You are on page 1of 10

Leso e morte celular

Leso e morte celular


1 Definio de Patologia 2 Leso celular A Reaes ao estresse persistente e leso celular B Leso Reversvel - edema - esteatose C Leso Irreversvel - necrose - apoptose 3 Gangrena

1 Definio
Patologia o estudo dos transtornos das molculas, clulas, tecidos e funes que ocorrem nos organismos vivos em resposta a agentes lesivos ou eventos carenciais. Essas respostas muitas vezes comprometem a sade, levando doena. Dentre os agentes causadores de doena, podemos citar: microorganismos patognicos, formas variadas de energia (radiao, calor), privao de protenas, influncia de fatores genticos. Alguns processos de defesa, como a inflamao, representam uma forma de defesa do organismo para salvar a vida do indivduo. Em alguns casos, esses mecanismos neutralizam o agente lesivo e no ocorre a doena de forma clinicamente detectvel. Em outros casos podem ocorrer reaes. Quando as respostas no so eficientes ocorre o aparecimento de sinais (alteraes visveis) e sintomas (anormalidades sistmicas). Portanto, as reaes que ocorrem em resposta a um agente lesivo podem variar de despercebidas at graus variveis e podem ser benficas ou danosas.

2 Leso celular
Apesar do ambiente em que vivemos apresentar muitas variaes, como temperatura, umidade atmosfrica, presso atmosfrica, o ambiente onde nossas clulas esto, o interstcio, apresenta poucas alteraes. Isso ocorre porque somos dotados de mecanismos capazes de proteger e regular as atividades vitais. Em algumas situaes, como uma demanda por maior trabalho das fibras musculares, pode ocorrer adaptao celular a esse meio hostil. Estas adaptaes podem ocorrer em situaes normais como a gravidez (hiperplasia dos cinos mamrios), menopausa (atrofia do endomtrio) ou situaes anormais, como ocorre na hipertenso arterial, por causa do aumento da resistncia vascular perifrica e que produz hipertrofia cardaca. Caso este estmulo nocivo seja mais intenso ou mais prolongado, a capacidade Nathalia Fuga Patologia Pgina 1

Leso e morte celular adaptativa da clula excedida e ocorre leso celular, que pode ser reversvel ou irreversvel. - leso celular reversvel: ocorre quando a clula agredida pelo estmulo nocivo sofre alteraes funcionais e morfolgicas, porm mantm-se viva, recuperandose quando o estmulo nocivo retirado ou cessa. - leso celular irreversvel: ocorre quando a clula torna-se incapaz de se recuperar depois de cessada a agresso, caminhando para a morte celular. As principais causas de leso celular so: 1) Privao de oxignio (hipxia ou anxia) - asfixia, altitudes extremas 2) Isquemia - obstruo arterial. 3) Agentes fsicos - trauma mecnico, queimaduras, radiao solar. 4) Agentes qumicos - lcool, medicamentos, poluentes ambientais, venenos. 5) Agentes infecciosos - vrus, bactrias, fungos. 6) Reaes imunolgicas - doenas auto-imunes, reao anafiltica. 7) Defeitos genticos - anemia falciforme. 8) Alteraes nutricionais - obesidade, m-nutrio. A resposta celular depende do tipo da agresso, sua durao e sua intensidade. As consequncias da agresso clula dependem do tipo celular, estado e adaptabilidade da clula agredida. Em resposta a um estresse persistente a clula morre ou se adapta. As leses celulares causam alteraes bioqumicas e funcionais em um ou mais componentes celulares, levando a alterao de uma ou mais funes celulares.

Os mecanismos de leso celular podem ser: 1) Depleo do ATP Quando ocorre diminuio do ATP (por anxia, isquemia, envenenamento), ocorre falha nas bombas de sdio e potssio, que so localizadas na membrana celular, levando a entrada de Na e gua, o que causa edema intracelular. Esse o incio da falncia celular, pois todos os mecanismos dependentes de energia so afetados, podendo ocorrer morte celular. 2) Leso mitocondrial Leses celulares frequentemente so acompanhadas por alteraes morfolgicas das mitocndrias. As mitocndrias so lesadas por diversos mecanismos, e essas leses podem levar a morte celular por diminuio na produo de energia.

Nathalia Fuga Patologia

Pgina 2

Leso e morte celular 3) Influxo de clcio para o citosol e perda da homeostase do clcio A homeostase do clcio indispensvel para a manuteno das funes celulares. A falncia da bomba de clcio promove a sua entrada para a clula e seu acmulo no citoplasma. O clcio promove a ativao de diversas enzimas que promovem a inativao do ATP (ATPases), lise das membranas celulares (fosfolipases), lise das protenas estruturais e das membranas (proteases) e fragmentao da cromatina (endonucleases). 4) Acmulo de radicais livres do oxignio Como conseqncia do metabolismo celular normalmente h formao de pequena quantidade de radicais livres, que tem potencial lesivo para as clulas. Estas possuem mecanismos de defesa que evitam danos por estes radicais livres (vitamina C, catalase, superxido-dismutases, glutation peroxidase, ferritina, ceruloplasmina). Porm um desequilbrio neste sistema (aumento da formao e/ou diminuio da inativao) pode levar a leses celulares. 5) Defeitos na permeabilidade das membranas A perda da permeabilidade seletiva das membranas celulares causa uma srie de transtornos clula, permitindo a entrada ou escape de substncias. Esta leso pode ser causada por falta de energia (isquemia) ou por leso direta por toxinas, vrus, substncias qumicas, fragmentos do complemento, etc. Os mecanismos bioqumicos envolvidos so: disfuno mitocondrial, perda de fosfolipdios das membranas, anormalidades no citoesqueleto, radicais livres, subprodutos da fragmentao dos lipdios.

Nathalia Fuga Patologia

Pgina 3

Leso e morte celular

A Reaes ao estresse persistente e leso celular A resposta celular uma leso subletal pode levar a uma adaptao celular ao meio adverso em que ela est inserida. A clula pode apresentar diferentes respostas adaptativas: 1) Atrofia: uma resposta adaptativa em que a clula diminui de volume e paralisa suas funes diferenciadas, reduzindo sua necessidade de energia ao mnimo. As causas de atrofia so: - reduo da demanda funcional: imobilizao de um membro, tempo prolongado em leito. - suprimento inadequado de oxignio: a interferncia no suprimento sanguneo de uma determinada rea conhecida como isquemia. Quando ocorre uma isquemia total, temos morte celular, entretanto quando ela parcial, ocorre a atrofia por diminuio de oxigenao e consequentemente de produo de energia. - nutrientes insuficientes: a inanio ou a desnutrio levam a atrofia, principalmente muscular. - interrupo dos sinais trficos: alguns tecidos respondem a ao de determinados hormnios. No caso da retirada da glndula que produz esse hormnio, podemos ter atrofia. Por exemplo: o cncer prosttico altamente responsivo a testosterona, o uso de antagnicos desse hormnio faz com que ele regrida. - envelhecimento: com a idade, o tamanho de todos os rgos parenquimatosos tende a diminuir (atrofia senil).
Na clnica atrofia conhecida como diminuio do volume e/ou da funo de um rgo. necessrio estabelecer a diferena de atrofia de um rgo e atrofia celular. A atrofia de um rgo pode ocorrer por atrofia reversvel das clulas que compe esse rgo ou pela perda irreversvel dessas clulas.

2) Hipertrofia: uma resposta aos sinais trficos ou a uma demanda funcional e gera aumento do volume da clula acompanhado por maior capacidade funcional. A hiperplasia pode ocorrer por diferentes causas: - Hipertrofia fisiolgica (hormonal): por A hipertrofia de um rgo pode ser exemplo, durante a adolescncia uma maior causada por aumento do tamanho das clulas (hipertrofia celular), pelo aumento do nmero de produo de hormnios sexuais leva clulas (hiperplasia) ou por ambos. hipertrofia dos rgos sexuais, o uso de esteroides leva hipertrofia muscular. - Maior demanda funcional: essa demanda pode ser fisiolgica ou no. O aumento do tamanho e da fora muscular aps o exerccio fsico repetitivo um exemplo Nathalia Fuga Patologia

Pgina 4

Leso e morte celular fisiolgico, entretanto o aumento do tamanho do corao devido hipertenso patolgico.

3) Hiperplasia: um aumento no nmero de clulas de um rgo ou tecido, e suas causas podem ser: - Estimulao hormonal: pode ser fisiolgico ou no. No caso de tumores produtores de hormnios podemos ter respostas hiperplsicas. - Maior demanda funcional: um exemplo a residncia em grandes altitudes. Uma diminuio nos nveis de oxignio da atmosfera leva hiperplasia compensatria dos precursores de eritrcitos aumentando o nmero de eritrcitos circulantes. - leso celular crnica: a leso crnica como inflamao crnica, e ou exposio crnica a agentes qumicos e fsicos resulta em resposta hiperplsica. Por exemplo, um calado apertado pode levar hiperplasia da pele do p (calos).
Hipertrofia e hiperplasia no so mutuamente excludentes, ao contrrio, quase sempre ocorrem concomitantemente.

4) Metaplasia: a converso de um tipo de clula diferenciada em outro tipo. bastante comum a substituio de clulas do esfago, no caso de refluxo crnico, por clulas de mucosa glandular do tipo gstrico. Essa uma adaptao que visa proteger as clulas da leso provocada pelo cido gstrico. No por ser adaptativa, que a metaplasia no lesiva. A metaplasia de clulas escamosas protegem os brnquios da fumaa txica do tabaco, mas tambm compromete a produo de muco e de clios, prejudicando a funo. Alm disso, a metaplasia pode favorecer as neoplasias. A metaplasia reversvel. Quando um fumante abandona o tabagismo o epitlio metaplsico retorna ao normal. 5) Displasia: refere-se ao crescimento e maturao desordenados dos componentes celulares de um tecido. Pode ocorrer variao no tamanho e na forma das clulas; aumento, irregularidade e hipercromatismo dos ncleos; arranjo desordenado nas clulas do epitlio. A displasia uma leso pr-neoplsica no sentido de que uma fase necessria na evoluo at o aparecimento das vrias fases do cncer. Em alguns rgos, chega-se a estabelecer a displasia como uma dessas fases. No entanto, em oposio ao cncer, as clulas displsicas no so completamente autnomas e o aspecto do tecido pode se reverter para o normal. Nathalia Fuga Patologia

Pgina 5

Leso e morte celular

6) Depsito intracelular ou incluso celular: o acmulo de substncias no interior da clula. Essas substncias podem ser normais ou anormais, endgenas ou exgenas, lesivas ou incuas. - nutrientes: como gordura e glicognio podem ser armazenados para uso posterior. - substncias no metabolizadas, como partculas exgenas (slica e carbono inalados, pigmentos de tatuagem, acmulo de partculas de carvo inalas no pulmo - antracose) e pigmentos endgenos insolveis (lipofuscina e melanina). - Sobrecarga de componentes corporais normais, como ferro, cobre, colesterol. - Protenas anormais que podem ser txicas quando retidas na clula (por exemplo, corpsculo de Lewy na doena de Parkinson). B Leso celular reversvel A leso reversvel ocorre quando a clula agredida pelo estmulo nocivo sofre alteraes funcionais e morfolgicas, porm mantm-se viva, recuperando-se quando o estmulo nocivo retirado ou cessa. Como consequncia das leses celulares reversveis temos: 1) Edema celular que ocorre quando a clula incapaz de manter o seu equilbrio inico, ocorrendo entrada e acmulo de sdio e gua na clula. Ao microscpio tico nota-se aumento do tamanho da clula, que geralmente torna-se arredondada e com citoplasma plido, s vezes percebendo-se pequenos vacolos. O ncleo mantm-se na sua posio normal. Ocorre principalmente nas clulas tubulares renais e nas clulas miocrdicas. Macroscopicamente o rgo acha-se com peso e volume aumentados, plido e trgido. 2) Esteatose ocorre por hipxia, agresso por toxinas ou alteraes metablicas. Neste caso formam-se vacolos pequenos ou grandes de gordura no citoplasma, que podem deslocar o ncleo para a periferia da clula. Ocorre principalmente nos hepatcitos e clulas miocrdicas. Macroscopicamente o rgo acha-se com peso e volume aumentados, mole, amarelado.
A leso celular reversvel pode levar ao acmulo de gua no interior da clula (edema) ou a o acmulo de gordura no interior da clula (esteatose). A leso celular irreversvel Nathalia Fuga Patologia leva morte celular por dois mecanismos: necrose e apoptose (morte celular programada). Pgina 6

Leso e morte celular

B Leso celular irreversvel A leso celular irreversvel ocorre quando a clula torna-se incapaz de se recuperar depois de retirado o estmulo agressivo, caminhando para a morte celular. As leses celulares irreversveis levam a clula a dois possveis mecanismos: necrose ou apoptose. 1) Necrose so as alteraes que ocorrem aps a morte celular em um organismo vivo. sempre patolgica e habitualmente provoca inflamao no local afetado. Estas alteraes podem ser inicialmente vistas ao microscpio eletrnico, posteriormente ao microscpio tico e finalmente a olho nu. As membranas das clulas necrticas perdem a sua integridade, ocorrendo extravasamento de substncias contidas nas clulas. Isto tem importncia clnica, pois algumas delas so especialmente abundantes em determinados tipos celulares. Estas substncias entram na corrente circulatria, podendo ser detectadas e interpretadas como evidncia de morte celular. Nos casos de infarto agudo do miocrdio, por exemplo, Troponinas (Tn-I e Tn-T) e creatina quinase (CK-MB) acham-se presentes ou elevadas no sangue perifrico, onde podem ser dosadas, constituindo assim importante mtodo diagnstico. A necrose causa inflamao nos tecidos adjacentes para a eliminao dos tecidos mortos e posterior reparo. Durante este processo inflamatrio acumulam-se leuccitos na periferia do tecido lesado, que liberam enzimas teis na digesto das clulas necrticas. O aspecto morfolgico da necrose resulta da digesto das clulas necrticas por suas prprias enzimas (autlise) ou de enzimas derivadas dos leuccitos (heterlise). As alteraes citoplasmticas consistem em aumento da acidofilia, citoplasmlise, retrao e vacuolizao. As alteraes nucleares consistem em cariopicnose (retrao do ncleo e aumento da basofilia nucleares), fragmentao do ncleo e carilise (lise da cromatina). A clula perde o contorno, a colorao diferencial e ocorre descamao patolgica. - Classificao das necroses quanto ao aspecto: De acordo com a causa da necrose e com o tecido lesado o seu aspecto pode variar. a) Necrose por coagulao (= isqumica): causada por isquemia do local (venenos de ao local, queimadura). frequentemente observada nos infartos isqumicos, como infarto do miocrdio. H perda da nitidez dos elementos nucleares e manuteno do contorno celular devido permanncia de protenas coaguladas no citoplasma, sem haver rompimento da membrana celular. Ocorre desnaturao das protenas e das enzimas, no ocorrendo autlise. Apresenta colorao branca ou cinza e aspecto firme. Nathalia Fuga Patologia

Pgina 7

Leso e morte celular b) Necrose por liquefao: o tecido necrtico fica limitado a uma regio, geralmente cavitria, havendo a presena de grande quantidade de neutrfilos e outras clulas inflamatrias (os quais originam o pus). comum em infeces bacterianas. Pode ser observada nos abscessos e no sistema nervoso central, bem como em algumas neoplasias malignas. c) Necrose caseosa: tecido esbranquiado, granuloso, amolecido, com aspecto de "queijo frivel". Microscopicamente, o tecido exibe uma massa amorfa composta predominantemente por protenas e lipdios. comum de ser observada na tuberculose, em neoplasias malignas e em alguns tipos de infarto. Na sfilis, por ter consistncia borrachide, denominada de necrose gomosa. d) Necrose fibrinide: o tecido necrtico adquire uma aspecto hialino, acidoflico, semelhante fibrina. Pode aparecer na ateroesclerose, na lcera pptica etc. e) Necrose gangrenosa: provocada por isquemia ou por ao de microrganismo. Pode ser mida ou seca, dependendo da quantidade de gua presente. A mida frequentemente envolve a participao de bactrias anaerbias, as quais promovem uma acentuada destruio protica e putrefao. Comum em membros inferiores e em rgos internos que entraram em contato com o exterior, como pulmes e intestino. f) Necrose enzimtica: ocorre quando h liberao de enzimas nos tecidos; a forma mais observada a do tipo gordurosa, principalmente no pncreas, quando pode ocorrer liberao de lipases, as quais desintegram a gordura neutra dos adipcitos desse rgo. g) Necrose hemorrgica: quando h presena de hemorragia no tecido necrosado; essa hemorragia s vezes pode complicar a eliminao do tecido necrtico pelo organismo. O tecido necrtico pode evoluir para calcificao distrfica, cicatrizao ou mesmo regenerao. 2) Apoptose tambm chamada de morte celular programada em virtude do seu mecanismo envolver a degradao do DNA e das protenas celulares segundo um programa celular especfico. Nesta forma de morte celular no h vazamento de protenas atravs da membrana celular, ocorrendo fagocitose da clula apopttica sem inflamao local. A apoptose pode ser fisiolgica ou patolgica. Nathalia Fuga Patologia

Pgina 8

Leso e morte celular Exemplos de apoptose fisiolgica so a destruio programada de clulas durante a embriognese e a involuo mamria aps a lactao. A apoptose patolgica ocorre em condies tais como hepatite por vrus (hepatcitos apoptticos), atrofia acinar aps a obstruo de ductos glandulares e destruio de clulas lesadas por radiao. Morfologicamente as clulas apoptticas diminuem de tamanho, exibem cromatina condensada formando agregados prximo membrana nuclear. A seguir h formao de corpos apoptticos (fragmentos celulares), percebendo-se finalmente a fagocitose das clulas ou de seus fragmentos por macrfagos. Mudanas na membrana plasmtica das clulas apoptticas que passam a expressar determinadas substncias qumicas (fosfatidilserina), as tornam precocemente alvo de fagocitose pelos macrfagos, sem a liberao de substncias que produziriam inflamao local e, portanto maior leso tecidual. A leso celular resultado de qualquer alterao bioqumica ou estrutural que comprometa a capacidade funcional normal de uma clula. Ela tem graus variveis, e pode ser reversvel ou irreversvel. Agresses mais intensas ou prolongadas podem levar a alteraes celulares reversveis como a esteatose. Estas alteraes so chamadas reversveis, pois caso o estmulo agressor seja retirado ou cesse, as clulas retornam ao seu estado normal, funcionalmente e morfologicamente. Caso o estmulo agressor seja mais prolongado ou mais intenso, ocorre leso celular irreversvel, culminando com a morte da clula.

3 Gangrena
Forma de evoluo de necrose resultante da ao de agentes externos sobre o tecido necrosado. As formas de gangrena variam suas caractersticas conforme a Nathalia Fuga Patologia Pgina 9

Leso e morte celular velocidade de instalao do processo, as causas e o aspecto morfolgico final do quadro (grau de hidratao dos tecidos necrticos). a) Gangrena seca resulta da desidratao da regio atingida quando em contato com o ar, tambm chamada de mumificao (aspecto de pergaminho). Tem cor escura, azulada ou negra, pode aparecer nas pontas dos dedos, ponta do nariz e artelhos em decorrncia de leses vasculares (diabetes). b) Gangrena mida- decorre da invaso de microorganismos anaerbicos produtores de enzimas que liquefazem o tecido e liberam gases, favorecendo assim a formao de bolhas no tecido. Ocorre em necrose de tubo digestivo, pulmo e pele (regies midas). A absoro dos produtos da gangrena pode levar a choque sptico.

c) Gangrena gasosa - secundria a contaminao do Clostridium que produz enzimas proteolticas e lipolticas e gases em grande quantidade, favorecendo a formao de bolhas gasosas. Foi muito comum na segunda guerra.

Nathalia Fuga Patologia

Pgina 10

You might also like