You are on page 1of 5

EEFM Prof. Luis Felipe TDZO DE BIOLOGIA Prof. Saboia Aluno _________________________________ Data 04.12.12 1.

Identifique a opo que enumera as organelas celulares presentes em clulas vegetais e as associa corretamente com suas funes na clula vegetal. (A) Mitocndria-respirao; centrolos-orientao da diviso; cloroplasto-fotossntese. (B) Vacolo-acmulo de gua; ribossomo-respirao; cloroplasto-fotossntese. (C) Cloroplasto-fotossntese; mitocndria-respirao; ribossomos-digesto. (D) Mitocndria-fotossntese; cloroplasto-respirao; ribossomos-sntese protica. (E) Membrana celular-revestimento; mitocndria-respirao; cloroplasto-fotossntese;

2. A membrana plasmtica constituda de uma bicamada de fosfolipdeos, onde esto mergulhadas molculas de protenas globulares. As protenas a encontradas: a) esto dispostas externamente, formando uma capa que delimita o volume celular e mantm a diferena de composio molecular entre os meios intra e extracelular. b) apresentam disposio fixa, o que possibilita sua ao no transporte de ons e molculas atravs da membrana. c) tm movimentao livre no plano da membrana, o que permite atuarem como receptores de sinais; d) dispem-se na regio mais interna, sendo responsveis pela maior permeabilidade da membrana a molculas hidrofbicas. e) localizam-se entre as duas camadas de fosfolipdeos, funcionando como um citoesqueleto, que determina a morfologia celular.

3. O termo ciclose empregado para designar: a) movimentos citoplasmticos que no acarretam alteraes da forma celular e que podem arrastar determinadas estruturas e incluses; b) uma estrutura circular dos cromossomos das bactrias. c) uma srie de movimentos circulares de hemceas em torno de cogulos. d) a formao de anis nos cromossomos de certas moscas. e) a propriedade dos leuccitos de atravessar paredes de vasos sangneos e assim circular por entre os tecidos. 4. A estrutura apontada pela seta 1 derivada do(da) e chama-se, respectivamente:

a) do conjunto de lisossomos, acrossoma. b) da membrana nuclear, peroxissomo. c) do complexo de Golgi, acrossomo; d) das mitocndrias, condrioma. e) do complexo de Golgi, ergastoplasma.

5. Ao microscpio ptico, ao ser observado um certo tecido, em corte transversal, foi possvel identificar as seguintes caractersticas citolgicas: I - Clulas vivas. II - Membranas celulsicas cutinizadas. III - Citoplasma sem cloroplasto. IV - Clulas intimamente unidas. Baseado nessas caractersticas, podemos afirmar: a) epiderme vegetal; b) Pode se tratar de um tecido animal. c) Corresponde ao floema responsvel pelo transporte da seiva elaborada. d) o meristema primrio responsvel pelo crescimento do vegetal. e) o meristema secundrio responsvel pelo crescimento do vegetal em espessura.

6. Em relao ao processo de diviso celular, podemos afirmar que: a) a mitose consiste em duas divises celulares sucessivas. b) os vulos e os espermatozides so produzidos por divises mitticas. c) durante a meiose no ocorre a permutao ou "crossing-over". d) a meiose um processo que d origem a quatro clulas haploides; e) durante a mitose as cromtides irms no se separam.

7. Corpo dividido em cefalotrax e abdome. II - Quelceras e pedipalpos. III - Ausncia de antenas. IV - Quatro pares de patas. As caractersticas acima, de artrpodos, esto presentes: a) em todos os aracndeos. b) somente nas aranhas e escorpies; c) somente nas aranhas. d) somente nos caros. e) somente nos caros e carrapatos.

8. As trs situaes abaixo referem-se a mecanismos pr-zigticos de isolamento reprodutivo. 1 - Duas espcies de cobras habitam uma mesma rea geogrfica, mas, enquanto uma vive predominantemente na gua, a outra vive em terra firme; conseqentemente, no convivem, e no h cruzamento entre elas. 2 - Duas espcies de aranhas no copulam porque os machos de cada espcie possuem rgos copulatrios que s se acoplam em aberturas reprodutoras de fmeas da sua mesma espcie. 3 - Duas espcies de pinheiros ocorrem em uma mesma rea geogrfica e so capazes de formar hbridos; entretanto, no h cruzamento entre elas, pois uma espcie libera o plen em fevereiro, e a outra, em abril. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de isolamento reprodutivo relacionado, respectivamente, a cada uma das trs situaes acima. a) de habitat - etolgico - sazonal b) gamtico - sazonal - ecolgico c) ecolgico - mecnico sazonal; d) etolgico - gamtico - de habitat e) sazonal - ecolgico - etolgico

9. O grfico a seguir apresenta duas curvas que indicam o que acontece com o metabolismo de animais: uma para animais que mantm constante a temperatura do corpo e outra para animais cuja temperatura do corpo igual do ambiente.

Que animais tm curvas do tipo Y? a) Camundongo, canrio e r. b) Caranguejo, lula e pescada; c) Elefante, baleia e avestruz. d) Gaivota, pescada e jacar. e) Baleia, tubaro e pescada.

10. Assinale a opo que contm exclusivamente caractersticas do grupo de aves representado pela figura a seguir:

a) terrcolas - esterno em "quilha" - bico epignato b) voadoras - ossos pneumticos - sistema digestivo terminando em cloaca c) corredoras - esterno sem "quilha" - bico do tipo paragnato; d) dispersoras - pulmes com sacos areos - estmago com proventrculo e moela.

11. No curso da evoluo, os primeiros vertebrados a conquistar efetivamente o ambiente terrestre foram a) os anfbios, cujos adultos respiravam por pulmes. b) as aves, que podiam voar por grandes distncias sobre os continentes.

c) os mamferos marsupiais, cujos embries se desenvolviam em uma bolsa de pele na barriga da me. d) os mamferos placentrios, cujos embries se desenvolviam no tero materno. e) os rpteis, cujos ovos podiam desenvolver-se fora do ambiente aqutico;

12. So mamferos tpicos da fauna dos cerrados do Brasil: a) ema, lobo-guar, ona-pintada. b) tamandu-bandeira, lobo-guar, tatu-canastra; c) veado-campeiro, zebra, tamandu-bandeira. d) ona-pintada, ema, tamandu-bandeira. e) veado-campeiro, avestruz, tatu-canastra.

13. A mata ciliar importante, pois: a) Ajuda a assorear os rios. b) Aumenta o nmero de enchentes. c) Protege os rios, funcionando como uma esponja que absorve sujeira e terra. d) Causa enchentes na poca das chuvas. 14. Moradores dizem que h risco de queda de rvores na zona norte. (...) Um dos moradores reclama de duas rvores cheias de cupim, que ficam em frente sua casa: " - Quero ver quando a rvore cair sobre um carro e matar algum, o que a prefeitura vai dizer."(...) (Folha de S.Paulo, 12.01.2005.) Embora se alimentem da madeira, os cupins so incapazes de digerir a celulose, o que feito por certos protozorios que vivem em seu intestino. As relaes inter-especficas cupim-rvore e cupim-protozorio podem ser classificadas, respectivamente, como casos de a) predao e comensalismo. b) comensalismo e parasitismo. c) parasitismo e competio. d) parasitismo e mutualismo; e) inquilinismo e mutualismo. 15. Quando uma pessoa picada por um animal peonhento, deve procurar socorro atravs de a) soro, que induzir a formao de anticorpos. b) soro, porque composto por antgenos especficos. c) soro, porque contm anticorpos prontos; d) vacina, porque fornecer ao organismo elementos de defesa. e) vacina, para eliminar quimicamente o veneno.

16. No homem, a carncia da vitamina ________ provoca a chamada cegueira noturna, um problema visual caracterizado por dificuldade para enxergar em situaes de luz fraca. Essa vitamina necessria, pois se associa a protenas dos bastonetes, os quais so clulas fotorreceptoras da _________ que permitem a viso da luminosidade. Preenchem de forma correta as lacunas do texto, os termos contidos na alternativa: a) A / crnea b) A / retina, c) C / crnea d) E / ris. e) E / retina.

You might also like