You are on page 1of 52

Ano 4 n 0 48 2007 www.multirio.rj.gov.

br/nosdaescola

O lugar da narrativa cientca

ISSN 1676-5141 9 7 7 1 6 7 6 51400v 00048

Cesar Maia Prefeito Sonia Mograbi Secretria Municipal de Educao Regina de Assis Presidente da MULTIRIO Marcos Ozorio Diretor de Mdia e Educao Maria Ins Delorme Diretora do Ncleo de Publicaes e Impressos e jornalista responsvel (MTb. RJ22.642JP) Marcelo Salerno Diretor do Ncleo de Tecnologia da Informao Katia Chalita Diretora do Ncleo de Televiso, Rdio e Cinema lida Vaz Assessora de Comunicao e Ouvidora CONSELHO EDITORIAL
lida Vaz (Assessora de Comunicao/MULTIRIO) Leny Datrino (Diretora do Departamento Geral de Educao/SME) Marcos Ozorio (Diretor da Diretoria de Mdia e Educao/MULTIRIO) Maria Ins Delorme (Diretora do Ncleo de Publicaes e Impressos/MULTIRIO) Martha Neiva Moreira (Editora/NPI-MULTIRIO) Rita Ribes (Professora do Departamento de Educao da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Silvya Rosalem (Assessora Especial do Gabinete da Secretria /SME)

CONSELHO DE COLABORADORES
Cludia Reis (4 CRE) Cristina Campos (Ncleo de Publicaes e Impressos/MULTIRIO) Cristina Salvadora Ferreira (5 CRE) Guilherme F. De A. Degou (9 CRE) Irinia Simone Cortes Tourinho (Assessoria de Integrao/MULTIRIO) Joelma de Souza Vieira (8 CRE) Letcia Carvalho Monteiro (6 CRE) Marcia Elizabeth N. M. Vicent (7 CRE) Maria Alice Oliveira da Silva (DGED/SME) Maria Teresa L. M. Coelho (Diretoria de Mdia e Educao/ MULTIRIO) Marize Peixoto (1 CRE) Norma Suely Batista (10 CRE) Rosilene Adriano Mattos (2 CRE) Solange Maria Campos (3 CRE)

EQUIPE DE PRODUO
GERNCIA PEDAGGICA: Cristina Campos e Joanna Miranda GERNCIA DE JORNALISMO: Martha Neiva Moreira (editora) Renata Petrocelli (subeditora) Fbio Aranha, Carolina Bessa e Bete Nogueira (reportagem) Csar Garcia e Jorge Eduardo Machado (copidesque e reviso) GERNCIA DE ARTES GRFICAS: Flavio Carvalho (gerncia) Cludio Gil (coordenao), Adriana Simeone, Aline Carneiro, David Macedo e Gustavo Cadar (designers) Vivian Ribeiro (produo grca) Alberto Jacob Filho (fotograa) Impresso: Cidade Amrica Artes Grca Tiragem: 36.500 exemplares

EMPRESA MUNICIPAL DE MULTIMEIOS LTDA. Largo dos Lees, 15 - 9 andar - Humait - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22260-210 www.multirio.rj.gov.br ouvidoriamultirio@pcrj.rj.gov.br Central de atendimento: (21) 2528-8282 - Fax: (21) 2537-1212

nosdaescola48_parte1.indd 2

15/5/2007 12:00:23

Maquetes feitas pelos alunos da E. M. Dom Pedro I (7 CRE)

Capa: Foto: Alberto Jacob Filho Direo de arte: Cludio Gil e David Macedo

nosdaescola48_parte1.indd 3

15/5/2007 12:01:02

editorial
ano 4 n 48/2007

4 5 6

editorial cartas ponto e contraponto


Pela popularizao da cincia

Cincia e escola
NS DA ESCOLA tem como tema a narrativa cientca. Podemos dizer que a histria da cincia reete o percurso do homem no planeta e atravs da produo cientca e sobre o que se fala dela que conhecemos os avanos Snia Mograbi Secretria municipal da humanidade. E como a cincia chede Educao ga escola? Que caminhos os professores devem percorrer para incentivar seus alunos a desenvolverem o pensamento cientco? Nlio Bizzo, especialista em Histria da Cincia, em artigo, trata da cincia que chega escola, e o fsico Enio Candotti, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC), em Ponto e contraponto, ressalta que uma sociedade bem informada pode participar de forma crtica de um debate sobre os signicados dos avanos cientcos e tecnolgicos. Em poca de debates em torno da ameaa representada pelo aquecimento global, tratamos do Protocolo de Intenes do Rio e das aes da Prefeitura, assim como da importncia da conscientizao das novas geraes, investindo na abordagem do assunto em sala de aula como tema transversal no currculo escolar. Em tempos do Pan, focalizamos os hbitos alimentares do continente americano, mostrando os alimentos originrios das Amricas, como o milho, o tomate e a mandioca. Em P na estrada so mostradas experincias signicativas de professores da Rede voltadas para a importncia do voto, o debate, o desenvolvimento de valores fundamentais por nossos alunos na perspectiva de uma educao cidad. Boa leitura.

10 pan 2007 Os sabores do Novo Mundo 12 contos americanos A zamacueca 14 carioca Ora (direis) ouvir estrelas! 17 parceria Conscientizao pelo verde 18 sculo XX1 Um laboratrio a cu aberto 20 professor on line Dados ao alcance das mos 21 rede fala Fundamentos de uma educao cidad 23 olho mgico Novidades na telinha da TV 24 caleidoscpio Espao socializador do saber 26 capa Para repensar o discurso cientco 32 artigo Cincia moderna: ferramenta para produzir conhecimento 34 atualidade A cidade chega na frente 36 presente do futuro Variados laos de parentesco 39 p na estrada Criatividade em campanha Histria de papel presente
n 30/2005

44 foi assim Consumo no varejo 47 perl O ltimo dos lambe-lambes 49 tudoteca 50 MULTIRIO

na TV

4
nosdaescola48_parte1.indd 4 15/5/2007 12:01:09

Aula-passeio
A E. M. Juan Montalvo agradece a todos do Ncleo de Publicaes da MULTIRIO pelo carinho e ateno que nos foram dispensados a cada contato e parabeniza pelas novidades de NS DA ESCOLA e pela belssima matria feita sobre a nossa aulapasseio pelo Rio do Pan 2007 at o Po de Acar. Toda a comunidade escolar recebeu a matria com muita alegria. Em nome de toda a comunidade o nosso muito obrigado. Jos Lus da Silva Santos, Marilza Drummond, Maria da Conceio Jacovini de Oliveira e Maria Helena Urbani Professores, coordenadora e diretora da E. M. Juan Montalvo (Taquara, Jacarepagu, 7 CRE) NS DA ESCOLA agradece os elogios. bom saber que as novidades agradaram aos professores e que a matria conseguiu retratar com exatido o trabalho desenvolvido na escola.

Poesia das Amricas


Sempre recebo os informativos da MULTIRIO e os utilizo na dinamizao do trabalho em sala de aula. Graas a essas ferramentas, no preciso car correndo atrs de material pertinente ao fazer pedaggico. No entanto, com a chegada do PAN e com a indicao da minha coordenadoria num trabalho sobre literatura, me vi sem cho, pois os poemas de diferentes pases que se encontram no Portal esto em lngua estrangeira e no existe nenhum sobre So Vicente e Granadinas, que foi o pas escolhido para a minha escola trabalhar. Posso contar com a ajuda de vocs? Rosemary SantAnna Professora da E. M. Marechal Canrobert Pereira da Costa (Anil, 7 CRE) Infelizmente no temos tradutores em nossa equipe. Sugerimos que a professora entre em contato com a equipe do Portal para vericar se a pesquisa localizou algum poema de So Vicente e Granadinas.

Capa
Venho expressar minha completa surpresa com a capa de NS DA ESCOLA n. 46. De quem surgiu a idia de colocar aquela foto? Ela representa a realidade de que aluno? Os da rede municipal? Nem mesmo nossos lhos, considerados classe mdia, na maioria das vezes tm um quarto como o mostrado na capa da referida revista. No meu entender, e de muitos professores que realmente sabem a realidade dos nossos alunos, um desperdcio de dinheiro pblico (...). D. O(a) professor(a) assinou apenas com a inicial e no informou a escola em que trabalha. As imagens de capa e do corpo da revista no tm como objetivo retratar a realidade, por sabermos que ela no esttica e que no existe apenas um modo de ser criana, nem apenas um quarto ou uma casa que a represente. Quanto ao gasto pblico com a revista e outros materiais impressos, bom informar que as publicaes so parte de uma poltica de formao continuada de professores.

cartas

Coleo incompleta
Constatei a ausncia dos encartes (Giramundo e cartaz no exemplar de NS DA ESCOLA n. 44, deixando minha coleo incompleta. Venho, desse modo, perguntar se seria possvel disponibilizar esses encartes. Carlos Lus M. C. Da Cruz Professor da E. M. Pedro Lessa (Bonsucesso, 4 CRE) Os encartes j foram enviados pelo correio e recebidos pelo professor Carlos Lus.

Blogs
Em nome de toda a comunidade escolar da E. M. Almirante Newton Braga de Faria, informo que nossos blogs esto atualizados e convido todos para uma visita: http://spaces. msn.com/projetocoralfazendovozes/ e http://spaces.msn.com/ emnewtonbragadefaria/. Regina Bizarro Professora da E. M. Almirante Newton Braga de Faria (Iraj, 5 CRE)

Correo
Na revista n. 47, a matria Arte a servio da geometria (seo P na estrada) informou erroneamente a CRE onde foram expostos os trabalhos dos alunos. O correto Alguns deles foram expostos na Semana de Arte da 6 CRE.

ESCREVA PARA O NCLEO DE PUBLICAES E IMPRESSOS DA MULTIRIO


Largo dos Lees, 15 - 9 andar, sala 908 - Humait - CEP 22260 210 - Rio de Janeiro - ou mande e-mail para multirio_dpub@rio.rj.gov.br Para colaborar com a seo Rede Fala envie-nos seu artigo. O texto deve ser digitado em fonte Arial, corpo 12, e ter, no mximo, 6 mil caracteres. Todos os artigos sero submetidos a avaliao e publicados de acordo com a programao da revista. A MULTIRIO no se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos e se reserva o direito de, sem alterar o contedo, resumir e adaptar os textos. Visite nosso site: www.multirio.rj.gov.br
n 48/2007

nosdaescola48_parte1.indd 5

15/5/2007 12:01:11

Pela popularizao da cincia


Fazer a cincia chegar a um pblico de quase 180 milhes de pessoas chamado Brasil. Essa a misso do fsico e professor universitrio Ennio Candotti, que h mais de duas dcadas se dedica divulgao e popularizao da cincia no pas. O fsico, que durante 21 anos foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e desde 1995 integra o corpo docente da Universidade Federal do Esprito Santo (Ufes), est terminando o seu terceiro mandato como presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC), entidade que h mais de 50 anos defende o desenvolvimento educacional e cultural do pas e promove a democratizao da informao cientca atravs de publicaes respeitadas no mercado editorial e na academia. Em entrevista, Candotti arma que uma sociedade bem informada pode participar de forma crtica de um debate sobre os signicados dos avanos cientcos e tecnolgicos. O fsico defende tambm a implantao de mais laboratrios nas escolas, a promoo de visitas de alunos a museus e a centros de cincias e a valorizao da observao e de trabalhos ao ar livre para aproximar conceitos cientcos e fenmenos visveis. Favorvel s novas tecnologias, ele faz uma ressalva: o computador deve estimular a curiosidade do jovem e no servir para economizar neurnios.
TEXTO
FABIO ARANHA

ponto e contraponto

FOTO
DIVULGAO

A SBPC h mais de 20 anos se dedica popularizao da cincia com iniciativas como as revistas Cincia Hoje, Cincia Hoje das Crianas e o Jornal da Cincia . Qual a importncia da divulgao cientca?
Vivemos um tempo em que a cincia vista com temor e admirao pela sociedade. O impacto dela e de suas aplicaes tecnolgicas sentido por todos, e o progresso da cincia e da tcnica nem sempre obedece a interesses sociais amplos. A cincia tem suas prprias razes. J a tcnica muito sensvel aos interesses da economia. difcil avaliar riscos e vantagens. A divulgao cientca, a traduo dos sucessos

e insucessos da cincia e da tcnica para uma linguagem que o grande pblico possa entender e debater, uma necessidade.

O senhor diria que a SBPC alcanou os objetivos traados na sua fundao?


Estamos longe de ter conseguido divulgar a cincia para o grande pblico. Alcanamos talvez 1 milho de brasileiros, mas esses so quase 180 milhes. Ainda no aprendemos a divulgar cincia para a grande maioria dos que se alimentam de seus produtos. Faltam laboratrios de cincias nas escolas e museus de cincias para complementar o que se estuda em sala de aula. Falta educar o esprito prtico,

nosdaescola48_parte1.indd 6

n 48/2007

15/5/2007 12:01:14

ponto e contraponto

o saber fazer to pouco valorizado na nossa educao. A prpria televiso em rede aberta dedica muito pouca ateno cincia.

possvel diminuir a distncia entre o cientista e o pblico leigo?


, mas para isso preciso que os cientistas escrevam mais e se responsabilizem por aquilo que dizem. Divulgao cientca um exerccio de credibilidade. O leitor deve conar em quem escreve, pois ele dicilmente entende o que l. Dizer o que no se sabe to importante quanto contar o que se sabe. o prprio cientista que deve falar dos limites do que sabe. O jornalista no pode substitu-lo nessa tarefa.

Quais os principais desaos da divulgao cientca?


Alcanar os quase 180 milhes de brasileiros, estabelecer canais diretos entre cientistas e o grande pblico, multiplicar por 100 os jornalistas cientcos e as pginas dos jornais impressos e eletrnicos dedicados cincia. Mas dicilmente iremos alcanar o nosso objetivo se o ensino mdio um bom ensino mdio, este

o grande desao no for universalizado. A escola ensina a ler e escrever cincia, o ABC dos conceitos fundamentais, mostra as imagens e os fenmenos associados a esses conceitos. Um fator positivo surgido nos ltimos anos foi a criao da Semana Nacional de Cincia & Tecnologia, que acontece desde 2004. Ela mobiliza muitas pessoas em vrios municpios no Brasil todo: estudantes, professores, cientistas, jornalistas. uma grande mobilizao em torno das questes relacionadas cincia. As pessoas estavam distantes, mas com a divulgao cientca hoje a cincia est de maneira crescente ao alcance de todos. Estamos longe de alcanar toda a populao de brasileiros, mas j alcanamos uns 20 ou 30 milhes. Fora os 30 milhes de estudantes que esto nas escolas.

Qual o papel do jornalismo na divulgao cientca?


n 48/2007

A cincia muito importante para car restrita comunidade cientca. importante que todos tenham condies de avaliar os benefcios, os riscos e o papel da cincia na sociedade,

nosdaescola48_parte1.indd 7

15/5/2007 12:01:18

pois um fator de inovao, inui na produo, na sade, no meio ambiente, nas condies de vida e at nas comunicaes e no transporte. Em todos os mbitos da vida tem uma gota de cincia que determinante.

Como o senhor v o jornalismo cientco no Brasil hoje?


Est crescendo. H 20 anos, os jornalistas que cobriam cincia cabiam todos em uma kombi. Hoje cabem em um trem. Temos a Associao Brasileira de Jornalismo Cientco (ABJC), que uma instituio forte, reunindo mais de 1.000 jornalistas. O nmero de pginas sobre cincia nos jornais e revistas tambm cresce muito. No entanto, este crescimento ainda insuciente e no nos permite uma boa cobertura da rea, particularmente nas regies fora do eixo Centro-Sul.

ponto e contraponto

surpreendentes e quando eles so alcanados j no podem ser revertidos ou evitados. Um exemplo a clonagem. A sociedade precisa ter informao para poder participar mais e se posicionar contra ou a favor. So coisas que envolvem grande responsabilidade e que precisam ser discutidas. Divulgao cientca no s contar os feitos, as conquistas, passar uma certa conana. tambm educar, propiciar um debate para que a sociedade possa avaliar e discutir o impacto, os riscos, saber o nus, aumentar a compreenso do signicado e do valor de determinados avanos cientcos. O signicado de uma descoberta ou de um avano no est implcito. Trata-se de um processo social e cultural complexo.

Como est a situao atual do ensino mdio, na sua opinio, especialmente em relao ao ensino de cincias?
Diria que a escola deveria ensinar a ler e a escrever cincia. Aprender cincia signica aprender a expressar o que vemos em uma linguagem (por vezes matemtica) especial, que obedece a cdigos e smbolos prprios. Com essa linguagem organizamos ou classicamos o que observamos. Esses fenmenos associados a fenmenos naturais devem ser vistos, tocados. Como falar de uma roda sem voc nunca ter visto ou tocado uma? Ou da refrao da luz, ou do vaivm das oscilaes de um pndulo. Ou ainda o ponto de apoio de uma alavanca. So palavras que devem ser associadas a fenmenos visveis, vividos. Se essa associao no ocorrer, as palavras cam vazias e o ensino, livresco. So palavras ao vento, frustrantes. por isso que os laboratrios so importantes. No para repetir tediosas experincias que devem sempre dar certo, mas para associar palavras a coisas e a fatos: velocidade, temperatura, minhoca, rvore, peixe. As imagens da televiso, do cinema ou da internet no so sucientes. preciso ver e tocar o objeto real. Cincia, antes de mais nada, se refere a fatos do mundo real, que para serem explicados associamos a modelos abstratos elaborados com o auxilio de nossa imaginao, que vemos fechando os olhos. Os laboratrios escolares muitas vezes no so sucientes e exemplos mais complexos (como a estrutura da matria ou do DNA) devem ser vistos em museus e centros

Como o senhor v a relao entre cincia e mdia?


Ela ainda precisa ser muito aprimorada. A mdia privilegia curiosidades e tem grande diculdade de divulgar o que ainda no conhecido, o que no sabemos ou no sabemos com exatido. Ela se pauta sempre por fatos culturalmente conhecidos ou apreciados e no est muito disposta a apostar em universos, em fatos, novos. Ainda existem muitas coisas a serem entendidas, processos essenciais da vida que ainda so desconhecidos. Mas a mdia gosta de certezas, o que um equvoco. As incertezas so to importantes quanto as certezas. Uma alimenta a outra.

A mdia tem uma postura crtica em relao cincia?


Tem diculdade. Ela se pauta pelos traos largos e tem diculdade de retratar os traos mais nos, as nuances, a construo do pensamento que gerou determinada descoberta. Para alterar isso, importante que os cientistas estejam preparados para divulgar a cincia, para serem os fornecedores da matria-prima e serem at os prprios divulgadores. O cientista tem que aprender a escrever. Alm disso, precisa contar para o pblico o que faz e quais so os seus projetos de pesquisa antes mesmo de realiz-los ou chegar s concluses. Isso importante porque hoje podemos ter resultados

nosdaescola48_parte1.indd 8

n 48/2007

15/5/2007 12:01:20

de cincias. Isso constitui um segundo nvel de visualizao dos fatos que interessam cincia. Estes, por sua vez, precisam da escola para ser decifrados. Em geral, o que apresentado aos visitantes dos museus requer familiaridade com conceitos bsicos aprendidos na escola como, por exemplo, a diferena entre presso e fora ou o prprio ler (para decifrar as explicaes). O ensino de cincias na escola mdia est mal por falta de laboratrios e de esprito experimental. Sem valorizar o saber fazer, dicilmente o ensino das cincias ser valorizado. O que diz o livro nem sempre verdade, mas o professor muitas vezes faz o impossvel para mostrar que o livro est certo, mesmo quando contraria as evidncias de experincia direta. Basta deixar cair uma folha e uma pedra para vericar que elas no caem ao mesmo tempo como diz o livro ou o professor.

biblioteca, aprender a nadar nesse mar de informaes e a separar o que importante do que supruo, o que convel do que no . preciso aprender a subtrair os exageros e vericar sempre os limites do que se sabe e do que no se sabe ainda.

O que deve ser trabalhado na escola para que a criana e o adolescente desenvolvam o pensamento cientco?
O fundamental valorizar o esprito experimental, prtico, e ainda despertar a curiosidade e a vontade de montar e desmontar dos jovens. Deve-se aprender a programar o computador, que serve como um instrumento poderoso para realizar este tipo de trabalho, e no para economizar neurnios. Deve-se ter rigor de mtodo nas perguntas que se fazem natureza e nisso lembrar que as boas experincias em cincias no so aquelas que do sempre certo. Uma boa experincia pode dar errado e o modelo que se deseja comprovar deve ser revisto. Enm, recomendo ler vrias modalidades de temas, entender e imaginar o que se l com paixo, descrever o que se v e sempre escrever, escrever.

O que os professores podem fazer para promover o conhecimento cientco nas escolas?
Implantar mais laboratrios; promover mais horas de observao e de trabalhos ao ar livre; ter menos medo dos trabalhos manuais, da luz, das rvores e dos microscpios. Eles devem ter mais rigor com os princpios e mtodos da cincia experimental. A cincia se refere aos fatos do mundo real, as teorias da cincia devem ser escritas em linguagem prpria, devem ser ensinadas e suas previses vericadas.

ponto e contraponto

Como fazer esse trabalho de divulgao da cincia para crianas pequenas, da educao infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental? Quando se deve comear esse trabalho?
Com a revista Cincia Hoje das Crianas procuramos responder essa questo. Convidamos os prprios cientistas para explicar os fatos da cincia em linguagem simples. Inicialmente, alguns achavam que no haveria autores e que escrever para crianas no era coisa para pesquisador. No verdade. Desde 1986, quando a revista nasceu, nunca faltaram artigos. Creio que o segredo est em saber o que essencial em uma explicao de um fenmeno da natureza. O primeiro passo para aprender cincia aprender a olhar com curiosidade, perguntar. Os porqus das crianas so os porqus dos cientistas de calas curtas. H, enm, a educao no montar e desmontar um brinquedo, no olhar e perceber semelhanas e diferenas. As crianas, como os cientistas, so curiosas. a m educao que inibe a curiosidade e engessa a imaginao.

As novas tecnologias so ferramentas ecazes para a divulgao cientca, especialmente, para crianas e adolescentes?
Tudo o que pode ajudar a visualizar o que no vemos, criar modelos de fenmenos naturais, deve ser utilizado. Mas no se pode confundir a natureza real com o fenmeno reproduzido no computador. Para reproduzi-la ele deve ser programado e a resposta que se quer obter da experincia, da consulta natureza, j est incorporada ao programa. A modelagem tem limites estreitos. O computador no substitui a experincia direta. As modernas tecnologias permitem que todas as escolas tenham uma biblioteca gigantesca, nunca antes imaginada. O desao agora ensinar a consultar essa

n 48/2007

nosdaescola48_parte1.indd 9

15/5/2007 12:01:22

Os sabores do Novo Mundo


Alimentos nativos das Amricas ocupam lugar de destaque na dieta de povos de todo o planeta

REPRODUO DO SITE WWW.LATINAMERICANSTUDIES.ORG

pan 2007

TEXTO
MARTHA NEIVA MOREIRA

10

Um continente gigantesco como o americano, que corta o planeta de norte a sul e to diverso, no poderia deixar de oferecer ao mundo um cadinho do que tem de melhor. Na rea da cultura, os ritmos, as danas, as histrias e tantas outras manifestaes artsticas dos povos daqui j foram incorporadas por populaes de todo o planeta. No setor gastronmico no foi diferente. Graas s grandes navegaes iniciadas no sculo XVI, o Velho Mundo pde experimentar os muitos sabores nativos das Amricas. O milho, o chocolate, a batata e vrios outros vegetais cruzaram os mares e hoje ocupam lugar de destaque nas cozinhas de diferentes pases. Depois de levado para a Europa por Cristvo Colombo nos idos de 1500 e difundido na sia e frica pelos portugueses, o milho certamente um dos grandes legados do nosso continente populao mundial. Nenhum outro cereal conseguiu alcanar tanta popularidade como este gro polivalente, com cerca de 300 variedades, usado na culinria mundial sob a forma de farinha ou pasta, s vezes cozido, assado ou como a criatividade culinria mandar.

A histria do cultivo do milho remonta h milhares de anos de 7 a 10 mil, segundo dados da enciclopdia britnica The Cambridge world history of food. As primeiras culturas da espcie, de que se tem notcia, foram realizadas no Mxico e regies da Amrica Central pelos povos pr-colombianos, que a chamavam de mahiz na lngua nativa, sustento ou fonte da vida. De fato, a importncia do cereal na vida dessas populaes era enorme. H pesquisas que do conta de que o milho, alm de se constituir na base alimentar dos incas, maias e astecas, era reverenciado por eles em sua arte e religio. Cultivados hoje em todo o mundo e transformados em pratos to diferentes quanto as tortilhas mexicanas ou a mazamorra morada (um pudim gelado muito comum no Peru), os gros de milho s perdem em escala para os de arroz e de trigo. To difundido quanto o milho, o chocolate passou de lquido escuro a um dos alimentos mais desejados do planeta. Feito a partir do fruto do cacaueiro, rvore das regies tropicais das Amricas, era consumido pelos astecas sob a forma de uma bebida fria e amarga. Diz-se que

nosdaescola48_parte1.indd 10

n 48/2007

15/5/2007 12:01:25

Colombo foi um dos primeiros europeus a provlo, quando em 1502 sua esquadra chegou Ilha de Guanaja, na Amrica Central. Mas foi com o conquistador espanhol Hrnan Corts, que o chocolate se espalhou pelo mundo. Corts conheceu o alimento quando chegou corte de Montezuma II, no Mxico, em torno de 1520. Ao partir para a Espanha, ele levou na bagagem o xocolatl que, na Europa, comeou a ser misturado ao acar, canela e baunilha. E foi com esse sabor mais adocicado que no incio do sculo XVII o chocolate chegou Alemanha, Frana e Itlia. H registros de que em 1659 o francs David Chillou comeara a vender as primeiras tortas de chocolate j feitas em Paris. Uma dcada depois, um cozinheiro de nome Lassagne, que trabalhava para um certo duque Plessis-Praslin, criou o primeiro bombom. O mundo, com certeza, agradece! Da mesma forma, povos de todo o planeta devem agradecer o fato de sementes de batatas terem chegado Europa pelas mos dos navegadores. Originrio dos Andes, mais especicamente das regies altas do sul do Peru, prximas fronteira com a Bolvia, este tubrculo era amplamente cultivado pelos incas, que conheciam cerca de 200 espcies do alimento. Levado para a Espanha nos anos 1500 e logo introduzido na Inglaterra, se tornou um dos produtos mais consumidos nas mesas do Velho Mundo e suas lavouras foram totalmente incorporadas paisagem rural europia. Uma das belas telas do pintor holands Vincent Van Gogh inspirada em camponeses catadores de batatas. Atualmente h cerca de trs mil variedades de batatas conhecidas e o vegetal consumido nos cinco continentes, seja frito, como bem inventaram os belgas, cozido ou assado. Da extensa lista de alimentos ignorados na Europa at a descoberta das Amricas, faz parte tambm o tomate. Este fruto vermelho de gosto meio adocicado e to usado nas pizzas e massas associado imediatamente Itlia. Pois ele na verdade originrio de regies das Amricas do Sul e Central. Alguns botnicos acreditam que as primeiras sementes foram cultivadas no Peru pelos incas e depois levadas ao Mxico. Quando chegou Espanha no sculo XVI foi tido como um fruto venenoso que deveria ser cultivado apenas para efeitos ornamentais. Foi

somente no sculo XIX que o tomate passou a fazer parte do cardpio do Velho Mundo, quando as populaes que viviam beira do Mediterrneo incluram o vegetal em sua dieta. Se voltarmos o olhar para o nosso pas, de propores continentais, vamos enumerar uma innidade de frutas e vegetais que apesar de serem made in Brasil j esto literalmente na boca de outros povos. Cupuau e aa, nativas da regio amaznica, talvez sejam as mais populares entre os estrangeiros. No entanto, nenhum outro representante do reino vegetal brasileiro tem tantas histrias como a mandioca. Acredita-se que originalmente era cultivada por grupos indgenas do Oeste brasileiro, e que antes mesmo da chegada das esquadras europias j estaria disseminada pela Mesoamrica. Hoje, essa raiz conhecida por mais de 20 nomes diferentes e constitui a base alimentar de muitos povos daqui, da frica e da sia. Essa uma das histrias da mandioca, mas h uma outra que h geraes contada em todas as suas verses pelo Brasil afora. Trata-se de uma lenda dos ndios tupinambs, que h muito faz parte do nosso folclore.

SAIBA MAIS
Vdeo Mesa brasileira A srie percorre o Brasil e Portugal, registrando o que e como se come nesses lugares. Livros A histria da alimentao no Brasil, de Luisa da Cmara Cascudo Diga-me o que comes que te direis quem s, de Raul Lody

pan 2007

Lenda da mandioca
Contam os ndios tuxau que h muito tempo a lha de um poderoso chefe foi expulsa de sua tribo porque havia cado grvida misteriosamente. Ningum sabia quem era o pai da criana. Por isso, a ndia foi morar em uma velha cabana, longe da aldeia. Um dia, a ndia deu luz uma menina DAVID MONNIAUX CREATIVE COMMONS muito branca e muito bonita, a quem ela chamou de Mani. Todos caram sabendo da notcia, e de como era branca e linda a neta do chefe! Cheio de curiosidade, o velho ndio viajou at a cabana para ver Mani. Encantado, ele logo esqueceu as mgoas que tinha da lha! A criana cresceu amada por todos, mas assim que completou trs anos morreu de repente. A me cou desesperada, mas nada pde fazer. Assim, enterrou a lha perto da cabana e ali chorou durante muitas horas. Suas lgrimas corriam pelo rosto e iam pingar no cho da oresta, no lugar onde Mani fora enterrada. De repente, a pobre me viu uma planta brotar da terra molhada! As razes da plantinha eram brancas, como Mani, e em forma de chifre. Todos quiseram provar daquela raiz miraculosa. E foi assim, segundo a tribo tuxau, que a mandioca se tornou o principal alimento dos ndios da Amaznia!
Texto transcrito do site Wikipedia, com algumas edies.

n 48/2007

11

nosdaescola48_parte1.indd 11

15/5/2007 12:01:33

A zamacueca
contos americanos

Valparaso, dia 18 de setembro. A cidade toda ornamentada com bandeiras e estandartes vibrava sonoramente em regozijo com a festa nacional. A populao inteira havia sado s ruas para aglomerar-se no cais, em frente baa, onde os barcos de guerra e os mercantes vistosos tambm com tecidos nas cores simblicas do patriotismo cosmopolita simulavam atos triunfais, utuantes e danantes sobre as ondas bravias. Ao fundo, acima dos telhados da cidade comercial, despontavam as casas das colinas, como que a se inclinar para espiar a multido no porto. As regatas de barcos atraam aquela multido heterognea. E na policromia de seu traje ondulava compacta e vistosa sob o sol primaveril alto j sobre a transparncia do azul. Com o ingls Mr. Litchman, meu companheiro de viagem a partir de Lima, observei por um instante as regatas. Os rotos de pele curtida, de peitos robustos e braos musculosos, remavam vertiginosamente; e ao impulso dos remos os barcos, saltando, cabeceando, cortavam com rdua celeridade as ondas convulsivas. H festas hoje em Playa Ancha? me perguntou Litchman. Sim, durante toda a semana. Ento, se for do seu agrado, vamos... so mais interessantes do que as regatas... esses homens no sabem remar... Um txi passava, e subimos nele. Passamos rapidamente pelas ltimas casas do bairro sul e seguimos por uma pista estreita, elevada alguns metros acima do mar. O sol ardia como em pleno vero, e ante o calor do ambiente a planura ocenica resplandecia ofuscante, refratando o fogo do astro. Ao mesmo tempo, soprava um vento marinho, glacial por sua frescura; e assim o ambiente adocicado em seu calor, amortecido em seu frio, parecia agradvel como um perfume. De um lado abaixo, a gua rebentava com ardores estrondosos, com sonoras turbulncias de espuma. Do outro, erguia-se quase reto o anco da colina, para cujo plat nos dirigamos; e distante na linha luminosa do horizonte surgia gradualmente a silhueta de um bosque. O txi chegou ao nal da rota plana e iniciou logo a subida da espiral entalhada sobre o costado da colina. J no plat, com a amplitude de um vale, surgiu em toda a sua magnicncia a paisagem prestigiosamente panormica. frente, o mar, enorme em extenso, todo frisado de ondas, reverberando o sol; atrs, a cordilheira costeira recortando seus cumes brancos de neve na grande curva do rmamento; esquerda, prxima, a praia de areia rubra; e direita, com seu porto constelado de naves, com seu aspecto caprichoso, com sua singular sionomia, Valparaso, alegre at pela assimetria mesma de seu conjunto e radiante sob o dourado do sol.

No plat, atravs dos arvoredos exuberantes pela ressurreio invernal, aparecia um estranho agrupamento de tendas, semelhantes ao povoado de uma tribo nmade. Atrs, duas leiras de casas de pedra constituam a edicao estvel do lugar. E das tendas e das casas soavam ritmos de msica espordicos, cantares de vozes discordantes, gritos, gargalhadas: tudo em uma polifonia estrepitosa. Cruzamos a passos largos os arvoredos; sob as rvores renascentes encontrvamos casais de moos e moas em agreste idlio, ou ento famlias inteiras merendando sombra hospitaleira de algum toldo. Nos metemos entre as tendas: ao redor de uma, maior, se reunia a gente em turba comprimida, aguardando a sua vez de danar. Entramos. Dentro, a multido no era menos espessa. Homens usando calas e camisas de l de cores escuras e mulheres com tecidos de cores violetas formavam uma ampla roda, reunida em torno de um piano velho, ante o qual estava o pianista. Junto ao piano, um rapaz tocava violo e trs mulheres cantavam, marcando o ritmo com as mos. Em um canto da sala erguia-se o balco

CLUDIO GIL

12

nosdaescola48_parte1.indd 12

n 48/2007

15/5/2007 16:06:36

tomado de garrafas e copos com bebidas, cujos fermentos alcolicos saturavam o recinto de emanaes mareantes. E no centro da viela, sobre o tapete, estendido sobre o piso de terra, um casal danava a zamacueca. Ambos jovens, ofereciam um notrio contraste. Ele era um brutamontes de tez tostada, de mediana estatura, de cabelo e barba negros: um perfeito exemplar de roto, mescla de campons e marinheiro. Com o sombreiro de feltro em uma mo, e na outra um leno vermelho, forte e gil, girava sapateando em torno dela. A moa, por sua vez, parecia

algo extica naquele lugar. Graciosa e esbelta, sob a borla da cabeleira morena destacava-se seu rosto de admirvel regularidade de traos. Vestia, luxo excntrico, um vestido de seda amarela; o busto envolto por um xale chins, cujas coloraes radiavam sob a crua luz, e na mo um leno tambm vermelho. Muito branca, a dana ruborizava em tons carmneos as mas de seu rosto. Em seus olhos azuis, rodeados de grandes rbitas azuladas, havia esse brilho de potncia extraordinria, esse ardor concentrado e mido, peculiar em certas histerias; e com a boca entreaberta e as narinas palpitantes, inalava avidamente o ar, como se este fosse rebelde para seus pulmes. Danava, ajustando seus movimentos aos compassos difceis, cambiantes, da msica. E seu corpo, no, exvel, se arqueava, se estirava, se encolhia, se curvava, erguia-se, vibrava, retorcia-se, acelerava os passos, imprimia a eles lentides lnguidas, gestos galvnicos; ou se mexia com balanos suaves, adquirindo posturas de languidez, de abandono, de desmaios absolutos. E assim, sempre serpentina abundante de voluptuosidade perturbadora, de incitaes perversas, rodeava ante os olhos como uma fascinao demonaca.

De que camada social, por qual misteriosa queda desceu aquela formosa criatura, de porte delicado, de aparncia aristocrtica? Que laos a uniam, antigos ou recentes, ao seu companheiro de dana? Era uma degenerada nativa, qual desequilbrios orgnicos haviam distanciado daquele lugar em alguma louca aventura? Ou a fatalidade a jogou no abismo, transformando-a na infeliz histrica, que agora naquele recinto se entregava a to estranha reputao, sendo ao mesmo tempo uma curiosidade dolorosa e uma provocao embriagante? A voz do ingls me afastou desses pensamentos: Vou danar... gostei muito da zamacueca... e dessa mulher tambm. Ontem dancei com ela. Olhei para ele: seu semblante permanecia srio, e seus grandes olhos celtas contemplavam serenamente a danarina. Sacou um leno escarlate, trazido sem dvida para a ocasio, e dirigiu-se at o meio da viela. O casal se deteve: o roto, ameaador, hostil; a moa, ondulando sobre os ps imveis, sorrindo para Litchman, que sem perder seu ar de seriedade j esboava um passo da dana... Mas o rejeitado, de um salto, se ps diante dele. Um pequeno punhal reluzia em sua mo. Hoje no deixo que tires ela de mim... Por acaso trouxe-o para que voc... No pde concluir a frase: o brao de Litchman ergueuse e caiu rapidamente, e um formidvel golpe explodiu na fronte do roto. Este vacilou, cambaleou e caiu ao cho, com o rosto banhado de sangue. A msica e o canto emudeceram; e a roda de espectadores transformou-se em um grupo, rodopiando em volta do cado. Litchman, sempre impassvel, j estava junto a mim e nos preparvamos para sair, quando, agudo, brotou um grito do grupo. Houve outro redemoinho dissolvente e surgiu novamente o casal anterior da dana. O homem limpava com o leno o sangue de sua fronte; a moa rgida, como petricada, como encravada no cho, no tratou de enxugar a onda purprea que escorria da ma de seu rosto. A ferida devia ser grande; mas desaparecia sob a mancha vermelha, cada vez mais invasora. E o roto, com voz sibilante como uma chicotada, gritou para aquela face despavorida e sangrenta: Achavas, pois, que s eu caria marcado...
HERRERA, Daro. A zamacueca. In: Cabezas (Cabeas), Berta Mara (org). Narraciones panameas/Narrativas panamenhas (Tradies. Lendas. Contos. Relatos). Primeira Seleo. Panam. p. 25-30. Conto gentilmente cedido pelo Consulado Geral do Panam.

contos americanos
n 48/2007

13

nosdaescola48_parte1.indd 13

15/5/2007 16:06:40

Ora (direis) ouvir estrelas!


Observatrio Nacional e Mast: pesquisa, hora certa e divulgao cientca em um nico campus

carioca
O astrnomo Gilson Vieira coordena a observao do cu n 48/2007

TEXTO
BETE NOGUEIRA

FOTOS

14

ALBERTO JACOB FILHO

Com a cidade preparada para os Jogos Panamericanos, muito se tem falado sobre o local das provas, os atletas favoritos e outros itens que garantem deixar para a histria do esporte feitos como a quebra de recordes e fatos curiosos vide o empate ocorrido na natao durante o Mundial de Esportes Aquticos, em maro, na Austrlia. Para isso preciso estar atento aos cronmetros, ou

melhor, preciso do tempo. Voc sabia[?] como diria o locutor da antiga Rdio Relgio que a hora legal do Brasil sai daqui do Rio, mais especi camente, de So Cristvo, do Observatrio Nacional (ON)? Centro de excelncia em pesquisa na rea de cincia e tecnologia, o ON foi criado em 1827 por recomendao de D. Pedro I, como Imperial Observatrio do Rio de Janeiro, adotando o

nosdaescola48_parte1.indd 14

15/5/2007 12:01:58

nome atual com a proclamao da Repblica. No mesmo campus de 40 mil metros quadrados , em 1985, surgiu o Museu de Astronomia e Cincias Ans (Mast), que faz uma ponte entre o pblico e o conhecimento cientco. Em outubro, o Observatrio completa 180 anos, o que suscitar uma srie de comemoraes para contar a sua histria e mostrar as suas reas de atuao. Um dos servios mais importantes o da Hora Legal Brasileira (veja o quadro). Histria Antes de ir para o Morro de So Janurio, em So Cristvo, o Observatrio funcionou no Morro do Castelo, centro da cidade. A pedra fundamental da construo atual data de 1913, mas a inaugurao s aconteceu em 1922, como parte das comemoraes do

centenrio da Independncia. A bela arquitetura do prdio original, onde hoje funciona o Mast (o Observatrio tem novas instalaes, no mesmo campus) foi tombada em 1986 pelo Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimnio Cultural (Inepac). Alm da arquitetura, o tombamento protege ainda o instrumental e o acervo documental do ON. O Observatrio, o mais antigo em funcionamento no hemisfrio Sul, sempre foi referncia nas reas de cincia e tecnologia. Entre seus trabalhos de destaque no sculo XIX, est a demarcao de parte das fronteiras brasileiras e a expedio realizada ao Brasil Central, entre 1892 e 1896, para a escolha do local de construo de Braslia.

SERVIO
Museu de Astronomia e Cincias Ans (Mast) Rua General Bruce, 586, So Cristvo Visitas agendadas de escolas: ligar para 2580-7010, ramal 210, no primeiro dia de cada ms, para marcar para o ms subseqente. Entrada franca. Observao do cu: s quartas e sbados, a partir das 17h30 mas o tempo tem que estar bom. Servio de hora falada 2580-6037. Hora mundial www.pcdsh01.on.br Bureau Internacional de Pesos e Medidas www.bipm.fr o site est disponvel em francs e ingls.

Acertando os ponteiros
A criao dos fusos horrios acabou com a confuso gerada pelas diferenas grandes e pequenas que atrapalhavam a comunicao e os transportes. No incio do sculo XX, quando aqui no Rio, ento capital, era meio-dia, em Recife era meio-dia e 33 minutos e em Porto Alegre, 11h28. Essa desordem ocorria no mundo todo, e diversos prossionais da rea cientca e tecnolgica comearam a pensar em uma forma de contornar o problema. Primeiro, cogitou-se de estabelecer uma mesma hora em determinadas faixas de cidades. Depois, cou decidido que o ponto de partida para essas faixas seria o meridiano do laboratrio de Greenwich, prximo cidade de Londres, no Reino Unido. Por isso to importante um centro que divulgue e dissemine a hora legal de um pas, explica o fsico Marcomedes Rangel, que est no ON h 40 anos e foi um dos criadores do museu. Quando os navios aportavam aqui, precisavam acertar seus cronmetros para continuar a viagem, diz. O Observatrio Nacional responsvel pela gerao, conservao e disseminao da Hora Legal Brasileira, e recebeu delegao do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial) como referncia nacional de tempo e freqncia. Isto um servio essencial s empresas que trabalham com essas grandezas, para calibrar seus laboratrios, explica o engenheiro Ricardo Jos de Carvalho, chefe da diviso de Servio da Hora. A hora ocial do pas enviada ao Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), que publica mensalmente a diferena entre a Hora Legal Brasileira e a hora mundial (mais informaes no site do BIPM). O Bureau calcula o tempo atmico internacional (TAI), como resultado de uma combinao de todos os relgios dos laboratrios, gerando, assim, a hora mundial. Desde a dcada de 1970, o Observatrio utiliza o relgio atmico, de fabricao norte-americana. O instrumento ca em um lugar especial, com estabilidade de temperatura e umidade do ar, preparado para agentar abalos ssmicos e falta de energia. Ao mesmo tempo em que to delicado, tem uma preciso incrvel: ele leva 3.300 anos para atrasar um segundo. A Rdio Relgio AM durante muito tempo, disseminou a Hora Legal. Hoje, quem quiser acertar os ponteiros com o relgio mais Antiga cpula com relgio de sol pontual do pas, s dar um telefonema.

carioca
n 48/2007

15

nosdaescola48_parte1.indd 15

15/5/2007 12:02:13

SAIBA MAIS
Revista NS DA ESCOLA, n. 40, seo Perl. Livro Santos Dumont o astrnomo amador, de Marcomedes Rangel. Ed. Regis Al

Alm de oferecer cursos de ps-graduao e de desenvolver pesquisas em astronomia, geofsica e metrologia, a instituio tem um setor de restaurao de instrumentos cientficos nico na Amrica Latina. At mesmo o que est obsoleto continua tendo lugar de destaque no acervo museolgico,

como lunetas j em desuso. Uma delas, trazida do exterior por D. Pedro II, to grande que nunca pde ser montada. O lugar conta, atravs de peas, mobilirios e documentos, a histria da atividade cientfica brasileira. Museu de astronomia O Mast est dividido em algumas coordenaes: as de Documentao e Informao; Museologia; Estudo de Histria da Cincia do Brasil; e o setor de Educao, que tem a perspectiva da educao continuada do pblico e pesquisa nessa rea. O museu tem entrada franca e h sempre novidades para estudantes e o pblico, como atividades monitoradas por especialistas. A atrao mais concorrida a observao do cu, que, dependendo do dia, pode reunir 200 visitantes. O programa comea com um vdeo sobre astronomia ou astronutica, com explicaes sobre a carta celeste do ms. O visitante tem a oportunidade de observar os astros por lunetas, como se fazia antigamente. Na dcada de 1950, essas lunetas deixaram a observao astronmica, que passou a ser feita fora do grandes centros urbanos, que tm menos claridade, conta o astrnomo Gilson Vieira, encarregado do programa Observao do Cu. Atividades Alm de exposies permanentes, o museu abriga sempre novas mostras. A prxima exposio ser Santos-Dumont: recortes histricos, com acervo doado pela famlia do Pai da Aviao Fora Area Brasileira (FAB). O Mast recuperou alguns documentos que precisavam de tratamento especial, por causa do desgaste do tempo. Cursos de astronomia e astrofsica so ministrados para leigos. Um dos mais procurados, nas frias de janeiro, o de Astronomia no Vero, voltado para estudantes do ensino mdio e para professores. H ainda cursos de educao distncia e o Programa de Seminrios nas Escolas, srie de palestras dadas por pesquisadores, tendo como foco as escolas pblicas. H ainda a biblioteca, aberta ao pblico, que tem mais de 7 mil volumes.
O ttulo da matria trecho do poema Via Lctea, de Olavo Bilac.

n 48/2007 Sala de exposio permanente do Mast

carioca
16
nosdaescola48_parte1.indd 16

15/5/2007 12:02:33

Conscientizao pelo verde


Projeto conjunto da SME com a Smac orienta professores na abordagem das questes ambientais
Em poca de constantes debates em torno da ameaa do aquecimento global, o meio ambiente assunto recorrente. Por mais que se conheam os viles da histria e se estudem alternativas de proteo ao planeta, a longo prazo pouco poder ser feito se as novas geraes no forem conscientizadas da necessidade de mudanas que, se por um lado exigem dimenses planetrias, por outro podem se traduzir na simples adoo de hbitos mais responsveis dentro da prpria casa. Atenta formao de seus alunos, a Prefeitura do Rio de Janeiro, atravs de uma resoluo conjunta das Secretarias Municipais de Educao (SME) e de Meio Ambiente da Cidade (Smac), est investindo na conscientizao ambiental como importante tema transversal no currculo escolar. Desde 2005, o projeto Escola Amiga da Natureza orienta os professores nas formas de abordagem do assunto em sala de aula. O trabalho desenvolvido numa parceria dos Projetos de Extenso em Meio Ambiente e Sade, da Diviso de Educao Fundamental (DEF) da SME, com o Centro de Educao Ambiental da Smac. Em 2005, a prioridade foi dar subsdio aos professores coordenadores dos Ncleos de Adolescentes para lidar com o tema. Foram formados 80 professores, que receberam embasamento terico para desenvolver um trabalho na rea. Eles participam at hoje dos ncleos e tm condies de discutir uma srie de questes ambientais. Comeamos por a porque o poder multiplicador da garotada dos ncleos dentro e fora da escola muito grande, explica Mrcia Vinchon, coordenadora dos Projetos de Extenso da DEF. Os cursos, palestras e ocinas so desenvolvidos em conjunto, sempre tendo por objetivo a sensibilizao dos professores para a abordagem de temticas relacionadas ao meio ambiente e, como conseqncia, sua incluso no projeto poltico-pedaggico das escolas. A Smac entra com os contedos tericos e tcnicos. J a SME tem a metodologia que torna estas informaes viveis para o trabalho do professor. ele quem constri, com seus alunos, a aplicabilidade dentro da comunidade escolar, explica Anglica Carvalho, diretora do Centro de Educao Ambiental da Smac. Em 2006, o trabalho prosseguiu, porm concentrado no entorno de duas reas de proteo ambiental do municpio: o Parque Municipal do Bosque da Freguesia, na regio da 7 CRE, e o Parque Municipal do Jequi, na regio da 4 CRE. A inteno criar uma espcie de cinturo verde, aproximando a escola e as reas protegidas. Dinmicas de grupo, jogos, palestras, trilhas orientadas e ocinas foram as atividades desenvolvidas com 110 educadores da Rede nestas duas regies. Todos eles receberam material de apoio, alm de referncia bibliogrfica e sugestes de atividades a serem realizadas com os alunos. Os resultados tm sido muito signicativos. Um belo exemplo o da Escola Chile, onde, a partir do curso, os professores se mobilizaram para a criao de um centro de educao ambiental, destaca Anglica. Para 2007, o enfoque escolhido foi o aquecimento global, com base no protocolo de intenes lanado pela Prefeitura (ver matria da p.34 ). Mrcia ressalta a adequao do tema, no apenas por sua incontestvel atualidade, mas tambm porque proporciona o envolvimento do cidado com os problemas da cidade e do mundo. uma discusso que est a e a escola precisa enfrentar. Por isso temos de subsidi-la com um trabalho voltado para a ludicidade, fundamental para que a discusso se torne menos pesada, e sempre apontando para as possibilidades de mudana, ressalta Mrcia. Para a Smac, que tambm apia aes especcas, visitando e orientando as unidades escolares que desenvolvem projetos na rea ambiental, atingir as escolas um passo importantssimo, como argumenta Anglica. No imagino trabalhar a educao ambiental sem os professores. No h outra forma seno a parceria com a SME, inserindo a temtica ambiental no currculo, na base da formao da criana.
TEXTO
RENATA PETROCELLI

parceria
n 48/2007

17

nosdaescola48_parte2.indd 17

15/5/2007 10:42:37

Um laboratrio a cu aberto
Em Barra de Guaratiba escola investe em Educao Ambiental para se integrar comunidade

sculo XX1

TEXTO
IVAN KASAHARA, REPRTER DO PROGRAMA SCULO XX1

ILUSTRAO
GABI IRIGOYEN

SAIBA MAIS
n 48/2007

Programa Sculo XX1 O site publica uma srie de artigos de especialistas e reportagens que contribuem para uma reexo sobre as questes que hoje esto na pauta do dia, como mudanas climticas, aquecimento global, combustveis alternativos, entre outros. O endereo : www.multirio.rj.gov. br/seculo21/

18

As atividades de educao ambiental na Escola Municipal Professor Vieira Fazenda, em Barra de Guaratiba, Zona Oeste da cidade, fazem justia sua localizao. Dentro de uma rea de interseo entre o Parque Estadual da Pedra Branca, a Reserva da Marambaia e a Reserva Arqueolgica e Biolgica de Barra de Guaratiba, a escola tem uma praia sua frente, um manguezal nos fundos e rvores, rios e morros nas proximidades. Trabalhando h 23 anos na Vieira Fazenda, a coordenadora pedaggica Suzana Huguenin lembra que as atividades ambientais comearam em 1992, com a primeira edio do projeto Olhos De Ver Guaratiba, segundo o qual, de quatro em quatro anos, a escola faria um levantamento das necessidades da comunidade local. O estudo de 1992 mostrou que um dos principais problemas era a seca de mananciais, causada em parte pela devastao das encostas e das margens

de rios. Em 1993, a escola organizou, com alunos e comunidade, um mutiro para o reflorestamento da rea. Bem-sucedida, a ao se repetiu atravs dos anos e passou a ser um projeto coordenado e mantido at hoje pela Prefeitura do Rio. Quando comecei a trabalhar aqui, as encostas eram cobertas apenas por capim colonio. Hoje, a diferena ntida: a rea foi bem reorestada, o que tambm diminuiu o nmero de deslizamentos, compara Suzana. Com tantas opes ao redor, atividades prticas que envolvem o meio ambiente so rotina no dia-a-dia dos estudantes. A professora de Geograa Rosane Luz, por exemplo, leva seus alunos de 5 srie para explorar o manguezal. L, eles podem observar como se desenvolve e se mantm um ecossistema e como ele serve de bero para espcies, arma Rosane. As turmas de 6 a 8 srie so tambm freqentemente levadas praia e ao manguezal

nosdaescola48_parte2.indd 18

15/5/2007 10:42:40

por seus professores. At mesmo as crianas aproveitam. No Dia do ndio, no ano passado, turmas do primeiro segmento caracterizaram-se de indgenas e foram levadas para um passeio de canoa em um rio prximo. As canoas eram de pescadores, pais de alunos. H alguns anos, a escola participa do Dia Mundial de Limpeza de Praias, com o apoio de empresas e da Marinha. Apesar de ser uma rea de reserva, a praia em frente escola acumula bastante lixo proveniente, principalmente, de praias vizinhas e trazido pela correnteza. Neste ano, recolhemos trs mil litros de lixo. E, alm da preservao ambiental, a limpeza aqui tambm tem cunho cientco. Os alunos recebem um catlogo no qual anotam todo tipo de detritos que recolhem, como isopor, plstico e vidro. Em sala de aula, eles transformam essas informaes em grcos e dados que so remetidos ONG australiana Clean Up the World [www.cleanuptheworld. org]. Com base no trabalho desenvolvido pela ONG descobrimos que os principais poluidores das praias so os barcos pesqueiros vindos do Porto de Santos, diz Rosane. Desde 2005, quando a II Conferncia Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente tratou da importncia da diversidade tnicoracial, a escola incorpora esse parmetro em seus projetos. Principalmente porque, segundo Suzana, alunos negros, de uma comunidade remanescente de um quilombo, vinham sendo vtimas de discriminao, o que causava evaso escolar. As edies mais recentes do projeto Olhos De Ver Guaratiba zeram com que a escola mudasse o foco inicial do reorestamento para a questo do lixo e do saneamento. Da tambm a adeso ao Dia Mundial de Limpeza das Praias. A populao do bairro aumentou muito e, como no h rede de esgoto, a maioria lana tudo direto ao mar. A escola tem uma fossa, mas no o ideal. A comunidade vive em razo do turismo e da pesca. Como poluir o mar?, questiona a coordenadora pedaggica. Em relao ao lixo, ela diz que na escola existe o nico ponto de coleta seletiva do bairro. Alguns alunos, algumas famlias trazem seu lixo domiciliar at aqui, separado. Mas no algo que a comunidade faa regularmente. O lixo um problema mundial, no d para construir

aterros indenidamente. Os alunos s perceberam o problema quando eu os provoquei dizendo que o novo aterro da cidade ia sair de Jardim Gramacho e vir para o manguezal aqui ao lado, conta Suzana. Ela diz que a grande maioria dos alunos demonstra prazer e disposio nas atividades ambientais, mas h tambm os que delas participam apenas por obrigao. Muitos dos estudantes so filhos de ex-alunos da escola, para os quais ela mesma deu aula. Essa experincia permitiu que a coordenadora percebesse algumas transformaes. Ns trabalhamos com crianas. Quando suas aes comeam a mostrar que esto conscientizadas, por volta dos 14 anos, elas vo embora. Ento, temos que trabalhar e esperar que algo que na memria delas. Alguns aspectos melhoraram muito. A populao tem uma boa relao com as rvores, eles plantam, cuidam. Nas geraes mais novas, percebo que as crianas j vm mais sensibilizadas, mas acho que a educao delas pecou pelo excesso. Foi o respeito do no toque, no encoste. Isso as levou a um distanciamento da natureza. Voc s cuida do que ama, e se voc no ama a natureza no v por que preserv-la, argumenta. Suzana concorda que a localizao da escola facilita bastante as atividades ambientais, mas ressalta que o que vale a atitude do prossional e o que ele julga importante transmitir e ensinar. J trabalhei em uma classe em cooperao com crianas de um orfanato. Elas no iam escola, no podiam sair do orfanato, os professores que iam at l. Logo recuperei uma praa pblica e criei uma horta com eles. Se trabalhasse na comunidade em que moro, em Campo Grande, iria brigar muito para revitalizar o rio que passa l e reorestar a rea, garante. A Escola Vieira Fazenda tambm foi escolhida pela Secretaria Municipal de Educao para representar o municpio na II Conferncia Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. A ntegra da proposta dos alunos, bem como outros textos e artigos sobre meio ambiente, esto disponveis na CHAVE Mudanas Climticas do site do Programa Sculo XX1.

sculo XX1
n 48/2007

Matria reproduzida do site do Programa Sculo XX1.

19

nosdaescola48_parte2.indd 19

15/5/2007 10:42:41

Dados ao alcance das mos


Mapas e imagens por satlite ajudam usurio a encontrar endereos e a calcular distncias no Rio

professor on line

TEXTO
BETE NOGUEIRA

IMAGEM
REPRODUO DO PORTAL GEO

SAIBA MAIS
http://www.armazemdedados. rio.rj.gov.br http://pgeo/portalgeo/index.asp

20

Quando o cosmonauta Yuri Gagarin alardeou em 12 de abril de 1961 que a Terra era azul, nalmente o planeta soube como era a sua cara vista do espao. Do alto de nossas cabeas, mas a uma distncia bem menor, possvel ver hoje pela internet uma mistura de matizes interessantes, surpreendentes, at que... ca tudo muito familiar. Esta a sensao que se tem ao procurar endereos agregados a imagens feitas por satlites, disponveis no Portal Geo, uma das entradas do Armazm de Dados, da Prefeitura, que acrescenta aos dados do Google informaes elaboradas pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP). Clicando em Mapas do Rio, possvel achar nitidamente residncias conhecidas, praas, prdios. O servio facilita a vida de quem quer localizar um endereo na cidade, mas nunca se deu bem com mapas convencionais. Ele traz at mesmo a mo das ruas, para orientar os motoristas. O Portal Geo ainda oferece outras formas de ajuda, como o Rioatlas, com grande parte da

histria da cartograa carioca, mapeamentos desde 1908 at o ano 2000, vos aerofotogramtricos, mosaicos e produtos na forma digital, em diversas escalas. No aplicativo Morei, esto os dados do censo 2000 do IBGE; em Bairros Cariocas, um panorama sobre bairros e regies administrativas. O Armazm de Dados foi criado para disseminar informaes sobre o Rio, atravs de um acervo de estatsticas, mapas, estudos e pesquisas. documentao produzida pelo IPP o site adiciona material de outras instituies e universidades, com estatsticas, estudos e pesquisas sobre a questo urbana sob ticas variadas. Enquanto o PortalGeo tem informaes geogrcas, mapeamentos digitais e o acervo cartogrco, outras entradas oferecem ao usurio elementos para pesquisar assuntos como desemprego, crescimento de favelas, qualidade de vida dos cariocas na terceira idade e oramento familiar, entre muitos outros.

nosdaescola48_parte2.indd 20

n 48/2007

15/5/2007 10:42:52

Fundamentos de uma educao cidad


Na edio 45 de NS DA ESCOLA (seo Caleidoscpio) o artigo Escola como espao de formao menciona: pensa-se uma escola voltada para a humanizao, ou seja, para a formao humana. a partir desse texto que tenciono contribuir com o desenvolvimento de uma reexo sobre a seguinte pergunta: o que fundamenta uma educao que forma o cidado? A educao deve ter como meta a formao do cidado. Esta uma tese defendida por muitos pedagogos e educadores, pois um Estado democrtico e o cidado, livre somente quando h a realizao desta meta no processo educativo. Mas no o que constatamos de fato. Deparamo-nos com uma organizao da educao que tem como nalidade instruir o indivduo, propiciando-lhe a aquisio de um saber tcnico, requerido pelo exerccio das funes socialmente estabelecidas. Educar neste contexto signica preparar o indivduo para atender s demandas da globalizao. A educao voltada formao humana pode contribuir para que o trabalho educativo seja feito em qualidade cada vez maior e ajude o homem a superar os desaos contemporneos. Do ponto de vista de Gadotti1, a crise paradigmtica contempornea atinge a escola e a faz perguntar-se sobre si mesma, sobre o seu papel como instituio numa sociedade psmoderna e ps-industrial, caracterizada pela globalizao da economia e das comunicaes, pelo pluralismo poltico, pela emergncia do poder local. O que nos propomos demonstrar que a educao que no se limita a somente informar os indivduos sobre os fenmenos e acontecimentos do mundo, mas que os ensina a compreender, a relacionarem-se e a situarem-se no todo da vida humana encontra o seu fundamento no princpio da formao humana. Se no abraarmos a idia de formao humana, ento conaramos educao a tarefa nica de preparar o indivduo para as demandas do conhecimento cientfico, da produo e do consumo de produtos. No defendemos que a educao deva abandonar essa tarefa, mas que ela tem de assumir como meta primordial a formao do cidado. Isso s pode ser pensado se tivermos como seu fundamento uma formao humana assentada no reconhecimento recproco, ou seja, na relao intersubjetiva. Considerando que a educao encontra o seu fundamento no princpio da formao humana, podemos conseqentemente presumir que ela compreende: um sujeito que se constitui a partir da relao que mantm com o mundo e com outro sujeito; um desenvolvimento da conscincia de si do sujeito como um processo em que ele torna a si pela mediao do trabalho, da cultura, da sociabilidade e da participao na sua comunidade; uma percepo de que o mundo no uma totalidade de coisas existentes por si mesmas, na qual as verdades so encontradas em objetos tomados como independentes do sujeito que os conhece, mas o mundo a realizao da conscincia que o homem tem de si. Pensar sobre a educao hoje implica necessariamente ampliar a viso de mundo e a concepo de desenvolvimento humano que ultrapasse a ordem econmica para considerar tambm a dimenso tica, cultural e ecolgica. A educao deve tornar o educando melhor como ser humano. Por outro lado, a escola concebida como um espao social marcado pela manifestao de prticas contraditrias, que apontam para a luta e/ou a acomodao de todos os envolvidos na organizao do trabalho pedaggico. Constitui, portanto, uma tarefa desaadora alcanar na prtica os propsitos de uma educao humanstica de promover o desenvolvimento integral da pessoa. Uma educao voltada formao humana um processo que visa ampliar as

Vicente Eudes Veras da Silva Membro da equipe da 3 CRE e mestre em Educao pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

rede fala
n 48/2007

1 GADOTTI, M. O projeto poltico-pedaggico da escola. Revista de Educao, Cincia e Cultura. Canoas, v.1, n.2, p.33-41, set.1996.

21

nosdaescola48_parte2.indd 21

15/5/2007 10:42:56

2 MORIN, E. Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo, Cortez. 8. ed.; Braslia, Unesco, 2003. p. 93.

possibilidades oferecidas s pessoas para que possam ter vida longa e com sade adquirir conhecimentos e ter acesso aos recursos necessrios a um nvel de vida decente. Na falta dessas possibilidades fundamentais, muitas outras oportunidades permanecero inacessveis. H outras potencialidades s quais as pessoas atribuem valor e que vo desde a liberdade poltica, econmica e social, possibilidade de exprimir a sua criatividade ou a sua capacidade de produzir, passando pela dignidade pessoal e o respeito pelos direitos humanos. Esse paradoxo revelado por Morin2, pois, educar para compreender a matemtica ou uma disciplina determinada uma coisa; educar para a compreenso humana outra. Nela encontra-se a misso propriamente espiritual da educao: ensinar a compreenso entre as pessoas como condio e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade. Pensamos que a escola deve encarar com seriedade o seu potencial educacional para formar o cidado que assuma uma atitude de responsabilidade criativa diante de si mesmo, do planeta, da cultura e da sociedade, com condies de enfrentar as questes que a crise global contempornea coloca. Ainda que tal processo talvez se consuma fora da escola, esta ainda um local no qual ele deve ser iniciado. Por conseguinte, quando se ultrapassa a noo puramente instrumental da educao, considerada como via obrigatria para obter certos resultados, e se passa a consider-la

em toda a sua plenitude, estamos na direo de responder a nossa pergunta inicial: o que fundamenta uma educao que forma o cidado? Para tanto, necessrio: vincular a cincia conscincia, o saber tica; uma viso ampliada da inteligncia humana, a integrao do intelecto, da sensao, da intuio e do sentimento para acessar as diferentes modalidades de conhecimentos: sensrio/emprica, conceitual e contemplativa/meditativa; uma percepo mais aguada sobre a complexidade da realidade, uma atitude inter e transdisciplinar; uma vivncia que supere a fragmentao curricular e possibilite tambm o autoconhecimento. Sem sombra de dvida, sobre os professores que recai a maior carga dessa responsabilidade em funo da prpria natureza das atividades docentes, mais diretamente afetas nobre e desaadora tarefa de educar. Neste sentido, cabe aos professores formar para a participao poltica que implica direitos e deveres da cidadania, conciliando o exerccio dos direitos individuais, fundados nas liberdades pblicas, e a prtica dos deveres e da responsabilidade em relao aos outros e comunidade a que pertencem. Exige-se, pois, um ensino que, voltado para a formao humana, seja um processo de construo da capacidade de discernir autonomamente, indispensvel a quem vai participar da sociedade.

22

nosdaescola48_parte2.indd 22

n 48/2007

rede fala

15/5/2007 10:42:58

Novidades na telinha da TV
Temporada 2007 do programa Ns da Escola promover debates sobre ciclo de formao
O programa Ns da Escola, da MULTIRIO acaba de estrear com edies inditas e um novo apresentador, o ator Jorge Lucas (foto). Dirigido aos 40 mil professores das mais de mil escolas da Prefeitura do Rio, o programa abordar o longo do ano temas relacionados literatura, cultura brasileira e dinmica das relaes em sala de aula, sempre levando em conta o universo escolar. A atualizao dos professores, objetivo que sempre norteou as edies do programa desde a sua estria em 2001, ser reforada com um tema em sintonia com um desao atual das escolas municipais: os ciclos. No momento de ampliao do ciclo de formao em toda a rede municipal, oito programas, um a cada ms, sero dedicados a discutir e a mostrar na prtica o cotidiano da escola nesse sistema. O primeiro foi ao ar no dia 25 de abril e tratou de gesto em uma escola ciclada. Este ms, o programa sobre o ciclo tratar da importncia do registro para acompanhar o desenvolvimento do aluno e traar objetivos para a sala de aula. De junho a novembro, sero exibidas edies sobre O currculo para formao humana (junho); A organizao escolar espao e tempo (julho e agosto); A diversidade cultural (setembro); A avaliao escolar (outubro); e Desenvolvimento humano e mdia (novembro). Vamos promover um debate sobre os ciclos mensalmente, com exemplos do que est acontecendo nas escolas. Mostraremos situaes que exemplicam a escola no sistema de ciclos, com comentrios de especialistas. Estamos cada vez mais fazendo programas que propiciem a formao continuada de nossos professores, explica o diretor Tomil Gonalves. O Programa de Educao de Jovens e Adultos (Peja) tambm ser tema de trs programas especiais de junho a agosto, que abordaro o contedo dos oito novos

fascculos sobre o Peja para a atualizao da Multieducao. Reportagens destacaro mtodos e estratgias do ensino direcionado a adultos, mostrando professores da Rede em ao da alfabetizao ao ensino de matemtica e histria, sempre com a anlise de especialistas. O objetivo atuar na formao prtica do professor, provocar reexes e abrir uma discusso sobre o que se passa nas salas de aula. No damos uma frmula, mas chamamos ateno para experincias bem-sucedidas que podem ser ampliadas em mais escolas, diz Maria Teresa Lacerda, assessora pedaggica do Ns da Escola. Outros temas atuais tambm sero discutidos na temporada 2007. Em apoio ao Protocolo de Intenes do Rio, lanado em fevereiro pela Prefeitura, o Ns da Escola ter em maio uma edio especial sobre aquecimento global. A educao ambiental volta pauta do programa, que explicar o fenmeno e apresentar o que o carioca pode fazer no seu dia-a-dia para reduzir a emisso de gases causadores do aumento da temperatura no planeta. Esto ainda previstos programas em homenagem ao sanitarista Oswaldo Cruz em maio e ao arquiteto Oscar Niemeyer em junho. Os 100 anos do nascimento do compositor Braguinha tambm sero lembrados no m do ano, propiciando ao professor mais enriquecimento cultural. O Ns da Escola vai ao ar na BandRio todas as quartas-feiras s 14h, com reapresentao no canal 14 da Net s quintas-feiras s 9h, s sextas-feiras s 13h, e aos domingos s 9h30.

olho mgico
n 48/2007

TEXTO
JULIANA SARTORE

FOTO
ALBERTO JACOB FILHO

23

nosdaescola48_parte2.indd 23

15/5/2007 10:43:00

Espao socializador do saber


A escola deve promover a interlocuo e troca entre professores, alunos e funcionrios
O ser humano ao nascer apresenta aspectos relacionados especicam ente a possibilidades da prpria espcie, trazend o uma carga gentica que o identica. o que se diz ser um nascimento de carter biolgico. Ao ent rar em contato com o mundo ou seja, ao se rela cionar com outros seres humanos atravs das estratgias de comunicao que envolvem os sen tidos (percepo), a emoo e a linguagem , o homem tem outro nascimento, de carter cul tural. Todo indivduo, ao vive nci ar e signi car (se apr opr iar das ) as prtica s soc iais , a par tir da inte ra o com o out ro, pas sar po r um processo de humaniza o ao longo da vida, con stit uin do -se , ass im, com o hum ano . a par tir des ta inte ra o que nos apr opr iam os dos instrumentos culturais (linguagem, valores, conhecimentos, regras soc iais etc.) produzidos pela humanidade e nos torn amos humanos. Se formos privados desta inte rao, o processo de desenvolvimento que leva humaniza o no poder ocorrer (lembra do menino lobo?) . Ao lon go da vid a, o hom em pas sa por fases de desenvolvimento e a infncia um per od o fun dam ent al rum o ao pro ces so de humaniza o. Por que est a a rmao? M uitas coisas aconte cem nos primeiros anos de vida. Sabemos hoje que este um perodo decisivo para a form ao humana , pois par te da realizao da her an a da espcie vai acontecer neste perodo. Sabemos, tambm, qu e o de sen vol vim ent o de ste pe ro do d base para determinados compor tamentos e

av s da construo da aquisies futura s. Atr do eu, a criana vai se identidade, da noo nte um sujeito da cultornando simultaneame s de nica . Nos primeiro tura e uma personalida mas de rela o r as for anos ela vai desenvolve os afetivos e grupo, estabelecer la social no emoes. suas as forma s de expres sar a escola perspectiva que vemos ne sta de for mao. giado como um espao privile o privilegiado ola , assim, um espa A esc conhecimentos o de de produo e socializa ge ra e s ga rantindo que as novas e val ore s, Co m ce rte za , a ra. se ap rop rie m da cu ltu is ma is im um do s es pa o s so cia es co la no qual as novas a o, portante s de humaniz nh ec ime nto e s se ap rop ria m do co ge ra e pro du zid os pe la rai s do s ins tru me nto s cu ltu ap rop ria o ad e. Pe la pro du o e hu ma nid o homem capa z rais, dos instrumentos cultu As funes erir e mo di ca r o meio. de interf me m ria , a pe rres (a ps ico lg ica s su pe rio e for ma s de a aten o, a imagina o ce p o, produo desses tam a pensamento ) possibili desenvolvidas ntos, bem como so instrume diferen a entre o nde por ele s, o que faz a gra . Desse modo, e os outros seres vivos homem concretizao de de o homem no processo o meio como a duo tanto modi ca sua pro lmente, ou seja, menta si mesmo, ao realiz-la nscincia. na sua co acionamos a funNa maioria das vezes , rel o de criana s e forma o social da escola e a escola um Ma s como imaginar qu jovens. as para a formao en espao que contribui ap ampliar essa as e jovens? Precisamos de crian

n 48/2007

caleidoscpio

24

1 LIMA, Elvira Souza. Como a criana pequena se desenvolve. So Paulo, Sobradinho 107, 2001. p.13.

nosdaescola48_parte2.indd 24

15/5/2007 16:50:58

vis o e as sociar a escola a um es pa o socia l de forma o de to dos, profes sore s, alunos, funcionrios etc . no ir e vir do cotid iano escolar que ta mb m nos constitum os como pe ssoa s. O de se nvolv im en to hu ma no pr os se gu e por toda a vida e pa ss amos por cic los diferentes de desenvolv imento enquanto viv emos . Podemos a rmar, portanto, que a es cola um dos espaos poss veis de troca , de int erao, de di lo go , de fo rm a o hu ma na . ne ss a pe rs pe ctiva qu e a LD B (L ei de Di retri ze s e Ba se s da Ed uc a o Na cio na l) ab re a po ssibilidade de os sis tema s se organiz ar em por Ciclos de Desenv olvimento ou de Fo rma o Humana . direito de todo cidado te r aces so ao conhecimento historic amente co nstrudo pela humanidade, o que ir in uenciar a constituio dos sere s humanos. O es pao dia lgico da unidade escolar permite que profes sores, as sim como alunos, fu nc ion r ios , re sp on sve is e to da a co mu nid ad e es co lar, em pr oc es so co ns ta nte de desenvolvimento, re itam e se apro priem de novos conhecimen tos a partir da intera o com o outro e com o co nhecimento. Esse processo de apropriao de novos conhecimen tos, de di log o e de re ex o pr im or dia l. fu nd ame nt al qu e a es co la cr ie sis te matic am ente espaos de interloc uo e troca , prom ovendo a socia liz a o de sabere s e va lores . Forma o contin uada A partir do estudo e anlise de sua prx is, o professor pode reencaminhar ou raticar a sua proposta de trabalho e as suas aes.

SAIBA MAIS
A nova temporada do Ns da Escola traz vrios programas sobre ciclo (ver p. 23)

TEXTO
MARIA ALICE OLIVEIRA DA SILVA, ASSISTENTE DO E/DGED E NUVIMAR PALMIERI, ASSESSORA DO E/DGED

os qu e a fo rm a o Mu ita s ve ze s cr em mo s de or re ao pa rti cip ar co nti nu ad a s oc eciso pa lestra s etc . pr cursos, se minrios, no esfor mao que se d que va lorize mos a sobre o estudo e re exo pao escolar, onde orrer s cotidianas deve oc o registro das prtica o s e po ss ibi lita nd o avan sis tem ati ca me nte , tra ns for ma es . dos os nos apropriado De que modo tem s circulam em espao conhecimentos que de for mao? s conhecimentos tm De que for ma es se da do pa ra a an li se au xil iad o/ co ntr ibu a? prtica pedaggic o tro te mo s de no ss Qu e tip o de re gis traba lho? a s re fle tim os so br e Em qu e mo me nto r do s g gic a, a pa rti no ss a pr ti ca pe da registros feitos? a, a escola democrtic Considerando ser cesne e busca atender s inclusiva , cidad, qu s, de to do s os alu no ais sid ad es ed uc ac ion tudo, is ne ce ss rio o es tor na-se cada vez ma ssor. o de cada profe a re exo, a for ma de sque mos estratgias funda menta l que bu ndam equada s e que ate ensino que sejam ad e m as alu no s qu e co mp div er sid ad e de a o ra ter mo s um a educ no ss as tur ma s. Pa interior mos olhar para o de qualidade precisa ente e avaliar constantem de cada sala de aula t ica s os , as no ss as pr os no ss os ca mi nh pedaggic as .

caleidoscpio
n 48/2007

ARTE
DAVID MACEDO

25

nosdaescola48_parte2.indd 25

15/5/2007 16:51:02

capa

Para repensar o discurso cientco


TEXTO
FBIO ARANHA

FOTOS
ALBERTO JACOB FILHO

ILUSTRAES

26

DAVID MACEDO

O mundo atual caracterizado mais por dvidas do que por certezas. Vivemos em uma sociedade em constante mudana, marcada tanto pelos avanos cientficos e tecnolgicos, responsveis por profundas transformaes nos rumos da humanidade, como pelas mazelas do desenvolvimento desenfreado e desigual. A crena de que o progresso nos levaria a um mundo melhor, mais justo e igualitrio caiu por terra. O momento atual de crise de paradigmas, o que nos leva a questionar o papel das narrativas hegemnicas, entre elas a cientfica.

nosdaescola48_parte3.indd 26

n 48/2007

15/5/2007 11:00:37

A cincia moderna surge no sculo XVI rompendo com a viso religiosa de mundo. At o perodo medieval, a produo do conhecimento era fortemente inuenciada pelo pensamento grego, sobretudo o de Aristteles. Vigorava uma viso teleolgica de mundo, ou seja, acreditavase que as coisas aconteciam com um propsito ou um destino. O cristianismo era o centro do pensamento medieval e as idias los cas estavam ligadas a Deus. No m da Idade Mdia o conhecimento aristotlico era praticamente um dogma. A concepo herdada dos gregos afirmava que o universo formava um conjunto esfrico e fechado, com a Terra imvel em seu centro. Ao redor, o sol e as demais estrelas e planetas. O universo era dividido entre cu, o mundo supralunar, e Terra, o mundo sublunar. Era tambm composto por quatro elementos que se misturavam em busca de harmonia gua, terra, fogo e ar com propriedades de mistura seco, frio, mido e quente e que buscavam o equilbrio em seus lugares naturais a terra se situaria embaixo, seguida da gua, do ar e do fogo. As pedras, por exemplo, caam porque eram constitudas majoritariamente de terra e assim buscavam o seu devido lugar. Inuenciados pelo renascimento cultural que aos poucos mudou a viso medieval de mundo que deixou de ser centrada em Deus e se voltou para as questes do homem , pensadores como Nicolau Coprnico (1473-1543) e Galileu Galilei (1564-1642) comearam a pr em xeque as concepes aristotlicas. A idia de um princpio de ordem que regeria o universo foi substituda por uma noo de universo aberto, sem oposio entre cu e Terra, ambos governados pelas mesmas leis universais. Para a cincia em emergncia no se deveria explicar por que os corpos caem, mas analisar os aspectos que constituem o movimento, ou seja, tempo, espao, massa, resistncia e velocidade. A matemtica passa ento a ter papel fundamental na observao e tentativa de explicao dos fenmenos fsicos e na criao de um mtodo que buscasse o conhecimento atravs da experincia, da preciso e da mensurao. Conhecimento prtico Com a revoluo cientca, nasceu a cincia que conhecemos,

que substituiu a autoridade absoluta do pensamento religioso. Ocorreu uma transformao completa na atitude do homem diante da natureza. Buscava-se no mais contempl-la, mas intervir nela. No se perguntava mais por que as coisas so, mas como elas so. O advento da cincia se deveu a questes prticas carentes de soluo no sculo XVI e que o conhecimento de base aristotlica no era capaz de resolver. Era necessria uma outra explicao de como a natureza funcionava, explica Carlos Maia, professor de histria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em histria da cincia. Maia cita como exemplo as grandes navegaes. Uma das questes da poca era como resolver o chamado problema das latitudes. Pensava-se que a Terra era plana, mas baseando-se nesse modelo era impossvel determinar a posio de um indivduo no plano paralelo linha do equador, pois no existia nenhum referencial para se determinar isso. S foi possvel resolver a questo ao se admitir que a Terra no era plana e que girava em torno de seu prprio eixo, explica. O historiador arma que o momento de ascenso da cincia coincide com uma transformao na forma de produo, que exigia uma nfase no saber fazer proporcionado pelo conhecimento cientco e que estava na base do capitalismo da sociedade merCarlos Maia cantil que surgia. Emancipao pelo saber A revoluo cientca inuenciou o pensamento moderno. A construo da racionalidade comeou com o iluminismo no sculo XVIII, que pregava a emancipao do homem pelo saber e situava a sua conana na capacidade da razo. A aplicao ampla da racionalidade e da cincia na organizao social prometia a segurana de uma sociedade estvel, democrtica e igualitria. Essa noo chegou ao pice com o positivismo no sculo XIX, que buscava uma cincia universal com leis invariveis que determinassem a verdade sobre as coisas. Os positivistas acreditavam que no sendo

capa
n 48/2007

27

nosdaescola48_parte3.indd 27

15/5/2007 11:00:47

cientco o conhecimento no era legtimo. Nesse momento ele se tornou hegemnico e passou naturalmente a estar atrelado a um semnmero de relaes de poder. Consolidou-se a crena de que os males da humanidade seriam resolvidos pela cincia e pelo progresso. Para Leandro Chevitarese (foto), professor da ps-graduao em losoa contempornea da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o lugar hegemnico que a cincia assumiu fora fruto de uma busca do ser humano por segurana. Ele arma que a partir do momento em que novas descobertas astronmicas e novos experimentos provaram que algumas teses da Bblia e dogmas do cristianismo eram falhos ocorreu um movimento em direo ao ceticismo. Ren Descartes (1596-1650), considerado o pai da losoa moderna, procurou encontrar um conjunto de princpios fundamentais que

pudessem ser considerados verdadeiros e estabelecer uma forma de buscar a verdade, de organizar a sociedade a partir de um mtodo que garantisse segurana e certeza e no nos deixasse merc da f e da crena, nem do relativismo e do ceticismo.

capa

O desao de desenvolver o pensamento cientco


A cincia e a tecnologia esto presentes em praticamente todas as nossas atividades dirias, desde a escolha de um alimento at a forma pela qual nos locomovemos, nos comunicamos e nos entretemos. Mas essa onipresena nem sempre enfatizada na hora de os alunos aprenderem cincia em sala de aula. O educador Marcelo Jordo, autor de livros didticos de qumica para o ensino mdio, arma que importante relacionar o contedo ao cotidiano dos alunos, fazer com eles experimentos e preparar aulas mais instigantes e investigativas. Muitos alunos ainda me dizem que odeiam qumica e que ela no serve para nada. Isso acontece quando o ensino em sala de aula ca distante do seu cotidiano. Se eu apenas despejasse na lousa equaes qumicas, obrigando os alunos a memorizar informaes desconexas e sem aplicao, caria surpreso se eles no se rebelassem. Muitas vezes nos preocupamos em preencher as aulas com formalismos da disciplina, nos preocupando com o vestibular, o que resulta em um desprezo de qualquer outra funo para o ensino mdio. J vejo esse mesmo quadro no ensino fundamental, arma. Esse diagnstico partilhado pelo bilogo e professor da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo (USP) Nlio Bizzo (ele escreve na pg. 32 desta edio). Ele arma que o ensino de cincia precisa ser interessante para que o aluno se sinta incentivado a estud-la. comum que as aulas enfatizem informaes, exigindo do aluno, sobretudo, a memorizao de nome e termos tcnicos, e relegando a lgica da cincia a segundo plano. A cincia na escola deve estar ligada a contextos especcos, que sejam familiares aos estudantes. Ela deve ajud-los a resolver problemas concretos, verdadeiros e no serem apenas simulaes ou simplicaes, argumenta. Bizzo diz que no basta oferecer apenas conhecimentos, mas formas de desenvolver o pensamento cientco. Ele arma tratar-se de algo fundamental para que o indivduo possa desenvolver plenamente a sua cidadania, compreendendo as opes existentes e tomando decises conscientes. importante no s em temas do momento, como clonagem e transgnicos, mas no nosso dia-a-dia. O exerccio da cidadania deve levar o sujeito a opinar sobre a pesquisa cientca, que nanciada pelo dinheiro pblico. Se ele no a compreende, no pode participar das decises, opina. Para Alberto Oliva, professor de losoa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Brasil no tem um projeto pedaggico altura de enfrentar os desaos cognitivos do mundo contemporneo e as necessidades prticas do mercado de trabalho. Os currculos no Brasil precisam ser reformulados com urgncia, principalmente, os das cincias, que so ensinadas dogmaticamente como se fossem a expresso da verdade e no como formuladoras de teorias sujeitas a reviso e at a refutao. A cincia deve ser vista como uma atividade intelectual marcada pela conscincia de que seus resultados mais atestados podem ser destronados, conclui.

28

nosdaescola48_parte3.indd 28

n 48/2007

15/5/2007 11:00:54

De acordo com o socilogo Max Weber (1864-1920), a modernidade se caracterizou pela diferena entre trs esferas fundamentais: a cincia, a tica e a esttica, que se referem respectivamente produo do conhecimento; poltica e convivncia social; e sensibilidade, ao afeto, noo do que belo. Porm, com o passar do tempo, a cincia se tornou hipervalorizada e passou a exercer domnio sobre as outras esferas. A sociedade comeou a supor que a cincia podia resolver todos os problemas da humanidade. Um dos grandes problemas talvez tenha sido a extrapolao da esfera cientca para a tica. Extrapolamos a cincia de contexto, passando a aceitar que ela tratasse de assuntos que estavam fora de sua alada. Comeamos a perceber tambm que ela no era to infalvel assim, porque na verdade histrica. A cincia faz apenas conjecturas plausveis atravs de um mtodo, estando em constante desenvolvimento e transformao, comenta Chevitarese. Ele arma que isso cou mais claro do ponto de vista histrico a partir do ps-guerra, quando se percebeu que o desenvolvimento cientco e tecnolgico da humanidade serviu tambm para produzir morte e destruio. A 2 Guerra Mundial marcou a falncia do projeto iluminista e positivista de que a cincia e o progresso levariam a uma evoluo linear da humanidade que resultaria em um mundo melhor, mais justo, prspero e pacco. Nesse momento, comearam as primeiras reaes a esse modelo com a criao das Naes Unidas e da elaborao das declaraes universais dos direitos humanos, em 1948, e, posteriormente, dos direitos da criana, em 1959. Foram tentativas de estabelecer valores bsicos eticamente, fundamentais para nortear o desenvolvimento das prticas polticas e cientcas. No entanto, o perodo ps-guerra assistiu predominncia de dois grandes modelos de desenvolvimento que retomaram o ideal de uma evoluo social atravs do progresso: o capitalismo e o comunismo. O primeiro oferecendo o american way of life, que prometia um modo de vida feliz ao sujeito consumidor, trabalhador, que exerce seus direitos, vota, enm, que livre. Por outro lado, o comunismo prometeu um mundo de igualdade para todos, que corrigisse as injustias do capitalismo e distribusse as

riquezas. Ambos os sistemas apresentaram graves contradies e se mostraram incapazes de cumprir o que prometiam. Valores absolutos Leandro Chevitarese ressalta que a crise atual foi antecipada pelo lsofo alemo Friedrich Nietzsche (1844-1900), que armou que o homem moderno matou Deus, mas continua prisioneiro de valores absolutos. O homem medieval acreditava em Deus como fonte de toda a verdade. Com a modernidade, ele ps no lugar de Deus coisas demasiadamente humanas, principalmente a cincia, mas tambm a razo, o progresso, a tecnologia, a justia, a sociedade livre. Nada disso, no entanto, absoluto, certo, infalvel, de forma a preencher o vazio deixado pela religio, analisa.

capa

A conseqncia o fenmeno do niilismo, a sensao de que h um vazio de sentido e nalidade na existncia humana para a qual no h resposta. Segundo o lsofo da PUC-Rio, este um sentimento que vigora a partir do momento em que o homem comea a duvidar de sua f na razo, na cincia, no progresso, da mesma forma como duvidou anteriormente da orientao divina. Hoje est claro que ter conhecimento no signica saber us-lo. Por isso, necessrio reetir sobre a possibilidade de resgatar a autonomia da tica para podermos perguntar que sentidos as coisas tm e ao mesmo tempo no cair no esvaziamento

n 48/2007

29

nosdaescola48_parte3.indd 29

15/5/2007 11:00:59

normativo representado pelo niilismo: a idia de que nada tem sentido ou valor e, portanto, podemos apenas assistir a televiso e comer hambrguer, porque nada faz diferena, enfatiza Chevitarese. A crise que ganhou fora no ps-guerra foi caracterizada por um sentimento de desencanto que se instalou na cultura, acompanhado de uma crise de conceitos fundamentais no pensamento moderno, como verdade, razo, progresso, legitimidade e sujeito. No cerne dessa crise da modernidade havia um questionamento de um projeto de sociedade baseado no progresso cientco iniciado com o iluminismo. O desencanto dos rumos da cultura moderna veio acompanhado da rejeio aos discursos hegemnicos e teve seu pice na dcada de 1960, quando surgiram os movimentos que

o movimento negro passa a dizer que black is beautiful, no uma frase sem sentido, mas uma tentativa de construir uma nova identidade para o negro, explica Carlos Maia. O momento atual de crise das narrativas hegemnicas nos coloca o desao de repensar o lugar da cincia e sua condio de discurso nico da verdade, de resposta s questes que vivemos hoje. H tambm outra questo que a de que a cincia no to infalvel quanto supnhamos. O modelo de cincia positiva est associado noo de verdade, de leis universais invariveis. Hoje essa idia s existe no senso comum. Nenhum cientista com bom senso acredita que cincia sinnimo de verdade absoluta, acrescenta Chevitarese. No sculo XX, surgem vrios modelos para repensar a concepo de cincia. Karl Popper (1902-94) arma que a cincia feita de conjecturas e refutaes. Para ele, um bom modelo cientco cria uma conjectura, demonstra que ela tem implicaes que do conta da questo sob anlise, faz testes experimentais para ver se a hiptese refutvel. Se no for, ela se mantm como verdadeira. Ou seja, a cincia no sinnimo de verdade, mas algo que se sustenta como plausvel por ter sido submetido a testes rigorosos e no ter sido ainda refutado. Segundo Popper, o objetivo do bom cientista refutar a sua prpria hiptese para que ele possa avanar cienticamente. Senso comum No entanto, a idia de cincia associada verdade permanece no senso comum. Revestir algo de cincia dotar-lhe de legitimidade. Os comerciais, por exemplo, tendem a se apropriar de maneira imprpria dos conceitos cientcos com o objetivo de persuadir o consumidor. Quase sempre a argumentao que ouvimos falha em relao aos modelos e mtodos cientcos. Uma fabricante de lavadoras arma ter um sistema de oxi-turbilhonamento. A inteno parecer algo sosticado, resultado de uma nova tecnologia, mas na verdade inventado. Porm, soa melhor do que dizer que o eletrodomstico agita gua e produz espuma, explica o engenheiro e educador Marcelo Jordo, cuja tese de mestrado em ensino de cincias na Universidade de So Paulo (USP) identicou conceitos da qumica que so erroneamente veiculados nos comerciais e no cinema.

capa

30

questionavam verdades estabelecidas por um modelo de sociedade baseado na razo e na cincia, como o dos beatniks, dos hippies, dos estudantes de 1968, do feminismo, da luta de armao dos negros, dos homossexuais e do ambientalismo. Nesse contexto ganhou fora a idia de que as identidades so construdas socialmente. As identidades do ser mulher, negro, homossexual eram dadas por essncia como se fossem algo intrnseco ao prprio ser. A partir de um determinado momento, percebeu-se que elas haviam sido constitudas por uma narrativa que impunha papis xos e ento comearam a ser desmontadas. Quando

nosdaescola48_parte3.indd 30

n 48/2007

15/5/2007 11:01:02

Ele arma que ambos usam a cincia para defender seus objetivos, nem que para isso tenham que mud-la um pouco em prol da maior persuaso ou do espetculo. Todos os comerciais de televiso e boa parte dos lmes de cinema potencializam o mito da cincia e da racionalidade. Escutamos em todo canto que o envelhecimento pode ser detido com um creme, ou que voc pode ter um corpo torneado com apenas cinco minutos dirios de abdominais em uma mquina milagrosa. A cincia muito importante em nosso cotidiano, mas ela no tem respostas para tudo, analisa Jordo. Saber poder O lsofo francs Michel Foucault (1926-84) arma que o saber constitui um instrumento efetivo de poder e de controle. Se a partir de um estudo cientco se diz como as coisas so ou devem ser, isso afeta as pessoas. Se a psiquiatria disser que quem age de uma determinada maneira so e quem age de outra louco, cria-se um tipo de relao de poder, na medida em que isso nos sugestiona a adequao a um tipo de comportamento. O discurso cientco j legitimou um lugar subalterno para o negro e a mulher, por exemplo. O homossexualismo s deixou de ser uma patologia denida cienticamente h pouco tempo, comenta Carlos Maia. De acordo com o psiclogo Veriano Terto Jr., durante muito tempo, a homossexualidade foi considerada doena e os homossexuais, portadores de alguma patologia ou distrbio que poderia ser diagnosticado como de origem biolgica, gentica ou de um desenvolvimento psquico inadequado. O surgimento da Aids nos anos 1980 se tornou motivo para o recrudescimento de preconceitos contra os homossexuais e a prpria homossexualidade masculina se transformou em sinnimo de Aids. At os anos 90, o Cdigo Internacional de Doenas da Organizao Mundial de Sade (OMS) ainda classicava a homossexualidade como doena psiquitrica1. Essa mesma lgica pode explicar o desenvolvimento econmico ocorrido a partir da Revoluo Industrial, que no levou em conta o meio ambiente. O resultado foi a destruio de diversos ecossistemas, como, por exemplo, a Mata Atlntica brasileira, e a emisso descontrolada de gases nocivos atmosfera que provocam o

aquecimento global, principal problema ambiental da atualidade. Hoje, temos a conscincia de que o avano tecnolgico e industrial pode ter outras conseqncias. No uma questo de descaracteriz-lo, mas de ter a certeza de que ele no ocorre em todas as reas nem para todos e que tem um custo, arma Carlos Maia, da Faculdade de Histria da Uerj. Diante disso, comenta Chevitarese, enfrentamos novamente o problema do vazio, da falta de sentido da vida e das coisas, do niilismo. Segundo o lsofo, a contemporaneidade apresenta duas formas de lidar com a perda de otimismo e o mal-estar diante de um mundo catico. A primeira atravs da sociedade do espetculo e do consumo. O ato de consumir compulsivamente d sentido vida, constituindo uma vlvula de escape da angstia existencial, do enfrentamento do nada, atravs de uma liberdade sem rumo. A segunda o fundamentalismo, cuja grande funo libertar o indivduo da angstia da escolha individual e das dvidas da nossa poca. A segurana est em Deus. Ambas caracterizam uma fuga do enfrentamento do niilismo. Para Chevitarese, o importante hoje perceber que no existe um discurso capaz de nos dar todas as respostas. Era isso o que Nietzsche tentou dizer. O homem medieval ps Deus nesse lugar; o homem moderno ps a cincia, a razo, o progresso. Agora precisamos nos perguntar o que queremos. Temos duas perspectivas: a possibilidade de que cada um se faa essa pergunta, sabendo que no existem respostas absolutas e denitivas; e a necessidade de dialogar com outras pessoas que esto fazendo a mesma pergunta. Temos que entender que existem diferentes pontos de vista e que necessrio um processo coletivo para encontrarmos as melhores solues, conclui. Carlos Maia arma que o desao conseguir casar outra vez o pensamento cientco com um ideal libertrio, que incorpore as subjetividades. preciso apontar o carter de construo histrica da narrativa cientca. No se trata de fazer uma oposio ao conhecimento cientco, mas sim enaltecer a crtica, completa.
TERTO JR., Veriano. Homossexualidade e sade: desaos para a terceira dcada de epidemia de HIV/Aids. Horizontes antropolgicos, jun. 2002, v. 8, n. 17, p. 147-58. Disponvel em http://www. scielo.br/pdf/ha/v8n17/19080.pdf.

SAIBA MAIS
Programas da MULTIRIO Ecce Homo, episdio 23 Homens e mulheres; episdio 24 O meio ambiente; episdio 25 Os mitos modernos. O mundo secreto dos jardins (39 episdios) As formas do invisvel (22 episdios)

capa
n 48/2007

Site Laboratrio de Estudos Histricos da Cincia da Uerj www.lehc-uerj.com


Livros ANDERY, Maria Amlia et al. Para compreender a cincia uma perspectiva histrica. So Paulo/Rio de Janeiro, Educ/Garamond, 2004. FISHER, Len. A cincia no cotidiano. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2004. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 2007. KOYR, Alexandre. Do mundo fechado ao universo innito. Rio de Janeiro, Forense, 1986. SANTOS, Boaventura de Sousa. Introduo a uma cincia ps-moderna. Rio de Janeiro, Graal, 1989.

31

nosdaescola48_parte3.indd 31

15/5/2007 11:01:04

Cincia moderna e a produo do conhecimento


NLIO BIZZO*

A Grcia Antiga uma referncia imediata quando pensamos nas origens da cincia moderna. No entanto, existe uma reconhecida descontinuidade entre os mtodos que se empregavam naquela poca e os que passaram a ser empregados com o Renascimento na Europa Ocidental. Quando falamos em cincia, podemos nos referir a diferentes pocas. No entanto, quando falamos em cincia moderna, estamos nos referindo a formas de produzir conhecimento que no existiam na poca dos grandes lsofos e matemticos gregos. E justamente essa a cincia que a escola com freqncia tem diculdade em oferecer a nossos alunos. comum encontrar referncias de conhecimentos atuais que remontam ao mundo helnico. De fato, muito do que estudamos de matemtica, por exemplo, foi desenvolvido na Grcia por pensadores cujos nomes nos so familiares, mas dos quais no sabemos detalhes de suas vidas. Sabemos, por exemplo, que as relaes matemticas de tringulos retngulos foram compreendidas naquela poca. Da mesma forma, sabemos que a relao constante entre o dimetro de um crculo e o comprimento de sua circunferncia foi percebida na Grcia. No entanto, se quisermos saber quem descobriu o famoso ser muito difcil; da mesma forma que a maioria das relaes mais conhecidas. Mas, mais importante, ser difcil refazer o percurso lgico de cada uma dessas descobertas matemticas. E isso no se deve tanto ao fato de o acesso a fontes primrias de informao ser muito difcil, mas muito mais por ter existido um signicado mstico em muitas das descobertas matemticas. Os mitos gregos antecederam a losoa grega e esta conviveu por muito tempo com os matemticos. As relaes matemticas eram vistas como evidncias do divino e do transcendente entre ns. Por exemplo, a chamada relao urea esteve presente no mundo grego nas mais diferentes construes tericas e mesmo no mundo prtico. No entanto, pouco sabemos das razes que levaram algum a estudar propriedades como as dessa relao. Ser interessante explorar esse assunto, para contrast-lo com a cincia moderna. Imagine que voc tenha um segmento de reta e queira dividi-lo de forma a manter certa harmonia. Isso signicaria estabelecer um ponto que dena dois segmentos de reta. O menor estar para o maior assim como este estar para o todo. Em outras palavras, se tivermos uma reta AB e inserirmos um ponto C teremos dois segmentos de reta.

Este segmento tem uma propriedade interessante, pois:

O resultado dessa razo um nmero irracional 1,6180339887.... Este nmero surpreendeu os antigos, pois parecia estar presente na natureza de diferentes formas. Por exemplo, nossa mo e nosso brao tm aproximadamente esta mesma relao.

Da mesma forma, os ossos dos dedos da mo tambm tm essa relao.

capa

A explicao para essa presena constante ainda no conhecida, mas sabe-se que ela deve ter relao com aspectos pouco conhecidos do desenvolvimento biolgico. Essa relao pode ser encontrada nas pinturas do Renascimento, com muita freqncia. Por exemplo, Leonardo da Vinci (1452-1519) utilizou a relao nos mais diferentes contextos. Seu estudo da matemtica do corpo humano revelou a relao urea em vrias perspectivas, como em relao altura, tomando o umbigo como referncia, o brao e a altura total etc.

32

nosdaescola48_parte3.indd 32

n 48/2007

15/5/2007 11:01:12

A relao urea parte de um legado inestimvel, que jamais deixaremos de reconhecer. Mas hoje nossa interpretao dessas relaes completamente diferente da original. No acreditamos em causas mgicas ou em relaes divinas, mensagens dos cus ou algo do tipo. De certa forma, esse conhecimento dos antigos ser sempre vlido e reconhecido como verdadeiro. Esse, no entanto, no o caso do conhecimento da cincia moderna, que nos apresenta produtos que freqentemente perdem seu poder de explicar a realidade. Galileu Galilei (1564-1642) um dos marcos dessa nova forma de produzir conhecimento. Tomemos duas de suas observaes com uma pequena luneta, no vero de 1610, no norte da Itlia. Temos condio de saber se ela foi de fato feita e, com os recursos atuais, podemos at saber se a data anotada em seus escritos era de fato correta. Podemos at mesmo saber em que hora a observao foi realizada. Tomemos uma de suas anotaes, feita no dia 25 de julho de 1610. Galileu via o planeta Jpiter e trs satlites (que ele chamou de planetas medicianos), em distncias bem denidas, que aparecem representadas no desenho. Hoje podemos recriar o cu daquele dia exato com auxlio do computador.

Ao ver o cu daquele dia de 1610, a partir do local e com o mesmo aumento aproximado, podemos ver que a situao de Jpiter exatamente a retratada em suas anotaes. Mais: podemos determinar a hora exata da observao: 3h22. possvel conferir a observao e recriar o contexto no qual a descoberta foi feita. Se repetirmos o exerccio, poderemos perceber que Galileu no falava de impresses, sensaes ou subjetividades. Vejamos o que ele anotou no dia 29 de julho de 1610. Agora ele via quatro satlites. Novamente, com o auxlio do computador, podemos refazer a observao naquele dia especco, e conferir o que Galileu via.

Este era o cu que Galileu via s 3h50 daquele dia. De fato, agora eram quatro os satlites. Novamente, percebemos que estamos diante de uma descrio objetiva, que coletou elementos de realidade e com eles elaborou uma explicao: ele estava vendo, pela primeira vez, um pequeno sistema de quatro satlites que giravam em torno de um planeta. Esta era outra prova em favor da idia de que era possvel que a Terra e os outros planetas girassem em torno do sol. Filsofos gregos, como Aristteles, pensavam que isso seria impossvel. Se a Terra se movesse, a lua se perderia e caramos sem nosso satlite natural. Pois Galileu demonstrou que Jpiter, conhecido astro errante, tinha um sistema de satlites que se deslocava acompanhando seus movimentos. A idia de Aristteles era lgica, mas a de Galileu era mais do que isso. Ela era observvel, testvel; ela poderia ser questionada por qualquer pessoa e vericada de forma independente, como zemos agora, passados quase 400 anos. Este em linhas gerais o novo modo de construir conhecimento, que foi criado no perodo que chamamos de Renascimento, e que evoluiu de forma diferente da matemtica e da losoa. Esta forma de produzir conhecimento tem no experimento um de seus momentos importantes. No entanto, necessrio ter a mente questionadora. Galileu com uma simples luneta questionava o que se pensava ser uma verdade absoluta por mais de 1.000 anos a Terra como centro do universo. Ele concordava com outros, entre os quais Coprnico, que procuravam uma nova forma de criar conhecimento. Essa nova forma de produzir conhecimento no uma coleo de fatos; ao contrrio, uma forma de criar conhecimento novo. Aprender cincia no memorizar fatos, informaes ou frmulas, mas sim reunir elementos para enfrentar o desconhecido, mobilizando e articulando conhecimento. E a escola no pode deixar que as novas geraes de brasileiros deixem de compreender e utilizar essa ferramenta formidvel.
*Professor da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo, livredocente em metodologia do ensino de cincias e autor de diversos livros.

capa
n 48/2007

33

nosdaescola48_parte3.indd 33

15/5/2007 11:01:14

A cidade chega na frente


Comisso especial no Rio coordenar aes para a reduo de emisso de gases de efeito estufa
Repleta de belezas naturais, a Cidade Maravilhosa tambm pretende mostrar que consciente quanto preservao das suas reas verdes e, conseqentemente, preocupada com os efeitos do aquecimento global. A Prefeitura do Rio de Janeiro uma das pioneiras no planejamento de aes na luta contra as drsticas mudanas climticas. O prefeito Cesar Maia instituiu em fevereiro deste ano uma comisso da qual fazem parte o Instituto Pereira Passos (IPP) e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, das Culturas, de Urbanismo, de Obras, de Habitao, alm da Comlurb e da Defesa Civil Municipal e elaborou o Protocolo de Intenes do Rio, um documento que registra os esforos da cidade para a reduo da emisso de gases de efeito estufa. O aquecimento do planeta vem sendo motivo de preocupao de cientistas h duas dcadas, principalmente depois que o Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (IPCC) estabelecido pela Organizao Meteorolgica Mundial e pelo Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente divulgou seu primeiro relatrio, em 1990, que armava que a mudana climtica representaria uma ameaa humanidade. Outros documentos foram elaborados depois disso, mas em 2 de fevereiro deste ano os dados divulgados pelo Painel causaram maior preocupao. De acordo com o IPCC, a Terra vai se tornar mais quente at o ano 2100, o que signi ca elevao do nvel do mar e catstrofes naturais mais intensas. A temperatura se elevar em conseqncia, principalmente, do aumento da emisso de gases de efeito estufa. Para Srgio Besserman, presidente do Instituto Pereira Passos (IPP) e tambm secretrio executivo da comisso instituda pelo prefeito, o aquecimento global irreversvel, mas pode ter conseqncias menos desastrosas. Por isso preciso que a populao de todos os pases mude a sua forma de con-

atualidade

Jovens em mutiro de replantio em Santa Teresa

TEXTO
CAROLINA BESSA

FOTOS
DIVULGAO/SECRETARIA

34

MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

sumo, principalmente em relao energia, transporte e gua. Nesta luta devem estar juntos os governos do mundo, do Brasil, do estado, do municpio, as empresas, sindicatos, organizaes no-governamentais, escolas... A idia participarmos juntos. A Prefeitura vai apoiar todas as iniciativas neste sentido e tambm pede apoio para as suas aes, ressalta Besserman. Uma das principais metas da Prefeitura atualizar o inventrio de emisses de gases de efeito estufa do Rio de Janeiro, feito em

nosdaescola48_parte3.indd 34

n 48/2007

15/5/2007 11:01:18

1998. Com isso, ser possvel saber qual a parcela de responsabilidade da cidade no aquecimento do planeta. Alm disso, h propostas para que grandes impactos sejam neutralizados. O presidente do IPP ressalta que a idia que os Jogos Pan-Americanos no aumentem a emisso dos gases poluentes. Ser um evento neutro em emisses de carbono. Tudo o que ele emitir a mais, como as viagens de avio dos atletas, transportes etc. ser compensado com plantio de rvores e reorestamento, explica Besserman. Reorestamento O aumento das reas verdes outra iniciativa essencial do Protocolo do Rio. O IPP, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Proteo e Defesa dos Animais, junto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o governo federal pretendem reorestar as encostas do Parque Nacional da Tijuca e do Parque Estadual da Pedra Branca, justamente na regio em que elas podem se aproximar e viabilizar corredores ecolgicos. A secretria municipal de Meio Ambiente, Rosa Fernandes, tambm tem metas ousadas na rea urbana e quer atingir a marca de plantio de 1,2 milho de mudas por ano. Para isso, sero incorporadas paisagem da cidade mais 25 mil mudas em ruas, praas e parques. Para marcar essa ao, ser denido um dia de mobilizao, quando sero plantadas 100 mil mudas. Para que a iniciativa tenha sucesso, a secretria quer contar com o apoio da populao na preservao das novas plantas.

Segundo ela, preciso fazer um trabalho intenso de conscientizao com crianas, jovens e adultos, atravs de um Programa de Educao Ambiental, j que atualmente 60% de todas as mudas plantadas na cidade so depredadas. A escola pode ajudar na mudana de postura, falando da importncia do plantio para o seqestro do carbono, que, de outra forma, caria livre na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa. As aes de educao ambiental passam necessariamente pela escola, ressalta Rosa Fernandes. Eventos Em outubro, dois outros eventos vo marcar a discusso sobre mudana climtica. O IPP e a Secretaria Municipal das Culturas realizaro o seminrio Rio: os prximos anos. O objetivo mobilizar a comunidade acadmica j envolvida em estudos sobre aquecimento global para que produza conhecimento sobre os impactos na cidade. Tambm ser institudo o Dia Carioca de Mobilizao contra o Aquecimento Global, com nfase na participao da rede escolar e no apoio a iniciativas da sociedade civil. Outra ao a proposta de utilizao inteligente dos meios de transporte e, por isso, a Prefeitura vai dar o seu exemplo: a frota de rgos, como a Comlurb, vai aumentar a utilizao de biodiesel. Aes sero desencadeadas para reduzir o trfego de veculos na cidade. Todas essas iniciativas so apenas um ponto de partida para discutir e melhorar a qualidade de vida dos cariocas, numa primeira investida contra o aquecimento global.

atualidade

Alunos da Rede esto ligados no tema


O projeto da Secretaria Municipal de Educao Tudo ao Mesmo Tempo no Rio, que vai para a sua 12 edio, este ano estar antenado questo do aquecimento global. O tema ser Mudanas Climticas: Cuidados com o Planeta Exigem Participao e Compromisso. Realizado anualmente no dia 5 de junho, no Dia do Meio Ambiente, a proposta divulgar os trabalhos que as escolas desenvolvem sobre as questes ambientais. Cada Coordenadoria Regional de Educao reunir os trabalhos e eleger um local pblico para apresentao no dia programado. Portanto so pelo menos 10 espaos onde sero realizadas peas teatrais, apresentaes de dana, exposies de murais, pesquisas de cincias e histria, entre outras atividades. Neste ano, a SME tambm vai sugerir que as escolas apresentem propostas para a criao de um protocolo de intenes que marque o compromisso da educao municipal na luta contra as mudanas climticas. A idia que o documento seja apresentado no Dia Carioca de Mobilizao, em outubro.

SAIBA MAIS
A edio n 43 de NS DA ESCOLA traz uma matria especial sobre o aquecimento global na seo Atualidade. J o n 34 trata dos novos combustveis que podem reduzir emisses de gases que provocam o aquecimento global. O programa Ns da Escola n 235 aborda o tema Meio ambiente: o aquecimento global, previsto para ir ao ar dia 23 de maio.

n 48/2007

35

nosdaescola48_parte3.indd 35

15/5/2007 11:01:21

Variados laos de parentesco


A escola precisa estar atenta s novas conguraes familiares
Nos dias de hoje cada vez mais raro encontrar na mesma casa famlias formadas por pai, me e lhos. Elas at existem, mas com freqncia que se vem constituies variadas, com a presena de padrasto/madrasta, lhos de vrios casamentos convivendo sob um mesmo teto, famlias de casais homossexuais e mulheres como chefes de famlia sem a existncia de um homem para ajud-las na criao das novas geraes. Apesar de as guras materna e paterna serem essenciais formao do indivduo, outros familiares podem desempenhar com sucesso esse papel. O importante que haja um ambiente de dilogo, respeito e dedicao. Apesar de estarmos acostumados a um modelo padro de famlia, nem sempre o signi cado dessa constituio foi o mesmo. A psicloga Rosa Ribeiro elaborou um estudo sobre as transformaes que culminaram nas diferentes estruturas encontradas hoje, em sua dissertao de mestrado apresentada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) intitulada Adoo emocional em famlias de recasamento: um estudo sobre a construo das relaes afetivas entre padrastos/madrastas e seus enteados. Rosa mostra a evoluo histrica da famlia a partir da Roma Antiga, cujas famlias eram formadas por um chefe de famlia, lhos e escravos. J no perodo feudal, a famlia se consolidou como uma unidade de produo, em que adultos e crianas trabalhavam juntos na casa e no campo. A partir do sculo XVIII, com a ascenso da burguesia e o surgimento da industrializao, mudanas profundas ocorreram nas relaes cotidianas de convivncia familiar, destacando-se o gosto pelo isolamento e pela intimidade. Nessa poca, as prticas pedaggicas contriburam para o nascimento da escola, surgindo ento, a preocupao com a igualdade entre os filhos. Nesse cenrio, nasceu a famlia nuclear,

presente do futuro

TEXTO
n 48/2007 CAROLINA BESSA

ILUSTRAES
ESCULTURAS DE ADRIANA SIMEONE, ALESSANDRA OLIVEIRA, ALINE CARNEIRO E VIVIAN RIBEIRO, FOTOGRAFADAS POR

36

ALBERTO JACOB FILHO

em que a autoridade masculina passou a ser a referncia. Nas classes operrias, mulheres e filhos trabalhavam como mo-de-obra nas fbricas para ajudar na subsistncia familiar. Dessa forma, crianas e jovens afirmavam a sua independncia diante dos pais. Com as lutas trabalhistas e as conseqentes conquistas sociais, a famlia dos trabalhadores foi se assemelhando burguesa. As mudanas nos modelos familiares comearam a ser mais signi cativas na segunda metade do sculo XX. Nas classes menos favorecidas, os recasamentos surgiam mais cedo, quando os homens abandonavam suas mulheres grvidas para no assumir um compromisso, ou iam tentar a sorte nos centros urbanos, com a promessa de retornar ao interior, mas muitas vezes acabavam constituindo outras famlias. Nas classes mdia e alta, as maiores alteraes se deram por volta dos anos 1970, principalmente com a maior participao da mulher no mercado de trabalho e aprovao da lei do divrcio. A partir da, as mulheres tambm deixaram de se subjugar a um casamento infeliz para se tornarem independentes ou encontrarem outro par com quem tivessem mais anidade, alm de buscarem realizao pro ssional. Isso acabou gerando laos de parentesco mltiplos e de difcil denio.

nosdaescola48_parte3.indd 36

15/5/2007 15:45:00

A psicloga Rosa Ribeiro ressalta que a nova famlia se constri sobre ciclos vitais interrompidos de famlias anteriores. Segundo ela, o envolvimento dos lhos do primeiro casamento pode provocar con itos e sentimentos que vo desde a di culdade de nomear os novos papis convivncia com meios-irmos, alm de conitos de lealdade com pais biolgicos e o questionamento quanto ao exerccio da autoridade. O assunto est na ordem do dia e a sociedade deve reetir sobre como buscar o melhor caminho para se criarem ambientes de desenvolvimento emocional da forma mais satisfatria possvel. Ajuste De acordo com Rosa, geralmente no primeiro casamento, ou em casamentos subseqentes em que no haja lhos de unies anteriores, a chegada de rebentos ocorre aps uma adaptao e ajuste inicial do casal. Em famlias de recasamento com lhos esse tempo no existe, obrigando os membros a ajustes mltiplos (marido-mulher, madrasta/enteado ou padrasto/enteado) e uma readaptao da rotina diria. Portanto, as relaes de autoridade no so baseadas em vnculos biolgicos, mas na relao de respeito. o que a psicloga chama de adoo emocional. O sucesso da relao entre enteados e padrastos se deve a diferentes fatores:

disponibilidade de doao do padrasto para participar da educao da criana ou do jovem, aceitao deste enteado e tambm relao entre ex-cnjuges com a nova esposa ou marido, que pode gerar tanto conitos como parcerias. A terapeuta de famlia e diretora do Centro de Estudos da Famlia, Adolescncia e Infncia (Cefai), Berenice Fialho, diz que estudos desenvolvidos nos Estados Unidos estipulam entre trs e cinco anos, conforme a faixa etria da criana, o tempo que o novo genitor passa a ser aceito pelo enteado como tendo uma funo parental. Uma das causas mais comuns que gera dificuldades na relao de padrasto /madrasta com enteados o chamado con ito de lealdade. A criana acredita que se amar aquele novo membro na famlia estar traindo pai ou me. Para que a relao se torne mais e caz, a criana ou o jovem devem perceber que papel cada pessoa desempenha na sua educao. preciso ver o lugar que me/pai biolgicos ocupam na vida da criana. Se estiver bem delimitado, no tem como o novo cnjuge avanar muito. Mas no impede que em cada casa haja regras diferentes e a criana reconhea as diferenas de cada uma. No nenhum trauma, diz Rosa.

presente do futuro
n 48/2007

37

nosdaescola48_parte3.indd 37

15/5/2007 11:02:32

presente do futuro

possvel haver sucesso na relao quando a madrasta, por exemplo, consegue estabelecer uma relao amigvel com a me do enteado. Isso possibilita que as duas dividam a educao. H situaes de recasamento dos pais em que a companheira do pai ajuda nos trabalhos escolares da criana e a me apia. Quando h essa parceria em prol da criana, ela sai ganhando, arma a diretora do Cefai. Muitas vezes a mudana nas estruturas familiares um obstculo muito maior para os pais do que para as crianas. Segundo Berenice, os lhos de cada membro do casal se aceitam como irmos com mais naturalidade do que os adultos em relao aos enteados. Eu me lembro de uma criana cujo pai casou de novo, teve outro lho e tambm tinha um enteado. O menino disse que o enteado do pai era irmo dele, por parte de irmo, j que os dois tinham um irmo em comum. Desenvolveu uma rvore genealgica, dizendo que tinha tio, primo e av por parte de irmo. Resolveu da melhor forma na cabea dele. Mesmo pai As teias de parentesco tambm se entrelaam, de forma que crianas de mes diferentes e com a mesma idade sejam lhas do mesmo pai. Isso comum porque o pai casado com uma mulher e tem amantes. Nas classes pobres isso tem sido relatado freqentemente. O documentrio Meninas, da diretora Sandra Werneck, conta a histria da jovem Edilene, de 14 anos, que espera um lho de Alex, que tambm engravidou a sua vizinha Joice. A diferena de idade dos bebs de um ms. Nesse tipo de estrutura familiar, muitas vezes os meios-irmos acabam se conhecendo por morarem na mesma comunidade e freqentarem a mesma escola. Entretanto, mais uma vez, a terapeuta de famlia ressalta que os lhos tm mais facilidade de lidar com a situao do que os adultos. As diferentes composies parentais englobam cada vez mais casais homossexuais a cuidar da educao de uma criana. Isso acontece quando um dos pais se une pela segunda vez com companheiro do mesmo sexo ou quando um casal homossexual resolve recorrer adoo. No ano passado, uma deciso indita da Justia permitiu que um casal de homossexuais masculinos respondesse pela paternidade de uma criana em Catan-

38

duva (SP). A menina s havia sido registrada no nome de um deles, que precisou enfrentar sozinho a adoo como solteiro. Mas com a causa ganha os dois passaram a ter o nome na certido de nascimento. O caso abre precedente para que outros casais homossexuais adotem legalmente. A situao de um recasamento com uma pessoa do mesmo sexo precisa ser motivo de dilogo dentro da famlia, assim como, em outras situaes de mudana na rotina. Segundo Rosa Ribeiro, se a criana ou o jovem esto com diculdades de lidar com a nova estrutura familiar precisam receber apoio da famlia e, se for necessrio, ter acompanhamento de um psiclogo. A grande questo nesse caso o preconceito que ainda est muito presente na sociedade. O mais importante em qualquer situao o dilogo e a delimitao de papis. Me e pai so amigos, mas acima de tudo devem ter autoridade e mostrar quem vai transmitir segurana criana ou ao adolescente. Na falta dessas guras, algum parente ou novo cnjuge de um deles pode assumir a funo com sucesso. A maneira como a famlia formada interfere na educao e, s vezes, nas questes de aprendizagem. A psicopedagoga e professora da E. M. Dr. Ccero Penna, Gabriela Guedes, lembra que mais importante do que a organizao familiar, a forma como os membros se relacionam com a criana. O problema, quando a famlia se modica, que os adultos se voltam para seus problemas pessoais e esquecem da educao da criana. No do importncia ao aprendizado e ao seu rendimento na escola. Na avaliao de Gabriela, a qualidade da ateno que aquela criana recebe e a delimitao de papis na famlia que mais contribuem para o seu desenvolvimento. A escola pode ajudar o aluno em vrios aspectos, mas no resolver os problemas familiares. importante que famlia e escola caminhem juntas em prol da criana. A professora pode perceber se h uma alterao no comportamento do estudante, que pode ser reexo de uma separao dos pais, de uma situao de abandono ou at da falta de regras e limites em casa. Ela deve auxiliar na superao das diculdades de aprendizado do aluno, pode sugerir aos responsveis que procurem ajuda.

nosdaescola48_parte3.indd 38

n 48/2007

15/5/2007 11:02:33

VOTO CONSCIENTE

Criatividade em campanha

Os alunos relembram como foi a lmagem das entrevistas com os candidatos a presidente

Em ano de eleies, os polticos esto na TV, no rdio, nos jornais, na internet... Nem sempre, no entanto, a escola consegue mobilizar a ateno e o interesse dos alunos para o importante debate em torno do papel do voto na construo de uma sociedade mais justa e digna. Com a ajuda de uma cmera, muita criatividade e a animao de uma turma da oitava srie, a professora de lngua espanhola Glucia dos Santos Guimares, da Escola Blgica, em Guadalupe, Zona Norte da cidade, transformou o voto no principal assunto das turmas do turno da tarde. O exemplo aconteceu no segundo semestre de 2006, quando o Brasil escolhia novos governadores, senadores, deputados federais e estaduais e o presidente da Repblica. Mas trabalhos semelhantes podem ser realizados em qualquer poca do ano. Anal, no existe hora certa para aprender a votar. E pretextos no faltam: h sempre uma eleio acontecendo em algum lugar, seja para escolher os diretores do grmio da escola, os representantes de turma, o sndico do prdio ou at a brincadeira em grupo na hora do recreio. Cultura hispano-americana foi o tema que deu ensejo ao trabalho, desenvolvido com a turma 802. Ao lado das regras gramaticais, do vocabulrio e da pronncia, as aulas de lngua

espanhola privilegiam um tema a cada ano. este tema que determina os textos a serem lidos, as produes escritas dos alunos, os debates em sala de aula, as pesquisas em livros, enciclopdias e internet e as atividades extras. Em 2006, depois de assistirem ao lme Dirios de motocicleta, de Walter Salles que mostra a viagem de Che Guevara pela Amrica do Sul antes de se tornar um dos lderes da Revoluo Cubana , e pesquisarem sobre polticos contemporneos em evidncia, os prprios alunos tiveram a idia: queriam representar personagens inspirados na poltica.

p na estrada

TEXTO
RENATA PETROCELLI

FOTO
ALBERTO JACOB FILHO

Deu certo
A promoo da autonomia dos alunos. A partir do tema abordado, eles conseguiram recriar o conhecimento. A criatividade na criao dos personagens e na produo do vdeo. O aumento do interesse em temas ligados poltica. O contato e a exposio lngua espanhola.

Poderia ser modicado


O trabalho com o vdeo foi muito atraente para os alunos, mas a falta de equipamento apropriado limitou os resultados. Faltou integrar os alunos com decincia auditiva, que poderiam ter participado do vdeo com a linguagem de libras.
n 48/2007

39

nosdaescola48_parte4.indd 39

15/5/2007 15:04:58

Glucia no pensou duas vezes antes de abraar o projeto, que crescia medida que a turma conversava sobre ele. Todos se mobilizaram na criao dos personagens, denindo caractersticas prprias para cada um dos trs candidatos. A idia de promover uma verdadeira eleio na escola no demorou a aparecer e logo foram produzidos um vdeo de campanha e um debate, com direito incluso de novos personagens, os jornalistas. A participao foi incrvel. Eles assistiam ao horrio eleitoral gratuito, copiavam trejeitos dos polticos, trouxeram gurino e adereos para a gravao do vdeo e mergulharam de verdade na campanha, visitando as outras turmas do turno da tarde, rememora a professora. Os candidatos ganharam nomes curiosos. Super Blgica tinha as propostas mais coerentes para a melhoria das condies da escola; Glu-Glu Chvez, que tomou emprestado o sobrenome do presidente da Venezuela, Hugo Chvez, era a caricatura de um candidato bem autoritrio, que pregava a extino do recreio; e Paty Pern, com sobrenome da ex-primeira-dama argentina Eva Pron, era uma tpica patricinha, defendendo a construo de uma academia e a instalao de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula. Caracterizados, os alunos percorriam as turmas com humor e irreverncia, mas tambm seriedade na defesa da importncia do voto consciente. Os personagens caram famosos na comunidade escolar. Todo mundo comentava, aconteceu um debate mesmo, foi uma coisa realmente poltica, como l fora, julga Leandro da Silva, de 16 anos, intrprete de Glu-Glu Chvez.

Uma identidade sul-americana


O professor atento formao de seus alunos deve trabalhar a partir do reconhecimento e da identicao das diferenas existentes no seu grupo, visando a constituio da identidade de cada um. Uma identidade constituda e transformada dentro de um espao de relaes e diferenas em cada momento histrico. A identidade de um povo continuamente reconstruda e reinventada. Esse processo acontece em todas as naes. A partir das inter-relaes (culturais, sociais, polticas, histricas etc.) que existem no mundo, as diferentes formas de expresso e de linguagens devem estar presentes nas escolas. O ensino de lnguas estrangeiras favorece a apropriao de formas de expresso que dialogam com diferentes culturas, principalmente o trabalho com a lngua espanhola e sua produo cultural, que permite um mergulho na identidade do continente sul-americano do qual fazemos parte. (CRISTINA CAMPOS)

40

Informao e cidadania Brincadeiras parte, a campanha, o debate e as eleies zeram os alunos pararem para pensar sobre o processo eleitoral. Depois de incorporar o Super Blgica, Mrio Srgio de Arajo, de 17 anos, questionou os colegas de vrias turmas, que ajudaram a eleger o discricionrio Glu-Glu Chvez. Nesta brincadeira, aprendi que temos de estar conscientes na hora do voto. A gente ouve uma srie de coisas que os candidatos no podem cumprir, ou se deixa levar pela irreverncia, como no caso do Glu-Glu. preciso pensar no que vai ajudar o desenvolvimento do pas, ensina Mrio, que assistiu ao horrio eleitoral gratuito e leu muitos livros de poesia para interpretar seu personagem. Alm da reexo sobre as eleies, a atividade propocionou uma excelente oportunidade para o trabalho em grupo. Os personagens, a princpio, eram apenas os trs candidatos, mas toda a turma 802 se envolveu. Alguns faziam gurino, outros criaram as perguntas para o debate, um deles trouxe a cmera de um vizinho para as lmagens, vrios ajudaram a confeccionar a urna..., enumera Glucia. Atuar era algo que muitos queriam fazer. Por isso, surgiram ainda mais dois personagens: duas jornalistas que entrevistaram os candidatos antes e durante os debates. Os papis couberam a Luana Marinho Pinheiro e Jssica Caroline, de 15 anos. O mais interessante foi o envolvimento no trabalho em grupo. Alm dos alunos, alguns pais e professores de outras disciplinas tambm se envolveram. Meu pai, por exemplo, editou a ta e a professora da sala de leitura emprestou a sala para o debate, destaca Jssica. Pelo interesse de toda a escola, pela reexo em torno da importncia do voto e por tudo o que os alunos da turma pesquisaram e produziram para o trabalho, Glucia no tem dvidas de que o projeto deu certo. Trabalhar a lngua espanhola com o apoio de textos e discusses contemporneas algo que ela sempre fez. Mas o interesse dos alunos poucas vezes foi to grande. Acho que conseguimos uma reexo maior no s sobre o idioma, mas tambm sobre a leitura de mundo deles. Este aspecto fundamental dentro do nosso propsito de falar sobre a cultura hispano-americana, pois a viso crtica que permite conhecer a cultura do outro e respeitar mais a prpria cultura, conclui Glucia.

nosdaescola48_parte4.indd 40

n 48/2007

p na estrada

15/5/2007 11:05:35

LEITURA E ESCRITA

Histria de papel presente

p na estrada

Seu Licnio foi recebido pelos alunos da Jos de Alencar no auditrio da escola, onde respondeu a perguntas e falou sobre sua vida

Todos os meses, quando a revista NS DA ESCOLA chega Escola Municipal Jos de Alencar, em Laranjeiras, Zona Sul da cidade, a professora de portugus Maria Vitria Nunes Cardia uma das primeiras a buscar seu exemplar. Ela tem por hbito selecionar algumas matrias da revista para as aulas de interpretao de texto. Em fevereiro, Maria Vitria no teve dvidas: emocionada com a histria do gari da Comlurb Licnio da Silva, contada no perl Uma vida marcada pela emoo, decidiu que seus alunos do ltimo ano do segundo ciclo de formao deveriam conhec-la. Alm da possibilidade de trabalhar a leitura, a interpretao e outros contedos da lngua portuguesa, a professora vislumbrou a oportunidade de desenvolver valores de respeito, dignicao do trabalho e questionamento de preconceitos. Os alunos s vezes desvalorizam este e outros prossionais to necessrios nossa cidade, reproduzindo

uma estrutura hierrquica da sociedade. Estes preconceitos se reetem na escola, onde os garis tambm esto presentes, justica Maria Vitria, que acreditou que a vida de Seu Licnio poderia sensibilizar seus alunos. Ela estava certa. Tanto que o trabalho culminou com uma emocionante visita do personagem escola. A atividade comeou com a leitura do texto em conjunto na sala de aula, nas turmas 1601 e 1603. Depois, foi feito o estudo do vocabulrio empregado na matria, com a ajuda do dicionrio. Em seguida, os alunos foram convidados a interpretar o texto, expressando-se oralmente sobre o que tinham lido e respondendo a um questionrio escrito. Para Maria Vitria, a atividade terminava por a. Mas a histria de Seu Licnio chamou tanto a ateno dos alunos que acabou rendendo vrias outras aulas. A idia surgiu da vontade que muitos manifestaram de conhecer pessoalmente o personagem da

n 48/2007

TEXTO
RENATA PETROCELLI

FOTO
ALBERTO JACOB FILHO

41

nosdaescola48_parte4.indd 41

15/5/2007 11:05:43

matria. Eles perguntavam se ele no poderia nos visitar na escola, porque caram muito impressionados com a histria de vida dele, com o fato de ter passado diculdades, mas ter persistido, trabalhado, vencido e se orgulhar da sua prosso, alm de ajudar as pessoas mais carentes, conta a professora. Desejo expresso, Maria Vitria tratou de aproveitar a deixa e props mais uma atividade: que tal se os alunos escrevessem cartas para Seu Licnio, expressando o que mais chamou ateno em sua histria? A adeso foi imediata. As cartas revelavam a admirao diante da luta do gari para sobreviver e criar os lhos, a comoo pelo dia em que a irm no o deixou comer por ter perdido o emprego, e a curiosidade em torno do prossional que a cada nal de ano junta suas economias e vestido de Papai Noel distribui presentes s crianas carentes. Alguns alunos produziram ainda desenhos que mostravam Seu Licnio trabalhando, convivendo com a famlia ou at no dia de seu casamento de papel passado, um desejo revelado por ele na matria. Satisfeita com o envolvimento dos alunos, Maria Vitria resolveu ir alm. A prxima atividade foi uma entrevista com os dois garis da Comlurb que trabalham na Jos de Alencar. A professora sugeriu que os alunos produzissem um texto semelhante ao que leram na NS DA ESCOLA. As perguntas foram elaboradas em conjunto, assim como a realizao da entrevista e a produo dos textos, que surpreenderam a professora. Foi o momento mais graticante

para mim. Eles estavam to envolvidos que produziram um trabalho com resultados muito superiores aos de outras atividades que j desenvolvemos, ressalta. Um olhar para o outro Na avaliao de Maria Vitria, o trabalho no poderia ter sido mais bem sucedido. Ela prpria admite que inicialmente seu grande objetivo era apenas mostrar o exemplo de vida daquele personagem. A partir da, foi o entusiasmo das turmas que fez a atividade ir to longe. Utilizar textos capazes de mobilizar e emocionar os alunos uma preocupao constante da professora, que tenta aproximar ao mximo o trabalho de interpretao de texto da realidade e dos interesses de seus alunos. Por isso, ela est sempre a pesquisar novas possibilidades. A revista NS DA ESCOLA uma fonte constante de idias. Principalmente as matrias da seo Carioca, que falam sobre o Rio de Janeiro. Trabalho com eles porque acho importante conhecerem e se apropriarem da cidade onde vivem, destaca. No caso da histria de Seu Licnio, Maria Vitria viu ainda a chance de explorar o projeto poltico-pedaggico da escola, que elegeu para 2007 o tema Da Singularidade Pluralidade. O planejamento do primeiro trimestre baseia-se no pressuposto Eu, tu... ns, vinculando o auto-reconhecimento ao reconhecimento do outro, at atingir uma reexo sobre a convivncia social, explica. Pelo contedo das cartas e desenhos produzidos e pela entrevista com os garis da

p na estrada

A importncia de trabalhar com diferentes tipos de textos


As prticas sociais da escrita esto cada vez mais intensas e diversicadas nos centros urbanos. Para participar plenamente dessa sociedade letrada fundamental que cada um de ns tenha condies de interagir nesse contexto. Ler o texto de um jornal, carta, outdoor, receita, bula de remdio... preencher um cheque, fazer uma lista de compras... ou descrever emoes e sensaes em um dirio exigem estratgias e conhecimentos sobre os diferentes tipos de textos e linguagens: sua organizao, objetivos e gramtica. A escola tem que ser um espao aberto para que cada aluno possa inferir, processar, estabelecer relaes e reexes sobre as regularidades e nalidades que a lngua escrita exige a partir do uso de textos variados. Levar para a sala de aula diferentes materiais impressos ajuda os alunos a se apropriar da lngua escrita e a constituir conceitos atravs do confronto e anlise de diversos tipos de textos. O texto epistolar (correspondncia), por exemplo com diferentes funes e estruturas (familiares, comerciais, judiciais etc.) , muda de acordo com a relao entre remetente e destinatrio. (CRISTINA CAMPOS)

42

nosdaescola48_parte4.indd 42

n 48/2007

15/5/2007 11:05:44

escola, Maria Vitria j tinha certeza de que o objetivo tinha sido atingido. Mas o trabalho foi ainda mais longe. Enviadas MULTIRIO, as cartas dos alunos para Seu Licnio motivaram uma visita do gari escola. L, ele foi recebido no s pelos autores das cartas, ansiosos por conhec-lo pessoalmente, mas tambm por alunos de outras turmas, que j tinham ouvido a histria do personagem to famoso na Jos de Alencar. Num auditrio cheio de olhinhos atentos, Seu Licnio respondeu s perguntas dos alunos, falou sobre sua prosso, sobre a importncia do estudo e da valorizao do trabalho e sobre a necessidade de se manter afastado das drogas e da bebida. Agradeceu a oportunidade de conversar com as crianas e se mostrou honrado com o convite. Fico muito alegre e meus lhos tambm. Qualquer notcia boa sobre um pai muito graticante, ressalta, emocionado. Dos alunos, ele ouviu comentrios que o emocionaram, tais como o de Edson Rodrigues, que no faz parte das turmas que participaram do trabalho e foi at o ptio da escola s para conhecer Seu Licnio. Acho que gari a prosso mais importante da cidade, porque mantm as ruas limpas. Mesmo quando est chovendo eles esto l, sempre trabalhando. Outros alunos, como Leonardo Marques dos Santos, da turma 1603, destacaram a importncia de estudar textos como o que conta a vida de Seu Licnio. muito interessante, porque fala um pouco das coisas no passado e mostra um exemplo para todos ns. Para Maria Vitria, caram vrias lies. A mais importante sobre o respeito diversidade. Eles desenvolveram um pouco o olhar o outro, nos aspectos do trabalho, da faixa etria, da origem. Aprenderam a valorizar o trabalhador e o idoso, ao mesmo tempo em que desenvolveram habilidades inerentes lngua portuguesa, conclui. Ela tem certeza de que os alunos no esquecero o exemplo do gari, de quem recolheram autgrafos ao nal do encontro, em vassourinhas de papel produzidas durante as aulas. Para Seu Licnio, tambm, o encontro certamente ser inesquecvel. At porque ele saiu de l com um presente muito especial: um porta-retrato, para guardar a recordao do dia em que nalmente conseguir se casar de papel passado.

p na estrada

Os alunos desenharam Seu Licnio em situaes como o trabalho e a vida em famlia

Deu certo
O exemplo de vida de Seu Licnio, que mobilizou muito os alunos. A idia de incentivar os alunos a produzirem um texto jornalstico, seguindo o modelo da matria sobre Seu Licnio. A produo das cartas, que tornou o exerccio da escrita mais prazeroso e desaador, proporcionando tambm aos alunos o trabalho com uma tipologia textual diferente. O aproveitamento das sugestes dos alunos para incrementar o planejamento de aula.

Poderia ser modicado


Falta de tempo para aproveitar ainda mais os desdobramentos da atividade.

n 48/2007

43

nosdaescola48_parte4.indd 43

15/5/2007 11:05:48

foi assim

Consumo no varejo
Com 1.250 lojas, a regio da Saara atrai uma multido de pessoas em busca de boas compras
Imagine um lugar em que muulmanos e judeus convivam harmonicamente. Em que chineses, com o esforo do seu trabalho, consigam lucrar em vez de ser tratados como mo-de-obra barata. E onde libaneses no precisem fugir do conforto de seus lares com medo de um atentado de um pas vizinho. Esse suposto paraso no ca muito longe, mas em um fervilhante centro comercial conhecido dos cariocas: a Saara. Batizada com o nome de Sociedade de Amigos e Adjacncias da Rua da Alfndega na dcada de 1960, a regio tornou-se abrigo e fonte de renda de imigrantes de toda parte do mundo, com seus 1.250 estabelecimentos comerciais espalhados por 11 ruas do Centro do Rio. A vocao para o comrcio remonta ao fim do sculo XIX e incio do XX, quando imigrantes srios, libaneses, judeus, gregos, turcos, espanhis e argentinos ali chegaram, muitos deles foragidos de guerra, durante a Primeira Guerra Mundial. Para sustentar suas famlias passaram a trabalhar como mascates vendedores ambulantes que carregavam caixas de madeira recheadas de mercadorias. Atualmente, h uma esttua em homenagem a esses mascates pioneiros na esquina da Rua Buenos Aires com Regente Feij. A escolha do Brasil como destino deveu-se abertura dos portos s naes amigas em 1808, que atraiu companhias de navegao europias, principalmente francesas e italianas, que passaram a disputar passageiros com destino ao pas, a ponto de srios e libaneses sarem da Europa e chegarem aqui sem qualquer custo adicional. A regio em que hoje se situa a Saara, mais precisamente a Rua da Alfndega, era a rea de escoamento dos navios chegados ao porto e onde se realizava a vistoria e conferncia das mercadorias trazidas por eles (a alfndega). A rua recebeu esse nome em 1716. Segundo estudo realizado pela Saara, assim que chegavam ao porto do Rio os imigrantes iam direto para o Hotel Boueri, um prdio de dois andares, com acomodao e comida barata, situado na Praa da Repblica, entre a Rua da Alfndega e a hoje inexistente Rua General Cmara. L eram orientados por conhecidos a construr maletas de madeira para vender mercadorias de porta em porta. Muitos deles percorriam de oito a 10 quilmetros por dia pelos bairros da cidade. Os que prosperaram conseguiram abrir as prprias lojas de comrcio atacadista. Apesar das diversas nacionalidades, eram conhecidos como turcos.

n 48/2007

TEXTO
CAROLINA BESSA

FOTOS

44

ALBERTO JACOB FILHO

nosdaescola48_parte4.indd 44

15/5/2007 11:05:56

Um dos estabelecimentos mais antigos ainda existente na Saara a Charutaria Syria, na Rua Senhor dos Passos. Fundada pelo libans Ali Haje, em 1890, ela ainda resiste modernidade. O lho do antigo dono, Mohamed Ali, de 94 anos, ainda pode ser visto no local. Ele conta que chegou ao Brasil aos 16 anos e seu pai comeou como ambulante, vendendo fsforos e cigarros. Mohamed foi criado em um sobrado na regio. Rotina tranqila O presidente da Saara, Enio Bittencourt, conta que era comum os comerciantes comprarem os sobrados. Eles moravam no segundo andar e abriam as lojas no trreo. Se hoje o lugar invadido por um verdadeiro formigueiro humano em busca de boas compras, no passado os moradores sentavam-se nas portas dos sobrados e batiam papo no fim da tarde. Com a evoluo do comrcio, a rotina mudou. Eles mantiveram suas lojas e foram se mudando, grande parte para Copacabana e Tijuca. Hoje s existem trs famlias vivendo na Rua Senhor dos Passos. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a economia em dificuldade na Europa,

mais imigrantes chegaram ao Brasil. Como a situao financeira tambm no estava boa por aqui, muitos lojistas se viram obrigados a trocar o atacado pelo varejo. Uma das primeiras lojas a mudar de ramo foi a de Gabriel Habib, fundada em 1918, que era atacadista de artigos de armarinho. Na dcada de 1950, voltou-se para o varejo de brinquedos, uma das mais tradicionais do Rio. O filho do dono, Demtrio, chegou a ter cinco lojas espalhadas pela cidade; hoje s existe a de Inhama. A histria da famlia Habib se confunde com a da Saara. O libans Gabriel fugiu do Lbano com a famlia em 1914, quando o pas ainda estava sob o domnio otomano. O comerciante, que chegou ao Rio aos 19 anos de idade, trabalhava desde os 12 como ladrilheiro em Beirute, capital do Lbano, para ajudar no sustento da famlia. Chegou cidade a bordo do Chargeurs Runis para se reunir com seus trs irmos Fujalah, Nacle e Habib e comprou lotes de terra no Areal, hoje o bairro de Coelho Neto. O amor pela atividade comercial foi passado ao filho Demtrio, que se tornou o primeiro presidente da Saara, desde a sua fundao em 1962.

foi assim
n 48/2007

45

nosdaescola48_parte4.indd 45

15/5/2007 11:06:03

A tradicional Casas Pedro espalha seus temperos em bancas na rua

Demtrio, primeiro presidente da Saara, com a foto do pai, Gabriel Habib

Vias por onde passou a histria


As ruas que hoje fazem parte da Saara foram urbanizadas no sculo XVIII, dcadas antes da chegada da corte portuguesa ao Brasil. A rua da Alfndega a mais antiga e at o sculo XVII era chamada de Caminho do Capueruu, fazendo a ligao da Vrzea (atual Primeiro de Maro) e Lagoa de Capueruu, na chamada Boca do Serto, caminho direto para as Minas Gerais. Com a abertura dos portos, chegaram os primeiros imigrantes ingleses. Mais tarde, srios e libaneses. Em um balco de loja, onde era caixeiro, Francisco Manuel da Silva comps o Hino Nacional. A Rua Senhor dos Passos chamava-se originalmente Caminho de Ferno Gomes. Recebeu o nome atual porque em 1843 nela foi construda a Capela do Senhor dos Passos, que em 1948 foi elevada Ordem Terceira de Nossa Senhora do Tero. Paralela Senhor dos Passos, a atual Rua Buenos Aires j foi chamada de Rua do Hospcio. A denominao veio de um asilo fundado por frades capuchinhos italianos em um quarteiro prximo. A partir de 1915 recebeu o nome atual. Entre as transversais, a principal a Avenida Passos, que ganhou o nome em homenagem s reformas do prefeito Pereira Passos na cidade. Antes foi conhecida por Rua da Lampadosa, do Errio e do Sacramento. Em 1820 foi inaugurada a Igreja do Santssimo Sacramento. Na administrao de Pereira Passos, em 1903, recebeu o nome pelo qual conhecida hoje. Outra rua importante a Tom de Souza, que recebeu o nome em homenagem ao primeiro governador geral do Brasil, de 1549 a 1553. J teve os nomes de Segunda Travessa de So Joaquim e Rua do Nncio, antigamente uma conhecida zona de meretrcio da cidade. A atual Praa da Repblica no sculo XVII servia como pasto para animais. No incio do sculo XVIII foi construda no local a Igreja de So Domingos e a praa recebeu o nome de Campo de So Domingos. Devido a desavenas religiosas, o espao foi dividido e construda a Igreja de Santana que deu origem ao nome do campo situado na praa, que foi o local onde se deu a Proclamao da Repblica. Compem tambm a Saara as Ruas dos Andradas, Gonalves Ledo, Regente Feij, Repblica do Lbano e da Conceio. A idia de criar a sociedade foi do prprio Demtrio para defender os comerciantes locais das investidas do governador Carlos Lacerda, que pretendia desapropriar lojas e residncias na regio para construir uma via diagonal ligando a Central do Brasil Lapa. Diante das ameaas, os comerciantes se uniram e fundaram a sociedade. O projeto do governador no foi frente e a sociedade se fortaleceu para obter melhorias para os associados e clientes. Hoje 80% dos estabelecimentos da regio so liados Saara, o que possibilita uma infraestrutura de servios de segurana, limpeza, banheiros pblicos, estacionamentos, ambulncia e at uma rdio a Rdio Saara. As datas festivas multiplicam os consumidores no comrcio do local, sendo a principal delas o Natal. No ano passado, segundo o presidente da sociedade, o dia 22 de dezembro bateu o recorde de pblico de todos os tempos: 2 milhes de pessoas. A partir da dcada de 1980 foi a vez de chineses e coreanos se instalarem na regio e abrirem lojas de artigos para festas. Alis, h espao para todo tipo de mercadorias. Desde temperos espalhados em bancas na rua, como faz a tradicional Casas Pedro; roupas; penas de avestruz importadas da Austrlia para a confeco de fantasias; artigos religiosos e restaurantes como o famoso Cedro do Lbano, onde, segundo Demtrio Habib, rabes e judeus se sentam juntos mesma mesa para almoar e depois aproveitam para tomar caf num bar da regio.

46

nosdaescola48_parte4.indd 46

n 48/2007

foi assim

15/5/2007 11:06:12

O ltimo dos lambe-lambes


Simptico, falante, de bigodes brancos e boina vermelha, Seu Bernardo j fotografou duas geraes
Quem passa pelo Jardim do Mier, no bairro do mesmo nome, na Zona Norte da cidade, inevitavelmente se depara com um senhor simptico e falante de bigodes brancos e sua inseparvel boina vermelha. O acessrio, segundo ele, para identi c-lo como ex-combatente de guerra. Nascido em Braga, Portugal, Bernardo Soares Lobo, de 80 anos, um dos ltimos representantes de uma categoria em extino: o fotgrafo lambe-lambe. Apesar de os tempos modernos afastarem esse prossional das praas e parques pblicos j que as mquinas digitais se popularizaram , sua importncia est assegurada na histria desde que o prefeito Cesar Maia assinou decreto que reconhece o lambe-lambe como Patrimnio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro1. Alm de j ter completado 52 anos como fotgrafo, Seu Bernardo tambm j foi militar, padeiro e mecnico. Quando jovem, pertenceu ao Exrcito de Portugal e esteve em Moambique, Angola e Macau. Neste ltimo territrio, serviu de 1948 a 1952, durante a ocupao portuguesa2. S abandonou o combate porque a me e a noiva o pressionaram a deixar a carreira militar, temendo que ele fosse morto em conitos. Oito de seus companheiros tombaram durante o combate. Aquela realidade era dura: s a travessia de Portugal a Macau pelo Canal de Suez durou 37 dias, lembra. Ainda assim, sua passagem pela regio no cou em branco ele assegura ter tido um lho com uma chinesa. J de volta a Portugal, foi deixado pela noiva e emendou em um relacionamento fugaz, que tambm trouxe ao mundo uma criana.
1

perfil

O decreto de reconhecimento do fotgrafo lambelambe como Patrimnio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro de agosto de 2005. Na poca, a prosso j estava quase extinta no municpio, sobrando apenas os irmos Pedro e Jorge Teodsio da Silva, que atuavam no Largo do Machado e Bernardo Lobo, no Jardim do Mier. Macau tornou-se uma repblica administrativa especial da Repblica Popular da China em 1999. Antes, durante 442 anos esteve sob o domnio de

TEXTO
n 48/2007 CAROLINA BESSA

FOTOS
ALBERTO JACOB FILHO

47

nosdaescola48_parte4.indd 47

15/5/2007 11:06:19

Bernardo Soares Lobo Casado h 51 anos, teve quatro lhos e morador do Mier. Gosta de comida portuguesa como bacalhau, mas no dispensa uma feijoada. Comida que no tem feijo, para mim, no comida, diz. Conhece os quatro continentes. Nasceu em Portugal e visitou Frana, Blgica, Itlia e Alemanha. Participou de conitos militares em Moambique e Angola, na frica. Teve uma passagem por Macau, na sia, e se estabeleceu no maior pas da Amrica do Sul, o Brasil.

Foi nalmente em 1954 que Seu Bernardo desembarcou no Brasil. Seu encontro com a prosso aconteceu pouco depois de ter chegado ao Rio de Janeiro. Depois de uma tentativa frustrada na padaria do tio, no municpio de Mesquita, Baixada Fluminense, ele atuava como mecnico em uma empresa de nibus quando encontrou um conhecido que havia servido com ele em Macau. Da a trabalhar na loja de material fotogrco do tio desse ex-colega de Exrcito foi um passo. Na poca, o salrio mnimo era de 40 mil ris e esse senhor me ofereceu 100 mil. No pensei duas vezes, relembra. Desde que comeou na prosso, Seu Bernardo nunca mais se separou de sua mquina. Alis, das tantas que passaram pela sua vida. Em casa ele tem mais de 100 delas, de vrios modelos e tamanhos, para desespero da esposa, que no consegue dar freio mania que ele tem de colecionador. Nos ltimos seis meses trocou a de lme tradicional pela digital. Sua companheira inseparvel hoje uma Polaroid digital, com uma impressora acoplada que lhe custou R $ 3.500. Nem por isso deixou aquele velho caixote com uma cmara escura de lado. Mesmo que de enfeite, o objeto que identica de longe um lambe-lambe est l, bem no meio do Jardim do Mier. Hoje o nico fotgrafo do local, mas j chegou a disputar espao com mais sete prossionais nas ltimas quatro dcadas. Era uma disputa diria por fregueses, que culminava muitas vezes em atrito. Quando cheguei, os outros j estavam. Quiseram at me bater, lembra. Trabalho na imprensa Houve pocas em que Seu Bernardo conciliou o ofcio de lambe-lambe com o emprego de fotgrafo em jornais cariocas, como a Luta Democrtica, de Tenrio Cavalcanti, o famoso homem da capa preta 3 . Fez fotos tambm em boates e cabars e at hoje fotografa para o cartrio do Mier. A situao nanceira no das mais satisfatrias como nos ureos tempos. Antes dava lucro. Eu cheguei a bater em mdia de 30 a 50 fotograas por dia. Hoje, no mximo cinco. Tem dias em que no tiro nenhuma. Quando no tenho nada para fazer, bato at foto do coreto. Eu adoro fotograa, diverte-se.

Seu Bernardo at que tentou passar para as futuras geraes o gosto pela prosso. Dois dos seus quatro lhos chegaram a fazer fotograas, mas desistiram por conta da baixa remunerao. Agora resta saber se os vrios netos e os oito bisnetos se apaixonaro pelo ofcio. Hoje ele diminuiu o ritmo, trabalha somente de segunda a quarta-feira e aproveita os ns de semana para curtir a sua casa em Itaipuau. Gosto de passear para tirar fotos de paisagens, da natureza. No passado, era aos domingos que ele mais faturava, porque os casais de namorados requisitavam demais seu servio. Polticos tambm foram fotografados pelo lambe-lambe, principalmente candidatos da regio. Ele conta que chegou a socorrer uma candidata conhecida, que tirava fotos com ele, no dia da inaugurao do Viaduto Castro Alves, que ca sobre as ruas Arquias Cordeiro, Amaro Cavalcanti e a linha frrea. A mulher passou mal e acabou morrendo. Uma personalidade marcante com quem o fotgrafo teve breve contato foi a atriz Fernanda Montenegro. Estreando uma campanha publicitria de um shopping da Zona Norte, ela cou uma tarde fazendo lmagens no Jardim do Mier. Seu Bernardo no perdeu a oportunidade de clic-la e de posar em uma fotograa ao lado dela. Amizades no faltam na vida deste bemhumorado senhor. Basta parar para ouvi-lo por 10 minutos para ser interrompido por cumprimentos dos freqentadores da praa. Ele diz que no se lembra de muitas pessoas que o param para jogar conversa fora. Certo dia foi abraado por um juiz que armou que sua primeira fotograa como estudante havia sido feita por ele. Outros agradecem pelas fotos tiradas de graa. Sou do signo de peixes. E pisciano sofredor. S trabalha para os outros, mas quando precisa ningum o ajuda. J tirei fotos sem cobrar, inclusive de mendigos e at dei dinheiro para umas pessoas sem poder, justica.
3 Natalcio Tenrio Cavalcanti de Albuquerque ou somente Tenrio Cavalcanti foi um poltico de destaque na Baixada Fluminense na dcada de 1960. Era conhecido como o homem da capa preta, porque debaixo da capa escura trazia uma metralhadora, apelidada de Lurdinha.

48

nosdaescola48_parte4.indd 48

n 48/2007

perfil

15/5/2007 14:56:14

Na Tudoteca deste ms s lanamentos. No embalo das comemoraes dos 200 anos da chegada da Famlia Real ao Brasil, que acontecer em 2008, o escritor Jos Murilo de Carvalho lana um livro sobre D. Pedro II, na coleo Pers Brasileiros. Outro destaque a obra de Djota Carvalho, que ilumina os benefcios do uso dos gibis em sala de aula.

Livros
D. Pedro II Jos Murilo de Carvalho Companhia das Letras, 2007 Neste livro o autor apresenta dois personagens em conito mtuo. Um, mais conhecido, o imperador d. Pedro II, que governou o Brasil por quase meio sculo. O outro Pedro dAlcntara, cidado comum, que amava as cincias e as letras tanto quanto detestava as pompas do poder. Educao e tecnologias: o novo ritmo da informao Vani Kenski Editora Papirus, 2007 O autor faz uma reexo sobre as relaes que sempre existiram entre esses dois campos do conhecimento: a educao e as tecnologias. Parte da idia de que o tema educao e tecnologias deve ser abordado de forma abrangente, simples e esclarecedora, mas sem deixar de apresentar e reetir sobre os grandes avanos que as tecnologias podem oferecer educao. Os irmos corao de leo Astrid Lindgren Traduo: Ricardo Gouveia Companhia das Letras, 2007 Com uma narrativa surpreendentemente dramtica, Astrid Lindgren pinta um quadro inesquecvel de alegria e autonomia infantis, numa aventura em que a sensibilidade a nica arma capaz de vencer o mal.
REPRODUO

tudoteca

A educao est no gibi Djota Carvalho Editora Papirus, 2007 Houve um tempo em que as histrias em quadrinhos s entravam na escola escondidas. Hoje, porm, os gibis podem ser excelentes aliados do professor no processo de ensino. o que revela o professor de comunicao, jornalista e cartunista Djota Carvalho neste livro. O autor mostra vrias possibilidades de utilizao dos gibis em sala de aula, tanto como ferramenta paradidtica quanto como atividade multidisciplinar. Para isso, primeiro situa o leitor no mundo dos quadrinhos, apresenta suas peculiaridades e sua histria, bem como a relao entre as chamadas HQs e a educao. Depois, prope uma srie de exerccios com personagens e histrias de diversos tipos (de quadrinhos infantis e de super-heris aos gibis japoneses, os mangs). So atividades fceis de aplicar em todas as disciplinas: portugus, matemtica, cincias, histria, geograa etc. No nal, dicas para que professores e alunos possam produzir uma histria em quadrinhos em sala de aula, de maneira divertida e educativa, provando que denitivamente a educao est no gibi.

n 48/2007

49

nosdaescola48_parte4.indd 49

15/5/2007 13:08:55

SEGUNDA

TERA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

SBADO

DOMINGO

BandRio
Crnicas da minha escola Srie sobre Educao 14h- Acervo MULTIRIO 14h30 Tons e sons Br@nch (Lngua Francesa) Gerndio e Cacfato Tempo e clima Ns da Escola Temas: Pan 2007, Meio ambiente: aquecimento global, entre outros. Encontros com a Mdia Convidados: Ndia Rebouas, Seymour Papert, entre outros. Viajantes da Histria Srie que faz um passeio pela Histria Cara de Criana Programas 9h- infantis: 9h30 Lucas e Lucinda Meu pequeno planeta Museu mutante
9h30 -10h

Rio, a Cidade!

14h30 Programa de entrevistas com -15h temas variados

Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados

Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados

Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados

Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados

Contos de fadas poloneses Narrativas animadas

Documentrio especial Brasil em movimento A guerra civil (dia 6) Brasil em movimento Assalto ao poder, parte 1 (13) Brasil em movimento Assalto ao poder, parte 2 (20) O mundo cabe numa cadeira de barbeiro (27)

Net - canal 14
7h30 -8h
Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados Sries e documentrios O mundo secreto dos jardins Aqui no meu pas Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados Cara de Criana Programas infantis: Lucas e Lucinda Meu pequeno planeta Museu mutante Contos de Wilde picos animados Como a arte moldou o mundo Poder da imagem nas sociedades humanas Abrindo o Verbo Temas: Leitura, Ensino Mdio, entre outros. Aqui no meu pas Srie sobre curiosidades culturais Ns da Escola Temas: Pan 2007, Meio ambiente: aquecimento global, entre outros. Shakespeare: histrias animadas Clssicos literrios adaptados para animao Cantos do Rio MPB Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados Sries e documentrios Shakespeare: histrias animadas tempo de diverso As religies do mundo Encontros com a Mdia Convidados: Ndia Rebouas, Seymour Papert, entre outros. Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados Sries e documentrios Mesa brasileira Viajantes da Histria Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados Cantos do Rio MPB Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados Cara de Criana Programas infantis: Lucas e Lucinda Meu pequeno planeta Museu mutante Contos de Wilde picos animados Atletas do Rio Gerndio e Cacfato Memrias cariocas Aventuras cariocas Abrindo o Verbo Temas: Leitura, Ensino Mdio, entre outros Ns da Escola Temas: Pan 2007, Meio ambiente: aquecimento global, entre outros. Noah e Saskia Srie australiana Cantos do Rio MPB Documentrio especial Acima do peso (dia 6) J no sem tempo (13) Papagaios amarelos (20) A civilizao do cacau (27)

MULTIRIO na TV

8h8h30

8h30 -9h

tempo de diverso As religies do mundo

9h9h30
Documentrio especial J no sem tempo (dia 7) Papagaios amarelos (14) A civilizao do cacau (21) 10h- Brasil em movimento 10h30 A guerra civil (28)

Como a arte Crnicas da moldou o mundo minha escola Srie sobre Educao Poder da imagem nas sociedades humanas Viajantes da Histria Srie que faz um passeio pela Histria O mundo secreto dos jardins Srie sobre os habitantes desse ambiente Acervo MULTIRIO O melhor da programao

9h30 -10h

Noah e Saskia Srie australiana

Atletas do Rio Gerndio e Cacfato Memrias cariocas Aventuras cariocas Acervo MULTIRIO O melhor da programao

Acervo MULTIRIO

10h30 O melhor da programao -11h


Videoteca Sries e documen-

Acervo MULTIRIO O melhor da programao

Acervo MULTIRIO O melhor da programao

Acervo MULTIRIO O melhor da programao

Encontros com a Mdia Convidados: Ndia Rebouas, Seymour Papert, entre outros. O mundo secreto dos jardins Srie sobre os habitantes desse ambiente

11h- trios para gravar 11h30 Tempo e clima

Geograa fsica e meteorologia

Videoteca Sries e documentrios para gravar Tempo e clima Geograa fsica e meteorologia

Videoteca Sries e documentrios para gravar Tempo e clima Geograa fsica e meteorologia

Videoteca Sries e documentrios para gravar Tempo e clima Geograa fsica e meteorologia

Videoteca Sries e documentrios para gravar Tempo e clima Geograa fsica e meteorologia

Videoteca Sries e documentrios para gravar

Net Educao
Reets 12h- Curso de Francs 12h30 Gerndio e Cacfato Shakespeare:
n 48/2007

Reets Curso de Francs As formas do invisvel Mesa brasileira

Reets Curso de Francs Gerndio e Cacfato Viajantes da Histria Srie que faz um passeio pela Histria

Reets Curso de Francs As formas do invisvel

Br@nch (Lngua Francesa) Gerndio e Cacfato Aqui no meu pas Srie sobre curiosidades culturais

animadas Srie sobre cultura 12h30 histrias literrios e hbitos alimentares Clssicos -13h adaptados para animao Encontros com a Mdia O mundo secreto dos jardins Srie sobre os habitantes desse ambiente Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados

13h- Convidados: Ndia 13h30 Rebouas, Seymour


Papert, entre outros. Rio, a Cidade! temas variados

Documentrio especial Acima do peso (dia 3) J no sem tempo (10) Papagaios amarelos Crnicas da (17) minha escola A civilizao do cacau Srie sobre Educao (24) Brasil em movimento A guerra civil (31) Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados

Ns da Escola Temas: Pan 2007, Meio ambiente: aquecimento global, entre outros. Rio, a Cidade! Programa de entrevistas com temas variados

13h30 Programa de -14h entrevistas com

Assista ao programa Rio, a Cidade!, ao vivo, na BandRio, de segunda a sexta-feira, s 14h30. As edies so reapresentadas no dia seguinte, no canal 14 da Net, s 7h30 e s 13h30.

50

Programao sujeita a alteraes. Para mais informaes, consulte www.multirio.rj.gov.br.

nosdaescola48_parte4.indd 50

15/5/2007 11:06:33

nosdaescola48_parte4.indd 51

15/5/2007 11:06:33

No prximo nmero: Jogos Pan americanos

central de atendimento: (XX21) 2528 8282 ouvidoriamultirio@pcrj.rj.gov.br

nosdaescola48_parte4.indd 52

15/5/2007 11:06:39

You might also like