You are on page 1of 11

Dois lados de uma mesma moeda: A dissoluo da economia clssica e o nascimento da Sociologia Two sides of the same coin:

The dissolution of classic economy and the birth of Sociology


Ranieri CARLI*

Resumo: Este artigo pretende delinear os contornos do que Georg Lukcs chama de movimento de decadncia ideolgica da burguesia, o qual signica uma passagem no plano da teoria da racionalidade ao formalismo e que corresponde passagem no plano poltico da revoluo manuteno para a classe burguesa. Analisaremos as suas consequncias especialmente na economia poltica e na Sociologia. A ideia desenvolvida que tanto a dissoluo da economia clssica quanto o nascimento da Sociologia so dois lados de uma mesma moeda: fazem parte do que Lukcs chamou de destruio da razo burguesa. Para concluir, a anlise a ser feita ser a propsito da herana cultural do pensamento progressista burgus. Palavras-chave: Marxismo. Economia poltica. Sociologia.

Abstract: This article aims at delineating the outlines of what Georg Lukcs calls movement of ideological decay of the bourgeoisie, which means a transition in the theoretical plan from the rationality to the formalism that corresponds to the transition in the political plan from the revolution to the maintenance for the bourgeois class. The analysis will focus especially on its consequences in terms of political economy and sociology. The idea developed is that the dissolution of the traditional economy as the birth of sociology represents two sides of the same coin, being part of what Lukcs called the destruction of bourgeois reason. In conclusion, the following analysis will examine the cultural inheritance of the bourgeois progressive thought. Keywords: Marxism. Political economy. Sociology.
Recebido em: 06/01/2009. Aceito em: 24/09/2009.

* Graduado e mestre em Cincias Sociais pela UERJ e doutor em Servio Social pela UFRJ. professor de Cincias Sociais do Centro Universitrio Volta Redonda (UniFOA). E-mail: raniericarli@yahoo.com.br

Emancipao, Ponta Grossa, 9(2): 259-269, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

259

Ranieri CARLI

1 Introduo A constituio do proletariado enquanto classe para si um processo que culmina no ano de 1848. As barricadas de Paris demarcam um novo perodo para a burguesia: se antes era travada a luta pela obteno do poder frente aristocracia feudal, agora as foras so direcionadas manuteno do estado de coisas em face da nova classe revolucionria. Trata-se da dissoluo do Terceiro Estado em polos antagnicos e conitantes. Foi-se a poca em que a burguesia representava a totalidade dos interesses progressistas. Essa passagem da revoluo para a conservao determina para a burguesia uma gradual modicao em seu pensamento. Marx (2002, p. 24) foi o primeiro a constat-la:
Soou o dobre de nados da cincia econmica burguesa. No interessava mais saber se este ou aquele teorema era verdadeiro ou no; mas importava saber o que, para o capital, era til ou prejudicial, conveniente ou inconveniente, o que contrariava ou no a ordenao policial. Os pesquisadores desinteressados foram substitudos por espadachins mercenrios, a investigao cientca imparcial cedeu seu lugar conscincia deformada e s intenes perversas da apologtica.

Sociologia so momentos correlatos do processo ora mencionado. Na concluso, consideraremos a teoria social marxista como herdeira da tradio do pensamento progressista burgus. 2 A vulgarizao da economia clssica A dissoluo da economia clssica estava ento na pauta do dia, sendo que a obra de Jean-Baptiste Say um grande passo em direo ao seu trmino.1 Nela, j encontramos a fuga do processo produtivo e a alocao do valor na esfera da circulao. Encontramos ainda a justicao da propriedade burguesa como o mais poderoso encorajamento multiplicao das riquezas. (SAY, 1983, p. 133). Oportunamente, Say no se esquece de desvencilhar-se dos inconvenientes ao capital fazendo notar que a explicao das origens da propriedade privada um assunto que no cabe aos economistas, e sim aos lsofos especulativos. Lukcs (1968) disse certa vez que todo pensamento decadente signica uma queda no nvel de abstrao, de generalizao conceitual. Nem sempre o baque de extrema violncia, tal como o declnio que representa a losoa do primeiro Schelling frente a Hegel. s vezes, no entanto, a queda pode ser vertiginosa, como no caso de Say diante de Smith e Ricardo; suas elaboraes tericas, no empenho de escapar do valor-trabalho, no transcendem em muito o solo da unilateralidade fenomnica. Por isso, com a usual ironia, Marx as reduz a meras trivialidades. Em Thomas Malthus, v-se a vulgarizao da economia poltica de forma ainda mais explcita.2 A presena de Malthus e Say indica a maneira pela qual o pensamento burgus constatou desde cedo o perigo da teoria valor-trabalho, particularmente em pases como a Inglaterra e a Frana, onde o desenvolvimento do capital punha-se em elevado estgio e o aspecto revolucionrio do operrio era manifesto. Marx (2002, p. 24) arma que quando o modo de produo capitalista atingiu a maturidade na Alemanha, j

O que Marx arma acerca da economia comum a todo pensamento burgus. Tornam-se estranhos Schiller e Hegel, Smith e Ricardo, Fourier e Saint-Simon. No mais possvel reviver a tradio de tericos sociais ento formada por esses autores. Passou a ser perigosa a mnima apreenso das determinaes da realidade, mesmo atravs da dialtica idealista, reconhecendo a vida social em processo, ou da teoria do valor da economia clssica, colocando o trabalho como categoria central de entendimento das relaes sociais. Esse o fenmeno chamado por Lukcs de decadncia ideolgica da burguesia. No presente artigo, iremos analisar os reexos desse processo para a economia clssica; e, na mesma medida, consideraremos o fenmeno descrito por Lukcs como a dissoluo do pensamento progressista burgus para determinar o nascimento da Sociologia. Tanto a vulgarizao da economia clssica quanto o nascimento da

1 Jean-Baptiste Say (1767-1832) foi economista francs, cuja principal obra o Tratado de economia poltica, publicada em 1803. 2 Thomas Malthus (1766-1834) foi economista ingls, publicando Um ensaio sobre o princpio da populao em 1798.

260

Emancipao, Ponta Grossa, 9(2): 259-269, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

Dois lados de uma mesma moeda:A dissoluo da economia clssica e o nascimento...

tinha rumorosamente revelado antes, na Frana e na Inglaterra, atravs de lutas histricas, seu carter antagnico. Tendo descoberto o carter antagnico do desenvolvimento capitalista antes de todos os outros pases, a Frana e a Inglaterra tiveram que lidar em prima facie com o nus da batalha tambm no plano ideolgico. Malthus cumpriu a misso pioneira de desbravador decadente na economia inglesa. Por exemplo, o economista tenta legitimar teoricamente tanto a existncia das classes improdutivas quanto a pauperizao da classe trabalhadora. De acordo com o terico da superpopulao, a misria dos operrios evitaria altos custos produtivos para o capitalista industrial e o consumo dos proprietrios de terras, sinecuristas do Estado e da Igreja e toda uma cla de lacaios ociosos (MARX, 1985, p. 1077) evitaria, por sua vez, a superproduo. H aqui a advocacia insosmvel das classes apaixonadas pelo empreendimento (o capital) e das classes apaixonadas pelo acmulo (os clrigos). Da Marx (Ibidem, p. 1112) conclui:
A Malthus no interessa encobrir as contradies da produo burguesa e sim, ao contrrio, destac-las para demonstrar a necessidade da pobreza das classes trabalhadoras (e assim ocorre nesse modo de produo), e para provar aos capitalistas a necessidade de cevarem um clero com privilgios ociais, a m de obterem uma procura adequada.

de que houve os dois meses da Comuna de Paris de 1871. Ento, o empenho de Marshall (1985, p. 303) era, em face dos conitos concretamente postos, salvar o modo burgus de produo, pondo-se busca de solues reformadoras:
O mal pode ser atenuado em muitos outros sentidos por uma compreenso mais ampla das possibilidades sociais de uma sorte de cavalheirismo econmico. Uma devoo ao bem pblico por parte dos ricos pode fazer muito [...] em bom servio para os pobres.

O cavalheirismo econmico seria ento a cura para o mal. Com a interveno estatal, afasta-se o perigo da revoluo proletria. Nada estranho para algum que imagina que uma ruptura proletria representaria o m do progresso humano: [existe] uma poderosa razo para temer-se que a propriedade coletiva dos meios de produo amortea as energias da Humanidade e detenha o progresso econmico. (MARSHALL, 1985, p. 195). Passo a passo com os reformistas, ainda na fase imperialista, os marginalistas contribuem para a desintegrao da economia de Smith e Ricardo.4 Pode-se dizer que, com a interveno de tais tericos, a dissoluo da economia clssica alcana resultados cabais. Recordemos que uma das guras cannicas desta escola econmica, Stanley Jevons (1983, p. 18), arma que a concluso a que estou chegando, cada vez mais claramente, a de que a nica esperana de atingir um verdadeiro sistema de Economia deixar de lado, de uma vez por todas, as suposies confusas e absurdas da Escola ricardiana. Walras (1983, p. 100) no se porta de modo diferente: em sua obra, ele enderea crticas aos siocratas e, especialmente, economia poltica inglesa. A propsito do valor-trabalho de Smith, Walras declara, substituindo-a por um supercial utilitarismo:
Ora, o trabalho vale e trocado porque ele , simultaneamente, til e limitado em quantidade,

As exposies de Malthus mostram que a desintegrao do pensamento burgus progressista j se manifesta muito cedo, em Malthus, nas suas formas mais baixas e repugnantes, como expresso da ideologia da parcela mais reacionria da burguesia inglesa, envolvida nas violentssimas lutas de classe dos princpios do sculo XIX. (LUKCS, 1968b, p. 58). J no perodo imperialista do capital, a partir de 1870, assistimos ao surgimento da escola reformista, com Alfred Marshall dando prosseguimento a certos elementos da linhagem de John Stuart Mill.3 A luta de classes ganha desdobramentos incisivos para a burguesia; vale lembrar

3 Alfred Marshall (1842-1924) foi economista ingls, expondo suas principais ideias no inuente livro Princpios de economia.

4 Como se ver, a escola marginalista de economia formada pelos nomes de Stanley Jevons (1835-1882), Carl Menger (18401921) e Leon Walras (1834-1910).

Emancipao, Ponta Grossa, 9(2): 259-269, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

261

Ranieri CARLI

porque ele raro. O valor decorre, pois, da raridade [...] Dessa forma, a teoria que pe a origem do valor no trabalho menos uma teoria muito estreita que uma teoria completamente vazia, menos uma armao inexata que uma armao gratuita.

no de reforma social s poderia empenhar-se no sentido de uma adequada distribuio dos bens econmicos, mas no poder abolir a instituio da propriedade como tal. (Ibidem). A misso social a ser cumprida pela escola marginalista conceder economia uma especializao harmnica, puricada. Lukcs chama a teoria marginalista de apogeu deste esvaziamento da economia na abstrao e no formalismo. (1968b, p. 65). A partir desse apogeu no h retorno: com o advento dos chamados neoclssicos, o valor-trabalho e suas determinaes esto sepultados para os economistas. A dissoluo da economia clssica est concluda. O pensamento econmico perde por completo sua urea de teoria social. 3 O nascimento da Sociologia No apenas a vulgarizao da economia poltica foi um processo necessrio de reao s primeiras revolues proletrias. A concepo da Sociologia enquanto cincia autnoma foi igualmente uma reao conservadora s revolues de 1848. A nova cincia surge com a desintegrao da escola ricardiana na Inglaterra, com Herbert Spencer, e do socialismo utpico na Frana, com August Comte. A criao do ponto de vista sociolgico insere-se no trajeto de desintegrao do pensamento progressista burgus porque traz a possibilidade para os idelogos burgueses de se estudar os problemas sociais prescindindo de sua base econmica. (LUKCS, 1968, p. 471). A totalidade da sociedade humana assim parcelada em fatos sociais ou esferas isoladas. Dessa maneira, com a nascente Sociologia, a categoria da totalidade ca para trs na histria do pensamento burgus. Lukcs (1968b, p. 65) determina o que denomina de tendncia objetivamente apologtica desta orientao:
Aps o surgimento da economia marxista, seria impossvel ignorar a luta de classes como fato fundamental do desenvolvimento social, sempre que as relaes sociais fossem estudadas a partir da economia. Para fugir desta necessidade, surgiu a Sociologia como cincia autnoma; quanto mais ela elaborou seu mtodo, to mais formalista se tornou, tanto mais

Coube aos marginalistas a tentativa de se transformar a economia em uma cincia exata, embebendo-a de frmulas matemticas, que, ao invs de implicarem a captura das contradies do real burgus, signicam o mero retrato da empiria. Em Carl Menger, outro marginalista, a matematizao atinge menor proporo se o comparamos aos outros autores mencionados, muito embora a pureza da economia seja buscada por meios diversos, notadamente atravs da transposio do mtodo das cincias naturais para o entendimento das relaes econmicas no melhor estilo positivista:
Aplicamos, pois, o mtodo de pesquisa utilizado nas cincias naturais, o que tem conduzido a resultados positivos e por isso tem sido denominado, no sem equvocos, de mtodo das cincias naturais, quando na realidade comum a todas as cincias baseadas na experincia, e, portanto, mais adequadamente, deveria denominar-se mtodo emprico. (MENGER, 1983, p. 240).

Vemos ento que os neoclssicos traaram um caminho oposto ao reformismo econmico: ao passo que Marshall concedia solues burguesas crise, os marginalistas lavavam as mos e calavam-se na pretendida castidade da economia pura. Menger no deixa de fazer notar sua opinio sobre as tentativas de superao da propriedade privada burguesa. Para o austraco, a defasagem entre a demanda e a oferta de bens criou a propriedade privada; como, segundo ele, essa defasagem eterna, ca pois, impossvel eliminar a instituio da propriedade. (Ibidem, p. 271). Uma nova forma de sociabilidade, caso fosse instituda, nunca conseguiria que houvesse outras pessoas cuja demanda no seria atendida. Por essa razo, o economista sustenta que a propriedade inseparvel da economia humana em sua dimenso social; e qualquer pla-

262

Emancipao, Ponta Grossa, 9(2): 259-269, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

Dois lados de uma mesma moeda:A dissoluo da economia clssica e o nascimento...

substituiu, investigao das reais conexes causais na vida social, anlises formalistas e vazios raciocnios analgicos.

com qualquer outra formao socioeconmica. Contudo, h nessa arbitrariedade uma reivindicao constante na letra de Durkheim: o mtodo positivista (que lidaria com os fatos sociais da mesma maneira que um cientista natural cuida da Fsica, da Biologia, da Qumica, etc.) seria o nico cientco. A xidez do objeto estaria ento condicionada necessidade do trato cientco ao chamado reino social. Lukcs (1989, p. 20) lembra que os positivistas invocam o mtodo das cincias da natureza, a maneira como estas so capazes de mediatizar os fatos puros por meio da observao, da abstrao e da experimentao e so capazes de fundamentar as suas relaes. Paralelamente, um economista vulgar como Walras exibia a mesma ideia legatria dos mtodos das cincias naturais que h em Durkheim:
A arte aconselha, prescreve, dirige porque tem como objeto os fatos que tm sua origem no exerccio da vontade humana e, sendo a vontade humana, pelo menos at certo ponto, uma fora clarividente e livre, cabe aconselhla, prescrever-lhe tal ou qual conduta, dirigi-la. A cincia observa, expe, explica porque tem como objeto fatos que tm sua origem no jogo das foras da Natureza e, sendo as foras da Natureza cegas e fatais, no h outra coisa a fazer com elas alm de observ-las e explicar seus efeitos. (WALRAS, 1983, p. 16).

Dois autores so considerados os clssicos da Sociologia: Weber e Durkheim.5 Sobre o ltimo, a sua ascendncia terica pode ser encontrada na losoa positivista. A bem dizer, o positivismo uma das escolas loscas tpicas do fenmeno identicado por Lukcs como decadncia ideolgica da burguesia: h um primeiro momento, com Saint-Simon e Condorcet, em que possvel se vislumbrar uma postura revolucionria-burguesa; um segundo, com Comte e Spencer, quando o carter transformador deixado de lado e o positivismo compreendido enquanto uma espcie de pedagogia social; e, por m, com o prprio Durkheim, a escola positiva exclui terminantemente a ideia de luta de classes de suas doutrinas e o reino social passa a ser considerado solidariamente homogneo, a partir de uma moral coletivamente constituda. E no sem propsito. Durkheim escreve j no acirrado perodo imperialista e no fala mais em transformao, como Saint-Simon, ou em catequizao da classe trabalhadora, como Comte. Nem mesmo a dinmica dos trs estgios comteana mencionada. Ao contrrio: o socilogo francs impe-se a determinao metodolgica de tomar as relaes sociais como algo imutvel, xo, uma vez que somente assim o chamado fato social seria apreensvel. Marx (2002, p. 386) precisou apenas de uma nota de rodap em O capital para tratar da escola positivista; e oportuno que sua crtica se rera precisamente ao carter imutvel atribudo s relaes: August Comte e sua escola poderiam ter demonstrado a eterna necessidade dos senhores feudais do mesmo modo que o zeram em relao aos senhores do capital. A partir das palavras de Marx, podemos inferir a arbitrariedade contida nas teorias da Sociologia positivista: a sociedade burguesa transformada em a sociedade assim como poderia ser feito

5 mile Durkheim (1858-1917) socilogo francs, autor de obras como Regras do mtodo sociolgico, O suicdio e Formas elementares da vida religiosa. Max Weber (1864-1920) socilogo alemo, entre suas obras mais importantes esto A tica protestante e o esprito do capitalismo e Economia e sociedade.

Quanto a Durkheim, com a invocao do mtodo das cincias da natureza o socilogo consegue explicar o porqu do aparecimento extemporneo da Sociologia entre as cincias; para ele, a cincia s aparece quando o esprito, abstraindo toda a preocupao prtica, aborda as coisas com o nico m de ter representaes delas. (DURKHEIM, 1975, p. 104). Para que se tenha o comportamento cientco preciso ter chegado noo de leis. (Ibidem, p. 105). E o socilogo conclui: ora, sabe-se com que lentido a noo de lei natural se constituiu e se propagou progressivamente s diferentes esferas da natureza. (Ibidem). Com lentido, a ideia de lei natural aportava na Sociologia com a obra dos positivistas e foi isto que fez com que a Sociologia s pudesse aparecer num momento tardio da evoluo cientca. (Ibidem).

Emancipao, Ponta Grossa, 9(2): 259-269, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

263

Ranieri CARLI

Entretanto, no apenas a noo de lei natural que faltava aos estudiosos da sociedade; estava ausente ainda o reconhecimento do reino social enquanto um dos reinos da natureza:
H sculos que o esprito est habituado a conceber um tal abismo entre o mundo fsico e aquilo que se chama o mundo humano que, durante muito tempo, se recusaria a admitir que os princpios, mesmos fundamentais, de um fossem tambm os do outro. Da a tendncia geral em colocar os homens e as sociedades fora da natureza, a fazer das cincias da vida humana, quer individual quer social, cincias parte, sem semelhanas com as cincias fsicas, mesmo as mais avanadas... Para triunfar desse obstculo, seria preciso perder o preconceito dualista; e o nico meio para isso consistia em adquirir um sentimento vivo da unidade do saber humano. (Ibidem).

espcie de arte, isto , uma doutrina normativa feita para a ao. A arte, em efeito, consiste em agir; ento arrastada pela urgncia [...] A verdadeira cincia no sofre tanto da precipitao. A arte pretende a correo; a Sociologia, o entendimento. Esta a oposio entre dever ser e ser que marca com ferro e fogo o nascimento da Sociologia (e que no ser estranha a Weber). Pois Durkheim (Ibidem, p. 34) estabelece que o mtodo cientco difere-se da arte por aplicar-se a um certo objeto em vista de conhec-lo sem nenhuma preocupao utilitria. O estatuto de cincia para a Sociologia est atrelado ao entendimento da sociedade enquanto um reino regido pela mesma lei do universo. Desse modo, como j salientamos, a Sociologia conhece o seu mtodo: se o bilogo cuida de seu objeto do modo como este se apresenta, caberia ao socilogo proceder de forma semelhante. Da a conhecidssima proposta: tratar os fenmenos como coisa externa, anterior e coercitiva. Tudo o que matria de cincia incide nas coisas que possuem uma natureza prpria e estvel e so capazes de resistir vontade humana. (Ibidem, p. 41). Nesse ponto, Lukcs (1989, p. 20), referindo-se aos que inltram o mtodo positivista no marxismo, caracteriza: os oportunistas nunca se do conta de que prprio da essncia do capitalismo produzir os fenmenos dessa maneira. No seno a transposio do aspecto reicado da cotidianidade burguesa em sua face fetichizada para o mbito do pensamento. E tal transposio produzida em nome da cienticidade: a natureza no cientca deste mtodo aparentemente to cientco reside, pois, no fato de no se aperceber do carter histrico dos fatos que lhe servem de base e de descurar este carter histrico. (LUKCS, 1989, p. 21). O empirismo de Durkheim signica, portanto, a aceitao acrtica da reicao das relaes do capital. Hegel (2002, p. 184) diria que, com sua aceitao acrtica da certeza sensvel, a Sociologia positivista conduz a uma observao e a uma descrio carentes-de-pensamento. No obstante, de Hegel, podemos abstrair uma aguda censura ao saber imediato o entendimento tabulador que vale tanto para Schelling (seu alvo inicial) quanto para o empirismo durkheimiano:

O preconceito dualista seria daqueles que viam o ser social com uma legalidade distinta do ser natural, o que signica que Marx estaria na lista dos dualistas preconceituosos, uma vez que elaborava a precisa distino entre relaes sociais e relaes naturais. Durkheim diz superar tal dualidade e, no que diz respeito ao procedimento metdico, coloca a Sociologia em posio de equivalncia com as cincias naturais fazendo recordar Carl Menger (1983, p. 243), que dizia: todas as coisas so regidas pela lei da causa e do efeito. Nesse mesmo sentido, na tentativa de equiparar os mtodos naturais com os sociais, uma alternativa posta por Durkheim (1966, p. 38): deve-se ento escolher: ou bem as coisas sociais so incompatveis com a cincia, ou bem elas so governadas pela mesma lei que as outras partes do universo. Podemos inferir qual a escolha do nosso socilogo:
Como este princpio, segundo o qual todos os fenmenos do universo esto diretamente vinculados uns aos outros, j foi posto prova em demais domnios da natureza e no foi jamais apresentado como falso, fortemente verossmil que seja vlido tambm para as sociedades humanas, as quais fazem parte da natureza. (Ibidem).

Se assim no for, Durkheim (Ibidem, p. 32) adverte que a cincia poder se tornar uma

264

Emancipao, Ponta Grossa, 9(2): 259-269, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

Dois lados de uma mesma moeda:A dissoluo da economia clssica e o nascimento...

O entendimento tabulador guarda para si a necessidade e o conceito do contedo: [tudo] o que constitui o concreto, a efetividade e o movimento vivo da coisa que classica. Ou melhor: no que guarde para si, mas o desconhece; pois se tivesse essa perspiccia, bem que a mostraria. Na verdade, nem sequer conhece sua necessidade, alis, renunciaria a seu esquematizar, ou s o tomaria como uma indicao-do-contedo. De fato, tal procedimento s fornece uma indicao-do-contedo, e no o contedo mesmo. (Ibidem, p. 58).

confronto com o determinismo incondicional de Durkheim, temos aqui um individualismo que foi caracterizado por Mszros (2004, p. 212) como a gloricao do relativismo e da arbitrariedade subjetiva. Para Weber, tudo se resolve em face de escolhas subjetivas de valores uma vez que o conhecimento factual seria inacessvel, como veremos. E novamente Mszros expe os entraves de um relativismo como o de Weber (2004, p. 212):
Quanto aos fundamentos a partir dos quais o prprio indivduo poderia tomar sua deciso, essa questo foi a priori declarada fora de propsito; assim como na mitologia indiana, onde se supunha que o elefante carregasse o mundo em suas costas permanecendo de p sobre as costas da tartaruga csmica, e no se esperava que ningum zesse perguntas sobre a base de sustentao da prpria tartaruga.

No o contedo, mas apenas a sua indicao, encontramos no entendimento tabulador apresentado por Durkheim. Ele assume a representao fetichizada como dado e prescinde de qualquer conceitualizao generalizante; e, ao assumi-la como dado, retira-a do solo histrico do capitalismo, do qual em verdade se porta como expresso necessria. Perde-se aqui toda referncia totalidade concreta porque, justamente, toda categoria parcial isolada pode ser tratada e pensada (neste isolamento) como estando presente durante toda a evoluo da sociedade humana. (LUKCS, 1989, p. 24). O isolamento das partes conditio sine qua non para a eternizao das relaes capitalistas. Resta, acima de tudo, por parte de Durkheim (1975, p. 122), preconizar aos seus seguidores a observao paciente dos fatos, ausente de qualquer interferncia na prtica:
Podemos certamente concluir, no sem razo, que a vida que [...] se desenvolveu [em meados do sculo XIX] muito agitada e no deixa de ter lamentveis desperdcios de foras. Mas, enm, a vida. Que ela se discipline e se regularmente, que os nimos assim despertos, em vez de se consumirem sem mtodo, se agrupem e se organizem, que cada um meta mos a uma tarefa denida, e -nos permitido esperar que este movimento gurar na histria das ideias em geral e da Sociologia em particular.

De fato, so passagens comuns na obra de Weber (1979, p. 175) momentos desta espcie: segundo nosso ponto de vista ltimo, um o demnio e o outro o Deus, e o indivduo tem de decidir qual para ele o Deus e qual o demnio. E o mesmo acontece em todas as ordens da vida. O relativismo weberiano igualmente exposto s crticas rigorosas de Lukcs. Com efeito, o pensador hngaro utiliza a obra weberiana como situao modelar da especializao mesquinha que se tornou mtodo das Cincias Sociais:
Isto [a especializao mesquinha] pode ser visto claramente atravs do exemplo de um sbio de nosso tempo, o qual, mesmo sendo um cientista escrupuloso, dispunha de um vasto e multiforme saber e, no obstante, jamais superou uma especializao estreita: rero-me a Max Weber. Weber era economista, socilogo, historiador, lsofo e poltico. Em todos esses campos, tinha sua disposio profundos conhecimentos, muito superiores mdia e, alm disso, sentia-se vontade em todos os campos da arte e de sua histria. No obstante, inexiste nele qualquer sombra de um verdadeiro universalismo. (LUKCS, 1968b, p. 64).

Max Weber, em seu tempo, possui uma liao distinta: o socilogo alemo est dentro dos limites do chamado neokantismo, fundado por lsofos como Rickert e Windelband. De tal escola do pensamento, Weber herda o seu resoluto relativismo subjetivo. Em

O que Lukcs pretende dizer que, apesar de seu vasto conhecimento, no h um trao

Emancipao, Ponta Grossa, 9(2): 259-269, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

265

Ranieri CARLI

de totalizao nas teses de Weber; embora seja possvel distinguir um economista, um socilogo, um historiador em Weber, no existe uma conexo entre essas vrias especializaes. Efetivamente, em sua acepo, uma realizao verdadeiramente denitiva e boa , hoje, sempre uma realizao especializada. (WEBER, 1979, p. 160). Precisamente por isto, por ser um especialista, Weber promove uma anlise pauperizada, sob todos os aspectos, acerca do imperialismo, por exemplo, entendendo-o como uma competio pelo prestgio: o expansionismo de determinadas naes explica-se pelo desejo de honra a ser conseguida com a subjugao de seus vizinhos. Os principais beneciados com essa competio pelo prestgio so os burocratas e ociais, para os quais, a expanso do poder [...] signica mais cargos, mais sinecuras e maiores oportunidades de ascenso. (Ibidem, p. 188). Estamos diante de um exame que no outra coisa seno uma realizao especializada digna do entendimento tabulador criticado acima por Hegel. Weber isola os elementos culturais (no caso, o status) de suas determinaes sciohistricas. Essa uma anlise tpica de um autor que se v obrigado a insular o plano da teoria das contradies capitalistas. Ademais, Weber era legatrio do pensamento de Nietzsche de uma forma muito especca. Porque, como Nietzsche outro homem para todas as estaes , Weber articulou seu pensamento tendo em mente o socialismo como principal adversrio. (MSZROS, 2004, p. 216). Leiam que Nietzsche (1999, p. 86) asseverou certa vez sua posio diante dos movimentos socialistas:
Os socialistas desejam instaurar um bem-viver para o maior nmero possvel. Se a ptria duradoura desse bem-viver, o Estado perfeito, fosse efetivamente alcanada, ento, por esse bem-viver, o cho de que cresce o grande intelecto, e em geral o indivduo forte, estaria destrudo: rero-me grande energia. A humanidade se teria tornado demasiado dbil, se esse Estado tivesse sido alcanado, para poder gerar ainda o gnio.

E essa posio diante do socialismo reetiu-se em sua teoria sobre o desenvolvimento do capital. O socilogo alemo considerava a poca capitalista como insupervel, com sua burocratizao, seu clculo contbil, etc. Sabe-se que Weber via na ascese protestante a gnese da racionalizao da era capitalista; por certo, no nenhuma novidade a remisso religio protestante quando se pensa na difuso da ideologia burguesa; j Marx (2002, p. 318) havia atentado para o fato: o protestantismo, transformando os dias tradicionais de festas em dias de trabalho, desempenhou importante papel na gnese do capital. A diferena que, de um lado, o socilogo colocava as mltiplas determinaes da dinmica histrica em uma relao rgida de causa e efeito enquanto Marx tratava do assunto em sua forma dialtica e totalizante e, de outro, concebia a racionalidade da ao capitalista como portadora da invencibilidade assinalada acima (o que para Marx seria uma fantasia de m-f ideolgica). Do mesmo modo como entendia que o socialismo fosse a priori um movimento fracassado, Weber (1999, p. 121) procurava equiparar a ideologia proletria, isto , o marxismo, a um conjunto de ideias que talvez apenas subsista nas mentes de leigos ou diletantes. Weber no se avaliava como um leigo e sequer um diletante; pelo contrrio, a sua classe era composta por homens livres do preconceito obsoleto de que a totalidade dos fenmenos culturais pode ser deduzida como produto ou como funo de determinadas constelaes de interesses materiais. (Ibidem). Contudo, assim como Durkheim, Weber (Ibidem, p. 109) tambm procura falar em nome da objetividade: jamais pode ser tarefa de uma cincia emprica proporcionar normas e ideais obrigatrios, dos quais se possa derivar receitas para a prtica. Ainda que as escolhas subjetivas sejam referenciadas pelos valores, no mbito da cincia o sujeito deve ao mesmo tempo abstrair (em um verdadeiro tour de force) seus juzos mais ntimos para no sofrer uma queda no normativo. Weber exige das cincias empricas a neutralidade axiolgica. Resta saber at que ponto ele mesmo esteve altura de sua exigncia. de se estranhar num autor neutro

As opinies de Weber no diferiam substancialmente dessa acima proferida por Nietzsche.

266

Emancipao, Ponta Grossa, 9(2): 259-269, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

Dois lados de uma mesma moeda:A dissoluo da economia clssica e o nascimento...

uma avaliao deste quilate sobre o movimento socialista: o socialismo do futuro uma frase referente racionalizao da economia atravs de uma combinao de maior burocracia e administrao, ajustada a ns por parte dos interessados. (WEBER, 1999, p. 398). Mas a neutralidade o artifcio metodolgico utilizado quando no se quer desemborcar na crtica ordenao do capital. Certamente, Weber no compactuava com a naturalizao durkheimiana das relaes sociais; entretanto, fazia concesses escola positivista diante das lutas imperialistas de sua poca, e a separao rgida entre losoa e cincia um dos mais fortes ranos positivistas em sua sociologia por isso, Lukcs denomina a escola de Weber, Simmel e Rickert como neokantismo positivista. Inexistem receitas para a prtica na sociologia compreensiva de Weber porque, neste terreno, as questes cientcas so resolvidas puramente na lgica. Aqui, a realidade concreta entendida como uma espcie de caos em que s a ao do sujeito apreensvel sob a forma da construo de uma lgica hipottica, que, no entanto, no reproduz a tal ao em si mesma: como se disse muitas vezes, no preciso ser Csar para compreender Csar. Se fosse diferente, toda a historiograa no teria sentido. (Ibidem, p. 314). Quando se trata de cincia social, tudo est a par com a constituio de um nexo entre causa e efeito, de um tipo ideal que no se confronta com a realidade. At mesmo a ontologia materialista de Marx reduzida a um mero tipo ideal (ainda que Marx seja reconhecido como de longe o mais importante nas construes de tipo ideal):
Limitamos a constatar aqui que todas as leis e construes do desenvolvimento histrico especicamente marxistas naturalmente possuem carter de tipo ideal, na medida em que sejam teoricamente corretas. Quem quer que tenha trabalhado com os conceitos marxistas conhece a eminente e inigualvel importncia heurstica destes tipos ideais, quando utilizados para sua comparao com a realidade, mas conhece igualmente o seu perigo, logo que apresentados como construo com validade emprica ou, at mesmo, como tendncias ou foras ativas reais (o que quer dizer, na verdade, metafsicas). (Ibidem, p. 147).

Como se disse, Weber representa um passo importante na dissoluo da categoria da totalidade. Consciente de si mesmo, Weber no exigia mais de seus leitores que a especializao mesquinha (segundo as palavras da grave crtica de Lukcs) das Cincias Sociais: procuremos trabalhar e atender s exigncias do momento, nas relaes humanas e em nossa vocao. Isto, porm, claro e simples, se cada um de ns encontrar a obedecer ao demnio que controla os cordes de nossa prpria via. (WEBER, 1979, p. 183). 4 guisa de concluso: herana cultural e marxismo. Vimos acima a maneira pela qual o pensamento burgus responde s novas circunstncias postas pelas lutas de classes, a partir do processo de ascenso da classe trabalhadora a novo sujeito revolucionrio. Tanto a desintegrao da economia poltica quanto o nascimento da sociologia so momentos concomitantes desse fenmeno: culminam na parcialidade de suas formulaes porque a tradio progressista do pensamento burgus, representante do perodo herico do capitalismo, torna-se estranha. Referindo-se elevao de John Stuart Mill condio de grande pensador, Marx (2002, p. 587) disse que na planura imensa, montculos de terra parecem colinas; hoje mede-se a mediocridade de nossa burguesia pelo calibre de seus grandes espritos. Depois de 1848, o pensamento burgus, em geral, submergiu em uma planura imensa. As suas grandes tradies progressistas foram absorvidas pelo proletrio, a quem coube a condio de sujeito revolucionrio da Histria. O desenvolvimento dialtico de Hegel, Smith e Ricardo foi ento promovido pelo materialismo histrico de Marx e Engels. Os fundadores do materialismo histrico-dialtico passaram a ser verdadeiros defensores dessa tradio em face de seus vulgarizadores, como demonstra esta famosa passagem escrita por Marx (Ibidem, p. 28, 29):
Critiquei a dialtica hegeliana, no que ela tem de misticao, h quase 30 anos, quando estava em plena moda. Ao tempo em que elaborava o primeiro volume de O capital, era costume dos epgonos impertinentes, arrogantes e medocres

Emancipao, Ponta Grossa, 9(2): 259-269, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

267

Ranieri CARLI

que ponticavam nos meios cultos alemes, comprazerem-se em tratar Hegel tal qual o bravo Moses Mendelssohn, contemporneo de Lessing, tratara Spinoza, isto , como um co morto. Confessei-me, ento, abertamente discpulo daquele grande pensador, e, no captulo sobre a teoria do valor, joguei vrias vezes, com seus modos de expresso peculiares. A misticao por que passa a dialtica nas mos de Hegel no o impediu de ser o primeiro a representar suas formas gerais de movimento, de maneira ampla e consciente.

no procurava e no esperava na cincia ocial. O movimento operrio alemo o herdeiro da losoa clssica alem.

As condies materiais do proletrio permitem e, at mesmo, determinam o acolhimento do senso terico abandonado pela decadncia. Na esteira dos clssicos do marxismo, Lukcs (1968b, p. 47) disse algo sobre a herana no terreno da literatura que pode ser generalizado para todo o mbito da ideologia: essa obra [herdada de toda a humanidade], portanto, no deve ser para ns uma herana sem utilizao, mas sim uma herana operante no presente, uma arma ecaz na realizao de nossas tarefas atuais, de importncia mundial. No se trata, por isso, de um simples apego aos velhos cnones, mas sim de uma continuidade entre a grande herana e a criao de uma nova cultura. O legado da humanidade, absorvido pelo movimento socialista, enquadra-se na totalidade da ideologia proletria neste sentido exposto por Lukcs (Ibidem, p. 36): a contnua solicitao da verdadeira e grande herana do passado , ao mesmo tempo, um apelo ao proletariado, um incentivo e uma solicitao das grandes tarefas que o esperam. 5 Referncias
DURKHEIM, mile. Montesquieu et Rousseau, prcurseurs de la sociologie. Paris: Librarie Marcel Rivire, 1966. ______. A cincia social e a ao. So Paulo: Difel, 1975. ENGELS, Frederich. Ludwig Feuerbach e o m da losoa clssica alem. Rio de Janeiro: Editorial Vitria, 1963. HEGEL. Fenomenologia do esprito. Petrpolis. RJ: Vozes, 2002. JEVONS, Stanley. Princpios de economia poltica. So Paulo: Nova Cultural, 1983. LENIN. Cahiers philosophiques. Paris: ditions du progress, 1973. LUKCS, Georg. El asalto a la razn. Barcelona; Mxico, DF.: Ediciones Grijalbo, 1968. ______. Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968a.

E, em seguida, Marx (2002, p. 29) expe que a herana da tradio burguesa pelo proletrio no deve ser, de modo algum, passiva e sim transformadora: em Hegel, a dialtica est de cabea para baixo. necessrio p-la de cabea para cima a m de descobrir a substncia racional dentro do invlucro mstico. Ao estudar as Lies sobre a losoa da Histria, Lnin (1973, p. 296) arma que h na obra de Hegel os germens do materialismo histrico. Tendo frente aos olhos a Cincia da lgica, expe que o materialismo histrico [] uma das aplicaes e um dos desenvolvimentos das ideias seminais que existem em grmen em Hegel. (Ibidem, p. 180). Da provm a clebre constatao: no se pode compreender totalmente O capital de Marx e em particular seu captulo inicial sem ter estudado bastante e sem ter compreendido toda a Lgica de Hegel. Por isso, nenhum marxista compreendeu Marx h meio sculo. (Ibidem, p. 170). E ainda Engels (1963, p. 207) elaborou outra de suas anlises ao tratar novamente da herana cultural do pensamento progressista burgus:
S na classe operria perdura, sem decair, o senso terico alemo. Aqui, nada h que possa extirp-lo; aqui, no h margem para preocupao de arrivismo e de lucro e de proteo vinda de cima; ao contrrio, quanto mais audazes e intrpidos so os avanos da cincia, melhor se harmonizam com os interesses e as aspiraes dos operrios. A nova tendncia, que descobriu na histria da evoluo do trabalho a chave que permite compreender a histria da sociedade, dirigiu-se preferentemente, desde o primeiro momento, classe operria e encontrou nela o acolhimento que

268

Emancipao, Ponta Grossa, 9(2): 259-269, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

Dois lados de uma mesma moeda:A dissoluo da economia clssica e o nascimento...

______. Marxismo e teoria da literatura. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968b. ______. Histria e conscincia de classe. Porto: Escorpio, 1989. MARSHALL, Alfred. Princpios de economia. Volume II. So Paulo: Nova Cultural, 1985. MARX, Karl. Teorias da mais-valia. Livro II. Rio de Janeiro: Difel, 1985. ______. O capital: crtica da economia poltica. Livro I. Volume I. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. MENGER, Carl. Princpios de economia poltica. So Paulo: Abril Cultural, 1983. MSZROS, Istvn. O poder da ideologia. So Paulo: Boitempo, 2004. NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. So Paulo: Abril Cultural, 1999. SAY, Jean-Baptiste. Tratado de economia poltica. So Paulo: Nova Cultural, 1983. WALRAS, Leon. Compndio dos elementos de economia poltica pura. So Paulo: Abril Cultural, 1983. WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. ______. Metodologia das cincias sociais. So Paulo: Cortez; Campinas: Unicamp, 1999.

Emancipao, Ponta Grossa, 9(2): 259-269, 2009. Disponvel em <http://www.uepg.br/emancipacao>

269

You might also like