (nascimentos e imigrao) apresentarem ndices superiores aos de decrscimo (mortalidade e emigrao). Ferreira Gullar, um dos grandes poetas brasileiros da atualidade, autor de Bicho urbano, poema sobre a sua relao com as pequenas e grandes cidades. Bicho urbano Se disser que prefiro morar em Pirapemas ou em outra qualquer pequena cidade do pas estou mentindo ainda que l se possa de manh lavar o rosto no orvalho e o po preserve aquele branco sabor de alvorada. A natureza me assusta. Com seus matos sombrios suas guas suas aves que so como aparies me assusta quase tanto quanto esse abismo de gases e de estrelas (GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: aberto sob minha cabea.
Jos Olympio Editora, 1991)

QUESTO 06 Resposta: B

RESOLUO:

QUESTO 07 Resposta: A

10

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

Embora no opte por viver numa pequena cidade, o poeta reconhece elementos de valor no cotidiano das pequenas comunidades. Para expressar a relao do homem com alguns desses elementos, ele recorre sinestesia, construo de linguagem em que se mesclam impresses sensoriais diversas. Assinale a opo em que se observa esse recurso. A) e o po preserve aquele branco / sabor de alvorada. B) ainda que l se possa de manh / lavar o rosto no orvalho C) A natureza me assusta. / Com seus matos sombrios suas guas D) suas aves que so como aparies / me assusta quase tanto quanto E) me assusta quase tanto quanto / esse abismo / de gases e de estrelas

RESOLUO: QUESTO 08 Resposta: B

A expresso branco sabor, ao associar o sentido da viso com o do paladar, promove a fuso de impresses sensoriais diversas, constituindo uma sinestesia. No processo de fabricao de po, os padeiros, aps prepararem a massa utilizando fermento biolgico, separam uma poro de massa em forma de bola e a mergulham num recipiente com gua, aguardando que ela suba, como pode ser observado, respectivamente, em I e II do esquema abaixo. Quando isso acontece, a massa est pronta para ir ao forno.

Um professor de Qumica explicaria esse procedimento da seguinte maneira: A bola de massa torna-se menos densa que o lquido e sobe. A alterao da densidade deve-se fermentao, processo que pode ser resumido pela equao C6H12O6 glicose

2 C2H5OH lcool comum

2 CO2 + gs carbnico

energia.

Considere as afirmaes abaixo. I. A fermentao dos carboidratos da massa de po ocorre de maneira espontnea e no depende da existncia de qualquer organismo vivo. II. Durante a fermentao, ocorre produo de gs carbnico, que se vai acumulando em cavidades no interior da massa, o que faz a bola subir. III. A fermentao transforma a glicose em lcool. Como o lcool tem maior densidade do que a gua, a bola de massa sobe. Dentre as afirmativas, apenas: A) I est correta. B) II est correta. C) I e II esto corretas. D) II e III esto corretas. E) III est correta.

RESOLUO:

Frase I A fermentao dos carboidratos da massa devida ao de leveduras microscpicas. Frase II De fato, o gs carbnico produzido durante a fermentao fica aprisionado no interior de pequenos alvolos na massa. Frase III O lcool menos denso que a gua. Ainda hoje, muito comum as pessoas utilizarem vasilhames de barro (moringas ou potes de cermica no esmaltada) para conservar gua a uma temperatura menor do que a do ambiente. Isso ocorre porque: A) o barro isola a gua do ambiente, mantendo-a sempre a uma temperatura menor que a dele, como se fosse isopor. B) o barro tem poder de gelar a gua pela sua composio qumica. Na reao, a gua perde calor. C) o barro poroso, permitindo que a gua passe atravs dele. Parte dessa gua evapora, tomando calor da moringa e do restante da gua, que so assim resfriadas. D) o barro poroso, permitindo que a gua se deposite na parte de fora da moringa. A gua de fora sempre est a uma temperatura maior que a de dentro. E) a moringa uma espcie de geladeira natural, liberando substncias higroscpicas que diminuem naturalmente a temperatura da gua.

QUESTO 09 Resposta: C

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

11

RESOLUO:

A gua que passa atravs do barro poroso e se encontra na superfcie externa da moringa sofre evaporao. Gotculas dgua, ao evaporarem, esfriam, pois perdem suas molculas com maior energia cintica. Em contato com a superfcie da moringa, absorvem calor, fazendo com que a moringa e a gua em seu interior mantenham-se a uma temperatura menor que a do ambiente. Somos servos da lei para podermos ser livres. Ccero O que apraz ao prncipe tem fora de lei. Ulpiano As frases acima so de dois cidados da Roma Clssica que viveram praticamente no mesmo sculo, quando ocorreu a transio da Repblica (Ccero) para o Imprio (Ulpiano). Tendo como base as sentenas acima, considere as afirmaes: I. A diferena nos significados da lei apenas aparente, uma vez que os romanos no levavam em considerao as normas jurdicas. II. Tanto na Repblica como no Imprio, a lei era o resultado de discusses entre os representantes escolhidos pelo povo romano. III. A lei republicana definia que os direitos de um cidado acabavam quando comeavam os direitos de outro cidado. IV. Existia, na poca imperial, um poder acima da legislao romana. Esto corretas, apenas: A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) II e IV. E) III e IV.

QUESTO 10 Resposta: E

RESOLUO:

Durante a crise republicana em Roma, o Senado fragilizava-se, enquanto alguns generais disputavam o controle do poder poltico sobre a cidade. Ccero, responsvel pelo ensino do Direito como cincia e destacado orador, afirmava, em defesa do Senado, que o mais terrvel dos crimes seria destruir o direito e a liberdade. J Ulpiano, um homem do Imprio, defendia o fortalecimento do imperador em detrimento do Senado. Era o fim da liberdade republicana, a qual permitia a discusso das leis. Em certa cidade, algumas de suas principais vias tm a designao radial ou perimetral, acrescentando-se ao nome da via uma referncia ao ponto cardeal correspondente. As ruas 1 e 2 esto indicadas no esquema abaixo, em que no esto explicitados os pontos cardeais.

QUESTO 11 Resposta: B

Os nomes corretos das vias 1 e 2 podem, respectivamente, ser: A) perimetral sul, radial leste. B) perimetral sul, radial oeste. C) perimetral norte, radial oeste. D) radial sul, perimetral norte. E) radial sul, perimetral oeste.

RESOLUO:

A denominao radial costuma ser aplicada s vias que partem de um ponto central da cidade, em direo periferia, enquanto a denominao perimetral costuma ser aplicada s vias que circundam o centro.

12

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

No esquema apresentado, a via de nmero 1 uma perimetral, e a nmero 2 uma radial, surgindo ento duas possibilidades:
1 POSSIBILIDADE: LESTE 2 POSSIBILIDADE: OESTE

NORTE

CENTRO

SUL

SUL

CENTRO

NORTE

2 OESTE

2 LESTE

Confrontando essas possibilidades com as alternativas apresentadas, verificamos que a nica correta a B.

QUESTO 12 Resposta: D

Em uma conversa ou leitura de um texto, corre-se o risco de atribuir um significado inadequado a um termo ou expresso, e isso pode levar a certos resultados inesperados, como se v nos quadrinhos abaixo.

(SOUZA, Maurcio de Chico Bento, Rio de Janeiro: Ed. Globo, n 335, Nov./99)

Nessa historinha, o efeito humorstico origina-se de uma situao criada pela fala da Rosinha no primeiro quadrinho, que : A) Faz uma pose bonita! D) Olha o passarinho! B) Quer tirar um retrato? E) Cuidado com o flash! C) Sua barriga est aparecendo!

RESOLUO:

Levando-se em conta o contexto, a nica frase que preenche coerentemente o quadrinho vazio, considerando-se a inteno de Rosinha (tirar uma fotografia) e a reao de Chico (afastar a cala para espiar o pnis), Olha o passarinho! A frase comumente usada para levar algum a olhar para a cmara. O termo passarinho, por sua vez, costuma ser usado como eufemismo para designar o pnis das crianas. A dupla possibilidade de significao provocou a diferena entre o sentido pretendido por Rosinha e o interpretado por Chico. O resultado da converso direta de energia solar uma das vrias formas de energia alternativa de que se dispe. O aquecimento solar obtido por uma placa escura coberta por vidro, pela qual passa um tubo contendo gua. A gua circula, conforme mostra o esquema ao lado.

QUESTO 13 Resposta: E

Fonte: Adaptado de PALZ, Wolfgang. Energia solar e fontes alternativas. Hemus, 1981.

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

13

So feitas as seguintes afirmaes quanto aos materiais utilizados no aquecedor solar: I. o reservatrio de gua quente deve ser metlico para conduzir melhor o calor. II. a cobertura de vidro tem como funo reter melhor o calor, de forma semelhante ao que ocorre em uma estufa. III. a placa utilizada escura para absorver melhor a energia radiante do Sol, aquecendo a gua com maior eficincia. Dentre as afirmaes acima, pode-se dizer que apenas est(o) correta(s): A) I. B) I e II. C) II. D) I e III. E) II e III.

RESOLUO:

(I) ERRADO Os metais so bons condutores trmicos, o que retiraria facilmente energia da massa lquida, resfriando-a. (II) CERTO O vidro impermevel a radiaes de baixa freqncia. Assim, qualquer quantidade de calor irradiada pela placa contida pelo vidro. (III) CERTO A placa escura absorve qualquer radiao luminosa, tornando mais eficiente o processo. Uma companhia de seguros levantou dados sobre os carros de determinada cidade e constatou que so roubados, em mdia, 150 carros por ano. O nmero de carros roubados da marca X o dobro do nmero de carros roubados da marca Y, e as marcas X e Y juntas respondem por cerca de 60% dos carros roubados. O nmero esperado de carros roubados da marca Y : A) 20. B) 30. C) 40. D) 50. E) 60. Sendo x a quantidade de carros roubados da marca X e y a quantidade de carros roubados da marca Y, temos, do enunciado: x = 2y (1) x + y = 0,6 150 (2) Substituindo-se (1) em (2): 2y + y = 90 y = 30 O nmero esperado de carros roubados da marca Y 30.
123

QUESTO 14 Resposta: B

RESOLUO:

QUESTO 15 Resposta: B

A tabela abaixo resume alguns dados importantes sobre os satlites de Jpiter. Distncia mdia ao centro de Jpiter (km) 421.800 670.900 1.070.000 1.880.000 Perodo orbital (dias terrestres) 1,8 3,6 7,2 16,7

Nome Io Europa Ganimedes Calisto

Dimentro (km) 3.642 3.138 5.262 4.800

Ao observar os satlites de Jpiter pela primeira vez, Galileu Galilei fez diversas anotaes e tirou importantes concluses sobre a estrutura de nosso universo. A figura abaixo reproduz uma anotao de Galileu referente a Jpiter e seus satlites.
1 2 3 4

14

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

De acordo com essa representao e com os dados da tabela, os pontos indicados por 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, a: A) Io, Europa, Ganimedes e Calisto. B) Ganimedes, Io, Europa e Calisto. C) Europa, Calisto, Ganimedes e Io. D) Calisto, Ganimedes, Io e Europa. E) Calisto, Io, Europa e Ganimedes.

RESOLUO:

Da figura, conclumos que, sendo r a distncia de cada satlite a Jpiter: r3 r1 r4 r2 Como a tabela mostra os satlites em ordem crescente de distncia a Jpiter, vem que: 2 corresponde a Io 3 corresponde a Europa 1 corresponde a Ganimedes 4 corresponde a Calisto Logo, a seqncia Ganimedes, Io, Europa e Calisto.

QUESTO 16 Resposta: A

A adaptao dos integrantes da seleo brasileira de futebol altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasio de um torneio, como pode ser lido no texto abaixo. A seleo brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolvia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputar o torneio Interamrica. A adaptao dever ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em altitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatrio.
(Adaptado da revista Placar, edio fev. 1995)

A adaptao da equipe foi necessria principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada das cidades brasileiras, apresenta: A) menor presso e menor concentrao de oxignio. B) maior presso e maior quantidade de oxignio. C) maior presso e maior concentrao de gs carbnico. D) menor presso e maior temperatura. E) maior presso e menor temperatura.

RESOLUO: Observao:

Em grandes altitudes, como em La Paz, o ar mais rarefeito e, portanto, a presso atmosfrica menor. A quantidade de oxignio disponvel tambm menor. H uma impreciso na resposta, que afirma que a concentrao de oxignio tambm diminui. Na realidade, a concentrao de oxignio no ar rarefeito a mesma que no ar ao nvel do mar, j que as propores entre os gases componentes se mantm. A energia trmica liberada em processos de fisso nuclear pode ser utilizada na gerao de vapor para produzir energia mecnica que, por sua vez, ser convertida em energia eltrica. Abaixo est representado um esquema bsico de uma usina de energia nuclear.

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

15

QUESTO 17 Resposta: D

Com relao ao impacto ambiental causado pela poluio trmica no processo de refrigerao da usina nuclear, so feitas as seguintes afirmaes: I. o aumento na temperatura reduz, na gua do rio, a quantidade de oxignio nela dissolvido, que essencial para a vida aqutica e para a decomposio da matria orgnica. II. o aumento da temperatura da gua modifica o metabolismo dos peixes. III. o aumento na temperatura da gua diminui o crescimento de bactrias e de algas, favorecendo o desenvolvimento da vegetao. Das afirmativas acima, somente est(o) correta(s): A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III.

RESOLUO:

Frase I O aumento na temperatura de um lquido diminui a solubilidade dos gases nele contidos. Frase II Sendo os peixes animais pecilotermos, a mudana na temperatura da gua afeta seu metabolismo, podendo representar, dependendo da intensidade da modificao, um impacto ambiental. Frase III O aumento da temperatura da gua favorece a proliferao de microrganismos. A partir do esquema so feitas as seguintes afirmaes: I. a energia liberada na reao usada para ferver a gua que, como vapor a alta presso, aciona a turbina. II. a turbina, que adquire uma energia cintica de rotao, acoplada mecanicamente ao gerador para produo da energia eltrica. III. a gua depois de passar pela turbina pr-aquecida no condensador e bombeada de volta ao reator. Dentre as afirmaes acima, somente est(o) correta(s): A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III.

QUESTO 18 Resposta: D

RESOLUO:

A afirmativa I verdadeira, pois, de acordo com o enunciado, a energia liberada pela fisso nuclear utilizada para se obter vapor, que aciona a turbina. A afirmativa II verdadeira, pois, de acordo com o enunciado, a energia cintica adquirida pela turbina transferida para o gerador, onde transformada em eltrica. A afirmativa III falsa. O vapor de gua na cmara de condensao liquefeito, sendo em seguida bombeado de volta ao reator. Um marceneiro deseja construir uma escada trapezoidal com 5 degraus, de forma que o mais baixo e o mais alto tenham larguras respectivamente iguais a 60 cm e a 30 cm, conforme a figura:

QUESTO 19 Resposta: D

Os degraus sero obtidos cortando-se uma pea linear de madeira cujo comprimento mnimo, em cm, deve ser: A) 144. B) 180. C) 210. D) 225. E) 240.

16

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

RESOLUO:

Do enunciado, temos a figura:


30 h x 30 x 2h 3h y 30 y 4h z z

30

15

30

15

Devemos ter:

x = 15 y = 15

h x= 4h 2h y= 4h

15 4 30 4

z 3h 45 = z= 15 4 h 4 O comprimento mnimo : 2x + 2y + 2z + 2 15 + 5 30 15 30 45 +2 +2 + 30 + 150 , 4 4 4 ou seja, 225 cm. 2

QUESTO 20 Resposta: A

O esquema abaixo mostra, em termos de potncia (energia/tempo), aproximadamente, o fluxo de energia, a partir de uma certa quantidade de combustvel vinda do tanque de gasolina, em um carro viajando com velocidade constante.

O esquema mostra que, na queima da gasolina, no motor de combusto, uma parte considervel de sua energia dissipada. Essa perda da ordem de: A) 80%. B) 70%. C) 50%. D) 30%. E) 20%.

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

17

RESOLUO:

A queima do combustvel ocorre no motor representado pelo diagrama abaixo:

dissipada = 56,8 kW

total = 71 kW til = 14,2 kW

MOTOR DE COMBUSTO

A frao dissipada de energia :


dissipada total

56, 8 = 0, 8 . 71

Portanto 80% da energia so dissipados.

QUESTO 21 Resposta: D

As sociedades modernas necessitam cada vez mais de energia. Para entender melhor a relao entre desenvolvimento e consumo de energia, procurou-se relacionar o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) de vrios pases com o consumo de energia nesses pases. O IDH um indicador social que considera a longevidade, o grau de escolaridade, o PIB (Produto Interno Bruto) per capita e o poder de compra da populao. Sua variao de 0 a 1. Valores do IDH prximos de 1 indicam melhores condies de vida. Tentando-se estabelecer uma relao entre o IDH e o consumo de energia per capita nos diversos pases, no binio 1991-1992, obteve-se o grfico abaixo, onde cada ponto isolado representa um pas, e a linha cheia, uma curva de aproximao.

Fonte: GOLDEMBERG, J. Energia, meio ambiente e desenvolvimento. So Paulo: Edusp, 1998.

Com base no grfico, correto afirmar que: A) quanto maior o consumo de energia per capita, menor o IDH. B) os pases onde o consumo de energia per capita menor que 1 TEP no apresentam bons ndices de desenvolvimento humano. C) existem pases com IDH entre 0,1 e 0,3 com consumo de energia per capita superior a 8 TEP. D) existem pases com consumo de energia per capita de 1 TEP e de 5 TEP que apresentam aproximadamente o mesmo IDH, cerca de 0,7. E) os pases com altos valores de IDH apresentam um grande consumo de energia per capita (acima de 7 TEP).

18

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

RESOLUO:

De acordo com o grfico do enunciado, a nica resposta possvel a D, pois h pases com IDH prximo de 0,7 que possuem consumo de energia per capita entre 1 TEP e 5 TEP. As alternativas A e C apresentam informaes contrrias ao que est demonstrado, pois, quanto maior o consumo de energia, maior o IDH, e nenhum dos pases representados tem consumo de energia per capita superior a 8 TEP com IDH entre 0,1 e 0,3. Nas alternativas B e E, a incorreo est na generalizao, pois encontramos pases com consumo de energia per capita menor que 1 TEP e com elevados ndices de IDH, assim como pases com altos valores de IDH e pequeno consumo de energia. O grfico abaixo representa o fluxo (quantidade de gua em movimento) de um rio, em trs regies distintas, aps certo tempo de chuva.

QUESTO 22 Resposta: A

Comparando-se, nas trs regies, a interceptao da gua da chuva pela cobertura vegetal, correto afirmar que tal interceptao: A) maior no ambiente natural preservado. B) independe da densidade e do tipo de vegetao. C) menor nas regies de florestas. D) aumenta quando aumenta o grau de interveno humana. E) diminui medida que aumenta a densidade da vegetao.

RESOLUO: QUESTO 23 Resposta: D

A observao do grfico mostra que, na floresta natural, o fluxo fluvial aps a chuva menor do que nos outros ambientes e, conseqentemente, a interceptao da gua maior. No ciclo da gua, usado para produzir eletricidade, a gua de lagos e oceanos, irradiada pelo Sol, evapora-se dando origem a nuvens e se precipita como chuva. ento represada, corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando geradores. A eletricidade produzida transmitida atravs de cabos e fios e utilizada em motores e outros aparelhos eltricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado na gerao de energia eltrica, constri-se uma barragem para represar a gua. Entre os possveis impactos ambientais causados por essa construo, devem ser destacados: A) aumento do nvel dos oceanos e chuva cida. B) chuva cida e efeito estufa. C) alagamentos e intensificao do efeito estufa. D) alagamentos e desequilbrio da fauna e da flora. E) alterao do curso natural dos rios e poluio atmosfrica. A construo de represas acarreta alagamento de amplas extenses de terra, com prejuzo fauna e flora da regio. Casa que no entra sol, entra mdico. Esse antigo ditado refora a importncia de, ao construirmos casas, darmos orientaes adequadas aos dormitrios, de forma a garantir o mximo conforto trmico e salubridade. Assim, confrontando casas construdas em Lisboa (ao norte do Trpico de Cncer) e em Curitiba (ao sul do Trpico de Capricrnio), para garantir a necessria luz do sol, as janelas dos quartos no devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais: A) norte/sul. B) sul/norte. C) leste/oeste. D) oeste/leste. E) oeste/oeste.

RESOLUO: QUESTO 24 Resposta: A

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

19

RESOLUO:

Levando em conta a localizao das duas cidades, temos a seguinte explicao: tanto em Lisboa quanto em Curitiba, o ideal que as janelas dos dormitrios se voltem para o plano dos trpicos opostos. Isso significa que em Lisboa, que est ao norte do Trpico de Cncer, as janelas dos dormitrios no devem ser voltadas para o norte. Da mesma forma, na cidade de Curitiba, que est ao sul do Trpico de Capricrnio, as janelas dos dormitrios no devem voltar-se para o sul. Joo deseja comprar um carro cujo preo vista, com todos os descontos possveis, de R$21.000,00, e esse valor no ser reajustado nos prximos meses. Ele tem R$20.000,00, que podem ser aplicados a uma taxa de juros compostos de 2% ao ms, e escolhe deixar todo seu dinheiro aplicado at que o montante atinja o valor do carro. Para ter o carro, Joo dever esperar: A) dois meses, e ter a quantia exata. B) trs meses, e ter a quantia exata. C) trs meses, e ainda sobraro, aproximadamente, R$ 225,00. D) quatro meses, e ter a quantia exata. E) quatro meses, e ainda sobraro, aproximadamente, R$ 430,00. O montante aps n meses : Mn = 20.000 (1,02)n Assim, aps 3 meses: M3 = 20.000 (1,02)3 = 21.224,16. Portanto Joo dever esperar trs meses, e ainda lhe sobraro, aproximadamente, R$ 225,00.

QUESTO 25 Resposta: C

RESOLUO:

QUESTO 26 Resposta: C

A tabela abaixo apresenta algumas das principais causas de mortes no Brasil, distribudas por regio. Taxa por 10.000 habitantes Brasil Regio Regio Regio Regio Regio K X W Y Z Causas mal definidas Causas externas Neoplasias (cnceres) Doenas respiratrias 9 7 6 6 5 8 5 4 15 5 3 3 8 5 3 2 6 7 9 8 6 9 9 7

Fonte: Ministrio da Sade, 1996

So conhecidas ainda as seguintes informaes sobre as causas de bitos: A dificuldade na obteno de informaes, a falta de notificao e o acesso precrio aos servios de sade so fatores relevantes na contabilizao dos bitos por causas mal definidas. O aumento da esperana de vida faz com que haja cada vez mais pessoas com maiores chances de desenvolver algum tipo de cncer. As mortes por doenas do aparelho respiratrio esto estreitamente associadas poluio nos grandes centros urbanos. Os acidentes de trnsito e os assassinatos representam a quase totalidade das mortes por causas externas. A regio Norte a nica que apresenta todas as taxas por 10.000 habitantes abaixo da taxa mdia brasileira. Levando em considerao essas informaes e o panorama social, econmico e ambiental do Brasil, pode-se concluir que as regies K, X, W, Y e Z da tabela indicam, respectivamente, as regies A) Sul, Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. B) Centro-Oeste, Sudeste, Norte, Nordeste e Sul. C) Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. D) Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. E) Norte, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul.

RESOLUO:

Chega-se alternativa C, considerando-se que, conforme a tabela, a Regio Norte a nica que apresenta todas as taxas indicadas abaixo da mdia brasileira. Conclui-se ento que a Regio Norte a regio W, o que elimina de imediato as alternativas A, D e E. J o fato de que a regio Z possui um ndice maior de mortes por neoplasias e um grande nmero por doenas respiratrias leva-nos a concluir que se trata da Regio Sudeste, eliminando a alternativa B.

20

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 27 Resposta: A

O grfico abaixo representa a evoluo da quantidade de oxignio na atmosfera no curso dos tempos geolgicos. O nmero 100 sugere a quantidade atual de oxignio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.

De acordo com o grfico correto afirmar que: A) as primeiras formas de vida surgiram na ausncia de O2. B) a atmosfera primitiva apresentava 1 % de teor de oxignio. C) aps o incio da fotossntese, o teor de oxignio na atmosfera mantm-se estvel. D) desde o Pr-cambriano, a atmosfera mantm os mesmos nveis de teor de oxignio. E) na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfbios, o teor de oxignio atmosfrico j se havia estabilizado.

RESOLUO: QUESTO 28 Resposta: A

O grfico mostra que, h 3,1 bilhes de anos, quando surgiu a vida na Terra, no havia oxignio na atmosfera. Os fluxos migratrios humanos, representados nos mapas abaixo, mais do que um deslocamento espacial podem significar uma mudana de condio social.
Dcadas de 50 e de 60 Dcadas de 60 e de 70 Dcadas de 70 e de 80

Fonte: Adaptado de SANTOS, Regina Bega. Migraes no Brasil. So Paulo: Scipione, 1994.

Analisando-se os mapas, pode-se afirmar que essa mudana ocorreu com: A) trabalhadores rurais nordestinos, que migraram para So Paulo nas dcadas de 50 e de 60, transformando-se em operrios do setor industrial. B) agricultores sulistas, que migraram para o centro-oeste na dcada de 60, transformando-se em empresrios da minerao. C) trabalhadores rurais nordestinos, que migraram para a Amaznia na dcada de 60, transformando-se em grandes proprietrios de terras. D) moradores das periferias das grandes cidades, que migraram para o interior do pas na dcada de 70 atrados pelas oportunidades de emprego nas reservas extrativistas. E) pequenos proprietrios rurais nordestinos que, na dcada de 70, migraram para So Paulo para trabalhar como bias-frias na colheita de caf.

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

21

RESOLUO:

A alternativa que melhor expressa as mudanas analisadas nos mapas a A, pois o Sudeste brasileiro, com a industrializao que nele se implantava, transformou-se em rea de atrao populacional. Para l se deslocaram milhares de pessoas em busca de emprego e melhores condies de vida a populao cresceu 35,8% entre 1950 e 1960. O grosso desses migrantes saiu do Nordeste, a principal rea de repulso populacional do perodo. Os chamados paus-de-arara caminhes com bancos de madeira improvisados e cobertos com lona, sem o mnimo de conforto e segurana foram largamente utilizados. A viagem durava dias e impunha um sofrimento sem limites, pois esses migrantes no sabiam ao certo o que os esperava no ponto da chegada. Sabiam, sim, que sua prpria regio de nascimento lhes tinha negado uma vida digna. A estagnao econmica secular, a extrema concentrao da propriedade da terra, a concentrao da riqueza nas mos de poucos, o coronelismo, os mandonismos locais e o regional, o monoplio da vida poltica e econmica exercido por famlias jogavam para segundo plano os interesses reais da populao. Esses nordestinos desprovidos fixaram-se principalmente nas cidades de So Paulo, Rio de Janeiro e seus arredores. Formavam um estoque de mo-de-obra barata, atendendo, assim, aos anseios capitalistas de progresso. As indstrias se instalavam, o comrcio se multiplicava, os servios se expandiam, e a construo civil explodia na edificao de arranha-cus. Havia assim a necessidade crescente de mo-de-obra, mesmo que no fosse qualificada ou especializada. O texto abaixo foi extrado de uma crnica de Machado de Assis e refere-se ao trabalho de um escravo. Um dia comeou a guerra do Paraguai e durou cinco anos, Joo repicava e dobrava, dobrava e repicava pelos mortos e pelas vitrias. Quando se decretou o ventre livre dos escravos, Joo que repicou. Quando se fez a abolio completa, quem repicou foi Joo. Um dia proclamou-se a Repblica. Joo repicou por ela, repicaria pelo Imprio, se o Imprio retornasse.
(MACHADO, Assis de. Crnica sobre a morte do escravo Joo, 1897)

QUESTO 29 Resposta: D

A leitura do texto permite afirmar que o sineiro Joo: A) por ser escravo tocava os sinos, s escondidas, quando ocorriam fatos ligados Abolio. B) no poderia tocar os sinos pelo retorno do Imprio, visto que era escravo. C) tocou os sinos pela Repblica, proclamada pelos abolicionistas que vieram libert-lo. D) tocava os sinos quando ocorriam fatos marcantes porque era costume faz-lo. E) tocou os sinos pelo retorno do Imprio, comemorando a volta da Princesa Isabel.

RESOLUO:

Como se observa no texto, o sino foi tocado por ocasio de vrios fatos marcantes da Histria brasileira, como: a guerra do Paraguai; a decretao da Lei do Ventre Livre; a abolio da escravatura; a proclamao da Repblica. Isso permite inferir que era costume tocar sinos nessas situaes.

QUESTO 30 Resposta: D

Uma garrafa de vidro e uma lata de alumnio, cada uma contendo 330mL de refrigerante, so mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo perodo de tempo. Ao retir-las do refrigerador com as mos desprotegidas, tem-se a sensao de que a lata est mais fria que a garrafa. correto afirmar que: A) a lata est realmente mais fria, pois a capacidade calorfica da garrrafa maior que a da lata. B) a lata est de fato menos fria que a garrafa, pois o vidro possui condutividade menor que o alumnio. C) a garrafa e a lata esto mesma temperatura, possuem a mesma condutividade trmica, e a sensao deve-se diferena nos calores especficos. D) a garrafa e a lata esto mesma temperatura, e a sensao devida ao fato de a condutividade trmica do alumnio ser maior que a do vidro. E) a garrafa e a lata esto mesma temperatura, e a sensao devida ao fato de a condutividade trmica do vidro ser maior que a do alumnio. Ao tocarmos a garrafa e a lata, perdemos energia na forma de calor para ambas. Sendo o alumnio melhor condutor de calor que o vidro, nele o calor transferido mais rapidamente, o que provoca uma maior sensao de frio.

RESOLUO:

22

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 31 Resposta: D

Em 1999, o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento elaborou o Relatrio do Desenvolvimento Humano, do qual foi extrado o trecho abaixo. Nos ltimos anos da dcada de 90, o quinto da populao mundial que vive nos pases de renda mais elevada tinha: 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 82% das exportaes mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 74% das linhas telefnicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; 93,3% das conexes com a Internet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%. A distncia da renda do quinto da populao mundial que vive nos pases mais pobres que era de 30 para 1, em 1960 passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997. De acordo com esse trecho do relatrio, cenrio do desenvolvimento humano mundial, nas ltimas dcadas, foi caracterizado pela: A) diminuio da disparidade entre as naes. B) diminuio da marginalizaco de pases pobres. C) incluso progressiva de pases no sistema produtivo. D) crescente concentrao de renda, recursos e riqueza. E) distribuico eqitativa dos resultados das inovaes tecnolgicas.

RESOLUO:

Todos os dados apresentados revelam uma impressionante concentrao de renda, recursos e riqueza. O aumento das disparidades socioeconmicas apontadas pelo relatrio decorre, em grande parte, da prioridade dada pelas empresas transnacionais aos maiores mercados, concentrados obviamente nos pases ricos. Assim sendo, os mais pobres deixam de ser atraentes para a aplicao dos investimentos dessas empresas (em novas tecnologias, por exemplo). Conseqentemente, esses pases tendem a registrar menor produtividade, o que pode ser comprovado por sua pequena participao 1% na composio do PIB mundial. O autor do texto abaixo critica, ainda que em linguagem metafrica, a sociedade contempornea em relao aos seus hbitos alimentares. Vocs que tm mais de 15 anos, se lembram quando a gente comprava leite em garrafa, na leiteria da esquina? () Mas vocs no se lembram de nada, p! Vai ver nem sabem o que vaca. Nem o que leite. Estou falando isso porque agora mesmo peguei um pacote de leite leite em pacote, imagina, Tereza! na porta dos fundos e estava escrito que pasterizado, ou pasteurizado, sei l, tem vitamina, garantido pela embromatologia, foi enriquecido e o escambau. Ser que isso mesmo leite? No dicionrio diz que leite outra coisa: Lquido branco, contendo gua, protena, acar e sais minerais. Um alimento pra ningum botar defeito. O ser humano o usa h mais de 5.000 anos. o nico alimento s alimento. A carne serve pro animal andar, a fruta serve pra fazer outra fruta, o ovo serve pra fazer outra galinha () O leite s leite. Ou toma ou bota fora. Esse aqui examinando bem, s pra botar fora. Tem chumbo, tem benzina, tem mais gua do que leite, tem serragem, sou capaz de jurar que nem vaca tem por trs desse negcio. Depois o pessoal ainda acha estranho que os meninos no gostem de leite. Mas, como no gostam? No gostam como? Nunca tomaram! M!
(FERNANDES, Millr. O Estado de S. Paulo, 22 de agosto de 1999)

QUESTO 32 Resposta: C

A crtica do autor dirigida: A) ao desconhecimento, pelas novas geraes, da importncia do gado leiteiro para a economia nacional. B) diminuio da produo de leite aps o desenvolvimento de tecnologias que tm substitudo os produtos naturais por produtos artificiais. C) artificializao abusiva de alimentos tradicionais, com perda de critrio para julgar sua qualidade e sabor. D) permanncia de hbitos alimentares a partir da revoluo agrcola e da domesticao de animais iniciada h 5.000 anos. E) importncia dada ao pacote de leite para a conservao de um produto perecvel e que necessita de aperfeioamento tecnolgico. O texto critica claramente a artificializao exagerada dos alimentos nos dias de hoje.
ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

RESOLUO:

23

QUESTO 33 Resposta: B

A palavra embromatologia usada pelo autor : A) um termo cientfico que significa estudo dos bromatos. B) uma composio do termo de gria embromao (enganao) com bromatologia, que o estudo dos alimentos. C) uma juno do termo de gria embromao (enganao) com lactologia, que o estudo das embalagens para leite. D) um neologismo da qumica orgnica que significa a tcnica de retirar bromatos dos laticnios. E) uma corruptela de termo da agropecuria que significa a ordenha mecnica. O autor se valeu, nessa questo, de um processo de composio de palavras, comum no idioma, com que ironiza o processo de industrializao do leite. Essa questo exigia do candidato, assim, o conhecimento do termo de gria embromar e da palavra bromatologia, que significa estudo dos alimentos. O grfico abaixo refere-se s variaes das concentraes de poluentes na atmosfera, no decorrer de um dia til, em um grande centro urbano.

RESOLUO:

QUESTO 34 Resposta: A

Adaptado de NOVAIS, Vera. Oznio: aliado ou inimigo. So Paulo: Scipione, 1998)

As seguintes explicaes foram dadas para essas variaes: I. A concentrao de NO diminui, e a de NO2 aumenta em razo da converso de NO em NO2. II. A concentrao de monxido de carbono no ar est ligada maior ou menor intensidade de trfego. III. Os veculos emitem xidos de nitrognio apenas nos horrios de pico de trfego do perodo da manh. IV. Nos horrios de maior insolao, parte do oznio da estratosfera difunde-se para camadas mais baixas da atmosfera. Dessas explicaes, so plausveis somente: A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) II e IV. E) III e IV.

RESOLUO:

A explicao I plausvel e pode ser justificada pela reao: 2 NO(g) + O2(g) 2 NO2(g) A explicao II tambm observada no grfico, que mostra picos de concentrao de CO nos horrios de maior intensidade de trfego e pequenas concentraes de CO nos horrios de menor intensidade de trfego. Esse fato justificado pela combusto incompleta de combustveis nos veculos automotores. A explicao III no est correta porque os xidos de nitrognio so produzidos com as altas temperaturas das combustes dos motores, independentemente da quantidade de carros e do horrio. A explicao IV est incorreta porque o poluente oznio no proveniente da estratosfera, mas sim do smog fotoqumico, cujo modelo pode ser representado pelas equaes: luz Em presena NO2 NO + [O]
123

de luz

[O] + O2 O3

QUESTO 35 Resposta: C

Os textos abaixo relacionam-se a momentos distintos da nossa histria. A integrao regional um instrumento fundamental para que um nmero cada vez maior de pases possa melhorar a sua insero num mundo globalizado, j que eleva o seu nvel de competitividade, aumenta as trocas comerciais, permite o aumento da produtividade, cria condies para um maior crescimento econmico e favorece o aprofundamento dos processos democrticos.

24

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

A integrao regional e a globalizao surgem assim como processos complementares e vantajosos.


(Declarao de Porto, VIII Cimeira Ibero-Americana, Porto, Portugal, 17 e 18 de outubro de 1998)

Um considervel nmero de mercadorias passou a ser produzido no Brasil, substituindo o que no era possvel ou era muito caro importar. Foi assim que a crise econmica mundial e o encarecimento das importaes levaram o governo Vargas a criar as bases para o crescimento industrial brasileiro.
(POMAR, Wladimir. Era Vargas a modernizao conservadora)

correto afirmar que as polticas econmicas mencionadas nos textos so: A) opostas, pois, no primeiro texto, o centro das preocupaes so as exportaes e, no segundo, as importaes. B) semelhantes, uma vez que ambos demonstram uma tendncia protecionista. C) diferentes, porque, para o primeiro texto, a questo central a integrao regional e, para o segundo, a poltica de substituio de importaes. D) semelhantes, porque consideram a integrao regional necessria ao desenvolvimento econmico. E) opostas, pois, para o primeiro texto, a globalizao impede o aprofundamento democrtico e, para o segundo, a globalizao geradora da crise econmica.

RESOLUO:

Uma leitura atenta dos dois textos leva a assinalar como resposta, sem qualquer sombra de dvida, a alternativa C, que resume perfeitamente as diferenas entre os contextos histricos a que eles se referem: o processo globalizante da dcada de 1990 e o perodo imediatamente posterior crise de 1929. O esquema abaixo representa os diversos meios em que se alimentam aves, de diferentes espcies, que fazem ninho na mesma regio.

QUESTO 36 Resposta: E

Com base no esquema, uma classe de alunos procurou identificar a possvel existncia de competio alimentar entre essas aves e concluiu que: A) no h competio entre os quatro tipos de aves porque nem todas elas se alimentam nos mesmos locais. B) no h competio apenas entre as aves dos tipos 1, 2 e 4 porque retiram alimentos de locais exclusivos. C) h competio porque a ave do tipo 3 se alimenta em todos os lugares e, portanto, compete com todas as demais. D) h competio apenas entre as aves 2 e 4 porque retiram grande quantidade de alimentos de um mesmo local. E) no se pode afirmar se h competio entre as aves que se alimentam em uma mesma regio sem conhecer os tipos de alimento que consomem.

RESOLUO:

O fato de diferentes espcies de aves se alimentarem nos mesmos locais, como mostra o grfico, no implica necessariamente competio, j que o tipo de alimento consumido em determinado local por duas espcies pode ser diferente.

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

25

O ferro pode ser obtido a partir da hematita, minrio rico em xido de ferro, pela reao com carvo e oxignio. A tabela a seguir apresenta dados da anlise de minrio de ferro (hematita) obtido de vrias regies da Serra de Carajs.
*

Minrio da regio 1 2 3

Teor de enxofre (S)/% em massa 0,019 0,020 0,003

Teor de ferro (Fe) /% em massa 63,5 68,1 67,6

Teor de slica (SIO2)/% em massa 0,97 0,47 0,61

Fonte: ABREU, S. F. Recursos minerais do Brasil, vol. 2. So Paulo: Edusp, 1973

QUESTO 37 Resposta: C

No processo de produo do ferro, dependendo do minrio utilizado, forma-se mais ou menos SO2, um gs que contribui para o aumento da acidez da chuva. Considerando esse impacto ambiental e a quantidade de ferro produzida, pode-se afirmar que seria mais conveniente o processamento do minrio da(s) regio(es): A) 1, apenas. B) 2, apenas. C) 3, apenas. D) 1 e 3, apenas. E) 2 e 3, apenas. De acordo com a tabela:
*

RESOLUO:

Minrio da regio 1 2 3

Teor de enxofre (S)/% em massa 0,019 0,020 0,003

Teor de ferro (Fe)/% em massa 63,5 68,1 67,6

podemos perceber que: o teor de ferro dos minrios das regies 2 e 3 aproximadamente igual; o teor de enxofre do minrio da regio 3 muito menor que o das outra regies, o que significa uma produo muito menor de SO2. Assim, considerando-se a quantidade de ferro produzida e o impacto ambiental, seria mais conveniente usar o minrio da regio 3.

QUESTO 38 Resposta: B

No processo de produo do ferro, a slica removida do minrio por reao com calcrio (CaCO3). Sabe-se, teoricamente (clculo estequiomtrico), que so necessrios 100 g de calcrio para reagir com 60 g de slica. Dessa forma, pode-se prever que, para a remoo de toda a slica presente em 200 toneladas do minrio na regio 1, a massa de calcrio necessria , aproximadamente, em toneladas, igual a: A) 1,9. B) 3,2. C) 5,1. D) 6,4. E) 8,0. Na regio 1: 0,97% de SiO2 100 ton minrio 0,97 ton SiO2 200 ton minrio m m= 200 ton minrio 0, 97 ton SiO2 = 1, 94 ton SiO2 100 ton minrio

RESOLUO:

De acordo com a proporo fornecida: 100 g CaCO3 reagem com 60 g SiO2

26

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

Ento: 100 ton CaCO3 60 ton SiO2 x x=

1,94 ton SiO2

100 ton CaCO3 1, 94 ton SiO2 = 3, 23 ton CaCO3 60 ton SiO2

Uma vez que o enunciado pede a massa de calcrio aproximadamente, a melhor resposta a alternativa B. Um apostador tem trs opes para participar de certa modalidade de jogo, que consiste no sorteio aleatrio de um nmero dentre dez. 1 opo: comprar trs nmeros para um nico sorteio. 2 opo: comprar dois nmeros para um sorteio e um nmero para um segundo sorteio. 3 opo: comprar um nmero para cada sorteio, num total de trs sorteios.

QUESTO 39 Resposta: E

Se X, Y, Z representam as probabilidades de o apostador ganhar algum prmio, escolhendo, respectivamente, a 1, a 2 ou a 3 opes, correto afirmar que: A) X Y Z. B) X = Y = Z. C) X Y = Z. D) X = Y Z. E) X Y Z. = 30% 10 A probabilidade de ganhar algum prmio igual a 1 menos a probabilidade de no ganhar. Assim: Y = 1 Z= 1 8 10 9 9 10 9 28 100 9 = X= 3

RESOLUO:

= 28% 271 1000 = 27,1%

10 10 10 Logo, X Y Z.

QUESTO 40 Resposta: C

Escolhendo a 2 opo, a probabilidade de o apostador no ganhar em qualquer dos sorteios igual a: A) 90%. B) 81%. C) 72%. D) 70%. E) 65%. 8 9 72 = = 72 % 10 10 100 Um boato tem um pblico-alvo e alastra-se com determinada rapidez. Em geral, essa rapidez diretamente proporcional ao nmero de pessoas desse pblico que conhecem o boato e diretamente proporcional tambm ao nmero de pessoas que no o conhecem. Em outras palavras, sendo R a rapidez de propagao, P o pblico-alvo e x o nmero de pessoas que conhecem o boato, tem-se: R(x) = k x (P x), onde k uma constante positiva caracterstica do boato.

RESOLUO:

QUESTO 41 Resposta: E

O grfico cartesiano que melhor representa a funo R(x), para x real, : A) B)

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

27

C)

D)

E)

RESOLUO:

Da expresso matemtica dada no enunciado, temos: R(x) = kx (P x) R(x) = kx2 + kPx Como k 0, R(x) representada por um arco de parbola com a concavidade voltada para baixo. Logo a alternativa correta E.

QUESTO 42 Resposta: B

Considerando o modelo anteriormente descrito, se o pblico-alvo de 44.000 pessoas, ento a mxima rapidez de propagao ocorrer quando o boato for conhecido por um nmero de pessoas igual a: A) 11.000. D) 38.000. B) 22.000. E) 44.000. C) 33.000. Da questo 41: R(x) = kx(44000 x) R(x) = kx2 + 44000kx O nmero de pessoas para a qual a rapidez de propagao mxima dada por: x= (44000k) 2(k) A rapidez ser mxima quando o boato for conhecido por 22.000 pessoas. = 22000.

QUESTO 43 Resposta: A

Uma empresa de transporte armazena seu combustvel em um reservatrio cilndrico enterrado horizontalmente. Seu contedo medido com uma vara graduada em vinte intervalos, de modo que a distncia entre duas graduaes consecutivas representa sempre o mesmo volume.

A ilustrao que melhor representa a distribuio das graduaes na vara :

A)

B)

C)

D)

E)

28

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

RESOLUO:

Tomando-se o centro do crculo como referncia, as distncias entre as graduaes aumentam, conforme enunciado. Ainda: essas graduaes so simtricas em relao ao dimetro horizontal desse crculo. Nestas condies a alternativa correta A. Em uma empresa, existe um galpo que precisa ser dividido em trs depsitos e um hall de entrada de 20 m2, conforme a figura abaixo. Os depsitos I, II e III sero construdos para o armazenamento de, respectivamente, 90, 60 e 120 fardos de igual volume, e suas reas devem ser proporcionais a essas capacidades.

QUESTO 44 Resposta: D

A largura do depsito III deve ser, em metros, igual a: A) 1. B) 2. C) 3. D) 4. E) 5.

RESOLUO:

A soma das reas de I, II e III (10 11) 20, ou seja, 90 m2. Como as reas I, II e III so respectivamente proporcionais a 90, 60 e 120, temos que:
144424443

AI = 90 k AII = 60 k AIII = 120 k

AI A A = II = III = k 90 60 120

Ento: 90 k + 60 k + 120 k = 90 1 270 k = 90 k = 3 Logo, AIII = 120 1 = 40. 3

Sendo l a largura pedida, devemos ter: l 10 = 40 l = 4

QUESTO 45 Resposta: C

O continente africano h muito tempo desafia os gelogos porque toda a sua metade meridional, a que fica ao sul, ergue-se a mais de 1.000 metros sobre o nvel do mar. (...) Uma equipe de pesquisadores apresentou uma soluo desse desafio sugerindo a existncia de um esguicho de lava subterrnea empurrando o planalto africano de baixo para cima.
(Adaptado de Revista Superinteressante. So Paulo: Abril, novembro de 1998, p. 12)

Considerando a formao do relevo terrestre, correto afirmar, com base no texto, que a soluo proposta : A) improvvel, porque as formas do relevo terrestre no se modificam h milhes de anos. B) pouco fundamentada, pois as foras externas, como as chuvas e o vento, so as principais responsveis pelas formas de relevo. C) plausvel, pois as formas de relevo resultam da ao de foras internas e externas, sendo importante avaliar os movimentos mais profundos no interior da Terra. D) plausvel, pois a mesma justificativa foi comprovada nas demais regies da frica. E) injustificvel, porque os movimentos mais profundos no interior da Terra no interferem nos acidentes geogrficos que aparecem na sua superfcie.
ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

29

RESOLUO:

A questo aborda as causas formadoras do relevo terrestre, determinadas pela ao de foras internas. Elas se originam da movimentao do material magmtico que se encontra no interior da crosta terrestre, ocasionando dois movimentos: orogenticos, formadores de grandes cadeias de montanhas; epirogenticos, causadores do soerguimento dos continentes. Temos ainda a ao das foras externas, os agentes do intemperismo, tais como as chuvas, os ventos, os rios, dentre outros, que determinam a eroso e a sedimentao, esculpindo o relevo terrestre. Em muitos jornais, encontramos charges, quadrinhos, ilustraes, inspirados nos fatos noticiados. Veja um exemplo:

QUESTO 46 Resposta: B

Jornal do Commercio, 22/8/93

O texto que se refere a uma situao semelhante que inspirou a charge : A) Descansem o meu leito solitrio Na floresta dos homens esquecida, sombra de uma cruz, e escrevam nela Foi poeta sonhou e amou na vida.
(AZEVEDO, lvares de. Poesias escolhidas. Rio de Janeiro/Braslia: Jos Aguilar/INL, 1971)

B) Essa cova em que ests Com palmos medida, a conta menor que tiraste em vida. de bom tamanho, Nem largo nem fundo, a parte que te cabe deste latifndio.
(MELO NETO, Joo Cabral de. Morte e Vida Severina e outros poemas em voz alta. Rio de Janeiro: Sabi, 1967)

C) Medir a medida mede A terra, medo do homem, a lavra; lavra duro campo, muito cerco, vria vrzea.
(CHAMIE, Mrio. Sbado na hora de escutas. So Paulo: Summums, 1978)

D) Vou contar para vocs um caso que sucedeu na Paraba do Norte com um homem que se chamava Pedro Joo Boa-Morte, lavrador de Chapadinha: talvez tenha morte boa porque vida ele no tinha.
(GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1983)

E) Trago-te flores, restos arrancados Da terra que nos viu passar E ora mortos nos deixa e separados.
(ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1986)

RESOLUO:

A charge do Jornal do Commercio aproxima-se do trecho de Morte e Vida Severina reproduzido na alternativa. Ambos recorrem ironia para revelar a injusta distribuio da terra no Brasil. Na charge, as covas figurativizam a terra demarcada para as populaes indgenas brasileiras. J no fragmento do poema de Joo Cabral de Melo Neto, a cova apresentada como a parte que () cabe / deste latifndio ao trabalhador rural nordestino.

30

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 47 Resposta: B

Um dos grandes problemas das regies urbanas o acmulo de lixo slido e sua disposio. H vrios processos para a disposio do lixo, dentre eles o aterro sanitrio, o depsito a cu aberto e a incinerao. Cada um deles apresenta vantagens e desvantagens. Considere as seguintes vantagens de mtodos de disposio do lixo: I. diminuio do contato humano direto com o lixo; II. produo de adubo para agricultura; III. baixo custo operacional do processo; IV. reduo do volume de lixo. A relao correta entre cada um dos processos para a disposio do lixo e as vantagens apontadas : Aterro sanitrio A) B) C) D) E) I I II II III Depsito a cu aberto II III IV I II Incinerao I IV I IV I

RESOLUO:

O aterro sanitrio permite a reduo do contato humano direto com o lixo. Depsitos a cu aberto so os de mais baixo custo operacional. Por fim, a incinerao possibilita a reduo do volume de lixo. No Brasil, mais de 66 milhes de pessoas beneficiam-se hoje do abastecimento de gua fluoretada, medida que vem reduzindo, em cerca de 50%, a incidncia de cries. Ocorre, entretanto, que profissionais da sade muitas vezes prescrevem flor oral ou complexos vitamnicos com flor para crianas ou gestantes, levando ingesto exagerada da substncia. O mesmo ocorre com o uso abusivo de algumas marcas de gua mineral que contm flor. O excesso de flor fluorose nos dentes pode ocasionar desde efeitos estticos at defeitos estruturais graves. Foram registrados casos de fluorose tanto em cidades com gua fluoretada pelos poderes pblicos como em outras, abastecidas por lenis freticos que naturalmente contm flor.
(Adaptado da Revista da Associao Paulista de Cirurgies Dentistas APCD. vol. 53, n 1, jan./fev. 1999)

Com base nesse texto, so feitas as afirmaes abaixo. I. A fluoretao da gua importante para a manuteno do esmalte dentrio, porm no pode ser excessiva. II. Os lenis freticos citados contm compostos de flor, em concentraes superiores s existentes na gua tratada. III. As pessoas que adquiriram fluorose podem ter utilizado outras fontes de flor alm da gua de abastecimento pblico, como, por exemplo, cremes dentais e vitaminas com flor.

QUESTO 48 Resposta: D

Pode-se afirmar que, apenas: A) I correta. B) II correta. C) III correta. D) I e III so corretas. E) II e III so corretas. I O fluoreto acrescido gua, reconhecidamente, diminui a ocorrncia de cries. II No h dados que sustentem a afirmao de que a concentrao de flor nos lenis freticos citados maior do que na gua tratada. III De fato, pode ter havido, em pessoas com fluorose, a ingesto de flor adicional presente em certos cremes dentais e algumas vitaminas. Determinada Estao trata cerca de 30.000 litros de gua por segundo. Para evitar riscos de fluorose, a concentrao mxima de fluoretos nessa gua no deve exceder a cerca de 1,5 miligrama por litro de gua.

RESOLUO:

QUESTO 49 Resposta: E

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

31

A quantidade mxima dessa espcie qumica que pode ser utilizada com segurana, no volume de gua tratada em uma hora, nessa Estao, : A) 1,5 kg. B) 4,5 kg. C) 96 kg. D) 124 kg. E) 162 kg.

RESOLUO:

Na concentrao mxima de fluoretos (F) Temos, a cada segundo: 1,5 mg F 1 L x 30 103 L x = 45 103 mg F ou 45 g F a cada 1 s. Ento, em uma hora (3.600 s): 45 g F 1 s x 3.600 s x = 162.000 g F ou 162 kg F

QUESTO 50 Resposta: A

O esquema ilustra o processo de obteno do lcool etlico a partir da cana-de-acar.


Acar escuro Refinao Acar comum (sacarose) Etanol (70 litros)

Garapa

Concentrao e cristalizao

Mosto fermentado

Destilao

Cana-de-acar (1 tonelada)

Triturao Melao Fermentao (250 kg) Bagao (250 kg) leo fsel e resduo

Vinhoto (910 litros)

Em 1996, foram produzidos no Brasil 12 bilhes de litros de lcool. A quantidade de cana-de-acar, em toneladas, que teve de ser colhida para esse fim foi aproximadamente A) 1,7 B) 1,2 C) 1,7 D) 1,2 E) 7,0

108. 109. 109. 1010. 1010.

RESOLUO:

De acordo com o esquema, temos: 1 ton de cana 70 L de etanol x 12 109 L de etanol = 0, 17 109 ton de cana 70 L x = 1,7 108 ton de cana x= 1 ton 12 109 L

QUESTO 51 Resposta: E

Para compreender o processo de explorao e o consumo dos recursos petrolferos, fundamental conhecer a gnese e o processo de formao do petrleo descritos no texto abaixo. O petrleo um combustvel fssil, originado provavelmente de restos de vida aqutica acumulados no fundo dos oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a presso do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram esses restos em massas viscosas de colorao negra denominadas jazidas de petrleo.
(Adaptado de TUNDISI. Usos de energia. So Paulo: Atual Editora, 1991)

32

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

As informaes do texto permitem afirmar que: A) o petrleo um recurso energtico renovvel a curto prazo, em razo de sua constante formao geolgica. B) a explorao de petrleo realizada apenas em reas marinhas. C) a extrao e o aproveitamento do petrleo so atividades no poluentes dada sua origem natural. D) o petrleo um recurso energtico distribudo homogeneamente, em todas as regies, independentemente da sua origem. E) o petrleo um recurso no renovvel a curto prazo, explorado em reas continentais de origem marinha ou em reas submarinas.

RESOLUO:

Elemento energtico oriundo da decomposio parcial de organismos, o petrleo geralmente encontrado em reas continentais de origem marinha ou em trechos submarinos. Ele continua a ser o combustvel fssil mais utilizado no mundo. Seu uso proporcionou, no interior da sociedade urbana e industrial, um imenso salto qualitativo e quantitativo, transformando-o rapidamente no recurso mineral mais explorado no planeta. Contudo sua formao no ocorre de forma imediata. As condies ideais para seu surgimento so rarssimas e interagem de maneira lenta sobre os restos de vida aqutica. Essa situao faz do petrleo um recurso no renovvel a curto prazo, obrigando muitas naes a desenvolverem novas fontes energticas para evitar futuros colapsos no setor. As histrias em quadrinhos, por vezes, utilizam animais como personagens e a eles atribuem comportamento humano. O gato Garfield exemplo desse fato.
Garfield JIM DAVIS Van Gogh, pintor holands nascido em 1853, um dos principais nomes da pintura mundial. dele o quadro abaixo.

QUESTO 52 Resposta: D

Fonte: Caderno Vida e Arte, Jornal do Povo, Fortaleza

Auto-retrato de orelha cortada

O 3 quadrinho sugere que Garfield: A) desconhece tudo sobre arte, por isso faz a sugesto. B) acredita que todo pintor deve fazer algo diferente. C) defende que para ser pintor a pessoa tem de sofrer. D) conhece a histria de um pintor famoso e faz uso da ironia. E) acredita que seu dono tenha tendncia artstica e, por isso, faz a sugesto.

RESOLUO:

Garfield, gato irnico, sarcstico, deixa claro que conhece a histria de Van Gogh, pintor que cortou a prpria orelha num acesso de loucura. Sua resposta sugere que o mais prximo que seu interlocutor (Jon) pode chegar da pintura cortar a orelha, como o grande mestre holands. Um determinado municpio, representado na planta abaixo, dividido em regies de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nvel, precisa decidir pela localizao das seguintes obras: 1. instalao de um parque industrial. 2. instalao de uma torre de transmisso e recepo.

QUESTO 53 Resposta: C

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

33

Considerando impacto ambiental e adequao, as regies onde deveriam ser, de preferncia, instaladas indstrias e torre, so, respectivamente: A) E e G. B) H e A. C) I e E. D) B e I. E) E e F.

RESOLUO:

Para a instalao do parque industrial, a melhor regio, tanto sob o ponto de vista do impacto ambiental quanto da sua adequao, seria a da letra I. Provocaria pequeno impacto no meio, pois, alm de estar localizada em ponto fluvial a juzante do centro urbano (o que evitaria a sua poluio), estaria em rea j sem florestas. Seria ainda a mais adequada pela presena da infra-estrutura viria (o que facilitaria os transportes) e pela proximidade do centro urbano (que forneceria mo-de-obra para as atividades industriais). Com relao instalao de uma torre de transmisso e recepo, do ponto de vista da adequao, poderia utilizar-se tanto a regio B quanto a E, pois ambas apresentam a cota mais elevada de curvas de nvel registrada no mapa, o que a tornaria mais funcional. Mas o impacto ambiental seria menor na regio E, pois ela j est desmatada. Encontram-se descritas a seguir algumas das caractersticas das guas que servem trs diferentes regies. Regio I Qualidade da gua pouco comprometida por cargas poluidoras, casos isolados de mananciais comprometidos por lanamento de esgotos; assoreamento de alguns mananciais. Regio II Qualidade comprometida por cargas poluidoras urbanas e industriais; rea sujeita a inundaes; exportao de carga poluidora para outras unidades hidrogrficas. Regio III Qualidade comprometida por cargas poluidoras domsticas e industriais e por lanamento de esgotos; problemas isolados de inundao; uso da gua para irrigao. De acordo com essas caractersticas, pode-se concluir que: A) a regio I de alta densidade populacional, com pouca ou nenhuma estao de tratamento de esgoto. B) na regio I ocorrem tanto atividades agrcolas como industriais, com prticas agrcolas que esto evitando a eroso do solo. C) a regio II tem predominncia de atividade agrcola, muitas pastagens e parque industrial inexpressivo. D) na regio III ocorrem tanto atividades agrcolas como industriais, com pouca ou nenhuma estao de tratamento de esgotos. E) a regio III de intensa concentrao industrial e urbana, com solo impermeabilizado e com amplo tratamento de esgotos.

QUESTO 54 Resposta: D

RESOLUO:

A questo descreve trs regies hipotticas e suas condies hdricas. Na regio I, a descrio corresponde a uma rea onde existem medidas de preservao dos recursos hdricos, apontando para um leve adensamento populacional. Na regio II, aponta para uma situao de intensa atividade industrial e nenhuma medida de sucesso na conteno de agentes poluentes, que acabam atingindo outros pontos de importncia hdrica. Na descrio da regio III, detecta-se facilmente seu carter industrial e agrcola, estabelecendo-se a uma correlao com distritos industriais localizados prximo a cintures verdes de algum centro urbano. O metabolismo dos carboidratos fundamental para o ser humano, pois a partir desses compostos orgnicos obtm-se grande parte da energia para as funes vitais. Por outro lado, desequilbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou diabetes. O caminho do ucar no organismo inicia-se com a ingesto de carboidratos que, chegando ao intestino, sofrem a ao de enzimas, quebrando-se em molculas menores (glicose, por exemplo) que sero absorvidas. A insulina, hormnio produzido no pncreas, responsvel por facilitar a entrada da glicose nas clulas. Se uma pessoa produz pouca insulina, ou se sua ao est diminuda, dificilmente a glicose pode entrar na clula e ser consumida.

QUESTO 55 Resposta: D

34

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

Com base nessas informaes, pode-se concluir que: A) o papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substitudo pelo hormnio insulina. B) a insulina produzida pelo pncreas tem um papel enzimtico sobre as molculas de acar. C) o acmulo de glicose no sangue provocado pelo aumento da ao da insulina, levando o indivduo a um quadro clnico de hiperglicemia. D) a diminuio da insulina circulante provoca um acmulo de glicose no sangue. E) o principal papel da insulina manter o nvel de glicose suficientemente alto, evitando, assim, um quadro clnico de diabetes.

RESOLUO: QUESTO 56 Resposta: D

A mera leitura do texto fornece a informao de que a insulina facilita a entrada de glicose nas clulas; a diminuio da insulina no sangue provoca um acmulo de glicose. Os esgotos domsticos constituem grande ameaa aos ecossistemas de lagos ou represas, pois deles decorrem graves desequilbrios ambientais. Considere o grfico abaixo, no qual no intervalo de tempo entre t1 e t3, observou-se a estabilidade em ecossistema de lago, modificado a partir de t3 pelo maior despejo de esgoto.

Assinale a interpretao que est de acordo com o grfico. A) Entre t3 e t6, a competio pelo oxignio leva multiplicao de peixes, bactrias e outros produtores. B) A partir de t3, a decomposio do esgoto impossibilitada pela diminuio do oxignio disponvel. C) A partir de t6, a mortandade de peixes decorre da diminuio da populao de produtores. D) A mortandade de peixes, a partir de t6, devida insuficincia de oxignio na gua. E) A partir de t3, a produo primria aumenta devido diminuio dos consumidores.

RESOLUO:

De acordo com o grfico, a mortandade dos peixes ocorre, de fato, um pouco aps a queda da concentrao de oxignio na gua. O texto abaixo, de John Locke (1632-1704), revela algumas caractersticas de uma determinada corrente de pensamento. Se o homem no estado de natureza to livre, conforme dissemos, se senhor absoluto da sua prpria pessoa e posses, igual ao maior e a ningum sujeito, por que abrir ele mo dessa liberdade, por que abandonar o seu imprio e sujeitar-se- ao domnio e controle de qualquer outro poder? Ao que bvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a utilizao do mesmo muito incerta e est constantemente exposto invaso de terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo homem igual a ele e, na maior parte, pouco observadores da eqidade e da justia, o proveito da propriedade que possui nesse estado muito inseguro e muito arriscado. Estas circunstncias obrigam-no a abandonar uma condio que, embora livre, est cheia de temores e perigos constantes; e no sem razo que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que esto j unidos, ou pretendem unirse, para a mtua conservao da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.
(Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1991)

QUESTO 57 Resposta: D

Do ponto de vista poltico, podemos considerar o texto como uma tentativa de justificar: A) a existncia do governo como um poder oriundo da natureza. B) a origem do governo como uma propriedade do rei. C) o absolutismo monrquico como uma imposio da natureza humana. D) a origem do governo como uma proteo vida, aos bens e aos direitos. E) o poder dos governantes, colocando a liberdade individual acima da propriedade.
ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

35

RESOLUO:

O fragmento do texto de John Locke destaca um dos pontos centrais de sua filosofia poltica: a origem do governo significa uma superao do estado de natureza, por meio do estabelecimento de um contrato entre governantes e governados, cujos direitos naturais (vida, bens e direitos) so assim preservados. Analisando o texto, podemos concluir que se trata de um pensamento: A) do liberalismo. B) do socialismo utpico. C) do absolutismo monrquico. D) do socialismo cientfico. E) do anarquismo. As idias de John Locke se opem ideologia absolutista dominante at ento e lanam as bases da democracia liberal burguesa fundada no estado de direito. O suco extrado do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do carter cido (pH entre 0 e 7) ou bsico (pH entre 7 e 14) de diferentes solues. Misturando-se um pouco de suco de repolho e da soluo, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza cida ou bsica, de acordo com a escala abaixo. Cor: pH: Vermelho 1 2 3 4 Rosa 5 6 7 Roxo 8 9 Azul Verde Amarelo

QUESTO 58 Resposta: A

RESOLUO:

10 11 12 13 14

Algumas solues foram testadas com esse indicador, produzindo os seguintes resultados: Material I II III IV Amonaco Leite de magnsia Vinagre Leite de vaca Cor Verde Azul Vermelho Rosa

QUESTO 59 Resposta: E

De acordo com esses resultados, as solues I, II, III e IV tm, respectivamente, carter: A) cido/bsico/bsico/cido. B) cido/bsico/cido/bsico. C) bsico/cido/bsico/cido. D) cido/cido/bsico/bsico. E) bsico/bsico/cido/cido. Associando a escala de pH com a tabela de materiais, temos: Material I) II) III) IV) Amonaco Leite de magnsia Vinagre Leite de vaca Cor verde azul vermelho rosa Faixa de pH 11 13 9 11 0 3,5 3,5 6,5 Carter bsico bsico cido cido

RESOLUO:

QUESTO 60 Resposta: D

Utilizando-se o indicador citado em sucos de abacaxi e de limo, pode-se esperar como resultado as cores: A) rosa ou amarelo. B) vermelho ou roxo. C) verde ou vermelho. D) rosa ou vermelho. E) roxo ou azul. Tanto o abacaxi como o limo so frutas ctricas; assim, seus sucos apresentam carter cido. Para ambos, esperam-se como resultado cores associadas ao carter cido (pH entre 0 e 7): vermelho e rosa.

RESOLUO:

36

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

QUESTO 61 Resposta: D

O quadrinho publicado na revista Newsweek (23/9/1991) ilustra o desespero dos cartgrafos para desenhar o novo mapa-mndi diante das constantes mudanas de fronteiras.

Levando em considerao o contexto da poca em que a charge foi publicada, dentre as frases abaixo, a que melhor completa o texto da fala, propondo outra correo no mapa, : A) A Albnia j no faz parte da Europa. B) O nmero de pases s est diminuindo. C) Cuba j no faz parte do Terceiro Mundo. D) O Kasaquisto acabou de declarar independncia. E) Vamos ter de dividir a Alemanha novamente.

RESOLUO:

O final da dcada de 80 apresentou grandes transformaes poltico-sociais que resultaram em mudanas de fronteiras no comeo dos anos 90. Exemplo disso foi a desintegrao da estrutura socialista no Leste Europeu em 1989, possibilitando a reunificao da Alemanha em 1990 e a separao da Tchecoslovquia em 1993. Na dcada de 80, ocorreram grandes mudanas poltico-econmicas na URSS, iniciadas durante o governo de Mickail Gorbatchev, conhecidas como Perestroika e Glasnost. Essas transformaes possibilitaram o fim da URSS em 1991, ano em que todas as repblicas que a formavam declararam independncia. Levando-se em considerao que a charge utilizada para ilustrar a questo foi feita em setembro de 1991, no mesmo perodo em que a URSS se desintegrava, a melhor resposta aquela que se refere ao Kazaquisto, ex-repblica sovitica que declarou independncia nesse ano, abandonando a estrutura socialista e assumindo a economia de mercado. O uso do pronome tono no incio das frases destacado por um poeta e por um gramtico nos textos abaixo. Pronominais D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco da Nao Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro
(ANDRADE, Oswald de. Seleo de textos. So Paulo: Nova Cultural, 1998)

QUESTO 62 Resposta: E

Iniciar a frase com pronome tono s lcito na conversao familiar, despreocupada, ou na lngua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens ().
(CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima gramtica da lngua portuguesa. So Paulo: Nacional, 1980)

Comparando a explicao dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos: A) condenam essa regra gramatical. B) acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra. C) criticam a presena de regras na gramtica. D) afirmam que no h regras para uso de pronomes. E) relativizam essa regra gramatical.
ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

37

RESOLUO:

Relativizao de uma regra gramatical significa o reconhecimento de que ela s se torna impositiva em determinado nvel ou contexto. A proibio do uso do pronome tono no incio das frases s vlida quando se trata do nvel formal da linguagem, em que vigora a chamada norma culta. Da tanto o poeta quanto o gramtico reconhecerem que a transgresso dessa regra fato normal e aceito na linguagem e nos contextos informais. O Brasil, em 1997, com cerca de 160 106 habitantes, apresentou um consumo de energia da ordem de 250.000 TEP (tonelada equivalente de petrleo), proveniente de diversas fontes primrias. O grupo com renda familiar de mais de vinte salrios mnimos representa 5% da populao brasileira e utiliza cerca de 10% da energia total consumida no pas. O grupo com renda familiar de at trs salrios mnimos representa 50% da populao e consome 30% do total de energia. Com base nessas informaes, pode-se concluir que o consumo mdio de energia para um indivduo do grupo de renda superior x vezes maior do que para um indivduo do grupo de renda inferior. O valor aproximado de x : A) 2,1. B) 3,3. C) 6,3. D) 10,5. E) 12,7.

QUESTO 63 Resposta: B

RESOLUO:

RENDA FAMILIAR maior que 20 salrios menor que 3 salrios

PORCENTAGEM DA POPULAO TOTAL (P) 0,05 P 0,50 P

PORCENTAGEM DA ENERGIA TOTAL (E) 0,10 E 0,30 E 0, 10 E e o dos indivduos com 0, 05 P

O consumo mdio de energia dos indivduos com renda superior renda inferior 0, 30 E . 0, 50 P

Do enunciado, 0, 10 E 0, 30 E =x 0, 05 P 0, 50 P

x =

10 3, 3 3

38

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

Gabarito Oficial
Branca
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63

Verde
40 41 42 43 44 45 13 14 15 16 17 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 58 59 60 61 62 63 25 26 27 28 29 18 19 20 21 22 23 24

Amarela
16 17 18 19 20 21 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 59 60 61 62 63 52 53 54 55 56 57 58

Rosa
22 23 24 25 26 27 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 59 60 61 62 63 52 53 54 55 56 57 58

RESPOSTA
D B E A E B A B C E B D E B B A D D D A D A D A C C A A D D D C B A C E C B E C E B A D C B B D E A E D C D D D D A E D D E B

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

39

Comentrio
Redao:
Sobejam qualidades nesta prova: tema pertinente e atual, apropriado a um amplo debate, necessrio para uma sociedade carente de reformas e decises; seleo primorosa de textos que permitem a formao de uma rede de significados em que o tema se sustenta; ousadia ao convocar jovens para discutir um problema nacional e apontar solues para ele. Esse exerccio de escrita, em que ser avaliada a capacidade para se expressar corretamente em lngua portuguesa e se defender com argumentos, constitui tambm um exerccio de cidadania fundamental para a sedimentao de uma sociedade democrtica: o debate. A prova do ENEM tem por finalidade avaliar um grupo de competncias e habilidades adquiridas pelos alunos no Ensino Mdio. As questes, de modo geral, so bem elaboradas, contemplando muitas vezes a compreenso de textos e a interpretao de grficos. Tambm envolvem os conceitos fundamentais das vrias disciplinas. Notamos, contudo, imprecises em alguns enunciados de fsica, biologia, geografia e portugus. Em relao aos anos anteriores, os conceitos de biologia e de geografia exigidos na prova foram, certamente, mais complexos. Nas questes que envolvem conhecimento histrico, esperava-se um maior relacionamento com o cotidiano.

Questes:

40

ENEM/2000 ANGLO VESTIBULARES

You might also like