You are on page 1of 6

ESTUDO DIRIGIDO

O estudo dirigido consiste em fazer o aluno estudar um assunto a partir de um roteiro elaborado pelo professor. Este roteiro estabelece a extenso e a profundidade do estudo. H diversos tipos ou modalidades de estudo dirigido, pois o professor pode elaborar um roteiro contendo instrues e orientaes para o aluno: ler um texto e depois responder s perguntas; manipular materiais ou construir objetos e chegar a certas concluses; observar objetos, fatos ou fenmenos e fazer anotaes; realizar experincias e fazer relatrios, chegando a certas generalizaes.

O professor deve elaborar roteiros contendo tarefas operatrias que mobilizem dinamizem as operaes cognitivas. Tarefas operatrias so aquelas que se referem mobilizao e ativao de operaes mentais (no sentido amplo que Jean Piajet d ao termo). Utilizam obrigatoriamente algumas aes efetivas, isto , indicam que o aluno deve utilizar seu aparelhamento sensrio-motor, porm integram as atividades desse tipo num contexto operatrio, ou melhor, num conjunto dinmico e organizado de operaes mentais. Os guias de estudo podero refletir essa integrao: dar ao aluno umas tantas instrues sobre aes a realizar, tais como ler (um texto), consultar (um livro), escrever (uma resposta), anotar (algo que observou), realizar (uma experincia) etc., mas devem cuidar especialmente das chaves ou estmulos para atividades mentais. Essas tarefas operatrias, estabelecidas por meio de questes ou problemas a resolver nos roteiros ou guias de estudo, indicam quais os esquemas assimiladores que esto sendo mobilizados durante o trabalho mental do aluno. A professora Amlia de Castro relaciona algumas operaes mentais que devem ser usadas como chaves nos roteiros ou guias de estudo dirigido, para desencadear as tarefas operatrias. No quadro a seguir, apresentamos essas tarefas operatrias, visando sua

utilizao, no estudo dirigido, por meio de exerccios graduados, questionrios e propostas de atividades.

SUGESTO DE TAREFAS OPERATRIAS Operaes Cognitivas Tarefas Operatrias Aproximar ou distinguir por semelhana ou diferenas; ordenar classes por ordem de 1. Classificar generalizao crescente ou decrescente; distinguir gneros e espcies; encaixar indivduos em classes; dividir gneros em espcie e encaixar espcies em gneros etc. Ordenar segundo certos critrios (numricos 2. Seriar ou fsicos); seguir seqncias ou progresso; seriar cronologicamente etc. Comparar (perceber semelhanas e

diferenas, distinguir); estabelecer relaes simples e mltiplas entre fatos situados no 3. Relacionar mesmo plano ou hierarquicamente

ordenados discriminar causas e efeitos, antecedentes e conseqentes, meios e fins; variar fatores; relacionar proporcionalmente etc Decompor objetos ou sistemas em elementos 4. Analisar constitutivos; enumerar qualidades,

propriedades; descrever, narrar etc. Reunir, compor conjuntos ou sistemas a 5. Reunir partir de elementos; recompor a partir de elementos dissociados; construir novos

sistemas ou objetos etc. Reduzir a elementos fundamentais ou

essenciais; escolher , selecionar elementos

6. Sintetizar

seguindo esquemas,

certos quadros

critrios; sinticos,

reduzir

sumrios;

condensar; compreender (apreender relaes essenciais) etc. Seguir trajetos no tempo e no espao; situar 7. Localizar no tempo e no espao fenmenos e eventos nesses dois sistemas de referncia. Interpretar 8. Representar ou exprimir relaes

graficamente (croquis, grficos, diagramas, cortes, cartas,etc.) ou por smbolos.

9. Conceituar e definir

Explicar, analisar ou desenvolver conceitos de modo lgico ou operacional.

10. Provar

Justificar,

esclarecer,

fundamentar

defender pontos de vista etc. 11. Transpor Transformar, reproduzir modificando;

interpretar segundo critrios vrios etc. 12. Julgar Avaliar; discutir e atribuir valores; apreciar; criticar. 13. Induzir Observar; experimentar; propor hipteses; comprovar hipteses pela experincia etc. 14. Deduzir Compreender relaes necessrias, justificar logicamente, demonstrar etc.

Na prtica, essas operaes mentais conjugam-se e relacionam-se de vrias maneiras. E raramente uma tarefa requer apenas uma delas. comum uma tarefa exigir duas ou mais operaes cognitivas. A tcnica do estudo dirigido baseia-se no pressuposto de que a aprendizagem afetiva exige a atividade do aluno. O termo atividade aqui entendido no apenas no sentido fsico, de ao efetiva, mas principalmente no sentido mental, no que se refere ao intelectual. Isto , para aprender, o educando deve realizar atividades mentais.

O estudo dirigido, como tcnica pedaggica, desenvolveu-se, a partir de 1915, nos Estados Unidos da Amrica do Norte com o nome de supervised study. Sua expanso para os demais pases se deu vinte anos mais tarde, ou seja, a partir de 1935. O estudo dirigido surgiu da necessidade de transmitir aos alunos tcnicas de estudo, isto , de ensina-los a estudar. Baseava-se em certas consideraes de ordem filosfica: se nossa civilizao est em constante mudana e se atualmente o progresso cultural vertiginoso, tornando parte do conhecimento adquirido nas escolas em pouco tempo ultrapassado e obsoleto, o mais importante aprender a estudar e desenvolver o gosto de estudar. Baseava-se em certas consideraes de ordem filosfica: se nossa civilizao est em constante mudana e se atualmente o progresso cultural vertiginoso, tornando parte do conhecimento adquirido nas escolas em pouco tempo ultrapassado e obsoleto, o mais importante aprender a estudar e desenvolver o gosto de estudar. Com o advento da Psicologia Gentica de Jean Piaget, a tcnica do estudo dirigido recebeu um esforo no seu suporte terico. A concepo construtivista de Piaget contribuiu para a utilizao do estudo dirigido como tcnica pedaggica, na medida em que explicitou as relaes entre a ao efetiva e as atividades cognitivas na construo do conhecimento. O estudo dirigido uma tcnica de ensino individualizado, que respeita o ritmo de aprendizagem de cada aluno, embora se realize em situao social na sala de aula, com a superviso do professor. Os objetivos do estudo dirigdo podem ser assim definidos: a) Desenvolver tcnicas e habilidades de estudo, ajudando o aluno a aprender as formas mais adequadas e eficientes de estudar cada rea do conhecimento. b) Promover a aquisio de novos conhecimentos e habilidades, ajudando o aluno no processo de construo do conhecimento. c) Oferecer aos alunos um roteiro ou guia de estudos contendo questes, tarefas ou problemas significativos que mobilizem seus esquemas operatrios de pensamento, contribuindo para o aperfeioamento das operaes cognitivas. d) Desenvolver nos alunos uma atitude de independncia frente aquisio do conhecimento e favorecer o sentimento de autoconfiana pelas tarefas realizadas, por meio da prpria atividade e do esforo pessoal.

A seguir apresentamos algumas sugestes que podem ajudar o professor no planejamento, elaborao e aplicao do estudo dirigido: a) Organize o estudo dirigido considerando os objetivos educacionais propostos, a natureza do contedo a ser desenvolvido e as habilidades cognitivas e operaes mentais a serem praticadas. O estudo dirigido deve estar integrado a dinmica da unidade estudada e s demais tcnicas utilizadas. Deve tambm estar adequado ao tempo disponvel para cada aula ou sesso de estudo. b) Verifique quais so os conhecimentos e habilidades que os alunos devem adquirir em determinado contedo, e organize tarefas operatrias que favoream a construo das habilidades e conhecimentos previstos. c) Elabore, de forma clara e objetiva, as instrues e orientaes escritas do roteiro para o estudo dirigido, explicitando as tarefas operatrias que o aluno vai executar, de modo que o enunciado das perguntas ou questes fique compreensvel para ele. d) Distribua o roteiro ou guia de estudo para os alunos deixando-os trabalhar com uma margem de tempo suficiente. De vez em quando percorra a classe observando os alunos e esclarecendo as possveis dvidas. e) Solicite que os alunos, terminado o tempo de estudo, apresentem o resultado do seu trabalho para a classe. Cada item do estudo dirigido pode ser apresentado por um ou mais alunos. A apresentao deve ser seguida da anlise e discusso por parte dos demais alunos e de comentrios feitos pelo professor, quando necessrios. interessante ressaltar que o estudo dirigido uma forma de ativar e mobilizar os esquemas operatrios que constituem a estrutura bsica da atividade mental do aluno. Vejamos agora um exemplo de estudo dirigido a partir de um texto lido. Leia, neste captulo, o texto do item 5, que se refere ao estudo dirigido. Aps a leitura, faa por escrito as seguintes tarefas: a) Anote os trechos que voc considerou mais significativos, fazendo um breve resumo deles. b) Conceitue a expresso estudo dirigido.

c)

Explique qual a funo do guia ou roteiro elaborado pelo professor, no estudo dirigido.

d) e)

Defina o que so tarefas operatrias. Cite, pelo menos, nove operaes cognitivas dentre as quatorze apresentadas, explicando a que tarefas operatrias esto relacionadas.

f) g)

Explique os pressupostos em que se baseia a tcnica do estudo dirigido. Explique por que o estudo dirigido considerado uma tcnica de ensindo individualizado, embora se realize em situao social de sala de aula.

h)

Analise, a partir da leitura dos objetivos do estudo dirigido apresentados no texto, quais so as principais vantagens da tcnica do estudo dirigido.

i)

Elabore um roteiro de estudo dirigido para um determinado contedo de ensino que voc escolher. Tome por base as sugestes e orientaes dadas no texto, para o planejamento, elaborao e aplicao do estudo dirigido.

BIBLIOGRAFIA

ESTRATGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM JUAN DAZ BORDENAVE ADAIR MARTINS PEREIRA EDITORA VOZES 20 EDIO

You might also like